FOTO DO DIA

Bem, não é uma foto, mas uma ilustração de Giorgio Piola com o que ele imagina ser o “Shield”, a proteção para o cockpit que a FIA pretende adotar no ano que vem. Ele fez o desenho baseado em conversas com os pilotos que viram o projeto. Não é feio. Mas me parece pouco efetivo.

shield

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
6 anos atrás

Creio que esse esquema não impediria os dois últimos acidentes fatais da F-1, de Maria de Villota e Jules Bianchi, ambos entraram atrás de caminhões e foram atingidos na cabeça. Dos acidentes recentes, talvez só impediria o do Massa.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
6 anos atrás

Gostei! Na forma como representado na ilustração já teria sido 100% eficaz no caso do Massa com a mola. Mesmo assim acho que poderia ser um pouco mais alto e com um um aro de fibra de carbono na borda para reforçar mais.

Diego Zomer
Diego Zomer
6 anos atrás

Fico imaginando se uma bolha com esse formato não gera distorções de imagens para os pilotos, especialmente com a incidência de luz no policarbonato…

Eduardo_SC
Eduardo_SC
6 anos atrás

Serviço de utilidade pública seria proibir as barbatanas, antenas digitais e os “bicos de Gonzo”.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
6 anos atrás

Me parece bem efetivo (não 100%, afinal nada é 100%).
Com este acrilico, que eu imagino ser muito resistente, um assoalho de carro não vai acertar a cabeça do piloto.
É claro, se voar um pedaço de asa, girando no ar, num impacto de 200km/h, nem se o cockpit fosse fechado e nem se tivesse aquela forquilha horrorosa que andaram testando, iria salvar a vida do piloto.
Eu acho que deveriam esquecer que tiveram essas idéias.

Rui
Rui
6 anos atrás

Ao que parece nada efetivo.

Bruno Gonçalves
Bruno Gonçalves
6 anos atrás

Na minha opinião seria mais legal um canopy cobrindo tudo. Fico imaginando que poderiam aumentar as paredes laterais do cockpit na região da cabeça e deixar bem reforçado, o suficiente pra aguentar um carro em cima (parecido com a ferrari 1996), com um canopy cobrindo toda a cabeça do piloto. O canopy abriria todo o conjunto pra cima, mas em caso de capotamento existiria nas laterais desse canopy algum método de abrir pra dentro,

murilo medeiros
murilo medeiros
6 anos atrás

Parece de fato inútil.

Repararam que o “quebra vento” transparente da Mercedes (fica à frente do cockpit) está parecendo um serrote cheio de “dentes”? Quando vi achei que estava quebrado, mas deve ser coisa de túnel de vento sei lá.

PRNDSL
PRNDSL
Reply to  murilo medeiros
6 anos atrás

Sim, é para melhorar o fluxo de ar. Repare que a maioria dos motores de jatos hoje em dia tem a borda traseira denteada.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

Penso que a solução da Red Bull é melhor

Dionei
Dionei
Reply to  Carlos Pereira
6 anos atrás

Também a achei mais estética.
Dá ainda para melhorar.

Julio
Julio
6 anos atrás

Acho isso uma palhaçada, o esporte é de risco e ponto final, a ultima morte foi em 1994. Ai alguém pode me dizer “fala isso porque não é você que senta no cockpit seu felâdaputa”. Falo isso pois a categoria tem seu risco, ninguem senta no carro obrigado, acredito que tem que haver carros mais seguros masdesta forma que querem ja esta virando palhaçada mesmo. Entao que se preocupem com os capacetes.

Edward Fernandes
Edward Fernandes
Reply to  Julio
6 anos atrás

Bianchini morreu há pouco mais de 2 anos.

JP
JP
Reply to  Julio
6 anos atrás

A última morte foi em 201. E antes dele ainda teve a Maria de Villota. Atualize-se.

JP
JP
Reply to  JP
6 anos atrás

* 2015

Igor
Igor
Reply to  Julio
6 anos atrás

Última morte foi do Jules Bianchi.

Diego Zomer
Diego Zomer
Reply to  Julio
6 anos atrás

Na verdade o Bianchi morreu em decorrência do acidente no Japão em 2014…