DEU NO PRAVDA (3)
SÃO PAULO (só falta escrever) – Quando um piloto ganha uma corrida pela primeira vez, é legal. Muito legal. Ver como comemora, como os outros reagem, como a equipe festeja, como a imprensa avalia… Por isso, a vitória de Bottas hoje na Rússia salvou o GP. Como foi a primeira, ganhou ares de “fazendo história”, expressão que abomino, mas não sei bem por quê. Até que faz sentido: fazer história. É, fez história. Ganhou a primeira, colocou a Finlândia de volta ao topo depois de quatro anos (o último tinha sido Raikkonen, de Lotus, em 2013 na Austrália), tornou-se o quinto piloto de seus país a vencer um GP, sim, é um capítulo escrito.
Como quando Alesi venceu sua primeira corrida, no Canadá, em 1995. Quem diria que seria a única? Acabou virando história. A melhor história de um piloto em quem todos apostavam muito, especialmente depois da estreia, com um quarto lugar em Paul Ricard/1989 (eu estava lá) pela Tyrrell, e de uma prova maravilhosa no ano seguinte em Phoenix — batalha verdadeiramente épica contra Senna, e no final um segundo lugar marcante. No fim, ficou naquela de Montreal e mais nada.
[bannergoogle]Mas Bottas não será um Alesi, porque ao contrário do francês, que nunca esteve num time realmente hegemônico — mesmo tendo ficado cinco anos na Ferrari e chegado à Benetton em 1996, um ano depois do bi de Schumacher –, o simpático, calado e pacato finlandês corre pela Mercedes, equipe que dominou de cabo a rabo os últimos três campeonatos. E que, se não repete o domínio agora, segue sendo fortíssima: fez três das quatro poles do ano e venceu duas das quatro corridas da temporada.
Correndo pela Mercedes, ganhar era uma questão de tempo para Valtteri, mas confesso que achava que iria demorar mais. Aliás, depois das primeiras provas, escrevi neste blog que os provedores de internet hão de comer que mui rapidamente Mercedes e Ferrari tinham entendido que Hamilton e Vettel seriam os litigantes pelo título, e que a Bottas e Raikkonen restaria o honroso posto de auxiliar-de-campeonato — se não atrapalhassem e somassem bons pontos, já estariam fazendo bem seu papel.
Bem, Bottas colocou o pescocinho para fora do engradado. Ao fazer a pole no Bahrein, na corrida anterior, acenou de dentro dos boxes para seus chefes: “Oi pessoal, estou aqui, olha, meu nome é Bottas, Valtteri Bottas, sílaba tônica no ‘val’, proparoxítona como quase todo nome de finlandês, se fala ‘ráiconen’ e ‘ráquinen’, lembram deles?, pois é, eu sou Valtteri, fala ‘válteri’, não ‘valtéri’, fui contratado outro dia aí, e também sei pilotar carros de corrida, valeu? Muito prazer”.
Hoje, o aceno foi diferente, com o punho fechado de dentro do cockpit e um sorriso meio tímido lá no pódio, no degrau mais alto, graças a uma largada fantástica que decidiu a prova de Sóchi nos primeiros metros.
[bannergoogle]A corrida, em si, foi muito ruim. O que não é uma surpresa, dadas as características da pista. O cenário é lindo, a cidade é sensacional com suas instalações olímpicas, as montanhas com neve lá no topo lembram folhinha de colocar na parede, mas o traçado é muito sem graça, sem relevo, sem curvas diferentes, sem pontos de ultrapassagem. Uma bosta, em resumo. Nenhuma corrida das quatro já realizadas na Rússia foi boa. Aceitemos o fato, será assim pela eternidade, ainda mais que estão renovando o contrato até o fim dos tempos — que estão próximos, espero.
Sapattos era terceiro no grid e foi muito inteligente na hora em que as luzes se apagaram. Como a distância para a primeira curva é longa, embutiu no pole Vettel e foi sugado pelo vácuo da Ferrari rapidamente. A potência do motor Mercedes ajudou e sua alegria e ousadia, também. Tirou para a esquerda, encarou Vettel e passou. Assim, saltou para a liderança, contando ainda com a ajuda de Hamilton que, em quarto, partiu para cima de Raikkonen, o segundo no grid, dando trabalho à outra Ferrari — Kimi teve de se preocupar em defender a posição e não pôde participar da disputa logo à frente.
Vettel nem teve tempo de tentar dar o troco, porque lá atrás Grojã tentou passar Palmolive, os dois bateram e o safety-car foi chamado para limpar a merda. Culpa do francês da Haas, diga-se. Mas Palmer continua sendo horroroso. Nota de rodapé: Stroll rodou na largada, não sei bem como, mas pelo menos não bateu em ninguém. Mas rodou, como sempre faz em algum momento. Vamos em frente.
O safety-car foi bom para Bottas, que não precisou se esgoelar para defender a ponta como teria de fazer em condições normais à frente de um Vettel que viria babando para recuperar o que perdera. Deu tempo de respirar, se aprumar e, na quarta volta, quando relargou, segurou a onda sem maiores problemas.
A partir daí Sóchi viu uma procissão sem sal de carros de corrida e, realmente, há muito pouco a relatar. Na hora da relargada, as dez primeiras posições eram de Bottas, Vettel, Raikkonen, Hamilton, Verstappen, Massa, Ricciardo, Pérez, Ocon e Hülkenberg. Massa teve um pneu furado no final e precisou fazer um pit stop extra, terminando a corrida em nono. Ricardão abandonou na sexta volta com o freio traseiro direito em chamas. Tire os dois dessa lista de dez e na bandeirada as posições foram exatamente as mesmas: Bottas, Vettel, Raikkonen, Hamilton, Verstappen, Pérez, Ocon e Hülkenberg. Felipe ainda conseguiu se recolocar nos pontos e o décimo foi Sainz Jr.
[bannergoogle]Ou seja: ninguém passou ninguém. Por isso, do ponto de vista do espetáculo, o GP soviético foi muito pobre. Dos pequenos dramas, também. Lá pela volta 16, pelo rádio, Hamilton começou a conversar com a equipe sobre superaquecimento do seu motor. Subiu, caiu, melhorou, estabilizou, tá quente, tá frio. “Desse jeito estou fora da corrida”, concluiu o inglês após essa longa conferência sobre temperaturas em geral — faltou discutir qual a ideal para fazer ovo cozido com gema mole.
“Foi um fim de semana muito duro”, resumiu Lewis após o evento, reconhecendo que não se achou durante os três dias. De fato, ele não foi bem na Rússia. E como a prova teve apenas uma parada para todos como estratégia-padrão, a chance de algum pulo do gato — para ele e para qualquer outro que quisesse tentar algo fora do script — inexistiu.
As paradas começaram para a turma da ponta na volta 28, com o líder Bottas. Detalhe 1: Valtteri tinha 20 voltas na liderança acumuladas até hoje na carreira, sendo 15 neste ano já pela Mercedes e as outras 5 nos quatro anos anteriores pela Williams. No GP da Rússia, foram 44 no total. Detalhe 2: quando Vettel assumiu a liderança na volta 29, pela primeira vez um carro não-Mercedes liderou um GP em Sóchi desde o primeiro de todos, em 2014.
Apenas detalhes, quase irrelevantes. Muito melhor que isso foi o que aconteceu na volta 33, quando somente Vettel ainda não tinha feito sua troca de pneus e Raikkonen foi avisado pelo rádio qual era sua diferença para Bottas, então segundo colocado, imediatamente à sua frente. “Bottas? Como fui parar atrás dele?”, perguntou Kimi indignado. “Ele está liderando a corrida desde o início, Kimi”, respondeu seu engenheiro. “Ah, OK, pensei que era o outro”, encerrou o piloto. Confundir o líder é demais, Raikkonen puro, um temperinho delicioso num GP que padecia da falta de graça absoluta.
E para não dizer que não aconteceu mais nada, as últimas voltas ofereceram algum suspense, quando Bottas errou uma freada, deu uma detonada nos pneus dianteiros e começou a perder tempo. Tião Italiano percebeu e mandou a bota, com o perdão do trocadilho infame, e a diferença que estava estável na casa dos 5s depois dos pit stops começou a cair rapidamente. Deu a impressão de que poderia complicar quando entrou na casa de um segundo e alguns décimos, e nessa hora Sapattos pediu pelo rádio: “Não falem mais comigo até o fim”.
E assim foi. Em silêncio, sem se apavorar com o carro vermelho no retrovisor, Bottas recebeu a quadriculada apenas 0s617 à frente de Vettel, com Kimi fechando o pódio. Putin foi entregar os troféus e acabou-se tudo.
Nas entrevistas, todos disseram aquilo que realmente aconteceu: Valtteri mereceu vencer. “Hoje é o dia dele e estou feliz de testemunhar sua primeira vitória. Ele foi o melhor. Às vezes a gente não gosta de dizer isso, mas precisa admitir que outro piloto fez um trabalho melhor”, sintetizou o alemão, que deu um salto na classificação e foi a 86 pontos, contra 73 do opaco Hamilton.
Sapattos subiu a 63. Está na dele. A briga ainda é entre Vettel e Hamilton, mas vai que…
Corridinha horrível, a não ser pelas declarações de Bottas mandando seu engenheiro largar de seu pé e de Kimi sobre quem liderava a prova. Aliás, quem corre sabe muito bem que isso é coisa normalíssima. Os carros são iguais e o número do carro é frontal. Não dá para ver o número do carro quando se é ultrapassado nem se o piloto tiver caçando borboletas e não concentrado na curva à frente.
No mais, 1000 para o Bottas e 0 (zero) para os tocos da Ferrari que tinham a corrida nas mãos e deixaram o segundo piloto da Mercedes lhes bater as carteiras.
É óbvio que essa “cagada” de Vettel e Kimi foi minimizada pela Ferrari e pela mídia, pois se fosse esculhambar teriam de esculhambar Vettel também.
Ah… o Massa. É um verdadeiro empata-foda. Primeiro foi o Verstapinho, agora o Vettel… Para mim piloto deviam substituir a bandeira azul pela bandeira preta. Está a menos de 1s de tomar uma volta então game over para o piloto.
Abs.
Flavio,
boa tarde !
Na largada voce acha que foi patinada do Vettel ou cavalos extra na Mercedes ?
De qualquer forma foi uma grande corrida do Bottas e vitoria merecida.
Vanni Rebonato
As Mercedes largaram melhor que as Ferrari. Tanto Vettel quanto Kimi patinaram na largada.
Ze,
obrigado pela resposta !
A minha sensação foi de cavalos extra na hora certa.
Se fosse seria um bom detalhe tecnologico.
Vamos ver as próximas corridas.
Um abraço
Vanni Rebonato
Por nada Vanni. Mas é possível que os motores Mercedes ainda sejam mais potentes que os motores Ferrari, apesar de quê os motores Ferrari melhorarm muito. Talvez percam poucos cv para os Mercedes, não sei.
Abraço.
Flávio,
Qual a sua opinião da notícia “extraordinária e em primeira mão” do Galvão sobre uma possível dupla Alonso/Massa na Renault em 2018?
P.S: Enquanto você comenta que as corridas estão chatas sem muitas possibilidades de ultrapassagens, o Galvão disse como super amigo do Massa, que ele pretende continuar porque está gostando da “Nova F1”.
Realmente assistir aos treinos e as corrida F1 é apenas para os apaixonados como eu (O que salva são os treinos transmitidos pelo SporTV, com Sérgio Maurício e Lito Cavancanti), pois o Galvão há anos está insuportável com suas histórias e comentários que se sobrepõe de forma autoritária ao Regis e ao Burti.
Massa está gostando na “Nova F-1”? Tem explicação. Nessa F-1 ninguém ultrapassa ninguém, ou seja, ele não corre o risco de ser ultrapassado ( a não ser como retardatário). E isso é muito bom para um piloto que protelou sua aposentadoria.
Pior foi ele tentar transformar o Massa num “Mestre dos Magos” dos pilotos. E no final ainda interpretou a imagem dizendo que Massa mandou Bottas ir cumprimentar Hamilton no final quando chegaram nos boxes.
Ontem assistindo a corrida na Fox Australiana , os tempos de intervalo de um piloto pro outro depois que as posições e a procissão se estabeleceram reparei que por mais de 3/4 da corrida apenas um e no maximo dois pilotos se encontravam em menos de 1 segundo do piloto e frente e portanto na zona de DRS.
O unico artificio autorizado para facilitar ultrapassagens e aumentar as disputas que é o que a gente quer ver, não pode ser utilizado a maior parte da corrida. Talvez se aumentassem o gap para 2 ou 3 segundos teriamos mais disputas em circuitos de longas retas como Monza e Spa , trazendo todo mundo pra briga .
Uma corrida que deve ter batido o recorde negativo de ultrapassagens. Pelo menos a TV não mostrou nenhuma briga, nem lá pra trás. Surpresa do Stroll quase chegar nos pontos, com o P11. E que o JolyOFF Palmer faz na Fórmula 1? E o Nasr dando sopa por aí. Saudades da F1 dos anos 70 que quem era rico corria de carro privado e não tirava o lugar dos verdadeiros pilotos nas boas equipes. E o Räikkönen foi divertido demais com aquele rádio. E a “festa” dele no pódio? Chega ser engraçado ele jogando champanhe no Bottas, quase que sem olhar, como se fazendo por obrigação…
Bottas vai ser campeão. improvável, mas vai.
difícil é aguentar essa transmissão horrível de galvão bueno. o cara é um completo idiota.
Provavelmente, não! Vai dar Hamilton.
Vitoria irrefutável de uma largada épica. Apesar de não torcer para ele, é bonito ver um azarão bagunçar as coisas e ainda mais desse jeito.
Desta vez o Galvão falou do Alonso na Indy. O Regi foi dizer alguma coisa do primeiro treino do Alsonso na Indy essa semana e na sequência o Galvão chamou os carros da Indy de “carrinho” num circuito que “vira para um lado só”. Alguém aí percebeu? Coitado do Regi nem disse mais nada depois. Sabe Flávio, acho que não é com a emissora não, é com ele mesmo.
Eu vi o Reginaldo falando. O GB eu não ouvi comentar nada não. E Rui, não é ordem da emissora não, é coisa de GB mesmo, pq na Sportv, que também é da Globo, os caras falam mais abertamente sobre outros esportes a motor.
Eles falam RedBull, Toro Rosso…enquanto pra GB é RBR e STR. Outro dia eu vi o Lito falando explicitamente da FCA-Fiat Chrysler, enquanto GB se refere à Fiat como a marca que é dona da Ferrari, mas não diz Fiat.
O Sérgio Maurício chamou a corrida de “corridinha meia boca”, enquanto GB ficou a corrida toda tentando passar uma emoção que não existiu.
Bem isso mesmo Zé! Abraço :)
Seda
Eu tô é achando muita rasgação de ceda por causa de uma vitória que foi decidida na largada e quem sabe pela “ajudinha” de um outro piloto nas voltas finais. Bottas tá longe de ser um piloto medíocre, mas ainda penso que o Hamilton é muito mais piloto. Basta lembrar de todas as ultimas corridas e será fácil ver que essa foi uma corrida anômala para os padrões de pilotagem do piloto inglês. Acredito que o Kimi deva em uma ou outra corrida superar o Vettel. Sempre tem uma pista ou um fim de semana que um piloto não se encontra com o carro. Mesmo sendo um bom piloto.
Achei muito pertinente seu comentário ,piloto assim como jogador de futebol também tem seu dia ruim como os goleiros e os atacantes ,mas os assistidores de corrida que são torcedores de futebol ,são muito lenientes com as jogadas mal executadas pelos seus jogadores prediletos mas não o são quando é um piloto que comete algum erro ,coisa de quem nunca sentou em um carro de alta performance e se acha o maior piloto de 1.0 , na marginal na hora do hush. Mas talvez devamos levar em conta que o Bottas ,só agora esta se “achando” dentro da Mercedes, onde Lewis já esta a um bom tempo (eu particularmente nunca achei o Bottas mais que um bom piloto ,talvez eu deva queimar a língua ,como queimei quando achava que a rossa di Maranello , continuaria o seu calvário de insucessos e a nova turma do Marchionne ,esta mostrando competência , turma que cuidava das Ferraris do W E C e outros campeonatos de G T´s , como os engenheiros Simone Resta e Enrico Cardille. E tem gente que ainda acha que as grandes cabeças do automobilismo esportivo só estão na F 1
Disse Marchionne ,porque foi ele que decidiu fazer a mudança e não o Arrivabene.
Mas é sempre assim. Há pouco tempo atrás, transformaram Verstappen num deus do Olimpo por conta de uma corrida.
Bottas só venceu porque Hamilton estava em quarto. Se Hamilton estivesse em segundo, a história seria diferente. Será que ninguém enxergou isso?
Neste caso teria sido a “bota da vez”? Kkkkkkkk
Bem bolado. Valeu!
Hoje todo mundo torceu pro Bottas, até o Massacrado! O Vettel pode não ganhar esse campeonato, mas a Ferrari está bem superior em relação ao ano passado. Para um piloto sumido como o Hamilton nessa corrida o quarto lugar ficou de bom tamanho. Pro Stroll a corrida foi positiva apesar da escorregada no início da corrida e das críticas do seu Galvão Bueno, mas ainda vai ter que trabalhar muito pra amadurecer. Pobre Alonso agora se encontra no Fundo do Poço com sua McLaren Carroça Honda sobrando só as 500 Milhas de Indianápolis como prêmio de consolo.independente do resultado.
Felipe MASSA IMBECIL…atrapalhou a corrida do Vettel… cadÊ que GALVÃO CAMARÂO falou isso? hahaha pense numa transmissao merda da GLOBO…enquanto Vettel vinha voando e tirando tempo para Bottas eles conversavam porcaria, contei umas 6 voltas enquanto a equipe da GLOBO nao falava na corrida, e sim da Russia, crise politica etc..
Galvão estava endeusando Bottas, colocando-o nas alturas, procurando justificar a falta de combatividade do nosso brasileirinho perante os seus companheiros de equipe.
Concordo plenamente com o seu pensamento.
Bem malandrinha a fechada do Massa no Vettel no final da prova.
Lembrando que a Massa / Williams correm de motor Mercedes e tiveram envolvimento direto na ida de Bottas para lá.
Carro que está a 1s de tomar uma volta devia receber bandeira preta. Ir para o box assistir ao resto da corrida ou tomar sorvete, jogar baleia azul… qualquer coisa, menos ficar ensebando na pista atrapalhando quem está na disputa.
PS. Não curto o piloto Vettel absolutamente em nada.
Abs.
Em minha opinião, vettel é um bom piloto. Mais que isso, quase um ótimo piloto, dos melhores de sua geração.
mas tem um currículo muito superior ao de sua capacidade, hoje era prova pra ele.
Mas, analisando o campeonato, acabou se dando bem, já que hamilton vai só voltar ao campeonato lá pela metade.
Não dá nem pra apontar fracassos ou grandes sucessos, fora o bottas. M surpreendi com a personalidade dele, e, ainda bem que tinham as ferraris no meio dele e do hamilton, senão ia ter que abrir.
Alonso… quem… quando… onde?
Será que é muito difícil ,ou você realmente ,por falta de Q I ,não consegue entender que os resultados de corrida do Piloto Fernando Alonso ,são em função do carro /unidade Motriz Honda e não por incapacidade pessoal dele . Não gostar da pessoa “Fernando Alonso” é uma coisa ,mas desconsiderar sua capacidade de pilotagem (e também pilantragem) é admissão de completo desconhecimento sobre carros e pilotos na história do automobilismo desde que ele existe.
Pode não ser, mas você tem o mesmo estilo de escrever do Vicellez.
Perfeito, basta ver o quanto o cara recebe de salário em relação aos outros, apesar de 11 anos sem título, além do que, os próprios profissionais dá categoria falam a respeito dele.
Isso não vai mudar a realidade dos números.
Triste F1 de hj, prova sem sequer uma única ultrapassagem…
Prezado F&G : Botas salvou a pele dele,parabéns,a pista é uma droga só um ponto de ultrapassagem.Massa trocar pneu na volta 22 ,tática bem burra essa .
O dedo médio do alemão ao Felipe Massa mostra o seu carater, lobo em pele de cordeiro. O cara chora chora demais, ao lado de Don Choron, é o que mais chora no grid. Não passaria nunca o Finlandês, mas tem que jogar pras câmeras, como faz o Don Choron, que irá lustrar os dentes nos muros da Indy. As flechas de prata ainda são os melhores carros e nas próximas corridas mostarão isso. A fiat não tem chances.
E mostra tbm quem é que pira quando está sob pressão. Passou 2016 todo reclamando de tudo e de todos. Até o diretor Charles Whiting foi vítima de seus chiliques. Sem falar na presepada que fez na frente das câmeras quando Kvyat bateu nele.
É verdade. Todos falam dá instabilidade emocional do Hamilton mas eu acho o Vettel muito mais chiliquento. O Kvyat que. o diga..
O corretor ortográfico do meu celular me pregando peças. Me desculpem.
O Felipe deveria dar uma chupeta vermelha ao garoto mimado criado a leite com pera na redbull (terra criadora de chorões).
E as presepadas do Senna quando era atrapalhado???
O gesto foi a melhor forma de argumentar com o Felipe Massa. Afinal Felipe é brasileiro, e como até um menino como Vestarpinho já sabe, que com brasileiro não se argumenta, então manda logo o recado universal, um longo dedo para ela fazer o que quiser.
A bem da verdade quem mostrou o seu caráter, ou a falta dele, foi o piloto brasileiro que abriu pro finlandês e fez que não viu o alemão. Além de não pilotar e não ganhar nada, ainda atrapalha quem sabe pilotar e quer ganhar a corrida. Mas vai explicar isso pra um pacheco!!!
Você nunca deve ter feito isso em alguma rua ou rodovia em algum dia de sua vida de motorista comum ,não é mesmo ? E sem valer nada !
Talvez você nunca tenha participado de uma competição ,com possibilidade de vencer e não ter a possibilidade de ganhar por ter sido atrapalhado por um “participante sem ambição” que só esta lá para compor grid. Gostaria muito de saber sua opinião se o caso fosse o inverso ,será que você teria a dignidade de ofender o piloto brasileiro da mesma forma como fez com o alemão . Coisa feia ter dois pesos e duas medidas ,pode demonstrar caráter dúbio.
Transmissão sofrível do narrador oficial…Burti salvou hoje, foi muito bem.
Menos pior que o Luis Roberto.
O Galvão é insuportável, e o Luiz Roberto faz questão de deixar claro que não quer estar ali.
Hoje o Luciano Burti na TV disse algo interessante que vai repercutir durante a temporada: o carro do Vettel utilizou nessa corrida a terceira unidade de turbo, e só são permitidos o uso de quatro durante a temporada toda.
Transmissão sof
Muito legal o Bottas ter vencido. Vai ser bom ver o popstar marrento levar ferro. Quanto à corrida, a expressão do Raikkonen no pódio explica..
E quando foi que Raikkonen teve outra expressão?
O meu gatão tem várias expressões e quando ele sorri, o sol aparece. O problema de vocês é resumirem a pessoa pela sua atitude mais marcante.
Quando ele sorri, o sol aparece? Então o dia dele vira noite!
Hahahahahahaha!
Só podia ser o engraçadinho do blog.
Eu não perco a piada, menina.
Vou torcer pro Kimi dar uma acordada, ganhar o próximo gp e o Vettel não pontuar. Aíteríamos emoção por alguns gps.
Mais um que acredita que o meu gatão pilota dormindo.
Ao final do TC quando marcou o P3, Bottas declarou que a reta iria favorecê-lo na largada. Previsão de piloto experiente. Obteve 100% de sucesso na sua estratégia de largada, isso claro, considerando que Vettel patinou. Parabéns ao Bottas. E só. A corrida foi modorrenta, a vitória foi modorrenta e a comemoração também foi ainda mais modorrenta para quem vence pela primeira vez. Vettel e a Ferrari mostram que estão muito melhores que a dupla Hamilton/Mercedes. Rosberg está fazendo muita falta ao Hamilton. E, FG, vou comentar aqui sobre o que Milton Neves sempre diz: “Não há fase boa que dure para sempre e nem fase ruim que seja eterna”. Esse ditado, que já coube a outras equipes, hoje cabe a Mercedes.
Quanto ao Alonso, o fim de sua carreira, chegou mais cedo. Que seja muito feliz em terras do Tio Sam.
Quanto ao Alonso, o fim de sua carreira na F1.
Alonso merece passar por isso. Mau caráter desde sempre. Maior beneficiado no singPuragate, e no escândalo de espionagem da Mclatren. Nunca foi punido pela FIA . Fora a sacanagem sem fim na Alemanha 2010 que pra mim foi o pior tipo de antidesportividade.
Sem duvida a corrida mais chata do ano. Não houve disputa pelo pódio , nem ameaça ao primeiro , nem ao segunda , nem ao terceiro lugar . Começou e terminou igual . Quanto ao campeonato não tenho dúvida de que a disputa pelo título será realmente entre Vettel e Hamilton, podendo os demais pontuar de forma constante e até vencer uma e outra. A Ferrari muito forte , mas as Mercedes continuam à frente. É muito melhor ver equipes disputando , que só uma vencendo .
Na minha visão a Ferrari está melhor que a Mercedes. em ritmo de corrida e no desgaste de pneus. A equipe alemã até melhorou um pouco o consumo de pneus.
Talvez, a Mercedes esteja à frente em uma volta de classificação, por exemplo.
Após os testes de pré temporada tive praticamente certeza que o tetra de Hamilton já estava no bolso, felizmente estava enganado! Caso não haja alguma reviravolta na fase européia do campeonato é o penta de Vettel que esta se desenhando…
A vitória de Bottas foi legal e teve 100% de méritos do rapaz, porém não será o suficiente para mudar o estatus de segundo piloto, a Mercedes contratou ele para isto e ele sabe bem disso! Hamilton agora tem que honrrar sua condição de primeiro piloto, por a cabeça no lugar e brigar até o final pelo campeonato. Tomara que no final o queridinho da F1 tenha que “comemorar” mais um vice!!
Muito bom comentário gomes. Vettel inteligente viu que não dava pra ultrapassar catou pontos importantíssimos na luta pelo campeonato. agora que palhaçada desse Fernando Choronso viu, duvido se ele não fez de propósito deixar a maclarem no meio da entrada dos boxes ali, bem ao estilo dick vigarista, e assim vai experimentando seu próprio veneno. bem feito
só pra saber, vc é fã do vettel?
Fã de Vettel? Bem, vejamos. Ele elogia Vettel e chama Alonso de Dick Vigarista (eu chamo o espanhol de Dick Júnior).
É, tudo leva a crer que ele seja fã do alemãozinho. Mas, de qualquer forma, aguarde a resposta dele e tire sua dúvida.
Assisti a transmissão inglesa, Skysports. Disseram que a Mercedes era 8 milhas/h mais rapida de reta, e soma-se a dificuldade em ultrapassar, mais a largada do Bottas. Realmente a Ferrari poderia ter vencido mais essa, que por sinal éuma pista em que a Mercedes é fortíssima.
para tudo, cadê o negão? tô torcendo pro Bottas, mas nunca imaginaria aquela largada. Prova chata, o final até ajudou. Mas hoje meu principal parabéns vai pro Galvão (retiro o que eu disse, “das bolas”) o pessoal da equipe dele parece que tava flutuando em paz. Hoje eu gostei demais da transmissão, tomara que seja assim toda temporada.
“Muita coisa nesse GP vai ser condicionada pela largada” e “quase rodou, mas deixou para amanhã” certeiro.
Impressão minha ou o Massa segurou o Vettel no fim pra ajudar seu amigo Bottas?
Sem duvidas Gabriel , só que Massa fez as curvas na dele , porem
alguns milésimos mais lento do que o normal , daí a reclamação
de Vettel . Agora mesmo que não tivesse o Massa , o Vettel não
passaria , pois nessa pista ninguem passa ninguem…
Mesmo que aquilo não tenha custado uma vitória da Ferrari, estou até agora tentando entender o porquê de um retardatário se meter entre dois carros que estão separados por apenas oito décimos e brigando pela vitória…
foi um Retardado e não Retardatário que se meteu entre dois campeões.
creio que não porque ele perdeu muito pouco tempo, é “birra” do Vettel latino =P.
O Vettel é um chiliquento, mas o Massa poderia sim ter deixado o cara pasar mais facilmente. mas a vitória do Bottas foi incontestável mesmo.
A Mercedes sente saudades de Rosberg, afinal ele é que era o grande responsável pelo desenvolvimento e acerto do carro.
É Carlos acho que Rosberg deu uma dicas pro Bottas…
O irônico é que, segundo o pessoal do SporTV no sábado, o Alonso elogiou o carro da McLaren no sábado, e hoje o carro nem largou.
kkkkkk
É aquele velho ditado: Não se pode elogiar…
O bólido (?!) ficou tão emocionado com o elogio que travou geral.
Hoje o motor Mercedes engoliu o motor Ferrari na reta de largada.
Algo semelhante a isto:
https://youtu.be/8ANP-ZkZn70
E volto a repetir o quque disse no post passado:
Se a Mercedes quiser ganhar o campeonato de pilotos terá que priorizar o Bo77as.
Hamilton já piro pirou cabeção.
Allez Mão!
Chupa Allonzo!
Nenhuma nota sobre o Alonso ou esse problema da Mclaren-Honda merece uma postagem mais detalhada? Pq ôh sofrimento viu…
Todo castigo pra picareta é pouco.
Lava Jato nele!
Vou nem discutir, vai q é doença.
Ou amor não correspondido…
Isso tudo é amor, o dia que o alonso sair da F1 vai ficar um vazio imenso pra ele, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkk…….a pole “foda” do SchukruteFakeJr não serviu de muita coisa. Continua o mesmo pilotinho de merda, e hoje, mesmo com o melhor carro do fim de semana, provou isso novamente!
Olha o linguajar, rapaz. Aqui quem pode escrever palavrão sou só eu.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Podia dormir sem essa, Sennafredo. Ah, sim! O “pilotinho” está liderando o Mundial.
Fala aí pra gente, quando é que o Vicellez vai sair da Matrix e dar as caras por aqui?
Apesar da cretinice na forma de de expressar, concordo contigo. Vettel foi um campeão sem ultrapassagens.
Complementando, apesar das estatísticas dignas de glória, nenhum de seus títulos foram conquistados de forma épica.
O carinha foi um campeão sem ultrapassagens porque largou na ponta na maioria das vezes, igual ao que Hamilton vem fazendo.
POR ACASO MAIS UMA VIÚVINHA DO SENNA????
O CARA NÃO É TETRA CAMPEÃO A TOA!!!
O Sennafredo não é uma viuvinha qualquer, é a viúva-mor de Senna. Hoje, com certeza, já visitou o mausoléu do ídolo.
Uma coisa me chamou muito atenção nas imagens aéreas do podio…além dos carros dos 3 primeiros, um ultimo carro aparece e é exatamente o de massa que quebrou o protocolo pra ir lá cumprimentar seu ex- companheiro de equipe. Outro ponto são as declarações do Bottas enaltecendo o Brasileiro nesse final de semana…Amigos, que homão da porra!
Acho que é a primeira vez na f1 que dois pilotos finlandeses estão no pódio. Aliás, a Finlândia está pra f1 como o Uruguai pro futebol = quase um milagre que países com população tão pequena (se somar as duas não dá a zona leste de sp -rs ) fazem história em esportes de apelo mundial ( o Uruguai só não ficou entre os 4 primeiros por causa da mordida do Suarez, que lhe custou a perda do restante da copa)
Hungria 2008 teve Kovalainen e Kimi
Bem lembrado
É verdade. Nem me lembrava que Kovalainen tinha ganho um gp na vida. Obrigado, Thiago.
Não entedes nada de auomobilismo. Finlandês é o melhor piloto de raly que existe na face da terra, já assistiu? Além do que, são fanáticos por corridas, raly na terra principalmente.
E você não sabe interpretar o texto. Ele elogiou a Finlândia que, apesar de ter uma população pequena, se destaca no automobilismo (isso inclui F1 e rally, obviamente).
Sei da tradição da Finlândia no rali, Garlet. Não pretendi ser desrespeitoso. Apenas quis ressaltar que é de se exaltar que um país com uma população tão pequena consiga se manter na maior vitrine do automobilismo, que é a F1, há quase 40 anos.
Primeira coisa que eu pensei. Tem esse nicho, daí pra sair um piloto de monoposto de vez em quando não custa muito. Aí tu soma isso a tradição dos antecessores bem-sucedidos…
Sobre a Finlândia, sinceramente, eu não considero milagre. O país já produz muitos pilotos por ser uma das mecas do rali, não custa muito sair um piloto de monoposto de vez em quando. Isso fora o fato de a tradição que os antecessores criaram facilitar.
Não aceitem esse comentário, eu não li e repeti sem querer.
Seja mais específico para que possamos analisar. Isso é muito importante. Qual comentário, o primeiro, o segundo ou o terceiro?
Excelente corrida de Bottas, num pulo sensacional deixou Kimi e Vettel para trás na largada, logo começou a abrir distancia e no final resistiu à pressão de Vettel que contava com melhores pneus. Quando todos achavam que o campeonato se decidiria entre Vettel e Lewis agora temos Bottas na disputa. Acredito que Kimi só será um coadjuvante, não tem mais a garra de um campeão. Se a Ferrari perder o campeonato de construtores este ano, o que implica em menos grana na conta, acho não ficará com ele ano que vem. Isto é bom para a F1, dar oportunidade para pilotos novos e rápidos com mais gana pela vitória.
Uma das coisas mais legais de se ver na F1 é quando um piloto mais novo estreia em uma equipe que conta com um medalhão, que esteja há muito tempo nesta mesma equipe sendo campeão por ela e por ser este novato um piloto rápido, começa a colocar pressão neste medalhão, caso de Bottas e Lewis, chegando às vezes a derrota-lo (Senna e Prost 88) e até mesmo surra-lo (Ricciardo e Vettel 2014).
Agora Lewis tem além da pressão externa da disputa com Vettel, a pressão interna do companheiro de equipe. Toto acertou na contratação de Bottas e vem ai mais uma dor de cabeça para administrar. Gosto do estilo de pilotagem de Lewis, mas creio que as coisas este ano vão ser bem mais difíceis para ele do que no ano passado. Vai ter que repensar muita coisa, senão adeus mais um campeonato.