SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

chinadom17c
Hamilton vence e exalta o respeito que tem pelo rival: por enquanto, só amenidades e elogios

SÃO PAULO (faltam horas aos dias) – Hamilton e Vettel estão em lua-de-mel. Ainda não se pegaram na pista, mas ambos demonstram grande admiração mútua. Talvez quando começarem a sair faíscas isso mude. Mas, por enquanto, sobra encantamento, especialmente por parte de Lewis. “É o adversário por quem tenho mais respeito“, disse o inglês.

É um bom resumo dos sentimentos pós GP da China. A possibilidade de uma briga ponto a ponto até o final entre pilotos de equipes diferentes está animando todo mundo. Ótimo que seja assim. Mas bem que os outros pilotos de Ferrari e Mercedes poderiam participar da festa, não?

[bannergoogle]É o que acha o chefão de Maranello. Depois de um quarto e um quinto lugares apagados, Raikkonen começou a incomodar a cúpula. Sergio Marchionne, presidente da Ferrari, pediu que Maurizio Arrivabene chame Kimi para uma conversinha. É possível que o finlandês boceje. E, ao final, reclame que a equipe o deixou encaixotado tempo demais atrás da Red Bull.

Não tem razão. Kimi anda apagado, mesmo.

Ao contrário de Vettel, que parece ter voltado à melhor forma. E ele está em forma também para analisar as coisas. Falando sobre as 54 ultrapassagens de Xangai, fez comparações com o futebol — “tem jogo bom e jogo ruim” — e decretou: a F-1 está de volta. A verdade é que os pilotos estão curtindo esses carrões rápidos como eles nem lembravam que podiam ser.

E os rádios? Aqui tem algumas das comunicações do domingo chinês, e uma delas é bem engraçada: o engenheiro de Bottas chamando seu piloto de “Nico”. Ops! E tem também Alonso dizendo que estava guiando feito “um animal”, o que não ajudou muito, diga-se. Mas motivou nosso Mauricio Falleiros com o cartum de hoje:


Falle1ros

chinafal

Seguindo, então..

Alguém entendeu por que Vettel não foi punido, apesar de ter parado seu carro no grid pior do que eu no estacionamento da Fox? Ele não levou vantagem? Horner disse que tirou da água. Isso é levar vantagem. Quem estava atrás, se quisesse jogar o carro entre os dois da primeira fila, também pode se sentir prejudicado. O que pode, afinal?

É o que pergunta o chefe da Red Bull. Aguardamos respostas.

Agora, aos destaques avulsos do fim de semana, começando com a melhor frase do dia.

A FRASE DE XANGAI

“Esse menino parece achar muito fácil ultrapassar no molhado. Vou ter de assistir aos vídeos para ver como é que ele faz.”

chinadom17a
Lewis, espantado com Verstappen

Hamilton conseguiu um Grand Chelem em Xangai, o que é algo raro na F-1. Trata-se de obter, num mesmo GP, pole, vitória, melhor volta e liderança em todas as voltas. Foi a terceira vez que o inglês obteve a façanha — e apenas 24 pilotos na história fizeram isso.

É um número a ser destacado, mas escolhi outro para não deixar um piloto em particular 100% frustrado com o fim de semana:

O NÚMERO CHINÊS

336Acrescentem uma vírgula e um quatro, e temos 336,4 km/h, a maior velocidade registrada no GP da China ontem. E foi Felipe Massa o dono da marca, que não vale absolutamente nada — exceto, talvez, para comprovar que o motor Mercedes é bom, como sempre foi. A corrida do brasileiro, em compensação… Felipe não vai bem na chuva. A Williams não vai bem quando está frio. O resultado foi um 14º lugar pavoroso.

O GP da China, encerrando os trabalhos, também foi marcado pelo esquecimento de Hamilton no pódio. Sim, ele esqueceu o nome de… Verstappen! Deu um branco, o jovem holandês riu, pegou o microfone e falou:  “Max, me chamo Max!”. Lewis riu também, e o piloto da Red Bull ainda tirou uma onda. “This guy”, disse. “Você sempre me chama de this guy.” Acho que não preciso traduzir…

Marcante também a grande atividade nas redes sociais por parte de pilotos e equipes, que os novos donos da F-1 não reprimem — antes, estimulam. No GRANDE PREMIUM tem um apanhado de quase tudo de legal que pingou nas páginas e nos perfis dos envolvidos. Trabalho bem interessante do Renan Martins Frade.

E terminamos, agora de verdade, com nosso “Gostamos & Não Gostamos” na segunda etapa do Mundial, subseção esta que é um sucesso de público e crítica — bom, pelo menos ninguém reclamou, ainda.

GOSTAMOS…

chinadom17e…de Kevin Magnussen >>>, que fez uma corrida das mais honestas e levou o carro da Haas ao oitavo lugar, marcando os primeiros pontos do time no ano. Numa equipe que tem uma estrela muito clara, Grosjean, no fim das contas foi o discreto dinamarquês quem brilhou, e está de parabéns.

 

 

fogchinaNÃO GOSTAMOS…

…do cancelamento dos <<< treinos na sexta, ainda que o motivo — segurança, por causa do helicóptero que não podia decolar — tenha sido mais do que justo. Talvez os organizadores tivessem de ter elaborado um plano de contingência para todo o fim de semana, e não na correria apenas para do domingo, quando um hospital próximo foi preparado, com um esquema de ambulâncias supersônicas e coisas do tipo.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

O Kimi Räikkönen já é segundo piloto da Ferrari desde 2008 e seria bom a equipe mandar ele ajudar o Vettel porque a aposentadoria já bate na sua porta desde a sua volta pra Ferrari em 2014. O Massacrado de vez em quando na chuva ou com pista úmida fica a ver navios, isso também aconteceu em 2008 no GP da Inglaterra no seu melhor ano herdado pela preguiça do Campeão de 2007 Räikkönen na Ferrari. O Hamilton agora é favorito absoluto tendo Vettel como maior adversário. E o Bottas agora não passa de um aprendiz de feiticeiro num carro de ponta falando até em ajudar o Hamilton por saber que ele é o dono da situação na Mercedes depois da Fuga do Rosberg.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Pilotos de F1…sempre com o discurso certo, não todos, mas a maioria.
Hamilton sempre viu em Alonso o rival mais importante da carreira, o mais perigoso e talentoso. Agora vendo que o espanhol não vai sair do fundão, que o Rosberg se aposentou (e olha que não sou fã do Rosberg) e que o Bottas parece não oferece perigo, ele tem que tratar de valorizar o Vettel, o piloto que ele mais respeita….kkk conta outra Luiz. Tá com esta conversinha até eles se encontrarem na pista e um aprontar com o outro, aí quero ver o velho Hamilton destemperado surtar. São dois baita pilotos, fora de série eu diria. Mas não são nada diferentes dos vigaristas que todos conhecemos. O Hamilton já aprontou muito na F1, até mentiu pra comissário já. O Vettel sempre fez ultrapassagem saindo do autódromo e voltando, usando até areia do deserto como pista. Domingo alinhou o carro daquele jeito alegando água na pista, oras…é chuva e chuva molha. Regra é regra.

Colocou o carro ali pra fechar a porta já na largada. O Vettel, apesar de ser um excelente piloto, não merece os 4 títulos que tem. Entre estes dois, prefiro ver o Hamilton campeão.
Mas é o Alonso achar um carro decente…se é que tem alguma chance disso ainda acontecer, coitado. Mas e acontecer e começar a andar na frente….já virão os outros…”ah o Alonso é Alonso…o piloto que eu sempre respeitei”…kkkkkkk.

Alonso também é outro…quando faz bonito na corrida é mérito dele, quando não, é a porcaria do carro. É muito bom em auto promoção.

Charles
Charles
6 anos atrás

Concordo e discordo do Flávio, pois acho que o Vettel não está na disputa picas nenhuma, um acaso o fez vencer a Austrália, já na China não ameaçou os prateados nem um pouco, no Bahrein deve dar Hamilton de novo, dou mais três corridas para o “só há um homem perseguindo o título” voltar. A Fórmula só tem solução se liberarem totalmente os motores: Equipe quer ir de V8, pode, ir de híbrrido? pode, quer ir de elétrico, pode, de cortador de grama, pode, de AP, vai. e a Equipe que se considerar muito atrás que copie as outras.

Lauro
Lauro
6 anos atrás

Boa tarde Flávio!

Sou telespectador habitual do Fox Nitro e é a primeira vez que estou postando aqui. Assim, primeiro venho cumprimentar você e toda a excelente equipe pelo programa, trazendo os comentários de interesse geral sobre a Fórmula 1, Nascar, Stock Car e diversas outras categorias. Contudo, gostaria de pedir que na medida do possível comentassem um pouco mais sobre o Mundial de Rally WRC, cujo campeonato conta a cobertura da própria Fox Sports, com narração e comentários muito bem colocados pelo Felipe Motta e pelo Rodrigo Mattar.

Por falar em narração e comentários, como acompanho automobilismo na TV a muitos anos, me lembro inclusive que entre final dos anos 70 e início dos 80 o Edgard Mello Filho, de quem sou grande fã, transmitiu ao vivo alguns trechos de um rally internacional que estava sendo corrido aqui no Brasil. Não me lembro no momento qual foi, mas me lembro que como sempre deu um show de transmissão, mostrando que sabia (e deve continuar sabendo) muito sobre o assunto!

É certo que, por questões que também envolvem visibilidade midiática, F1, Nascar e Stock demandam maior exposição no programa, mas é certo que o rally também tem um bom número de fãs que o acompanham aqui no Brasil. Onde por uma questão que envolve história e tradição (com origem nas épicas corridas de carretera por estradas de interior entre os anos 20 e 60), a modalidade tem um número maior de adeptos na Região Sul. Entretanto, um público fiel, apaixonado e que sabe que, mesmo em um automobilismo hoje dominado por excessivos recursos tecnológicos, os rallies seguem sendo um grande desafio aos seus pilotos e navegadores e continuam oferecendo espetáculos inigualáveis ao seu fiel e apaixonado público, conforme podemos ver nestas espetaculares imagens: https://youtu.be/vtjeydU1KvU

Fernando
Fernando
Reply to  Lauro
6 anos atrás

Como também sou fã de rally, gaúcho e assisto aos programas da Fox Sports, faço coro ao pedido do Lauro, a quem também agradeço pelo link com imagens incríveis da temporada 2016 do WRC!.

Acho que um pouco mais de atenção à modalidade no Fox Nitro seria bom também para variar o conteúdo do programa. Além disso, com relação ao rally nacional, penso que poderiam falar pelo menos uma vez por ano sobre o Rally Internacional de Erechim, que é disputado normalmente em maio e muita gente fora da região sul não conhece. Apesar disso, é considerada a muitos anos a etapa do Campeonato Sul Americano de Rally que leva o maior público para as estradas, com cerca de 100 mil pessoas a cada edição, só perdendo para a etapa do Mundial WRC na Argentina.

Rocker
Rocker
6 anos atrás

Cadê os bocós de depois do GP da Austrália, que ficavam com o mimimi eterno “A F1 está cada vez pior!” “Não vai ter mais ultrapassagens!” “Não há mais disputas nas pistas!”, etc, etc, etc…
Devem estar mortos de frustração.
Povo chato du carai!

Guimartins
Guimartins
6 anos atrás

Muito boa a nova seção!

Lobod3Angr@
Lobod3Angr@
6 anos atrás

Recapitulando: ano – Posição – Pontos (Williams)
2013 – 9 – 5
2014 – 3 – 320
2015 – 3 – 257
2016 – 5 – 138
2017 – 6 – 8 (2 Corridas, 1 carro pontuou, 6ºL)
Já está melhor que 2013, mas…
Esqueceram que o colocação final também influencia financeiramente? Ou
o Paitrocínio bilionário está bancando bonito e compensando. Mas e a imagem da empresa, da equipe?
Será só um carro pontuando, e ainda se não chover?
O novato vai andar para sempre, se tiver algum problema mais grave, o paizão vai continuar arriscando a vida do seu filho assim, com tanto dinheiro e inúmeras possibilidades que este possa proporcionar?
Esta equipe não parece ir bem ao longo do campeonato, se continuar assim. A curva descendente (2013-2017) é meteórica. Vão precisar trabalhar muito. Vamos torcer.

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

A corrida só foi boa porque iniciou no molhado e o Verstappen veio de trás engolindo todo mundo. Em condições normais, seria péssima. Com toda a confusão, 54 ultrapassagens é uma afronta pra uma categoria que usa asa móvel 2x por volta numa pista com mais de 1km de reta.

PS: o argumento da Globo sobre “a volta das ultrapassagens de verdade” é tão cínico quanto a propaganda da Band sobre a “nova era” da F-Truck. Para um piloto ter que arriscar bater, mesmo com 2 DRS por volta e pista úmida, tem algo de errado.

Garlet
Garlet
6 anos atrás

Não acredito, é sério que teremos um duelo VEttel x HAmilton? Pera ae, é muita ingenuidade. O Vettel tirou coelho da cartola para chegar perto do HAmilton nessa corrida. Em nenhum momento, a FERRARI sequer ameaçou a Mercedes do HAmilton. Lógico que para o SHOW, é uma feliz coincidência a Mercedes brecar um pouco. Para o HAmilton é excelente ver o Vettel se contorcendo feito doido naquela Ferrari pra chegar perto. Quem gostaria de estar no lugar do HAmilton caso a Mercedes realmente mostrasse o que tem já no início do campeonato? é ruim para o Hamilton, para o show, para todo mundo. Porém não precisamos ser ingênuos não é mesmo. O Hamilton não vai querer o tetra como o melhor carro declarado, picas de distância na galáxia. Porque olha só, se vencer, venceu porque tinha o melhor carro, se perder que vergonha, perdeu com o melhor carro. É o mesmo que bater ou apanhar de bêbado. é ruim de qualquer maneira. Então vamos lá. NOssa como a Ferrari está forete. Chegou, teremos um campeonato. vamos em frente. Uhuuuuu.

Rocker
Rocker
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Pateta.
Vettel ficou encaixotado atrás do mala do Raikkonen e do Ricciardo, esperando o Raikkonen parar de reclamar e ultrapassar o australiano.
O Raikkonen só atrapalhou toda a corrida do Vettel, que não recebeu apoio dos boxes via rádio para mandar o Raikkonen “sair da moita” logo e deixar o alemão avançar para cima de Ricciardo e na caça ao Hamilton
Resultado, atrasaram a vida do alemão, que se você pesquisar os tempos nas voltas da corrida, teve o mesmo ritmo de Hamilton.
Mas, se você não acredita na Ferrari/Vettel e acha a F1 tão ruim, deixa de assistir e para de cortar o barato alheio por aqui.

Garlet
Garlet
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Esqueci de dizer, esse “lambe lambe” ae Vettel/Hamilton, tem a ver com dupla da Mercedes 2018? Ta estranho isso ae. A Ferrari sempre quis o Bottas, tudo bem, no lugar do Raikonen. Porém a Mercedes sem um piloto alemão não é normal.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Tudo a ver.

Anderson_SP
Anderson_SP
Reply to  Garlet
6 anos atrás

Faltou um rádio “Vettel is faster than you” para o Kimi sair da frente dele e deixa-lo ir atrás do Hamilton, depois que o Vettel passou o Kimi e o Riccardo ele sumiu, depois passou fácil o Verstappen, se não fosse o tempo perdido lá atrás iria ter uma briga boa entre os dois.

Marolla
Marolla
6 anos atrás

Errata:
era a revista GPX que quis dizer e não a Grid

Marolla
Marolla
6 anos atrás

Flávio, esse review da corrida me fez lembrar da revista Grid que teve início em 1994 e contou somente com 4 ou 5 edições. Era uma revista deliciosa.

Carlos Cunha
Carlos Cunha
6 anos atrás

Flávio,
Será que seria sonhar demais que dois competidores nas pistas sejam colegas e se respeitem fora dela? Seria realmente algo bom e novo para a F1 uma certa volta ao passado, quando pilotos não precisassem ser inimigos. Torcer para que Vetel e Hamilton consigam aceitar suas vitórias e derrotas e não percam este respeito que demonstram nestas duas corridas.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Carlos Cunha
6 anos atrás

Concordo completamente, não é preciso ter um “mocinho” e um “bandido” para a F1 ter mais audiência (apesar de que o povo em geral goste disso)
Gosto tanto do Hamilton quanto do Vettel, seja lá quem ganhe o campeonato, estará em boas mãos. Que os dois demonstrem respeito e amizade até o final.
Mesmo porque já bastam as desgraças do mundo, as maldades e falta de caráter, esporte é entretenimento e não guerra.

Lucas Nogueira
Lucas Nogueira
6 anos atrás

Flávio,

Gostaria de sugerir um post sobre a largada de Max, ele largou em 2 marcha, isso eh comum na chuva ou ele inovou?

abraço

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
6 anos atrás

“O Alonso é um animal nas pistas!”

Concordo. Um verdadeiro PANGARÉ.

Tom
Tom
Reply to  Onze anos sem título!
6 anos atrás

Quanta magoa rapaz, algum espanhol,te colocou um galho…rs,,rs

Rocker
Rocker
Reply to  Onze anos sem título!
6 anos atrás

Se o cara bicampeão de F1 que foi campeão em cima de Schumacher e outros bons pilotos, que tem seu talento respeitado até pelos colegas de profissão, que anda carregando um carro com um motor LIXO nas costas, imagine o tipo de PANGARÉ que chega depois dele ao final das corridas…
(Isso quando a Honda/McLaren deixa o Alonso terminar uma corrida sem o carro/motor quebrar.)
Não gostar da pessoa é uma coisa. Ignorar o talento do espanhol é uma BURRICE.
Então ser um burro e acusar outra pessoa de pangaré não é muita vantagem, certo? kkkkkkkkkkkk

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Rocker
6 anos atrás

Comentário tendencioso de um hater. É até compreensível alguém não gostar de Alonso, mas chamá-lo de PANGARÉ já é demais.

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Rocker
6 anos atrás

Errado. Ser burro é o piloto voltar para a mesma equipe que ele denunciou no passado, prejudicando a mesma a tal ponto, que acabou zerada no Mundial.

Lero-lero
Lero-lero
Reply to  Rocker
6 anos atrás

Não precisam brigar. Aos poucos, Alonso vai se despedindo da f1.

GunneR
GunneR
6 anos atrás

O problema no caso do Vettel é que as regras não especificam claramente o que é parar fora da posição (quantos graus??? quantos centímetros???); deixam a decisão para os comissários.

Se a FIA deseja punir esse tipo de acontecimento, que então passe a ser clara como no caso de encostarem a faixa branca na saída dos boxes!

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
6 anos atrás

Massa vem pilotando como ex-piloto em atividade desde metade do ano passado. O povo deu uma esquecida por conta da aposentadoria (com altas doses de lorotas por parte do piloto, falando que não ia ter carro competitivo quando o motivo é porque ia ser chutado, mesmo), mas basicamente ele não tá andando bem há muito tempo. Tá cada dia mais claro que a aposentadoria foi a decisão correta e o retorno a mais equivocada possível — vai ganhar alguns milhões a mais, claro, mas também passar uma vergonha que não precisaria passar. A carreira do Massa lembra a cada dia mais a do Coulthard. Terminou como chicane ambulante.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

A Williams ficou competitiva no momento em que Rosberg anunciou a aposentadoria.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

O Massa é tão loroteiro quanto o Barrichello. A sorte dele é que a maior parte da nossa imprensa é muito mais conivente com ele do que era com o segundão do Schumi. Hoje mesmo o Fabio Seixas publicou que o Massa não é de inventar desculpas. Como não? Todo o papo de aposentadoria por falta de carro competitivo e o retorno assim que chamado além das inúmeras desculpas para rendimento ruim a cada corrida são a maior prova do contrário. E convenhamos: num grid de 20 carros, você andar da sexta posição pra baixo, isso não é ter lá um carro muito competitivo. Mas, curiosamente, ninguém vai lembrar disso.

Ah se fosse o Barrichello língua de trapo… rs

Gus
Gus
6 anos atrás

Bom, já vimos que aquele papo de “Massa vai se dar bem com esses pneus, pode até surpreender” é pura balota…

ivo rettor
ivo rettor
6 anos atrás

O hamilton sempre foi arrogante e mimado pela FIA e pela primeira vez mostrou um pouco de humildade ao reconhecer o Vettel como melhor que ele acho que agora hamilton esta virando homem de verdade ….

Formiga
Formiga
6 anos atrás

Previsão Mãe Dinah. O Hamilton vai para Ferrari em 2018 e Alonso para Mercedes. A dupla da Ferrari vai ter 8 títulos.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Formiga
6 anos atrás

A Ferrari não quer uma dupla com 8 títulos. Isso é um luxo que custa caro.
A Ferrari quer 1 título. E isso tá difícil.

Paul D
Paul D
6 anos atrás

Quando o Kimi esteve bem? Piloto apenas mediano que, com sorte, ganhou um mundial.
Muito parecido com Massa, piloto mediano que, sem sorte, não ganhou um mundial e nem vai ganhar. Não ganharia nem na Mercedes e correndo apenas contra Sauber.
Vejam o bottas, piloto muito mediano e, ainda assim, melhor que o Massa.
Kimi, Massa, Bottas são segundos pilotos, só servem pera; 1 – não atrapalhar o primeiro piloto do time. 2 – ajudar o primeiro piloto a chegar ao título.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Paul D
6 anos atrás
Giovanni
Giovanni
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

De V10, por fora na 1 de Suzuka, na última volta, sem asa móvel.

Igor Dusse
Igor Dusse
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

No ano 2005, o Raikonnen pilotou demais. Sinceramente foi a melhor temporada de um piloto que eu vi na minha vida.
E com uma grande ironia. Ele perdeu o campeonato para o Alonso devido as constantes quebras do motor Mercedes. Mas por outro lado, isto possibilitou o show dele em cada corrida.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Kimi é o segundo piloto mais rápido da história da Fórmula-1: 44 voltas mais rápidas (por enquanto). Perde apenas para Schumacher: 77 voltas mais rápidas.
Está desmotivado? Um tanto quanto. E, com certeza, essa desmotivação tem a ver com alguma cláusula contratual ou com a idade (aposentadoria chegando).

William
William
6 anos atrás

O Massa não andar bem na chuva é algo claro até para um sujeito que não saca muito de corrida como eu…
Mas como entender que esse mesmo cara conseguiu a maior velocidade na corrida? Como um sujeito tem a maior velocidade da prova e um resultado pífio?
Ele acelerou muito em um trecho melhorzinho pra pilotar e segurou o pé no restante da prova?
Grande mistério!
Entendedores entenderão!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  William
6 anos atrás

Todos nós sabemos que o nosso brasileirinho perde rendimento ao longo da prova.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Tem uma certa racionalidade no que voce diz.
Talvez o condicionamento fisico dos Brasileiros tenha mesmo algo a desejar.
Me lembro que em certas corridas Senna terminava exausto, talvez seja mesmo o caso.

Rocker
Rocker
Reply to  William
6 anos atrás

É o MOTOR Mercedes.
E andar “no meio do nada” a corrida inteira. Afinal, Massa não disputava posição á frente com ninguém e ninguém ficava muito tempo atrás desse pateta.
Tivesse um motor diferente o vexame seria maior ainda.
Simples.

Alberto
Alberto
Reply to  William
6 anos atrás

Velocidade final de reta não determina velocidade do carro na volta, ainda mais em um circuito com uma reta longa como esta. Volta rápida em F-1 depende de tração combinada com potencia em saída de curva. Não ganha corrida quem chega a 336km/h , ganha quem consegue sair mais rápido das curvas, mesmo que por força de aerodinâmica ou potencia final de motor, não consiga velocidades finais tão extremas

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
6 anos atrás

Para mim, essa velocidade máxima da Williams, que não acontece pela primeira vez, mostra que eles são ruins de acerto de carro.
Se o carro anda uma barbaridade na reta, mas não anda nas curvas , que tal dar um pouquinho mais de asa para compensar ??
Afinal, se nem a Mercedes anda tanto na reta com o mesmo motor…

Rocker
Rocker
Reply to  Ricardo Talarico
6 anos atrás

Ué?
Mas não escolheram o Massa para ajudar no acerto do carro, pois é um piloto experiente?
Alguém ai foi/é muito incompetente não é?

Alberto
Alberto
Reply to  Ricardo Talarico
6 anos atrás

Dar asa não resolve, mais asa não melhora tanto e eficiência da tração. O que falta para a Williams é tração, isso fica evidente quando o Massa enfrenta temperaturas baixas que dificultam o aquecimento dos pneus. Pode ser um problema de acerto(pouco provável), deve ser um problema de projeto. Pra mudar isso tem que mudar a geometria da suspensão, o que não é nada simples de se fazer

FOC
FOC
6 anos atrás

Se o Rosberg estivesse correndo, Vettel teria vencido? Teria sido segundo ontem?

GunneR
GunneR
Reply to  FOC
6 anos atrás

Se o Rosberg estivesse correndo, Hamilton teria chegado em 2º? Teria vencido ontem?

Marcelo D.
Marcelo D.
Reply to  GunneR
6 anos atrás

Se um urso panda tivesse invadido a pista, Vettel teria vencido? Teria sido segundo ontem?

valter
valter
6 anos atrás

O bromance entre Vettel e Hamilton acaba assim que tocarem rodas o que será ótimo para o espetaculo.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Alguém explica o desempenho da Williams ontem??? Foi muito decepcionante. Também torço para que os melhores pilotos do Grid façam um ótimo campeonato. Os quatro da Ferrari e Mercedes mais os dois da RedBull (que pelo andar da carruagem veio novamente com o melhor chassi do grid… já o motor..)

Rocker
Rocker
Reply to  Ricardo
6 anos atrás

Simples. A Williams NÃO TEM PILOTO de equipe grande.
Na Williams falta piloto. Na McLaren falta motor…e por aí vai.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Rocker
6 anos atrás

Se fosse somente piloto, McLaren estava disputando vitórias.
Assistindo corridas o pensamento é de que basta um bom piloto para o carro “voar”. A realidade, porém, é outra. Carro e condições de pista têm uma influência que nós, simples telespectadores, ignoramos.
É claro que queríamos uma largada com 10 Max’s.

Alberto
Alberto
Reply to  Ricardo
6 anos atrás

A Williams tem problema de tração e aderência de forma geral com baixa temperatura de pneus. Problema difícil de resolver

Paulo Moreno
Paulo Moreno
6 anos atrás

Assisto formula 1 mais ou menos a 30 anos, e não tem nenhum piloto melhor que Max Verstappen. A pista é muito larga para ele.

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  Paulo Moreno
6 anos atrás

Senna cansou de fazer isso, voce esqueceu? Lembra de Monaco?

Lero-lero
Lero-lero
Reply to  Gabriel P.
6 anos atrás

Eu lembro de Ímola.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Moreno
6 anos atrás

Esse cara não viu Senna……Ou se viu era muito jovem pra discernir.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Eu vi Schumacher… e foi o bastante.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

E eu vi Senna… sendo ultrapassado pelo Piquet, esse sim foi o cara!

José
José
6 anos atrás

Essa temporada tá pintando parecida com a de 2000. Assim como o calvário do Alonso me lembra os tempos do Piquet na Lotus. Aliás, Alonso já foi motivo de comparação de sua parte, Flavio, em 2007, que escreveu “dando conselho” pro Alonso, ser como Piquet foi em 87.

Como em 2000, vou torcer pelo alemão da Ferrari esse ano.

Thiago
Thiago
6 anos atrás

Boa tarde Flávio, acha que tem alguma chance de Alonso pilotar na Mercedes mesmo em 2018 ?, ai sim seria um campeonato disputado com certeza, sinceramente não acredito tanto que a Ferrari vai ter gás pra disputar até o fim, tomara que eu esteja errado, deve ser trauma de ver tanto a Mercedes sobrando!