SOBRE ONTEM DE MANHÃ

sobremon17b
Vettel, ajudado pela Ferrari: de vez em quando vai acontecer

SÃO PAULO (por enquanto) – Bem, não há dúvidas de que as 500 Milhas ofuscaram Mônaco ontem, ao menos no coração deste que vos bloga. Então, pode ser que, aqui e ali, eu fale da Indy, de Alonso, de Sato, da Honda, do carro laranja #29. Pode ser. Talvez ao final do texto eu não tenha tocado no assunto. Textos vão se escrevendo sozinhos. Vai saber.

Mônaco. O grande assunto do dia foi: a Ferrari favoreceu Vettel? Ou, em português bem claro e tosco: a Ferrari fodeu Raikkonen?

[bannergoogle]Eu não seria tão assertivo, como não fui ontem. Ninguém, na minha modesta opinião, quis deliberadamente estragar o domingo do finlandês. Que a estratégia de parar depois, numa pista que não gasta pneus, acabou se mostrando melhor, isso é fato. Mas ela só funcionaria se o interessado em questão, Vettel, cumprisse aquilo que seria necessário para ganhar a posição, a saber: enfiar uma série de voltas muito rápidas para descontar o tempo perdido atrás de Raikkonen.

Vettel fez isso, ganhou a corrida. Insisto que pilotos não são obrigados a fazer o que não querem. Se Kimi tivesse convicção de que com os ultramacios ainda poderia ficar mais um tempo na pista, poderia ter discutido isso com o time pelo rádio. Em geral, porém, pilotos fazem aquilo que lhes é pedido. Os caras nos boxes têm mais condições de avaliar cenários, orientar estratégias. É preciso confiar neles, como disse Raikkonen. Não funcionou muito bem, como se viu.

Por outro lado, diante de duas estratégias diferentes, quem ficaria com a melhor delas numa situação de campeonato como a que temos em 2017? Aquele que luta pelo título, claro. Não estou, aqui, passando o pano na Ferrari. Não gosto de favorecimentos, ainda mais quando eles podem tirar de alguém a chance de ganhar uma corrida. Ontem, ficou claro que a estratégia para Vettel foi melhor. Mas ela foi deliberadamente traçada para prejudicar Raikkonen? Não sei. Foi deliberadamente traçada para ajudar Vettel? Foi. Ajudar um significa necessariamente prejudicar o outro, ser sacana, escroto, desleal?

[bannergoogle]A resposta deixo para vocês. Na minha cabecinha de mamão, a Ferrari trabalhar para Sebastian ser campeão é algo que faz sentido. E caberá, sempre, ao outro piloto reverter o quadro. É uma luta solitária, claro. Mas Rosberg encarou uma dessas nos seus anos de batalha com Hamilton, até conseguir derrotá-lo. Webber não conseguiu com Vettel. Nem Barrichello com Schumacher. Bottas, se quiser bater Hamilton, terá de fazê-lo por conta própria. Raikkonen, se desejar não passar pelo que passou ontem, terá de se virar sozinho. É assim. Pelo simples fato de que um piloto sempre é melhor que o outro. E o melhor será privilegiado quando for preciso. Na maioria das vezes, isso não é necessário. Mas, às vezes, é.

Hamilton disse não ter dúvidas de que a Ferrari escolheu seu primeiro piloto. Toto Wolff, seu chefe na Mercedes, contemporizou e falou que a equipe italiana não fez nada de propósito. É bom lembrar que o próprio time alemão já fez coisa parecida neste ano, tirando Bottas da frente de Hamilton mais de uma vez para não atrapalhá-lo. Portanto, não sejamos ingênuos. Nesta temporada apertadíssima entre dois pilotos de equipes diferentes, essas coisas vão acontecer de novo. Na Mercedes e na Ferrari. É como digo sempre. Nesses casos, os maiores aliados dos segundos pilotos são os coleguinhas da equipe rival. Se Raikkonen tivesse uma Mercedes entre ele e Vettel, por exemplo, a história poderia ser diferente. Se Bottas estiver na frente de Hamilton um dia desses com uma Ferrari separando os dois, a Mercedes não vai fazer nada para jogá-lo para trás.

É a dura vida de um segundão.

Bem, começamos com o quê?

sobremon17c
Bernie: chatonildo

A FRASE DE MÔNACO

“A F-1 agora é gerida como uma filial do Starbucks, com alguém sempre colocando leite no café.”

Bernie Ecclestone, mal-humorado, criticando a gestão dos americanos da Liberty. Acho que ele está sendo injusto. O Starbucks é realmente ruim, chato, invasivo com aquela história de te chamar pelo nome (eu sempre dou “Fora Temer”) para entregar um copo de café. Mas sempre vamos reforçar aqui o que têm de positivo essas lufadas de ar fresco que o grupo está impondo à categoria. Todos estão gostando, por exemplo, da intensa atividade nas redes sociais. Menos o Bernie.

Voltando à corrida de ontem, importante dizer que no segundo escalão aconteceram alguns eventos merecedores de certo destaque. Como, por exemplo, a primeira vez que a Haas terminou um GP com seus dois carros nos pontos — Grosjean em oitavo, Magnussen em décimo. Em compensação, a Force India, que vinha colocando seus dois carros na zona de pontuação desde a primeira prova do ano, zerou. E Pérez ainda foi punido por bater em Kvyat no final. Não aconteceu nada com sua posição, 13º. Mas deixou o russo bem zangado.

Falando em 13º, uma coincidência boba, mas sempre uma coincidência. Foi a posição de largada de Hamilton em Monte Carlo. A única vez que ele tinha largado em 13º na vida fora no GP da França de 2008. Justamente o último em que Raikkonen tinha feito uma pole até a de sábado, encerrando um jejum de 8 anos, 11 meses e 6 dias — o maior entre duas poles da história, superando os 8 anos e 18 dias que Mario Andretti levou para voltar a largar na pole-position entre os GPs dos EUA de 1968 e do Japão de 1976.

É verdade que a pole não resultou em vitória para Kimi, mas a primeira fila da Ferrari, sim. O que nos leva a…

O NÚMERO MONEGASCO

Number-82…dobradinhas na história alcançou a equipe italiana com o 1-2 de Vettel e Raikkonen. E foi a primeira desde o infame “Fernando is faster than you”, informação passada a Felipe Massa no GP da Alemanha de 2010 em Hockenheim, lembram?

Aliás, vencer a partir da primeira fila não é novidade em Mônaco, como se sabe. Em 64 GPs de F-1 disputados nas ruas do Principado (esta foi a 75ª corrida, mas nessa conta entram as provas anteriores ao nascimento da categoria, em 1950), nada menos do que 28 vezes o pole ganhou, e em 15 oportunidades venceu o segundo no grid. Dá um total de 43 vitórias para quem largou na primeira fila, 67,2%. Bastante.

Quem esteve visitando os amigos ontem foi Nico Rosberg, atual campeão aposentado, que mora por aqueles lados. Outro que poderia ter apenas feito uma visitinha foi Jenson Button, chamado pela McLaren para correr no lugar de Alonso. No fim das contas, fez um ótimo treino de classificação, levou o carro laranja ao Q3, mas largou em último por troca de componentes do motor. Nas últimas voltas, bateu em Wehrlein e foi… punido! Não vai pagar nunca, porque a punição foi a perda de três posições no grid da próxima corrida. Da qual ele não participará. Button acabou sendo um dos personagens da corrida, como notou nosso cartunista oficial Maurício Falleiros, com sua pena genial.

Falle1ros

falleirosmonaco

Maldade com a Honda? Bem, somos pagos para pegar no pé. De todo mundo. E pegamos no pé quando não somos pagos, também. A Honda está devendo. E ainda largou Alonso a pé em Indianápolis. Sorte dos japoneses que acabaram vencendo a corrida com Takuma Sato. Incrivelmente. E, pela vitória, está de parabéns. Gostamos muito de ver Taku com sua garrafinha de leite. A gente sempre gosta e não gosta de algumas coisas, como nossa premiadíssima seção faz questão de nos lembrar.

gostmon17
Sainz: bom

GOSTAMOS…

…muito do sexto lugar de <<< Carlos Sainz Jr. com a Toro Rosso, piloto que vem mostrando serviço com frequência nesta temporada. Há quem diga que já tem gente de olho grande no menino. E é gente graúda, que veste vermelho e fala italiano.

sobremon17a
Pódio novo: ruim

NÃO GOSTAMOS…

…nada do novo pódio de Mônaco >>>, tirando todos do chão, onde a festa era mais autêntica, divertida e ensopada de champanhe. Era o único pódio diferente da F-1, desde o início dos tempos. Agora, ficou praticamente igual aos demais. Chatice, isso.

Bem, acho que é tudo. Desculpem a demora. Os dias têm sido curtos para a quantidade de coisa que tenho de resolver às vésperas de uma mudança grande que vem por aí. Nada a ver com o blog, nem com a F-1, nem com nada que vos diga muito respeito. Coisas da vida, mesmo, esta maluquice que nos cabe viver.

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s sergio
s sergio
6 anos atrás

alonso fantástico, soberbo. pelo menos é isso que a midia diz mas fica sempre na promessa e nas desculpas, mais dos jornalistas do que dele prórpio. existe coisa mais mentirosa do a imprensa????

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Não houve favorecimento da Ferrari ao Vettel no GP de Mônaco, afinal ele usou a tática certa para superar o Raikkonen. acelerando ao máximo durante o Pit Stop bem no estilo Schumacher para conseguir voltar na frente e ganhar a corrida.

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Alguém sabe onde posso conseguir os tempos de todas as voltas de cada piloto do último gostaria de Mônaco? Essa informação existe / está disponível ?

Alexandre
Reply to  Marcelo
6 anos atrás

Sim, em: http://www.fia.com/events/fia-formula-one-world-championship/season-2017/eventtiming-information-22

E olhando a tabela de tempos entre Kimi e Vettel, o que foi decisivo para a perda da posição do finlandês foi a volta que ele fez depois do pit, na volta 35. Virou 1’19,518, 3,072s mais lento que Vettel, que virou na mesma volta 1’16,446. Vettel não fez nada além do que já tinha feito na volta 32, onde virou 0,611s mais rápido que Räikkönen. Diferença de voltas entre Kimi e Vettel depois do pit (negativo é favorável à Vettel)

35 -3,072s
36 0,150s
37 -0,546s
38 -0,368
39 17,146 (volta do pit do Vettel)

A volta decisiva foi a 35. A Ferrari liberou a volta do pit de Räikkönen no meio do tráfego de uma McLaren e uma Sauber – acredito que do Vandoorne e do Button, respectivamente. Essa volta que ele teve que lidar com esses retardatários que ferrou a corrida dele. E os pneus supermacios só renderam no carro do Vettel. Antes das paradas, até a volta 32, cada um girou mais rápido que o outro a mesma quantidade de voltas – 16, e Kimi fez em média voltas melhores em 0,241s e Vettel 0,248. Da volta 40 em diante, descontando as voltas entre a 60 e 67 (SCV e SC) , Vettel virou 24 voltas mais rápido que Räikkönen, 0,579s em média; Kimi virou 0,606 mais rápido que Vettel, mas só virou 7 voltas melhor que o alemão.

Esse vídeo abaixo analisa a volta 35, com a McLaren e Sauber atrapalhando um pouco a volta 35 do Kimi: https://youtu.be/AxO15MzE3eM.

MARCELO DAVID MENEGAT
MARCELO DAVID MENEGAT
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

Show! Muito obrigado

GuilhermE
GuilhermE
6 anos atrás

“Nem com nada que vos diga muito respeito”. Ahahahahah.

Pablo
Pablo
6 anos atrás

A primeira vista pensei vendo esse novo pódio de Monaco que foi a primeira bola fora do Liberty Media. Mas aí lembrei que há algumas semanas na F-E o pódio foi esse mesmo usado na F1, então foi coisa do pessoal de lá mesmo

Victor
Victor
6 anos atrás

Flávio vai embora do Brasil.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Victor
6 anos atrás

Ou vai morar no Rio.

Daniel Cabron
Daniel Cabron
6 anos atrás

Aì que final de texto misterioso! Vai morar no Uruguai? Desembuche senão peço ao Léo Dias pra descobrir.

Martinho Franco
Martinho Franco
6 anos atrás

Só um reparo a ser feito. A foto não é do Bernie, é do Ron Wood, guitarrista dos Stones…kkkk

Marolla
Marolla
6 anos atrás

“O Starbucks é realmente ruim, chato, invasivo com aquela história de te chamar pelo nome (eu sempre dou “Fora Temer”) para entregar um copo de café”
F.G.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
6 anos atrás

Button deve ter se arrependido de ter pego essa trapizonga. Largou dos boxes, deu uma de novato pra cima de um novato, quebrou e ainda foi punido.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Será que ele ficou arrependido com o “paco” de dinheiro que ele recebeu?

valter rodrigues
valter rodrigues
6 anos atrás

Vai mudar prá qual país?

Maurício
Maurício
6 anos atrás

Acho que o caso mais clássico de um “segundo piloto” tendo que se virar para bater o primeiro foi Piquet x Mansel, algo que ele conseguiu em 1987. Neste caso as aspas são pelo fato de que o Piquet já era bicampeão mundial e em teoria os dois tinham igualdade na disputa. Mas era claro que a equipe inglesa trabalhava para o piloto da casa.

Fumio Kurihara
Fumio Kurihara
6 anos atrás

O maior exemplo de piloto não querido pela equipe e que dá a volta por cima foi o titulo de Piquet em 1987 sobre Mansell e para a desilusão da Willians e da Inglaterra.
O segregado tem que se virar!!!!!

Guilherme Zahn
Guilherme Zahn
6 anos atrás

Um número que eu procurei, mas não achei: o número de ultrapassagens em Mônaco nesse ano (a Pirelli costumava divulgar isso, mas não acho)… Porque minha sensação foi de que, como de hábito tirando a largada e os boxes, não houve uma ultrapassagem sequer (as poucas tentativas viraram batidas)….

Alexandre
Alexandre
Reply to  Guilherme Zahn
6 anos atrás

O Perez passou 3 na pista. Stroll, Palmer e Vandoorne.. e a tentativa “furiosa” no Kyviat

André
André
6 anos atrás

Só que se o Kimi se rebelar e optar por desobedecer a equipe e não participar da encenação de troca de posição, no dia seguinte ele está demitido, pois os o contratos que a Ferrari faz têm essas cláusulas, conforme j

André
André
Reply to  André
6 anos atrás

continuando: conforme já dito pelo Rubinho

Nico
Nico
Reply to  André
6 anos atrás

Você lê todos contratos da Scuderia?

GunneR
GunneR
6 anos atrás

Ainda acho que só estão crucificando a Ferrari/Vettel (vejam os comentários no Twitter da Ferrari/Formula 1) pelo histórico da equipe italiana e pelo fato de o alemão não ter nenhum carisma. Coitado! Pois no GP da Espanha do ano passado ninguém falou nada quando escolheram a pior estratégia para o Vettel e deram a melhor para o Raikkonen. Se não fosse aquilo, ele teria brigado pela vitória!

PS:
Esse povo do Twitter é DOENTE! Os níveis de intolerância e “mimimi” são assustadores. Tempos sombrios…

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Vitória de Sato narrada pela Tv japonesa. Depois implicam com o Galvão.
https://mobile.twitter.com/yuzuzu1018/status/868920720016855040/video/1

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

Parem com isso.
Qualquer um que posta aqui, se fosse chefe de equipe na F1 fariam o mesmo que Mercedes e Ferrari fazem ao privilegiar o melhor piloto.
Precisaria ser muito idiota e imbecil para fazer o contrário aliás, o mesmo ocorre nas empresas ao privilegiarem o melhor funcionário (empresas sérias no caso).
Não me parece que a Ferrari fez isso no GP de Mônaco, mais se o fez, foi o mais inteligente a fazer, já que nesta disputa com Hamilton e as Mercedes todo ponto é muito valioso.

A Mercedes também tem segundo piloto
A Mercedes também tem segundo piloto
Reply to  Gabriel P.
6 anos atrás

Exatamente!

Romeo Nogueira
Romeo Nogueira
6 anos atrás

“Textos vão se escrevendo sozinhos”. Brilhante!!!

Vitor
Vitor
6 anos atrás

Vettel seguiu o mestre Schumacher,voou baixo antes do pit stop e ganhou com méritos o GP de Mônaco.Vimos talvez a vitória que deu o pentacampeonato ao alemão.Lewis Hamilton falou bobagem e mostrou que não sabe perder.O inglês tem que guiar mais e reclamar menos.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Vitor
6 anos atrás

É o padrinho dele.

) o o (
) o o (
6 anos atrás

Sobre a cara do Raikonen no pódio: A cara do homem de gelo poderia ser muitas coisas para variar, as vsz nem tava boladão com a Ferrari. Mas com certeza tava pensando em como as coisas e o seus bons tempos mudaram, vendo o pódio no alto, não no clássico chão de Mônaco.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Bem, como o nome da postagem é “Sobre Ontem de Manhã”, não é exatamente necessário falar sobre a Indy 500. Pode criar um, excepcionalmente, “Sobre Ontem a Tarde”. Acho q já aconteceu isso antes. Voltando as corridas, sou mil vezes mais a Indy 500 do q o GP de Monaco.

Glauson
Glauson
6 anos atrás

Esqueçam essa pseudo-polemica com Ferrari, ordens de equipe e tal…

F-indy 500 botou a F-1 no chinelo ontem!

Aquela câmera no chão do oval filmando os carros passando em fila a 220 mph ou 350 km/h : VUM! VUM! VUM! VUM! VUM!

Pareciam aviões de guerra!

Aquilo é que foi emocionante!

Obrigado Alonso, por me fazer passar a tarde de domingo relembrando o que é uma corrida de verdade! Pena que seu motor estorou, senão tenho certeza de que vc estaria ali com o Helinho e o velho e bom Takuma disputando as últimas curvas daquele oval mágico!

) o o (
) o o (
6 anos atrás

Hamilton já esta usando a impressa para pressionar a Mercedes a prioriza-lo ao afirmar que Ferrari já tem o piloto definido. Uma coisa que chama atenção nesse cara é que ele quando perde, chora mais que a torcida do botafogo, tem sempre uma desculpa, outra coisa, o que ele fala para impressa não condiz com sua ação, como pode reclamar de algo que seu time fez com ele mesmo muito antes?. Alias… se a Ferrari já priorizou Vettel mesmo, fez muito tardio, pois a Mercedes já contratou o Bottas como segundo. Bottas já deixou claro, quer ficar la e vai ajudar ao máximo que puder para ser o bom mosso, acho até ridículo, mas ok, grana vai entrar muito né.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  ) o o (
6 anos atrás

Comentário irretocável.

A Mercedes também tem segundo piloto
A Mercedes também tem segundo piloto
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

O Bottas entrou na Mercedes SABENDO e ACEITANDO a posição de segundo piloto.

Glauson
Glauson
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Irretocável é uma palavra muito forte. Eu, substituiria o “mosso” por “moço” em seu comentário.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Vai entrar grana e resultados.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Coitado do Kimi ao lado deste lobo em pele de cordeiro. Esse é chorão e engana a todos com esse jeito de simpático, cantando hino italiano junto com a equipe mas é um alemão puro sangue. Vettel o enganador.

Júnior
Júnior
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Se eu fosse o Kimi eu hoje rasgaria o contrato e pediria demissão, o Kimi não precisa mais de dinheiro. O cara já é biliardário, e ainda diria: – Coloquem o Giovinnazzi, vamos ver se ele consegue ficar no top 4 das corridas como eu.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Aconselha o Kimi a voltar pra Sauber. Assim ele escapa do enganador e dos bons resultados também.

GArlet
GArlet
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Menos falso que o seu nick, pseudo alemão, para falar mal de alemão.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

Ficou claro para todos que assistiram à corrida a manobra da Ferrari para ajudar Vettel, o que “fodeu” o Kimi.
Alguns não viram isso, mas dentre os que viram é normal ouvir o indisfarçável argumento de torcedor do Vettel ou da Ferrari de que Vettel estava mais rápido e passaria de qualquer jeito, o que apenas piora a situação.

Se ele passaria de qualquer jeito o que justificou a intervenção da equipe?

Outros dizem que foi em defesa de um possível undercut de Bottas e/ou Ricciardo, para passar Vettel, mas dada à distância que esses estavam de Vettel quando este parou o undercut jamais atingiria seus objetivos.

Há os que condenam a ordem de equipe desde que não seja contra a equipe ou o piloto para a qual torcem.

Há a negativa da Ferrari, via Arrivabene (rsrsrs) negando que a intervenção foi para beneficiar Vettel. Isso é outra ofensa à vítima que no caso é um campeão do mundo com quase duas décadas de F1.

É ofensivo tbm aos torcedores, tipo Aécio se dizendo homem probo.

E há tbm, e isso é o pior, o Vettel engrossando o coro da Ferrari.

É claro que sempre um piloto é melhor do que o outro e em um mundo ideal o melhor ganha competindo e não sendo ajudado.

Abs.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Sou F1 desde criancinha, mas ontem tivemos uma Indy 500 espetacular, fantástica, coisa de cinema. Parabéns ao Don Choron que mes morder a língua.

Leon Neto
Leon Neto
6 anos atrás

Hahaha… essa charge tá demais…
Bem que vcs podiam pensar em um livro do Mauricio em futuro breve, hein?
quando fizerem, avisem que reservo logo o meu.

Arthur
Arthur
6 anos atrás

O Verstappen é mais sangue nos olhos porém acho o Sainz no mínimo tão bom quanto.

Aliandro Miranda
6 anos atrás

Sempre dou nomes falsos no Starbucks.

Até mesmo para facilitar o trabalho da atendente.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Aliandro Miranda
6 anos atrás

Achei melhor que Valdisney.

Fernando Silva
Fernando Silva
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Ou Joesley!!

jung
6 anos atrás

texto bom da porra sô

Glauson
Glauson
6 anos atrás

Kkkk! Não sou esquerdista como você, Flavio, mas esse “Fora Temer” no Starbucks foi ótimo! Kkkk

Luigi
Luigi
6 anos atrás

Como alguém poderia supor que uma “corrida”em um circuito dos anos 20 do século XX, onde a bitola dos carros eram inferiores a 1,70m e os freios variavam de curva para curva, hoje com carros com mais de 2 m de bitola e freando dentro da curva e sem fading, podem esperar o.que.
Mas comesso a entender porque a Honda está tão msl na F1, é que se dedicou tanto a Indy que desaprendeu a fazer um motor moderno a européia. Pois a convivência com americanos que ainda acham que bloco de ferro e Comando de válvulas no bloco, tuchos e balancins são o máximo, só podiam desaprender a fazer um motor de grande potência específica.. e pequeno deslocamento cúbico.

) o o (
) o o (
Reply to  Luigi
6 anos atrás

Sei não…. acho que bacana é sentar lá e ver se é assim.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Luigi
6 anos atrás

Nada haver. E a Moto GP não conta?

Cristiano
Cristiano
Reply to  Luigi
6 anos atrás

Existe uma divisão da Honda nos Estados Unidos que projeta quase todos os motores de competição da marca, exceto o da F1. Mas um motor V6 de 2,2 litros com 700 cv não seria pequeno deslocamento e grande potência específica? Não acho que sejam motores da Nascar nas motos e monopostos…
Concordo que é ridículo estar no 3º ano e a performance e durabilidade continuarem ruins. Mas pode colocar muita mais coisa na conta.

CorredorX
CorredorX
Reply to  Luigi
6 anos atrás

O erro da Honda foi ter abandonado a F-1 da última vez. No ano seguinte a “Brawn GP” foi campeã com a base que ela abandonara. É como ter jogado tudo no lixo e ter que literalmente começar do zero. Vejam nas últimas décadas quanto tempo penaram Red Bull, Mercedes e Ferrari antes que conseguissem dominar.

Alexandre
Reply to  CorredorX
6 anos atrás

A Mercedes estreou esse motor híbrido na temporada 2014, não penou com essa motorização e foi campeã desde então. A Red Bull ainda não tem um motor tão forte quanto tinha na época dos 2,4 V8 e a Ferrari sempre teve um motor híbrido bom, o carro que não era bem nascido. É muito estranho uma fabricante de motores como a Honda, demorar tanto a desenvolver um motor potente e confiável.

CorredorX
CorredorX
Reply to  CorredorX
6 anos atrás

De 2014 pra cá as vacas engordaram para a Mercedes, mas o que me diz de 2010 a 2013? Esse período foi dominado pela Red Bull, que estreou em 2005 e sofreu muito até 2008. De lá pra cá a Ferrari era competitiva na maior parte do tempo, mas via McLaren, Red Bull e Mercedes se revezarem na ponta dos campeonatos. Aliás há 10 anos só motores Renault e Mercedes ganham os campeonatos. Mas parece que agora é a vez da Ferrari.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Infelizmente nós brasileiros ficamos meio traumatizados com o histórico da Ferrari nas épocas de Schumacher/Barrichello e Alonso/Massa. Daí, tendemos a achar que a todo momento estão acontecendo favorecimentos a um, que automaticamente prejudicam outro. Sei lá, talvez até seja isso mesmo, mas ás vezes acho que rola um certo exagero.
Eu mesmo ontem fiquei muito irritado vendo o Vettel voltar na frente depois da parada. Mas não tem jeito, o que foi feito é o básico de estratégia de box para ganhar posição. Kimi não abriu diferença enquanto estava na frente. Ao parar, o carro que está atrás, mais rápido, ficando na pista por mais tempo, normalmente ganha a posição.

Fazer o quê.

Angelo
Angelo
Reply to  Paulo
6 anos atrás

O problema é que isso já era sabido. O pneu supermacio, além de ser mais lento, demora mais para aquecer. O ultramacio levava 2 voltas para aquecer em ritmo de classificação, imagina aquecer o supermacio num ritmo menor que vc tem que aquecer sem poder descarta-lo depois. Teve ainda o requinte de crueldade de fazê-lo voltar colado em retardatários (é só olhar a diferença no tempo e somar o tempo que será perdido em relação a quem não parar, coisa que se faz até de cabeça). Na hora até achei que tivesse um furo no pneu para tê-lo chamado tão antes. Quanto ao piloto recusar entrar foi falta de malícia do Kimi, sendo a Ferrari, já era de se esperar uma dessas. Quando o Vettel voltou na frente não tinha nem mais porque ficar se arriscando, não teria como passar mesmo, foi só seguir a fila. Quanto à Ferrari, concordo que esses 7 pontos a mais poderão decidir o título, a Mercedes é forte e muito provavelmente vai reagir e é mais provável o Bottas tirar pontos do Vettel do que o Kimi tirar do Hamilton. Não estou fazendo juízo de valor, no fundo queria uma vitória do Kimi apenas para vê-lo mais motivado nas próximas corridas. Se ele se arrastar atrás das Mercedes o restante da temporada pode ter sido um tiro no pé da Ferrari que vai cobrar dele o quê agora, depois de uma dessas.

perna quebrada
perna quebrada
6 anos atrás

Essa frase do Bernie mostra o quanto ele está velho no pior sentido…

É incrível como ele não consegue entender os novos tempos, ele ainda está na era em que se ganhava dinheiro negociando GPs com autoridades, vendendo as transmissões para meia dúzia de TVs e depois vivendo no seu clubinho fechado com os amigos…

Ainda bem que os americanos chegaram, se não a F1 iria acabar em 10 anos…

jao
jao
6 anos atrás

Flávio como funciona a criação de novas equipes na F1? É a Liberty que decide ou a qualquer momento podemos ser surpreendidos com uma organização querendo entrar?

Um grid de apenas 20 carros me incomoda bastante…

Aliás, ótima análise. E cada vez mais acho Hamilton um imbecil…é cada declaração que não são dignas de um piloto de F1…essa historia dele dizer q

Alexandre
Alexandre
Reply to  jao
6 anos atrás

Seria bom se tivesse pelo menos 26 carros e sem a obrigatoriedade de por 2 carros por equipe na corrida. Provavelmente é mais fácil uma escuderia se sustentar nos primeiros anos alinhando um carro do q dois.

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

Sugestão interessante.

VETTELIAN FOREVER (!) Rumo ao PENTA !!!!!!)
VETTELIAN FOREVER (!) Rumo ao PENTA !!!!!!)
6 anos atrás

O que as pessoas queriam? Que Seb recuasse porque Kimi estava liderando? Você não ganha campeonatos sentindo pena de seu companheiro ou fazendo-lhe favores. GO SEB!! Rumo ao PENTA!

Tyler
Tyler
6 anos atrás

Pensando nessas estratégias da equipe, me dá uma puta pena o Rosberg ter decidido parar. Seria a primeira vez (pós ’14) que a Mercedes teria adversário no campeonato e a briga interna, entre o atual campeão e um tricampeão, pra chegar pelo menos à metade do campeonato na frente do companheiro, seria sensacional!

A Mercedes também tem segundo piloto
A Mercedes também tem segundo piloto
Reply to  Tyler
6 anos atrás

A equipe Mercedes simplesmente iria falar para Rosberg: – Você já ganhou o seu campeonato, agora fique quieto e obedeça às nossas ordens.

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Claro que a Ferrari favoreceu Vettel , porque lá sempre teve o numero 1
e o numero 2 , Barrichello e Massa que o digam. A despeito de que Kimi é um campeão mundial, Vettel é tetra e está em um momento melhor e cá
pra nós , o ambiente na Ferrari pro Vettel é muito melhor , pois Kimi tá sempre na dêle
Isso é ruim pro campeonato , pois com a Mercedes piorando , vamos ter um
campeonato dos tempos de Shumi, de um piloto só…. Vettel.

Valdisney
Valdisney
Reply to  Celio ferreira
6 anos atrás

Corrigindo: a resposta era pro tal Vinicius vergueiro e caiu na sua conta não sei porque. Foi mal. Rsrsrs

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Valdisney
6 anos atrás

Uma curiosidade: era para ser Walt Disney?

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Ele está mais pra Pato Donald.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

“Insisto que pilotos não são obrigados a fazer o que não querem.”
Quem respondeu isso foi o próprio Kimi. Eu, se fosse o jornalista que fez a pergunta, preferiria dormir sem ouvir.

Perguntado ao Raikkonen, se ele poderia rejeitar a chamada ou ele está 100% nas mãos dos engenheiros ele respondeu: “Obviamente eu posso parar o carro se eu quiser. Eu posso parar quando quiser porque eu sou o piloto. Temos uma equipe, trabalhamos como um grupo e se você não acredita naquilo que estão te pedindo para fazer então a situação fica bem complicada.”

Abs.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Flávio.

Novamente você matou a pau. Impecável.

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
6 anos atrás

Hoje é segunda-feira e ainda falamos desse episódio. Acho que o que pega é a noção que para vencer, ou facilitar a vitória de quem interessa mais a uma equipe, vale tudo na f1. O esporte porém, ainda é movido a paixão. Difícil é explicar ao meu filho de 4 anos por que o Kimi não venceu, ou não teve no minimo as mesmas condições iguais para lutar pela vitória. Mas não são dois carros papai? Então por que o Vettel vence. Porque é melhor filho. Mas sempre?
Abaixo link com a opinião do Livio Oricchio, apenas uma outra opinião, afinal ninguém é dono da verdade, se é que a verdade existe.

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/livio-oricchio/noticia/numeros-mostram-que-ferrari-favoreceu-vettel-para-ultrapassar-raikkonen.ghtml

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

Acho que o Livío escreveu um livro. Deveria aprender a ser mais sucinto nos textos.

Ele P oderia resumir o texto em uma frase (usando os dados que ele mesmo apresentou):

Quando Raikonen entrou nos boxes a diferença para Ve55el era de 1,1 seg.

A diferença de tempo entre a volta do Raikonen de entrada nos boxes e a volta de entrada nos boxes do Ve55el foi de 1,3 seg a favor do alemão.

Em qualquer volta que parece, Ve55el voltaria na frente (segundo seus dados).

E essa do Hamilton, sobre uma equipe suspostamente favorecer outro na corrida;

“Eu nunca tive isso na minha carreira.”

Cara de pau!

Só esse ano a Mercedes já fez isso 3 vezes!

E ano passado, lá mesmo em Mônaco, Rosberg foi obrigado a lhe dar passagem, pois Hamilton nunca o ultrapassaria, fato decisivo para Hamilton ganhar a corrida para desespero do Riccardo.

A Mercedes também tem segundo piloto
A Mercedes também tem segundo piloto
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Concordo! A Mercedes está priorizando Hamilton. Se não o fizer, perde o campeonato.

Claudio
Claudio
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Vc deveria postar mais comentários assim e deixar dessa frescura com Alonso, parabéns,
excelente comentário .

Tales Guimarães
Tales Guimarães
6 anos atrás

Raikkonen fez milagre na classificação. Mas na corrida as coisas voltaram ao normal e o ritmo de Vettel esteve muito acima ao dele. Pelo menos com o segundo jogo de pneus. Basta ver o quanto abriu em poucas voltas.

Também sempre fui contra as presepadas da Ferrari. E sou torcedor do Hamilton. Mas o Vettel na Ferrari cada vez mais me faz lembrar dos tempos de domínio do Schumi. Pode não gostar o alemão, mas terá que engolir.

Rodrigo
6 anos atrás

Simples, a briga é HAM x VET, os outros dois são segundos pilotos e ponto final! HAM lá atrás, VET com chance de ganhar e abrir uma diferença considerável no campeonato, dai a Ferrari nada faz, VET chega em 2º e perde o campeonato por 3 pontos….parabéns!

Luiz G
Luiz G
6 anos atrás

Achei o máximo o Alonso na Indy.
Parecia animado, feliz, empolgado….a satisfação que se espera de um piloto.
Me pergunto se ele considera a Indy pro ano que vem se ele não conseguir um carro decente pra ganhar corridas ano que vem…

Espero que sim!!!
Go Alonso! A vida é feita de novos desafios ;)

Luiz G
Luiz G
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Corrigindo a frase acima:
“Me pergunto se ele considera a F-Indy pro ano que vem caso não consiga um carro decente pra ganhar corridas na F1.”

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Um carro decente nas mãos de um piloto picareta… não combina!

Luiz G
Luiz G
6 anos atrás

Não dá pra dizer com certeza se a Ferrari ajudou Vettel sem falar com alguém da Ferrari.
Olhando aqui de fora, parecia que sim. Se foi o caso, fizeram bem.
Gosto de Raikkonen, mas ele está se aposentando neste ano ou no próximo.

A Ferrari vai investir no futuro e eles, certamente, querem Vettel no futuro da equipe.
Eles sabem que, pra ganhar esta temporada, terão de famigerar cada pontinho.
A Ferrari já não ganha um título há 10 anos e eles precisam acabar com a seca.

Raikkonen já teve seu sucesso com a Ferrari e agora é a vez de Vettel.
Sorry Kimi. Business is Business.

randy
randy
6 anos atrás

Concordo plenamente contigo Flávio, a ferrari usou estratégias diferentes para Ve77el e Ray, a do Ve7 foi a melhor, mas poderia ser o contrário né! E isso aconteceu o mesmo nas outras principais: mercedes e rbr, amilton e ricardao se deram bem assim como o Ve7, mas bosttas e Verstapeão se ferraram como o Ray…. simples assim, vejam que os tempos de box do 5 e do 7 foram iguas, 1/2 segundo não iria dar ao Ve7 a primeira posição, o que deu ao Ve7 a vitória foi, como já foi dito, a perfeição do Ve7 em tirar o tempo com os pneus já gastos, isso em Monaco onde não se pode sair 1 cm do traçado senão bate!!!! Já o amilton tá dando uma de filho da puta mascarado, ele foi ajudado em todas as corridas pelo peão bosttas e agora vem falar da ferrari, devia se olhar no espelho e lavar a boca antes……em outras corridas quem trocou de pneus antes geralmente levou vantagem, e como já disse o Ve7 : ESTRATÉGIAS DE CORRIDAS SÃO QUASE UMA LOTERIA SE VOCE ACERTAR VOCÊ É O MAXIMO, SE ERRAR PASSA POR IDIOTA……, não vi nenhum radio do Ray discutindo com a equipe uma estratégia diferente de parar mais tarde, então acho que ele acreditou também que era uma estratégia valida, quanto a cara fechada do Kimy nada demais, mesmo se ele ganhasse o sorriso seria minimo, e pra ele foi melhor ficar em segundo porque assim tascou um beijo na princesa…. que aliás tava de roupa vermelho ferrari: coincidencia ou não???? Já Sebastian ganhando teve que receber o troféu daquele sapo encantado em forma de principe de não sei o que…..
E É ISSO MESMO PESSOAL, QUEM DISCORDAR DE MIM E DO FLÁVIO É UM BABACA!!!!

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Claro que a Ferrari ajudou o Vettel, por pura e simplesmente matematica. Se os 7 pontos a mais que ele ganhou ontem fizessem falta no fim do ano, o que não aconteceria por lá? Os caras não levam um piloto ao titulo desde o Kimi em 2007..

E a Mercedes ou a, Red Bull fariam a mesma coisa, tem que parar com esse mimimi besta.

Porém, duvido que o Vettel ou o Hamilton obedeceriam ou seguiriam alguma ordem direta das suas respectivas equipes, aliás, ambos já deram banana para comandos via radio. e deixaram os chefes em situações divertidas por assim dizer. E justamente por isso são campeões.. são egoístas e pensam sempre antes neles, como todos os campeões, com as devidas exceções foram.

O mesmo povo que ficou de chorumela ontem esquece que a própria Ferrari deu uma força para o Kimi vencer o campeonato em 2007 em Interlagos, fez o mesmo para o Massa na China em 2008 e tantos outros exemplos.

Formiga
Formiga
6 anos atrás

Na transmissão da Sportv quando Kimi entrou, o pessoal disse que a Ferrari estava favorecendo ele. Depois quando o Vettel saiu na frente ficaram fazendo contas para concluir o obvio. O Kimi estava segurando a Fila, quando o Bottas entrou e começo a virar rápido a Ferrari ficou com medo. Só que ele voltou atrás do Sainz, que nesta hora já estava mais rápido que o Finlandes. Quando Kimi voltou ficou à frente e teve o BUtton como retardatário, mas Vettel também tinha, só que Kimi demora bem mais para negociar (vide últimas corridas, quando chega atrás de um carro mais lento não passa…). Vettel começou acolocar 1,5s no tempo que ele vinha virando… O Ricciardo também o fez, se demorasse mais um pouco, passaria o Raikkonen.

CHAGAS
CHAGAS
6 anos atrás

Análise bem simples
Parada nos boxes (pequena vantagem para Vettel)
5 voltas c/Vettel Ultra Macios usados e Kimi Super Macios Novos (Vettel)
Se fosse o contrário (Vettel)
Preferido da equipe (Vettel Vettel)
Arrisca um italiano no rádio (Vettel Vettel Vettel)
Mais títulos (Vettel Vettel Vettel Vettel)
Quem é mais piloto (Vettel Vettel Vettel Vettel Vettel)
Quem esta com mais vontade de ser campeão (nem vou responder)
Na corrida de ontem a Ferrari errou em devolver o Kimi atrás do Sainz o que ajudou a perder alguns décimos e voltar atrás de Vettel. Agora se fosse o contrário, o alemão passaria por cima do Sainz e ainda com toda a sua “elegância” exibiria seu dedo do meio para o espanhol por algum eventual toque.
O Kimi que é um excelente piloto, mas é o segundão, até ele sabe disso e ponto final.

André C.L
André C.L
6 anos atrás

É óbvio que a Ferrari vai sempre favorecer um piloto, pois eles pensam acima de tudo na escuderia…