FOTO (S) DO DIA
Estou há meses com estas fotos dos primeiros testes do Copersucar-Fittipaldi, todas de autoria do genial Claudio Larangeira. São imagens que farão parte do filme que está sendo produzido sobre a história da equipe. Espetaculares. Quanto ao filme, não sei em que pé está a produção. A ideia era estrear neste ano. Aguardamos informações.
Cabe aqui a pergunta: quando estiver pronto, esse filma vai ser lançado direto em DVD ou no Netflix ou chegará a ser exibido em alguns poucos cinemas? E digo poucos porque, considerando o tema em questão, o público será bem baixo e segmentado. É material de nicho.
Hoje varios carros entre o fd01 ao f5 estao apodrecendo sem previsao nenhuma de restauração no interior de sao paulo ,. ao lado deles o March que o jose carlos pace guiou em 1972 no brasil
Jefferson, boa noite!
Poderia detalhar mais essa história, por favor!
Abraço.
Zé Maria
Santa Ignorância…..
Fernando, tu és um verdadeiro Tchaca…
Resultados muito superiores aos de equipes como, Manor, Hispania, Forti Corse e até Minardi. Foi um projeto de sucesso, pois conquistou pódios, lançou pilotos (como o campeão Keke Rosberg) , projetistas (Adrian Newey), chefes de equipe (Jo Ramires) e muito, muito mais.
Na Europa, não faltam carros da Fittipaldi nos eventos de clássicos.
Nada como a história para nos demonstrar como boa parte da imprensa brasileira é burra, canalha e com complexo de vira latas há muito tempo.
Para quem não sabe ou lembra, a equipe foi desmoralizada injustamente de todas as formas possíveis pela mídia da época, exatamente como fazem agora com a Petrobrás.
A impressão é que a imprensa brasileira odeia o país e seu povo, pois basta aparecer algo no Brasil que possa ser referência mundial para ser destruído.
só brasileiro mesmo, pra tratar a copersucar/fittipaldi como fracasso
Chorei de emoção vendo essas fotos! Meu falecido pai me levou para ver esse teste aqui ao lado de casa em Interlagos.
Que bom que esse filme possa esclarecer ao público, tudo o que a Equipe Coopersucar-Fittipaldi passou para fazer história na F1!
Teve tudo para dar certo… Não deu.. Teve tudo para dar errado… Mas, escreveu seu nome na história do esporte mundial!
Sofreram com a imprensa da época – quase totalmente contra a ditadura militar (que, através do patrocínio de uma cooperativa bancada pelo governo, sofreu críticas duras de todos os lados!). Sofreram com os humoristas, que só denegriam a imagem da equipe junto ao público, chamando o carro de açucareiro, ou de diabético, e, ainda criticavam o Emerson por entrar pra Equipe, desistindo de lutar por mais títulos, no auge da carreira, acusando-o de decadente… Enfim, um apedrejamento geral por um público já acostumado a se destacar na categoria.
E, para os parâmetros de hoje, fizeram bonito! Os registros falam por si…
Que o filme chegue às telas, que o Emerson se recupere da fase negra por que passa e, que finalmente o público entenda e aplauda essa iniciativa patriótica dos irmãos Fittipaldi!
E, a propósito: o filme sobre o Anísio Campos ficou só no curta feito pela filha? Não seria aquele curta-metragem um teaser do filme documentário? Diga lá, Flávio…
a questão do fracasso ,com certeza é perspectiva de quem olha.
independente do sucesso ou do insucesso, se foi mal administrado ou com projetos nulos , se vier a fazer algum comparativo , preservando as condições da época , com o que se pode fazer hoje .
na minha forma de ver não houve fracasso não, de todos os ex pilotos que formaram equipes , poucos conseguiram ir tao longe qto foi os Fittipaldi,
merecem um filme sim , pois fazem filme por ai com apologia pra bandido e nao sentem vergonha.
BOA!
Taí a dificuldade do brasileiro médio: compreender que nem tudo aquilo cujos resultados – seja qual for a esfera – sejam acima da média possa ser classificado como “fracasso”…
Ahhhh, a lobotomização….
Talvez o filme sirva justamente para reafirmar o vanguardismo da Copersucar Fittipaldi.
História do automobilismo nacional, imbecil.
Fracasso amigo? Veja as estatisticas d F-1, essa equipe fez mais bonito que muitas que surgiram na mesma época, e também mais que equipes que surgiram recentemente.
Sei que não é o lugar e local ideias para tal, mas como sei de sua paixão pelos “Lada Laika” (saudades do saudoso Meianov), achei de muito bom gosto a matéria do site abaixo:
http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/historia-lada-laika-um-seda-duradouro-de-breve-carreira-no-brasil/
Vendo-se com os olhos de hoje, é fácil crucificar Emerson, dizer que ele fez um besteira enorme, deixando de ganhar pelo menos mais um título para ser piloto e dono de uma equipe brasileira. Tentou – e só se vence ou se ganha tentando. O fim da equipe é um símbolo do próprio país = no final de 82, quando o Brasil já tinha quebrado economicamente – e só por causa dessa quebra é que os fdps dos militares resolveram passar o país para os civis. Aliás, 82 é um ano doído = a morte de Villeneuve, o acidente que tirou Pironi da F1, a derrota da seleção brasileira no Sarriá.
Flávio boa tarde, estava vendo uns vídeos do u2 do início da década de 90 e me deparei com um documentário sobre a turnê Zoo TV, na parte 3 fala dos Trabants mostra a fábrica e tal, não sei se já assistiu isso mas fica o registro era uma excepcional época! Abraço ( segue a parte 3 onde ,ais aparecem os Trabis )
https://youtu.be/WvkhGGejjSI
Fracassado é aquele que nem tenta realizar.
eu tenho orgulhoso de ter visto in loco os carros da copersucar com Wilson , Emerson , INGO e rosberg. Até hoje uso camisetas daquela equipe . Pe a que naquela época tínhamos uma imprensa que não entendia metda nenhum e não o valor devido. Durante a sua existência a equipe conseguiu aproximadamente 100 pontos onde o sexto colocado marcava apenas um.
Sei la´se sai hein?/!!!.. Emerson t
á vendendo o almoço pra comprar a janta….
O que você sabe sobre o assunto?
E se soubesse deveria preserva-lo e não ser indiscreto.
Faltou no mínimo educação.
O que ele mencionou não é segredo para ninguém e foi amplamente noticiado pela mídia no ano passado. Emerson está devendo o que pode e o que não pode (a ponto de ter seus carros de F1 recolhidos , com razão, como parte do pagamento aos credores), e com trocentos processos correndo na justiça. Aquela história de homem de sucesso no mundo dos negócios é pura enganação. Só acredita que não conhece bem o quão bom piloto é o Emerson como homem de negócios, hehehehe.
Desculpe a informação “meio off”, mas você e os leitores do blog precisam ver isso. Trata-se de um fusca – trailer, é informado que foi comercializado e era chamado de Bugaroo’ ou ‘Beetle Minihome. Já tinha visto um desses? Alguém tem maiores informações?
Segue link:
http://ig-wp-colunistas.s3.amazonaws.com/obutecodanet/wp-content/uploads/2017/04/03203524/volkswagen_01.jpg
Quem é o cara de camisa azul? Tem cara de nerd dos motores.
Ricardo Divilla, talvez o maior engenheiro ligado a automobilismo desse pais. É o pai da criança!
Ricardo Divila, um mito para o qual se exige no mínimo respeito.
Ricardo Divila, que foi o principal projetista da Fittipaldi até 1976, ( até o FD-04) e continuou na equipe até o fim. Depois trabalhou em diversas equipes e categorias.
Agora tem 71 anos e é consultor.
Acho que é o projetista Ricardo Divila, o homem que deu o primeiro emprego ao Adrian Newey, hoje o bicho papão dos projetistas.
Parece o Ricardo Divila, mago.
Os caras realmente tiveram muita coragem, realizando o sonho de montar uma equipe na F1. Minha única dúvida, são alguns boatos sobre uma má gestão e desperdício de grana em cima de projetos que não eram finalizados.
Mas sem dúvida nenhuma, entraram pra história da F1.
Não a vi nas pistas e sinceramente só recentemente no blog do Rodrigo Mattar pude conhecer mais desta equipe, acredito que houvesse um pouco mais de apoio, mais alguns anos de vida e ela teria certamente conquistado mais espaço na F-1.
Aguardando com ansiedade o filme, pelos pequenos teasers já exibidos, será imperdível!
As fotos são parte do registro histórico do time, embora a do Emerson dentro do cockpit já seja no FD-04.
A seguinte, mostra o FD-01 com a tomada de ar da Tyrrell 002 que era de propriedade dos irmãos e havia ficado no Brasil após aquela exposição na Praça Roosevelt/SP ao final de 72.
A última foto mostra o Jo Ramirez de blusa preta e no fundo à direita o mecânico Darcy, parceiro desde sempre dos Fittipaldi e do Divila.
– Valeu! A verdade é que esses caras foram fantásticos.
Num país com amnésia esportiva e automobilística onde circuitos são destruídos ou mutilados e o povão é manobrado ao bel-prazer dessa mídia farsante que está aí, nada mais justo trazer à memória o pioneirismo deles. Olhando as fotos com atenção ao background da época e tudo que envolve, só vem uma palavra: Épico!
Primeiro motor carenado da F1, não foi?E aquele com patrocínio da Skol era lindo!