JÁ SAIU | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 8 de junho de 2017 - 14:30F-1

JÁ SAIU

esp171

SÃO PAULO (aos trancos) – Frase de Alonso hoje em Montreal: se até setembro ele não vencer uma corrida, está fora da McLaren. Estamos falando de mais ou menos até o GP da Bélgica.

Parece impossível para a equipe ganhar uma corrida, diante do que fez até agora e daquilo que as (muitas) adversárias estão fazendo no campeonato. A culpa toda está sendo depositada na Honda.

Conclusão simples e fácil: Alonso está fora da McLaren em 2018.

Pergunta complicada e de difícil resposta: onde ele vai correr no ano que vem?

Façam suas apostas à vontade. Eu vislumbro duas possibilidades: ou vai para a Renault, fazendo uma nova aposta, ou deixa a categoria.

89 comentários

  1. Eduardo disse:

    Penso exatamente como o Flavio Gomes, Ou Renault ou aposentadoria.
    Não Ferrari e Mercedes dispostos a ter o Alonso.

  2. Dartha disse:

    Ferrari: Como bem dito na reportagem do Victor Martins, o GP do Canada marca a “transição do primeiro terço do campeonato”. Se o Kimi mantiver o ritmo, talvez ele renove por mais um ano com a Ferrari. Seu sucessor natural é o Perez (não se esqueçam), que (se não me engano) tem contrato com a Force India somente até esse ano.
    A imprensa já tinha vazado uma estória de “pré-contrato” de Vettel com a Mercedes para o ano que vem – e na época até não tinham dado bola para a reação da Ferrari qto a isso. Só que como a Ferrari, agora, volta a ter esperança de ganhar um título, essa estória “esfriou”.
    No caso do Vettel ir para a Mercedes ano que vem, Kimi renovaria para sua ultima temporada nos vermelhos e seu companheiro poderia ser o Perez. E em 2019, Giovinazzi na Ferrari (2018 na Hass).
    Lembrando que, diferentemente do Rosberg que era “quieto”, Kimi ganhou pontos com a Liberty com a estória do garotinho no GP da Espanha, além de ter esse jeito “Kimi” de ser (tendo muitos fãs espalhados por aí).

    Mercedes: Sempre foi lema da equipe detonar toda a concorrência (tanto no campeonato de construtores quanto no de pilotos). Hamilton e Rosberg nesses 3 últimos anos conseguiram manter o ritmo forte de pontuação com ambos os carros.
    Com a saida de Rosberg, uma ala da Mercedes queria Alonso (por motivos óbvios – ter 2 pilotos para continuar o domínio). Entretanto, preferiram Bottas para não entrar em conflito com Hamilton / já estava acostumado ao trabalho com os motores Mercedes / tem um “padrinho na equipe”.
    Por motivos diversos, o “plano” da Mercedes não está dando certo. Se a Mercedes topar levar o Alonso (eu torço pra isso – confronto direto com Hamilton), o que acho difícil, Bottas voltaria para a Williams no lugar de…. Massa (Williams economizaria uns U$6/8 mi de salário).
    Obs: Nessa, Massa poderia ir pra Renault até o Ocon estar “pronto”.

    McLaren: Esse ano o problema é a Honda (que não fica para o ano que vem), já que o carro tem um bom chassi. Arranjando um motor competitivo, dá pra ela brigar bem no pelotão intermediário. E é só isso que segura o Alonso na Mclaren.
    Hj o motor Ferrari é o único que se equivale ao Mercedes. Para 2018, talvez a única fornecedora que aceitasse fornecer para a McLaren seja a Renault. contudo, pensando estrategicamente a médio prazo, considero que a melhor saida para essa questão seria a McLaren, para 2018, ser humilde e aceitar correr com o motor Mercedes de 2017. Daria esperança de resultados a equipe (com o consequente aporte financeiro de investidores), deixaria a categoria mais competitiva (o que interessa para a Liberty – bons pilotos espalhados por 4 equipes), poderia servir de trampolim para o Alonso ir para a Mercedes em 2019 (no lugar do Hamilton ao final do seu contrato em 2018) e a McLaren não seria uma “rival” à Mercedes (iria ter alguns pódios, iria pontuar com frequência, mas mas não iria brigar pelo mundial de pilotos e Construtores – equivalente a RBR/2016).

    RBR: Única vaga que poderia abrir lá é com a saída do Riccardo para a Ferrari, o que acarretaria a “promoção” do Sainz. Logo, sem chance.

    Renault: Está crescendo devagar (graças ao competente Hulk). Mas precisa de alguém para abraçar o projeto. E não vejo o Alonso mais com disposição de fazer esse papel não (pra mais um horizonte de 3 anos SEM GARANTIA DE RESULTADOS). Vejo o Alonso só indo para a Renault se a McLaren for maluca de manter o contrato com a Honda.

    Alonso: Não o vejo na Indy já no ano que vem. A média de idade dos pilotos da Indy é maior do que na F1. E uma vez que ele saia da F1, não sei se ele conseguiria voltar (Kimi o fez, mas eram outros tempos). E o espanhol tem o objetivo de ser tricampeão, logo, daqui a pouco ele se oferece até para correr “de graça” como o Senna fez com a Williams de 1993.

    Resumindo (e parafraseando alguém que já comentou isso aqui). Tudo vai depender da Mercedes:
    1) Se vai querer manter o status quo – renovando com Bottas;
    2) Se vai querer derrubar todas as peças do tabuleiro (levando o Alonso)
    3) Se vai fornecer ou não o motor de 2017 para a McLaren em 2018.

  3. Ron disse:

    Aposta normal: Renault (no lugar do Palmer).
    Aposta mais audaciosa: Mercedes (junto com o Hamilton).
    Chute maluco: Williams (com ou no lugar do Massa).
    Caos total: Mercedes junto com o Vettel (Hamilton foi para a Ferrari).

  4. Reinaldo Ramos disse:

    Acredito 100% que Alonso vá para a Mercedes. Bottas vai para o lugar de Kimi na Ferrari. Se eu acertar essa previsão chefe Flávio, quero 1 dia de estágio com vocês aí no Grande Premio! Acompanho seu trabalho desde o início dos anos 2000 na rádio Bandeirantes. Abraço!

  5. JManuel disse:

    Equipe McLaren – Com Motor Mercedes ou Equipe Renault!
    O El Fodon das Astúrias já sabe prá onde vai. Não faria uma declaração dessas se não soubesse do futuro. Ele não disse que vai deixar a McLaren. Ele quer distância da Honda pelo menos na F1.
    Honda só se for na Indy. Mas isso é um projeto para o futuro, após tentar Le Mans. Para mim se sair da F1 vai para a WEC de Porsche. E alguns voos na Indy 500.

  6. Manuel disse:

    McLaren – Com Motor Mercedes ou Renault!
    O El Fodon das Astúrias já sabe prá onde vai. Não faria uma declaração dessas se não soubesse do futuro. Ele não disse que vai deixar a McLaren. Ele quer distância da Honda pelo menos na F1.
    Honda só se for na Indy. Mas isso é um projeto para o futuro, após tentar Le Mans. Para mim se sair da F1 vai para a WEC de Porsche. E alguns voos na Indy 500.

  7. Luciano Adjafre disse:

    Se a Ferrari contratou Kimi Raikkonen novamente, anos depois de um baita chute na bunda do finlandês, por que não contrataria Alonso de novo?

    E por que contrataram Kimi novamente? Porque ele estava em ótima fase na equipe Renault, e a Ferrari precisava de pontos no campeonato.

    Os dirigentes pensam em números, não em rancores.

    Alonso está em ótima fase.

  8. Thiago Brasil disse:

    No jargão futebolístico, ele pode estar “apalavrado” com alguém já. Que pode ser a Renault.

    Das três ponteiras, só acho possível – apesar de tudo – a Ferrari, até porque parte dos problemas dele foi com a direção, e no desgaste continuado carro que não ganha-reação ruim da equipe – cobrança do piloto – desgaste de novo. Foram 5 anos lá e até onde lembro ele sempre elogia a Ferrari nas suas declarações. Red Bull e Mercedes não são opções.

    Agora, se a McLaren arruma um motor Renault que seja, acho que ele fica. Eles estão acertando a mão com o chassis desde o ano passado, e vêm numa aparente crescente (no chassis, não motor, claro). Ele vê isso de perto e sabe que com um Renault que seja eles já estão no nível da Red Bull pelo menos.

    Até porque a McLaren está doida pra mantê-lo; se o perdem, que outro campeão – ou piloto de ponta – arrumam? Vandoorne está cru, Perez quer Ferrari, Hulk já tem seu projeto na Renault…teriam que trazer o Button (que não quer) ou até o Massa pra segurar as pontas, imagine! Lembrem-se do apuro que a Williams passou pra arrumar esse piloto experiente.

    Não acho que ele larga a F1 ano que vem.

  9. ALEX COURI disse:

    Vai de McLaren mesmo, só que na Indy!! Escrevam aí…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>