CREMA CATALANA (3)

esp17a

SÃO PAULO (já de volta) – Quem aguenta um menininho de 6 anos chorando sem fazer nada? A nova F-1 não aguentou — e por “nova” entenda-se algo como aquelas padarias que reabrem com uma faixa na porta: “sob nova direção”.

Nem a Ferrari. Ele abriu o berreiro quando Raikkonen abandonou a corrida de Barcelona logo na largada, após um toque com Bottas e, na sequência, Verstappen. Depois, abriu um sorriso delicioso quando Vettel segurou Hamilton na saída de um pit stop, mantendo a ponta.

Então, foram buscar o moleque na arquibancada. E quando o vimos de novo, ele estava todo saltitante no motorhome da Ferrari, tirando fotos com Kimi, ganhando boné autografado e, um pouquinho mais tarde, festejando o segundo lugar de Sebastian com a toda equipe, na hora do pódio.

esp17bFoi a coisa mais bacana do GP da Espanha vencido por Hamilton, a história do menino francês Thomas e sua mãe, fanática pela Ferrari — está contada aqui pelo enviado especial do Grande Prêmio, Thiago Arantes, que foi atrás dos dois.

Um toque de humanidade que a F-1 talvez nunca tenha tido, de forma institucional. Fico imaginando quantas histórias bonitas como essa foram reprimidas ao longo dos anos de chumbo comandados por Bernie Ecclestone e sua trupe de perdigueiros caçadores de credenciais — dedicados, por décadas, a transformar a categoria em algo asséptico, inatingível, elitizado às raias do absurdo.

Mas não foi a única boa deste domingo, longe disso. A corrida foi muito interessante, em que pese o fato de ter sido disputada em dois pelotões bem distintos: um formado por Hamilton e Vettel; o outro, pelos demais.

A dupla que domina o campeonato, e que felizmente é composta por pilotos de equipes diferentes, fez uma corrida à parte, tática, estratégica, tensa, disputada nos boxes e na pista. Ricciardo, o terceiro colocado, chegou 1min15s atrás. A partir do quarto colocado, todos que fecharam a zona de pontos ficaram uma volta atrás. É um abismo brutal, que ficou mais evidente hoje porque alguns possíveis protagonistas ficaram fora de combate muito cedo.

[bannergoogle]Na largada, Vettel pulou ligeiro à frente do pole Hamilton, e ambos se livraram da confusão que tirou Raikkonen e Verstappinho da prova, logo atrás deles. Tudo começou com uma freada muito antecipada de Bottas, que permitiu ao finlandês da Ferrari mergulhar à frente do Mercedes #77 na primeira curva. Mas ali é estreito, a roda traseira direita de Kimi tocou na dianteira esquerda de Valtteri e sua Ferrari ricocheteou para o meio da pista. Quem vinha por fora era o jovem Max, que acabou atingido pelo carro vermelho.

Resultado: Raikkonen e Verstappen com suspensões quebradas, praguejando contra Bottas, cuja corrida não duraria muito. Vencedor na Rússia, Sapattos acabaria abandonando depois de 40 voltas, com o motor arrebentado. Coisa rara, mas compreensível. Bottas teve de voltar ao motor usado nas primeiras quatro corridas do ano, por conta de um problema numa unidade nova. O velho não aguentou.

Sem um carro da Ferrari e um da Mercedes, e sem Verstappen — que venceu na Espanha no ano passado e é sempre uma atração –, o GP ficou para Vettel e Hamilton. Caberia aos dois fazer daquele limão, uma limonada doce e refrescante. Os dois sumiram na frente, mas sempre com um de olho no outro. E fizeram a limonada.

Vettel parou primeiro para trocar pneus e colocou um novo jogo de macios em seu pit stop, na volta 14. Lewis ficou sete voltas a mais na pista para tantar descontar o tempo perdido ao perder a liderança na largada, e surpreendeu ao espetar um jogo de médios quando parou. Voltou em terceiro, com Bottas na liderança e Sebastian em segundo. O alemão perdeu algum tempo para passar o mercêdico, que tinha pneus mais velhos. Mas acabou fazendo uma linda ultrapassagem e reassumiu a ponta. Lewis veio na sequência e passou também, sem a menor objeção do companheiro de equipe, obviamente.

esp17d

Tudo passou a ser, a partir daí, uma questão de administração da borracha. Vettel teria de parar mais uma vez e colocar médios. Lewis teria até a chance de ir até o fim da corrida sem parar mais, mas não era muito provável. Melhor seria cumprir a última parte da prova com pneus macios, bem mais velozes, o que acabou fazendo.

Quando Vandoorne tocou em Massa (que estava lá atrás, por ter furado na primeira volta) e ficou parado na pista, um safety-car virtual deu uma acalmada nas coisas, e muita gente foi para os boxes. Logo em seguida Hamilton parou, na volta 36, e colocou pneus macios. Na volta seguinte, Vettel fez sua troca e colocou os médios. A saída dele dos pits foi de prender a respiração. Lewis vinha babando e os dois dividiram a curva, se tocaram, e Vettel segurou a ponta na marra.

Mas Hamilton tinha pneus melhores, e chegar no adversário era questão de tempo. Não demorou muito, e na volta 44 ele passou feito um raio por Vettel, assumindo a liderança e nela ficando até o final. Foi sua 55ª vitória na F-1, segunda no ano.

esp17h

Mais atrás, num outro universo de desempenho, quem deu um show foi a Force India, levando Pérez e Ocon ao quarto e quinto lugares, no seu melhor desempenho no ano. A equipe, agora, é a única a pontuar em todas as corridas desta temporada com os dois carros. Uma marca digna de aplausos. Como aplausos merecem todos os outros que chegaram nos pontos. Hülkenberg terminou numa excelente sexta posição, seguido por um combativo Sainz Jr. (que largou em 12º), por um excepcional Wehrlein (fazendo os primeiros pontos da Sauber em 2017), um ótimo Kvyat (de 19º no grid para nono no final) e um Grosjean um pouco mais discreto, mas fazendo menos cagadas do que nos treinos.

Como se vê na classificação final da prova um pouco mais acima, pilotos de oito das dez equipes pontuaram, o que é muito legal. Só ficaram de fora da festa a McLaren e a Williams.

[bannergoogle]Na primeira, Alonso, depois do incrível sétimo lugar no grid de ontem, esbarrou em Massa na largada, foi para a brita, despencou lá para trás, e não se recuperou mais. Na segunda, um vexame. OK, Massa teve de fazer a primeira troca imprevista, mas depois ficou se arrastando na pista. Is Troll Venga também andou como uma tartaruga, levando ultrapassagens por todos os lados de pilotos como Ericsson, Palmer & companhia bela. Dos que terminaram a prova, foi o último colocado. Aliás, até Ericsson fez uma boa corrida. E Magnussen, coitado, que teve um pneu furado na última volta após toque com Kvyat, perdendo a chance de pontuar.

Wehrlein merece um parágrafo à parte. Embora não tenha tido seu nome mencionado na transmissão da TV, fez uma corrida extraordinária. Parou uma vez apenas, na volta 33, e ficou o tempo todo andando em sétimo, com uma segurança absoluta e quase inacreditável, considerando-se o carro que tem. No fim, foi punido com 5s por pegar o lado errado da entrada dos boxes no seu pit stop e caiu para oitavo. Uma pena perder uma posição, mas ainda assim uma proeza levar a Sauber aos pontos com tamanha autoridade. Fico imaginando se fosse um brasileiro… Seria tratado como herói nos noticiários globais.

Após a corrida, gentileza e sorrisos por todos os lados. Hamilton elogiou Vettel (“É um privilégio correr contra alguém tão bom quanto ele”, disse), comemorou muito com a equipe e saiu aliviado de Barcelona. Afinal, reduziu bem a desvantagem que tinha para o alemão na classificação, depois da má atuação de Sóchi. Sebastian foi a 104 pontos com o segundo lugar, e Lewis subiu bem para 98. Bottas ficou com seus 63 após o abandono, deixando a impressão de que o que aconteceu na Rússia foi mesmo apenas o tal ponto fora da curva num campeonato que, ao fim e ao cabo, terá apenas dois personagens principais até o final. Um deles é esse moço aí embaixo na foto.

esp17c

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz G
Luiz G
6 anos atrás

O garoto, Thomas, roubou toda a atenção da corrida e virou a estrela do dia.
O choro emotivo e descontrolado comoveu o mundo inteiro.
Não sei se Raikkonen o recebeu por marketing ou verdadeira comoção, mas tanto faz. Foi um gesto brilhante dele ou da Ferrari…e uma tremenda sensibilidade do camera man.

O choro do menino era sincero e o sorriso, extremamente carismático.
Certamente, foi a imagem do ano na F1….senão, da década!

Luiz G
Luiz G
6 anos atrás

Você entra num blog de automobilismo, especializado em F1, pra comparar uma ocorrência do esporte com crianças mortas por bombas, e acaba xingando o autor do blog e todos os leitores.
Isso que é consciência.

ms
ms
6 anos atrás

nessa corrida Hamilton venceu Vettel com autoridade, se o desempenho dos carros desses dois pilotos continuar parecido, poderemos ao final do ano tirar a prova de qual deles é o melhor piloto, eu sinceramente não saberia dizer quem é o melhor……

JP
JP
6 anos atrás

Tô nem aí pro menininho patético. Corrida boa é corrida com disputa. Nota 6,5 pro GP.

Alberto
Alberto
Reply to  JP
6 anos atrás

Se hoje você escreve coisa tão idiota como está,dá para imaginar o quanto mais idiota e patético era,quando tinha a mesma idade deste garotinho.
Ele pelo menos mostrou sensibilidade e amor pela equipe e você, o quanto é inculto e mau educado.
E ele está no autódromo, vendo uma corrida de F 1,coisa que possivelmente nuca tenha feito.

Geraldo Braga Filho
6 anos atrás

Flavio parabéns Galvão Bueno só quando o Airton era vivo, Só pela saudosa Bandeirantes que agora é Band Esportes, que agora antes da corrida tem que procurar onde está transmitindo. Outro dia vi o nosso querido Edgar de Melo Filho e você estava. Na época do Airton perguntei ao meu filhinho quem ia ganhar. Ganhei Um blusão e um jantar.
Ainda não consegui comprar o livro, Não desisto. Ainda escuto quantas voltas 400000.
Abraço Grande.

Geraldo Braga Filho
Reply to  Geraldo Braga Filho
6 anos atrás

Com certeza,
Obrigado

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Olha o cérebro dele… Vai ganhar muito dinheiro como comentarista do G1. Mamãe vai ficar orgulhosa.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Não misture alhos com bugalhos. Cada coisa no seu lugar (e contexto).

Eduardo_SC
Eduardo_SC
6 anos atrás

Hamilton correu como campeão, ultrapassou o líder da temporada e venceu a corrida. Agora Vettel sabe o que fazer com aquele dedo do meio dele. Por falar nele, ontem até que ele deu uma podada decente no Bottas que já estava com o motor grilando.

René G Barreto
René G Barreto
6 anos atrás

buenas, e esse “Strollpício”, é uma merda mesmo?!

Ângelo Mello
Ângelo Mello
6 anos atrás

Eu assisti praticamente todos os GPs de F1 de 1983 a 2010. Em 2011 e 2012, tentei assistir alguns, mas a F1 estava insuportavelmente chata. De 2013 em diante simplesmente desisti da categoria. Voltei esse ano depois da notícia da saída do bernie e não me arrependo: melhor temporada desde 2008. Espero que outras equipes entrem na briga no próximo ano, pq talento tem demais nesse grid. É uma ótima geração. Sem nostalgia idiota: Alonso, Vettel e Hamilton estão num nível bem próximo da geração de Piquet, Senna, Prost e Mansel.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Ângelo Mello
6 anos atrás

Sério que achou a temporada de 2012 chata? Com 8 vencedores diferentes, sendo q a diferença entre o campeão e o vice foi de apenas 3 pontos, chata?

NILSON Paraiso
NILSON Paraiso
6 anos atrás

Flavinho, o Alonso é um ótimo piloto. Mas já passou o tempo dele, concorda? Ele teve bons carros na Ferrari e fracassou, por motivos distintos. Perdoe-me pelo paralelo, mas ele tá mais pra Ronaldinho Gaúcho do que pra Messi
e CR7. Fico curioso em saber sua opinião sobre Alonso. Ouvir aquele Reginaldo Leme e Lito Cavalcante vibrar mais com uma ultrapassagem de Alonso do que uma Vitória de Vettel ou Hamilton me dá raiva.

Alexandre
Alexandre
Reply to  NILSON Paraiso
6 anos atrás

kkkkkkkkk

Alexandre
Alexandre
Reply to  NILSON Paraiso
6 anos atrás

Mds

Segafredo
Segafredo
Reply to  NILSON Paraiso
6 anos atrás

Te da raiva…. porquê vc deve ser um daqueles torcedores de quem só vence com o melhor equipamento, acumulando nrs “fantásticos” sem nenhuma concorrência! Este blog tá cheio de caras como vc que não valoriza o talento de quem faz chover no deserto……É por isso que Alonso está bem à frente dos outros pilotos e recebe reconhecimento de quem realmente manhã do esporte! Bela entubada de Hamilton ontem no Schukrute FakeJr ein….?!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Manja…..

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Alonso não pode parar, Nilson! Como é que fica a nossa diversão a cada GP?

Moy
Moy
6 anos atrás

Massa – A chicane ambulante. Meodeos!

Arriba Alonso!
Arriba Alonso!
Reply to  Moy
6 anos atrás

Entenderam finalmente porque Alonso pedia passagem, via equipe, para passar o Massa no tempo da Ferrari?

ags
ags
6 anos atrás

Fica mais light assistir a corrida sem o som da tv..
Pq..
O Babão bueiro o tartaruga burti e o regi resfenol são um bando de patetas..
A Sport tv tem um sr com algodão na boca..um tal de Lito bateria velha..
um zé piloto di stoki bolha.. e agora o zé fala Merda.. cara o senhor ze fala merda só serve pra falar besteira… como pode…o cara não tá acordado..dorme mal.. e sabe lá o que ele toma para trabalhar.. Ve coisas que não é mostrado na tela..ele tá bolado a transmissão toda..

Luciano
Luciano
6 anos atrás

Nossa, quanto azedume em relação ao Massa, na matéria e principalmente nos comentários.

Acho que o Massa tem estado no limite do possível com a Williams. Mas sugerir que fez uma corrida ruim ontem, quando ele perdeu 50s para o pelotão na PRIMEIRA volta é simplesmente estúpido, e demonstra total e completo desconhecimento sobre automobilismo.

A Williams não tem carro para tirar 50s de ninguém do pelotão intermediário. Ainda, a necessidade de uma troca na primeira volta complicou toda a estratégia. Sugerir que isso foi um “vexame” só mostra má-fé e desconhecimento de quem escreve!

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

FG e pessoal, ainda que haja disputa entre Vettel e Hamilton, como pode uma competição internacional, mundial, milionária e adjetivos dos mais variados, apresentar uma classificação final com o 3º lugar a 1 minuto e 15 segundos do 1º? Ou mesmo o 11º tomando DUAS voltas? Não curto aquela roleta russa dos ovais, mas, como espectador e “cliente” de F1, seria legal se o aspecto esportivo se aproximasse um pouco, mesmo.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Você poderia apelidar o Stroll de Stroll Vando. Sobre menção a Wehrlein, no SporTV teve menção honrosa pra ele, inclusive o Lito elogiando muito o piloto. Abs.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
6 anos atrás

Bela corrida. Bela disputa entre Hamilton e Vettel, enfim um campeonato de formula 1 como há muito tempo não se via. E a ultrapassagem do Vettel em cima do Bottas foi uma coisa espetacular, essa, pra mim, vai ficar pra história. Valeu Vettel! Ganhei meu domingo. Ao meu ver a Ferrari errou mais uma vez na estratégia e entregou a corrida pro Hamilton. Um abraço a todos.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
Reply to  Clayton Araujo
6 anos atrás

Ah! Lembrou a ultrapassagem de piquet sobre senna na Hungria em 86! Vettel mostrou que tem culhão!

AleRanieri
6 anos atrás

O que gostei na corrida de ontem foi que os comissários não puniram tanto quanto se punia no ano passado. Dos 10 incidentes investigados pelos comissários, somente Vandoorne que perdeu 3 posições no grid em Mônaco pelo incidente com o Massa e o Wehrlein por errar na entrada do pit, todas as disputas foram consideradas normais (no further action). A defesa do Vettel sobre o Hamilton nem foi investigada.

E como ano passado, uma Ferrari ficou atrás de um piloto que não se sabia se faria outro pit stop e resistiu até o final (Verstappen, 32 voltas com médios em 2016 e ontem, Hamilton, 30 voltas com os macios).

Joca
Joca
6 anos atrás

F1 se encaminhado para ser um espetáculo ao estilo Tio Sam, em breve vão mexer no regulamento para deixar tudo parelho.

Arriba Alonso!
Arriba Alonso!
Reply to  Joca
6 anos atrás

Se emparelhar todo mundo, Alonso campeão!

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Hamilton foi Hamilton e não teve mais pra ninguém! O Vettel bem que tentou, mas havia o Hamilton no meio do caminho. O garotinho não tem que ficar frustrado, ele tem que entender que o Vovô Räikkönen já está a um passo do Fim da Carreira. O Alonso fez um Milagre nos treinos de sábado, mas a realidade na pista daquela McLaren Nanica Honda é triste, pelo menos ele chegou ao final sobrevivendo ao toque do Massacrado na largada. A Sauber já supera todo o ano passado com o oitavo lugar do Wehrlein deixando a McLaren zerada na lanterna, parece até mentira!

Rodrigo Andolfato
Rodrigo Andolfato
6 anos atrás

Eu notei que o Hamilton estava com um Cristo Redentor pintado no capacete. Por acaso era uma homenagem ao Brasil?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
6 anos atrás

Bem legal o presente que o pequeno Thomas recebeu.
E curioso ver o Galvão impondo o texto do Reginaldo Leme: “porque o Reginaldo vai falar sobre o garotinho…”.

Filipe Augustus
6 anos atrás

Só um comentário porque estou vendo todo mundo malhando o Massa, em minha opinião ele deu a tangencia de dentro pro Vettel passar e o Vettel não entendeu, se assustou quando o Massa reduziu e perdeu a frente do carro, não achei que o Massa foi totalmente culpado disso, tanto que o Vettel nem reclamou muito, apenas disse porque o Massa de novo, e morreu aí! O torcedor brasileiro pega pesado demais com os pilotos daqui, para o povinho brasileiro são tudo uns bostas mediocres!
Mas quando quase ficamos sem pilotos, um monte de gente ficou chorando!

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

Mais do que o Massa, quem tem que se aposentar é o Gavião Bueiro. Tentou defender o Massa, disse que o 4o e 5o da Force India não tinha importância alguma, e nem sequer mencionou o 8o lugar do Werlheim. Lamentável.

Eu não sei como o Burti e o Reginaldo conseguem fazer todos os malabarismos pra discordar dele em plena transmissão sem causar chilique no cara.

murilo medeiros
murilo medeiros
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Eu simplesmente assisto o VT que passa no SporTV. Acordo mais tarde, não acesso a internet e espero o horário da reprise, só pra não ver o Galvão falando “chegar é uma coisa, passar é outra”…

lugar de massa é na parede
lugar de massa é na parede
6 anos atrás

Vou falar de Felipe Massa!

O cara me volta de uma puta cagada no brasil onde teve um super homenagem de despedida, tava já bem em casa, dae me volta para F1 para dizer que estava triste com os colegas por que não o parabenizaram e comemoraram com ele o seu retorno. Aplausos……. foi ridículo, somente ele não vê que a volta dele foi sem noção (no sentido de ganhar algo q não seja money). Dae pré-temporada, Williams bem e tal, empolgação, o engenheiro dele (que de tanto levar bucha com ele já tem cara de chorão também) disse que NESSE ANO VEREMOS UM MASSA COMO O DE 2008 (algo assim). E ele tem razão! O que vemos de austrália até é isso mesmo uma Massa que esta igualzinho a 2008, 2004, 2005, 2006, 2007, 2010-2016, um chorão que coloca culpa em todos do grid, menos nele próprio, que não aceita questões de corrida, que pode ter o melhor carro do mundo e vai continuar culpando os outros. Aposto que ele no dia a dia no transito erra uma curva e culpa o carro de fabrica que ele tem em casa. Turma a verdade é essa, Massa já foi um piloto top, hoje é um bom piloto, nada mais que isso. Se o companheiro dele mudar, tirando essa outra aberração monetária chamada de Stroll, o massa leva pau. Lugar de massa é na parede.

Vou falar de Bottas.

Bottas ta ficando aquele carinha nas empresas que usa o crachá da firma cheio de orgulho, Vai ser engolido. Hamilton ta nem ae para nada, ELE SEJA CAMPEÃO, POUCO IMPORTA O RESTO. Todos os acostumados a vencer la são assim. Não tem santo campeão na F1, acorda! vc vive no Brasil, já deveria entender dessas coisas, é cada um por si. Ele corre o risco de perder a vaga pro Vettel ainda. So Hamilton passar o vettel e despontar no cameponato.

Vou falar do Hamilton

Que onda foi aquela? O QUE EU FAÇO COM ESSES PNEUS??? Ouvir essas coisas é dolorido para o fã. Chamar atenção para uma coisa, o Hamilton quando ganha so falta beijar os rivais, “melhor adversário da minha carrera”, “to empolgado com o desafio”, “que fique assim o ano inteiro”, quando ta mau se perde no carro , ano passado não sabia ler seu volante em Baku, agr é orientação via radio a corrida toda, enche o saco, e o pior perde o campeonato depois e toda aquela felicidade e desejo com o rival se mostra uma plastica, soando cada vez mais falsa.

Vou falar da Liberty

Somente coisa positiva saiu dessa excelente sacada de terem colocado o menino fã que estava as lagrimas, junto com o ídolo Raikonnen no box da Ferrari. Aplausos de pé, não pela jogada de marketing. Mas pelo efeito que isso vai ter na vida desse pequeno fã. Foi e sera sempre um momento marcante no coração apaixonado desse menino, enquanto ele manter esse amor ao esporte.

Flaviao Bueno
Flaviao Bueno
Reply to  lugar de massa é na parede
6 anos atrás

Nossa, que cara limão

J Fernando
J Fernando
Reply to  lugar de massa é na parede
6 anos atrás

Não precisava desse texto enorme, rapaz! Podia escrever simplesmente:
– Não gosto do Massa.
– Bottas é segundo piloto.
– Hamilton é falso (elogia os adversários quando ele (Hamilton) ganha, denigre quando perde)
– Liberty fez uma coisa maravilhosa para o garotinho chorão.

Luiz G
Luiz G
Reply to  J Fernando
6 anos atrás

hahahahahaha…..

Toni Casagrande
Toni Casagrande
6 anos atrás

Quando eu afirmo há bastante tempo que o Massa é ex-piloto em atividade incrivelmente ainda aparecem alguns defensores dele. Ficou a prova toda sem conseguir recuperar praticamente nada e ainda levou passadão do Alonso e sua McLata no final da corrida.

O pior é o estado permanente de delírio (porque desonesto ele não parece ser, a princípio): “Poderíamos ter chegado em quarto lugar”!!! Na F2 talvez.

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

Baita corrida do 44……o Schukrute FakeJr foi entubado categoricamente………..

#Chupa Ferrari
#schukrutenrabado

Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Eu tenho uma notícia ruim pra você, Sennafredo. Com mais essa corrida liderando o Mundial, Vettel superou Senna em número de GPs liderando o campeonato de F-1:

Vettel ………… 49 GPs
Senna ……….. 48 GPs

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Nrs meu caro……apenas nrs.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

É o número de pontos, por exemplo, que faz um campeão. Mas, para você, são apenas números.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Apenas nrs, como eu disse

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Nossa, mas eles brigam muito na pista por números…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Não, só os medíocres brigam por nrs. Os mitos nunca precisaram disso, bastava ligarem os motores de seus bolsos e pronto! Ah mas isso vc não presenciou com certeza.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

” bólidos”

Jonivan
Jonivan
6 anos atrás

Flavio Gomes, primeiramente quero lhe agradecer por ter barrado um comentário feito por mim anteriormente, depois que escrevi e enviei percebi que não tinha sido muito elegante em certas colocações. Gosto sempre de ter equilíbrio nas minhas atitudes, e acho que escrevi no impulso.
“Segundamente”, quero concordar que o Wehrlein fez uma grande corrida e estranhei o silêncio sobre isso na transmissão da TV, e que o drible de Vettel na ultrapassagem sobre Bottas está entre os grandes momentos da temporada, na minha opinião.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Wehrlein não ganhou categorias de base, ganhou a DTM, é subestimado na categoria, seria um bom companheironeo Hulk, vencedores de Dtm e Le Mans, uma dupla digna da marca; isso se a Renault não seduzir o Alonso! Palmer e Stroll devem pagar o suficiente para cobrir os pontos que não ganham para suas equipes, só isso justifica eles!
Infelizmente a transmissão está cada vez pior, análises rasas, achismos, pouca informação e pachequismo, uma pena. Bom seria a f1 ir para a Fox, o Edmundo não comenta corrida mesmo, hehe

Robertom
Robertom
Reply to  Ricardo
6 anos atrás

A DTM é transmitida pelo Bandsports, se não esta´na RGT ou Sportv não tem a menor impotãncia para GB e sua turma..

Mauricio
Mauricio
6 anos atrás

Só sei que até o fim do ano Toto Wolf vai ter que pagar muita cerveja pro Massa!
Que vergonha, voltou pra F1 pra fazer isso?
E a Williams, ganha motor de graça pra ser escudeira da Mercedes?

randy
randy
6 anos atrás

A corrida era toda do VETTEL !!!! Largou forte, papou o hamilto sem chances dele reagir, abriu uma boa vantagem, pilotagem 100%. Mas como nem tudo são flores o primeiro imprevisto foi o safety car virtual que ajudou o hamiltão que a essa altura já não sabia como reagir, ganhou precioso tempo ali e isso favoreceu sua estrategia pneumática. Depois o Bottas mostrou que é sim um piloto peão que faz o que q equipe manda e atrasou uns 5 a 6 segundos ou mais o Vettel e que se pode considerar uns 8 a 10 segundos pois se não ficasse atras delle o Vet iria abrir mais ….. e depois a colaboração do massa pra mercedes: massa atrapalhou denovo o Vet, que palhaçada, deve fazer parte do contrato pra ele correr num carro mercedes powered…… feio e despresivel isso que o massa fezes, o que Bottas fez já é intolerável e o jogou a condições de piloto de terceira categoria, mas massa consegue ser pior ainda!!!! E tudo isso bagunçou a estrategia da Ferrara e Tião ficou sem poder de reação. Corridas são corridas. Agora eu queria saber o que o Reginlado Leme ganha defendendo e enaltecendo massa? deve receber uma cota de patrocinio algo assim porque não há coerencia nenhuma…..façam me o favor….
Agora por falar em incoerencia eu proponho LANÇARMOS FLAGIO GOMES PARA PRESIDENTE EM 2018, POIS SE COGITA-SE ATÉ LANÇAR AQUELA MERDA CHAMADA LUCIANO HUCK DA GLOBO COMO CANDIDATO…. ENTÃO MUITO ANTES O FLÁVIO NÉ GENTE!!!! FLÁVIO PARA PRESIDENTE…. EU APOIO!!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  randy
6 anos atrás

Mímimi………O Schukrute fez apenas largar melhor….. não abriu mais que 2segundos do 44, resolveu parar muito cedo para um carro que consome menos borracha! E isso não é só equipe……tem o piloto que deveria saber sobre o desgaste. Afinal é ele quem sente o carro. Vettel é medíocre, como sempre falei…!

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

O Schukrute está na ponta da tabela.

Claudio
Claudio
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Cara, medíocre não é mesmo, pode ser melhor ou pior que Hamilton, Alonso… Mas medíocre é demais, vc e outros que tem por aqui parecem fã clube de BBB, parece que possuem uma vontade infinita de ser ou ter sido piloto mas não tiveram oportunidades ou capacidade e assim cabe dizer que vivem nessa mediocridade de falar mal se nem entender sobre o assunto.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Quando Hamilton dá entrevista dizendo que “é um privilégio correr contra alguém tão bom quanto ele”, tenho vontade mandar ele ir a merda e acreditar num cara como você que nunca sentou no pneu de um f1.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Cara, Hamilton, após ultrapassar o Vettel, perguntou aos mecânicos o que deveria fazer, devido ao desgaste de pneus.
Essa sua consideração de mediocridade por não saber sobre desgaste de pneus aplica-se também ao Hamilton.

Marcelo
Marcelo
Reply to  randy
6 anos atrás

Kkkkkk. Esses torcedores do Vettel são chorões iguais a ele. “A corrida era toda do Vettel”. Hamilton fez uma largada ruim e se não fosse isso o Vettel não teria feito nenhuma volta na liderança. Não se esqueça de quem fez a pole, que aliás foi a de número 64. Vettel é um ótimo piloto , mas ainda tá um degralzinho abaixo de Hamilton e Alonso. Agora que a Mercedes resolvel seu problema de ritmo de corrida penso que o Hamilton irá rumo ao tetra.

Garlet
Garlet
Reply to  Marcelo
6 anos atrás

CAramba MArcelo, Hamilton é um dos pilotos mais instáveis do GRID, perdeu 2016 sendo o privilegiado da equipe, com o melhor carro do GRID. Me diz ae, me explica teu mundo, onde o HAmilton está um degralzinho do VEttel, ta 4×3 ainda. Esse Hamilton tem verdadeiros apagões, o cara cai na drogas em plena temporada……………

Daniel Feijó
Daniel Feijó
6 anos atrás

Você não precisa ser engraçado o tempo todo.

Claudio
Claudio
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Deve ser dessas tietes que falam mal de ou defendem Alonso, Hamilton e Vettel.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

Se essa corrida tivesse ocorrido nos anos 80, 90, hoje as pessoas estariam dizendo: antigamente que era bom, você tinha Hamilton, Vettel, e a briga de hoje, entre um tetra e um tricampeão, seria chamada de “duelo de titãs”. Eu gosto da história sendo escrita diante dos olhos, do presente, entendo que a maioria não é assim. Espero que esses que só olham pro passado não demorem a perceber a grandiosidade desses caras.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Rafael Rego BH
6 anos atrás

Grandiosidade foi Alonso classificar em 7°………o resto foi entediante!

Alexandre
Alexandre
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Pelo carro que tem, realmente foi.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Classificar em 7º e chegar em 12º tremulando bandeira.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

kkkkkkk
Pra quem não completou as 4 corridas por problemas mecânicos, já tá no lucro.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

É mesmo! O espanhol está melhorando.

Arriba Alonso!
Arriba Alonso!
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Não se pode melhorar o que já está completo. Alonso é o piloto mais completo do grid.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Mudou o idioma, Vicellez? O título agora é em espanhol?

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

Linda corrida. O duelo de titãs(ê clichezão) entre Vettel e Hamilton, as Force India, o Werhlein…O grid hoje é uma turminha pra lá de boa, tirando Palmer e Stroll.

Só não entendi pq Vettel e Hamilton não pararam durante o safety car virtual…

Jonivan
Jonivan
6 anos atrás

A corrida teve momentos excelentes, o drible de Tião na ultrapassagem em Bottas foi épico. Agora, a transmissão global deixou a desejar… Quando eu vi que era com o Ga-galvão “sem-voz” Bueno, deu vontade de assistir no MUTE. P*rra, os caras colocaram números gigantes e iniciais dos nomes dos pilotos nos carros, e o ancião locutor-comentarista-torcedor ainda confunde as bolas em vários momentos! A gente que não é pago pra assistir uma corrida e tem muito menos do que os “quarenta e tantos anos” de pista, consegue fazer melhor… E o silêncio em relação ao Wehrlein em sétimo o tempo todo, segurando os caras da Toro Rosso, eu achava que só eu estava vendo aquilo, que era miragem, sei lá… Se fosse o Nasr virava deus, como na Austrália em 2015. Decepcionante a transmissão oficial, principalmente com as inúmeras vezes que eles gastaram saliva dando desculpa sobre o Massa em péssimo-quinto lugar.

perna quebrada
perna quebrada
6 anos atrás

A impressão que dá é que o carro da Sauber não é tão ruim quanto no ano passado, ainda assim, uma proeza.

Stroll, não fosse pela grana que tem, já teria sido mandado embora da Williams.

Massa nunca foi tão burocrático quanto nessa temporada.

Mônica
Mônica
6 anos atrás

O meu gatão é muito fofo. Viram o presente que ele deu para o garotinho e também para a sua mãe? Não tem preço! E ainda virou notícia sem correr.

Um feliz domingo para todas as Mães!

GArlet
GArlet
6 anos atrás

Resumidamente a FErrari colocao Vettel correr com pneus mais duros, lentos, no final da corrida, quando o tanque estava mais vazio e o desgaste seria menor, a Mercedes fez o inverso………………….bom nem precisa dizer quem foi mais inteligente……….

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  GArlet
6 anos atrás

A Ferrari cagou no pau hoje. Errou tudo o que pode. E no final poderia ter tentado alguma tática diferente. Na pior das hipóteses, ficaria onde ficou.

Rogerio
Rogerio
6 anos atrás

Já dá pra chamar o menino Stroll de Strume…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Ve44el ganhou a corrida hoje 3 vezes: na largada, na ultrapassagem sobre Bottas e no roda a roda com o Hamilton.

E mesmo assim a Ferrari entregou a vitória de mão beijada à Mercedes.

Quando o SC virtual foi acionado, Ve44el estava 8s a frente do Hamilton.

Hamilton trocou os pneus durante o SC e Ve44el só após o mesmo.

Voltaram literalmente juntos.

Com essa equipe de estratégia da Ferrari nem Jesus Cristo opera milagres.

E o Milagronso?!

Só apareceu quando era retardatário dando passagem ao Ve44el!

Aliás, dar passagem é coisa que o Massa insiste em não saber fazer. Pelo menos quando é o Ve44el atrás.

E foi só o Bottas começar a andar mais que o Hamilton no campeonato que a Mercedes tratou de quebrar o motor dele. Aqui não, neném.

Em todo caso…

Chuuuuuuuupa Allonzo!

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

O Arrastonso também apareceu na “volta olímpica dos retardatários”, carregando a bandeira espanhola.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

E também sendo ultrapassado pelo Ericsson!

Pütz!

Costa
Costa
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Já comprou a dose extra de ansiolítico para as próximas três semanas? Porque você vai ter uma overdose de Alonso. Alonsomania.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Costa
6 anos atrás

Alonsomania? Morreu há mais de dez anos.

Arriba Alonso!
Arriba Alonso!
Reply to  Costa
6 anos atrás

Dá uma Mercedes pra ele e você vai ver quem está morto!

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Costa
6 anos atrás

Vettel será o próximo contratado. A Mercedes não vai ficar muito tempo sem um piloto alemão.

Goos
Goos
6 anos atrás

Corrida boa pacas
Mas o que me deixou chocado foi o rádio do Hamilton com a Mercedes, o fim da picada.
Hamilton é bom como os outros, mas perguntar pelo rádio aos boxes, após passar o Vettel, o que deveria fazer… é demais.
É depender demais de comunicações entre carro e boxes.
Porra antigamente com pouco rádio, ou nenhum, nego sentia o desgaste dos pneus, dos freios, perdia marcha e sabia passar de ouvido, tinha pouco combustível e sabia dosar, calculava de cabeça…
Cacete aos poucos a emoção está voltando, mas esta de hoje foi demais.
Corta este rádio e informações telemétricas para mais da metade, pelo amor de Deus, deixa estes caras se virarem no cockpit, suarem as luvas e os macacões!

Wagner
Wagner
6 anos atrás

Massa mostrando mais uma vez que deveria ter ficado em casa aposentado vendo a corrida pela TV. Mais uma vez atrapalha o Vertel e o locutor e comentarista pondo manos quentes na cagada que fez. É a segunda, esperem até ter o troco pra ver a reação dos citados e do Zacarias. Não esqueçamos que a Williams corre de motor Mercedes, e de graça.

Luigi
Luigi
Reply to  Wagner
6 anos atrás

Não precisa muito,pois se fosse o Strollpicio,seria motivo para comentários negativos até o final da década, pela dupla bananica. Mas como é o pilotinho zarolho de Botucatu,não fazem comentários verdadeiros,o que sendo R G T, não seria de se estranhar,porque o que melhor fazem e distorcer informações conforme o interesse particular da emissora..

Angelo
Angelo
Reply to  Wagner
6 anos atrás

Cara, ia comentar isso tb. Sabe aquele sentimento de vergonha alheia…
Primeiro o toque com Alonso que o Massa, no meio da curva, pareceu perder tração por uns 2 décimos, aí recupera tração e espalha a curva sobre o espanhol, o deixando sem espaço. Ali ele fura o pneu e arruína a corrida do ex-companheiro (isso é coisa que acontece, de corrida, a merda é ser logo contra o Alonso, o espanhol não merecia isso).
No lance contra o Vettel foi pior ainda, como que alguém com trocentos anos de F1 tenta dar passagem ali? Tenho 99,99% de certeza que não foi para sacanear mas foi uma cagada monstro (tirou o pé na única linha rápida daquela curva), dada a distância de quem vinha atrás, não deu tempo de fazer uma tomada de curva diferente e fez o Vettel quase parar no meio da curva. Muita sorte que mais uma vez não impactou no resultado da corrida, numa dessas ele decide o título de 2017 por não saber como proceder numa bandeira azul (nunca vi o Barrichello dar uma dessa, lembro bem do Galvão sempre falando que quem sabe andar na frente respeita as disputas dos outros).
O ponto crucial nesses lances com o Vettel, nas duas últimas corridas, é que o Massa não estava disputando nada, é situação de tirar o carro para longe da confusão e não se meter em polêmicas desnecessárias.
Infelizmente estou começando a concordar com o que o Max disse: Não adianta nem tentar reclamar com o Massa, ele vai dar alguma desculpa esfarrapada.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Hamilton foi espetacular, mágico, um piloto dos grandes que já competiram na F1. Hamilton fez um milagre com seu ultimo jogo de pneus e no braço levou omcaneco pra Mercedes. Tião choron precisa urgente ganhar uma chupeta e mudar sua atitude. No passado reclamou tanto de Kvyat que criou o Verstappen, agora toda corrida reclama dos adversários. Se deseja correr sozinho fique em casa e vá jogar Playstation. Bottas colocou Kimi e Verstappen pra fora da corrida já na primeira volta, uma pena. Parece que a Mercedes está no limite com suas unidades de força. O abandono de Bottas demonstra isso. A nova formula1 vai criar bonecos dos pilotos, ter a camera do beijo, all start race, mvp, etc. estilo americano que tem que ser dosado senão fica falso.

lugar de massa é na parede
lugar de massa é na parede
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Cara sei não…. Hamilton é piloto e tal, mas ninguém la faz milagre, é tudo equipamento, se vc botar um carro ruim na mão do Hamilton, ele vai gastar o pneu todo, quando o carro ta bom (acertado, equilibrado) fica fácil para eles.

Artur
Artur
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Tem uns caras que tem um jeito nojento de torcer, putz. Se pudessem davam a bunda pro piloto preferido. Cara, é só uma corrida, os caras correram bem, um ganhou, pronto. Eles nem sabem q vc existe.

Guilherme Costa Gomes
Guilherme Costa Gomes
6 anos atrás

“Só ficaram de fora da festa a McLaren e a Williams”. E pensar que das 20 temporadas entre 1980 e 1999, as duas só não levaram o caneco de pilotos e construtores em 4 ocasiões… Que fase!

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Guilherme Costa Gomes
6 anos atrás

Bem observado parceiro. O mundo realmente dá voltas.

Rubens
Rubens
6 anos atrás

Apesar da vitória do Hamilton, o Vettel está correndo como campeão num carro puro-sangue. Este ano, vai dar Vettel, vai dar Ferrari.

Yuri Coêlho
Yuri Coêlho
6 anos atrás

Esse Lance Stroll é fraco demais, o Massa deu uma volta inteira de pneu furado, fez a parada voltou 50s atrás e mesmo assim conseguiu chegar na frente com o mesmo carro.

Celso
Celso
6 anos atrás

Só fiquei sem entender pq a Ferrari, tendo conseguido a ponta, não passou a Marcar a Mercedes?
Se tivesse feito trocas uma volta depois, com o mesmo composto, era vitória certa.

Mas valeu pelo moleque chorão. O da arquibancada, porque aguentar o Galvão defender o Massa parando na tomada da curva, putz.

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Se fosse na gestão Bernie ele ia mandar matar o menino por chorar numa corrida de F1, o pinaculo do esporte a motor (trade marc).

Giovanni
Giovanni
Reply to  Felipe
6 anos atrás

A cada corrida se percebe o quanto antes o Bernie Ecclestone devia ter largado a F1.

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

Mais uma corrida decidida nas estratégias,
Foi boa uma vez que deu protagonismo também também aos boxes e não só apenas ao piloto, bom porque são uma equipe onde todos tem sua importância.
São 2 ótimos pilotos e seja quem for campeão, ficará em boas mãos.
Só um porém, é essa diferença de tempos entre os pneus, não deveria ter, mas como a regra é igual para todos, que ganhe o melhor.
O que acontece com as Williams ?
Ficou até engraçado a indignação do comentarista quando viu até a McLaren ultrapassar Massa,

Nathan
Nathan
6 anos atrás

Hahaha Sapattos.O Flávio é o melhor