MENU

quarta-feira, 5 de abril de 2017 - 21:22Autódromos, F-1

A ERA DA PÓS-MENTIRA

SÃO PAULO (e caem no conto…) – O prefeito de São Paulo João Doria — cujas maiores realizações até agora foram acabar com o leite para crianças da rede municipal, aumentar em 130% os acidentes com vítimas nas Marginais, se vestir de gari, pintar meia-dúzia de paredes de cinza, inundar TVs e rádios com publicidade oficial e gravar vídeos diários para gáudio da classe média (um deles, ontem, atrapalhando por quatro horas a rotina de uma creche na zona sul) — deu entrevista à “Reuters” e falou sobre Interlagos.

Reafirmou que vai vender o autódromo, garantiu que a iniciativa privada terá enorme interesse no equipamento, disse que lá serão feitos prédios “de luxo”, hotel “de luxo” e museu “com o nome de Senna”, e que a permanência da F-1 em São Paulo será garantida com a privatização do circuito. E afirmou que Bernie Ecclestone vai participar do leilão — que é uma ficção, não há edital, estudos de viabilidade, planos concretos, nada. Aliás, falou sem autorização em nome de Bernie, que em nenhum momento confirmou seu interesse em participar do leilão que não existe. Previu também que o Liberty Media Group, que comprou a F-1, vai se interessar.

A capacidade de adivinhar o futuro, pelo jeito, é uma das qualidades do prefeito. Bernie, 86, compraria Interlagos para fazer o quê com o autódromo, exatamente? Quantos anos ele levaria para cumprir o roteiro imaginado por Doria, construir seus prédios, hotéis e museu? Quem se hospedaria no distante bairro de Interlagos num hotel de luxo? Quem estaria disposto a morar dentro do autódromo em prédios de luxo? Quem bancaria a construção de um museu de carros de corrida, empreendimento fadado ao fracasso comercial? Quem disse para ele que os caras do Liberty têm interesse em comprar autódromos? Que ideia de jerico é essa?

Vivemos  uma era que está sendo chamada de “pós-verdade” — versões, invenções, vazamentos, delações, opiniões, falsidades de todos os tipos e modelos circulam livremente por redes sociais e são compartilhadas, como se diz, sem nenhum controle da sociedade; atingindo milhões de pessoas, acabam virando verdades, embora sejam mentiras.

Doria é adepto da pós-mentira. A cascata da venda de Interlagos ele já havia lançado durante sua campanha eleitoral sem nenhum embasamento legal ou econômico, e agora avança com seus planos mirabolantes e já escolhe, à revelia, aqueles que vão se interessar por um leilão inexistente.

O GP do Brasil não depende da iniciativa privada. Ele já é realizado pela iniciativa privada — os promotores da corrida –, num equipamento público. Como o Lollapalooza, como os jogos no Pacaembu, como o desfile das escolas de samba no Anhembi, como qualquer corrida de pedestrianismo pelas ruas da cidade, como qualquer show no Ibirapuera, como a São Silvestre, como uma peça no Teatro Municipal. São atividades privadas realizadas em parceria com o poder público, e em alguns casos o poder público entra com dinheiro ou com seus equipamentos, seu patrimônio físico, porque é do interesse da cidade receber eventos culturais, musicais e esportivos. Eles movimentam a economia e são importantes para a população. No caso específico da F-1, a Prefeitura aluga o autódromo, recebe por isso, e gasta uma grana preta para montar arquibancadas provisórias e viabilizar a prova — algo que sempre combati, mas a justificativa sempre foi a mesma: o GP traz muito dinheiro para a cidade, o gasto compensa.

Ah, mas o autódromo tem custo, precisa de obras, de manutenção, vive em reformas. Sim, e no ano passado, com tudo isso, deu lucro. E as obras são necessárias, porque é um equipamento público, e cabe ao poder público cuidar dele, como cuidar das ruas — usadas por carros particulares –, dos hospitais, das escolas, dos parques, de suas obrigações com… o público. É para isso que pagamos impostos, para que o poder público cuide daquilo que a população usufrui.

Ah, mas corrida de carro é coisa de rico e não cabe à Prefeitura gastar dinheiro para rico se divertir. Corrida de carro pode ser coisa de rico, mas os ricos pagam para correr e aquilo que gastam em Interlagos é parte do lucro que o autódromo gerou no ano passado. Automobilismo é uma atividade que merece respeito como qualquer outra, gera empregos, é um esporte relevante, e se há quase 80 anos a cidade é proprietária de um autódromo, que cuide para que seu patrimônio continue existindo nas melhores condições possíveis.

O patrimônio é público. Ninguém pode sair por aí vendendo o que não lhe pertence.

Está na hora desse moço parar com suas papagaiadas nas redes sociais, de pedir doações inúteis para fazer jabá das empresas dos amigos, e virar prefeito de verdade. É para isso que foi eleito, salvo engano.

Ah, e se puder esconder esse quadro horrível das fotos, nos fará um favor.

2017324126524_BernieEcclestoneSP_DR

208 comentários

  1. Marcelo disse:

    Bom só o tempo dirá, não julgo o Dória pelo modo que ele usa o Mkt e tal, todos tem pontos altos e baixos veremos com o tempo acontecerá realmente com a administração do Doria.

    Sobre Interlagos, pode ter um dos melhores traçados, tradição etc. Mas é só, o resto todo mundo sabe o que tem de problema, acessos, transito, arquibancadas podres onde nao corresponde ao preco do ingresso (já que é mesmo preco no mundo todo). Enfim é o estilo Brasilzão na base do improviso mas até quando.

    A privatização pode ser uma saída para o investimento chegar, quem sabe em 2018

    Vamos salvar este post aqui sr. FGomes e nos falamos em 2018..

  2. João Paiva disse:

    Li essa notícia hoje a tarde e lembrei desse seu post na hora: https://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2017/04/25/ecclestone-nega-que-va-comprar-interlagos-e-diz-que-gp-brasil-corre-risco.htm

    Logo depois, descendo a página do Uol, há uma reportagem sobre o plano de privatização onde a prefeitura cogita não só “liberar” a construção de torres dentro da área do autódromo como mudança na legislação o que permitiria a construção de torres de 45 andares. Arrisco dizer que quem vai acabar comprando o autódromo é o próprio prefeito para poder dizer no Twitter que suas promessas estão sendo cumpridas.

    Agora, a melhor do dia saiu no próprio Uol. estou rindo até agora! http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/04/1878221-santana-diz-que-reduziu-aparicoes-de-temer-por-imagem-ligada-a-satanismo.shtml

  3. antonio stricagnolo disse:

    Com todo o respeito continuar defendendo os ultimos governantes dos 20 anos passados é um “deserviço” prestado a comunidade e principalmente em defender o tal sistema chamado se socialista aonde trabalhar não vale a pena.O Estado deve ser apenas o “zelador” e nunca o proprietario !!!
    Comprei um terreno que foi desmembrado de uma area que devia 800 mil de IPTU e para fechar o negocio era necessario desmembrar essa divida proporcionalmente a area do terreno,passados 2 anos de processo aberto no juridico da prefeitura Haddad,pois bem,só consegui esse calculo com a ajuda do novo governo PSDB via reclamação por Facebook !! O absurdo disso é não conseguir obter um boleto para pagar,ninguem pediu favores para não pagar,era para PAGAR,
    Então prefiro o governo atual porque ele me deu a oportunidade de PAGAR um debito de 80 mil reais para poder fechar o negocio do que o passado.
    Porque o calculo não saia? Cada um que use a imaginação com base no que esta sendo veiculado na televisão,jornal,etc…

  4. Fern Kesnault disse:

    Simplesmente, ratifico as tuas palavras, mestre.

  5. Ju disse:

    Esse doria embratur e o maio engodo pós-bolsonaro que a merda da Globo produziu. Nao fez nada e chamam de gestor competente e melhor orefeito que ja se viu. Ele no fez nada!! Só mais mortes por causa da velocidade.

  6. Edemir Souza disse:

    Só li verdades nesse post! Não vejo a hora de chegar 2020 pra esse calhorda sair da prefeitura de SP. Ou então ele se arriscar ao Planalto em 2018 e levar uma surra do Lula!

  7. Dalvonei Miranda disse:

    Flavinho sempre preciso e colocando o dedo na ferida, pra desespero da classe média abobada!

  8. ags disse:

    Parece que o Emerson check voador fez presente na reunião.
    Mandou uma cartinha dizendo que se der um prazo para ele..digamos parcelar o autodromo ele compra..rssssssssssssss

  9. Fabio Luis Giordani disse:

    Flávio, nessa estou contigo. Esse cidadão é um picareta mesmo. Se ele começasse por asfaltar as vias públicas de São Paulo que estão cheias de buracos ganharia muitos pontos.

  10. José Rodrigues disse:

    Esse prefeito é uma piada todo dia solta um peido pra sair na mídia

  11. Fernando disse:

    Ontem e hoje de manhã, os moradores e aqueles que precisam vir à cidade de São Paulo verificaram o quão bom é o prefeito João Jabá Doria.

  12. Allan disse:

    Gostaria muito que um dos entrevistadores do Roda Viva fizesse essa questão ao Doria. Quais benefícios a venda do autodromo traria a SP? Esse papo de apartamentos de luxo, Abu Dhabi é um tanto assustador, nao é nennhum pouco plausivel. A única ideia que tem um real sentido é a construção do museu, mas pra isso acho que seja necessário vender/lotear Interlagos. Não é preciso ser expert, aqui mesmo foram dadas idéias bem melhores, como concessão, PPPs… mas acho que isso não interessa muito ao grupo de “amigos empresários” do Dória.

  13. Mario Aquino disse:

    Conheci este prefeito como publicitário ou apresentador de programas, mas dando um golpe na sua sócia da empresa Casablanca, portanto é um picareta nato.
    Recebia carros da GM em permuta por veiculações em seus programas e escondia da sócia.
    A sua sócia que não é flor que se cheire enfiou-lhe um monte de processos, para sair da situação, ele deu um cheque para ela la no La Tamboille, implorando para sair do beco em que se enfiou, picareta quando é picareta não tem jeito.
    Ai vem toda essa coxinhaiada dizer que este cara vai ser presidente, presidente de quê? só se for da zona.

  14. D disse:

    Tirado da skysports f1

    Former F1 chief Bernie Ecclestone is considering making a bid to buy the Interlagos circuit in Brazil, according to Sky sources.

    The track is owned by the city of Sao Paulo and the mayor has confirmed they are considering selling it off as part of a raft of privatisations in a bid to save money.

    The Brazilian GP’s future has been in jeopardy for several years with required redevelopment work currently being completed in stages.

  15. Plinio disse:

    O tal de Dória é uma tragédia total e absoluta em todos os sentidos. Infelizmente, parece que estamos caminhando para o conservadorismo facista e preconceituoso. Viva a tradicional família brasileira…SQN…

  16. Mauricio disse:

    Flávio, não seria uma boa oportunidade para convidar o prefeito para uma entrevista no Nitro para ele explique como pretende tomar todas essas medidas relativas a Interlagos e vocês possam debater o assunto ?

    • Flavio Gomes disse:

      Não dou espaço a canalhas, no que depender de mim. Em lugar algum.

      • Mauricio disse:

        Entendo, Mas ainda penso que seria ótimo para os interessados no assunto a chance de ouvir os argumentos de ambos os lados e, quem sabe também, uma boa oportunidade para então começar a desmascarar o dito cujo e ajudar a abrir os olhos dos que estão maravilhados ou iludidos com o sr. prefeito.

      • João Torquato disse:

        Uma pena! Seria interessante ver o que o prefeito tem a dizer com riqueza de detalhes e num programa automobilístico. Se a direção da Fox o convidasse, qual seria sua reação, Flavinho? Não apresentaria o programa?

      • Flavio Gomes disse:

        Eu seria bem mal-educado.

      • Anselmo Coyote disse:

        Nem eu. Tem de descer o cacete nesses picaretas por suas picaretagens e mau-caratismo e só. Eles que vão reclamar com o bispo se quiserem. Tem de ser aquele tratamento VIP (queijo com goiabada e coices, muitos coices com ferraduras novas e sopapos).
        Abs.

  17. Joelmir disse:

    Ótimo texto! Realmente estamos vivendo o assoreamento das informações. Parece-me que as pessoas se aprofundam menos nas notícias e extrapolam partes como sendo o todo.
    Mas você me ganhou mesmo quando falou do quadro do Romero Brito.

  18. Caipiringa disse:

    Poxa, pensei que este blog seria de automobilismo, mas é de politica, inicio totalmente tendencioso.. que pena.

  19. William Gimenes disse:

    Só queria entender o porque um Museu de F1 ou automobilismo em geral seria inviável economicamente? Essa ideia é a única boa dentro de tudo isso dito pelo Prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>