O PACE CAR

SÃO PAULO (ano?) – Quem mandou o anúncio foi Anderson Grzesiuk, perguntando se eu lembrava. Sim, eu lembrava! E a blogaiada? Anos atrás, inclusive, apareceu um cabra aqui no blog que tinha um, no Nordeste. Não lembro direito onde. Pretendia restaurar.

Está aí um carro difícil de ver, inclusive em encontros fortes de nacionais.

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ENORIO LUIZ SIMON
ENORIO LUIZ SIMON
6 anos atrás

Que eu saiba o Escort do Badolatto é o mesmo que o Mario foi buscar aqui em Santa Catarina. Na época estava estacionado embaixo de uma árvore.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10205051093610801&set=a.10205042302351025.1073741832.1046741180&type=3&theater

Abraços.

Rocker
Rocker
6 anos atrás

Ainda bem que na época o Pace Car andava atrás do pelotão na F1.

César
César
6 anos atrás

Bela lembrança. Aqui em Caxias do Sul tem um XR3 Pacer, de uso diário, meio baleado. Ainda guarda partes da pintura azul. Já era raro quando novo, imagine-se hoje.

César
César
Reply to  César
6 anos atrás

Pacer não, Pace Car. Credo…

CorredorX
CorredorX
6 anos atrás

“Mas seja rápido, antes que algum piloto de Formula-1 passe na sua frente.” Essa foi a melhor de todas! kkkkkkkk. Muito bacana a inocência despretensiosa desse anúncio!!

Rodrigo Felix
Rodrigo Felix
6 anos atrás

Qual ano?

Felipe Garcia - F2G
Felipe Garcia - F2G
6 anos atrás

Passei por um aqui no RJ ano passado. Tenho a foto dele, estava na Rua Ana Neri próximo ao Rocha.

Abraço!

Fernando Vieira
6 anos atrás

Eu lembro no começo dos anos 90 quando o pace car já atuava como Safety car como conhecemos hoje e caiu um dilúvio em Interlagos, se não me falha a memória foi 1993, a corrida que teve o Senna dando finta no Damon Hill, e que o Safety Car foi um Tempra 16V.

Só que como choveu muito, o safety car entrou e teve que dar trocentas voltas puxando o pelotão. Até que em determinado momento o temprinha não aguentou e abriu o bico, fervendo o motor. Os carros deram o resto da volta sem safety car e na saída dos boxes o reserva já estava lá esperando por eles.

Eu estou ficando maluco ou isso realmente aconteceu?

Igor
Igor
Reply to  Fernando Vieira
6 anos atrás

Se abriu o bico eu não sei, mas a cena que ficou foi essa:
https://www.youtube.com/watch?v=WEoJX_MD6x4

Que tiro certo da Fiat

Fernando Silva
Fernando Silva
6 anos atrás

Se podemos notar alguma diferença desta época para hoje, é que a Ford tinha boas estratégias de marketing para vender carros. O Ford GT Ecoboost tá ai vencendo corridas, deixando a marca em evidência mundo afora…mas parece que, ao menos para a filial brasileira, nada acontece. Dai, a clientela prefere comprar GM, FIAT, VW e até Renaut…

julio
julio
6 anos atrás

1984.

Garlet
Garlet
6 anos atrás

Tive um XR3 1.6 alcool 89, motor CHT, não passava de 160 km/h (risos), a FORD se salvou substituindo pelo VW AP 800,

Moy
Moy
6 anos atrás

Meu primeiro carro! 18 anos e CNH recém tirada.
Lembro que quando fui pegar com o antigo proprietário, ele me alertou “cuidado com esse carro. Ele é carro pra quem sabe mesmo dirigir”.
Bons tempos. Boas viagens fizemos juntos.

murilo medeiros
murilo medeiros
6 anos atrás

O XR3 da foto foi o carro madrinha do GP de 84, tinha motor turbo que lhe rendia mais cavalos que o XR3 “normal”. Foram vendidas 350 unidades do XR3 Pace Car nas concessionárias Ford de todo Brasil, logo após a data da corrida. Eram mecânicamente idênticos aos XR3 normais, contando apenas com com os adesivos e pintura característicos dessa série. Hoje é um carro raríssimo. Além do carro do Ceará do Ítalo Martins, tem-se registro de outras poucas unidades, a maioria em péssimo estado de conservação. Tem vídeos no Youtube dessa série especial nos canais do Bellote e do Alexandre Badolato, curiosamente todos os vídeos do mesmo carro, que hoje integra a coleção do Alexandre.

Thiago
Thiago
6 anos atrás

A Badolato achou um por ai tbm (mas não é dele)
https://www.youtube.com/watch?v=jq26jZTQiIU

Italo Martins
Italo Martins
Reply to  Thiago
6 anos atrás

É dele sim, ele comprou!

Emerson carara
Emerson carara
6 anos atrás

Flavio , uma duvida, se puder explicar.
Eu fui à interlagos ano passado e vi que o pace car acelera tudo para manter o f1 com pneu quentes etc, Mas este xr3, apesar de lindo, nao acelera o suficente para isto, A f1 era diferente? fiquei muito na duvida…..

Emerson carara
Emerson carara
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Legal, se bem que com v12 ou v10 na pista, nao dava pra prestar atencao em mais nada. Que pena que nao tinha grana para assitir uma f1 na decada de 80.

edubassan
edubassan
6 anos atrás

Eu tive um parecido, o XR3 Laser, também branco e com calotas brancas do tipo colméia. Era lindo de morrer, embora o desempenho realmente inferior ao Gol GT. Esse Pace Car nunca cheguei a ver na rua nem nos 80′, que dirá agora. Certamente, um carro raríssimo.

HELDER RAMOS
HELDER RAMOS
Reply to  edubassan
6 anos atrás

EDUBASSAN , e eu que achei que só eu lembrava do XR3 Laser , era maravilhoso esse carro !!!! um branco de doer os olhos , aquela faixinha , na lateral azul e verde , e aquelas calotas , que na minha opinião são as mais bonitas produzidas até hoje ,(pq os outros XR3 vinha com roda de liga ) cheguei a ter um XR3 vermelho em 87 , mais o modelo , já era diferente , só farol de milha (sem os de neblina ) aerofólio mais simples atras , e outro modelo de volante ; ou seja já não tinha o mesmo charme ….

Helton Fernandes
Helton Fernandes
6 anos atrás

Tinha um japonês perto de casa, dono de um mercadinho em Guarulhos, que tinha um. Juntava um bando de moleque pra ver o “Escortão da Fórmula 1”.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Sera que ainda acha aquele aerofólio de borracha?!

Italo Martins
Italo Martins
6 anos atrás

Boa noite Flávio, o Pace Car do Nordeste é o meu. Era do meu tio desde zero kilometro e ele me passou para eu restaurar. Ele está com placa preta hoje! Abraços

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Italo Martins
6 anos atrás

Lembro bem dos posts. Sensacional o seu carro.

Carlos Tavares
Carlos Tavares
Reply to  Carlos Tavares
6 anos atrás

Esse modelo foi Pace Car no GP Brasil de 1984,

Acarloz
Acarloz
Reply to  Italo Martins
6 anos atrás

Parabéns !

Riba
Riba
6 anos atrás

me lembro desse carro acho que foi gp Brasil 1984. Mesmo na epoca nao me lembro de ve-lo nas ruas

randy
randy
6 anos atrás

O XR3 era um escorte simples com alguns adesivos e desempenho pifio, não valia a pena ter um a não ser pra desfilar….. o gol gt 1.8 era muito mais maquinas!!!

carlos
carlos
Reply to  randy
6 anos atrás

Prezado… pare de passar vergonha na internet. Você defeca pelos dedos.
Hoje em dia ignorância é opção, uma pesquisa rápida pelo google lhe exclareceria os fatos.
O Escort Xr3 tinha comando diferente, carburação e escape. Câmbio de 5 marchas reais.
Barra estabilizadora mais grossa na dianteira e adição de barra na traseira. Amortecedores melhores.
Beirava os 90cv, stock, ante aos cerca de 72 cv das versões normais.
Pesquise e verá que, com esse motor, o carro foi campeão brasileiro de marcas… era esse mesmo motor que era usado na Fórmula Ford, perto de 150 cv. Tem ainda o flexinha de prata, também campeão, so que este já com motor AP.
Teto solar, spoilers dianteiro e laterais, faróis de milha e neblina, ar condicionado, bancos, acabamentos, painel, aerofólio.
Enfim, nada á ver com o que você vomitou.

Mario Aquino
Mario Aquino
Reply to  carlos
6 anos atrás

Este tipo de gente é que ao menor esbarrão parte para a briga, as vezes de forma letal, compõe aquele quadro de pessoas cheia de ignorância e razão, geralmente composta por aqueles tipos “massarandubas”, me desculpe mas ainda prefiro a antiga “esquerda festiva”, uma vez que estes direitistas hoje perderam a vergonha de se mostrarem e estão por ai causando danos irreparáveis.

Acarloz
Acarloz
Reply to  carlos
6 anos atrás

A estupidez não tem limites.

Renato
Renato
Reply to  carlos
6 anos atrás

Que coraçãozinho amargo…

Igor
Igor
Reply to  carlos
6 anos atrás

Boa Flávio