O SUSTO | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 24 de abril de 2017 - 16:27Stock Car

O SUSTO

SÃO PAULO (alívio geral) – Acabei não vendo as corridas da Stock ontem no Velopark, já que estava escalado para um jogo na TV. Mas vi o acidente envolvendo Antonio Pizzonia e Lucas Foresti. Podia ter sido muito pior. Lucas foi muito habilidoso para tirar seu carro da porta de Pizzonia, que voltou à pista de uma forma perigosíssima depois de uma rodada disputando posições. O amazonense atribuiu aos pontos cegos dos carros da Stock a batida, no que tem alguma razão. Se é verdade que a segurança aumentou nos últimos anos, a questão da visibilidade ainda não foi devidamente atacada na categoria. Hora de, sem trocadilho nenhum, ver isso.

Foresti machucou a canela e Pizzonia saiu ileso, felizmente.

Thiago Camilo venceu a primeira corrida e Felipe Fraga, a segunda. O campeonato segue muito equilibrado, com Camilo agora dividindo a liderança com Daniel Serra.

batidavelopark

36 comentários

  1. Rocker disse:

    Na minha opinião, essa desculpa do “ponto cego” não é pode ser aceita.
    Um piloto experiente sabe muito bem que no “bolo” de pilotos que vinha atrás dele, a prudência e a INTELIGÊNCIA diz que ele deveria esperar passar todo o esto do pelotão e depois voltar para a pistar e fazer a manobra.. Ele deveria ter feito justamente o contrário do que fez, dar á ré e esperar passar todos os carros..
    E o argumento de “ponto cego” só piora sua defesa, já que se você não tem a visão completa de quem vem passando, não pode jogar o carro na pista de volta DE QUALQUER JEITO..
    Foi uma decisão burra e irresponsável do Pizzonia.

  2. Geralmente quem provoca uma batida como essa no caso do Pizzonia sai ileso e o outro é que se arrebenta todo. O Pizzonia deveria ser banido desse campeonato depois desse Micão e só voltar no ano que vem depois de um severo exame de vista, já que ele atribuiu aos pontos cegos como.desculpa esfarrapada.

  3. … com uma manobra assim, não existe categoria segura… nem ciclismo. Sem palavras.

  4. Giorgio Catallini disse:

    Advogado do Diabo Manauara: ponto cego é realmente um problema. Eu, que sou muito mais piloto que o Pizzonia, quase peguei um motoboy quando eu atravessava uma preferencial ontem. Tive que pedir muitas desculpas para o ofendido motoca.

  5. Zequinha Giaffone disse:

    Ola Flavio,

    Tudo bem?

    Realmente foi um acidente bem feio, felizmente ambos os pilotos não saíram com ferimentos graves.
    Fizemos algumas mudanças para melhorar a segurança, mas sabemos que ainda a muito a fazer,pois a cada dia que passa novas soluções vão surgindo…quanto ao assunto visibilidade infelizmente ele é muito difícil de ser corrigido, pois para melhorar a segurança vc tem que fazer mudanças no carro que comprometem a visibilidade,hoje em dia o banco ou célula de sobrevivência junto com o Hans é o ponto alto destes carros em segurança, porem eles são um dos maiores “vilões” da visibilidade.
    A visibilidade de um Stock Car hoje não é inferior a de um DTM que como vc sabe é o carro de turismo mais seguro e desenvolvido do mundo, este é um problema de todos os carros modernos (fabricados para competição) que usam este tipo de banco, que ajuda muito na segurança porem prejudica a visibilidade.
    O dia que for descoberto uma forma de fazer uma célula de sobrevivência eficiente sem que prejudique a visão, com certeza iremos propor para a categoria, mas infelizmente ainda ninguém descobriu…
    Abs

  6. Fernando Roberto Pereira disse:

    Se na estoque tupiniquim tivessem os spotters, que aqui seriam os ispóters, certamente o desfecho seria menos grave.

  7. Anselmo Coyote disse:

    A verdade é que se puser um mata-burros na porta dos autódromos em corridas da Stock ela vai largar em todas as corridas com quatro ou cinco carros.
    Abs.

  8. Anselmo Coyote disse:

    Não ofendam os burros normais, porque existem burros que nem sabem qual a visibilidade dos carros em que andam e outros mais burros ainda que falam coisas sem nexo achando que as duas classe anteriores são mais burras do que parecem.
    Abs.

  9. fabiom disse:

    Todo mundo sabe que o Pizzonia é um cara sem foco na carreira e que leva tudo meio que na brincadeira, por isso acho justíssimo todos os comentários que tem sido feitos por aí! A punição foi muito leve….

  10. mario disse:

    Vi o replay e o carro não ficou na “perpendicular” como ele afirmou . Eu como leigo no assunto , fico com os comentaristas do SporTV que categoricamente deram 100% de culpa e irresponsabilidade do Pizzonia .

  11. Fernando Silva disse:

    Se esse acidente fosse há uns 5 a 6 anos atrás, estaríamos comentando o velório de qual dos dois? Ou dos dois??
    O carro da Stock realmente evoluiu em segurança…menos mal.
    Pizzonia?? Nota zero…se eu sou dono da equipe eu rescindo o contrato com ele… tem piloto muito melhor que está sem carro para correr este ano…desculpe se há algum fã ou amigo dele aqui…mas ele quase se matou ou quase matou um colega de pista!!

  12. LBacelar disse:

    Não sei de quem foi a maior cagada, dele, nessa atitude impensada e irresponsável, ou da direção de prova, que não deu bandeira amarela!

    Enfim, só não houve um desastre pq Odin em sua sabedoria, não quis!

    Essa punição saiu de graça para o Jungle burro

  13. Ewerton Calebe disse:

    A lógica dele é a mesma de alguém que atravessa a BR sem olhar porque está com torcicolo.

  14. TEVEZ disse:

    Cara…Eu acho que ele suicida não é, não era urgente assim voltar a pista e será que ele arriscaria tomar uma panca no meio do carro justo do lado dele?
    Vou com o Gomes..ponto cego …ao menos que ele seja kamikaze

  15. Luiz Fernando disse:

    Pizzonia é, e sempre foi, desleal! Em automobilismo isso é muito perigoso!!

  16. Ricardo Cardoso disse:

    Como o carro da Stock tem pontos cegos, não seria mais prudente esperar o “bolo” passar ou dar ré para fora da pista? No ponto do acidente a área de escape era de grama e não tinha um desnível para a pista. Dava para voltar sem maiores problemas.
    Achei de um amadorismo sem igual de um piloto que já esteve até na F1.

    Ou fez uma p**a de uma cagada no português mais claro.

  17. Paulo disse:

    Não estamos discutindo uma situação muito pior que foi a roda que se soltou de outro carro. Felizmente não acertou ninguém e foi parar no meio do mato, tivesse uma arquibancada naquele ponto e a discussão aqui seria sobre uma tragédia fatal. Espero que a Stock tenha verificado a situação e tomado providências. Alguém tem alguma informação sobre isso?

  18. Zé Maria disse:

    Vamos aos fatos:
    Pizzonia é um ex-piloto em atividade.
    Já perdeu o bonde faz tempo, periga desde aquele capote bizarro com Jaguar de rua em Silverstone, na companhia de convidado vip da empresa.
    Desculpa esfarrapada, melhor seria ficar quieto, melhor ainda, assumir o erro.
    O chefe de equipe então, sem comentários.
    Quando o repórter entrou no ar com versão dos fatos do dito cujo, o Sérgio Maurício acertadamente cortou na hora.
    Achei você até brando na análise, Flavio.
    Sendo piloto como ele e sabendo como a banda toca, era para descer o sabugo no “Jungle Boy”, aquele que foi sem nunca ter sido. . .
    Saiu barato a punição, até porque largar em último, no caso dele, vem sido a regra já tem um tempão. . .
    Era para pegar um gancho de 180 dias, mais retorno compulsório à escolinha do Beto Manzini, para reaprender como é que faz.
    Abraço.
    Zé Maria

  19. Glauco Tavares disse:

    (Crtl C Ctrl V em meu comentário no blog do Rodrigo Mattar.)
    Pizzonia foi absolutamente imprudente, irresponsável até, e não há qualquer justificativa razoável para uma manobra dessa.
    Fosse a CBA uma organização séria este rapaz levaria três corridas de suspensão e só voltaria após um exame psicotecnico. Mas sabe como é né, de onde menos se espera é de lá mesmo que nada vem.

  20. Luis felipe disse:

    Péssima decisão ele tomou.. Péssima
    E poderia ter se matado ali…ou estar muito mau

  21. Yuri Coelho disse:

    Meio burra a lógica do Pizzona, “ah estou sem visibilidade”, ai atravessa a pista com o carro? Não faz sentido.

    • Cranio disse:

      Pois é… Vendo o vídeo da batida, primeiramente, ele para o carro na pista, o que pra mim já é errado. Poderia ter deixado o carro sair para a grama e entraria tranquilamente depois. O Foresti deu a volta pela grama para depois voltar a pista.

      Depois, pelas imagens, duvido que não havia visibilidade. A única coisa que poderia ter afetado a visão dele, seria a coluna esquerda do vidro dianteiro. Bastava ter dado ré e teria visão total da pista.

      Acho mais que foi uma desculpa para justificar a cagada que ele fez.

  22. Chupez Alonso disse:

    Punição muito branda para uma manobra tão inconsequente como a que fez Pizzonia.

    Foi tentativa de suicídio? Ou de assassinato?

    Não teve nem a hombridade de reconhecer o erro.

    Ponto cego?

    Viu os dois carros anteriores e não viu o terceiro?

    Só um cego não vê.

    Deveria ter sido excluído da próxima rodada completa. E de mais três.

  23. Celio ferreira disse:

    Assisti toda corrida , e acho que Pizzonia errou feio, pista pertada , espaço apertado entre seu carro e o outro , em vêz de dar a ré, êle foi pra trente, fechando a passagem do Lucas , que vem rápido e só vê a situação em cima;
    Obs: Velopark está entre uma pista de carros e uma pista de Kart, e aquele ponto que
    passa sob a ponte é perigoso, e apertado.

  24. José Eduardo disse:

    Assisti a corrida e a impressão, pela TV, foi de imprudência total do Pizzonia q ameaçou por duas vezes antes de sair. Levando em consideração q ele sabia q estava no meio do bolo, era de se imaginar q outros pilotos estavam vindo, até pq a curva era tangenciada por aquele ponto, assim um cara com experiência dele não poderia tentar sair da posição q estava sem um mínimo de segurança…Fora q o próprio acidente q o fez rodar em parte tb já era culpa dele….

  25. rafaelle disse:

    desculpa se alguém não concordar, para min mais um vacilão… viu os outros e arriscou pra cima do Foresti e tá feita a merda…(pocha ele tava de frente pro Foresti) pra min desculpa esfarrapada.
    Desculpa safada, deveria se punido porque não é certo, se fosse o foresti batendo nele queria ver o que ele iria falar.
    Piloto rodado deveria receber autorização para voltar para pista em segurança.

  26. Leo Pereira disse:

    Dessa vez, as corridas não foram tão animadas… Principalmente na primeira, quando o Tiago Camilo sumiu na frente apos a largada.
    No acidente, me chamou atenção a estrutura do carro e como eles não se desmancharam (principalmente o do Foresti).
    A Stock tem em 2017, um campeonato muito interessante…

  27. João Pedro disse:

    Como eu poderia dizer: “Ele fez uma cagada e tanto” de maneira educada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>