HONDA, HONDA…

alonsodia617

RIO (que fiasco, putz) – Está esquentando demais essa história, e quando é assim… Bem, a imprensa inglesa já crava que em agosto será anunciado o rompimento da parceria entre McLaren e Honda, e que a equipe voltará a usar motores Mercedes a partir da temporada que vem.

Se isso acontecer, é justo dizer que o time de Woking está coberto de razão. Não se trata de um embate entre piores — o chassi que é ruim, ou o motor? Julgamentos técnicos à parte, há um fato indesmentível que é a total falta de confiabilidade dos motores, que quebram dia sim, dia não.

Diante desse quadro, não se pode sequer avaliar a qualidade do carro da McLaren. Ele mal anda. E quando anda, toma em reta uma luneta de 10, 20, 30 km/h de velocidade final em relação aos adversários. Comenta-se que as unidades de potência japonesas têm 80 HP a menos que as de Mercedes, Ferrari e Renault.

[bannergoogle]Os técnicos da Honda estão perdidos. Não sabem explicar por que as modificações que fazem nos motores não funcionam na pista. Nesse caso, o que fazer? Ficar esperando algum tipo de milagre? A ira da McLaren é compreensível. Não faz sentido investir milhões na construção de um carro que antes mesmo de sair da garagem já se sabe que terá um déficit de potência intransponível. É rasgar dinheiro, desperdiçar energia, perder tempo.

A grande pergunta é: o que acontece com a Honda? A fábrica revolucionou a F-1 nos anos 80 e 90 com motores espetaculares que fizeram de Williams e McLaren equipes imbatíveis. A tenacidade, o empenho, a dedicação, a precisão e a tecnologia dos japoneses eram objeto de admiração de todos na F-1.

Depois de um hiato de alguns anos fora da categoria, porém, a Honda resolveu ter equipe própria e fracassou redondamente — na metade da primeira década deste século. Quando saiu de novo, sua equipe foi comprada por Ross Brawn, e no ano seguinte, ganhou o título com motores Mercedes. Os alemães compraram o time imediatamente e hoje estão onde estão.

A volta, em 2015, foi saudada como uma possível redenção, de novo em parceria com a McLaren, quem sabe para reviver os gloriosos anos de Senna e Prost. Virou piada. Os motores são esculachados em público GP após GP, arranhando a imagem da montadora e levando seus engenheiros ao desespero.

[bannergoogle]Se perder a McLaren, a Honda ficará apenas com a Sauber em 2018. Isso se ficar. Porque um solene pé na bunda por falta de competência pode abalar estruturas (e pessoas) e levar a empresa a simplesmente tirar seu cavalinho da chuva. Ou, então, a arriscar a bala de prata solitária assumindo a Sauber como um todo, gastando os tubos para provar ao mundo do que é capaz. Sem a pressão natural de uma equipe grande, como a McLaren, talvez seja uma solução. Talvez funcione. Talvez não.

Antes de tomar qualquer decisão, seria de bom tom que os executivos da Honda ponderassem bem. A tentativa recente com equipe própria foi uma lástima. A rival Toyota tentou o mesmo entre 2002 e 2009, torrou zilhões de ienes em um programa de longo prazo e quando o prazo se mostrou longo demais, saiu com o rabinho entre as pernas. A pergunta que os japoneses devem se fazer é: vale a pena investir nisso? Gastar o que pode e o que não pode apenas para provar que não são uns incompetentes atrozes, correndo o risco de não provar nada?

Eu, se sou o dono da empresa, me mando rapidinho. O mar não está para peixe. Fico aqui com minhas motos e meus carros elétricos e um abraço para o gaiteiro. Se um dia a F-1 voltasse a ter motores mais simples e baratos, consideraria a possibilidade de tentar de novo. Nesse regulamento aí, as chances de tirar o pé da lama são muito pequenas.

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Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Se a McLaren quiser voltar a ter vitórias e campeonatos vai ter que reiniciar tudo do zero com outra estrutura porque se afundou de vez com esse Nanico Motor Honda.

Luigi
Luigi
6 anos atrás

Se eu não estiver enganado,pois não acompanho de perto o automobilismo americano, mas li alguns comentários e na transmissão da Indy 500 que assisti,, parece que também nesta categoria que é mais assemelhada a F 1 de duas décadas atraz, onde os motores eram mais simples, ela também não é garantia de potência e confiabilidade

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

O mundo está no fim mesmo.
A Honda não consegue mais fazer motor para a F1, japonês vencendo as 500 milhas de Indianápolis, outro japonês é um dos favoritos para as 24 Horas de Le Mans…
E o que é o ultimato de um Fernando Alonso hein?
“Se eu não vencer uma corrida até o final da temporada, eu saio da equipe”.
Melhor pagar a multa para a Honda, pegar outro fabricante de motores e continuar com o Alonso. A McLaren não é tão boba assim.

Peter Zero
Peter Zero
6 anos atrás

Nem a Mugen salva a Honda.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
6 anos atrás

Deixar a Honda é o melhor a fazer, os japoneses já deram provas de que não vão acertar a mão neste motor, mas a MacLarem deve fazer isso por sua história e grandeza, não apenas para seguir com Alonso.
Esta mudança vai custar caro, muito caro, e caso não haja uma engenharia financeira o tiro pode sair pela culatra. A mudança só traz débitos para MacLarem, terão que pagar uma multa pela rescisão de contrato, os salários dos pilotos ficaram por sua conta e ainda terão que pagar pelos motores Mercedes… Tudo isso sem ter um patrocinador master ou um grande investidor. Vai faltar grana para desenvolver o carro e aí a situação pode se inverter e MacLarem passar a ser um carro ruim com um motor bom. A Mercedes até pode dar um desconto em troca de uma vaga para Werlein ou outro piloto da casa…. Vandoorne abra os olhos, sua batata tá assando garotinho.

William W.
William W.
6 anos atrás

Quando Alonso chegou para correr de “McLaren Honda” imediatamente todos se lembraram da chegada de Senna na equipe em 1988. (E do sucesso posterior.) Embora as circunstâncias fossem diferentes quanto a motores -regulamento e concepção – na época a Honda já tinha alguns anos de quilometragem. O que não aconteceu nesta última jornada. Agora, com a possível volta dos motores Mercedes acho que a Williams eventualmente pode ficar na mão. Sir Frank poderia arriscar com a Honda e colher frutos mais adiante.

Vitor
Vitor
6 anos atrás

A McLaren acerta na troca.Para ganhar tem que arriscar.A Honda persistiu no erro e só fez burrice.Estragou sua história vitoriosa na F1.

ags
ags
6 anos atrás

Bomba bomba………………………..
Acabou de sair no Semanário de Roma, que a Honda..vai contratar o Pigmeu Das Cantareiras para ser o Fast Fart….
Só o Pig sabe fazer um motor bichado andar………………lá trás…
Alonso vai pra Williams..e Pig vai fazer o bichado motor ventilador..andar..isso é a especialidade do ´Pig…não anda e não dá desculpas;;rssssss

Jr.
Jr.
Reply to  ags
6 anos atrás

Maluco, o pigmeu deve ter feito um mal danado pra vc ou pra sua mãe, pq você não posta outra coisa a não ser crítica a ele. Que fixação anal estranha vc tem por ele, não?

Ulisses
Ulisses
6 anos atrás

Por onde anda Osamu Goto?
Quem sabe muito, sabe inclusive se atualizar mais depressa!

Orko64
Orko64
6 anos atrás

#HondaLMP1BarricheloMassaJPoliveira

D
D
6 anos atrás

Essa formula de motores é uma piada. Hibridos sao apenas um degrau para os eletricos, é uma tecnologia tapa buracos, irrelevante para a industria e para a f1. A f1 deveria ter motores mais simples, mecanicos, v8 ou v10 para que empresas como cosworth, hart, judd, mecachrome, ilmor e até mclaren e red bull possam construir e fornecer unidades competitivas. Dessa forma a f1 nao fica refem das montadoras que até agora só fizeram elevar os custos e acabar com a competitividade do esporte. Carros de rua serão elétricos e autonomos, é um caminho sem volta. Os meios de transporte vão mudar, mas quando o cavalo deixou de ser meio de transporte, as corridas de cavalo não deixaram de existir.

José Marinho
José Marinho
6 anos atrás

Se a Honda sair com o rabo entre as pernas o orgulho niponico vai ficar ferido, não é uma opção, quando sairam de cena como o time, tinha a crise mudial como justificativa, agora é pura incompetencia para construir uma unidade de força.
Outro ponto, seria esse retorno de parceria com a Mclaren um indicio do que disse o Jordan, que a Mercedes sai da F-1 como time depois de 2018? Hamilton voltaria para a Mclaren?

GASTAO
GASTAO
6 anos atrás

Continuo pensando que o problema não é só o motor. Nos últimos anos com motores Mercedes, os resultados da McLaren tampouco foram brilhantes.
Se repararem, raramente os Mercedes são os primeiros em velocidade máxima, inclusive sendo superados por outras equipas (em Portugal se diz equipa), com motores supostamente idênticos. Onde está a diferença? Também no carro (equilíbrio, velocidade de saída em curva, etc.).
Previsão: com motores Mercedes, a McLaren estará ao nível dos Red Bull e Force India. Espero que me engane. Também, nunca fui muito bom em futurologia mesmo…

Luiz Fernando
Luiz Fernando
6 anos atrás

Flávio, você deveria trabalhar no conselho da Honda

Toni Righi
Toni Righi
6 anos atrás

E se a nuvenzinha preta do Alonso acompanhar o motor Mercedes?

Celso Okubaro
Celso Okubaro
6 anos atrás

Acredito que o início da parceria foi feita de maneira errada. A Honda perdeu 2 anos desenvolvendo uma idéia concebida pela Mclaren.

Ela possuia um chassi revolucionário e foi solicitado que fizessem um motor que pudesse entrar no carro.

Este motor na teoria funcionava que era uma beleza, mesmo as peças sendo minituarizadas.

O chassi havia adotado um conceito chamado “Size Concept Zero” ou algo do tipo e na época o Sr. Eric Boullier jogou aos quatros ventos que a Mclaren voltaria a ser grande e que o conceito revolucionário seria copiado por todos na F -1.

A Honda não deveria ter aceitado este desafio e em partes a Mclaren também tem mea culpa.

Somente após 2 anos de fracasso com este projeto “Concept Zero” é que decidiram abandonar a idéia.

Então imaginaram que em 2017 seria o ano da Mclaren Honda, afinal a empresa japonesa poderia fazer um motor normal em dimensões.

O problema é a complexidade destas unidades de potência, pois os problemas enfrentados são diferentes do conceito adotado anteriormente. Nem isso pode ser aproveitado.

Se continuar, acredito que a Honda consiga reverter todos estes problemas e fazer um motor realmente competitivo.

Espero que consigam, antes do regulamento mudar em 2020.

Kaka
Kaka
6 anos atrás

A Honda errou desde o começo, a Ferrari apanhou um ano pra acertar o motor, a Renault vem apanhando dois anos, só com ajuda do Mario Illem melhoraram mais ainda esta deficiente a Ferrari e a Mercedes, todo mundo sabia que esses motores eram complicados, quiseram dar o passo maior que a perna. Isso que eles estão fazendo agora e o que eles deveriam ter feito desde o começo, entrar numa equipe pequena como a Sauber, testar seu motor durante um ou 2 anos e ai sim resolvendo os problemas, procurar uma equipe de ponta.

Celio
Celio
6 anos atrás

Flávio,
Algumas coisas têm que ser notadas nesse enorme quebra-cabeças, Mclaren abandonando a Honda e indo para ter motor Mercedes, mas sabe que como cliente não tem chance de disputar o título, só que a Mercedes vai encerrar a equipe de F1 para dar foco à futura equipe de Fórmula E conforme vontade dos donos ( a equipe na FE está confirmada para 2019 e a saída da F1 está com boatos fortes), então a Mclaren está apostando que voltará a ser equipe principal da estrela de prata, quem não deve gostar nada é a Williams que pensava o mesmo, mas vai ser colocada em segundo plano. Red Bull está na mesma situação: com Renault tendo equipe própria, em breve com esse motor eles não terão condições de brigar por título, devem estar à caça de outro motor também.

mauricio
mauricio
6 anos atrás

E a Ilmor?! Não haveria uma ajuda esterna? Alguem saberia dizer?

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Não vai ser a primeira vez que a Honda fracassa.
Na real acho que estão atirando para todos o lados.
Alonso caso permaneça na McLaren vai ter um carro para chegar nos pontos.
A Sauber vai ser a redenção da Honda. Com que pagam para o Alonso vão manter a equipe como um satélite por pelo menos três anos. E sem pressão pode ser que achem o caminho de novo.
Só falta o mea-culpa e reintegrar o Ron Dennis (que acho já teria dado cartão vermelho para os nipônicos este ano..
Para a MB 90% da missão foi cumprida:. E no ano passado: carro alemão, piloto alemão, domínio quase absoluto.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  Paulo F.
6 anos atrás

Vale lembrar que foi o próprio Ron Dennis o “culpado” por esse desastre, já que foi ele quem encerrou a parceria com a Mercedes, por achar que usando um motor de uma fornecedora com equipe de fábrica, eles nunca teriam chances de serem campeões. Ou de pelo menos lutarem por títulos.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Zé Tros
6 anos atrás

E ele estava errado? Veja a Willians.
A que sai da regra é a RB. Que vive às turras com a Renault.

Garlet
Garlet
6 anos atrás

Mac Laren da o Alonso em troca do motor Mercedes, pera pera, o Hamilton vai deixar? Agora que ele disse que o Bottas ta apoiando muito ele, ele precisa de carinho coitado………

Murillo
Murillo
6 anos atrás

Acho que a Honda deveria sair, ficar na F1 com resultados ruins para uma grande empresa (como a Honda) funciona como um anti marketing.
Pode parecer loucura minha, mas eu nunca vou ter um Peugeot, isso porque a imagem que ficou na minha cabeça foi da temporada pífia de empresa no ano de 94 (com a Mclaren).

Yeshua
Yeshua
6 anos atrás

Se eu sou dono da empresa, meto a cara na F1, compro a Sauber e coloco como objetivo primário bater a McLaren e secundário, ser campeã. Sou engenheiro mecãnico, o que aprendi em 20 anos de profissão é que todo problema técnico tem solução. A Mercedes, na época do Xumi e Rosberg tinha uma problema sério de desgaste de pneus, classificava bem, andava 5 voltas e não tinha mais pneus. Anos depois foi campeã do mundo,

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Yeshua
6 anos atrás

Pois é todo problema tem uma solução.
Que obrigatoriamente passa pelo budget disponível….
Agora o que não dá para negar é que Toyota naufragou, Honda tem apenas 1/3 de acertos na categoria, que até gente competente como o Roger Penske esteve na F1 (com Donohue & Watson) e não obteve sucesso!
Sem falar de Peugeot, Lamborghini e outras.

Clayton Araujo
Clayton Araujo
6 anos atrás

Já vai tarde. Nuna vi a Mc Laren tão fraca.

Gus
Gus
6 anos atrás

Concordo, e a Honda não precisa da F-1 para vender seus carros e motos, têm lá seu prejuízo de imagem, mas nada que vá abalar a venda dos seus produtos (que são bons) – além do mais, na Indy eles estão muito bem, foram campeões ano passado com a Honda-Repsol na Moto GP, então…talvez seja o momento de sair e pedirem para serem esquecidos, são fases, um dia volta a chover na horta deles.

EduardoRS
EduardoRS
6 anos atrás

Se eu fosse dono da Honda, teria tirado meu time de campo ainda antes da temporada. Com o engessamento das regras e a proibição de testes que temos hoje em dia, é impossível desenvolver um motor, ou um carro. Ou ele nasce bem-feito, ou já era. O da Honda não nasceu bem. Se nos testes pré-temporada a coisa não anda, pode jogar a toalha.

Alfredo
Alfredo
6 anos atrás

No Instagram do Alonso ele anuncia a volta da Mercedes

André Sb.
André Sb.
6 anos atrás

É impressionante como eles conseguiram andar pra trás de 2016 pra 2017.

A Mclaren se acertar com a Mercedes não está errando: Red Bull foi campeã duas vezes como equipe cliente da Renault (10 e 11) e a Brawn não precisamos nem falar.

Por último: Alonso fica na Mclaren ao que tudo indica.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
6 anos atrás

Não sei não, hein, Gomes?
Do jeito que é impopular estas unidades de força V6 hibrido-turbo, e do jeito que a F1 tende a mudar facilmente as tecnologias em curto prazo, é capaz de quando a Honda acertar a mão nos motores, a ponto de se igualar com os demais fabricantes, a F1 volte a ser V8 ou V10 aspirados, sem bateria, sem KERS, e coisas do tipo.
Eu acho que eles vão se encontrar, mas à que custo?

GENESCO MENDES DA SILVA JUNIOR
GENESCO MENDES DA SILVA JUNIOR
6 anos atrás

Se isso de fato ocorrer, teríamosno ano que vem uma equipe com um chassi desenvolvido por um centro de tecnologia renomado, o melhor motor da categoria, e o possivelmente melhor piloto do automobilismo mundial no ano que vem… Imagina 3 ou 4 times disputando o caneco…

Macario
Macario
6 anos atrás

É meio absurdo, mas tenho a impressão de que se a Honda continuar só com a Sauber, é capaz dela acertar o motor em 2018. Já pensou? Seria incrível.

marcelo silva
marcelo silva
6 anos atrás

Parece q o divórcio está sacramentado então , só restando as partes a separação , quem vai ficar com o q , quem vai pagar a rescisão , quem vai ficar com o cachorro , com quem vai ficar o filho , etc….!! A Honda não faz nada decente desde 1991 quando ganhou o Mundial com Senna ! E a Mclaren dos últimos anos com a Mercedes tbm não era lá uma Brastemp !! E agora José ??….

marcos
marcos
6 anos atrás

mas no passado não houve um stress entre maclaren e mercedes. pq voltariam?
no domingo durante transmissão R. Leme comentou sobre um boato mercedes sair da categoria como equipe em um prazo de dois anos.
poderia sair e ficar fornecendo motor a maclaren.

Zé Tros
Zé Tros
Reply to  marcos
6 anos atrás

Parece que Ron Dennis andou dizendo que não recebia da Mercedes o mesmo motor que a equipe matriz usava. E que a McLaren não tinha chances de pelo menos lutar por títulos sendo cliente de uma fornecedora com equipe própria.

Aí foi atrás da Honda que aceitou o desafio sem saber onde estava se metendo e o resultado é esse aí. Ou seja, mais um capítulo da série “Eu era feliz e não sabia!”.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Quando as coisas ficam publicas assim, é porque a casa caiu mesmo.

Mas ninguém sabe se a Mclaren iria andar com os Mercedes empurrando, porque os dois últimos anos da equipe com eles , foram péssimos.. queimou inclusive o Peres..

E a Mclaren recebe os motores de graça, além da Honda bancar o Alonso. Vai longe ainda essa história.

Fernando Vieira
Reply to  Paulo
6 anos atrás

O Perez se queimou, não foi a Mclaren nem a Mercedes. Basta olhar os resultados do Button e do Perez quando eles dividiam os boxes de Woking.

MARCOS
MARCOS
6 anos atrás

E a Williams? Será que abraçava essa? Os caras sabem que como cliente da Mercedes vão chegar no máximo em terceiro-quarto. E Sir Frank adoraria não precisar pagar pelos motores.

Pangaré 14
Pangaré 14
6 anos atrás

A McLaren está um tanto apressada. Alonso fez uma volta rápida com esse motor e isso significa que a máquina vem evoluindo…

GENESCO MENDES DA SILVA JUNIOR
GENESCO MENDES DA SILVA JUNIOR
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

Em partes o comentário do cidadão está correto. É bom lembrar que a McLaren deste ano teve toda a sua alta cúpula modificada, e este pessoal quer recuperar o tempo perdido por Ron Dennis nos últimos anos…

Pablo
Pablo
6 anos atrás

Será que para 2018 a Mclaren não teria capacidade de criar o seu próprio motor?

anonymous
anonymous
Reply to  Pablo
6 anos atrás

A honda é o maior fabricante de motores a combustão do mundo. Acho que isso já demonstra quais as chances de uma empresa muito menor conseguir fazer um motor decente…

Lincon
Lincon
6 anos atrás

Do jeito que o Alonso é cagado, se a Mclata mudar de motor, o Honda começa a voar e o Mercedão vira uma carroça.

Não acho que a Honda deva tirar o time de campo, mas deve se recolher a Sauber e trabalhar sem a pressão de gerar grandes resultados… transformá-los em uma “equipe de fábrica” e colocar as coisas nos trilhos.

Ricardo Talarico
Ricardo Talarico
Reply to  Lincon
6 anos atrás

Concordo.
A Honda deveria ter retornado à categoria por uma equipe pequena, talvez Sauber ou Toro Rosso, exatamente para trabalhar sem pressão.
Foi um grande risco e talvez um excesso de auto-confiança.

Cleverson
Cleverson
6 anos atrás

Se isso acontecer – a saída da Honda – uma bela história pode ser jogada… no lixo… :-(

Antônio
Antônio
6 anos atrás

Se uma parte do que foi gasto em vão tivesse sido investido na contratação de técnicos vindos das fábricas concorrentes melhor estabelecidas talvez o vexame fosse menor….

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

A Mercedes está pavimentando sua saída da F1. Pelo menos como equipe de fábrica, talvez mantenha as usinas em algumas equipes, talvez seja este o futuro da F1, as montadoras permanecerem somente como fornecedoras de motor.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

PERGUNTO: Onde estão os métodos de resolução de problemas japoneses tão propagandeados por es tu pidos de RH mundo afora ? Os ishikawa da vida, os métodos que geraram milhares de livros sobre inovação tecnológica da Toyota? Bem não existem livros sobre métodos de desenvolvimento da Mercedes, Porsche, Audi, ou BMW. Existe sim o saber fazer, o conhecimento sobre a máquina. Para quem já trabalhou em empresa japonesa, sabe que ou eles fazem certo da primeira vez, ou ficam batendo cabeça feito uns loucos tentando achar a causa do problema. McLaren demorou em trocar a incerteza e desgaste com a Honda por algo certo. A Honda foi arrogante e está pagando por isso. O maior fiasco de todos os tempos.

Eduardo
Eduardo
6 anos atrás

O que me surpreendeu foi o chefe da Honda dizer que todo o desenvolvimento foi feito em um protótipo de apenas um cilindro, e que este era um sucesso, iam surpreender a todos em 2017.

Aí, quando fizeram o motor completo com 6 cilindros, o resultado ficou bem abaixo do que esperavam (multiplicando um mono cilindro x 6).

Que esse fosse o método no primeiro ano de desenvolvimento, ok, mas insistindo nele até hoje.. (não espere um resultado diferente fazendo sempre a mesma coisa).

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Falta piloto na McLaren.

Robertom
Robertom
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Noooossa, as alonsetes vão surtar…

André Sb.
André Sb.
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Sim, Vandoorne é um fraco.

Thor
Thor
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Cara!
Na boa! Você é muito infeliz. Você vive para tentar desmerecer um dos maiores pilotos da história da F1.
Ôh “vidinha” miserável que você tem. Aceita que dói menos!
P.S. O Alonso só pode ter abusado de você e não ter te ligado depois para tamanha amargura?

GENESCO MENDES DA SILVA JUNIOR
GENESCO MENDES DA SILVA JUNIOR
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Eu deixo de ler páginas de futebol por causa de clubismo nos comentários, aí chegam estes haterzinhos bobos, que só mostram não entender absolutamente nada de F1 ou ter muito recalque pra dedicar o tempo dele pra falar mal do que a maioria diz ser o melhor piloto da atualdade. Tenho até pena da vida medíocre que este cidadão tem…

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Do contrário, o cara faz é milagre ao andar com aquela carroça na zona de pontos. Fosse outro ali…sei nao…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Leandro Batista
6 anos atrás

Na zona eu até concordo que ele ande.

Já nos pontos…

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Leandro Batista
6 anos atrás

Esse Chupez é um falastrão mas ele tá certo. Alonso não tem feito nada na f1 e antes de quebrar no Canadá, levou poeira do Strollado!

Fernando
Fernando
Reply to  Leandro Batista
6 anos atrás

Pelo amor de Deus, a Mclaren nem pontuou ainda na temporada, única equipe zerada. Mal conseguem terminar uma corrida com este motor de merda. Vem falar de Stroll dar poeirada no Alonso??? kkkk entende bem hein amigo.
Voce ainda não se deu conta de que este motor honda é mesmo uma porcaria.

Ata´de
Ata´de
6 anos atrás

Para mim é apenas vingança pelo bilhoes que gastaram com a equipe . Wilsinh6o Fittipaldi na decada de 70 narrou as coisas estranh6as que aconteciam na sua equipe como uma vez que construiram um chassi aqui e o desenvolveram aqui mesmo peg5aram os projetos e pediram que se fizessem outro na europa ,o prototipo funcionava na pista a encomenda nao , desmontaram o carro europeu e segundo suas palavras o chassi parecia uma banana de tao torto
Rubens Barrichelo estava em um tunel de vento no japao e no se conformava com a discrepancia dos testes no japao e inglaterra voou para la e encontrou o encarregado da aerodinamica jogando tetris na tela do laboratorio , pegou muito mal a Honda ter saido e com seu espolio a Brawn dominar o inicio da temporada, alguem la em Hamamatsu deve ter se sentido idiota.
Fora os causos do Da matta que reclamava que os europeus nao o deixavam mexer nas configuraçoes do carro, testava so o que queriam sem relevancia.

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Se Maclaren sair mesmo , vai ter meia duzia de HARAKIRI , na Honda.
Agora a Mercedes estará alimentando um adversário forte pra 2018, já
não basta a Ferrari e Redbull que vem por aí.

joel lima
joel lima
6 anos atrás

A saída da Honda pela porta dos fundos seria terrível não só pra empresa como até pra F1. Pois uma outro marca de motor que estivesse querendo entrar poderia pensar = “Putz…se a Honda, com toda a grana e conhecimento que tem, se estrepou, será que eu não posso ter o mesmo caminho?” Além do mais, desde 2007, quando a Ferrari ganhou o campeonato de pilotos e construtores, só motor Renault e Mercedes ganharam títulos de pilotos e equipes. Talvez nessa temporada, no campeonato de pilotos, a Ferrari quebre esse duopólio. Cenário nada promissor numa categoria em que a audíência de tv declina e os custos são astronômicos.

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
6 anos atrás

Concordo. Tentar de novo só com um regulamento novo e motor novo, com todo mundo partindo do zero.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

Exatamente … tá feio demais pra Honda. Tem que sair rapidinho. A F1 deveria alinhar o programa de motores com o que as montadoras podem aproveitar em seus carros de rua. Isso aí que tão fazendo provavelmente nunca vai chegar aos consumidores comuns.

Ricardo Neves
Ricardo Neves
6 anos atrás

Esses dias, tava lendo sobre uma coisa nada a ver…mas que de algum modo acho que explica como funciona a mentalidade japonesa…e talvez seja até cultural.
Tava lendo sobre a batalha marítima da segunda guerra no pacífico…Yamamoto e companhia limitada.
Entre narrativas e análises, é meio concenso que os japoneses poderia ter ganho a batalha…no entando a perderam por que encaravam cada uma com a ferocidade de um tudo ou nada. Até o combate corpo a corpo, dos samurais e suas Katanas…era uma coisa que se resolvia com um só golpe. Para um japonês na guerra, não existia rendição. Mas não é sempre isso que resolve um problema. Na batalha de midway, mesmo em posição de vantagem, os japoneses foram uma vez após outra persistindo em erros estratégicos que resultaram na perda de todos os porta aviões que lhes dariam a vitória. Então…porque não abstrair um pouco e transplantar esse “jeito japonês de ser” para a atual crise da honda?
Eles escolheram um caminho tecnológico, e se negam a abandonar, mesmo tendo sido provado que não traz resultados.
Seria uma vergonha muito grande admitir lá dentro, que alguém errou no projeto? Negócio é ser kamikaze mesmo e fazer todo mundo afundar junto com o navio?