A HORSE WITH NO NAME (3)

bah17d1

SÃO PAULO (e como!) – “La macchina funziona!” Vettel disse isso segurando o rosto de um dos engenheiros da Ferrari ao sair do carro, no Parque Fechado, abraçou todo mundo, imitou coelhinho de Páscoa, fez uma festa que não se via havia muito tempo, depois acariciou Gina — seu carro — e foi para o pódio buscar o 44º troféu de vencedor de sua vida.

Funciona, a máquina. E bem. Sebastian ganhou hoje uma corrida difícil, pensada, tensa, estratégica. Foi valente e lembrou seus melhores tempos de Red Bull. Ao contrário dos que insistem em ver nele um piloto comum, aquele “que só ganha com o melhor carro”, mostrou ser capaz de vencer com um equipamento que pode não ser o mais rápido de todos, mas é muito bem construído, eficiente e competitivo. A lição que o GP do Bahrein deixa é: neste ano, velocidade não é tudo.

[bannergoogle]Não é tudo porque, além de rápido, um carro precisa ser equilibrado com essa potência toda e essa enorme carga aerodinâmica. Precisa ser gentil com os pneus, sob um regulamento que incita a agressividade. Sebastian é um piloto excepcional — tem quatro títulos no bolso, para quem não se lembra. Ganhou um carro, nesta temporada, que… funciona! E isso, um piloto excepcional com um carro que funciona, é tudo que a F-1 precisava para desafiar uma hegemonia.

A Mercedes ainda é mais rápida. Fez todas as poles do ano. Hamilton, na última fase da corrida de hoje, andou num ritmo alucinante com pneus novos. Não fosse a punição que levou, talvez tivéssemos uma disputa eletrizante nas voltas derradeiras. O grande duelo entre os dois maiores protagonistas do campeonato ainda não aconteceu. Mas está chegando a hora.

Vettel e Hamilton se encontraram nos primeiros metros da corrida noturna do deserto, disputada com céu aberto e 25 graus de temperatura. Lewis era o segundo no grid, tendo perdido a pole para seu parceiro Bottas na véspera. Tião Italiano, terceiro. Do lado mais sujo da pista, Hamilton não largou bem. E foi ultrapassado pelo ferrarista, pela primeira vez no ano, na pista.

Claro que ultrapassagem em largada é, geralmente, algo muito mais circunstancial do que estudado, ensaiado e consumado. Mas, para todos os efeitos, passou. Vettel foi atrás de Bottas, Hamilton se encaixou atrás e, logo depois, veio Verstappinho, que seguiu o comboio pelo lado certo. Ricardão colou no companheiro. E, assim, os cinco primeiros foram se distanciando dos demais com o ritmo ditado por Valtteri. Ritmo que, diga-se, não era grande coisa.

A cada aproximação de curva, a impressão era de que Sebastian tinha mesmo mais carro que o finlandês. Mas não conseguia passar. O jeito foi chamá-lo para os boxes antes dos outros. Na volta 11, ele entrou e colocou um novo jogo de supermacios. Duas paradas, pois. A ideia foi tirá-lo de trás de Bottas, lhe dar algum tempo de pista livre para fazer bons tempos e, quem sabe, vê-lo na frente do piloto da Mercedes quando ele parasse.

Vettel voltou em 12º, sem muito tráfego. Verstappen parou logo depois, mas já na volta à pista teve algum problema nos freios e passou direto numa curva. Raro abandono, deu uma bica na proteção dos pneus, cheio de raiva, e foi embora. Depois veio Raikkonen para os boxes. Era a hora de saber de a estratégia do alemão iria dar certo, porque aparentemente estava aberta a janela de pit stops para aqueles que iriam parar duas vezes.

Mas será que alguém tentaria um pit stop apenas?

[bannergoogle]Jamais saberemos, porque na volta 13 Sainz Idade saiu dos boxes feito um touro xucro, esqueceu que havia outros carros na pista e foi acertado pelo pobre Strollvenga, que desta vez não teve culpa de nada — o espanhol da Toro Rosso já tomou três posições de multa no grid da próxima prova. O tanto de pedaço de carro que ficou na pista fez com que o safety-car fosse acionado. Vettel já estava em sexto.

O efeito desse safety-car foi levar Sebastian para a liderança instantaneamente. Se tinha alguém a fim de fazer só uma parada, deve ter amaldiçoado o acidente. Mas não sei se era o caso. Sei que todo mundo parou enquanto limpavam o estrago do acidente, na volta 14, e, nesse momento, Lewis cometeu o erro que comprometeu sua corrida.

Como estava atrás de Bottas, teria de esperar o finlandês fazer sua troca. Isso atrasaria seu pit stop. Então, para dividir o tempo perdido com quem vinha na sua cola, no caso Ricciardo, diminuiu muito a velocidade na entrada dos boxes. Os comissários perceberam. Alguns minutos depois, puniriam o inglês com 5s. Lewis colocou pneus macios nessa parada. Havia uma chance de ir até o fim. Se isso acontecesse, teria 5s acrescidos ao seu tempo final de prova. Se tivesse de parar de novo, pagaria os 5s no pit stop.

Essa dúvida, se Hamilton trocaria de pneus mais uma vez, perdurou durante bastante tempo. Vettel faria um segundo pit stop, claro, pela obrigatoriedade de usar dois tipos de pneus na corrida. Lewis, em tese, não. Mas sua borracha iria aguentar? Nem Alá sabia.

A relargada aconteceu na volta 17. Hamilton imediatamente passou Ricciardo e Bottas tentou o bote para cima de Vettel, que se defendeu lindamente. O australiano da Red Bull, com pneus macios, também foi ultrapassado por Massa e Raikkonen e caiu para sexto. Depois, Kimi foi para cima do brasileiro e assumiu o quarto lugar. A corrida era boa.

Na volta 27, Bottas, com pneus supermacios — portanto com uma segunda parada obrigatória, como Vettel –, abriu caminho para Hamilton sem oferecer resistência. Não farei juízo de valor. Ainda. Hamilton estava 6s1 atrás da Ferrari. Tião tinha de parar de novo. Comandante Amilton, ainda um mistério.

O tempo foi passando, e Lewis não deixava Vettel escapar. Muito pelo contrário. Bottas parou na volta 31 e caiu para sétimo. A diferença da Ferrari #5 para a Mercedes #44 era de 4s7. Hamilton já sabia que teria de pagar 5s. Mas se não parasse mais, Sebastian teria alguma dificuldade para retomar a ponta depois de seu pit stop. Ele aconteceu na volta 33. Raikkonen foi para segundo. A diferença entre o alemão e o líder Hamilton era de 16s5.

[bannergoogle]Calculadora na mão: 16s5, na verdade, eram 11s5, considerando a pena ao inglês. Ele estava com pneus bem velhos, trocados na volta 14. Vettel tinha um jogo zero quilômetro, cerca de 20 voltas mais novo. Com menos de metade da corrida pela frente, a conclusão era simples: a prova estava para o alemão. Mesmo se Hamilton não parasse. Afinal, ele só teria de aproveitar seus pneus muito melhores para encostar no rival e ficar lá, menos de 5s atrás, para ganhar pela segunda vez no ano.

A diferença foi caindo, como era de ser imaginar. Na volta 41, era de 9s8. Tira 5 dá quanto? 4s8. Já era para Hamilton.

E já era tanto, que ele passou a correr risco de perder mais posições. Rendeu-se à borracha detonada, parou na volta 42, pagou os 5s, colocou macios de novo — na Mercedes, os supermacios não funcionavam mais do que três ou quatro voltas — e retornou à pista atrás de Bottas, coisa de 9s. Então, saiu voando feito um desesperado, e cinco voltas depois da parada atropelou o companheiro — não farei juízo de valor, ainda — e assumiu o segundo lugar.

Vettel estava confortavelmente 11s à frente, embora com pneus 9 voltas mais velhos. Mas não seria um grande problema. Lewis se esforçou, o engenheiro lhe mandou várias frases de manuais de autoajuda pelo rádio, “viva simples, sonhe grande, seja grato, dê amor, ria muito!”, “deixe pra trás o que não te leva pra frente”, “vá firme na direção das suas metas, porque o pensamento cria, o desejo atrai e a fé realiza”, “inspira, respira, não pira”.

Enquanto isso, Tião Italiano assoviava alegremente e ensaiava o que dizer em italiano pelo rádio assim que recebesse a bandeirada.

bah17d3Esse relato quase restrito a dois pilotos pode dar a impressão de que todos os outros foram meros coadjuvantes na corrida.

De certa forma, foram mesmo. Ninguém brilhou o suficiente para merecer um parágrafo. Bottas, no pódio, estava com cara de quem tinha ganhado um bolo de Páscoa da Garoto. Da turma que veio atrás, na zona de pontos, concedo um par de parênteses para cada: Raikkonen (xingou muito pelo rádio), Ricardão (sua sorte foi Verstappen bater), Massa (chegou na hora, bateu o ponto, fez o que tinha de fazer, foi embora), Pérez (esse merece palmas, porque veio lá de trás), Grojã (OK), Hulk (pontuou, já está bom) e Ocon (idem).

Uma linha para Wehrlein, vai. Ficou em 11º, fez uma corrida honesta na sua volta à lida.

Outra linha para Alonso. Praguejou o tempo todo até abandonar. Já estou ficando com pena.

E fim.

Vettel tem 68 pontos agora, contra 61 de Hamilton. Só os dois chegaram nas duas primeiras colocações no ano. Bottas e Raikkonen, com os mesmos carros, não vão incomodar. Kimi, naturalmente — porque não se entendeu com esses carros, não está a fim, vive um momento opaco, sei lá por quê. Valtteri teve lá seu brilhareco com a pole, mas o fato é que na primeira parte da corrida não foi capaz de controlar a prova, nem de imaginar uma estratégia, junto com seu engenheiro, que pudesse resultar numa vitória — algo que precisaria para sair da sombra de Lewis. E, depois, ainda teve de engolir dois “sai da frente pra não atrapalhar”.

Vamos nos acostumando com corridas como a barenita. Muito cálculo, muita estratégia, muita tensão, relações muito diferentes de cada conjunto carro/piloto com cada tipo de pneu, treinos de sexta cada vez mais importantes, estudo, estudo, estudo. Aí é só jogar este dois extraordinários pilotos na pista e ver o que cada um faz. E se a dupla da Red Bull estiver inspirada, melhor ainda.

Estou gostando, em resumo.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ags
ags
6 anos atrás

Vai ficar só nessa..Podem esperar..
Vem forte a Mbz,,,, Vai mostrar como se faz um campeão..
Pigmeu vai reclamar até a sete GP..depois ele lança mão de F1 evai fazer croqueti em prova aeromodelismo em Bertioga.. com comentários do Babão bueno e Tartaruga Burti..rssssssssss

Rubens
Rubens
6 anos atrás

Certeza minha: Vettel leva o campeonato deste ano. Palpite meu: se o Kimi Raikkonen se entender com o SF70H logo no início da “fase europeia”, a Ferrari leva o de construtores também.

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Querem saber : a corrida foi Bôa , e quem disse que não tem ultrapassagens,
em curva de baixa no braço. Nas retas em alta tambem tem : observaram
o quanto estão abrindo de distância lateral na hora da ultrapassagem para
fugir da turbulência. Campeonato de duas equipes , o resto e complemento de grid.

monster
monster
6 anos atrás

a Red bull vai ir forte em barcelona e monaco pistas que exige pressao aerodinamica

luigi
luigi
Reply to  monster
6 anos atrás

Mudou o regulamento , mudou a largura do pneu, só de posse dos dados telemétricos para saber sê a carga aerodinâmica deles é maior que a dos outros . Eu gostaria de ter essa informação ,pois , na minha opinião ,com esse motor Renault (sem a ajuda do Mario Illien) ,a RedBull só conseguiria fazer as curvas junto com Mercedes e Ferrari ,mas na reta ficaria muito para traz , pois é o que sê vê nos carros da equipe Renault,e para isto não acontecer, o carro não pode ter muito arrasto ,o que é causado pela pressão aerodinâmica muito alta (ainda tem a resistência a rolamento e da área frontal ,causada por pneus mais largos ). Uma coisa é o carro de anos atras, outra é os desta temporada ,ou não precisaria de um projeto novo.

Rocker
Rocker
6 anos atrás

GO VETTEL!
Chupa haters!
O campeonato seria melhor se Alonso estivesse com a Ferrari do Raikkonen ou a Williams do Massa. Esses dois DECADENTES falam muito e rendem de menos.
Toda vez que o Raikkonen for grosseiro no rádio, o engenheiro dele deveria lembrar que o Alonso adoraria estar no lugar dele. “Se está descontente, a porta de saída é serventia da casa”. Ou um bom “Faz ai sua parte e pára de encher o saco”. Está faltando um boa resposta atravessada da equipe para Kimi Raikonnen.
Raikonnen não rende o suficiente para reclamar do carro.

Mônica
Mônica
Reply to  Rocker
6 anos atrás

O meu gatão tem personalidade, entendeu? Personalidade.

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Vamos ver o que acontece com o psicológico do Hamilton. Já chacoalhou com o Rosberg. Vettel é um pesadelo pior!
Arrivabene merecia uma caixa de Frascatti por estar colocando os pingos nos is na Rossa!

Sugestão para a MB. Patrocínio da HP . Assim eles mandam um lote de calculadoras (com manual de instruções). O sucesso os deixou moles. Desaprenderam a fazer contas!

Leandro Batista
Leandro Batista
6 anos atrás

O comentário non sense do dia vai pro Reginaldo Leme, que afirmou que o Alonso, piloto bicampeão mundial, estava se divertindo na incrível disputa pelo décimo-nada lugar contra uma Toro Rosso e uma Renault. Não deu um minuto para a FIA soltar o áudio do espanhol descendo a lenha no carro.
No dia anterior, Mariana Becker relatou várias críticas feitas ao espanhol por este ter preferido correr em indianápolis pela Indy em vez de disputar o GP de Mônaco. Devem estar brincando. Na cabeça dessa gente, o Alonso deve se contentar em disputar uma corrida sem a menor chance de ter um resultado relevante? Tá certo ele. Vá se divertir um pouco em Indianapolis. Quem sabe ele nao encontre seu rumo por la?

Felipe S
Felipe S
Reply to  Leandro Batista
6 anos atrás

A verdade é que é mais provável o Alonso ganhar a 500 milhas de Indianápolis do que uma corrida de F1 com o carro atual da McLaren.

sergio murilo
sergio murilo
6 anos atrás

ontem, depois de muito tempo, ao zapear na TV parei pra assistir a corrida. sempre leio os comentários do FG aqui e parecia q as coisas estavam animadas, mas vou dizer, q corrida chata do cacete. na boa, ou os dirigentes repensam rapidinho o q fazer com esse monstro ou ele vai morrer de inanição. ninguem consegue ficar 2hs hoje em dia em frente da TV assistindo esse desfile de carros. emoção ZERO !!! muito chato, nao tem ultrapassagem, as pistas com aquelas áreas de escape enormes. tééééééédio.

ags
ags
6 anos atrás

O Pigmeu reclamou do sol no dia da corrida..
Estranhou a noite sem clara..pois nem lembrava dos refletores..
É uma chacota o que esse Pig faz na equipe.
O novato faz besteira..mas ´é sangue..pois o pig.já não tem a tempos..

Herik
Herik
6 anos atrás

Creio que não seja possível dizer que há um carro melhor entre Ferrari e Mercedes. Para mim está claro que são muitos parelhos e somente suas características particulares podem determinar em qual ocasião um irá prevalecer sobre o outro. Um carro lida melhor com temperaturas altas. Outro é mais rápido no frio. E outras diferenças serão reveladas durante o ano. Com isso prevalecerá o trabalho de equipe e pilotos.

Nesse momento está evidente que a Mercedes usa um acerto agressivo com os pneus para classificar melhor no grid, o que gera mais desgaste da borracha. Ferrari é mais suave com os pneus, o que permite stints mais longos e mais variáveis de estratégia durante a corrida.

A verdade é que esse campeonato promete muito.

askjao
askjao
6 anos atrás

Bem, parece realmente que o campeonato se resumirá a Vettel e Hamilton, mas ainda acho circunstanciais os resultados da Ferrari. Só teremos uma idéia bem definida quando iniciar a fase européia. Mas que seria bem interessante que lá a Redbull chegasse nos dois, seria. E a Willians, bem, mais do mesmo. Famoso cocô de plástico: não fede, nem cheira.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Flavio você acredita ser possível uma renovação de massa para o ano que vem ?

Eltontoptec
Eltontoptec
6 anos atrás

A Mercedes se apavorou, o pânico ficou bem claro na medida que a corrida ia se desenrolando. Conforme a Ferrari de Vettel ia apertando cada vez mais, eles iam soltando o ouro na msm medida. Pressão errada nos super macios de Bottas? Super macios de novo para o 77 na primeira troca? Mirto is faster…, e depois, Mirto is faster again baby ice…

Deu um pouco de raiva na hora, mas depois deu pena mesmo. Do 77 q teve q abrir, do 44 que mesmo desesperado nada pode fazer, dó da Mercedes que se apequenou na hora da adversidade.

GunneR
GunneR
6 anos atrás

(curiosidade)

A Ferrari sempre foi campeã quando venceu duas ou mais vezes nas três primeiras corridas:

1961 – Piloto e Construtores
1976 – Construtores
1977 – Piloto e Construtores
1999 – Construtores
2000 – Piloto e Construtores
2001 – Piloto e Construtores
2002 – Piloto e Construtores
2004 – Piloto e Construtores
2007 – Piloto e Construtores
2008 – Construtores

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
6 anos atrás

A corrida de ontem só serviu para se ter duas certezas:

1- As punições para “peixe grande” são sempre brandas. Hamilton segurou outro piloto e merecia ter pago mais. Mesmo com a punição, ele ainda chegou em segundo. Uma atitude egoísta como esta, deveria ter sido punida com pelo menos 10s. Notem que ele só respondeu no rádio com um “ok!”. Se a punição tivesse sido correta, ele teria ficado puto!

2- Felipe é um piloto passivo. Tudo bem que seu carro não está no nível dos demais, mas ele sequer tentou se defender. Alonso brigou até o limite com aquela cadeira elétrica e não largou o osso. Um piloto de verdade teria feito o mesmo.

Enfim. A corrida só foi melhor do que a da Austrália, mas uma das piores que eu já assisti.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

o sandalias assinou o atestado de piloto mediíocre volva pra casa com algumas vitorias e milhões no bolso mas não passara de um rubinho na vida

Charles
Charles
6 anos atrás

Vettel só ganhou por da punição de 5 segundos, não fosse isso ficaria na pista e quando chegasse não conseguiria ultrapassar, ou seja, o safety car definiu a corrida, sem o safety car não haveria a punição de 5 segundos. Outra nota: aquele imprestável do Stroll poderia ter visto o Sainz e evitado a batida, cadê a visão periférica? Um inútil, Williams correndo com um carro só.

Ron
Ron
6 anos atrás

Até agora (depois dessas três provas), vejo o seguinte:
– a Mercedes é melhor carro (tanto em classificação quanto em corrida), mas o problema dela parece ser em relação à duração dos pneus mais moles (vermelho e roxo) e talvez também algo associado com um clima quente;
– na base da estratégia (entrada de safety-car, análise do tráfego, retardatários), casualidade (batidas) e vacilo da Mercedes, a Ferrari com Vettel venceu duas e perdeu uma (a tônica da equipe parece que deve ser essa: usar o box quando puder);
– Bottas e Raikkonen foram declarados como segundo-piloto (o Bottas no pódio estava com uma cara não muito contente e no ano que vem é capaz de abrir uma vaga na Ferrari se o Kimi não se animar) e o Rosberg já está fazendo falta à Mercedes;
– a luta do ano deve ser mesmo Hamilton vs Vettel, Vettel vs Hamilton (Bottas, Raikkonen e as Red Bulls são segundo pelotão);
– Massa fez o que pôde (corrida honesta), teve uma pequena disputa com carros mais rápidos (as Red Bull’s e a Ferrari de Raikkonen) e escapou do Pérez;
– Stroll bateu e não foi culpa dele (já está melhorando – brincadeira), o Sainz foi totalmente errado ali;
– o Alonso está contando os dias e as horas para Indianápolis (é até bom ele parar de reclamar da Honda, vai que os caras se enfurecem e cancelam a brincadeira ou então vão dar o melhor motor da Indy).

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

Sensacional corrida, quando Vettel precisou andar mais forte ele andou e se aproximou do Hamilton.
Hamilton fez o mesmo e se aproximou do Vettel no final.
Finalmente temos um campeonato onde nenhum dos dois podem errar, qualquer erro será fatal e eles não desperdiçam chances por mínima que sejam.

Não sei se alguém mais notou, mas o que será que tinha na tal garrafa de “champanhe” da comemoração.???
Vettel mal colocou na boca e cuspiu na hora
Hamilton fez o mesmo e cuspiu atrás dos degraus do pódio.

Robinson Araujo
Robinson Araujo
6 anos atrás

A corrida foi boa. Ok.
Mas sinceramente o que tem atraido é o fato de Vettel não permitir um passeio dominical a Hamilton, criando a impressão que há um campeonato em disputa.
Em relação ao titulo de construtores imagino que baste o kimi levar o carro em quarto pois 25+12 = 37 e 18+15 =33…..4 pontinhos a frente.
Acho mesmo q a F1 atual carece de surpresas, um Brambilla vencendo na chuva e arrebentando o bico do carro na comemoração, Watson com Penske, Jones com Shadow, Peterson com March e Hunt com Hesketh no topo do podium, Toleman em Monaco, Benetton no Mexico……até uma Onix no Podium em Portugal .
O simples fato do Massa se surpreender com o sexto lugar demonstra bem isso.
Ah……e o Alonso? Este deve estar perdendo horas em seções de terapia. Ao menos ergueu 2 títulos……provavelmente nem ao podium irá mais.

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

Flavio …. um piloto de F1 usa o retrovisor do carro com frequencia ???? Porque honestamente se o Stroll tivesse usado o retrovisor teria evitado facilmente essa batida no Sainz e no Perez na corrida passada.

ALONSOÉOCARA
ALONSOÉOCARA
6 anos atrás

Imaginem como seria esse campeonato com Rosberg no lugar do Bottas e o Alonso no lugar do Räikkönen…

Marcos Henrique Barbosa Reis
Marcos Henrique Barbosa Reis
6 anos atrás

Perfeito!

Mas com relação ao “juizo de valores” que ainda não quer fazer eu te digo que você é muito gente boa e está dando uma chance para o inevitável.

Valteri Bottas: Mais um Sancho Pança da F1. Tranquilo, tem o seu valor… Eu, por exemplo! Adoraria ser Escudeiro de Hamilton, ou Vettel, ou Alonso, etc…

Bola da Vez
Bola da Vez
6 anos atrás

Sou mais Alonso na Indy. Esse negócio de “categoria máxima” já deu pro asturiano! Tem que tentar novos ares ou pendurar o capacete.

Rodrigo Lamonato
6 anos atrás

Flavio, leio todo dia, comento as vezes, etc e tal.

Andei pensando e queria dividir com você: em que momento a Williams vai fazer as contas do $$ que ganha com o Stroll versus os pontos que ele deixa de marcar e que custam $$?

Pontuando só com um carro a Williams já está atrás da Force India. Será que o custo benefício se paga?

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Alonsito chorando no rádio é cômico. Se fosse o engenheiro responderia: vc quer que eu chore com vc, ou te ofereça um lenço? Pilote carai ou cai fora… Senna venceu com um motor ford contra os mágicos williams com suspensão ativa. Dom choron tem que se aposentar ou quebrar a cara no brickyard. O pessoal da F1 já está ignorando a criança, café com leite chorão.

Wender Higinotsumi
Wender Higinotsumi
6 anos atrás

Muito cedo pro Bottas ja estar abrindo as pernas do jeito que ele fez, não acham?
Ja depois dessa corrida acabou qualquer sombra de duvida quanto a posição dele na equipe.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

O Bottas discretamente já ajuda o Hamilton, e não adianta tentar disfarçar muito Toto Wolff! Independente se conquistar o campeonato ou não a Ferrari evoluiu tendo o seu único piloto que é o Vettel deixando Raikkonen como sobra só restando ajudá-lo. A McLaren Carroça Honda hoje é uma equipe nanica cujo o único objetivo agora é não ficar zerada ou em último, pobre Alonso! O seu Galvão Bueno detonou o .Verstappen num episódio de fechada no treino com o Massacrado, mas só que ele vai ter que engolir e muito em ver o Massacrado como freguês do Max Verstappen. O seu Galvão continua detonando o Lance Stroll, e verdade que ele está verde, mas não está tendo culpa nos acidentes de percurso. Ah se o Stroll fosse brasileiro eu queria ouvir as palavras distorcidas do seu Galvão.

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

Outra coisa……..só eu to vendo um rigor e preciosismo da direção de prova com a Mercêdes! Na corrida passada fizeram vista grossa pro Vettel ja quando alinhou fora dos colchetes…………isso já é reflexo da presença de Jean Todt e RossBraw no circo! Noj!

Byron
Byron
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Pois é, imagina se o Hamilton largasse do mesmo jeito no Bahrein, ele podia alegar pista suja

Nove anos atrás de Vettel!
Nove anos atrás de Vettel!
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Acorda, “viúva”! Hamilton deu uma de “DIck” descaradamente em cima do Canguru Animado. Só você que não viu. Muitos aqui acharam a punição leve…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Nove anos atrás de Vettel!
6 anos atrás

Muito aqui…… não sabem porra nenhuma de F1. Inclusive um chamado Paulo Pinto.

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Nove anos atrás de Vettel!
6 anos atrás

Bem. já que você sabe muito, Sennafredo, conta pra gente:

Alonso ainda vai renascer na Fórmula-1?

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

em tempo, não existe isso de deixar os pilotos brigarem. Nem na RBR existiu no 1 título de vettel, já que ele era o protegido do dono da equipe.
não vou julgar, sao um time. mas fica um pouco chato.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Exato
Muita gente esquece que são equipes e em equipe um elemento não deve atrapalhar o outro quando estiver melhor.
È como no futebol, bate a falta ou penalti quem pode e não quem quer.. rs

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

Apesar dos comentários efusivos e irreais de um ou dois fas dele aqui, o Vettel é um ótimo piloto, um dos melhores do grid.
Não é exuberante como Hamilton ou completo como Alonso, mas é extremamente competente e sabe economizar seu equipamento como ninguém na f1.
Mereceu a vitória, pois guiou certinho o melhor carro da corrida, competente, como já disse, já que a Mercedes, mesmo mais rápida, não era páreo pra ferrari hoje, apesar do papelão que kimi está fazendo.

Zé Maria
Zé Maria
6 anos atrás

No meu entendimento, de leigo que acompanha e se interessa pelo esporte, não vi culpa do Sainz em relação ao acidente.
Na minha interpretação, “Is Troll” deveria se dar conta da presença do espanhol na parte interna e dar espaço para ele, contornando por fora.
Aliás, na China o canadense já havia fechado a curva para cima do Perez, de um jeito que parecia não haver ninguém naquele espaço.
Será que é falta de olhar mais no retrovisor?
Melhor então colocar um spotter para auxiliar via rádio, estilo ovais americanos.

luigi
luigi
Reply to  Zé Maria
6 anos atrás

Pelo visto você não dirige ,pois saberia que quem entra em uma via ,saindo de uma adutora ,deve entrar nesta após o que vem em maior velocidade passar e guardar a velocidade e distância segura, ,isto também se aplica em competições (é uma regra básica de segurança) e você deve também achar que andando a mais de 70 m/s é facíl de se ver algo bem a sua direita ou esquerda ,talvez se F 1 tivesse um espelho retrovisor igual a do caminhão Scania R124 (que é excelente) , ele teria visto ,se o carro do espanhol não estivesse em algum ponto cego ,que também acontecem com estes espelhos,apesar do tamanho e campo visual.
É triste ver que ,para não verem seu piloto tão em baixa ,brasileiros tentam desqualificar o jovem Stroll ,que estava só no seu terceiro Gp de F 1 , o outro piloto da equipe já tem mais de 250 e de vez em quando faz besteiras também. Pobre automobilismo brasileiro e seus representantes na F 1 após 1994, a que ponto chegou !

rafael martins
rafael martins
6 anos atrás

É a terceira corrida do ano, segunda vitória do Vettel e ainda tem gente aqui nos comentários duvidando da capacidade da Ferrari de disputar o campeonato… É inegável que a Mercedes tem o melhor carro, mas fala sério se fosse ano passado mesmo com Safety Car, com 5s de penalty, pneu descalibrado a Mercedes faria o 1-2 com o pé nas costas… temos sim um campeonato! E tomara que com o motor Renault atualizado tanto o Riccardo e o Max se metam nessa disputa e sobre vitórias pra eles também!

gabriel
gabriel
6 anos atrás

Vc não gosta da Garoto?

Eduardo_SC
Eduardo_SC
6 anos atrás

Apesar do piloto que estava torcendo não ter ganho a prova, a corrida foi muito boa. Vettel ainda precisa provar, disputar roda a roda um GP, um título para convencer. No mais, a Mercedes ainda tem um bom carro, mas não tem mais margem para erros, como aconteceu na largada e na hora do safety car, senão a Ferrari leva.

Rodolfho Deute
Rodolfho Deute
6 anos atrás

Concordo com o Flavio em +/- 50%….
Mas devo esclarecer que meus prognósticos se confirmaram em aproximadamente 95% !!!
Podem conferir: eu disse que o Bottas ia sim largar bem e manter a primeira posição!!!! e foi o que vimos. Também disse que Vettel passaria o hamilto com certa facilidade já na largada e foi o que vimos! e que hamilto teria de suar pra ir ao pódio e isso só não foi tão evidente porque o Verstapen se ferrrou ( dizem que foi falha nos freios, na hora eu achei que ele tinha exagerado com pneus frios) e o Ricardão não é um cara de decisão apesar de ser bom piloto, um massa na vida, e o hamilto viu a cochilada que ele deu na relargada e o passou, já o Kimi só dirigiu mesmo não pilotou, parecia um motorista de táxi…. então o hamilto não precisou suar muito pra ir ao pódio uma vez que também eu não contava com o jogo sujo da mercedes já na terceira prova sacrificando o Bottas ( o Bottas me parece que aceitou ser escuderio e vai passar pra historia como um piloto secundário como barrica e massa) ou seja, se Verstapen não tivesse problemas, se Ric não cochilsse e se a mercedinha não fizesse jogo sujo hamilto seria quarto ou até quinto….. e a mascara da mercedes caiu cedo esse ano, nada de deixar os pilotos competirem, nada de jogo sujo, partiram pra apelação logo, lamentavel, o totó wolfo vai ter que passar um litro de óleo de peroba na cara e o nikki lauda vai gaguejar um monte nas entrevistas, que papelão dessa equipe, merecia ser punida, esses emporcalham o campeonato já na terceira corrida!!!! e FG é impressão minha ou o hamilton vem sendo sistematicamente vaiado no final das corridas, isso ficou evidente na Australia, não muito na china e me pareceu que foi bem vaiado denovo hoje: bem feito pre ele e pra mercedes: MERCENARIOS!!!! O Massa teve um resultado espetacular pro cacife dele, na verdade ele não foi disputou quase nada e foi o cara mais ultrapassado na pista, ou teria sido o alonso…… de qualquer forma como o FG disse ele foi lá bateu o cartão, cumpriu a ordem do dia e foi isso. Quero dizer aqui amigos que o Verstapen realmente pisou na bola de dizer que o Massa fez aquilo por ser brasileiro mas se voces conversarem com os pilotos de maneira bem sincera é isso mesmo o que eles acham dos brasucas: malandros & aproveitadores…. mas é claro que ninguém fica falando pois como o massa disse eles precisam correr no |Brasil e querem sair inteiros daqui, tem a relação com a midia, patrocinadores brasileiros e tudo mais, agora o massa foi filho da puta ao jogar a torcida contra o Verstapen, ele já tá querendo criar um clima contra o holandes, eu acho que o Verstapen até ia se desculpar com os brasileiors e tudo mais mas o massa sim é que foi sacana….. se os brasileiros forem na onda do massa vao querer linchar o cara no gp em interlagos…..
e o resto? o resto foi o resto! como eu falei a maquelaren não pontuou, e seria facil ela pontuar hoje visto as quebras e acidentes que tiraram muita gente…… e a Páscoa não foi boa pro Pascoal Werlein pois como eu mesmo disse que a sauber não colaboraria…… Hulk foi um leão no treino e um guerreiro na pista e tirou o máximo que se pode tirar duma renault..
Agora as hamildetes das lajes das favelas cariocas e dos lixões de Sp que me desculpem mas uma vitória do Vettel é muito mais SHOW!!!! Ainda mais pilotando uma Ferrari, isso sim é Fórmula Um !!!! Isso é emoção, paixão, competição, força, garra, persistência, lealdade, caráter, personalidade, tudo o VETTEL e a Ferrari tem de sobra e que fazem falta ao hamilto e à mercedes.
Resumindo a corrida até que não foi tão exepcional assim e nem teve tantas ultrapassagens como gostariamos MAS FOI SIM BEM DISPUTADA, BEM PENSADA, BEM ESTRATÉGICA, SEM CHANCES PARA ERROS OU FALHAS!!! pois como eu previ: quem administrasse bem os pneus, escolhesse bem a hora de trocar, usasse a estartegia certa se daria bem e ainda poderiam surgir coisas como quebras (Verstapen) acidentes e safety cars e tudo isso surgiu no decorrer da prova, e vejam voces que corridas são corridas, e como diz o Vettel : estratégias sempre envolvem riscos pois há fatores umprevisiveis e se voce acerta voce é um genio mas se voce erra mesmo por coisas que nao sao previsiveis voce passa por idiota!!! lembrem que a uma semana na china a estratégia da Ferrari não deu certo e impediu o Vettel de brigar pela vitória e o obrigou a contentar-se com o segundo lugar…. coisas de F1….
E o campeonato? Muita coisa ainda pode rolar em mais 17 corridas, a mercedes pode mostrar mais força pois eles sempre tem uma reserva, a Ferrari pode não ser tão competitiva e a RBR pode começãr a dar trabalho, mas são só hipotese. Podemos dizer que começou a já se definir: FERRARI e Mercedes vão brigar pelo título de piloto com VETTEL e hamilton e de equipe com Bottas e Kimi em papéis secundários, o que é lamentável para o Bottas pois asssim ele pode estar enterrando a carreira dele e se contentar com sobras como fizeram massa e barica, mas ele deve estar ciente disso e talvez seja ate opção dele, vamos ver, ja o Kimi com um titulo na carreira só pensa em levar a vida numa boa e ainda meter a boca quando é cobradoKKKKK , a RBR vaiser a terceira força isolada: não vai chegar nos primeiros e nem sera ameaçada pelos nanicos…. agora devemos tirar o chapéu pro Cristian Hornet, o cara é uma pessoa fantastica e profissional de primeira e merece todas as considerações do mundo formolunatico!!!! já toto wolfo é o inverso dele, é um excremento que nem devia ta na F1!!!!!. E na Russia? Pista com cara de Mercedes, então vamos ver, será que o Bottas vai ficar mesmo debaixo dos pés da turma??? Um abraço, comentem, eu gosto quando me mostram algo que eu naão disse ou que os outros viram melhor, Bye Bye turma!!!

valter
valter
Reply to  Rodolfho Deute
6 anos atrás

“Agora as hamildetes das lajes das favelas cariocas e dos lixões de Sp que me desculpem mas uma vitória do Vettel é muito mais SHOW!!!! Ainda mais pilotando uma Ferrari, isso sim é Fórmula Um !!!! Isso é emoção, paixão, competição, força, garra, persistência, lealdade, caráter, personalidade, tudo o VETTEL e a Ferrari tem de sobra e que fazem falta ao hamilto e à mercedes.”

Cara, vc foi infeliz ao extravasar sua paixão pelo Vettel.

valter
valter
6 anos atrás

Bottas assinou um contrato com duração de apenas um ano para ser o SEGUNDO piloto por livre e espontânea vontade. Talvez uma pole aqui, outra ali seja um item do contrato. Uma ou outra vitória quando Hamilton tiver problemas que o impeçam de vencer. Apenas. Qualquer declaração contra quanto as ordens e a sua verdadeira função dentro da Equipe Mercedes é mera encenação para não frustrar seus fâs. Quanto a penalização em somente 5sec para Hamilton na redução de velocidade na entrada dos boxes abre um precedente perigoso. Uma equipe poderá usar o mesmo expediente com seu segundo piloto para segurar os adversários e talvez vencer. A penalização tem que ser maior.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Ficou claro que vai ser muito difícil pra Ferrari brigar com a Mercedes de igual para igual este ano. Tanto no título de construtores como no de piloto.

São dois carros contra um. Hamilton & Valtteri contra Ve44el.

Aquela historinha da Mercedes de não dar ordens de equipe e não interferir na briga de seus pilotos era pura balela. Só existiu enquanto a briga pela vitória era apenas dentro da equipe.

No 1º ano que tem outra equipe na disputa, a máscara já caiu. Bottas será um mero 2º piloto e escudeiro fiel de Hamilton. Foi ultrapassado como um retardatário levando bandeira azul. Será um Massa, um Barrichelo.

Já Kimi, além de não ajudar, Ainda atrapalha. Ficou 20 voltas na frente de Ve44el na corrida passada, lhe tirando a chance de brigar pela vitória.

Em relação à corrida, ganhou o melhor piloto, não o melhor carro.

A Ferrari tem que evoluir muito em termos de classificação. Em uma volta lançada a Mercedes é imbatível. Não dá para ficar contando sempre que vai largar atrás e mesmo assim vai achar um jeito de ganhar. Quase o SC estragou os planos hoje também.

P.S.: algumas frases

1) Alonso está mais lento na pista do que um Civic!

By Grande Prêmio. Sensacional!

2) Hamilton imediatamente passou Ricciardo e Bottas tentou o bote para cima de Vettel.

By FG. Achei a frase confusa. O texto segue um ritmo e ao lê-la nesse ritmo chega-se a “Hamilton imediatamente passou Ricciardo e Bottas”.

Trocaria a conjunção aditiva “e” pela subordinativa “enquanto” para dar a idéia de contraste com simultaneidade.

Chuuuuupa Allonzo!

GArlet
GArlet
6 anos atrás

CHUPPPAAA haters. Venceu sem ter o melhor carro. 2 esse ano eim, chupa putada……………….

Segafredo
Segafredo
Reply to  GArlet
6 anos atrás

Ganhou por pura sorte, e na Austrália a Mercedes entregou a rapadura. Não fosse o safetycar e a punição iria comer poeira!

Robinson Araujo
Robinson Araujo
Reply to  GArlet
6 anos atrás

Isso, mantenha este foco e vamos torcer pra Lusa na serie D…..ai sim quero ver o que é fanatismo!

@lemao
@lemao
6 anos atrás

A Williams não tem ritmo de corrida, com o carro pesado no início a diferença até não é tão grande mas com o decorrer da corrida vai aumentando muito.
O Bottas escutou a frase “Hamilton is faster then you” e novamente “Hamilton is faster then you again”.

luigi
luigi
Reply to  @lemao
6 anos atrás

Eu acho que esta mais para o piloto da equipe não aguenta a corrida toda com o mesmo ritmo. Ma sab comé ; para os brasileiros , se a culpa não é do carro é do companheiro de equipe ,ou de toda a equipe ,menos a do piloto,que é um brasileiro (muito frouxo ,diga-se por sinal)

Jão
Jão
6 anos atrás

Uma pena a Mercedes não agir como a RBR num GP de Monaco um ano desses aí…quando pediu pra um ´piloto dar a passagem a outro, mas quando viu que ele não conseguiria passar o carro da frente mandou voltarem às posições originais.

Outra pena foi a Mercedes ter mandado Bottas pra pista com pneu supermacio depois dele ser o mais lento na pista com esse pneu (!?)…Enfim, Bottas foi bem, a Mercedes que falhou.

Gostei bastante de ver Felipe disputando posições com Ferrari e Red Bull.

Rodolfho Deute
Rodolfho Deute
Reply to  Jão
6 anos atrás

Cara, na boa mano, onde voce viu o massa disputando com Ferra e RBR??? Os cara chegaram e atropelaram o massaneta!!! isso nunca foi nem nunca será dispoutar algo!!!! o que voce anda fumando cara??????

Cranio
Cranio
Reply to  Jão
6 anos atrás

Concordo… A Mercedes estava ganhando tudo por ter um excelente carro. Mas bastou a Ferrari encostar e vemos a caca de estratégias que os caras fazem…

E se notarem, nas 3 corridas aconteceu erros na estratégia deles. Se continuar assim, a Ferrari leva fácil.

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

…… Ricardão (sua sorte foi Verstapen ter batido)………. Do mesmo jeito que a sorte presenteou o Schukrute com um SafetyCar e 5seg do Mirtão.
Continua o mesmo pilotinho de merda esse alemão! Teria chego uns 15seg atrás não fosse as circunstâncias. E o resto é mínimo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Acorda, xará! É a segunda porrada em três corridas que Vettel mete nas duas Mercedes. Nas DUAS Mercedes.

Sennafredo, cadê o teu guru, o Vicellez? Está de cabeça inchada de tanto ver o Alonso tomar um “sacode” atrás do outro dos moleques?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Estou bem acordado……..e relatando os fatos e contexto em que se deram………se falei mentira refute com argumentos e não comentários bobos de fã ofendido!

GunneR
GunneR
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

O Francisco Meireles está no “motorsport.com” do Brasil ameaçando processar um clone. Diz que tem até B.O! :D

Cara, você tem que ver aquilo! É bizarro! hahaha…

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

O Vicellez está ameaçando processar um clone? Essa eu quero ver!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

“Teria chegado”, ok!
“Não fossem as circunstâncias”, ok (2)!
“Professor Pasquale” aceita críticas ao Vettel, apenas que não aviltem a língua pátria. . .

charles
charles
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Ô tio, para que tá feio!

Rocker
Rocker
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Cada vez que uma viúva pacheca traumatizada por alemães tenta diminuir os feitos de Vettel e Schumacher, eu só consigo lembrar de “Goooooool da Alemanha!”
Continua chorando aí, exibindo seu recalque e fazendo a nossa alegria.
Obrigado, pateta.

Felipe
Felipe
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

A safety car na tese ajudou a Mercedes, pois Vettel fez o pit stop durante a corrida e as Mercedes durante o safety car, perdendo muito menos tempo. Mas mesmo assim o ritmo de Vettel era muito mais rápido e voltou na frente.

Claudio
Claudio
6 anos atrás

Não sei do que tanto reclamam históricamente ano a ano a F1 sempre teve apenas 2 no máximo 3 disputando o título, quase sempre houve uma equipe dominante durante algum tempo.

Henrique
Henrique
6 anos atrás

O campeonato de 2017 me deixou com o pena em 4 situações.
A primeira por Räikkönen, que não se encontra em um carro que finalmente a Ferrari conseguiu entregar para a disputa do campeonato. Se não há a chance do bi, que pelo menos exista a chance do 17° título da Scuderia.
Depois vem Bottas. Coitado, já se entregou ao título de cãozinho da equipe. Fará tudo o que mandarem para o mimado Hamilton lutar pelo tetra. Pelo menos eles têm uma chance maior com o título de construtores que a Ferrari e seu morto finlandês.
Em terceiro lugar vem a McLaren. É triste ver a segunda maior vencedora da F1 de arrastar pelos circuitos por aí. Ela não merece isso. Nem os pilotos merecem passar os vexames que passam a cada com de semana.
E por Alonso. O piloto certo, para a equipe certa, mas na hora errada. O que só escancara a capacidade dele de fazer milagres na pista. Me arrisco a dizer que em 2015 seria capaz de disputar o título se ainda estivesse na Ferrari, já que com essa McLaren vergonhosa puxou até um quinto lugar nesses últimos anos. Não merece só esses dois títulos que tem, era pra ser pelo menos tetracampeão. Uma lástima.
Sobre 2017, torço para que essa briga entre o #5 e #44 prossiga até Abu Dhabi (ou Brasil né, é legal ver uma disputa de título em um circuito tradicional) e volte a acender a chama da paixão pelo automobilismo dos torcedores que ainda estão desanimados com a categoria

helio
helio
6 anos atrás

Flávio , até que em fim !!!!! Entretanto faltou um pouco do seu humor, ,da sua marca original na escrita(isso é um elogio do coração ) , isso aqui já foi escritos em todos os outros sites, a corrida também consegui assistir . De qualquer forma vou continuar lendo seus posts

Valmir Lopes
Valmir Lopes
6 anos atrás

Gostei da corrida. Botas foi fraco, imaginei que esses negócio de segundo piloto ele não aceitaria. Parece que aceitou. Massa foi bem. Kim passou a corrida toda pendando no bar hein. Temos um campeonato.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Valmir Lopes
6 anos atrás

O Zé Botina não aceitaria a posição de segundo piloto na Mercedes? Tá sonhando, cara? Até Alonso, marrento como ele só, aceitaria!

Lenadro
Lenadro
6 anos atrás

Cara que saco, ta parecendo guerra fria, toda corrida tem alguma coisa que evita os dois no mano a mano. E outra coisa, que foda era o Rorberg!! Podia não ser genial mas ia dar um outro tempero nessa disputa, ia deixar o Hamilton doido e ia atrapalhar muito o Vettell. A esperança e a red bull melhorar e o Verstapinho chegar la para dar um gás a mais.

helio
helio
Reply to  Lenadro
6 anos atrás

A corrida tem que ser estratégica mesmo pois a Mercedes continua melhor e no mano a mano o Vetell perde , tem que ir na estratégia , tem que ser esperto e usar tudo que pode , como fez hoje

Henrique
Henrique
6 anos atrás

2017 já me deixa com o sentimento de pena 4 vezes.
A primeira por Räikkönen, que não se encontra com um carro que finalmente a Ferrari conseguiu entregar para disputar o título de pilotos e construtores. Sério, é triste ver um piloto como ele sofrer assim e não dar a mínima.
Por Bottas, que já se entregou a ser o cãozinho adestrado da Mercedes e entregar as possibilidades a Hamilton. Tomara que ele seja aqueles cães que desembesta de vez em

Robinson Araujo
Robinson Araujo
Reply to  Henrique
6 anos atrás

Chegar em segundo ou terceiro com chance de pole e quiçá uma Vitória é bem melhor que mais um ano numa Williams nem lá nem cá a qual muito deve ao Finlandês.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
Reply to  Henrique
6 anos atrás

É sério que vc achava que o Raikkonen ia brigar com o Vettel?
Pena só tenho do Alonso…rs

Mônica
Mônica
Reply to  Rafael Rego BH
6 anos atrás

O meu gatão se encontrou com o carro e está entregando resultados que ajudam a equipe. E já fez uma volta rápida, coisa que Vettel não fez!

Romulo
Romulo
6 anos atrás

Não sei de onde tiraram que ele imitou um coelhinho, ele está dançando a dança egípcia, sabe-se lá pq

Formiga
Formiga
6 anos atrás

F1 é futebol e não basquete. Quer ultrapassagem assista Nascar!!!! Que acho um porre

Robinson Araujo
Robinson Araujo
Reply to  Formiga
6 anos atrás

Que diga o Alonso atrás do Petrov em 2010