TÁ FALTANDO ELE (3)

mondom17b

BLUMENAU (acelera, filhote!) – Será esta a pergunta eterna deste GP de Mônaco, para a qual acho que tenho resposta (e antecipo: nada): o que a Ferrari fez que tirou a vitória de Raikkonen?

Se alguém tem alguma prova de que retardaram Kimi de propósito, chamaram-no para o pit stop cinco voltas antes de Vettel de propósito, colocaram pneus quadrados em seu carro de propósito, desligaram o turbo de propósito, que mas apresente. Delação premiada e convicção não valem. Se Raikkonen tem como mostrar que estragaram sua corrida, que diga.

Caso contrário, calem-se para sempre e enxerguem em Vettel o pilotaço que é — tetracampeão mundial, nunca é demais lembrar.

[bannergoogle]A vitória de Sebastian em Monte Carlo se construiu sobre dois pilares bastante simples de compreender, inclusive. O primeiro, da largada até a parada de Raikkonen. Na pole, o finlandês largou bem e trouxe a outra Ferrari junto. Como seria natural, pois estamos falando de carros parecidos, não disparou na frente. Os dois abriram um pouco de Bottas, o terceiro, mas Tião Italiano ficou sempre ali pertinho. Essa era a primeira parte da missão: não deixar Raikkonen escapar, para tirar dele qualquer chance de ter alguma folga na hora de definir a estratégia de parada.

E se Kimi tinha alguma pretensão de fazer algo diferente, ela escorreu pelos dedos quando começou a chegar em retardatários, mais cedo do que o normal para Mônaco, já na volta 26. Encontrou Button pela frente. O inglês tinha largado dos boxes e já havia feito uma parada. Por isso, estava muito atrasado em relação ao pelotão.

Mesmo sem atrapalhar ninguém deliberadamente, Jenson fez com que os três primeiros tirassem um pouco o pé até conseguirem, nas vielas estreitas do Principado, passar por ele. Na prática, não havia mais diferenças entre Raikkonen, Vettel, Bottas e Verstappen, que também se aproximaram. Faz parte, é Mônaco.

O jovem Max, então, parou na volta 32 para tentar dar o bote em cima de Bottas. A Mercedes chamou seu piloto na volta seguinte para fazer a marcação, e as posições se mantiveram. Então, foi a vez de Raikkonen, na volta 34, fazer sua troca. Voltou em terceiro, atrás de Vettel e Ricciardo.

Esses dois foram os que se saíram melhor ao tomarem a decisão de permanecer um pouco mais na pista. Ricardão sentou o pé, cravou duas voltas voadoras sem ninguém na frente, correu para os boxes na volta 38 e quando saiu para a pista, bingo! Tinha passado Bottas e Verstappen, pulando de quinto para terceiro. Ainda contou com um ótimo trabalho da Red Bull em sua parada, 24s183 contra 25s343 de Verstappinho, que perdeu 1s160 na operação em relação ao companheiro de equipe, ficando razoavelmente puto dentro do macacão.

Vettel fez o mesmo que o australiano, e essa era sua segunda missão dominical para ganhar a prova. Até a 39ª volta, quando foi para os boxes, acelerou como se disso dependesse tirar o pai da forca, e voltou na frente de Raikkonen. Um tiquinho só, mas o suficiente.

“Ah, a Ferrari demorou na troca do Kimi, canalhas, vagabundos, vermes, sacripantas!” Bem, de fato o pit stop de Sebastian foi mais rápido: 24s306 no tempo total da entrada à saída dos boxes, contra 24s833 da parada de Raikkonen. A diferença: 0s527.

[bannergoogle]Gente, não se perde uma corrida por meio segundo de diferença numa parada. A diferença esteve mesmo em pelo menos duas voltas num ritmo fortíssimo que Vettel conseguiu emplacar no período de cinco entre a parada de Raikkonen e a sua. Ali ele descontou o que tinha de desvantagem para o parceiro enquanto ficou atrás.

“Ah, e por que a Ferrari não chamou ele primeiro e deixou o Kimi tranquilo na frente?” Porque se o fizesse, era capaz de Sebastian perder o segundo lugar para Bottas. O que a equipe fez foi defender a posição de Vettel, não comprometer a de Raikkonen. Quanto a este, era sua obrigação acelerar feito um louco com pneus novos na saída do pit stop, ou mesmo ficar mais tempo na pista se seus pneus estivessem bons, adiando a parada. Kimi é experiente o bastante para saber se o ritmo era suficiente. Como líder, ele teria prioridade para escolher o momento do pit stop. Se o fez antes que Vettel, deve ter tido suas razões. Se se submeteu a uma orientação da equipe sem questionar, é porque anda meio desligado da vida.

Então, sem chorumelas. Vettel ganhou porque ganhou. Fez o que tinha de fazer, e fez bem feito. Logo que assumiu a ponta, começou a abrir muito de Raikkonen, que ou ficou desanimado, ou não se entendeu com os pneus supermacios da segunda metade da prova. “Não me sinto bem com o segundo lugar“, resmungou. Eu também não me sentiria. “Se você não confia na sua equipe, é algo complicado. Mas eu confio neles”, disse, via press-release oficial da Ferrari.

A corrida não foi grande coisa, pelos motivos que todos conhecem. Mônaco é mais um espetáculo cênico do que esportivo, na maioria das vezes — embora reserve algumas surpresas épicas como vitórias de Panis e Trulli, para ficar apenas em duas que a memória alcança.

Houve um acidente meio estranho, quando Button tentou passar Wehrlein na entrada do Túnel, tocaram rodas e o Sauber do alemão tombou e ficou encostado no guard-rail. O safety-car foi acionado (das voltas 60 a 66), mas felizmente nada de mais grave aconteceu com o piloto. Jenson, com a suspensão quebrada, abandonou.

Aliás, foi dele, Button, o momento mais engraçado da corrida, antes da largada. Colocaram-no em contato com Alonso, do outro lado do Atlântico. Fernandinho, no aguardo das 500 Milhas, pediu que ele tomasse conta de seu carro. “Vou mijar no banco”, respondeu o inglês.

[bannergoogle]Enfim, o GP do Principado, desde sempre, é uma corrida em que aqueles que fazem menos besteiras acabam voltando para casa com alguma coisa em mãos. No caso, troféus, ou pontos. Os troféus ficaram com a dupla da Ferrari e Ricciardo em terceiro. Foi a terceira vitória de Vettel no ano, 45ª na carreira, segunda em Monte Carlo. Sapattos, Verstappinho, Sainz Idade (está guiando, esse rapaz…), Comandante Amilton, Grojã, Massacrado e Magnólia Arrependida fecharam a zona de pontos.

Olhando para essa lista dos dez primeiros, é preciso tirar o chapéu para a Haas, que nela colocou seus dois pilotos. Felipe usou a experiência para esperar pelas cagadas dos outros e também marcar seus pontinhos. Hamilton, 13º no grid, foi outro que se valeu da tática de adiar a parada ao máximo para ganhar posições, e deu certo — terminou em sétimo, depois de um pit stop na volta 46.

A Ferrari não vencia em Mônaco desde 2001, com Schumacher. Foram 16 anos de jejum, uma seca encerrada com estilo — dobradinha é sempre uma coisa estilosa. Teve até pódio novo. Depois de séculos, acabaram com o charme da comemoração ao rés do chão, apenas uma escadinha levando à família real monegasca para a entrega de troféus e champanhe.

Para este ano, fizeram uma ante-sala no térreo, uma escada e um gabinete elevado, levaram todo mundo lá para cima, e a coisa ficou meio fria e impessoal. Primeira bobagem do Liberty, se é que isso partiu da empresa — pode ter sido uma decisão local, talvez por motivos de segurança em tempos tão bicudos.

mondom17a

Raikkonen ficou com cara de bunda no pódio, o que não quer dizer muito — arrisco dizer que seria a mesma se tivesse vencido. Não dá para afirmar, apenas por sua expressão inabalável, que estivesse com ódio de seus chefes ou algo parecido. Pode ser que tenha ficado com raiva dele mesmo. Pode ser que não tenha ficado com raiva nem dele, nem da equipe, e que estivesse apenas querendo ir embora logo para casa. Pode ser qualquer coisa.

Na classificação, Vettel foi a 129 pontos, contra 104 de Hamilton. Abriu uma vitória de vantagem. É uma gordurinha importante. Mas está longe de ser definitiva.

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
J Fernando
J Fernando
6 anos atrás

O Vettel ganhou uma posição com o momento de parada nos boxes, fazendo voltas rápidas quando estava em primeiro.
O Ricciardo ganhou DUAS posições utilizando o mesmo estratagema.
Mas, para todos efeitos, foi a Ferrari que fez treta.

Randy Kohtz
Randy Kohtz
Reply to  J Fernando
6 anos atrás

Isso mesmo, hamiltão também “armou” pra cima do bottas KKkkkkk. Vettel foi fantástico, ficou próximo ao Kimi e ainda conseguiu poupar pneus pra gastá-los na hora certa!!!ou seja, nas voltas que ficou a mais que Kimi, essa estratégia certamente foi acertada antes da corrida e contou com aval de ambos pilotos, e só deu resultado porque VE77EL foi FANTÁSTICO mesmo pois em monaco não é lugar de se querer ganhar tempo, qualquer deslize e adeus corrida…… Acho que VE77EL fatura o Canadá esse ano e aí sim o desespero do amiltão vai ser total e já podem dar a Taça pro Sebastian……podem me cobrar isso dia 11!!!

Alex R.
Alex R.
6 anos atrás

Sobre a polêmica Kimi x Vettel, concordo com tudo o que foi escrito, menos a parte de que Kimi deveria ter acelerado feito um louco para manter a vantagem. Ele não conseguiu fazer isso pq voltou atrás da Sauber do Wherlein e da McLaren do Button. E isso a equipe tinha sim como prever. Pois eles sabem exatamente onde um piloto vai voltar quando pára nos boxes. Vettel teve duas voltas para “abrir vantagem” e voltar na frente ao parar. Raikkonen só teve uma, pois a outra ele “estragou” no trânsito dos dois retardatários citados acima. Teria sido suficiente? Talvez. Nunca vamos saber. Concordo que o Vettel fez um excelente trabalho. Talvez como você citou, se a Ferrari trouxesse o Vettel antes, pudesse perder a posição, ok, mas então poderia ter segurado o Kimi na pista um pouco mais, até ele andar rápido o suficiente para se livrar do futuro trânsito que iria pegar, voltando na frente do Wherlein e Button.

Alfredinho
Alfredinho
6 anos atrás

Os dois finlandeses nas duas melhores equipes do ano sabem que são segundos pilotos. E se comportam de acordo com as decisões, veladas ou não, de seus chefes.

mauricio cardoso
mauricio cardoso
6 anos atrás

Duas coisas bem simples,Raikkonen falhou ao andar 34 voltas na frente sem conseguir abrir uma vantagem no minima segura para o Vettel e a Ferrari favoreceu o alemão,se a equipe manda o Vettel entrar no pit na volta seguinte ao Raikkonen estaria sendo mais justa usando a mesma tatica para os dois pilotos mas usar tatica diferente fica claro que ela prejudicou um pra ajudar o outro. Não vale dizer que ela estava preocupada com o Bottas pois o finlandes vinha 4s atras do Vettel,uma volta a mais na pista não faria muita diferença.

Giuliano
Giuliano
6 anos atrás

Sei que sdu objetivo não é convencer ninguém, mas dito isso, não me convenci…rsrs…. O Kimi é conhecido por cuidar muito bem dos pneus, ele poderia ir até o final da corrida com eles (se o regulamento assim permitisse), e todos nós aqui sabemos de duas coisas, na equipe, o piloto que está liderando a prova, escolhe a hora de parar e é CLARO, que parando antes em Mônaco, ele pegaria trânsito, se eu, um tosco sei disso, o que dizer dos estrategistas de uma equipe de F1?… Pra mim, é muito claro que houve jogo de equipe, e vida que segue.

Hennyo
Hennyo
6 anos atrás

Ele deixou a entender. “Se não confiar na equipe….”. Reclamar da equipe em qualquer esporte já é ruim, imagina então se tratando da fórmula 1., imagina ainda se fosse na Ferrari. Claro que ele não vai reclamar, mas que sabemos que a Ferrari sempre faz isso sabemos. Por que sempre é o segundo piloto que tem problemas? Irvine, Rubinho, Massa e agora kimi. Coincidência. Deve ser isso mesmo.

Tagid Malatesta
Tagid Malatesta
6 anos atrás

Simplesmente a estratégia que a Ferrari montou para Vettel foi partidária, opss. digo, mais eficiente que a do Kimi…

…kkkk….Ferrari sendo ferrari, nada de errado…

Rafael
Rafael
6 anos atrás

E o chorão mau perdedor Hamilton? Depois da corrida deve ter ligado a TV e ficado babando de inveja do Alonso. Vamos ver se um dia Lewis tem coragem de correr em Indianápolis. Dá-lhe Vettel e Alonso!

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
6 anos atrás
Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

E qual o problema da Ferrari preferir Vettel? Raikkonen desde o retorno não fez rigorosamente nada pra merecer melhor tratamento da Ferrari.

joao miguel barilcka
joao miguel barilcka
6 anos atrás

Fala do mesmo jeito que falava que ninguém iria provocar um acidente de proposito para ajudar alguém dentro de uma corrida…

Rocker
Rocker
6 anos atrás

Tenho absoluta certeza que esses veem sempre conspiração favorável ao Vettel são as odiosas viúvas do “Cena”.
No mínimo, nove em dez.
Masoquistas. Desde 1994 torcendo contra e sofrendo de recalque eterno. Essa molecada que vem chegando na F1 vai quebrar os recordes do falecido, um por um.
O falecido pelo menos, deve estar descanso em paz. Ou não? Olha, pensando bem, se me lembro bem como aquela criatura era, não deve estar nada contente….kkkkkk
Chora viúvada. A realidade é o seu purgatório.

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

No meu comentário pós treino eu disse será que a Ferrari não vai fazer uma
patriotada em favor de Vettel , ainda mais que Hamilton largava lá no fundo.
PRA MIM FÊZ : tempo de parada do Kimi , 3.6 e do Vettel 2.9 , o suficiente
para passar , pois na volta do Vettel a pista Kimi fez um volta bem rápida, e cá pra nós
chama-lo 5 volta antes . A Ferrari sempre foi assim lá é primeiro e segundo
piloto e tá acabado, que o digam Barrichelo e Massa…agora o KIMI.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Já faz algum tempo que ouvimos os admiradores do Alonso, com verta razão, dizerem que “é o piloto mais cometo do grid”.
Eu acredito que Vettel já atingiu um grau de maturidade que o coloca no mesmo patamar de “mais completo do grid”ao lado de Alonso.
Rápido, inteligente, técnico, preciso, erra MUITO POUCO, quase não erra (na sua pilotagem) sabe o momento certo de atacar e/ou poupar, sabe administrar uma corrida, tem capacidade técnica para desenvolver um carro (coisa que nem mesmo Alonso conseguiu na Ferrari – mais pela zona que era a Ferrari do que por culpa do espanhol – mas é fato).
Tanto que Hamilton o respeita como sendo (junto com Alonso) o seu maior rival.
Vettel, na minha opinião, é mais completo que Hamilton.
Se continuar com essa regularidade e essa “fome” de conquistar o título, ninguém tira do alemão esse ano. E o Hamilton que se descabele com a Mercedes!
Go Vettel!
Fuck the haters.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

*Correção: “Já faz algum tempo que ouvimos os admiradores do Alonso, com Certa razão, dizerem que “é o piloto mais comPLeto do grid””

Tech49
Tech49
6 anos atrás

Se fosse na época do reabastecimento de combustível, onde Vettel ficaria mais tempo na pista com carro mais leve, enquanto Kimi voltava mais pesado com mais gasolina e pneus frios, tudo bem. Mas foi justamente o contrário, Kimi parou primeiro e voltou com pneus novos, perdeu apenas uma volta para esquentar os pneus, enquanto Vettel estava na pista com pneus velhos. Kimi tinha obrigação de descontar vantagem, mas não conseguiu porque quando o pneu esquentou, ele ficou ‘preso no tráfego’ atrás de Werhleim e Button, perdeu pelo menos 2 segundos numa volta. Quantidade de combustível não interfere mais na disputa. Fato, Kimi perdeu a liderança em Mônaco porque não abriu vantagem em cima do companheiro na primeira e única parada de boxes. Vettel estava apenas esperando para dar o bote na única chance que teve. Ficou na pista bem ao velhos tempos de Schumacher descontando a diferença nas “voltas voadoras”. Na época de Schummy, o alemão ficava mais tempo na pista porque largava com pelo menos 3 voltas a mais de gasolina(o alemão deixou muitas poles de lado largando mais pesado, pensando na corrida. Mas se vc larga mais pesado, nas hora do reabastecimento coloca menos gasolina, perde menos tempo na parada de boxes). Tudo é um jogo de xadrez na estratégia. Piloto que não quer perder a liderança para o companheiro de equipe, tem que ABRIR VANTAGEM antes de parar nos boxes, pelo menos 3 segundos. Quando Vettel assumiu a ponta, chegou abrir mais de 9 segundos de Kimi. Sebastian ainda perdeu toda essa vantagem quando entrou o Safet-Car na pista, mas acabou chegando três segundos a frente na bandeirada não dando chance a Kimi. Três segundo parece pouco, mas em caso de uma “embarrigada” de curva , três segundos é uma boa margem para o piloto não perder a liderança. O resto é mimimi…Hamilton não tem nada que acusar favorecimento a Vettel, esse ano ele foi favorecido duas vezes na cara dura em jogo de equipe. Vettel e Hamilton brigam pelo campeonato, Bottas e Kimi para vencer corridas, Mercedes e Ferrari estão visando o título de pilotos…Hamilton e Vettel são preferidos das equipes porque fazem a diferença na pista, basta ver a pontuação do campeonato.

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Para não dar na cara com “He is faster…” a Ferrari programou a vitória de Vettel como umas trinta vitórias de Shumm, no tempo de box durante a parada.

Perde a F1 , pois uma vitória de Kimmi daria um tempero especial à temporada. Hamilton esta se descabelando.

Parece que é um torniquete dos donos do campeonato à MB para que ela forneça seus motores para um número maior de clientes, se a Ferrari pode, por que não a MB?

CorredorX
CorredorX
6 anos atrás

E a cara do Kimi muda quando ele vence?

Peter Zero
Peter Zero
6 anos atrás

‘” Enxerga mais longe quem voa mais alto “, já disseram, o Vettel voou, mérito dele. O Kimi deve ter ficado aborrecido porque uma vitória em Mônaco teria um efeito revigorante para ele dentro da equipe , por todo simbolismo que carrega.

Charles
Charles
6 anos atrás

Flávio,
Não seja inocente (você é “véio” nesse negócio de F1 e sobretudo de Ferrari), está na cara que a Ferrari manobrou para botar o Kimi atrás, e vários comentários aqui estão tendo essa visão também (inclusive citando decisões da equipe na hora dos pits dos dois). Calcularam até mudar a volta de chamada para o pit para fazê-lo voltar no tráfego, e deixaram o Vettel na pista para abrir diferença, por que não fizeram o contrário? Aí você me fala: porque o Kimi então não sentou a bota e colou na traseira do alemão depois das paradas para mostrar que foi prejudicado? Simples Querido Flávio: Uma mensagem cifrada ou não, que determinou: – Amigo, tire o pé e não chegue perto, ficaria ruim para nós, e conforme reza o seu contrato e a política daqui de Maranello, senão você estará na rua amanhã…. Minha mãe me disse quando eu estava no prezinho que quem trapaceia se dá mal lá na frente, é o que vai acontecer com esses italianos sabotadores, vão perder o título lá na frete. Não gosto do Hamilton mas terei que torcer por ele.

Lugar de massa é na parede
Lugar de massa é na parede
6 anos atrás

Povo Brasileiro…ta na hora de acordar ein, Alias … Ja passou da hora, a lua vem e agente continua sonhando e dormindo,

ags
ags
6 anos atrás

esse boy nazista vai ter 4 provas de molho.. tá achando que é o bam bam bam..
calma..seu dia tá prontoe aprovado..
ai vce vai dançar conforme a musica..

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

A diferença entre os grandes pilotos campeões e os outros é que não perdem nenhuma oportunidade por mais mínima que seja.
Só precisam de uma minima chance para vencerem.
Foi o que ocorreu hoje.
Não fosse Mônaco, Kimi não chegaria nem em 3º lugar e Bottas nem em 4º, já Hamilton teria chegado ao pódio.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Não adianta o Raikkonen ficar com cara de poucos amigos a Ferrari só vai ter chance de ganhar o campeonato com o Vettel.

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

O que fez o Vettel voltar na frente do Kimi não foram suas voltas rápidas. O Vettel e o Ricciardo vinham fazendo voltas mais rápidas mas o Kimi vinha acompanhando o rtimo, somente 0.2, 0.3s mais lento. O que prejudicou a corrida do Kimi foi a Ferrari ter largado o cara de volta atrás do Werhleim e do Button, foi ali que ele perdeu tempo (foram 3 segundos numa volta). Assim como o Bottas e o Verstappen voltaram atrás do Sainz disputando posição. Fato totalmente evitável pois bastava esperar 1 volta que o Kimi voltaria com pista limpa e voltaria em primeiro.

Jonny'O
Jonny'O
6 anos atrás

Claro que é uma conspiração …..e chamaram o Bottas junto porque ele foi amigo do Filipe Massa , e chamaram o Verstappen tb antes porque os brasileiros gostam dele….é uma conspiração…sem duvida.

Assim, Vettel , e principalmente Ricardo ( ganhou 2 )foram beneficiados pela conspiração mundial.

J Fernando
J Fernando
Reply to  Jonny'O
6 anos atrás

Kkkkkk, boa.
Porque ninguém lembra que o Ricciardo ganhou DUAS posições durante a parada nos boxes?

Pintando o Penta
Pintando o Penta
6 anos atrás

Ainda é cedo para se tirar conclusões, mas a coisa está ficando, no mínimo, esquisita para a Mercedes.

danir
danir
6 anos atrás

Eu gostaria de ter visto o Kimi vencer. Opção pessoal. Daria mais emoção ao campeonato. O Vetel fez o que tinha que fazer, é um piloto excepcional e está motivado. O Kimi poderia ter segurado o pit stop e forçado o ritmo por algumas voltas antes de entrar. Considerando que ele não é um ingênuo e tem mais talento que a média, talvez esteja conformado com a política da equipe. Não sei, mas a vitória do alemão foi justa, independente de que tenha havido ou não uma atitude tendenciosa da equipe. Esta é a Ferrari que conhecemos. Quanto à Williams, dá a impressão que desistiram de ser uma grande equipe. Houve um grande alarde na pré temporada e no início do campeonato que estava se transformando na terceira ou quarta força entre as equipes (ufanismo global) e na verdade a equipe não está se encontrando nem para manter o que já conquistou. Alem disto, aceitar um piloto novato e pagante, não é exatamente uma postura de quem está no topo. Não dá para comparar por exemplo a situação do Verstapen com a do Stroll. Um tem muito talento e pouco dinheiro, o outro tem muito dinheiro e pouco talento. Alguma coisa não está no lugar certo para que Williams evolua e mostre o que já foi no passado. Uma pena. Espero que se superem, mas não tenho muita fé. Quanto ao Massa, se eu estivesse no seu lugar, aproveitaria para me divertir e relaxar, como faria um aposentado que foi chamado de volta.

Fábio Mendes
Fábio Mendes
6 anos atrás

Acho que ficou bem claro que retardaram ao máximo a parada de Vettel para cinco voltas depois de Kimi. Acredito que esse não era o combinado e sim na volta seguinte quando Kimi parou. Acho esse o motivo da cara de bravo do finlandês, na verdade ficou bem claro no pódio. Na mercedes se fizessem em tempos de Nico e Lewis seria motivo para briga nas vias de fato. Mas é óbvio que estão beneficiando o alemão para o título.

Bola da Vez
Bola da Vez
6 anos atrás

Esse povo não aceita a realidade. O cara foi tetra derrotando o Alonso que derrotou Schumacher! Precisa dizer mais?

Angelo
Angelo
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Seguindo sua lógica: O Ricciardo superou com larga margem o Vettel enquanto companheiros, no ano seguinte Kvyat superou o Ricciardo. Logo Kvyat é melhor que Schumacher?! (não se discute que o Vettel é um baita piloto e está há tempos numa forma melhor que o Kimi somente que esse tipo de raciocínio fulano venceu beltrano é simplista demais).

Lugar de massa é na parede
Lugar de massa é na parede
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Nossa! Esse é o pior tipo de comparação que se pode usar para estipular o mérito de um piloto de qualquer categoria.

randy kohtz
randy kohtz
6 anos atrás

Flavio tu falou tudo de novo, mas vamos lá:
Minhas previsões foram 99,9% corretas, eu falei que Vettel só passaria o Rai se ele deixasse ou a ferrari mandasse e que ela a ferrari iria fazer isso nos pit stop pra não ficar feio, mas foi bem feito, a ferrari na verdade não fez nada de desonesto, apenas a aposta na parada mais tardia pro Vettel deu mais resultado, aconteceu o mesmo com Richard e com o amilton…. e o Vette foi perfeito!!!! simples assim! o que se falar além disso é baboseira!
Bottas também foi vitima de parar mais cedo…. e o Verstapinhop também.
O resto foi o resto. o incrível Hulk teve problemas mecanicos e ocão , perez e Kyviat também se deram mal, Magnussem parou duas vezes e com isso amilton e massa faturaram posições, amilton ainda conseguiu ultrapassam a maclaren do Vandor na largada e passar o Grosejan no pit stop, assim terminou em sétimo, eu tionha dito de sexto a oitavo= NA MOSCA!!!! Flavio sintetizou tudo numa frase aquilo que já sabemaos a uns 30 anos: Monaco é espetáculo mas não é disputa!!!! Não entendo o porque correr ali, só pela tradição mesmo, só aquelas baratinahs dos anos 40/50 que podiam fazer ultrapassagens ali, depois que ois carros ficaram mais largos e sofisticados perdeu o sentido essa corrida de F1, mas ainda faz parte do calendário.
Agora o galvão foi infeliz ao criticar 25 gps por ano a partir de 2019, que merda esse galvão, galvão e globo são bosta da mesma latrina!
Quanto ao campeonato já se pode focar em Vettel e amilton, já que Rai e Bot disputaram terceiro e quarto lugares no campeonato. Vettel é mais piloto e mais forte que amilton(que depende da superioridade do carro) e se a ferrari continuar acompanhando a mercedes ele conquista o quinto título, hoje foi o primeiro da que Rai “ajudou” um pouco meio que indiretamente, mas bottas foi escalado em todas as corridas para servir o amilton, é o capaxo do amilton o pobre bottas, só que hoje não deu, o amilton ficou lá pra trás. Veremos na próxima corrida Canada o que acontece, acho que Vettel estara forte e a mercedes precisara estar com tudo pra levar, tomara que chova no canada e ganhe um que não ganhou ainda …..ABRAÇOS AO ÉFEUMMANÍACOS !!!

Angelo
Angelo
Reply to  randy kohtz
6 anos atrás

“a ferrari na verdade não fez nada de desonesto, apenas a aposta na parada mais tardia pro Vettel”, apostar par ou ímpar da minha mão direita contra a esquerda é sacanagem, ele deveria ter parado quando não tivesse mais rendimento ou na volta seguinte ao adversário imediato, dado o fato que a primeira volta do pneu novo foi terrível em Mônaco ele voltaria ainda na frente. Não estou dizendo isso por ser fanboy de nenhum dos dois. Kimi tem uma tocada tão ou mais limpa que a do Vettel, se não houve nenhum furo no pneu foi uma baita de uma falta de respeito com o profissional e seu staff. Daqui a 2 meses vão cobrar motivação dele…

randy
randy
Reply to  Angelo
6 anos atrás

o adversário direto dele era o bottas ( e não o Vettel obviamente né meu caro) que também parou cedo, Kimi está tranquilaço na Ferrari e nunca foi nem será desrespeitado, o que voce não esta entendendo é que o diferencial foi o fantástico desempenho do Vettel em ganhar tempo da única maneira possível em monaco, e o que voce me diz do fato que ricardao parou depois do Verst. e amilton depois do bottas…. hein meu caro???? KKKkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!

Ivo Rettor
Ivo Rettor
Reply to  randy kohtz
6 anos atrás

Melhor Ve77el vencer com ham em sétimo do que ser segundo mesmo hamiltom não marcando pontos…. vitória importante é pleonasmo!!!

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

Kkkkkkkkk………Vettel pilotaço foi foda! Na classificação vimos que ele não alcançou Kimi, na corrida……..bom, na corrida bastava algumas voltas batendo na mesma casa que tudo se resolveria a favor do SchukruteFakeJr……..assim como foi feito desde a RBR……..#pilotinhodemerdaforever

Alonso magico na Indy……..que corridaça!

Tchau, Querido!
Tchau, Querido!
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

“Alonso, mágico na Indy…”

Com certeza, Sennafredo! O espanhol desapareceu da corrida como num passe de mágica!

Hahahahahahaha!

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Como são odiáveis essas viúvas que morrem de recalque pelos alemães…
E o Galvão Bueno torcendo demais pelo Hamilton “Senna Da Silva”??
Só dá mais alegria a cada vitória do ALEMÃO.

José
José
6 anos atrás

Não entendo o pessoal que em tudo vê teoria da conspiração. Tudo!

Normalmente, quem esta na frente tem a preferência de fazer o pit stop antes (lembrando que desde que a Pirelli se tornou a fornecedora de pneus, pneus novos rendem melhor que pneus usados, ou seja, normalmente quem está na frente para antes e tem vantagem. Raikkonen não aproveitou essa vantagem e como disse o Flavio, se os pneus ainda estavam bons ele deveria se negar a parar, se estavam ruins, mérito do Vettel de conseguir fazer os seus velhos renderem melhor que os novos do Kimi. E por último, enquanto foi líder, Kimi não abriu nada do Vettel, que por sua vez, do pit stop ao safety car abriu cerca de 10 segundos e após o safety car voltou a abrir mais um pouco. Sem motivos pra choro do Kimi, a não ser com ele mesmo, palmas para Vettel.

Rama
Rama
Reply to  José
6 anos atrás

Não existe prioridade antes ou depois, e sim do que leva a vantagem. A vantagem nessa corrida, com esses pneus, era obviamente retardar a parada. Visto que quem ficou na pista com os ultramacios saiu metendo 1s por volta nos novos supermacios. Era algo previsível e esperado. Esses pneus durariam a corrida inteira. Pararam porque era obrigatório.

José
José
Reply to  Rama
6 anos atrás

Ok, concordo com você. Mas o Raikkonen não é nenhum rookie pra não perguntar antes se a estratégia dele não estava errada, se não seria melhor parar mais tarde e até durante a corrida argumentar que os pneus ainda estavam bons. Porque parou, então?

Byron
Byron
6 anos atrás

Que pena, acho que o Kimi não terá outra chance no ano. Acho que pintou o campeão, pois uma coisa que o Vettel sabe é ser regular.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Corrida mais chata do ano e a Indy500 a mais emocionante do ano. Parabéns ao Don Choron pela prova espetacular e ao Japones voador. Helio guiou tudo e mais um pouco mas ha 4 voltas do final tentou e não deu pra superar o Japa loko.

cesar
cesar
6 anos atrás

isso Gomes, Show do Mestre Vettel, com pneus gastos tirou no braço voltas kamikases e ganhou em Monaco, so mesmo que não entende de f1 ou pra quem torce pro Lewis Midia pra dizer que a ferrari estragou a corrida de Raikonem,.Vettel catando pontos, que façanha épica se for campeão no fim do ano, ai o alonso se mata kkk. avante Vettel forza ferrari

Adriano
Adriano
6 anos atrás

Flavio,

Vi a corrida inteira. Não sei se a Ferrari fez de propósito mas na troca de pneus do Kimi a equipe o devolveu a pista imediatamente atrás de pilotos lentos, possibilitando o Vettel acelerar com pista livre.
Outra coisa, equipes que dão a igualdade de condições a seus pilotos não os chamam para pits com diferença de 5 voltas. O Raikkonen parou na 34 e o Vettel na 39.

Abraços,

Rama
Rama
Reply to  Adriano
6 anos atrás

Concordo e acrescento:

Todos sabiam que os pneus roxinhos durariam a corrida inteira, que trocar seria mera obrigatoriedade do regulamento. A questão é saber a diferença entre pneus de 40 ou 50 voltas e pneus supermacios novos. Pelos primeiros a parar deu pra perceber que não seria uma corrida pra parar antes e descontar tempo. Era bem óbvio. Deixar o primeiro ser o último a trocar, ou ao menos uma volta na sequência da outra.
A Ferrari deveria ter deixado Kimi na pista, se quisesse defender a posição de Bottas, que fizesse com Vettel, que era terceiro. Bastante óbvio.

Se Kimi voltasse com os pneus quadrados, sem turbo, e com uma garrafa de vodka na mão, ainda assim ninguém o ultrapassaria em Mônaco.
Garfaram o rapaz. Kimi não pode dizer isso por razões óbvias, mas a sua cara não precisa dizer mais nada.

Teles
Teles
6 anos atrás

Uma corrida chata com um narrador mais chato ainda.Não dá mais para aturar o Galvão.A Globo precisa rever a transmissão urgentemente e acompanhar as mudanças ma F1.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Vitória de gente grande.

bike boy colorado
bike boy colorado
6 anos atrás

É bom esse Féttel não?

Tática Schumacheriana com algumas voltas voadoras!

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
6 anos atrás

Eu dormi de novo com 45 minutos de corrida. Mônaco já é um porre sem um estado de semi apocalipse no principado, nessa temporada lamentável então…Melhor remédio pra insônia, impossível. Ler só o texto depois é muito mais interessante.

Alex Tréxi
Alex Tréxi
Reply to  Fabiano Lacerda
6 anos atrás

O “LáMerda” aí, tem a pachorra, de dizer que dormiu durante a corrida, que a corrida em Mônaco é um porre, a temporada é um lixo…e ainda vem escrever sobre isto “aqui”. Vai tománucú. Aqui é lugar pra quem gosta e ASSISTE corrida, independentemente se são boas ou ruins. Como o cara quer falar sobre corrida se está dormindo ??? Não está gostando, vai pra Internet e assiste as corridas que lhe interessam. Depois vai escrever no Blog do Sono.

Luiz Carlos
Luiz Carlos
6 anos atrás

Nada não. Só fizeram um pit stop escroto pra Kimi.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Luiz Carlos
6 anos atrás

Que ainda assim voltaria na frente de Vettel,caso este não fosse brilhante nas voltas que fez antes de sua parada.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Cara…….se é brilhante porque tomou pau na classificação????

#Vettelpilotinhodemerda

Fred Berli
Fred Berli
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Pau no cu…os pneus macios não eram mais rápidos que os supera cios (mesmo desgastados) e com. Milhões de dólares gastos em software de gestão de corrida , o Kimi foi chamado pro Pit na hora em que voltaria atrás de Button e Wherlein. … ali ele perdeu o tempo que garantiu o Vettel na ponta… “erro” da equipe
..

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Pau na classificação? Vettel só não levou a pole por 43 milésimos de segundo(culpa de um erro do alemão ma Mirabeau em sua volta derradeira).

E no ano Vettel enrabou Raikkonen tanto em treinos quanto em corridas(5×1 em treinos e 6×0 em corridas)

E Vettel tem sido o único capaz de vencer as Mercedes enquanto Raikkonen sequer foi capaz de ao menos encostar no conterrâneo da Mercedes e ainda por cima pasta pra se segurar frente a dupla da Red Bull.

Menos,coyote,menos…

Cranio
Cranio
Reply to  Luiz Carlos
6 anos atrás

Concordo… Basta rever a parada do Kimi e notar que o cara responsável em erguer a traseira, erra duas vezes antes de levantar o carro. Só alí deve ter sido mais do que suficiente para Kimi voltar atrás.
Não adianta… A Ferrari sempre foi e sempre será equipe de um piloto só.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Cranio
6 anos atrás

Como se na Mercedes,na McLaren e Williams(dos tempos áureos) fosse diferente…

E não vi ninguém chiar com McLaren e Lotus nos tempos que Raikkonen tinha tratamento privilegiado por lá(Coulthard e Grosjean sentiram na pele a condição de segundão do Raikkonen…)

Cranio
Cranio
Reply to  Cranio
6 anos atrás

Veja bem… Nem gosto do Raikkonen… Sempre achei ele um piloto mediano, nível do Massa. Acredito até que a escolha dele pra voltar a Ferrari tem a ver com isso.

E nem reclamei por causa dele… Reclamo da Ferrari. E depois que o Barrica deixou o Schumacher passar na cara de todo mundo, os caras desenvolveram uma técnica de esconder a troca de posições que, para notá-las, tem que prestar muita atenção nos detalhes.

Quando ví o mecânico errando a posição do macaco, percebí na hora que o Vettel voltaria a frente.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Só inocente para achar que a Ferrari não ser organizariam para o Vettel vencer… não pela vitória em sim, mas pelos pontos a mais que o 1 lugar da em relação ao segundo… podem fazer toda diferença no fim do ano….

E sem bobagens, a ‘Mercedes faria a mesmíssima coisa.

Artur
Artur
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Isso mesmo, as equipes favorecem quem tem mais chance de ganhar, e convenhamos, com cinco corridas o Kimi tinha menos da metade dos pontos do Vettel. Tinha q ter se esforçado mais nas primeiras corridas.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Exato

Pintando o Penta
Pintando o Penta
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Viúva acordando pra vida.

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Só sendo inocente para não acreditar que Van Dorme no ponto, bateu no treino classificatório de propósito, assim como Nelsinho Piquet bateu em pro de Alonso, Van Dorme no ponto, bateu para impedir a última volta tentativa de Hamilton.

Lugar de massa é na parede
Lugar de massa é na parede
Reply to  Jorge Oliveira
6 anos atrás

Nossa.!

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Só sendo inocente para não acreditar que Van Dorme no ponto, bateu no treino classificatório de propósito, assim como Nelsinho Piquet bateu em prol de Alonso, Van Dorme no ponto, bateu para impedir a última tentativa de Hamilton.

Digo
Digo
Reply to  Paulo
6 anos atrás

Verdade, sem esse resultado de monaco, Vettel tinha 104 pontos e o Kimi 49 e o seu melhor resultado foi um terceiro colocado em Sochi. Enquanto isso o Vettel tinha 2 vitórias e 3 segundos lugares. É óbvio que a Ferrari vai começar a favorecer o Vettel, simplesmente pelos melhores resultados que ele teve até agora.
Em qualificação, foi a primeira vez que o kimi largou na frente do Vettel nessa temporada.
Não adianta chorar, a mercedes mesmo já deu ordens também.
Ambas as equipes só estão priorizando quem está melhor no campeonato.

Alexei
Alexei
6 anos atrás

Mwah.
Ferraris dominando. Hamilton lá atrás. Campeonato longo e disputado. Nas sutilezas o Tião vai pras cabeças. MWah.

jean jacubowski
jean jacubowski
6 anos atrás

Tá. Claro que o vettel é melhor do que o atual kimi. e que ele, em outro circuito, passaria o kimi,
acho também que a troca do kimi não foi de sacanagem. pq ninguém vai fazer um erro daquele. espero que não. acho que não.
agora, em monaco, TODO MUNDO SABE que a troca de pneu é feita em função do retorno pra pista, ou seja, não pegar retardatários.
pois bem, ENQUANTO VETTEL DAVA AS VOLTAS LOUCAS, kimi tava preso com retardatário logo após sair do box.
vettel mereceu, fez a parte dele, só que não é que foi uma vitória arrancada a fórceps no braço contra seu bravo companheiro de equipe.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
6 anos atrás

Prezado F&G : Tião ,fez a marcação serrada,fez uma corrida espetacular, porém o nome do dia é RICARDO o nariz veloz .Kimi fez à média,Comandante Hamilton soube mexer as peças certas no tabuleiro marcando pontos importantes.Felipe Massa precisa cobrar uma nova postura da equipe. A festa da F-1 dobradinha da Ferrari é simplesmente sensacional.

Angelo
Angelo
6 anos atrás

Bom, na minha opinião: 1- chamaram o Kimi muito cedo para o pit. Se o pneu ultra macio levava 2 voltas para aquecer na classificação imagina o composto mais duro. 2- Na bandeira amarela do Hulkenberg (antes da primeira parada), Kimi tirou o pé como determina a regra, o Vettel aliviou menos o acelerador e tirou 1 segundo naquele setor 2, achei até que iam botar em investigação. Enfim, na minha opinião, a Ferrari, que sabidamente é uma equipe de 1 piloto, só fez o que sabe fazer de melhor. Quanto ao Vettel, tirando a parte da bandeira amarela, obedeceu o que lhe foi dito no rádio, não tem culpa de ter sido priorizado.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Angelo
6 anos atrás

E qual foi o crime que a Ferrari cometeu ao priorizar seu piloto principal?

A Ferrari não fez nada de ilícito e ilegal ao optar pela estratégia que considerou a mais eficaz e apropriada ao seu piloto principal. E ela tem todas as razões do mundo pra isso.

jean jacubowski
jean jacubowski
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

mas a maioria não tá dizendo que é crime.
mas omitir estas circunstâncias é jogar no lixo o trabalho do kimi,
e o vettel é bem constante, um pilotaço, principalmente quando as coisas dão certinho pra ele.
e muitas vezes dão.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Concordo plenamente. E acredito que os que estão dando a grita aqui hoje são os mesmos que reclamam até hoje do “Alonso is faster than you”. Cá entre nós: não sou fã do alemão, mas entendo que arriscar deixar de ganhar um título por purismo, ainda mais em se tratando de um investimento enorme como é o de uma equipe de ponta na F1, é de uma estupidez tremenda. O quanto Frank Williams e seus patrocinadores não devem ter lamentado a perda do título de 1986? Ron Dennis e os patrocinadores dá McLaren em 2007? Ah, parem com esta história de competição, isso acabou nos anos 1970. Hoje é business e pronto.

Lugar de massa é na parede
Lugar de massa é na parede
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Verdade! Acho sim que bolaram um estrategia para dar a oportunidade ao Vettel. Raikkonem vai brigar pelo titulo? Claro que não! O ano é Vettel e Hamilton, então normal dar essa oportunidade ao Vettel. As pessoas ficam ae falando do Shumacher, Alonso, vigaristas eternos e bla bla bla…. a mercedez já largou esse ano priorizando o Hamilton, o Bottas é segundo declarado, vai para casa usando crachá no peito, então assim… se foi jogo ou não, dane-se, direito deles, eles que pagam seus funcionários. Agora se vão tacar pau nessa questão esportiva, comecem a ser neutros e criticar todo o sistema da F1, por que ela é assim!. Pq a mercedez é assim, a redbull também. Não sou ferrarista, nem defensor do Vettel, mas também não sou um cego Brasileiro.

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
6 anos atrás

A Ferrari é bem engraçada. Cobra publicamente do piloto por maior empenho, etc e tal, inclusive o paspalho do presidente da escuderia. Quando o piloto consegue atingir o seu melhor, dentro de suas limitações, ela simplesmente burla o jogo, tratando o piloto como lixo. Por essa e por outras não dá para torcer por essa equipe. Tomara que Hamilton e a Mercedes consigam reagir a tempo no campeonato. Quanto a Kimi, não precisa mais da F1, merce se divertir em outra categoria.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

Alias,Kimi já estaria em outra categoria se a Ferrari não fosse tão benevolente com seus péssimos desempenhos.

Qualquer outra equipe já o teria despedido por justa causa em 2014 mesmo.

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

O Kimi vive em outra categoria! Universo paralelo total!! rsrsrsrs

Artur
Artur
Reply to  Vinicius Vergueiro
6 anos atrás

Moço, o Kimi ganha milhões, milhões pra fazer isso: tirar pontos da Mercedes, chegando na frente destas. Hoje ele fez isso. Deve ter pego um cheque de um milhão depois da corrida devido o bom serviço prestado, e deve estar numa farra boa num iate agora.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

Talvez seja por isso que a Ferrari prefira Vettel que está no mesmo universo dela e do resto do mundo da F1.

E Raikkonen não tem nada que reclamar da Ferrari,mas sim agradecer por ela ainda o manter empregado,mesmo com suas últimas temporadas medíocres.

Fernando
Fernando
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

kimi estava com pneus novos podia ter feito voltas rápidas porém não fez e perdeu a posição, assim como kimi pegou tráfego , o vettel também tinha uma sauber à sua frente uma volta antes do seu pit. Vettel ganhou a corrida na pista .

rafael martins
rafael martins
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

“Tomara que Hamilton e a Mercedes consigam reagir a tempo no campeonato…” tomara mesmo!

Mas e se quem reagir for o Bottas? A Mercedes vai deixar ele disputar o campeonato ou vai priorizar o melhor piloto que ela tem, o piloto que tem mais chances de vitória e titulos?
É muito fácil liberar a disputa entre os dois pilotos da casa quando só tem os dois com chance de levar o caneco, agora eu pergunto: na atual fase do campeonato se fosse a mesma situaçao, Bottas em primeiro e Hamilton em segundo, a Mercedes deixaria o finlandes ganhar a corrida? Eu duvido!

Charles
Charles
Reply to  rafael martins
6 anos atrás

Se o Bottas reagir a Mercedes vai deixar ele brigar de igual para igual na pista (e não sabotará nos boxes como um certo time vermelho faz) ,a ordem do Bottas passar foi um ponto fora da curva, um acaso, o Rosberg ano passado também deixou o Hamilton passar em Mônaco nem por isso deixou de ser campeão. Abaixo a sabotadora Ferrari!

GunneR
GunneR
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

Isso mesmo, Jonathas, certinho… Critique a Ferrari por uma suposta ajuda ao Vettel e torça para uma equipe (Mercedes) que deixou o Bottas com cara de bunda no Bahrein!

Charles
Charles
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

Melhor comentário da década…. Não preciso dizer mais nada
Ou seja Flávio: Não é só um que abomina o que foi praticado ontem no principado e na temporada ( e que a Ferrari sempre fez exceto em 2008 e 2007)

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Comentários precisos e perfeitos. Não vi a corrida, mas ler aqui garanto ter sido melhor do que assistir. Parabéns, como sempre, Gomes.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

(Tony já é o líder e Al Caponso perdeu 4 posições na largada).

(Seria genial Ve55el ganhar em MC e Al Onso na Indy no mesmo domingo.)

(Falaria muito sobre em que nível estão os dois.)

SeMaster Ve55el ganhou no braço. Duas voltas voadoras em 1’15” e algo àquela altura da corrida à beira da troca de pneus foi genial.

E acho que o texto merece uma retificação. Diria uma explicação: ao que compete à equipe, a diferença de troca entre Ve55el e Raikonen foi de apenas 0,3 seg. O resto diz respeito apenas à entrada e saída do piloto da área do pit lane.

Acho que agora o campeonato está empatado. E pela primeira vez acho que temos um campeonato. Ve55el descontou a punição que receberá pela troca do motor, mais cedo ou mais tarde.

A Mercedes já deixou claro quem é seu 1º piloto. A Ferrari não pode se demorar a decidir.

Still I rise.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Kkkkkk, vc realmente é patético! Achou que a troca de posição foi resultado das duas voltas rapidas do Schukrute é? Kkkkkkk

chupezalonso@bol.com.br
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Na realidade eu estava esperando um “faster than you” ou que o Kimi batesse de propósito.

Que tu achas?

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

O Sennafredo está de cabeça inchada, Matteoni. No mesmo domingo, vitória de Vettel em Mônaco e quebra de Alonso em Indianápolis!

Chora, Viúva!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

É assim que funciona nas grandes equipes.

Charles
Charles
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Corrigindo: é assim que funciona na Ferrari….

A Mercedes também tem segundo piloto
A Mercedes também tem segundo piloto
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

E na Mercedes também. Já aconteceu este ano e vai acontecer ao longo da temporada. Aguarde e verá!

Marques
Marques
6 anos atrás

A Ferrari parou Raikkonen sem pedir pra ele acelerar mais, etc (pelo menos não ouvimos nada no rádio), ele voltou atrás de retardatários (coisa que a equipe tem como ver também), e aí mandou Vettel sentar a bota. Ele foi perfeito e fez isso, então ganhou a corrida. Vettel tem todos o méritos, mas sem a ajudinha da equipe ele não teria como ganhar. Era sabido que parar depois era melhor, tanto que o Hamilton parou trocentas voltas depois de todos e ganhou 3 posições nisso. E ninguém perderia posição pra Bottas pois este ficou preso atrás dos Sainz, tanto que Ricciardo ficou na pista e ganhou a posição por isso. Mais uma coisa clara que a Ferrari teria visto (fingiu que não viu de novo). Então o que a Ferrari fez foi perfeito pra eles. Deram uma favorecida ao Vettel de uma forma que ele teria que conquistar algo na pista (e ele fez, brilhantemente diga-se) assim não ficaria tão na cara. Mas eles deram ao cara que estava atrás a melhor chance de ganhar a corrida.
A Mercedes nunca fez isso na época de Hamilton/Rosberg.
Ah e se os Mercêdicos tivessem feito a mesma coisa hoje o mundo tava caindo.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Marques
6 anos atrás

É porque a Mercedes sobrava tanto que podia se dar ao luxo de “liberar´´ a briga interna.

Agora com a subida perigosa da Ferrari e a aposentadoria inesperada de Rosberg,a Mercedes decidiu priorizar Hamilton,colocando Bottas na condição de segundão(razão da qual foi determinante pra sua escolha,preterindo Pascal Wehrlein,já que a Mercedes não teve culhão pra aprontar outra sacanagem pra cima dele,colocando Ocon na vaga do Rosberg).

(coloquei o liberar entre aspas,porque a Mercedes claramente tinha muita preferência pelo Rosberg,embora não a explicitasse. E Hamilton naturalmente não gostava nada disso,já que quando assinou com a Mercedes pra 2013,exigiu condição de primeiro piloto e a teria tido caso Ross Brawn não tivesse sido derrubado pelo Totó que preferia Rosberg.)

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Marques
6 anos atrás

Hahahahahahahaha, gostei, perfeito comentário. Penso exatamente assim.

GunneR
GunneR
Reply to  Marques
6 anos atrás

Marques, assista ao GP Mônaco do ano passado…

valter rodrigues
valter rodrigues
6 anos atrás

Vettel correu para vencer. Simples assim.

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
Reply to  valter rodrigues
6 anos atrás

É mesmo? Então chame o Vettel para o pit, cometa algum erro durante a troca dos pneus e, depois o devolva no meio do tráfego. Hamilton na cabeça!

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Jonathas Nascimento
6 anos atrás

E mesmo voltando no tráfego,Kimi ainda assim voltaria na frente de Vettel.

O alemão foi brilhante em suas voltas rápidas pra obter a vantagem que necessitava pra fazer sua troca e voltar a frente de Raikkonen.