A VER

Rodrigo_Contin_CEO_da_Hitech_Electric_Foto_Hitech_Electric

SÃO PAULO (e a observar) – Repasso como recebi, por considerar que essa tecnologia, cedo ou tarde, entrará na vida de todo mundo. Trata-se de um carro elétrico brasileiro que será apresentado domingo em Curitiba. Editei um ou outro trechinho para reduzir um pouco o texto da assessoria de imprensa. Pessoal de Curitiba poderia dar um pulinho no evento domingo para nos passar suas impressões.

O Hitech Business Group, fundado e comandado pelo engenheiro Rodrigo Contin, profissional bastante conhecido no mundo do automobilismo por ocupar o cargo de chefe de equipe da Hitech Racing — time que disputa atualmente a Fórmula 3 Brasil –, tem o prazer de anunciar a ampliação de seus negócios com o lançamento da Hitech Electric, fabricante de carros elétricos para o mercado brasileiro.

A Hitech Electric terá sua sede em Curitiba (PR) e será oficialmente lançada neste domingo (7). O fim de semana do lançamento da fabricante será, a propósito, bastante agitado para as empresas que formam o Hitech Business Group. Na sexta-feira e no sábado, a Hitech Racing estará em Interlagos, onde disputará a segunda etapa da temporada 2017 da F-3 Brasil. No domingo, a Hitech Electric colocará seu site oficial no ar com todas as informações da companhia e terá sua marca propagada na Meia Maratona Ecológica de Curitiba, evento que receberá o patrocínio da mais nova montadora de veículos elétricos do país.

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Denis
Denis
6 anos atrás

Muito boa iniciativa, mas será que valeu a economia no design? Será que sairia tão mais caro fabricar um carro atraente? Será que o engenheiro olha para o produto final e pensa “meu que coisa linda”?

Espíritu de Cerdo
Espíritu de Cerdo
6 anos atrás

Xá o cara pô! Gente sentir-se ofendida com produto/serviço dos outros é a nova modinha dos dias de hoje.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
6 anos atrás

Que merda é essa……..um carro de golfe?????

GUMA
GUMA
6 anos atrás

Parece um banheiro químico duplo……

Renato
Renato
6 anos atrás

E ai? design, tecnologia, bla-bla-bla de sempre…
Anos atras iam fabricar um carro urbano no RJ, baseado em um conceito do Anisio Campos e?
Para quem trabalha ou trabalhou com desenvolvimento, o caro não é só o motor e penduricalhos, o caro é a base rolante, aquela tal da “plataforma”, que deve aguentar ensaios da *NCap (choque frontal, lateral, pedestres, crianças, capotamento, etc). E onde entra tudo isto? Ela custa 1 bilhão de euros, fora que um modelo passa por testes exaustivos de fadiga de carroceria, soldas, mecanica, mecanismos e tudo mais. Para se ter uma ideia disto, o piso do país é mapeado e digitalizado e replicado em uma bancada de 4 pistões que ficam um bom tempo estressando a carroceria, cheia de monitores e simulando algo como 400.000 km de percurso. Uma porta de motorista é aberta e fechada por 100.00 ciclos para validação dos conjuntos de dobradiças/fechaduras/estrutura, pois, são itens de nível severo de segurança. Foi-se o tempo das portas de fuscas que se abriam ao se fazer uma curva.
Alem disto, e a homologação para utilização em vias públicas, os ensaios de choque, validações de ABS e air-bags?
Então, vale a ideia, apresentar propostas, mas, tudo isto virar um produto comercializável é outra história.
Desejo muito sucesso à equipe de desenvolvimento, mas deixo estas observações não como crítica, mas como uma visão de quem ja trabalhou neste ramo e conhece um pouco desta coisa complexa chamada “industria automobilística”.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Renato
6 anos atrás

Matou a pau. Carro nao eh camiseta.

Elmo
Elmo
6 anos atrás

Não é crítica nem elogio, mas essas formas fazem ele parecer um daqueles primeiros carros, do início do século passado, estilo Henry Ford. O popular ‘calhambeque’.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
Reply to  Elmo
6 anos atrás

Sim. Lembra os primeiros protótipos elétricos da Gurgel. o Itaipu, do final dos anos 70. É estranho quando sabemos que esta fase do carro elétrico feio e esquisito já passou. Taí o exemplo da Tesla, dominando o mundo. De qualquer forma, desejo sucesso, e sorte, ao empresário.

Airton Silva
Airton Silva
6 anos atrás

Pensei que o cara da foto era o Adrian Sutil

PRNDSL
PRNDSL
6 anos atrás

Hoje vi um Supermini da Gurgel… Acho Gurgel um gênio injustiçado.
Coisas como o Motomachine seriam o máximo em novidade, hoje em dia !!!

Richard Baggs
Richard Baggs
6 anos atrás

Minhas dúvidas são sempre as mesmas: atravessa inundação sem dar choque? Se cair um raio no carro, carrega automaticamente a bateria? Motorista com marca-passo pode dirigir? Se o carro é elétrico, o vidro elétrico tem motor a combustão?

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Pra mim parece um carrinho de golfe adaptado para parecer um carro de passeio.

Ed
Ed
6 anos atrás

É mesmo muito feio e costumam ser extremamente caros. Poxa, eu gostaria muito de dirigir um elétrico, mas vamos melhorar, né? Pode ser um pouco feio e/ou um pouco caro, mas muito feio e muito caro fica inviável.

Juliano
Juliano
6 anos atrás

Que coisa feia, pqp

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

A história brasileira mostra que os benefícios e subsídios do governo vão todos para a indústria multinacional. Ao contrário do que fazem países como Alemanha, França, Coréia, Japão e EUA, que incentivam suas marcas, o Brasil prefere as de fora. Ainda mais esse governo golpista que está aí.

Então, infelizmente, acho que isso morre na casca.

Edson Mauricio Correia
Edson Mauricio Correia
6 anos atrás

Olha! Um calhambeque elétrico! Esqueceram de contratar um designer…

Otavio
Otavio
6 anos atrás

Quando a Gurgel lançou seus carros, muitos disseram: “que carro horrível”.
A ind. Automobilística europeia, nos seus primórdios, criou alguns carros que visavam praticidade e economia. Vão dizer que o Citroen 2cv ou mesmo o Fusca, em sua origem, eram exemplos de beleza?!
O brasileiro deveria contentar-se com as possibilidades, limitações e concorrências econômicas desleais e apoiar uma indústria nacional, em todos os seguimentos. Gurgel definhou ante as poderosas indústrias. Engesa e Bernardini são outros exemplos. Continuemos com nossos grãos e orgulhando-nos de sermos o “celeiro do mundo”.
Quando a “revolução industrial” chegará a este pais???

Andre Nascentes
Andre Nascentes
6 anos atrás

A Tesla já mostrou que o problema não é ser elétrico, é ser feio. Ai o cara vai e lança essa coisa aí. Vai vender uns 10.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
6 anos atrás

O futuro é elétrico, silencioso, e não explosivo e barulhento… São Paulo está um horror de barulhenta! Há de melhorar…

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

Ainda considero os carros elétricos um insensatez, uma vez que existem aqueles ótimos projetos de carros movidos a ar comprimido na França e na Índia.

https://www.groupe-psa.com/en/newsroom/automotive-innovation/hybrid-air/

perna quebrada
perna quebrada
6 anos atrás

Por que todo carro elétrico tem que ser feio?
E o preço desse brinquedo, compensa a feiura?

Marcelo Witt
Marcelo Witt
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Concordo! Sempre é horrível. E louco de caro. Assim, só com muita consciência ecológica… E no preço que anda a energia pra recarregar, acho que a gasolina até é barata…

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Marcelo Witt
6 anos atrás

Tesla, amigos. 0 a 100 em 2.9s, lindao, preco de bmw serie 6

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Marcelo Witt
6 anos atrás

Não acho o Tesla feio. Pela aerodinâmica deste carro em questão, acho que deve ser para usar dentro de condomínios, buscando clientes em estacionamentos de shoppings, essas coisas. Não tem como andar na estrada com essa aerodinâmica, nem para passar lombadas com essa altura do solo. Mas parece ser ótimo para embarque e desembarque de pessoas com dificuldades de mobilidade.

perna quebrada
perna quebrada
Reply to  Marcelo Witt
6 anos atrás

Certo, os da Tesla são ok, mas no geral são horríveis.

Como alguém disse lá em cima, esse carro parece um banheiro químico com janelas.

Paulo
Paulo
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Porque é um engenheiro quem comanda o projeto e, talvez para economizar no orçamento resolveu ele mesmo desenhar o carro.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Ia dizer justamente isso. .

Deni Williams
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Comparado com aqueles conceitos que as montadoras expõem em salões, acho esse carro bonito até demais.

Luciano Basso
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Por isso é que a Tesla hoje vale mais (no valor total de ações da bolsa) que a GM ou a Ford…

asd
asd
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Não só feio como cópia do que já existe.

Igualzinho ao Polaris E4

Ricardo
Ricardo
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Concordo. Estava pensando, depois do Tesla, e mesmo do Prius, não há motivo para ser feio, ficou parecendo uma homenagem lapidada a machado ao 2CV.
Preço? Certamente vai custar mais que um Corolla.

René G Barreto
René G Barreto
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

buenas, sem falar no coeficiente de arrasto, com aquele baita “testa” deve andar a 10km/h……. carrinho de golfe!

Victor
Victor
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Nem todo elétrico é feio, veja os Tesla, BMW e VW (obviamente no exterior).
Mas esse é ridiculamente horrível… eu teria vergonha de expor algo assim. Custava fazer um carro pequeno parecido com um Smart, por exemplo?

Robertom
Robertom
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Com os Tesla não tem feiúra, só preço exorbitante…

Jair
Jair
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Nem todos sao feios…por exemplo os da Tesla.

https://www.tesla.com/en_GB/?redirect=no

Edilson Vieira
Edilson Vieira
Reply to  perna quebrada
6 anos atrás

Para quem chegou de Marte agora. Já ouviram falar do Tesla?

Thiago
Thiago
6 anos atrás

Acho legal a tecnologia elétrica, e com certeza é o futuro, mas odeio a idéia de te-la na Fórmula 1, seria muito legal se eles assumissem o papel de esporte retrô como foi citado no PaddockGP essa semana, e voltassem os V10, será que é impossível fazer um motor elétrico que faça barulho e seja muito potente?

Carlos
Carlos
Reply to  Thiago
6 anos atrás

A unidade de potência usada na F1 atual tem pouco menos de 900hp enquanto o “supercarro” Rimac Concept One teria 1088hp e velocidade final de 305km/h.
Para fins de comparação, os carros da F-e tem potência inferior a 300hp e velocidade final de 225 km/h. Eu não tenho a mínima ideia do porquê os carros de competição não alcançarem as especificações de um carro comercial. (Obs: dados da wikipedia).
Eu não acho que exista muito a ser feito para gerar barulho pela forma como a energia mecânica é obtida. A não ser que você goste do som de um liquidificador gigante.

Ferdinandes
Ferdinandes
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Tesla eh a resposta

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Acho que motores elétricos tem seu nicho .
Mas competições?
Dois exemplos classicos.

Offy 4 cilindros , usado durante mais de 50 anos, de 30 a 86, versões finais com + 1000 cv, depois detuned para aproximadamente 800 cv.

BMW m12/13 turbo: 1,400 hp, em 1986, com um bloco de carro de rua! Nada mau para um motor, desenhado por Alex von Falkenhausen, que iniciou a vida em um sedam familiar nos anos 60!

Pedro
Pedro
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Acho que o motor de um carro comercial num carro de FE ficaria muito pesado… Mas isto é passageiro, mais cedo ou mais tarde a tecnologia avança e os carros vão passar a correr mais. Alías, se não me engano este ano já não será mais preciso trocar de carro durante a corrrida, o que já é um avanço.