SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

aus17008
Vettel regendo o hino da Itália: a foto escolhida para hoje

SÃO PAULO (acho que vocês vão gostar) – O pós-GP vai ganhar algumas bossas a partir desta temporada. Como tem muito rescaldo de corrida, andei pensando numas coisinhas para a seção “Sobre ontem…”.

A começar por um cartum do Maurício Falleiros exclusivo para este blog. Falleiros é dono de um traço minimalista muito marcante, e tem um humor breve, direto e ácido. Quem quiser conhecer melhor seu trabalho, é só entrar no seu site, ou então curtir sua página no Facebook. Seus cartuns serão publicados aqui com o subtítulo “F(1)ALLEIROS”. Inventei agora.

(Um blogueiro sugeriu “Falle1ros”, com o “F” e o “1”. Gostei, mudamos.)

[bannergoogle]Teremos também a melhor frase do fim de semana, a foto mais legal e um número relevante pinçado no mar de estatísticas que todo GP produz. E links selecionados do material produzido pela equipe do Grande Prêmio e do GRANDE PREMIUM ao longo do final da semana que, nessa tormenta de informações, às vezes podem ter passado despercebidos.

(Resolvi agora, também, algumas horas depois da publicação original, enfiar mais uma subseção pós-GP: “Gostamos & Não gostamos”. Não se trata de algo como “o melhor da corrida”, ou “o pior da corrida”, nem de dar notas, nem de avaliar algo muito objetivo. Está lá embaixo. Esse troço vai me dar trabalho…)

Então, mãos à obra.

Deixemos a Ferrari de lado por ora, assim como a Mercedes. Começo pelo maior dos perdedores, Fernando Alonso. Gente, que drama vive o espanhol… Que desgraça se abateu sobre o pobre bicampeão, que não ganha um título desde 2006, embora seja listado com um dos três melhores do grid em todos estes anos.

Pior para ele é saber que esteve perto da Mercedes, mas que Toto Wolff desistiu por conta de seu contrato bem amarrado com a Honda e com a McLaren — é o piloto mais bem pago de todos, inclusive — e em nome da harmonia interna na equipe. Mas é mais um que se compadece da situação do asturiano.

E há quem acredite que Alonso pode, simplesmente, pegar sua mochila e cair fora. “Há uma chance de ele deixar a equipe antes do fim da temporada, porque está frustrado uma barbaridade”, disse Mark Webber, que se aposentou no ano passado depois de um tempinho no WEC pela Porsche. O australiano fala com conhecimento de causa. É um dos mais próximos colegas de Fernandinho, raro amigo desses anos todos. E a julgar pelo que falou o espanhol depois do GP da Austrália…

alonsitofraseA FRASE DE MELBOURNE

“Poucas vezes tive um carro tão pouco competitivo como nesta corrida. Sem uma boa preparação no inverno, tendo de economizar gasolina de forma brutal. E foi uma das melhores corridas que fiz na minha vida. Só que este fim de semana vai se repetir poucas vezes: 13º na classificação, nos colocamos no Q2, andamos nos pontos por um bom tempo… Acho que vai ser praticamente impossível nas próximas. Quando chegarmos a circuitos normais, nossa posição vai ser muito mais atrás, eu acho.”

Pois é… Olho nessa novela, então. Porque acho que Webber pode estar certo em seu prognóstico. O tamanho da frustração de Alonso creio que nenhum de nós pode medir.

Frustração que também se notou na Mercedes pela derrota, mas em menor intensidade. No fundo, a equipe reconheceu a superioridade da Ferrari. O mesmo Wolff bateu palmas para a rival: “Às vezes se ganha, às vezes se perde. Eles estavam muito fortes”, disse, num rasgo de humildade. É isso aí.

Mas o chefe mercêdico reconheceu que devolver Hamilton à pista atrás de Verstappen não ajudou em nada. E Vettel, que se beneficiou da presepada, admitiu que a presença de Max à frente de Lewis assim que ele saiu dos boxes foi “crucial”. “Dei um pouco de sorte”, resumiu.

E teve mais para a Ferrari comemorar também:

44dokimiO NÚMERO AUSTRALIANO

Foi a primeira vitória do time vermelho desde 2015, e os italianos também ficaram razoavelmente orgulhosos por registrar a melhor volta da corrida, com Kimi Raikkonen. O finlandês é o piloto em atividade com o maior número de voltas mais rápidas em GPs: 44. Só perde para Schumacher na história, com 77.

Seguindo, algumas indicações de leitura para esta segundona de análises e reflexões sobre aquilo que a primeira corrida do ano deixou de lições. Victor Martins, por exemplo, achou tudo “um horror”. Gabriel Curty e Vitor Fazio também acharam a corrida chata, mas fizeram também uma análise da transmissão da TV gerada pela FOM. Resumo: um desastre, com quase nada de informações, caracteres errados, ausência da classificação da prova na tela… Realmente uma merda. Espero que, na China, os caras acertem a mão. Porque é só repetir o que era feito até o ano passado. Não tem muito segredo.

E fica a pergunta: foi a pior abertura de campeonato dos últimos tempos? Eu não iria a esse limite. De qualquer forma, tem aqui uma lista de dez muito ruins, que o mesmo Fazio preparou no GRANDE PREMIUM. Em comum entre elas, as poucas ultrapassagens — uma dificuldade que, neste ano, pode ser atribuída à turbulência produzida por carros que geram muita turbulência, como contou Hülkenberg.

No mais, lembraremos desta prova de Albert Park pelo soco na mesa de Toto quando Vettel voltou do pit stop em primeiro, pela tela grafitada que foi pintada durante a corrida e autografada pelo vencedor assim que parou o carro (não sei se teremos isso em todas as provas, mas é uma ideia interessante, a tela podia ser leiloada e a grana revertida para algum projeto social), pelas más atuações de Stroll e Magnussen, pelo pit stop de 2s3 da Williams no carro de Massa e por uma frase do engenheiro de Hamilton após o pit stop: “Vamos para o plano B”.

Até agora estou tentando descobrir qual era esse plano B. Lewis, provavelmente, também.

Seguimos os trabalhos com a visão do GP assinada pelo Maurício Falleiros, nosso novo cartunista.

Falle1ros
FALLEIROSAUS

E para terminar, o adendo criado agora, às 21h20 pelo horário de Brasília, para complicar ainda mais minha vida. Trata-se da subseção “Gostamos & Não Gostamos”. Aquilo que estes olhos (azuis) que a terra há de comer observaram fora do “mainstream” na prova de abertura do Mundial. Espero que vocês também gostem. Ou não gostem. Tem gosto pra tudo.

saubergioviGOSTAMOS…

…de Antonio Giovinazzi >>>, que foi chamado às pressas para substituir Wehrlein no terceiro treino livre, sábado de manhã, colocou o carro no grid, largou pela primeira vez na vida num GP, nunca tinha andado em Melbourne e saiu-se muito bem, levando o carro da Sauber até o final na 12ª colocação. Fosse esta uma corrida com mais abandonos, poderia até beliscar um pontinho. Parabéns para o italianinho.

riccnaogostNÃO GOSTAMOS…

…de ver <<< Daniel Ricciardo sem seu sorriso cheio de dentes. Precisava ter tanto azar? Bate, troca câmbio, perde cinco posições no grid, quebra quando sai dos boxes, perde duas voltas consertando o carro, abandona com tudo pifado. Parece que há uma maldição que abate pilotos que correm diante de seu público. Barrichello viveu isso em Interlagos por anos a fio.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Diego Veneziani
Diego Veneziani
7 anos atrás

Só não acontece com pilotos alemães… a sina do azar de correr em casa, rs.

Mônica
Mônica
7 anos atrás

O meu gatão chegou em quarto. Ele já chegou em quarto onze vezes, desde que voltou pra Ferrari. Só está faltando ele chegar no meu quarto…

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Mônica
7 anos atrás

Aí gata, compra umas biritas e escreve com batom na porta do quarto “Boteco da Mô” que ele vai correndo!

Carlos Roberto da Silva Junior
7 anos atrás

A vontade do Alonso picar a mula deve ser grande, mas na realidade o Tri está ficando cada vez mais distante, e se ele diz que fazia a corrida da sua vida antes do abandono lutando por um décimo que ainda bem hoje vale um ponto, nem quero imaginar a pior. Tem um italiano na F-1 como piloto da Sauber, parece até mentira! É Ricardito uma corrida pre esquecer em casa. 3000 voltas na liderança, realmente o Hamilton é o atual fenômeno na F-1 sendo seguido pelo Vettel. que já é Treta.

Paulo Leite
Paulo Leite
7 anos atrás

Gostei: De nada.
Não gostei: Ronco dos motores, continua ridículo.

Bruno Cruz
Bruno Cruz
7 anos atrás

Parabéns pelos novos adendos ao “Sobre ontem… .”. Ficaram muito bacanas!

marcelo
marcelo
7 anos atrás

Concordo em gênero, número e grau! E digo mais, nunca vai ter o sucesso de antes se não aproveitarem a atividades desses bons pilotos numa F1 mais igual e disputada para ao menos 4 equipes! Pois, sinceramente, ainda hoje não sei quem é realmente bom dentre os demais ou quem tem um equipamento bom! Será que Peres não ganharia as corridas numa Mercedes enquanto Hamilton não ganharia nenhuma numa Force Índia?

Johann
Johann
7 anos atrás

Flavio, ainda não vi ninguém comentando mas a pintura da frente da HASS lembra ligeiramente a Brabham 78/79 pilotada pelo Lauda, Watson e Piquet.

Abs.

José R.
José R.
7 anos atrás

Curti muito o pós GP…
A charge ficou show…
Gostei da corrida, acho q tava com saudades, pq td mundo tá reclamando.

Brabham-5
Brabham-5
7 anos atrás

Eu gostei da corrida e aprovo as mudanças (nos carros e regulamento) que foram feitas para a F1 desse ano.
Se é cedo pra dizer se vai melhorar, é cedo para dizer que vai ser ruim.
Cada um olha para o “copo com água” e interpreta meio vazio ou meio cheio de acordo com o que já tem na cabeça.
Pra muita gente NUNCA vai melhorar, porque o tesão de alguns é criticar, reclamar, botar defeito e estragar o barato alheio.
GO VETTEL!

John Player
John Player
7 anos atrás

Pelo que eu vi pela tv, o tal mural de grafite foi pintado direto NA PAREDE do autódromo.
Se está na parede, não dá pra tirar de lá e vender, leiloar…

Ramilo
Ramilo
7 anos atrás

Ficou muito bom. Eu assisti as 15 primeiras voltas e cai no sono sem perceber… Realmente, estava chata e lendo os textos sobre a corrida confirma isso.

Rocker
Rocker
7 anos atrás

Só entrei para dar uma banana para os anti-Vettel.
Aqueles que tentam diminuir a qualidade do “herdeiro” como piloto, como tetracampeão.
Soube ser rápido para ficar colado em Hamilton durante a corrida até o inglês desgastar tanto os pneus tentando escapar do alemão, que foi obrigado a parar nos boxes. Pra que seria afobado para disputar uma chicane com a Mercedes antes de completar as primeiras 15 voltas? Ele estava lá, colado na Mercedes, vendo o Hamilton gastar a borracha dos pneus tentando escapar. O alemão só forçou Hamilton a andar naquele ritmo e desgastar mais os pneus da Mercedes. E, pior para Hamilton, olhava no retrovisor e não via a Ferrari de Vettel ficar mais distante..
Se pesquisarem no youtube, verão que alguns dos campeões da década de 70 e 80 também usavam a mesma estratégia de pressionar o adversário que estava á frente ao erro ou ao desgaste excessivo e assim tomar a posição do rival. Seja por uma quebra, seja por um estouro de pneu, seja por uma parada nos boxes. Isso é inteligência, não é burocracia, nem falta de arrojo. Falta de arrojo seria se acomodar na segunda posição e deixar abrir 10, 20, 30 segundos rezando para o primeiro colocado quebrar, errar…
Já Vettel, foi rápido, inteligente e ainda andou mais 6 voltas no mesmo ritmo veloz até parar nos boxes. Voltou para a pista com Verstappen e Hamilton “nas costas”, segurou a posição NO BRAÇO e depois abriu distância. No final chegou a quase 10 segundos á frente de Hamilton.
O que faltou a Vettel nos últimos 3 anos foi um carro melhor. Festejam o Hamilton, mas se o alemão estivesse com a Mercedes do Hamilton, ele não faria menos que o inglês.
Uma banana especial para os bocós que dizem que Vettel não é melhor que o Raikkonen. “Nem mais veloz”.
Raikkonen, deveria, no mínimo ter chegado na frente ou bem próximo de Bottas.
E o que falar de Massa, então? TÃO IRRELEVANTE que largou em sétimos, chegou em sexto (graças a um quebra da Hass de Grosjean) e DURANTE A CORRIDA INTEIRA não teve uma imagem sequer aparecendo na tela durante a transmissão, nem quando parou nos boxes!
E ao final da corrida ainda teve a pachorra de afirmar, como se estivesse mesmo orgulhoso: “Nada mal para um velho”. Oh, pobre “vitima das piadas e do preconceito gratuito” sobre seu desempenho não fede nem cheira.
Vi no youtube na semana passada uma declaração de Nelson Piquet sobre Massa, de vários anos atrás, acho que Massa ainda estava no final de “ciclo” com a Ferrari. Questionado sobre o Massa, Piquet disse: “Na F1, no automobilismo, você é ou “não é.” (vencedor/campeão). Não tem meio termo. Massa é um piloto que NÃO É. E o que me assusta é que ele acredita ou quer fazer acreditar que ele é um piloto acima da média. Não é.”
É uma ilusão. Massa NÃO É piloto que vai acertar um carro em uma temporada, NÃO É um piloto campeão. NÃO É um piloto top.

Manolo
Manolo
7 anos atrás

Don Alonso tem o que merece, depois de ganhar dois campeonatos na maracutaia (vide mass dumper e etc), depois daquela batida do Nelsinho e ele o principal beneficiado foi isentado (até parece o caso de um certo vice que participou de tudo e ainda levou o cargo), o sujeito é um péssimo esportista, tomou o passe de dois ao mesmo tempo e abandonou fingindo que tinha problemas e o pior nem combinou a desculpa com a equipe (ele diz que foi suspensão e a equipe que foram os freios) que coisa feia.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
7 anos atrás

Ficou claro que deu um bocado a mais de trabalho pra vc Flávio, mas a seção ficou ótima e fica até como um guia de referência pra usar mais adiante na temporada.

Jader
Jader
7 anos atrás

Ficou bem legal esse formato. Gostei.

Mentecapto
Mentecapto
7 anos atrás

Parabéns Flávio muito bacana esse post “sobre ontem…”, espero que você tenha gás para manter, porque deve dar um trabalho danado fazer isso.

Gostei das escolhas do “gostamos e não gostamos”. Pena para o Ricciardo, mas ele pagou o preço por querer andar mais do que o carro. Ele vinha com parciais para bater o Kimi quando escapou, quis fazer bonito na sua home race e Barrichellou.

Que venha China e Go Gina!

Estevão Busato
Estevão Busato
7 anos atrás

Muito legal esse novo formato do “Sobre ontem…”. Totalmente excelente!
Abraço.

Marcelo mpgArte
Marcelo mpgArte
7 anos atrás

Olá Flávio,
A criatividade é o diferencial, essa reformulação dos posts “sobre ontem” acertam na mosca naquilo que a F1 está buscando, aproximar a categoria do público. Muito mais do que utilizar as mídias sociais para fazer essa aproximação, a maneira de se comunicar é fundamental, e isso, Flávio, você tira de letra.

CLEBER H BALIEIRO
CLEBER H BALIEIRO
7 anos atrás

Otimo post Flavio.

Se fizer um deste a cada corrida será um presente para seus leitores.

Tenho uma rotina diária … durante os poucos minutos que tenho para o café da manhã eu leio seu blog (e o do Fábio Seixas, quando tem o que ler kkk) … e hoje esta experiência foi ainda melhor ….

Abraços e parabéns !

zempa
zempa
7 anos atrás

Pelo andar da carruagem, o GP de Mônaco só precisa ter três voltas. Mais que isso vai ser perda de tempo e dinheiro.

Gabriel P.
Gabriel P.
7 anos atrás

Flávio
Quer dizer que quando o carro que está na frente gera muita turbulência, o que vem atrás não passa???
E ninguém pensou nisso antes?
Basta fazer um carro que gera o máximo de turbulência atrás, que ninguém passa. rsrs

Quanto a cagada do pit stop de Hamilton, certamente a Mercedes pensou que Vettel faria o mesmo na próxima volta.
Nesse caso foi só ter um pouco de paciência, deixar Hamilton pegar o “trânsito” enquanto Vettel disparava livre para poder parar e sair na frente. bela tática.

João Almeida
João Almeida
7 anos atrás

Ficou ótimo, Flavio. Espero que tenha paciência para manter o método em todas as postagens.

*PS: Espero que o público de F1 não entre no discurso do Galvão de “tem equilíbrio”, “Ferrari desbancou Mercedes, que legal”, mesmo com menos ultrapassagens. Porra, qual a graça de ver se não há ultrapassagens? Ainda bem que muitos acharam isso também.

Garlet
Garlet
7 anos atrás

A corrida foi DIFERENTE. O povo que só sabe “amar” ou “odiar” tudo o que é diferente. Pessoal critica ou adora, sem antes pensar, raciocinar. É muito cedo para qualquer análise.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Garlet
7 anos atrás

Exatamente o que penso.
Basta o piloto ganhar umas 2 corridas e já é tachado de campeão.
Ano passado quase todo mundo apostando no Hamilton e sua recuperação e no final deu Rosberg..
E se acontecer agora de Vettel ganhar 2 ou 3 corridas, a mesma turma já vai dizer que já é campeão.

Rocker
Rocker
Reply to  Garlet
7 anos atrás

Parabéns, melhor comentário.
Foi só primeira corrida do ano, numa pista estreita, dentro de um parque..
Vamos aguardar as melhores pistas, que estão na Europa.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Garlet
7 anos atrás

DIFERENTE e RUIM. Nós só podemos nos apegar ao que é tangível. Não me importa se o campeonato pode melhorar em x corrida. Hoje lamentamos a porcaria que foi Melbourne. Já carregados por anos de campeonatos insossos…

JJ Letho
JJ Letho
7 anos atrás

Parabens FG. Ficou muito bom o pós gp.!!!

moisesimoes
moisesimoes
7 anos atrás

– “para complicar ainda mais minha vida”. Cara, obrigado pela paciência de manter esse blog que é leitura obrigatória pra muita gente. Ou pra pouca gente. Isso é bastante positivo, também. Que seja pouca, então. Continue complicando a sua vida e a nossa ! Obrigado!

Ah! E obrigado pelo Grande Premium. Dá pra ver o esforço da rapaziada em oferecer o melhor!

Winston
Winston
7 anos atrás

Mais uma, se Alonso sair a McLarem vai andar atras da Sauber

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Winston
7 anos atrás

Está quase lá. Falta pouco.

Winston
Winston
7 anos atrás

Os carros eram um horror, os pneus eram muito estreitos e ruins, as ultrapassagens eram artificiais. Estou adorando essa nova era.

LUIZ
LUIZ
7 anos atrás

FG
sinceramente nao deu para entender a Honda quando decidiu voltar p F1 como fornecedora de motores achou que ia chegar e voltar a brigar no primeiro/segundo ano? A filosofia deles como oriental deveria ter sido mais humilde comecando a fornecer para manor, sauber ou qq outra equipe do fundo ,bancando os motores mais baratos para estas equipes com verba que paga p/ Alonso e ganhando kilometragem e experiencia e finalmente fornecer para Mc Laren ou qq outra equipe do mesmo nivel como Williams, Toro Rosso etc…falharam feio do modo que retornaram , se queria repetir 1988-1993 se enganaram, outros tempos outras tecnologias…

Julio
Julio
7 anos atrás

Show de bola melhorar o texto do rescaldo pós dia de corrida, parabens!
A corrida foi chata mesmo, a vitoria do Vettel me lembrou as do Schumacher no tempo que ele ganhava do Hakkinen na estrategia, a ver as proximas provas

Celio ferreira
Celio ferreira
7 anos atrás

O dia seguinte , deixou de comentar uma coisa bôa que teve a corrida:
O piloto Giovinazzi , um treino livre , treino classificatório , e corrida
numa pista que não conhecia , final 12º lugar , e olha com a droga da sauber
Acho que teremos um bom piloto aí pela frente e Italiano que faz tempo que não tem.

Se aposentez Alonso
Se aposentez Alonso
7 anos atrás

1) Eu usaria Falle1ros.

2) Todo castigo para o maior picareta e mau caráter da F1 é pouco. Tem que terminar sempre em último.

3) As transmissões da F1 são ruins no mundo todo. Aqui na França pelo Canal + e comentários de Jean Alesi, os caras falam sem parar e principalmente quando vem ao ar um rádio de algum piloto. PQP. Galv1ão está fazendo escola.

4) E vcs são chatos para Carvalho. A Mercedes pode ter concorrente esse ano e ainda reclamam? Bom mesmo era ano passado quando as corridas eram decididas no treino, na briga pela pole position.

Tentem namorar mais. Faz bem ao coração. E a mente.

E… ano que vem a McLata vem hot.

Chuuuuuupa Allonzo!

Allez (morreu?!) Mão!

Genesco
Genesco
Reply to  Se aposentez Alonso
7 anos atrás

A geração 7×1 veio pra F1 e tá torcendo pro Vettel… tsc tsc

Duvido e aposto todo o meu dinheiro que fosse o Vettel na McLaren, não faria 1/4 do que o Alonso faz. Ficaria chorando pelo rádio, como é de hábito…

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Genesco
7 anos atrás

Vettel na McLaren e esse carro já estaria no pódio.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Genesco
7 anos atrás

Se Alonso é tão bom assim porque não está na Mercedes ou RBR ?
Já o Vettel, se saisse da Ferrari teria portas abertas na RBR onde foi tetra e mesmo na Mercedes.
Até a Williams preferiu trazer Massa de volta .

Segafredo
Segafredo
Reply to  Genesco
7 anos atrás

kkkkkkkkkkk

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Genesco
7 anos atrás

É realmente hilário, Sennafredo, ser considerado o melhor piloto da atualidade e não conseguir pilotar o melhor carro da atualidade.

Geraldo
Geraldo
7 anos atrás

Pode me chamar de maluco, mas na minha opinião, mudaram os carros, fizeram os treinos e viram que ia virar essa coisa que virou. Ai o Hamilton aparece e destrói os tempos tempos nos treinos e na classificação (e foi muito). A corrida ia ser por muita gente, que estava curiosa para ver os carros novos e mais rápidos. Então percebe-se que ia ser pior que as outras temporadas que já foram ruins (Mercedes despencando na frente e o resto sem ultrapassar). Como a Ferrari é a maior e mais fiel torcida, e estava andando bem, sabe lá se não fizeram um acordo para a Ferrari ganhar a primeira, dando alegria e esperança para os torcedores, que acompanharão várias corridas daqui para frente, e a partir da próxima, o Hamilton já pode voar na frente de todos como sempre? Desculpa o texto grande, mas acho que é isso. Esperemos para ver..

Artur
Artur
Reply to  Geraldo
7 anos atrás

Brasileiro adora uma teoria da conspiração, só não consegue ver as reais que existem dentro do próprio país…

Ricardo
Ricardo
7 anos atrás

Esse Alonso já vai tarde, tem muita gente mais rápida do que Ele hoje na F-1. Mais uma vez Ele dá mostras de quão “competente” é para montar um time de F-1.

Quanto a bagunça na transmissão da corrida… #UncleBerniereturns

Gutemberg
7 anos atrás

Flávio,
Será que na corrida de SP vão deixar grafitar em interlagos?
Ou vai ser tudo cinza?

Murio Cico
Murio Cico
7 anos atrás

Achei que fosse comentar, mas passou batido. O que foi aquele abraço do Vettel no Webber depois do champagne, na entrevista? Muito engraçado. Acho que eles não se odeiam mais. Imagine agora Rosberg fazendo a entrevista no pódio após uma vitória do Hamilton.

Paulo F.
Paulo F.
7 anos atrás

Alonso pode estar frustrado mas não reduz um centavo do seu estipêndio. Já o Rossi quando desejou voltar ao pódio deu uma bica homérica no caminhão de grana da Ducati….
Vai a lição.
Alonso tem seu talento (e uma dose brutal de marketing) e creio que se oferecessem um assento que fosse na Toro Rosso deveria ir correndo. Já é zilhardário, não necessita desta grana . Necessita de vitórias , e rápido, para oxigenar sua alma. Grana não faz o relógio andar para traz.
O povo da MB esta muito mal acostumado. Desaprenderam a fazer as contas. A estratégia (ou falta dela) para a corrida de Lewis foi determinante. E para herr Wolf: quando vem vitória é NÓS ganhamos (mais ou menos como fez o Vettel) quando é derrota é FALHA MINHA. É deste material diferente que os líderes são feitos.
Hamilton tem pouca ou nenhuma culpa pelo ocorrido no final de semana.
Enquanto não tiverem a coragem de simplificar radicalmente a aerodinâmica dos F1, não tem salvação, as corridas serão um porre completo e total.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
7 anos atrás

E um ponto bacana que não posso deixar passar batido: vi muitos comentários na postagem da corrida com boas interpretações sobre a situação atual da F1 e com boas idéias. Aqui no blog há mais pessoas capazes de melhorar a coisa que aparentemente no mundinho elitista da F1. Disso pode-se dizer duas coisas: a boa qualidade dos “foristas”; e a merda na qual se encontra a F1. Não acho que o Ross Brawn vai conseguir fazer qualquer coisa com tanto ego e grana envolvidos.

Daniel
Daniel
7 anos atrás

Parabens pelo esforço em fazer o blog melhor. Gostei das novas ideias.

Tenho uma pergunta não sei se consegue me responder. Pra diminuir a marcha os pilotos precisam pisar na embreagem ou é tudo automático ? Como fazem para dar aquela acelerada na hora da redução de marchas ? Abs Daniel

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Flavio Gomes
7 anos atrás

Punta-qui-pariu também é automático. É só dar uma topada.

Walter
Walter
Reply to  Daniel
7 anos atrás

Só pra complementar o esquema do funcionamento da embreagem nas largadas (não tem pedal, é uma borboleta atrás do volante para que o piloto possa engatar a primeira e elevar o giro) e na saída da inércia.

Tem esse vídeo aqui do Alonso em 2013 com o gráfico. Não sei se o sistema é ainda precisamente esse, mas creio que sim.

Abraço

https://www.youtube.com/watch?v=5XK3QjzN560&amp;

Glauco Tavares
Glauco Tavares
7 anos atrás

Não me comove o calvário de Alonso, o cara é sim um grande piloto, mas é também um grande Fdp! O cara é péssimo para o ambiente da equipe, não colabora com o desenvolvimento do carro e da equipe, além de ser sempre o mais negativo possível nos momentos de dificuldade. Vejam a atitude de Ricciardo diante de tantos problemas neste final de semana, é brutal a diferença de comportamento em relação à Alonso, este tipo de coisa faz a diferença no ambiente e consequentemente nos resultados. Ainda tem aquela prezepada de Singapura onde Alonso foi o único a sair ileso apesar de ter sido beneficiado pela patifaria de Nelsinho e Briattore, por estes e outros motivos Alonso merece toda a zica dos últimos anos.
Sobre a possível ida para Mercedes acho que Wolff está sendo sádico! Duvido que Alonso sequer tenha sido cogitado, os caras não são loucos e sabem muito bem o tamanho da encrenca que criariam. Por fim, se o contrato com a Mclaren é tão bem amarrado e a grana é tão alta como dizem não tem outro jeito, ele vai ter que aguentar essa porcaria de motor Honda até o final. Ou alguém acredita que após tanta frustração o cara ainda irá pagar uma multa milionária para se livrar desta porcaria de carro? Sem chance! Relaxa e goza….rsrs

pedro araujo
pedro araujo
7 anos atrás

o Falleiros vai ser a melhor novidade desse ano…

de longe a melhor novidade!

porque na pista, que desânimo!

Hugo X
Hugo X
7 anos atrás

Se a F1 quiser salvar seu campeonatinho mequetrefe, eu vendo pra eles a inédita estratégia brilhante de campeonato com grid invertido.
“Garanta a emoção do seu campeonato ou tenha seu dinheiro de volta”
E o Alonso… td mundo sabe que é arrogante p caramba. “Sou o pica das galáxias, fiz a melhor corrida de todos os tempos”.
Se o carro não tem salvação, deveria sair fora msm. Vai ficar andando em 15. e enchendo o saco de td mundo.

ms
ms
7 anos atrás

Será que é o “velho” vettel que está de volta??, ressurgindo das cinzas??!! à conferir…..uma vez, não me lembro onde, li o seguinte: dêem um carro minimamente decente nas mãos de vettel , que o alemão saberá “entregar o serviço”….parece que tinham razão…..

Castanho
Castanho
7 anos atrás

Não entendo o porque já na primeira corrida da Fórmula 1 já se critica tão fortemente a falta de ultrapassagens. Batalhas épicas de ultrapassagem como a de Piquet em Senna na Hungria em 1986 jamais teriam acontecido se fosse fácil se ultrapassar como todos os “especialistas” estão dizendo, teria sido uma ultrapassagem comum no maio da reta se nenhuma exposição ao risco. A ultrapassagem de Perez ontem na Toro Rosso é um exemplo de que desde que se queira de verdade é possível executar tal manobra. Me parece as vezes que as pessoas acham que tornando as coisas fáceis para qualquer executar o publico vai gostar mais. Pessoal, mesmo que em quantidade as ultrapassagens esse ano sejam menores, as que ocorrerem serão espetaculares.
Em Jarama em 1981 Villeneuve proporcionou uma corrida incrível e venceu, sendo a diferença entre ele e o quinto colocado menor que 2 segundos pelo que eu li.
Eles são em tese os melhores pilotos do automobilismo mundial e acredito que eles devem provar isso, senão podem dirigir como vovós…….
Abraços a todos!

Diego - Floripa/SC
Diego - Floripa/SC
7 anos atrás

Em São Paulo vai ser fácil o trabalho do grafiteiro, vai pintar um quadro de cinza e acabou.

FILIPE PIMENTA OLIVEIRA
FILIPE PIMENTA OLIVEIRA
7 anos atrás

Li numa reportagem do globoesporte.com logo após o GP, que afirmava que estava correndo um boato no padock de que o Stroll teria abandonado a prova por estar exausto. Isso procede?

O link dá reportagem: http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/mercedes-que-nada-ferrari-acerta-na-estrategia-e-vettel-vence-o-gp-da-australia.ghtml

Ninguém
Ninguém
7 anos atrás

Flávio,

Aqui em São Paulo, terra do “Vem pro Olho da Rua” e do marqueteiro destruidor de grafites, o mural não vai dar certo. Não vai durar um dia. É capaz que ele mande pintar de cinza antes mesmo que o vencedor tenha a chance de assinar o mural.

fgp
fgp
7 anos atrás

Sensacional.
Obrigado, Flavio.

Marolla
Marolla
7 anos atrás

Boa, Flavio. Gostei das novidades pós GP que teremos. Será mais legal ler o blog a assistir à corrida.

Paulo Mendes
Paulo Mendes
7 anos atrás

Gostei do novo formato do pós-GP. Ficou muito bom.
Parabéns

Roberto Pedreira
Roberto Pedreira
7 anos atrás

Se na Austrália foi assim imagine em circuitos como Monza e Spa, ninguém vai querer colar no carro da frente na reta para tentar a ultrapassagem, e passar reto na curva. Parece que a asa móvel perdeu a razão de existir, a menos que encontrem uma solução milagrosa, uma ideía mirabolante de alguém como o Adrian Newey, sem ferir o regulamento.