MR. ALONSO

SÃO PAULO (suerte) – Não preciso relatar aqui primeiro — e muito intenso — dia de Fernando Alonso em Indianápolis. O Grande Prêmio fez um trabalho espetacular desde as primeiras horas da manhã, inclusive transmitindo seu primeiro treino ao vivo. Uma das principais matérias é esta aqui, na qual ele fala de como a pista parece estreita a mais de 350 km/h. Textos ótimos, detalhes, declarações, impressões, fotos e mais fotos — o carro ficou lindo, laranja, ainda que os Indy atuais sejam feios, e o capacete escolhido, estilo americano meio retrô, também ficou muito legal.

[bannergoogle]O que eu queria dizer aqui, e ouvir vocês, é que poucas coisas nos últimos anos me empolgaram tanto quanto essa deliciosa aventura de um dos cinco maiores pilotos que vi na vida — ao vivo, por supuesto.

Aquele garoto que conheci em 2001 como aprendiz de Tarso Marques na Minardi construiu uma carreira belíssima de vitórias, títulos, polêmicas, controvérsias, sobressaltos, agruras, persistência, dedicação, glórias, derrotas, cabeçadas, conflitos, e mesmo estando há mais de dez anos sem ser campeão continua sendo reverenciado como um dos maiores de seu tempo.

Alonso é uma figura admirável, que está atrás de um sonho. Quem pode questionar sonhos? Ele cai bem nesse templo aí embaixo. Que saia dele feliz.

alonsoemindy

Subscribe
Notify of
guest

102 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Carlos
Luiz Carlos
6 anos atrás

Não tem como comparar pilotos de F-1 com Indy é só lembrar do M.Andretti que era o bam bam bam na Indy e na F-1 passou vergonha, ao contrario quase todos pilotos de F-1 que correram na Indy passaram o rodo…

Luiz Carlos
Luiz Carlos
Reply to  Luiz Carlos
6 anos atrás

Michael Andretti, pois o pai foi fera nas duas !!!

Eder
Eder
6 anos atrás

Flavio, confesso que parei na parte que vc cita o Alonso como um dos 5 maiores que vc viu. Porra, finalmente achei alguém que concorda comigo! Eu tenho 34 anos, e acompanho F1 desde 1987 pq meu pai era fanático (Vi Prost, Piquet e Senna nas fases aureas). Porém, o que mais me impressionou foi o Alonso. Acho este cara realmente um monstro. O melhor que eu vi (e respeito a opinião dos que discordam). Ele e Senna foram os dois caras que eu vi tirando leite de pedra dos carros. Ganhar corridas com alguns carros ridiculos da Ferrari que o Alonso ganhou, remetem aos anos do Senna em 92 e 93. Apenas guiar no limite.

Marcelo R.
Marcelo R.
6 anos atrás

Primeiro, parabéns ao GP pela cobertura. Foi muito bom.
Alonso, podem falar o que quiserem, o cara tem culhões.
Outra coisa, já deu no saco esse lance de falar que ele fez escolhas erradas. Vendo o resultado é muito fácil, mas na época qualquer um tomaria as decisões que ele tomou.

Pense, você é bicampeão do mundo e é contratado por uma equipe de ponta (Mclaren) e acaba vendo que um novato, que acabou de chegar, que está pegando carona nos seus ajustes tem o mesmo tratamento que você. Alguém aceitaria isso ?. Se fosse na vida real e comum de cada um de nós duvido, agora em se tratando de piloto de fórmula 1, é inaceitável. Óbvio que ele teria de sair.

Quando voltou pra Renault, teve o convite da RBR sim. Mas, a RBR era um equipe que tinha Coulthard e Webber e ficava no grupo intermédiário pro fim do pelotão. Além disso, queriam um contrato de longo prazo. Agora, quem toparia ?, ainda mais quando se tinha a Ferrari pra 2010 ?. Difícilmente alguém deixaria de ir pra Ferrari para ir pra uma equipe novata.

O melhor exemplo é própria Ferrari: o que teve de jornalista cravando que esse ano ela ia ser um fiasco por conta de que o presidente mandou todo mundo embora, que colocou somente italianos e que seu estilo gerencial não casava com a F1 e o que aconteceu ?. A Ferrari fez o melhor carro desde a era Schumacher.

Quem falou muito bem foi o Edgard de Melho Filho: ” F1 é complicado, às vezes você acha que o negócio vai vir de um lado e o tiro vem de outro”…

Muita torcida pro Alonso e esse ano não perco as 500 milhas por nada.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Marcelo R.
6 anos atrás

Sair de uma equipe de ponta por causa de um novato e ir para uma Renault já mambembe? Ora, que derrotasse o novato! O que aconteceu? O novato foi campeão no ano seguinte.
Escolher a RBR em 2008 seria loteria. Uma escolha arriscada que poderia atrasar a carreira. A escolha mais lógica foi a ida para a Ferrari. O problema é que esse período coincidiu com a fase áurea da RBR.
E assim, o espanhol acabou voltando para a McLaren com um motor que prometia. O motor virou promessa de político na época áurea da Mercedes (que ninguém acreditava). E o novato (mais o novato da RBR) já passou Alonso em números.

E o tempo está passando.

jean carlo
jean carlo
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

e é por isso que não dá pra confiar em números, pois mesmo os dois novatos não sendo mais novatos, já tomaram couro de outros novatos que não eram do mesmo nível ainda deles mesmo.

Marcelo R.
Marcelo R.
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

Sim, o problema é que não era mais uma questão ou ele ou eu, com Hamilton. Teriam de sair Hamilton e Ron Dennis. Aí não tinha como. E ele sabia que Dennis estava privilegiando Lewis. No GP do Brasil de 2007, Alonso chegou com um motor com déficit de 40 cavalos em relação ao de Hamilton. Se ficasse, no ano seguinte seria tratado como segundo piloto o que aí, seria inconcebível.

Hamilton sempre foi rápido, mas tem um lado emocional muito fraco. Agora mesmo, quando as coisas não começam a sair do jeito que ele quer ele comete um monte de bobagens na prova, sem falar das reclamações pra encobrir a sua falta de ritmo.

Se continuar assim, Vettel engole ele fácil…

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

Jean Carlo, os outros novatos referidos por você, com certeza são: Ricciardo que bateu Vettel em 2014 e Rosberg, que bateu Hamilton no ano passado. Ambos com o mesmo equipamento dos “batidos”.
O problema é que Ricciardo e Rosberg não podiam ser considerados novatos. O Canguru Atolado já somava quatro temporadas completas disputadas (nesse período, Vettel já era campeão e com um vice). Rosbife já somava onze temporadas (nesse período, Hamilton já era tri, mais dois vices).
Rosberg aposentou com um campeonato e Ricciardo está levando jeito que vai acabar a carreira sem título. Isso significa que os “outros novatos” jamais superarão os seus antigos (e vitoriosos) companheiros de equipe.
Infelizmente para você, a FIA acredita em números.

Marcelo R., Piquet derrotou Mansell em uma equipe inglesa e com um chefe de equipe inglês, que apadrinhava o “Leão”.
Se a Mercedes continuar a dividir pontos, Vettel leva o caneco.

rama
rama
6 anos atrás

O capacete mais foda dos últimos tempos. De tirar o chapéu. Devia correr com ele na F1.

E a Andretti – McLaren tá até legal, mesmo com esses carros horrorosos da Indy.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Sdh
6 anos atrás

“Minha lista, usando um critério muito pessoal, dos caras que efetivamente vi correr: Schumacher, Senna, Prost, Vettel e Piquet.”

Gomes, Flávio. 01 de Março de 2016.

Alonso, who?

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Entendi.

Se eu fosse curioso perguntaria qual a atual.

Afrânio C. Pereira
Afrânio C. Pereira
6 anos atrás

Olá FG,
concordo plenamente com o que você escreveu sobre o Alonso! Estou torcendo demais para ele nessa Indy 500! A narração do Luciano do Valle vai fazer muita falta neste evento…
Abs!

Glauco Tavares
Glauco Tavares
6 anos atrás

Vou torcer muito por Alonso na Indy!
Torcer para dar tudo certo, para ele adorar o carro, a pista, a equipe, os mecânicos, a torcida, a grana, a mídia, os adversários fracos…. Etc enfim vou torcer para Alonso se encantar com a Indy e ficar por lá de vez! Não fará falta alguma à F1 então que fique lá de vez e pare de encher o saco.
Apesar de toda a torcida não vou assistir a corrida porque aí já é demais né, corrida de bate bate cheia de bandeira amarela, com um monte de Zé ninguém andando em círculos já é demais para paciência.

Tales Guimarães
Tales Guimarães
Reply to  Glauco Tavares
6 anos atrás

Adversários fracos para o Alonso na Indy 500??? Depois da corrida voltemos ao assunto. rsrs

Caê Guimarães
Caê Guimarães
Reply to  Tales Guimarães
6 anos atrás

Adversário fraco ele tem na F-1.. Só não tem carro. Ou alguém duvida que – fora Vettel e Hamilton – no grid atual poucos conseguem fazer frente a ele com equipamentos equiparados, e ainda assim o fariam em condições muito específicas? Talvez Verstappen, talvez Ricciardo, talvez Räikkönen inspirado por uma carraspana homérica.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Tales Guimarães
6 anos atrás

Já falei isso antes, porém com outros pilotos, mas vamos lá…..Peguem 1/2duzia de Kombis é coloquem nela os 5 pilotos mais rápidos da atual F1 mais Alonso……eu não tenho dúvidas de quem levaria melhor. Adversário fraco ele tem é na bosta da F1, kkkkk

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Tales Guimarães
6 anos atrás

O Ministério da Saúde adverte ao Sennafredo: Inveja faz mal à saúde.

Cerjão
Cerjão
Reply to  Glauco Tavares
6 anos atrás

“um monte de Zé ninguém andando em círculos”

Aposto que esse Glauco deve correr de monoposto em circuitos mistos em alguma categoria mais famosa que a Indy né? Porque Glauco Tavares é um nome mundialmente famoso perto de zés ninguéns como helio, tony, montaoy, dixon e power

Francisco Martins
Francisco Martins
6 anos atrás

Foi muito legal ver ontem o Alonso andando de Indycar, e mais legal ainda é ver a reação do mundo em que milhares de pessoas curtiram muito esse momento, na minha opinião um dia histórico para o automobilismo mundial, enfim gente podem esperar uma grande audiência da Indy 500 e o GP de Mônaco vai ser mais uma mera prova dessa fria F-1!

Leandro Batista
Leandro Batista
6 anos atrás

Se ano que vem ele nao tiver opção de guiar um carro que o faça brigar pelo titulo, nao dúvido muito que ele pule de categoria no ano que vem. Basta ele sentir novamente aquele cheiro de vitória no ar…

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
6 anos atrás

Como eu já disse, não gosto muito dele como pessoa. Como piloto é muito bom, mas uma coisa que ele sempre teve foi culhões e mostra isso de novo. Estou torcendo para ele desta vez!

Alemão
Alemão
6 anos atrás

Realmente um dos melhores ´pilotos que já passaram pela F1…tira leite de pedra! O que fez com a Ferrari (2010/2012), Renault e com essa carroça da Mclaren, mostram sua categoria! Merecia uma Mercedes para “tocar”!!
Dificilmente ganha na Indy, pois tem muito cara fera lá com anos de janela!!

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Toda sorte para o Alonso! O carro está lindo com a verdadeira cor laranja McLaren

Felipe
Felipe
6 anos atrás

Capacete foda.

Seu texto abriu brecha pra lista dos cinco mais…

Piloto.

Capacete.

Equipe mais simpatica.

Carro mais lindo.

Sei que ja teve muita lista… Mas sempre é bacana! rsrsrsrs…

Abraço.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Vi agora no Grande Prêmio uma matéria intitulada:

“Senna descarta repetir Alonso em busca da Tríplice Coroa: “Não posso exigir da minha família correr em oval.”

Sério mesmo que uma matéria dessa faz sentido? Ele tem chance de ganhar Mônaco na F1? O problema todo para conseguir a Triplice Coroa é o medo de correr em oval?

Fala sério. Matéria totalmente sem pé e nem cabeça.

Costa
Costa
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Morde o cotovelo…

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Costa
6 anos atrás

Vai para o Guinness se conseguir.

Thiago Lima
Thiago Lima
6 anos atrás

Alonso é a única coisa que um piloto precisa ser: fodão.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Melhor coisa, quê poderia fazer.Se tivesse grana correria de Indy. Uma das poucas, categorias que agente assiste e não se sente lesado de perder tempo, em frente a tv.

zé clemente
zé clemente
6 anos atrás

Tudo super legal. O teste, o texto, o piloto, a equipe e etc etc.
Mas muito mais interessante será ouvir o que ele tem a dizer quando a corrida acabar, ainda que para todos ou só para ele. O mais interessante está por vir ainda.
Mas, o que chama a atenção é que ele está dando o primeiro passo para uma aposentadoria da F1. E que esse evento em particular já mostra a mão da Liberty Media.
Seria fantastico ver o cara tomando o leite, mas acho que ele não vai se arriscar demais e vai fazer corrida pra terminar. Lá no fim vai analisar as chances. Ele pilota muito tambem porque é um cara inteligente. Não vai sair feito vaca brava pra ganhar na largada.
Vai ser uma corrida muito interessante.

D
D
6 anos atrás

Dos 3 eventos que compõem a tríplice coroa, a Indy 500 é a mais difícil de todas. Em Monâco e Le Mans a maior parte da dificuldade em vencê-las está na em pilotar um carro com chances de vencer. A partir dai em Mônaco e Le Mans o piloto tem que superar no máximo uns 6 competidores para vencer, além das dificuldades inerentes de cada prova. Já nas 500 milhas, o piloto tem que superar pelo menos uns 20 carros com condição de vencer. Além disso a prova da indy tem um equilobrio enorme entre endurance e sprint. Na Indy 500 a ordem é levar o carro até as voltas finais em posicão de lutar pela vitória, curva a curva, no final. Extremamente difícil pois existem outros 33 tentando fazer a mesma coisa, ao mesmo tempo economizando combustível para fazer o menor número de pit stops possíveis. Esse Alonso é foda. Ganhar vai ser foda, mas só pela iniciativa de participar ele se destaca como homem entre os moleques mimados da F1. Coisa que um dia ele já foi.

Luiz Fernando Batista Gomes
Luiz Fernando Batista Gomes
Reply to  D
6 anos atrás

Excelente comentário. Tem toda a razão, números a mais ou menos, a essência é essa aí.

Luciano Basso
Reply to  D
6 anos atrás

Concordo 100%

Luciano Basso
6 anos atrás

Flávio:
Vai meu 3o comentário, se quiser é só não autorizar, estou com muito tempo livre e meu blog não está pronto, então escrevo aqui…

Sobre o Alonso eu o considero um Cristiano Ronaldo da F1, os dois são excelentes, não estão no time mais badalado e são obstinados por ser o melhor, mas o que mais aparece é vaidade e falta de humildade.

Nesse ponto a sequencia dedecisões erradas do Alonso fizeram bem para ele, o seu ar pedante (sendo bi-campeão mundial ele podia se achar) foi se transformando em algo mais descontraído e que nos últimos tempos quase se transformou em “coitadismo”. Só que essa postura de ir atrás dos sonhos o transformou em um quase herói (ou quase anti-herói) e o tornou simpático e digno de torcida; eu o admirava como piloto, mas não como “homem”, agora sua coragem me faz torcer por ele.

ps: eu não sei o Alonso, mas o Cristiano Ronaldo faz muita caridade de maneira discreta (o que acho corretíssimo). Basta pesquisar um pouco para ver quem e quantos já ajudou. Na ilha da Madeira ele é idolatrado por seu futebol e por sua generosidade. Que sirva de exemplo…

Luiz Carlos
Luiz Carlos
Reply to  Luciano Basso
6 anos atrás

Com esse texto vai tentar abrir um blog !!! não tem futuro…

Alex
Alex
6 anos atrás

Eu achava ele meio mala, mas nesses últimos anos de McLaren estou vendo outro lado dele, com menos pressão e mais prazer, ele vem fazendo o que pode.

Talento ele tem e muito, senão não seria o piloto mais bem pago da F1.

Acho que a Indy 500 é a prova da tríplice mais difícil de vencer, não basta ter o melhor carro/motor/unidade motriz, precisa ter boa equipe, boa estratégia, ser bom de braço e dar sorte (sempre pinta uma bandeira amarela louca).

Em Mônaco, atualmente basta estar numa Ferrari ou Mercedes e fazer uma volta boa no Q3 e largar na frente. Basta não quebrar ou não fazer loucura igual o Senna.

Em Le Mans atualmente basta estar na LMP1 que só tem 2 modelos de carros.

Ir em busca dessa conquista realmente está sendo muito legal, e admito, vou ver a Indy500 apenas para torcer para ele ir bem e tomara que vença. Afinal, estaremos vendo a história.

E outra coisa que não vem sendo falada pela mídia, se o Montoya inventa de correr Le Mans? Ele já tem vitórias em Mônaco e na Indy 500. Se ele pedir uma vaga na Toyota/Porsche acho que com certeza elas aceitariam, seria uma bela jogada. E seria muito legal ver essa disputa pela tríplice!

Luciano Basso
6 anos atrás

Ontem, enquanto fazia meus afazeres, fiquei vendo o vídeo do treino no GP. Fazendo um adendo parabéns pela iniciativa de colocar o vídeo on-line no site mas eu esperava ter o “acompanhamento” de um dos seus naqueles comentários live por escrito. Nem que fosse pra encher linguiça. Encher linguiça é uma arte (nem imagino como fazem numa transmissão de Le Mans por exemplo) e vocês são muito bons nisso (sim, é um elogio).

Voltando ao treino, o que achei mais legal é ver a paixão daqueles caras por corridas. O apresentador da transmissão (que entendi que era dá própria Indy 500) estava super empolgado com a presença do Alonso, de como isso ia fazer bem para a categoria e ao mesmo tempo lamentava que a data batia com a de Mônaco e não teria como ter mais pilotos da F1 (muito contrastante com a reação do povo F1 com o Michael Andretti).

Aliás esse é outro ponto importante na Indy, o Alonso estava na equipe do Michael Andretti, o piloto que fez o shakedown pra ele foi o Marco Andretti e o Mario Andretti era um dos comentaristas da transmissão ao mesmo tempo que é “conselheiro” da equipe do filho (e do Alonso). 3 gerações, verdadeiros garagistas. Você teve a sorte de ter um pai que te levava a Interlagos e te estimulou a gostar de automobilismo, já eu aprendi a gostar vendo Speed Racer (ter a TV como babá serviu para alguma coisa) e assim uma família garagista mexe muito com meu emocional…

Amaral
Amaral
6 anos atrás

Uma das melhores coisas que poderiam acontecer. E independente dele vencer ou bater na largada, já fez seu nome na história. Está feliz e empolgado, é o que mais importa. E gente feliz e empolgada faz as coisas direito. Não me surpreenderia de vê-lo bebendo leite no pódio.
Adoraria ver mais gente “misturada” entre as categorias. Quem sabe as novas cabeças pensantes da F-1 nos surpreendam com mais novidades como essas. Quem sabe uma corrida extra-campeonato, com um patrocinador polpudo pagando aquele jabá gordinho, uma taça bem-feita (não um cocô metálico), um carro extra pra cada equipe, um monte de gente (boa) de fora convidada e transmissão por todas as mídias possíveis? Tá, daria 30 carros. Então faz um qualifying em dois dias, primeiro dia treino livre, treino livre de novo, e treino de classificação. Come, dá umazinha, dorme, e no dia seguinte treino livre e classificação pra tentar baixar o tempo do primeiro dia. Uma hora em cada brincadeira dessa, nada de quêum, quêdois, deixa os caras se matarem lá dentro, motor, pneu e gasolina à vontade, tem patrocinador pra isso, nada do cara perder cem posições e largar lá da Groenlândia. No final, deixa 26 dentro (igual aos bons tempos) e taca-le pau. Nego vai se matar pra não ficar de fora, e se fizer direitinho, lota o autódromo até no treino livre.
Ou uma corrida num oval, pra fazer os engenheiros quebrarem a cabeça de vez em acertar um F-1 pra andar só prum lado? (tem ovais prontos, não precisa do Tilke…) Imagine um, sei lá, “300 quilômetros de Michigan”, com a chancela da F-1? Lota o autódromo fácil.
Mais pilotos como Alonso tentando a sorte nas 500 milhas? Intercâmbio entre protótipos, turismo e monopostos?
Sim, muito do que escrevi aqui seria viagem pura. Mas há alguns meses atrás Alonso na Indy seria piada, e hoje é real.
Precisamos de mais “inverossimilidade”, se é que essa palavra existe, no automobilismo. Mais boas surpresas num mundo cheio de más notícias.

Luciano Basso
6 anos atrás

Flávio:

Para mim também é a notícia do ano no automobilismo, aliás no esporte em geral. É exatamente algo que vocês escreveram no Grande Prêmio, ele deixa de ser um “driver” para ser um “racer”, torço muito, mas muito, por ele (antes o achava pedante demais).

Se fosse numa corrida normal (como Mônaco) ele teria grandes chances de vencer mesmo sendo inexperiente, mas é uma corrida longa, cheia de acidentes e qualquer detalhe a 350km/h tira o piloto da disputa, sendo assim a chance dele não é muito maior do que a dos outros 30 e poucos pilotos. Pode ser uma ser uma grande frustração a aventura acabar prematuramente, de uma hora para outra, mas ao mesmo tempo é o que a torna especial.

Acho que mesmo se não ganhar de 1a (ia ser épico) a mosquinha branca vai morder, ele muda pros EUA e e entra na Indy em 2018 só para treinar para as 500 milhas. E ainda aproveita para correr na IMSA (já tem McLaren) pra também se aprimorar no turismo, afinal se tudo der certo vai partir pro objetivo 3 (Le Mans)… A vantagem dos EUA, ao contrário da F1, é que eles acham normal um piloto participar de vários campeonatos ao mesmo tempo e não ficam melindrados se um piloto perdeu uma corrida por causa disso.

Eltontoptec
Eltontoptec
6 anos atrás

Cara, o capacete é simplesmente ‘foda’, e se me permitisse, eu acrescentaria ‘pra cacete’. Foda pra cacete, pois sim, que capacete louco véi. O espanhol deveria adotá-lo para sempre.

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

Falando nisso, o preto predominante seria luto pela McLaren Honda?

Lucas
Lucas
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

Cara, eu concordo contigo: foda pra cacete, o capacete! Simples, sem essa poluição visual dos atuais.
E também acho que ele deveria utilizar para sempre, daqui em diante!

José
José
6 anos atrás

Engraçado que na Fórmula 1 sempre torci contra o Alonso, mas na Indy seria lindo vê-lo vencendo logo de cara, como foi com o Helinho, por exemplo.

Não lembro de ter visto antes, Flavio, mas quais seriam os 5 maiores pilotos que você viu? Manda a lista aí, fora de ordem pra não dar treta! hahaha

Araujo
Araujo
Reply to  José
6 anos atrás

Eu chuto que 3 dos 5 maiores pilotos que FG viu ao vivo sejam Alonso, Schumacher e Senna. Supeito que Piquet também seja um dos 5. Qual seria o outro?

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Duas opiniões de um leigo:
Para correr em Indianápolis precisa de um pouco de sorte para não ser tocado e acabar com sua corrida.
Se Alonso ficar entre os 10 primeiros pode animar e querer começar uma carreira na Indy no futuro, incentivado também pelas pessoas que o cercam.

Jorge Miguel
Jorge Miguel
6 anos atrás

A aventura de Alonso na Indy 500 será a maior atração do ano no automobilismo, não sou fã dele mas torço por uma passagem bem sucedida. O esporte a motor precisava de uma novidade desta magnitude, ainda mais que atualmente as categorias top vivem uma série de questionamentos e incertezas.

Thiago Lopes
Thiago Lopes
6 anos atrás

Alonso é um “racer”, no sentido mais puro da palavra.
Eu penso que o piloto tem que ter a liberdade de pilotar o que ele quiser, se aventurar em lugares novos e ter coragem pra isso. O universo paralelo da F1 às vezes distancia os pilotos das chamadas “corridas raiz”, do cheiro de gasolina, de motores roncando alto, troca de marchas manuais, saídas de traseira etc.
Assim como Raikkonen foi pro rally pilotar algo totalmente diferente, penso que Don Fernando de las Astúrias quer a mesma sensação. Ser um piloto, um verdadeiro “racer”, não importa do que seja, desde que tenha acelerador, volante e uns litros de gasolina pra queimar.
Valeu Flávio, grande abraço!

Cenzi
Cenzi
6 anos atrás

Acho muito legal a participação de Alonso nas 500 Milhas de Indy, mas, na minha modesta opinião, é exagerada toda a reverência a ele. É um grande piloto, mas não o vejo como sendo melhor que Vettel e Hamilton, por exemplo. Além disso, Alonso esteve no epicentro de dois grandes escândalos da F1 na década passada: o caso de espionagem da McLaren e a batida proposital de Nelsinho Piquet em Cingapura. Também, as péssimas escolhas que fez durante a carreira e o fato de não ser um sujeito fácil de lidar, minaram qualquer chance de conseguir mais títulos. Na única vez em que teve um companheiro de equipe à altura (Hamiton, em 2007), Alonso não suportou a pressão. Eu penso que a falta dessas qualidades “extra pista” acabam tirando dele o status de “um dos maiores” pilotos da F1.

Eltontoptec
Eltontoptec
Reply to  Cenzi
6 anos atrás

Amém, Reverendo.

Mas, se ele for capaz de edificar um caminho na Indy que não seja pavimentado pela cabeça dos mecânicos da equipe, companheiros de time e chefe de equipe, ok, afinal, porque não?

CorredorX
CorredorX
Reply to  Eltontoptec
6 anos atrás

Me atrevo a dizer que nenhum piloto do nível de Hamilton, Vettel ou Alonso gostaria de ter um companheiro de equipe do mesmo nível, até porque a história recente da F-1 está aí para comprovar que isso é ruim para os negócios.

zé clemente
zé clemente
Reply to  Cenzi
6 anos atrás

Caso o Alonso estivesse na Mercedes, Vettel e Hamilton não pareceriam melhores pilotos que ele.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  zé clemente
6 anos atrás

Alonso na Mercedes? Vai sonhando…

Garlet
Garlet
6 anos atrás

Que fique por lá.

Fumio Kurihara
Fumio Kurihara
6 anos atrás

Flavio, vi grandes pilotos de auto e moto. Esse é um deles. Sem entrar em detalhes se os caras eram prepotentes e mal educados ou não tenho condições de julgar. Eu acho que o Piquet merece uma reportagem. Ele foi um dos grandes pilotos do Brasil e ele precisa ser reconhecido.

irio alex
irio alex
6 anos atrás

Flávio,quais seus cinco?Os meus: Piquet,Prost,Senna,Schumacher e Alonso

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Não estranhei ele dizer que achou a pista mais estreita – entendi que ele teve essa impressão não necessariamente a mais de 300km/h, porque a coisa que mais me marcou quando estive em Indianapolis foi achar o lugar minúsculo comparado à impressão que você tem na TV. É engraçado porque todo mundo que vai a Interlagos pela primeira vez e vê o asfalto de perto tem a impressão exatamente oposta… Até mesmo andando por fora do autódromo, você fica com a impressão que as retas na TV são muito mais compridas do que de fato são.

Tomara que ele não se machuque no “bololô” de carros na hora da corrida. Assisti um pouco do treino ao vivo pelo site de vocês, e me chamou a atenção a quantidade de ziguezagues na reta procurando a melhor tomada de curva. Imagino (e espero) que com os dias ele passe a ser mais suave com o volante, pois nunca esqueço do motivo pelo qual Nelsão enfiou o carro no muro e quase perde os pés.

No mais, triste pelos pássaros mortos…

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Quem seria o outro melhor piloto? Tu já escreveste no blog que os três melhores eram Schumacher, Senna e Prost.

Laura
Laura
6 anos atrás

Adorei o que escreveu !

rafaelle
6 anos atrás

e como ele teve sorte, pocha, qual seria o resultado se um dos pássaros (talvez quero-queros) acertassem o capacete ou a viseira, 340 km/h. A Indy deveria ter algum modo (laser, rojão, sei lá) para evitar que os pássaros fiquem na pista junto com os carros.

Leonardo
Leonardo
6 anos atrás

Flávio, esses 5 maiores que você viu na vida seriam: Schumacher, Senna, Prost, Alonso e o quinto? Fiquei na dúvida entre Vettel, Hamilton, Piquet.

Jacob Lindener
Jacob Lindener
6 anos atrás

Pé frio do jeito que o Alonso é, acho provável a McLaren arrumar um bom resultado em Mônaco justamente quando ele não estiver lá. Sabe como é, circuito que não exige muito motor, pode chover e virar loteria, Button é macaco velho…

Amaral
Amaral
Reply to  Jacob Lindener
6 anos atrás

Se cair um toró em Mônaco, podia ser igual aquele famoso toró de 84. Dois abandonos já seriam certos. Stroll não iria conseguir andar meia volta na chuva, e Palmer também. E o resto iria se carambolar no caminho. Tipo de corrida que quem terminar faz ponto.

zé clemente
zé clemente
Reply to  Jacob Lindener
6 anos atrás

Se em Monaco a McLaren for para no fim da fila não será culpa do espanhol. Então, será que a equipe está prevendo uma apresentação desastrosa?

André Sb.
André Sb.
Reply to  Jacob Lindener
6 anos atrás

Problema que ultimamente o motor Honda sequer consegue levar o carro pro grid…

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Comparação dos treinos do Alonso na F1 e Indy:
– F1 – Quando você pensa que ele vai andar, não anda, porque quebrou alguma coisa.
– Indy – Quando você pensa que o treino acabou, não acabou, porque ele volta e anda mais um pouco.
Obs:: O treino tinha acabado por falta de pneus, e uma hora depois arrumaram 2 novos sets de pneus e ele voltou para pista.

Márcio Rezende
Márcio Rezende
6 anos atrás

Realmente, esta participação do Alonso na Indy é o que mais tem chamado a atenção do automobilismo nos últimos tempos.
Mas não querendo ser agourento, me veio à mente por mais de uma vez, a possibilidade, que eu não desejo que ocorra, de o Alonso sofrer uma panca violenta e aí….
Quantos desdobramentos poderemos ter? O Alonso ungido à condição de ídolo inconteste por ter morrido em um acidente em Indianápolis, culparem a Mclaren por ter forçado o Alonso a procurar um pouco de alegria em uma prova extremamente perigosa, a Indy ganhar mais importância n cenário mundial , etc, etc, etc…

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
6 anos atrás

Se fizer uma boa corrida, mesmo que não ganhe, mas do meio do pelotão para frente, disputando posições com igualdade, é bem provável que ele migre para lá no ano que vem.
Alonso está naquela fase da vida que ele só quer é se divertir na profissão. Faz o que gosta, mas assim como em todo esporte de competição, ele quer ganhar (ponto).
Grana ele já tem bastante! Que vá para a Indy e mande muito bem por lá, ou que dispute em condições de igualdade com os outros, pois na F1 atualmente, ele só está levando porrada.

Braúna
Braúna
6 anos atrás

…”é que poucas coisas nos últimos anos me empolgaram tanto quanto essa deliciosa aventura”…

Tenho a mesma sensação!

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

Acho bacana da parte dele ir atrás do que deseja e poder realizar. Que tenha sorte em Indianópolis. O carro realmente ficou bom em laranja.Pensaram essa pintura em um F1 como ficaria bem ? O capacete, me lembrou o do Stefan Bellof, ou tô enganado ?

Pablo
Pablo
Reply to  Carlos Pereira
6 anos atrás

Tá enganado não. Realmente o capacete dele tá estilo Bellof e Thierry Boutsen.

Bruno Gonçalves
Bruno Gonçalves
6 anos atrás

Alonso me lembra um pouco o seu compatriota Carlos Sainz, não acompanhei a carreira desse piloto, mas foi um bicampeão mundial de rali muito talentoso, que perdeu o campeonato 1998 de WRC a metros do final, e que também perdeu o Dakar num acidente azarado quando liderava em 2009. Dois espanhóis bicampeões e um pouco azarados.

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– O que se faz com uns baldes de cal laranja, uns respingos de tinta azul e uns adesivos em harmonia com lugares estratégicos? Faz um carro feio ficar bem foda. E a cereja do bolo é o bico prateado. Até o número azul, com bordas brancas, ficou legal.
Poucas equipes tem se esforçado pra manter um esquema de cores atraente em harmonia com patrocinadores, como fazem a Penske, inclusive com pinturas retrôs, o verde e o dourado de/da Carpenter, e a Ganassi nos tempos da Target. Mas a maioria ainda é meio, ou muito Drag Queen. Vejamos os carros desse ano, pois.

Alonso correndo com McLaren – Honda, com a lendária cor laranja e em Indianápolis? Tinha que combinar com a piada: Matou dois passarinhos com um carro só hahaha.
E uma nota para o belo casco apresentado. Um show de nostagia com o numero em relevo na lateral e com a lembrança do capacete de Stefan Bellof. Uma aula de arte pra maioria dos casco da F1 e da Indy, Não deixa escapar as cores do país e passa muito bem a sensação de velocidade, autenticidade e identidade.
Isso tudo é fantástico. Espero que seja o início, o reinício, de um belo e rico intercâmbio entre F1 e Indy. Só temos a ganhar.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Que saia dele feliz.
Um dos grandes, talvez o maior de sua geração.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Sem dúvida nenhuma não é apenas um dos cinco maiores pilotos, mas sim o MAIOR picareta da história da F1. Fosse um esporte sério estaria banido das pistas há muito tempo.

A curva 2 o espera.

Show mesmo é isso aqui:

https://youtu.be/MSrccN0CWlo

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

– Você manja de ferramentas. Só. Nem pra ser hater serve.

José Guilhermo
José Guilhermo
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Esse ódio que vc sente pelo Alonso mascara algum sentimento pelo espanhol, porque o oposto do Amor é a indiferença, não esse ódio doentio que so freud explica, picareta? ele fraudou a receita que nem certo ídolo tupiniquim, vc conhece ele pessoalmente? alguma prova? ta ficando feio isso, quando ele se aposentar será que vc se aposentará junto? depois não adianta vir derramar rios de lágrimas, porque ai será tarde.

Francisco De Paula Vicente
Francisco De Paula Vicente
6 anos atrás

Que belo texto Flavio, parabéns.

MARCOS
MARCOS
6 anos atrás

Concordo. Uma das histórias mais empolgantes dos últimos tempos. Nunca fui fã do espanhol, mas admito que ele me conquistou nestes anos de McLaren. Especialmente no final do ano passado. O cara anda MUITO. Torço pra que faça uma boa corrida lá na Indy, e tomara que ele precise de pelo menos umas três tentativas pra ganhar. Melhor pra todos nós, hehehe.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Um dos cinco maiores que vi na pilotar. Boa FG. Também considero o espanhol um talento muito fora da curva.
Ou ama ou odeia. 8 ou 80. Esse é Alonso.

Que nos faça feliz na Indy, vencendo a corrida.