NO BAKU DOS OUTROS (3)

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RIO (ah, que delícia!) – Algumas casas de apostas de Londres devem ter quebrado hoje. O GP do Azerbaijão foi o mais sensacional do ano e aquele que teve o pódio mais improvável de todos, especialmente considerando como começou a corrida para aqueles que terminaram em primeiro e segundo: Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas. Ambos, nas primeiras voltas, estavam no fundo do pelotão por razões diversas. O finlandês, porque bateu em Raikkonen na segunda curva e caiu para último. O australiano, porque parou no primeiro safety-car e, igualmente, despencou lá para o fundão. Logo atrás deles chegou Lance Stroll, ele mesmo, o garoto de quem a gente vive falando mal, conseguindo seu primeiro pódio na carreira — aos 18 anos e 239 dias de vida, segundo mais jovem da história a levar um troféu na categoria.

E Hamilton e Vettel? Bem, só lendo tudo para saber o que aconteceu com os dois manés no domingo de sol e calor em Baku. Manés que, agora, estão em guerra aberta e declarada. E que jogaram, cada um a seu modo, a corrida no lixo.

Começando do começo, então. Na largada, o pole Hamilton pulou bem na frente. Sorte dele, porque o pau ia comer logo atrás. Bottas e Raikkonen dividiram a segunda curva e Kimi não aliviou. Na verdade, o ferrarista aproveitou um pequeno vacilo do mercêdico e passou por fora. Sapattos tentou recuperar o segundo lugar, saltou na zebra e bateu no veterano, que ficou bem pistola da vida, mas sobreviveu. Em compensação, estouraram um pneu e o bico de Valtteri. Com isso, Vettel, que só observava, saltou para segundo e Pérez, que também passou ileso pela disputa finlandesa, apareceu em terceiro. Raikkonen, com seu tanque de guerra vermelho, seguiu em frente, em quinto.

[bannergoogle]Massa foi quem mais se aproveitou da breve confusão e passou em sexto na primeira volta, já à frente de Stroll Venga (última vez que este apelido jocoso será usado!), que caiu para oitavo.

Por incrível que pareça, o nome da corrida nas primeiras voltas foi Alonso, que em sete voltas saiu de 19º para 13º. Ericsson também escalou bem o pelotão, subindo para 12º. E Ricardão, que já estava para trás no grid, pegou pedaços de carro na pista e foi correndo para os boxes fazer um pit stop fora da programação para trocar pneus e limpar o radiador — trocar a água, colocar um aditivo, essas coisas que a gente deve fazer periodicamente, inclusive trocar o filtro do ar condicionado, que fica cheio de ácaros.

O primeiro abandono foi de Palmolive. O pobre coitado, já na nona volta, ficou sem freios. O cara com o breque funcionando já é ruim. Sem, pode-se imaginar. A equipe, pelo rádio, mandou desligar tudo, ir na banguela até os boxes, voltar daqui a duas semanas.

Na volta 11 começou a primeira briga relevante da corrida: Verstappen colou em Pérez e ensaiou uma ultrapassagem em três ou quatro curvas. Mas durou pouco, menos de uma volta. De repente seu carro perdeu potência. O motor foi para o saco. Não tem sido um bom ano para o jovem Max. Foi o quarto abandono dele nas últimas seis corridas. Maria do Bairro Cor de Rosa adorou.

Então, de repente, entrou um safety-car na volta 12. Acidente? Não. Kvyat tinha quebrado um pouco antes no meio de uma reta e não apareceu nenhum flanelinha para tomar conta. Nenhuma grua, nenhum fiscal, nenhuma plataforma, nenhum guincho, nem Uber saberia como chegar no endereço. Era preciso tirar aquele troço de lá.

Todo mundo aproveitou para ir para os boxes, claro. Lembram que falei ontem que a Pirelli indicava uma parada na volta 12 ou na 22, dependendo do gosto do freguês por desgaste de borracha? Bem, caiu exatamente na 12ª, a intervenção. Então, pneus macios para todos, para não parar mais. Menos Ricciardo, que já tinha trocado. O que o jogou lá para a frente.

Foram quatro voltas para a Toro Rosso acionar o seguro e tirar o carro da pista. O safety-car saiu na 16ª e Massa e Ocon passaram Raikkonen na relargada. O brasileiro foi para quarto, trazendo junto o francês da Force India. Pérez tentou fazer graça em cima de Vettel, mas não passou. E entrou o safety-car de novo na 17ª volta. Tinha muito pedaço de carro na reta dos boxes e resolveram limpar a área, com todo mundo passando por dentro dos boxes.

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As voltas atrás do safety-car foram muito lentas, mais de um minuto acima dos tempos de volta em ritmo de corrida. Era um problema para aquecer pneus. Na volta 19, nova relargada. Mas, antes dela, uma treta máster, a maior da prova. Hamilton quase brecou o carro para dar espaço entre ele e o safety-car, e Vettel bateu na sua traseira. Ficou doido da vida, perdeu parte da asa, xingou muito, colocou o carro de lado e deu um tranco em Lewis, roda com roda. Inexplicável.

Sem ter nada a ver com isso, Felipe passou Pérez numa linda manobra assim que o safety-car recolheu, e assumiu a terceira posição. Ocon tentou o mesmo, forçou demais e os dois carros da Force India se tocaram. Prejuízo absoluto para ambos, que foram para os boxes curar as feridas. Mais um que se deu mal: Raikkonen. Pegou detritos, estourou o pneu, arrebentou a asa traseira, e também foi para a garagem todo estropiado.

E foi tanto pedaço de carro voando pela pista nesse esfrega-esfrega, que o safety-car foi acionado de novo na volta 20 para nova limpeza.

[bannergoogle]A preocupação com a sujeira pelos mais de 6 km do circuito de Baku era tanta que Alonso, pelo rádio, sugeriu uma interrupção. “É perigoso, numa pista tão veloz. Pode acontecer alguma coisa, creio que o mais interessante neste momento seja uma bandeira vermelha, para que todos possamos correr com tranquilidade pelas lindas ruas desta cidade medieval às margens do Mar Cáspio cujo nome significa ‘cidade fustigada pelo vento’, ou ainda ‘Montanha de Deus’ em persa arcaico, cujos primeiros registros remontam ao século VI depois de Cristo, embora a referência cristã seja pouco significativa aqui porque 94% da população é muçulmana”, discursou, como se estivesse comentando a corrida pela TV, ou narrando um documentário no History Channel.

A direção de prova atendeu seu pedido. Na volta 23, o GP do Azerbaijão foi paralisado para uma faxina geral. Hamilton, Vettel, Massa, Stroll, Ricciardo, Hülkenberg, Magnussen, Alonso, Sainz Jr. e Grosjean eram os dez primeiros. Com a corrida parada, deu tempo para a Ferrari arrumar o carro de Kimi e para a Force India consertar os de Pérez e Ocon.

E, também, deu tempo de sobra para os comissários esportivos se reunirem na salinha de controle para avaliar os vídeos disponíveis sobre os vários atritos até ali. O mais importante: Hamilton x Vettel. Poderia haver punição para um dos dois, ou para os dois.

Foram mais de 20 minutos para o reinício, novamente atrás do safety-car. E com apenas três ausências, apesar da pancadaria generalizada — de Verstappen, Kvyat e Palmer, que já tinham abandonado de vez. A prova foi retomada na volta 23. E, na relargada, Massa teve algum problema. Stroll passou o brasileiro e Ricciardo, vindo de quinto, levou os dois para aparecer em terceiro. Na volta seguinte, Magnussen veio no embalo e passou por ele e por Hulk, também. O alemão da Renault bateria na volta seguinte, em raro erro, e abandonaria de forma bisonha.

Felipe, pelo rádio, relatou algo esquisito na traseira, provavelmente amortecedor quebrado. Foi para os boxes e uma corrida que poderia terminar em pódio para ele acabou. “Quando eu relarguei o carro já estava com problema na suspensão. Alguma coisa quebrou, acho que amortecedor, o carro começou a sacudir, balançar, não tinha o que fazer. Pena, porque a corrida estava espetacular, estava sendo perfeita”, lamentou o brasileiro aos microfones da TV Globo.

Mas não era só ele, não, com problemas. Na volta 29, notou-se que a proteção de cockpit em volta da cabeça de Hamilton se soltou. Ele tentou segurar nas retas, mas não teve jeito. Não daria para correr o tempo todo daquele jeito. Foi para os boxes, trocou a peça e voltou em nono. Na mesma hora, a mensagem: stop & go para Vettel de 10s por “direção perigosa”. Era uma ferroada em Hamilton, e outra em Sebastian. Ricardão seria o novo líder, com Stroll em segundo. Stroll em segundo.

O alemão ficou batendo boca com a equipe pelo rádio. “Onde, direção perigosa? O que foi que eu fiz? A culpa foi dele! Ele brecou na minha frente! E acho que…”, e falava sem parar. Foi para os boxes na volta 34, depois que o time pediu para ele ficar quieto e pagar logo a punição, que ainda daria para voltar à frente de Hamilton. E voltou onde? Exatamente à frente de Hamilton, em sétimo. E ambos atrás de Bottas, lembram dele? Pois é, quietinho, quietinho, o outro piloto da Mercedes já estava em sexto. Por pouco tempo, inclusive, porque passou Alonso logo, e foi para quinto.

Alonso estava em quinto. Pois é.

[bannergoogle]Tudo que o GP do Azerbaijão foi ruim no ano passado, como se nota, foi bom hoje. Na volta 35, os três primeiros eram Ricciardo, Stroll e… Magnussen! E Ocon, que estava todo arrebentado antes da bandeira vermelha, surgia em quarto.

Vettel e Hamilton passaram Alonso — não sem alguma dificuldade no caso do alemão. Pobre Fernandinho, como ele queria um carro bom, ali! “Que pena, que pena, a gente podia ganhar essa corrida em circunstâncias normais…”, seguiu o espanhol comentando pelo rádio. “Inclusive, vocês sabiam que o Azerbaijão foi a primeira república muçulmana a permitir que as mulheres participassem de eleições? Então, isso é legal, mas o país é um poço de corrup…” e nesse momento a McLaren cortou o rádio.

Naquele momento, líder e vice-líder do campeonato estavam em sexto e sétimo. Lewis deu a sensação de que iria partir para a briga aberta e começou a forçar. Ocon e Bottas, um pouco mais à frente e já lutando pelo pódio, passaram Magnussen. Mas a dupla de Ferrari e Mercedes vinha babando. Na 39ª, ambos passaram pelo carro da Haas e se colocaram em quinto e sexto. O próximo seria Sapattos, que poderia dar uma seguradinha em Vettel, o que deixaria o ferrarista ainda mais puto dentro do macacão.

Mas Valtteri, aparentemente, estava mais preocupado com ele do que com Hamilton. Passou Ocon na volta 40 e assumiu o terceiro lugar. Estava voando àquela altura, tirando mais de 1s por volta de Stroll, o segundo. Stroll, o segundo. Stroll, o segundo. É preciso repetir isso várias vezes, porque o remorso é grande — de vocês, blogueiros, também, nem venham imputar essa culpa a mim, sozinho, a culpa pelos apelidos pejorativos, pela maldade com o menino. Que doravante será chamado de Strollordinário.

A vantagem de Lance era grande na volta 42, mais de 11s. A possibilidade de um segundo lugar era mais do que concreta, desde que ele conseguisse manter um ritmo razoável nos seus tempos de volta. Vettel e Hamilton, nas voltas 42 e 43, passaram por Ocon, assumindo quarto e quinto. Ricciardo estava tranquilo na frente, mais de 5s à frente do Williams de Stroll. Sorria de orelha a orelha, sem acreditar.

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A parte final do GP parecia um pouco mais tranquila. Se algo de extraordinário poderia acontecer, seria só nas últimas duas voltas, porque Hamilton não conseguia chegar em Vettel, e a briga seria lá na frente: Bottas x Stroll. E o Justin Bieber da Williams não resistiu. Na linha de chegada foi ultrapassado pelo finlandês, que pegou o vácuo e recebeu a bandeirada 0s105 à frente do canadense. Achei até que ele tirou o pé antes do tempo. Ainda assim, seu terceiro lugar foi fantástico. Como fantásticas foram a vitória de Ricciardo, quinta de sua carreira, e o segundo lugar de Bottas. Vettel e Hamilton vieram a seguir, ambos com um gosto amargo na boca. Hamilton, porque poderia ter vencido se a proteção do cockpit tivesse sido colocada direito. Vettel, porque poderia ter vencido se não tivesse perdido a cabeça numa briga idiota de trânsito que resultou na sua punição.

A partir do sexto, fechando a zona de pontos, chegaram Ocon (é um piloto espetacular, mas insisto que forçou sobre Pérez de forma agressiva demais), Magnussen (faz bem seu papel na novata Haas), Sainz Jr., Alonso (marcando os primeiros e comoventes pontos da McLaren no ano) e Wehrlein (que não deu moleza para Ericsson e pontuou de novo).

Foi um GP caótico e, por isso, maravilhoso. O melhor do ano, de tirar o fôlego. Quando a gente não espera nada de uma corrida, a F-1 nos dá alguns presentes, de vez em quando. Hoje foi assim. No campeonato, Vettel segue líder e abriu mais um pouquinho de Hamilton — são 14 pontos agora, 153 x 139.

No fim das contas, a conclusão é que passamos a amar Baku.

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Mônica
Mônica
6 anos atrás

O meu gatão, no lugar de Sebastian, comunicaria o choque à equipe, alegando talvez um descuido e continuaria atrás de Lewis aguardando a relargada para analisar o estrago.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

Vettel sabia que estava errado, pois naquelas condições é o líder que dá o tom da bagaça. Ao bater no Hamilton, estragar o próprio carro, e perceber que a viatura do inglês estava ilesa ele tentou quebrar o carro do Hamilton e lhe impingir um prejuízo, já que os dois estão disputando o campeonato. É bem sujo esse alemão, mas é melhor ser sujo do que ser cordeiro. Que venham outras.
Abs.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

” Bottas e Raikkonen dividiram a segunda curva e Kimi não aliviou.” O queee???????? Vc deve ter assistido outra corrida.

O Bottas vacilou e o Kimi pôs por dentro deixando Bottas pra trás. O que se poderia esperar de um piloto? Mas uma vez na frente vc acha que ele deveria aliviar… Só se o conceito de pilotagem mudou e agora deve-se aliviar para permitir que o cara que levou o passão passe à frente de quem o ultrapassou.

Bottas, quando viu que ia tomar tentou passar pela zebra (isso é manobra do piloto e o resultado bom ou ruim é responsabilidade do piloto) e foi catapultado pra cima do Kimi. Basta ver que o cockpit do Willians bateu na roda traseira do Kimi jogando-o no muro. Foi o que aconteceu?

Sem alterar em nada o que eu disse, na verdade o Kimi está merecendo tudo que está acontecendo – jogo de equipe nojento da Ferrari e falta de respeito do Bottas que vira e mexe lhe tira preciosos pontos.

Kimi já devia ter dado uma entrada criminosa no meio do carro do Bottas para mostrar que essa briguinha é ruim para ambos mas pode ficar muito pior. Mas preferiu se acovardar, então aguente calado.

Abs.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
6 anos atrás

E sobre o Felipe Massa: É o Botafogo da F-1. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Fez uma boa corrida, mas sempre alguma coisa dá errado. Era melhor ter parado ao invés de ficar pra apenas cumprir corrida.

luiz carlos barros
luiz carlos barros
Reply to  Comentarista Crítico
6 anos atrás

Putz! Por mais que tento, não consigo afastar a idéia de que houve uma ajuda ao Stroll para que ele subisse em seu primeiro pódio na F1. A “quebra” do Massa só ocorreu, se não me engano, quando já estava praticamente afastada a possibilidade do Vetel e do Hamilton chegar na ponta.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
6 anos atrás

Essa rivalidade Vettel x Hamilton, pra mim é melhor que as rivalidades Hamilton x Rosberg e Vettel x Alonso. Um duelo super parelho. Coisa que não acontecia entre Vettel x Alonso(onde sempre Vettel levava a melhor). E muito menos entre Hamilton x Rosberg com carros iguais(mesmo com o mesmo motor, as vitórias de Lewis eram predominantes) E talvez seja cedo pra dizer, mas acho que é a melhor rivalidade desde Senna x Prost.

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
6 anos atrás

Corrida maravilhosa! Essa F-1 está MUITO MELHOR que as 4 temporadas anteriores que foram uma pior que a outra.

carlos
carlos
6 anos atrás

Ficou claro para todo mundo que Amilton freou propositadamente na saída da curva para provocar um acidente em Vettel ou no mínimo para causar dificuldade na aproximação deste. De qualquer maneira isso é direção perigosa. Coisa que o Shumi já tinha feito e foi punido. Inexplicável a não punição de Amilton.

Rama
Rama
6 anos atrás

Baku “Montanha de Deus”.
Fiquei curioso: Que sílaba representa Deus e qual representa montanha?

Adriano Santi
Adriano Santi
Reply to  Rama
6 anos atrás

A origem seria o nome persa “Baghkuy”. “Bagh” significa deus, “kuy” significa cidade. Tipo Baghdad, que quer dizer “presente de deus” em Persa arcaico.

Marcos Brás
Marcos Brás
6 anos atrás

Flavio, o que Stroll fez entrou para o primeiro lugar nas estatísticas, mas como o estreante mais jovem a ir ao pódio e não o mais jovem a subir ao pódio. Explico: Verstappen conquistou seu primeiro pódio com a vitória no GP da Espanha de 2016 aos 18 anos 7 meses e 15 dias. Stroll chegou em terceiro ontem aos 18 anos, 7 meses e 27 dias. Uma diferença de 12 dias!!!
A diferença é que Max conseguiu seu primeiro pódio disputando já sua segunda temporada enquanto Stroll está debutando.

Eduardo Maia
Eduardo Maia
6 anos atrás

Parabéns pelo ótimo texto, prezado Flavio Gomes! Hilário! Informativo! E muito bom de se ler do início ao fim!

Bravo Rezende
6 anos atrás

Huahauhauhau… Certamente agora todos nós amamos Baku, não é Flavinho? Perfeito! Mas me diga uma coisa, quem na vida que corre de kart jamais levou um “break test” e quem na vida já não foi emasculado no trânsito ou mesmo no kart? Aquele fervor de admiração de Hamilton por Vettel me incomodava muito e digo que acho que também incomodava ao Alemão, que pôs fim a aquela falácia inútil que só alimenta o frívolo bom mocismo. Hamilton tem que acordar e curar urgentemente sua “doença do ego” e parar de achar que falácia na imprensa gera bons resultados, pois agora está fica mais evidenciado para ele que não existe um Rosberg do outro lado e sim um tetracampeão que está babando de vontade de conquista por seu pentacampeonatoe escrever seu nome na história. E que as criancinhas, ditas tão afetadas por Hamilton pela atitude de Vettel, possam aprender que no esporte deve se ter gana e vontade de vencer e que, não sendo perfeitos, nós humanos devemos ao errar reconhecer nossos erros e continuar nossa jornada. No mais, Ocon começa a dar sinais de agradável potencial técnica e forte inclinação de vencedor com sua “faca nos dentes”. No embate mano a mano na pista, 2 x 0 para Vettel. Corrida fantástica!

André Fonseca
André Fonseca
6 anos atrás

Essa porcaria de escuderia, a “Ferrada”, é um câncer na F1!!!

Basta um piloto assinar com ela que vira um chorão de marca maior e começa a fazer besteiras.

O quê Vettel fez ontem é inconcebível, absurdo. Todo mundo que entende um pouco só de automobilismo sabe que o líder vai tirar o pé quando o Safety Carro vai sair da pista. Assim ele faz todos diminuirem a velocidade e ganhar alguns metros / milésimo de vantagem.

A porta da “Ferrada” estragou o Vettel!!!

Sempre gostei demais dele, com todos aquela briga com Webber e as trocas de capacete a cada corrida, colocar nome nos carros, enfim, mudar um pouco esse ambiente “inodoro e insípido” da F1.

Mas aí ele vai pra “Ferrada”…

Valmir Lopes
Valmir Lopes
6 anos atrás

Se ao piloto é permitido mudar a trajetória uma vez, penso que o Lance Stroll não observou essa regra. Se tivesse feito, provavelmente chegaria em segundo. A falta de experiência, acredito, o fez perder um merecido segundo lugar.

Valmir Passos
Valmir Passos
6 anos atrás

Ótima corrida. Deplorável a atitude do Vettel. Injustificável. Saiu muito barato. Merecia com certeza a bandeira preta. Se fosse outra equipe, talvez a decisão fosse outra. Infelizmente não é a primeira vez que “aliviam” para a Ferrari. Lamentável.

JP
JP
6 anos atrás

o Ricciardo parece aquele jogador que fica fora da área esperando uma bola cruzada espirrar pra dar um chute e fazer o gol que os atacantes da frente não conseguiram fazer. É um grande piloto, a Formula-1 seria mais interessante se pelo menos 6 pilotos tivessem chances de vitória em todas as corridas.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Esses procedimentos sob bandeira vermelha merecem atencao tbm, trocar peças ao meu ver descaracteriza todo cenario q a corrida vinha apresentando.

Paulo
Paulo
6 anos atrás

Flavio, o Vettel ainda pode sofrer mais algum tipo de punição por parte da Organização do mundial? porque pelo que ele fez ficou muito barato.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Agora o Vettel e o Hamilton só faltam decidir o Título no MMA, vai ser uma rixa bem no estilo Velozes & Furiosos! Lance Stroll foi o piloto do dia por ter sido a sensação da corrida, realmente em duas corridas atrás o seu terceiro lugar nessa corrida era imaginável, mas eu colocaria como piloto do dia o Bottas que fez uma virada espetacular de último a segundo na bandeirada. Ricardito vai colocando o Verstappen no bolso sem compromisso vencendo de forma espetacular, também de virada. O Alonso pontuou, outra coisa imaginável! Os dois da Force India estão se matando na pista, pior para Force India. Cuidado Massacrado parece que o seu Pupilo vai virar o jogo!

Leandro Batista
Leandro Batista
6 anos atrás

Também tive a impressão que o Strol tirou o pé antes da linha de chegada. O Bottas não teria passado daquela maneira.
E de sobre o Luis Roberto, é uma pena ter de assistir uma corrida de automóveis no mudo. Não é possível que a RGT pense que tenha alguém que consiga suportar as merdas que esse cidadão fala,

Léo
Léo
Reply to  Leandro Batista
6 anos atrás

Concordo.
Se a Globo depositasse 1 real na conta dos telespectadores toda vez que ele citou o nome do Massa (A “babação” extrapolou o ridículo), estaríamos ricos e a Platinada falida.

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Stroll foi comemorar o resultado antes de chegar, vacilou. O carro da Williams melhorou bastante, se não fossem as batidas e stop and go durante a corrida não pegaria pódio, teve mérito, mas caiu no colo dele. Massa estava até melhor que ele, poderia muito bem ter ganho, mas o azar foi grande, assim como no último GP que foi acertado na primeira volta quando seu carro estava bem equilibrado. Sem dúvida, havia tempo que não tinha uma corrida boa como a de hoje, as ultrapassagens, os toques nas disputas de posições, as rusgas entre os líderes, nostalgicamente lembra da fórmula 1 raiz dos anos 80-90.

Charles
Charles
Reply to  Marcelo
6 anos atrás

Mas foi uma corrida exceção, na próxima volta tudo ao normal, porque Baku equiparou todas as equipes já que a pista travada – porém com uma boa reta para ultrapassagens – tira muita importância da aerodinâmica e até do motor, já que em situação normal a Fórmula 1 adota esse regulamento esdrúxulo que faz com que só uma, no máximo duas equipes consigam um desempenho 200% superior às outras equipes….. Se o regulamento não permitisse essas superioridades monstruosas de uma equipe só ou duas para as outras, ou não as deixassem tão gritantes, todas as corridas seriam como Baku (e aos puristas não estou falando de padronizar chassi e motor como na Indy viu, é perfeitamente possível manter as construtoras independentes e criar regras que façam os carros terem um desempenho muito próximo da igualdade com leve diferença apenas por méritos construtivos, e de soluções de engenharia)

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

achei bem mau caráter a atitude do vettel..
acho que todos os pilotos de ponta são ultra competitivos e sempre aprontam alguma calhordice, mas essa de hoje passou do ponto.
ele tem jogado o carro mesmo em cima dos outros em várias ultrapassagens…
mas é um baita piloto, embora sempre exista um porém.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
6 anos atrás

Um monte de gente falando do azar do Massa, que realmente vinha fazendo um corridão. Mas, só para lembrar, eu vi uns trechos dos treinos livres em Baku e o Massa tocou o muro reiteradas vezes. Talvez isso tenha causado a quebra na suspensão. Aí, não seria azar, mas sim consequência.

Guerrando Palei Junior
Guerrando Palei Junior
6 anos atrás

Apenas uma questão:
Flavio, qual a justificativa para o diretor da prova e os comissários desportivos autorizarem o Bottas a fazer o “overtake” e recuperar uma volta para ficar na mesma volta dos outros.
Por acaso a F1 agora está utilizado a regra do “Luckdog” da Nascar?

Alex
6 anos atrás

Hamilton nao fez ada errado. Foi mandado ele diminuir o vettel q tava colafo nele xom medo da relargada ele esticar a mercedes ferrpu o ham qdo recolocaram a protecao de cabeca no carro dele.

Fabrizio
Fabrizio
Reply to  Alex
6 anos atrás

Que idioma é esse?

Jayme Pires
Jayme Pires
Reply to  Fabrizio
6 anos atrás

Acho que é o idioma da digitação no celular, mas sem revisão!

Igor Dusse
Igor Dusse
6 anos atrás

Depois da movimentada corrida, o título dos post para o GP fez mais sentido.

José
José
6 anos atrás

Inacreditável mesmo foi a narração do cara da Globo, Luiz Roberto ou algo assim, não sei o nome da figura, até o Burti que sempre é comedido nos comentários teve de dar um cala boca no papagaio.
O Galvão com todos os seus defeitos e por estar ficando senil nunca falou tanta bobagem como esse cara, baba ovo deslumbrado, pensa que corrida de F1 é como rinha de galo, uma lástima, assisti o GP com o volume no zero por não aguentar tanta asneira.
Antes do GP assisti a Moto GP para mim a melhor competição a motor do momento com pilotos de verdade, motos sem botõenzinhos e borracheiros que ganham corridas em que pilotos são meros componentes descartáveis.mas com narradores, apesar de alguns excessos, competentes e técnicos, ao contrário desse da Globo que parece um bobo, um palhaço que acha que todo mundo é idiota.

EduardoRS
EduardoRS
6 anos atrás

Gosto muito do Vettel, mas hoje ele foi bem idiota. Reação totalmente desnecessária. Mas… sabe-se lá o que passa na cabeça de um cara competindo nesse nível, num momento desses. O Stroll deu uma sorte do caramba (ele é fraquínho fraquinho). Se o Massa não tivesse quebrado, acho que vencia. Mesmo assim, foi legal novamente ver um lampejo do Massa pré-2010.

Luiz G
Luiz G
6 anos atrás

Hamilton sempre faz essa artimanha quando há safety-car.
Ele dá uma mega-freada para o carro de trás ultrapassá-lo “acidentalmente” e ser punido.

Ele fez isso em 2007 com Alonso, no Japão, várias vezes. FIA não fez nada.
Hamilton jogou o carro em Rosberg em Barcelona, em 2016.
Rosberg deu passagem pra ele em Mônaco em 2016, mas ele não segue ordens do time, de forma alguma.
Hamilton é um Dick-Schumacher. Um piloto talentoso, que usa malandragens pra garantir uma vantagem.
É um egoísta, egocêntrico….logo, é um vencedor.

Paulo
Paulo
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Camisa de força ! Urgente!

Luiz G
Luiz G
Reply to  Paulo
6 anos atrás

hahahahaha….

Rony
Rony
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Será que assistimos a mesma corrida? Ou ainda a mesma categoria?

Luiz G
Luiz G
Reply to  Rony
6 anos atrás

Com certeza!
Hamilton é aquele garoto que gosta de provocar os outros.
Quando toma um tapa orelha, fica se fazendo de coitadinho choramingando…”não fiz nada, são malvados comigo”
Ele tem que parar de “malandragens” e correr como um cavalheiro, interpretando as regras de forma limpa.
O cara é um tri campeão e ainda faz artimanhas?
fala sério….

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Vettel é o típico alemão, lovo em pele de cordeiro, além de chorão é sujo. Só não levou bandeira preta hoje porque a Ferrari é igual ao Temer, comprou todo STE, e a Ferrari os comissários da pista. Uma vergonha.

fernando
fernando
6 anos atrás

Vettel é um piloto sujo dentro da pista. Sempre ocupa área de escape pra ultrapassar, chora o tempo todo, certa feita espremeu Alonso em Monza e jogou o espanhol pra fora da pista.
Daquela com o Webber causou um acidente e ainda saiu fazendo sinal de louco pro Webber.
Hoje me faz esta barbeiragem, tava dormindo. Tetra campeão com ressalvas…muitas ressalvas.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  fernando
6 anos atrás

Suas ressalvas foram anotadas e serão levadas ao Tetra campeão para serem analisadas.

D
D
6 anos atrás

Profética a escolha do texto! No “Baku” do Bottas, no “Baku” do Kimi, no “Baku” do Ricciardo, no “Baku” do Lewis, no “Baku” do Vettel e no “Baku” de tantos outros que se deram mal em algum momento foi o que deixou esse GP muito bom pra nós.

Rafael
Rafael
6 anos atrás

Dá-lhe Vettel! Faca no dente e mais um pouco. Tomou punição pelo ato de cabeça quente, até acho que deveria ter sido desclassificado, mas Hamilton mereceu e este merecia alguma punição também. Uns 5s. Ele reclamava da falta de velocidade do Safety Car e faz aquilo? Claro que não queria o Vettel estragando sua Mercedes, mas talvez Vettel frear demais e rodar, bater no muro, alguém acertar Vettel… Hamilton não sabe perder, foi sujo e encontrou alguém para lhe mostrar que terá troco.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Rafael
6 anos atrás

Putz, tem gente que de tanto torcer começa a delirar.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Rafael
6 anos atrás

Meu amigo…….Hamilton não foi sujo e isso a telemetria provou depois da prova. Quem vai à frente nesta situação é quem dita o ritmo, hora de frear e acelerar……….o SchukruteFakeJr é um chorão burrão igual ao seu ídolo, que tbm cometia estás barbeiragens………Vettel ali atrás tem de saber das artimanhas, então mesmo se tivesse sido proposital, continuaria sendo burrice do alemãozinho birrento.

Boer
Boer
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Ah! Bem típico. O vagabundo me assalta e o culpado sou eu porque eu ando com coisas de valor, é isso?

Certinho…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

O inglês tem a mania de “espremer” o pelotão na volta que antecede a relargada. Isso é público e notório. Só não enxerga quem não quer.

João Paulo Dias Evangelista
João Paulo Dias Evangelista
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Uma duvida: quem é o idolo do Vettel que também fazia barbeiragens?
Fisichella?Badoer?Alesi?Rubinho?Katayama?
Tá mal de idolo

J Fernando
J Fernando
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

O pessoal fica repetindo a investigação dos comissários sem sequer dar uma olhadinha no que mostra a telemetria. A telemetria mostra que Hamilton realmente não utilizou os freios mas, reduziu a velocidade bruscamente para 52 km/h.
Entenda como quiser.

Giuliano
Giuliano
6 anos atrás

Caro Flávio, na hora que Bottas passou Stroll também fiquei com a mesma Impresão que você, que Stroll tirou o pé antes da hora…acho que pensou que já tivesse passado da linha, e o Massa…sem pachequismo, mas que Zica….se o carro não quebra ele que ganhava…, o carro da Williams é bom quando tem retas grandes, no mais, Stroll foi muito bem mesmo, queimou a língua de todo mundo…com tanto cara experiente se esfregando e batendo nos muros, apesar da vacilada no fim, e ele novo não cometeu nenhum erro.

Alfredinho
Alfredinho
6 anos atrás

A punição dada ao Vettel foi bastante pesada. Ele não prejudicou em nada o desempenho de Hamilton. O inglês não perdeu um milésimo de segundo sequer. Já estaria de bom tamanho se aplicassem 10 segundos no tempo final de corrida do alemão.

Giuliano
Giuliano
Reply to  Alfredinho
6 anos atrás

Me desculpe, mas Vettel bateu de propósito no carro de Hamilton, como se tivesse numa briga de sinal de trânsito, no melhor estilo Dick Vigarista…, e no caso de um carro como a Ferrari, acrescentar 10 segundos ao tempo final não é punição…os caras livram essa diferença na pista e não muda nada…foi correta a atitude dos comissários na minha opinião.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Giuliano
6 anos atrás

A punição é aplicada em relação ao prejuízo causado ao piloto prejudicado, que no caso era Hamilton. Ora, o inglês não teve o carro afetado e nem perdeu tempo. Volto a afirmar, a punição foi bastante pesada.

Leo
Leo
Reply to  Giuliano
6 anos atrás

A punição não deve ser aplicada de acordo com o prejuízo do piloto prejudicado, mas sim pelo comportamento do piloto que descumpriu a regra. Agora pode bater com o carro nos outros desde que não prejudique o adversário? A atitude do Vettel merecia punição mais pesada do que a que ele levou, mesmo não tendo causado nada ao adversário. Hamilton também merecia algo.

Toni Casagrande
Toni Casagrande
Reply to  Alfredinho
6 anos atrás

Então, segundo a tua lógica, no futebol se não quebrar a perna não é falta.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Se derrubar o adversário, é falta. Se quebrar a perna do adversário é expulsão com pena posterior de suspensão. Toda punição, seja no esporte ou em outras instâncias, tem suas agravantes e atenuantes.
Volto a afirmar, 10 segundos no tempo de prova de Vettel já estaria de bom tamanho.

Wiggum
Wiggum
Reply to  Alfredinho
6 anos atrás

Acho q foi pra ficar de exemplo. Senão, logo vira Nascar

Formiga
Formiga
6 anos atrás

Todo multicampeão dos últimos tempos têm esse lado Dick (Prost, Senna, Schumi, Hamilton e Vettel). O de Vettel neste caso foi mais de cabeça quente. Embora pareça ser calmo no dia dia, nas pistas se transforma em Mr. Volante da Disney.

Samuel
Samuel
6 anos atrás

Excelente e divertidíssimo texto, FG. Informação com humor na medida certa.

Quatro coisas:
– Aguardo os próximos capítulos da luta entre o Mosqueteiro Ocon e o Mascarado Checo.
– Se o Massa é azarado, o que dizer então de Max Verstappen? Desde a Espanha ou o carro dele quebra ou a equipe erra a estratégia de corrida (caso de Mônaco). Tudo piora mais com o Ricardo encaixotando pódios e uma vitória nesse período.
– Qual a velocidade mínima ou aceitável nas regras da FIA que um piloto líder pode segurar os demais do pelotão durante o safety-car? Ao meu ver, o Hamilton foi lento até por demais. Acho que ele beirou os 50km/h.
Enfim, o piloto britânico parece ser reincidente nesse tipo de ação: no GP do Bahrein ele também praticamente “estacionou” o carro na entrada do pit-lane e prejudicou a parada do Ricardo e sei lá de quem o acompanhava atrás. Foi punido lá com 5s, acho.
– Apesar de ter gostado da atitude putaça do Vettel – famoso lado humano da F1 – (tem hora que o Hamilton pede também), a punição deveria ser a desclassificação. Esses 10s parados no pit-lane foram mamão com açúcar.

Nico
Nico
Reply to  Samuel
6 anos atrás

Cabe lembrar Japão 2008.
Mesma cena, porém com chuva e Vettel com sua Toro Rosso fora da corrida.

Amaral
Amaral
Reply to  Samuel
6 anos atrás

Vai ser legal ver Ocon e Perez quebrando o pau. Perez é muito bom, mas dizem que é de trato difícil nos bastidores. Deve estar reclamando até agora. Ocon começa a colocar as mangas de fora.
Realmente essa briga vai ter novos capítulos. Vou assistir comendo pipoca, porque vai ser bom.
Wehrlein e Ericsson vão começar a quebrar pau também. Ericsson sempre se estranha com os companheiros de equipe. Apesar de que aqui o sueco é aquele garoto banana e ruim de bola que se acha o cara só porque é o dono da bola. Wehrlein é muito mais piloto.

Wiggum
Wiggum
Reply to  Samuel
6 anos atrás

Vettel deve ter lembrado de 2007, quando o Hamilton deu uma dessas e o Vettel enfiou o carro na traseira do webber (era hamilton em 1°, webber em 2° e Vettel em 3°)

J Fernando
J Fernando
Reply to  Samuel
6 anos atrás

Hamilton desacelerou para 52 km/h naquele momento (estava em mais de 60).
E sim, Hamilton já provocou outros acidentes com este mesmo tipo de manobra (redução brusca da velocidade). Não é teste de freios, que foi investigado pelos comissários da prova. É desaceleração brusca mesmo. Dessa forma fica difícil puni-lo.

carlos
carlos
6 anos atrás

Caro Flavio Gomes, alguma especulação razoável sobre o destino de ALONSO e MASSA ano que vem?

Amaral
Amaral
Reply to  carlos
6 anos atrás

Pra mim… Massa fica. Não tem ninguém à vista pro lugar dele pra ser babá do Stroll por mais um ano. E ele ainda tem um pouco de lenha pra queimar.
Alonso já deve ter mandado um “zap” pro Andretti autorizando o jurídico da equipe pra bater o contrato da Indy. Não fica.
Quem vem pro lugar dele? Não consigo imaginar Button voltando. Talvez, se o motor Mercedes vier mesmo pra substituir o quase motor da Honda, Wehrlein venha de brinde. O que seria uma boa.

carlos
carlos
Reply to  Amaral
6 anos atrás

Obrigado. Uma pena a F1 perder o Alonso.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Amaral
6 anos atrás

Eu também acho uma pena, mas por motivos diferentes…

Toni Casagrande
Toni Casagrande
6 anos atrás

Vettel incorporou como poucos o espírito italiano na Ferrari. O alemãozinho cada vez mais parece um carcamano. Herdeiro legítimo do Schumi nos seus melhores e piores momentos.

Felipe
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Exatamente. A leitura é essa mesmo. Mas mesmo na Red Bull, quando bateu no próprio colega de time, o canguru australiano, já mostrava seu lado ferrari calhorda da força.

Alemão
Alemão
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Você está precisando de um carcamano no seu bakuzinho, criança.

Macario
Macario
6 anos atrás

Pra mim, o Stroll ainda tem muito a provar. Foi bem (e teve uma sorte imensa) no Canadá e em Baku, dois circuitos fáceis, de muito pé embaixo. Chegar em terceiro é inegavelmente uma façanha, mas perder uma posição em cima da linha de chegada é coisa de vacilão.

cara sabia que o Bottas tava chegando, estava sem problemas no carro e podia muito bem ter mantido o segundo lugar. Qualquer outro do grid em seu lugar (exceto, talvez, o Palmer) teria conseguido o segundo.

Então, por favor, não vamos baixar o nível de cobertura e começar a tratar Stroll c como uma revelação. Todo mundo sabe que tá lá só pelo dinheiro e uma comparação com os últimos novatos (Werlhein, Ocon, Verstappen) mostra que o riquinho não chega nem no chulé de qualquer um desses três. Por enquanto, Stroll é nível Palmer.

Quero ver ele fazer o que fez em circuito técnico, que não seja pé embaixo o tempo todo.

Angelo
Angelo
Reply to  Macario
6 anos atrás

A chegada do Stroll foi igual àquelas dezenas de vídeos no youtube, de esportistas que começam a comemorar a vitória e são ultrapassados antes da linha de chegada. Acho que ele estava procurando o papai na mureta e largou o acelerador.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
6 anos atrás

Prezado F&G : A verdade e divida por dois Pilotos Ricardo foi fantástico e Botas, deixou claro ao comandante Hamilton, vai ter muito problema para resolver nas pistas em 2017. Vetel ficou nervoso e surtou ( a Grande Burrice)> Felipe sempre com desculpas e sempre o carro dele com problemas , sempre a mesma versão poderia ser melhor poderia estar no Pódio , ao Piloto Muleque ( Stroll ,filho do Tio Patinhas),contou com a sorte.Uma corrida cheia de surpresas, Vamos aguardar novas disputas Vetel e Hamilton.

Cícero Araújo
Cícero Araújo
6 anos atrás

FG, você assistiu o gp de Assen com a vitória de Valentino, foi muito legal. É muito legal foi ouvir o Guto Nejaim cantando o hino italiano. Muito bom.

guto furtado
guto furtado
6 anos atrás

“O inglês fez uma pole excepcional e importantíssima para buscar Vettel na classificação. São 12 pontos que os separam na tabela. Imaginando o pior dos cenários para o inglês amanhã — vitória, com Tião Italiano e segundo –, ele desconta sete”.”Carreras son carreras”, prezado Fabio.

Edison
Edison
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Puxa, “Fabio” Gomes, vc não acertou o resultado da corrida?! Entende nada!!!

JoãoLuciano
JoãoLuciano
6 anos atrás

Sempre que tem circuitos de baixo downforce, as corridas são disputadas. Uma receita que FIA ignora.

Amaral
Amaral
Reply to  JoãoLuciano
6 anos atrás

Faz sentido. E é por isso que a Williams andou bem. E a Sauber só não foi melhor porque o carro é mais ou menos com um motor “mais mais ou menos” ainda. Equipes de carros que pedem pouco downforce. E vão andar bem de novo na Áustria.

Arthur
Arthur
6 anos atrás

Fiquei com a impressão que o Vettel acelerou achando que o Hamilton faria o mesmo só que ele manteve do mesmo jeito e deu no que deu.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

Só acho que a punição pro Vettel foi pouca. Deveria ter sido desclassificado na minha opinião. Vai ficar impressão que se pode jogar sujo. Mas regras são regras…

O pensador
O pensador
Reply to  Carlos Pereira
6 anos atrás

Na realidade quem teria de ser desclassificado era o Hamilton, mas como ele é protegidinho da FIA e das “viuvinhas brasileiras” não aconteceu nada. O cara apesar de esta na ponta e controlar a relargada, não pode fazer uma “caga…a” daquela que poderia ter causado um engavetamento maior. Mas o tal Hamilton é igual ao seu ídolo mesmo sem caráter, faz as coisas e não assume o que faz como o seu ídolo. Agora as “viuvinhas brasileiras” vão ficar irritadas…rs..rs..rs..rs…

Tulio
Tulio
Reply to  O pensador
6 anos atrás

Exato

Nico
Nico
Reply to  O pensador
6 anos atrás

É a segunda vez que Hamilton apronta dessa forma: Japão 2008.

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  O pensador
6 anos atrás

Putz, tem gente que de tanto torcer começa a delirar…

Patriotasemcamisadaseleção
Patriotasemcamisadaseleção
6 anos atrás

Se o Massa tivesse tido uma terceira boa relargada, poderia pedir música no Fantâstico, pois seria exaltado pelos comentaristas globais até umas horas.. Agora só resta ouvir a marcha fúnebre. Mas ficou feliz pelo seu bom trabalho, afinal, seu pupilo recebeu um troféu. Tem que pedir um bônus ao pai do pupilo, por ter superado a meta. Só resta agora aos locutores oficiais, viver do SE.
Se não tivesse acontecido….
Se a equipe tivesse feito revisão dos 10000km.
Se as peças trocadas fossem originais.
Se a Mola do Barrichelo, não fosse certeira na sua testa.

Jean
Jean
Reply to  Patriotasemcamisadaseleção
6 anos atrás

Rapaz, eu gosto do Massa, mas essa babação de ovo ufanista da Globo enche o saco mesmo.

Bruno Gonçalves
Bruno Gonçalves
6 anos atrás

Acho que se eu fosse o Vettel faria a mesma se achasse que foi um break test, mas é muito difícil afirmar quem estava certo ou errado, acho que é coisa de corrida, depois segue a vida.
Não entendo porque o pessoal briga como se fosse torcida nos comentários, nenhum dos pilotos é brasileiro, eu até torço que aconteça algo parecido novamente, enquanto fico olhando a TV comendo uma pipoca e rindo.
A corrida foi legal, o pessoal vive reclamando que os pilotos são um robôs, agora ficam de polêmica. Eu puniria os dois ou nenhum.

Igor Dusse
Igor Dusse
6 anos atrás

Agora a FIA diz que não puniu o Hamilton porque ele não fez o “Break Test” ao comparar com o que ele fez na relargada anterior. Mas ele fez “Break Test” antes também. Por causa disto o Vettel quase foi passado pelo Perez.
O que o Hamilton deveria fazer era ficar atrás do Safety Car e somente quando este entrasse no Box, que o Hamilton poderia acelerar a vontade. Ele pode reclamar que a entrada do box fica no meio da reta de 2 kilometros, mas daí é problema da pista.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Emerson
6 anos atrás

E de redução drástica de velocidade?

Amaral
Amaral
6 anos atrás

Eu serei o “do contra”. Continuarei achando que o Stroll (tá, a gente para de chamar ele de StrollPício) é muito mais ou menos. Mas já tinha dito em outro momento que poderia ser melhor que o Palmer. Sim. É melhor que o Palmer e que o Ericsson. Torci por ele. Mereceu ser segundo, terceiro, enfim, mereceu estar no pódio e beber champanhe sabor chulé. Fez a corrida da vida. E tomara que cresça mais e que some pra equipe. E que queime a minha língua no futuro.
Corrida do Caralho. Curti. Pegas entre os companheiros de equipe, ultrapassagens duplas, força do motor x estratégia, lembrou vagamente corridas antigas. O que é bom demais da conta. E finalmente entendi pra que a asa móvel serve. Bottas me ensinou hoje…
Apesar de que acho essa pista bizarra demais. Pista onde quebra amortecedor e banco dá medo. E continuo esperando que ninguém se quebre naquele corredorzinho de entrada de vila residencial, que eles infamemente chamam de curva.