MEN AT WORK (3)

menat3SÃO PAULO (pff) – Eu deveria me afastar das redes sociais e seu otimismo babão insuportável. Assim que acabou a porcaria do GP da Austrália, dei uma passada de olhos pelo Twitter, a ferramenta mais usada por pilotos, equipes, jornalistas e fãs da F-1. E foi um tal de comemorar com frases definitivas como “até que enfim temos um campeonato”, “a Mercedes não vai mais dominar”, “vitória da Ferrari é sempre especial”, coisas assim, que me deu vontade de…

Ah, me deu vontade de mandar todos à merda e ir dormir. Porra, parece que ninguém mais tem senso crítico neste mundo?

Foi muito, muito ruim a corrida de Melbourne. OK, a Ferrari ganhar é legalzinho, fazia tempo e tal. Mas e daí? E o espetáculo? E a competição? E a disputa? E o que vem aí pela frente?

O que vem aí pela frente é um Mundial dos mais aborrecidos do ponto de vista técnico e esportivo, por conta da impossibilidade de ultrapassar até carrinho de sorvete com esse regulamento. O excesso de downforce não permite que se chegue perto de quem está na frente. É vento demais empurrando a bagaça para o chão. E sem esse vento, na rabeira do outro, na turbulência absoluta, não encosta em ninguém, filho, que seu carro pode acabar num muro.

[bannergoogle]Tal característica aerodinâmica inibe qualquer tentativa de aproximação e de dividir uma freada. Nem Verstappinho, que no ano passado chegava, abria a asa móvel, se virava e passava, arriscou algo sobre Raikkonen no fim, com o carro mais rápido e tudo. O mesmo vale para Bottas, que tinha como chegar em Hamilton, teoricamente.

Mas que nada, sai da minha frente que eu quero passar [imagine-se cantarolando como Jorge Ben], e só saindo da frente para o outro passar. Como fizeram com educação e gentileza os integrantes da turma da bandeira azul — todos, menos os seis que terminaram a corrida na mesma volta. Antes que me esqueça: Vettel, Hamilton, Bottas, Raikkonen, Verstappen e Massa. Agora vou trocar os nomes pelas diferenças de tempo para o vencedor: Vettel, 9s9, 11s2, 22s3, 28s8, 83s3.

Alguém consegue imaginar alguma briga de verdade aí?

aus17002
Vettel beija Gina: vitória bonita em corrida feia

Não houve disputa de nada. Sebastian ganhou a corrida no pit stop único — outra coisa que vai se repetir ao longo do ano, a estratégia-padrão de uma parada –, porque Hamilton, sabe-se lá o motivo, foi para os boxes muito cedo, na volta 18, quando liderava com o alemão pertinho, a diferença variando entre 0s8 e 1s5.

Pombas, na volta 18? Para trocar pneus ultramacios por macios, mais lentos, e dar a Vettel a chance de ficar na pista com sua borracha gosmenta mais um tempão?

[bannergoogle]Ah, jovem, entregou a rapadura. Tião Italiano só foi parar na volta 24. A Mercedes ainda fez o favor, ao chamar Lewis para a troca, de devolvê-lo à pista em quinto, no meio do tráfego pesado do meio da tarde em Albert Park. Por tráfego pesado entenda-se Verstappinho. Se ele perdesse um ou dois segundos atrás do holandês da Red Bull, o que aconteceria? Vettel voltaria do pit stop à frente. E o que aconteceu? Vettel voltou do pit stop à frente.

E, desta forma, a prova terminou na volta 24, quando o ferrarista saiu zunindo dos box e se colocou à frente de Verstappen. Em uma volta, abriu 3s de Hamilton. Max saiu da frente do britânico para fazer sua parada na 26ª. Na 28ª, Vettel já tinha 6s2 para Lewis. Era só esperar pela quadriculada e comemorar de novo.

aus17013
Primeira vitória de Sebastian e da Ferrari desde 2015: merecida, no fim das contas

E olha que Vettel não festejava uma vitória desde o GP de Cingapura de 2015, um tempão. Já a Ferrari não encerrava um fim de semana de corrida na liderança do Mundial desde o Japão em 2012, onde Alonso chegou na ponta da classificação. Nada menos do que 1.625 dias de jejum. Vettel não sabia o que era ficar na frente da tabela desde a última etapa de 2013, ano em que conquistou o tetra. E a Mercedes não sabia o que era ficar atrás na tabela desde a primeira corrida de 2014, quando iniciou o domínio que, até agora, resultou em três títulos de construtores e três de pilotos.

[bannergoogle]Foi a 43ª vitória da carreira de Sebastian, que fez uma prova impecável. Largou bem, colou em Hamilton, não deixou o inglês escapar — eu achava que ele ia sumir… — e se aproveitou do pit stop precoce do rival para ganhar a posição nos boxes e desfilar com tranquilidade até a volta 57 (uma a menos que a distância original, já que a largada foi abortada) e comemorar em italiano pelo rádio, como se habitou a fazer nas conversas com a equipe.

Houve parcas insinuações de briga durante a prova, como quando Sapattos, na volta 39, começou a se aproximar de seu novo companheiro de equipe. A distância, que fora superior a 6s, caiu para 2s7. Mas não aconteceu nada, nenhum esboço de ataque, nenhum rascunho de assédio, uma sonolência irritante. O mesmo aconteceu na volta 45, quando Verstappinho encostou em Raikkonen na luta pelo quarto lugar. Luta, claro, um eufemismo deste que vos escreve. Max declinou de qualquer investida, repeliu qualquer bosquejo de vitupério que tão bem exercitou no ano passado. Comportou-se feito um cabritinho acuado, para resumir.

A Red Bull, aliás, não teve um fim de semana dos mais alvissareiros. Não bastasse o quinto lugar discreto de Verstappen, algo que não se comemora com muito gáudio, Ricciardo teve um daqueles dias que lembraram Barrichello e seus infortúnios correndo em casa, em Interlagos. No caso do australiano, bateu ontem, trocou o câmbio, perdeu cinco posições no grid, estancou na pista quando estava levando o carro para alinhar, largou dos boxes com três voltas de atraso e quebrou na metade da corrida. Não há sorriso que resista.

aus17001
Ricciardo e seu dia de Barrichello: quebrou a caminho do grid, largou 3 voltas atrás, depois parou

Em suma, e voltando à competição, ninguém tentou porra nenhuma nessa corrida, e mesmo quando alguém passou alguém, em altercações que de pouco valiam, foi porque a vítima padecia de algum contratempo mecânico, ou performático. Caso de Alonso no fim, ele que se sustentava bravamente em décimo com a morosa McLaren, e foi superado por Ocon e Hulkenberg ao mesmo tempo; ultrajado, levou o carro aos boxes e abandonou. Alegou-se um problema de suspensão. Mas o espanhol estava desolado. “Somos os piores”, disse. “Nunca tive um carro tão ruim.” Isso não vai acabar bem.

Falei dos seis primeiros, concluamos este relato com os outros quatro que marcaram pontos, a saber: Perez, Sainz Jr., Kvyat e Ocon, um Force India rosa em cada ponta deste breve grupo, dois carros da Toro Rosso no meio. Haas e Renault, de quem se esperava um pouco mais, decepcionaram. Os dois carros ianques enguiçaram, e só um francês amarelo chegou ao fim, o de Hulk, em 11º. Do resto não há muito a reportar. O pobre Giovinazzi conseguiu terminar em 12º, mas fez pouco mais do que respeitar bandeiras azuis. Não Doorme, com a outra vagarosa McLaren, foi o 13º e último a terminar o GP australiano andando. No caso dele, andando, mesmo.

aus17005
Resultado final em Melbourne: só seis carros na mesma volta

Vettel estava justificadamente muito feliz no pódio. Hamilton não demonstrou contrariedade nenhuma pelo segundo lugar e recebeu seu prêmio sorrindo, falante, todo serelepe. Bottas ostentou o típico enlevo dos finlandeses quando logram sucesso em qualquer coisa — ou seja, manteve sua expressão glacial do início ao fim.

[bannergoogle]A corrida durou 1h24min11s672. Não dá para comparar com a do ano passado, que levou 1h48min15s565 da largada à bandeirada, mas foi interrompida com bandeira vermelha depois do acidente entre Alonso e Gutiérrez. Pode-se traçar um paralelo com a prova de 2015 para tentar enxergar quão mais rápidos estão os carros deste ano em relação aos do regulamento anterior. No caso, aquele GP de dois anos atrás durou 1h31min54s067 — foi quase 8min mais longo que o de hoje.

Não quer dizer muita coisa. O aumento de velocidade é perceptível nas imagens da TV e a sensação de que as corridas terminarão mais rápido será tangível a cada domingo. Quanto a isso, tudo bem. O transtorno, em 2017, será de outra ordem: maus espetáculos no horizonte.

Espero estar muito errado.

aus17003
Sob os aplausos de Hamilton e Bottas, Vettel ergue o troféu: 43 vitórias na carreira
Subscribe
Notify of
guest

178 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rocker
Rocker
7 anos atrás

É muito mimimi hein?
Foi só a primeira corrida, numa pista de rua. Os carros estão diferentes, mais largos, os pilotos estão se acostumando com a nova realidade dos carros…
Da mesma forma que é cedo para sair comemorando a “volta da F’1 mais equilibrada” ,etc, etc, etc, também É MUITO CEDO PARA TANTAS CRITICAS.
Vamos esperar as próximas corridas, as corridas na Europa com circuitos melhores, mais velozes, com mais espaço para disputas, com os pilotos mais “adaptados” aos seus novos carros..
Algumas pessoas tem o sério problema de enxergar só que querem ver, ou seja, para os pessimistas de sempre, a metade do copo de água está sempre vazia.
Esse é o tipo que só critica, tem verdadeiro tesão em criticar, reclamar e mais ainda, de cortar o barato alheio!
Repito: Se é cedo para comemorar, é cedo também para tantas críticas.
Se “toleram” a F Indy e a F-E, só criticam a F1 por puro habito de ranhetice.

CARLOS EDUARD WIEDERSPAHN
CARLOS EDUARD WIEDERSPAHN
7 anos atrás

Bom dia, Flávio Gomes.
Sou incansável fã dá F1,
desde os tempos de Emerson Fittipaldi…
Gostaria de sugerir algumas coisas que podem dar chance de ultrapassagem. Uma delas é permitir a asa móvel em qualquer ponto da pista. Outra é cada piloto ter um booster para 3 ultrapassagens por corrida, igual os tempos de Gil de Ferran e Raul Boesel na Indústria…

Bola da Vez
Bola da Vez
7 anos atrás

Se as Mercedes vencem, a corrida é chata. Se as Mercedes perdem, a corrida é chata. Porra! O que o pessoal quer, afinal?

CARLOS EDUARD WIEDERSPAHN
CARLOS EDUARD WIEDERSPAHN
Reply to  Bola da Vez
7 anos atrás

A volta do Maldonado…

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  CARLOS EDUARD WIEDERSPAHN
7 anos atrás

Quem não tem Maldonado curte o Strollado.

mario vasconcelos froes
mario vasconcelos froes
7 anos atrás

Teremos mais do mesmo, esse ano será tedioso. infelizmente. estou assistindo a nascar, pau come da primeira a ultima volta. até a formula E tem mais disputa. na stock car os caras dao mais porradas do que na f1. já era!

iron
iron
7 anos atrás

eu acho que o Vettel fez uma corrida burocrática, sim. Mas alguma disputa aconteceu, já que tiveram que se virar na estratégia para derrotar o Hamilton… Uma disputa entre as duas equipes, mesmo sem ultrapassagens, pode ser melhor que um campeonato com ultrapassagens do 2° para trás e com um carro prateado sempre ganhando…

fredy
fredy
7 anos atrás

Li em alguma lugar a seguinte frase: “Todo problema complexo tem uma solução simples e geralmente errada”. Se é assim, ai vai a minha solução simples para resolver os problemas de ultrapassagem na F1, as vezes difícil demais e outras fáceis demais, artificiais e sem graça. Ao invés de colocar esse DRS na asa traseira retirando toda a graça das ultrapassagens, poderiam coloca-lo na asa dianteira. Funcionaria Assim: o carro que tiver até um segundo do carro da frente poderia acionar o DRS em todas as curvas, aumentando a pressão aerodinâmica na asa dianteira, o que lhe permitiria entrar na reta em condição de pegar o vácuo gerado pelo carro que vai à frente e efetuar a ultrapassagem, como ocorria nos tempos de ouro da F1. Simples né? Será que daria certo?

Filipe Augustus
7 anos atrás

Não acho o Stroll tão ruim igual criticam, só acho que falta treino para ele e saber afinar o carro, percebi que enquanto o Massa correu com muita asa, ele correu com bem pouca, resultando em maior velocidade, porem em um carro mais nervoso!
Na largada, ele jogou fritando e eu percebi que ele soube dominar, quando ele pegar experiencia eu tenho certeza que esse menino tem o lugar dele na Formula 1, apenas acho que ele poderia ter ficado 1 ano como piloto de testes para entender o carro, principalmente pelas novas regras!

Yuri
Yuri
Reply to  Filipe Augustus
7 anos atrás

Falta treino para o Stroll? O cara comprou carro da Williams e treinou em diversos circuitos, é o cara que teve mais km com F1 antes de estrear.

Edson
Edson
Reply to  Filipe Augustus
7 anos atrás

Entre os novatos o Stroll é o que mais treinou, pelo fato do pai dele ter comprado uma Williams (antiga é verdade) para essa finalidade.
Para ele falta de treino não é desculpa, o que existe é falta de braço.

fredy
fredy
Reply to  Filipe Augustus
7 anos atrás

Acho que chega ao final do campeonato na frente do Massa.

Segafredo
Segafredo
7 anos atrás

F1 enfadonha…………..A continuar assim, a geração que viu Ayrton, Prost, Piquet e Mansell será a mais prejudicada de toda a história. Pois não houve depois disso nenhuma disputa à altura. Seremos a geração abandonada do esporte………..Abandonada de ídolos, gênios, personalidades, competitividade, talento puro, técnica, força mental, etc…..etc. É por isso que até hoje se venera tanto aqueles caras e o maior de todos os tempos estava lá, naqueles anos. Jamais existirá carreira, história e competitividade semelhante às deles.

Carlos
Carlos
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Nunca mais teve nenhum outro CAMPEONATO à altura, mas depois dessa leva, tivemos simplesmente Schumacher, Vettel, Hamilton, Alonso, Hakkinen e Raikkonen.
Não tem como dizer que esses caras que eu listei eram ruins. Exceto se entrar no discurso “ganhou porque tinham o melhor carro”, como se o carro só tivesse passado a ser fator decisivo depois de 1993.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Carlos
7 anos atrás

Na verdade já tinha sido em 1992 com Mansell

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Segafredo
7 anos atrás

Enfadonha, onde, Sennafredo? A vitória de Vettel deixando as duas Mercedes comendo poeira, foi demais! E o moleque Ocon tirando o pirulito (décimo lugar) do Alonso, foi hilário!

Nunca me diverti tanto!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Onze anos sem título!
7 anos atrás

O que será de vc, Pinto, quando Alonso se for……..!?

Nove anos atrás de Vettel!
Nove anos atrás de Vettel!
Reply to  Onze anos sem título!
7 anos atrás

Assistirei corridas de cavalos. Não será difícil…

…com a experiência acumulada de tanto ver um pangaré correndo atrás de um bando de moleques.

tevez
tevez
7 anos atrás

Cornetei no twt e muito a F1 e a Globo que queria nos fazer acreditar que aquilo foi uma corrida emocionante…

marcos andre RJ
marcos andre RJ
7 anos atrás

Não ví a corrida, mas quando li que a ferrari tinha vencido , imaginei… que m… aconteceu com as mercedes?
E o que tinha de pela saco no facebook falando a mesma coisa… pqp, primeira prova do ano o cara ganha na estratégia e neguinho vem dizer que a era mercedes ficou no passado, tem que rir com esses especialistas de facebook.
Coisa típica de brasileiro, que gosta de marretar quem esta ganhando , desde que nao seja um brazuca.

Leo D. Guedes
Leo D. Guedes
7 anos atrás

Esses caras tão de brincadeira, mudaram tudo no carro e não mudou nada na xaropada que virou uma corrida de F1, só falta mesmo proibirem ultrapassagens ! Acompanho a F1 puro vício desde criança e não acho que irei parar. Agora, se quiser ultrapassagens vejo F-E, WEC, Nascar etc, até Caminhoneiros do Gelo tem mais ultrapassagens.

MARCOS
MARCOS
7 anos atrás

E o o babaca do Galvão? E o chato do Lito? O primeiro sempre lembrando do Senna e o outro macaca de auditório do Alonso, segundo ele o melhor piloto de todos os tempos.

Ribeiro
Ribeiro
Reply to  MARCOS
7 anos atrás

O Galvâo é insuportável com aquela conversa mole, mas Lito é o melhor comentarista atual. Não é monossilábico como Reginaldo. Ele fala mais e é muito bom tecnicamente. (Reginaldo é um grande repórter)

Alonso é um azarado de primeira. É um dos melhores, senão o melhor, mas sem carro fica difícil a gente saber com certeza frente aos top atuais. Será mais um ano de sofrimento para ele. Mas isso é saudável para acabar com a marra dele.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
7 anos atrás

Solução para a F1, uma bem simples: padroniza parte do chassi. A parte traseira do carro, asa dianteira e traseira ficam a cargo de uma empresa (Uma Dallara da vida, por exemplo). Essa parte tem que ser construída pra diminuir aderência aerodinâmica e favorecer a mecânica, permitindo o retorno do vácuo. Além disso proíbe-se o uso de aletas e que tais. E com isso, de uma vez só, se reduzirá custos e aproximará o pelotão. E os carros continuarão sendo fabricados pelos construtores, já que só parte dele será padronizado. Não mexe na essência da F1 e todos os problemas serão resolvidos.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Calma Flávio, calma gente.
Vai ter competição sim, como esta foi a 1ª corrida certamente ninguém iria se arriscar muito, veremos agora ao longo do ano.
Vai que Vettel ganha mais uma. Será a senha para que Hamilton pelos menos se arrisque mais.
Ou vai que Verstappen ganha a segunda corrida, certamente Vettel e Hamilton vão se arriscar mais.

André
André
7 anos atrás

Realmente, a corrida foi horrível de tão chata. Parecia uma procissão ou, como costumo dizer, uma corrida de trenzinhos. Não acho que teremos um belo campeonato, nem mesmo com uma grande disputa entre Ferrari e Mercedes, pois me pareceu que a Mercedes só perdeu porque errou na estratégia do pit stop mesmo.

VOLTA MALDONADO
VOLTA MALDONADO
7 anos atrás

Irmão, só de o Vettel e a Ferrari terem ganhado a corrida e ter saído da mesmice da Mercedes, a corrida já foi brilhante.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  VOLTA MALDONADO
7 anos atrás

Também acho, talvez até por isso que não achei que a corrida foi tão monótona assim.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
7 anos atrás

F-1 nunca mais vai mudar. Ou os frequentadores desse blog, passem a assistir outra categoria, ou esse blog será palco eterno de chororô por causa das corridas monótonas. kkkkkkkkk

JP
JP
Reply to  Comentarista Crítico
7 anos atrás

Falou o do contra.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
7 anos atrás

Faltou dizer: Vettel e sua bela Gina derrotaram as duas Mercedes, que ficaram comendo a poeira deixada pelo alemão.

#RumoAoPenta!

Pablo
Pablo
7 anos atrás

A boa notícia dessa “nova F1” ´é que pelo jeito temos um campeonato, ao contrário dos últimos anos. A má notícia é que não temos mais corridas, vista a dificuldade que foi pra fazer ultrapassagens. Imagina em Mônaco e Cingapura…

GunneR
GunneR
7 anos atrás

https://www.youtube.com/watch?v=aexI6-dwmaQ

O Hamilton tomou uma tremenda vaia no pódio. Não gosto dessas coisas!

Moacir / Calgary - Canadá
Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE: No final do ano, as 2 equipes que terminarem na frente e o campeonato de construtores, seriam obrigadas a tornar esses carros de “domínio público” para todas as equipes. Assim, no próximo ano, as equipes de menor poder financeiro tem pelo menos um ponto de partida competitivo… A segunda opção seria a a própria venda dos carros de 2016 para equipes satélites, algo parecido com a MotoGP.

Moacir / Calgary - Canadá
Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

PARA AUMENTAR AS ULTRAPASSAGENS: Liberar o DRS em toda a pista desde q que até 1,5 seg do carro dá frente.

Filipe Augustus
Reply to  Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

O problema é que fica muito perigoso, me recordo quando podia usar o DRS na pista toda, as vezes ele travava aberto numa curva e tchau, a !@##$ estava feita! Se não estou enganado podia se usar em treinos!

Moacir / Calgary - Canadá
Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

PARA AUMENTAR OS PITSTOPs: Regra limitando o número de voltas por jogo de pneus. Os mais duros do fds: até 50% das voltas do GP. “Intermediários até 30%, os mais macios até 20%… Isso aumentaria o num de PitStop assim como de diferente estratégias…

Tales Guimarães
Tales Guimarães
Reply to  Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

Mas é para ser corrida de carro ou gincana de pit stops???

luigi
luigi
Reply to  Moacir / Calgary - Canadá
7 anos atrás

Você gosta muito de regras , mas não deve gostar muito de desenvolvimento e ousadia. Se quer um automobilismo barato e “vintage” já tem ai no norte da américa , não precisa “americanizar “o automobilismo de base Européia. Cada povo usa os valores que melhor lhe convir, é uma regra democrática , ditadores é que gostam de “ditar” muitas regras e normas de conduta.

Jonny'O
7 anos atrás

F1 precisa eliminar o downforce , é simples , vejam a Motogp, a rainha das motos é boa ,emocionante,competitiva porque não tem downforce !!!!!! …..na primeira tentativa de usar asas os chefões foram lé e pimba !…proibiram esse treco …na canetada!

O problema é que , imagino, a própria F1 deve estar engessada com os investidores de túnel de vento , devem ter investido os tubos nisso, é as equipes gastam rios de dinheiro neles .

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Quanto mais se mexe na F-1 ela fica menos competitiva. Por um lado foi bonito ver o Vettel e a Ferrari voltarem a vencer, e já por outro lado vimos pouca competitividade e pilotos isolados em suas posições até antes do meio da corrida como foi o caso do Massacrado que ainda tirou uma onda.dizendo nada mal para um velho. Será que o Alonso vai conseguir ser Tri com 40 anos? Com essa McLaren-Honda com certeza não! Calma Toto Wolff, não precisa socar a mesa que chegar em segundo e terceiro ainda faz parte do negócio da Mercedes! O Galvão Bueno critica condenando o jovem canadense Lance Stroll de 18 anos por estar na F-1, mas se Stroll fosse brasileiro o seu discurso seria outro., né seu Galvão?

luigi
luigi
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

Carlos ,os tempos são outros ,com outras solicitações físicas para o piloto , mas no tempo de Fangio Também não tinham freios eficientes , volante com assistência eletro hidráulica , o cambio era seco(sem anéis sincronizadores ,para quem não saiba) e segurança , nem nos carros e muito menos nas pistas, mas ele foi penta campeão em 1957 com 46 anos. Quem sabe, né ? Mas na minha opinião ,por melhor piloto que seja , só por aquela vitória que obteve de boca e não de braço (contra um “boca aberta”) o que tem acontecido com ele é bem merecido , talvez nunca mais venha a ser campeão ,quem sabe até possa acontecer uma ou outra vitória ,mas ser campeão ,ele não merece . e dificilmente dirigirá um carro de ponta novamente ,pois por onde passou ,não deixou saudades.
Quanto ao narrador da R G T , sê ele é melhor que a emissora tem , imagine o nível dos outros no que sê refere a automobilismo que é necessário ter conhecimento do assunto (fiquei muito feliz de ver uma corrida pelo Fox e ouvir os comentários do Edgar, com seu vocabulário que agrada a quem gosta do automobilismo) , E quanta frustração de não ter uma grana semelhante a do pai do Stroll para também comprar uma vaga para seu filho piloto .(bom piloto,diga-se de passagem.).Imagine sê e quando o Stroll andar na frente do outro piloto da equipe, quais serão seus comentários !

Carlos Roberto da Silva Junior
Reply to  luigi
7 anos atrás

Fangio foi o Primeiro Fenômeno da F-1. Alonso só será Tri se o Mundo virar de Cabeça pra Baixo. O tal do Galvão é maria vai com as outras, um dia ele critica e outro dia ele elogia, isso aconteceu até com Schumacher. De vez em quando eu assisto algumas corridas pela Fox, seja FE ou Nascar. O Stroll está verde e vai ter que garimpar muito pra entrar numa briga para convencer, o dinheiro ajuda, mas o talento é pessoal.

Ron
Ron
7 anos atrás

A corrida realmente foi enfadonha. Confesso que dei umas pequenas cochiladas na cadeira do meio para o fim e dei graças quando acabou. Não esperei nem o pódio.
Um dos problemas talvez tenha sido, como a matéria do Grande Premium mencionou, os tipos de pneus escolhidos e sua durabilidade: com uma única troca (os ultramacios duraram demais), os carros conseguiram completar a prova sem grandes problemas.
Agora é ver se melhora nas outras etapas.

Saima
Saima
7 anos atrás

SMJ, não me lembro de nenhum GP da Austrália memorável desde que mudaram para Melbourne – Adelaide sim era muito, muito legal.

Claudio
Claudio
7 anos atrás

Você está certo Flávio, o que me admira, é a total incapacidade em se fazer que uma corrida de carros e pilotos seja nada mais, nada menos que uma corrida de carros e pilotos.

Toyvers
Toyvers
7 anos atrás

Caramba … você gostou da transmissão da gigante das comunicações Liberty Media, Flavio?
Não tivemos quase nenhum caracter, como nos primórdios das transmissões.
E olha que falo em termos globais, pois se analisarmos somente nós, brasileiros, temos ainda mais o agravante do Galvão.
A gente vê outras transmissões com narrador e 2 comentaristas, onde estes 2 falam até mais que o narrador, mas que não ocorre aqui neste canal que somos obrigados a ver.
Algo me diz que o pior ainda está por vir, pois este fato vai deixar as corridas piores e os espectadores mais irritados.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
7 anos atrás

Ferrari melhorou um pouco !!! mas a corrida deu um sono lascado, vai ser duro assistir essa nova F1 pois pelo jeito ultrapassagem vai ser coisa rara no campeonato…

danir
danir
7 anos atrás

Quanto ao melhor desempenho e maior velocidade; nota 10.
Quanto à competitividade; nota 0
Quanto à inteligencia do regulamento cerceando a competitividade; nota 0
Minha opinião, têm que aumentar a competitividade da F-1, Têm que aumentar o valor do piloto na disputa. Têm que mudar as regras sobre motor, usando os bons e velhos motores a explosão, sem muita frescura. A F-1 hoje é um fliperama que dá espaço para crianças com muito dinheiro e deixa de fora bons pilotos. Embora acompanhe a F-1 desde Jim Clark, apesar de ainda acompanhar, eu estou dando mais preferencia para a motovelocidade, onde o nível de competição é muito maior e mesmo quando existem favoritos as surpresas acontecem e a emoção vai até o fim. Eu nunca senti sono assistindo corridas de motovelocidade.

Rafael P Chinini
Rafael P Chinini
7 anos atrás

acho bizarro. se gasta milhões fazendo o regulamento mudar pra…..nada. pra piorar! e isso acontece já faz um tempo com os próprios motores v6.

luigi
luigi
Reply to  Rafael P Chinini
7 anos atrás

Se pelo menos cada um pudesse fazer o motor conforme a sua vontade ,limitando a capacidade cubica máxíma , acho que poderia ter alguma diferença significativa, para quem fizesse o melhor projeto ou ousasse no projeto como a Porsche fez no W E C com um motor V 4 turbo.
Eu acho ( acho,viu!) que esta arquitetura de motor foi pensada em facilitar para Honda,Renault e Ferrari que ,na era turbo anterior já haviam feito bons motores com esta configuração, e possivelmente pensaram que os tedescos não conseguiriam fazer um motor nesta configuração que pudesse ser melhor que os de seus experientes concorrentes, se isto estiver correto , os tedesco derrotaram mais uma vez os ingleses e francos , fabricantes de regras e regulamentos viciados.

Glauber
Glauber
7 anos atrás

Concordo. Lixo de corrida.

Jackson Batista
Jackson Batista
7 anos atrás

É

Acabou antes de começar .. uma corrida onde não houve nenhuma (ou quase nenhuma) ultrapassagem “na pista” entre os oito primeiros em quase 60 voltas, realmente eles melhoraram muito o campeonato (tá mais pra desfile). Depois dos pitstops unicos, podem inclusive por o safity car na frente pra galera andar mais juntinho pelo menos.. e pensar que me dei ao trabalho de assistir essa porcaria de madrugada.

Glauson
Glauson
7 anos atrás

Sou um ignorante neste assunto!

Mas alguém pode me explicar o que aconteceu com o efeito vácuo que existia na década de 80? E início da década a de 90?

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

Não sou expert em aerodinamica , ms é só tirar as barbatanas e aquele T,
horrível , que da pea melhorar um pouco a proximidade do outro carro
pra ultrapassar . O problema é que diminui nas curvas , a pressão.

Mentecapto
Mentecapto
Reply to  Celio ferreira
7 anos atrás

O que Hamilton se queixou foi que, seguir de perto o carro da frente provoca super aquecimento dos pneus dianteiros, essa é uma das principais dificuldades geradas por esses pneus mais largos, tanto que Vettel foi inteligente em se manter a uma distância de dois segundos da Mercedes até a parada.

Deu para notar que ele tinha velocidade para acompanhar, tanto que na volta que ele soube que Hamilton pararia, ele reduziu facilmente a distância para 8/10.

Da mesma forma que é prematuro decretar o fim da temporada, também é achar que vai ser uma briga pau a pau entre Mercedes e Ferrari, baseado em uma corrida, praticamente “de rua”. China já dará um panorama melhor, mas ninguém sabe como será “corrida armamentista” ao longo da temporada.

v8_super
v8_super
7 anos atrás

Corrida chata, sons da corrida baixinhos….. tava todo mundo perdido…. transmissão chata… putz.

Ibrauna
Ibrauna
7 anos atrás

Assino embaixo! Primeira corrida chata de um campeonato que será igualmente chato!

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
7 anos atrás

Em tese as equipes tem um grande espaço para melhorar seus carros. Mas isso não é fácil. Umas vão melhorar, outras ficarão na mesma e outras vão piorar. Não interessa o que aconteça, a competição durante as corridas não vai sofrer alterações.
Abs.

Marques
Marques
7 anos atrás

Ah o chorume, este sempre presente.

EduardoRS
EduardoRS
7 anos atrás

Às vezes eu tenho a impressão de que quase ninguém enxergou isso quando as novas regras foram anunciadas – inclusive jornalistas e especialistas do meio automobilístico. É meio óbvio que, ao aumentar o downforce, aumenta também a sensibilidade do carro à turbulência. Não precisa ser engenheiro aeroespacial para deduzir isso. Aumentar o downforce dos carros foi um erro catastrófico. Os carros já eram rápidos o suficiente, não precisavam ser ainda mais.
Eu teria simplesmente aumentado os pneus, aumentado a área do extrator no assoalho do carro, e diminuído a área total das asas, talvez até eliminando por completo a asa dianteira. A velocidade média não cairia demais, e teríamos muita disputa na pista. Hoje praticamente todas as pistas têm velocidade média bem acima dos 200km/h. Lembro que nos anos 80 e 90 uma pista que tivesse velocidade média acima de 200km/h era considerada “de alta”. E ninguém reclamava da falta de velocidade dos carros.

AS
AS
7 anos atrás

Não dá pra criar uma categoria com V8, V10 aspirado ? Híbrido tem que continuar e etc. entao siga com seus fãs e segue o jogo…

Martinho
Martinho
7 anos atrás

Enquanto isso, na MotoGP…..mais um show de corrida.

Leandro
Leandro
7 anos atrás

Esse regulamento não foi o último que o Bernie fez? Pergunto isso porque a Liberty Media assumiu em cima da hora. Se for o caso, a senilidade do ex-mandatário explicaria muita coisa.

Angelo Ricardo
Angelo Ricardo
7 anos atrás

Eu acho que o problema de falta de ultrapassagens foi quando começou-se a usar os extratores/difusores na parte inferior traseira dos carros….Isto ajudou a estabilidade mas passou a “sujar” demais o ar de quem se aproxima por trás.

Para mim a saída era a FIA/FOM criar alguma espécie de carenagem traseira padrão que fosse obrigatória a todas as equipes, estudada em túnel de vento etc…que gerasse mais vácuo na traseira do veículo ou ao menos não desestabilizasse quem vem para ultrapassar

Alfredinho
Alfredinho
7 anos atrás

Aprendam, senhores. Vettel tratou o carro como se fosse a mulher amada e ela correspondeu.

Yeshua
Yeshua
7 anos atrás

Outro detalhe: com os pneus apresentando pouco desgaste todo mundo vai partir para a mesma estratégia, ou seja, uma parada, a menos que chova. Mas como sou fantático por F1, vou continuar seguindo esta joça, do jeito que estiver.

CLAUDIO O GRANDE
CLAUDIO O GRANDE
7 anos atrás

SÓ COMPLEMENTANDO VIU FLAVIO…
mais uma vez provado que quanto mais regras mais previsivel…. é aquela velha mania britanica de fazer as coisas pra ingles ver!!!! e assim direcioinar os resultados…. mas desta vez o alemão e a ferrari estragaram tudo e massacraram o hamilton e a mercedota….
falando em massacrar tu viu só: o VETTEL cruzou a linha de chegada em primeiro, estacionou o carro, beijou a Gina, correu pro abraço, deu autografos, tomou ujm chopp, comeu um chucrutz, foi ao banheiro , ligou pra casa e só daí o massacrado Massa tartaruga desaposentada completou a prova…. esse massa é uma carniça mesmo!!!!

Danilo Oliveira
Danilo Oliveira
7 anos atrás

É para melhorar esse cenário é necessário banir a utilização e comunicação via rádio o piloto é que têm que tomar as decisões sozinho banir as barbatanas e esses aerofólios em “T” que estão nas Mercedes, Ferraris e Haas claro só por questões estéticas.
Diminuir a asa frontal dos carros em 5cm de cada lado e desenvolverem um DRS frontal também.

Mentecapto
Mentecapto
Reply to  Danilo Oliveira
7 anos atrás

Williams também possui o aparato, o da Haas chacoalha mais que bunda de madrinha de bateria, parece que foi copiado às pressas, e desculpe, mas achar que na F-1 alguém coloca um apêndice apenas por questões estéticas, é muita ingenuidade, não me leve a mal!

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Faltando 19 corridas para o fim da temporada eu prefiro olhar para a metade cheia do copo e achar que essa temporada está mais parecida com a de 2007/8, quando Mclaren e Ferrari disputaram acirradamente o título, em pistas que hora favorecia uma equipe, hora outra.

Sai Mclaren e entra a, até então dominante, Mercedes. Boas estratégias e pilotagem no Limite, sem a preocupação de poupar equipamento também é legal de se ver. A F1 não pode restringir toda diversão somente à questão da ultrapassagem.

Desde 2011 com a introdução dos pneus degradaveis e da asa móvel, meio que se banalizou a manobra de ultrapassagem. Antes disso tivemos a questão da turbulência e da dificuldade de se seguir o carro da frente e mesmo assim, pilotos arrojados conseguiam realizar a manobra.

De qualquer forma, para a questão de atrair público novo e cativar o antigo que gostavam das disputas, tenho uma proposta simples para a Fia: liberem a DRS a bel uso dos pilotos, sem a necessidade de gap de um segundo é também de pontos pré determinados. Garanto que os Verstappens da vida achariam ótima medida.