SOBRE ONTEM DE MANHÃ

sobrebaku2
Bottas passa Stroll na bandeirada: canadense tirou o pé antes do tempo?

RIO (foi bem legal) – Claro que a vitória inesperada de Ricciardo, o segundo lugar espetacular de Bottas (escolhido como imagem do dia neste “Sobre ontem…”) e o pódio surpreendente de Stroll foram os pontos altos do GP do Azerbaijão, mas é igualmente claro que a gente não pode contar a história dessa corrida sem falar da grande polêmica do domingo.

Quando envolve líder e vice-líder do campeonato, então, é um prato cheio. Foi o caso da inesquecível prova de Baku.

A questão é: Hamilton fez um brake-test na frente de Vettel, justificando a ira do alemão? A telemetria do Mercedão #44 foi analisada pelos comissários e a conclusão foi que não, isso não aconteceu. Segundo eles, Lewis nem freou. “Diminuí a velocidade no mesmo lugar onde tinha diminuído na outra relargada”, jurou o piloto.

[bannergoogle]Sebastian não se convenceu. “Todo mundo viu. Não acho que ele quis causar um acidente, mas que ele fez um brake-test, fez. Eu tive prejuízo, ele teve prejuízo. Não é algo que se faça. A Fórmula 1 é para adultos. Acho que vou conversar com ele e vamos resolver isso”, resmungou o alemão, cuspindo abelhas. Maurizio Arrivabene também chiou: “As decisões dos comissários são sempre contra nossa equipe”.

A realidade é que o clima entre os dois grandes protagonistas da temporada não é bom. Eu diria que degringolou de vez, depois de intensas trocas de elogios nas primeiras corridas da temporada — quando, na prática, eles se alternaram nas vitórias, mas mal se encontraram na pista.

Agora, isso tem acontecido. Ontem, Vettel emparelhou o carro depois do que considerou ter sido um brake-test do rival e deu nos pneus de Hamilton, num lance típico de briga de trânsito. “O que ele fez não é o que se espera de um campeão do mundo. Mas não vou falar mais nisso, não estou muito preocupado com o assunto”, tentou encerrar Lewis.

Agora, que ele ficou bravo, ficou. O que nos leva à…

FRASE DE BAKU

sobrebaku4
Hamilton: tranquilo, tranquilo

“Se ele quer provar que é macho, que mostre fora do carro.”

Foi o que disse Hamilton sobre Vettel, acrescentando que o que o alemão fez foi “nojento”. Depois, mais calmo, falou que o que passou, passou. E que só queria ir embora para casa.

Hamilton reforçou que não fez brake-test algum com Vettel. “Quem dita o ritmo do pelotão nessa situação é o líder, e eu era o líder. O que aconteceu foi que simplesmente senti uma batida por trás. É ruim, porque jovens pilotos nos assistem no mundo inteiro e espero que não tomem o que ele fez como exemplo.”

E depois dessas lições de moral todas, o inglês concluiu: “Não foi um dia bom”.

Fato. Principalmente porque mesmo com essas tretas todas, ele poderia ter vencido, e só não o fez por um problema idiota: a má fixação daquele protetor de cabeça que é encaixado nas bordas do cockpit, levando-o a uma parada extra. “Sei que a equipe deve estar devastada com o que aconteceu, mas vamos em frente”, absolveu Hamilton. “Estou orgulhoso do que fizemos, da velocidade que mostramos, e minhas respostas darei na pista, lutando para ganhar o campeonato, algo que realmente acredito que podemos fazer, depois do que mostramos hoje.”

[bannergoogle]Hamiltinho paz & amor, em resumo.

Na Mercedes, a equipe também procurou não culpar ninguém. “Não é o caso. Precisamos só entender o que aconteceu, aprimorar os procedimentos e ver onde podemos melhorar, para que não aconteça de novo”, disse Toto Wolff. Quanto à atitude de Vettel, o dirigente foi diplomático: “A FIA tomou sua decisão e o que aconteceu não muda em nada as ótimas relações que temos com a Ferrari.”

Totozinho paz & amor, também.

A decisão à qual o chefe prateado se refere foi o stop & go para o tedesco. Punição que euzinho, humildemente, considerei justíssima. Não se joga o carro em cima de ninguém porque está nervosinho. Sebastian foi juvenil e destrambelhado. Juvenil na reação. E destrambelhado porque não prestou atenção na velocidade de Hamilton. Está atrás, que respeite o ritmo de quem lidera. Se o cara brecar, breca junto. Para mim, se distraiu. Mereceu o que levou.

Foi uma corrida tão especial que, para além das arquibancadas — obviamente felizes com o que viram –, foi difícil encontrar algum canto do paddock onde alguém não estivesse comemorando alguma coisa. Exceção feita, talvez, a um muito irritado Grosjean, que teve problemas de freio de novo. Problemas sérios. E no release da Haas, no espaço para suas declarações oficiais, o que se leu foi: “No post-race comments were made”. Primeira vez que vi isso.

Quanto à satisfação geral da nação, vejam por quê:

O NÚMERO DO AZERBAIJÃO

..sobrebaku5.equipes, entre as dez que disputam o Mundial, pontuaram ontem. A saber: Red Bull (Ricciardo primeiro), Mercedes (Bottas segundo, Hamilton quinto), Williams (Stroll terceiro), Ferrari (Vettel quarto), Force India (Ocon sexto), Haas (Magnussen sétimo), Toro Rosso (Sainz Jr. oitavo), McLaren (Alonso nono) e Sauber (Wehrlein décimo). Só a Renault ficou fora da festa.

Com o nono lugar de Alonsito, todos os times, agora, têm pontos no Mundial. Mas a McLaren segue em último. De qualquer forma, o espanhol conseguiu sorrir em Baku. “Saindo de 19º numa das piores pistas para nós, terminar em nono é irreal, uma completa surpresa”, admitiu.

A história de que poderia vencer, como disse no rádio, não fugiria muito à realidade caso sua realidade particular fosse outra. “Eu estava atrás de Ricciardo no primeiro safety-car. Hamilton teve de trocar o protetor, Vettel foi punido, as duas Force India bateram uma na outra… Era uma corrida que daria para ganhar sim, se…”

E aí é que está a diferença entre a realidade de quem tem um equipamento minimamente competitivo e a realidade específica da McLaren. Poderia ganhar, sim, se… se tivesse um carro.

Mas o que está guiando esse rapaz, de qualquer maneira, é algo que merece ser exaltado sempre. Com essa carroça, só não faz chover. Pior é que quase abandona no final, quando começou a perder potência de novo. Seria um castigo cruel demais.

sobrebaku6
Alonso, nono: ganharia, se tivesse um carro de verdade

Receio estar falando pouco do vencedor, Ricciardo. O resultado foi tão maluco, que levou Christian Horner da depressão quase profunda no início da corrida a uma euforia incontida ao final. “Acho que envelheci uns dez anos”, disse o chefe da Red Bull.

sobrebaku3
Ricciardo cumprimenta Bottas: surpresa total

É porque logo no começo da prova o time perdeu Verstappen, que lutava lá na frente pelo pódio. Problema de motor. E o australiano tinha caído para 17º — em condições normais, não teria chance nenhuma de nada. “Daniel pegou muitos detritos na pista e teve de parar muito cedo para limpar as entradas de ar. Mas, depois, foi muito bem nas relargadas, aproveitou as baboseiras de Vettel e Hamilton, e no fim conseguiu manter um ritmo muito bom. Foi muito louco.”

“Eu não apostaria meu dinheiro em mim”, resumiu Ricciardo, com o bom humor de sempre. “Foi uma corrida maluca.” Sua última vitória tinha sido na Malásia, no ano passado. Foi seu quarto pódio seguido, e ele subiu para quarto na classificação, com 92 pontos. Tem mais que o dobro que Verstappinho, que não gostou nada do domingo — já que quebrou de novo, quarto abandono nas últimas cinco etapas do Mundial.

Aliás, Max, no press-release da Red Bull, não se dignou a dizer um “parabéns” ao companheiro de equipe pela vitória. Uma deselegância oficial.

É sempre assim, até na mesma equipe tem dia em que um gosta do que aconteceu; o outro, não.

Como nós, nesta seção impagável.

baku17d2
Stroll: ótimo

GOSTAMOS…

…do terceiro lugar de Stroll >>>, que colocou o Canadá no pódio depois de 16 anos. O último piloto do país a levar um troféu tinha sido Jacques Villeneuve, terceiro colocado no GP da Alemanha de 2001 pela BAR. Os canadenses, agora, têm 37 pódios na F-1 — 23 de Jacques, 13 de seu pai Gilles e o de ontem, do jovem Lance. Agora… ele tirou o pé para comemorar antes do tempo?

sobrebaku1
Pérez: zangado

NÃO GOSTAMOS…

…de mais uma presepada da Force India, cujos pilotos têm se esfregado demais em disputas por posição, fazendo com que o time desperdice ótimas chances de pontos e pódios. Foi assim ontem quando Ocon forçou a barra sobre <<< Pérez, que estava firme em terceiro e poderia muito bem levar um trofeuzinho para casa. Talvez até vencesse. “Vamos ter de conversar internamente”, disseram ambos.

E para encerrar nosso rescaldão do Azerbaijão, uma palavrinha sobre Massa. Ele poderia ganhar?

Bem, quando a corrida foi retomada, depois da bandeira vermelha, Felipe era o terceiro colocado. Stroll vinha em quarto e Ricciardo, em quinto. Considerando que Hamilton e Vettel, os que estavam à sua frente, despencariam por conta de uma parada extra nos boxes e de uma punição, pode ser. Pode ser. Estávamos na volta 23 de 51, e certamente Felipe teria de contar com alguma valentia de seu companheiro de equipe para segurar o australiano da Red Bull, abrindo um pouco para tentar assumir o controle da corrida. Não sei se conseguiria. E se Ricciardo passasse logo, partiria firme para cima do brasileiro com um carro que estava indiscutivelmente veloz.

Mas pode ser. Pode ser. Nunca saberemos. Uma coisa, porém, é certa: foi sua maior chance de pódio em muito tempo. O problema de suspensão/amortecedor acabou com ela. Terá outras? Ora, ora, sempre tem. Uma hora ou outra a sorte vira. O Azerbaijão provou isso. No mais, Massa fez uma corrida muito boa, ainda que ela tenha durado pouco. Foi legal para mostrar a ele mesmo que ainda tem lenha para queimar. E foi muito bacana com o pupilo Stroll, ao dar uma força para ele pelo rádio nas voltas finais da corrida.

Fechamos com a visão da prova do nosso cartunista oficial Maurício Falleiros, que como sempre captou o que tinha de captar. Genial!

Falle1ros

azervartum

Subscribe
Notify of
guest

131 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Uma briga do tipo entre Hamilton e Vettel também acontece no Trânsito das Metrópoles e ainda é bem pior. O Bottas extraiu o máximo de potência da sua Mercedes.quando estava em terceiro chegando junto e passando o Stroll na bandeirada que nada pode fazer. O Pérez e a Force India poderiam ter vencido pela primeira vez, mas a Luta de Box com Ocon da mesma equipe na pista estragou tudo mais uma vez. O Massacrado estava com a suspensão avariada antes da última relargada, portanto não venceria a corrida.

Marcelo
Marcelo
6 anos atrás

Pessoal,
Este papo de que o Massa poderia ganhar é um pé no saco. Ora , Se não faz história. O cara é azarado. E não é um piloto excepcional. É apenas bom. E azarado.
Em relação ao Vettel e Hamilton, são dois babacas. De dois babacas, só podemos esperar babaquices. Aliás, gosto deles por isto. Os bonzinhos nunca são campeões. Eu quero é que eles briguem. Fica mais divertido,
abs

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
6 anos atrás

Prezado F&G : Polêmicas é uma diversão, portanto discordo de você. Hamilton deu um leve toque no freio, conforme imagens mostrada por um jornalista chamado Reginaldo Leme, também é a opinião de Jack (.Lord) F-1, o resto é mimimi da equipe Mercedes-Benz. Mais que a disputa vai esquentar entre Tião e Hamilton, um pouco mais de emoção.

Ferrarista
Ferrarista
6 anos atrás

Esse toquinho roda a roda do Vettel foi coisa de moleque mesmo. Nem quebrou peça do carro do Hamilton. Se fosse nos tempos de Senna e Mansell, o Hamilton tava fora da corrida e os dois iriam resolver as diferenças na mão, como machos de verdade. Infelizmente hoje em dia a F1 virou coisa de moleque mesmo…

Robertom
Robertom
6 anos atrás

A informação sobre a telemetria do carro do Hamilton, de que ele não freiou não condiz com a camera “on board”, onde os gráficos mostram que ele tirou completamente o pé do aceleredor e deu um toquinho no freio.
Não é exatamente um “Brake Test”, mas é um truque amplamente utilizado, ainda mais pelo Lewis, para abrir uma boa vantagem nas relargadas.

roberto
roberto
6 anos atrás

Senhores,
Não consigo entender as duas matérias publicadas pelo GP em que um campeão mundial e um padrinho apoiam a atitude de Vettel.
Primeiro, o Consultor da Red Bull coloca culpa de confusão em Baku em Hamilton e diz: “Os dois deveriam ter sido punidos”, sendo que equivocadamente parte da premissa que Hamilton fez Break Test. O que não é verdade.
Depois, Villeneuve sai em defesa de Vettel no incidente com Hamilton no Azerbaijão e diz: “Eu teria feito o mesmo”. Ou seja, desconhece que não houve break test. Assim, o GP e FG alimentam os tresloucados de que protegem e torcem por Vettel. Vettel errou e pronto. Passou.
Vettel foi um sortudo, pois os comissários consideraram que jogar o carro no outro foi direção perigosa. Sorte? Que nada! Isso foi PICARETAGEM. Não tiveram peito de dar bandeira preta para o tedesco por atitude antidesportiva. Não importa se foi a 15 km/h. Importa é a atitude.
A pergunta que faço a FG e ao GP é: a Mercedes pode recorrer e solicita a revisão do caso?
Pode a FIA punir o VETEL, desclassificando-o por atitude antidesportiva?

FG e GP, #PAZ.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Não sei porque reclamam da reação do Vettel.
Vai ver o brasileiro espera que um cara com sangue nos olhos e CAMPEÃO QUATRO VEZES tenha uma reação MEDÍOCRE com a que cansamos de ver por parte de Barrichello e Massa de levar um pernada na pista e ficar de chororô eterno pelo rádio até o fim da corrida e se lamentar pelo resto da vida de ter sido “prejudicado”. Qual reação então é mais infantil?
Duvido que Senna e Piquet não fariam o mesmo que o alemão depois de maus uma dessas do cínico e dissimulado Hamilton.
Esse bunda-molismo do falso moralismo/bom mocismo do “fair play brasileiro” é de dar náuseas.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Piquet faria igual na pista e ainda daria umas bolachas no inglês, após a prova.
Senna chamaria a atenção de Hamilton com gestos e daria um lição de moral nele, após a prova.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

– Foi bem diferente (do que em 1997, quando ele e Schumacher se chocaram e Schumacher foi punido). Eles estavam a 16 km/h, quem se importa? Claro que foi feio, mas Lewis fez “brake test” com ele (Vettel). Eu sou piloto, já estive lá. Sempre que um piloto fizesse isso comigo, eu faria o mesmo que Seb fez. Ele pegou uma punição, a maior que podia de acordo com as novas regras.
– Não acho que ele (Vettel) estava tentando acertá-lo. Ele tinha uma mão no volante, estava olhando para Hamilton e apontando o dedo. Você não bate rodas assim, você vai quebrar o seu próprio carro, e com uma mão… se você vai atingir alguém, tem as duas mãos no volante. Estou feliz em ver que pilotos tem emoções. É bom e divertido. Temos dois caras brigando pelo campeonato, ficando bravos um com o outro, e nenhum dano foi feito. Qual o grande problema? É ótimo para a TV. Bem melhor do que ver Hamilton pedir para Bottas atrasar Vettel.”
(Jacques Villeneuve)

GunneR
GunneR
6 anos atrás

https://youtu.be/wuUNTzVYVpk?t=2m13s

Não, FIA, Hamilton nem pisou no freio… Eu é que sou daltônico!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  GunneR
6 anos atrás

Você viu a luz “marrom” no painel da Mercedes?

Marcelo Ventura
Marcelo Ventura
6 anos atrás

A imagem da TV mostra o Hamilton dando um toque no freio. Pisca o vermelho do “brake” naquele gráfico de pilotagem.

Luiz G
Luiz G
6 anos atrás

Eu não acredito que haja torcedores defendendo Hamilton!!

O cara é um sujo, trambiqueiro, Dick Vigarista, só ganha com artimanhas, jogou carro no Rosberg, desrespeitou ordens de equipe, participou da pilantragem da “McLaren x Ferrari” no roubo de projetos de 2007, “pagou” o Glock para ultrapassá-lo em interlagos pra ser campeão em 2008, tentou sabotar o Alonso no japão em 2007 com a mesma pegadinha que tentou com Vettel agora….

Torcedor não tem memória….

Hamilton é talentoso, claro, mas sempre joga sujo.
Vettel mandou mal, é verdade….devia ter dado uma porrada pra tirar o Hamilton-sujo-ladrão do campeonato!!

Torcida Vettel 2017!!

Fernando Vieira
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Quanto ódio no coração amigo. Por favor, mostre aqui nesse boneco onde foi que Lewis Hamilton te molestou.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Fernando Vieira
6 anos atrás

Ah, não é ódio….é o vigor da paixão.
Qual a graça de falar de F1 se a gente não opinar fervorosamente de vez em quando :D

André Fonseca
André Fonseca
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

O Vettel traçando o carro em cima da Mercedes foi do Hamilton então???

HUAHUAHUAHUA

O líder da prova controlar onde é quando acelerar é errado?!

HUAHUAHUAHUA

Alguém não assiste automobilismo, Indy ou Nascar (essa até o ano passado, já que atualmente foi criada a “zona de reaceleração”, exame te para tentar colocar um pouco de ordem nas relargadas).

Roberto
Roberto
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Isso que é um Troll!
Foi tudo ao contrário.
Boa.

Julio
Julio
Reply to  Luiz G
6 anos atrás

Mas como escreveu merda,
Eu imagino o Hamilton negociando valores com o Glock para poder ultrapassa-lo durante a corrida. Pqp vai ter mente fertil la no raio que o parta

paulo maia
paulo maia
6 anos atrás

Verstário forçou a barra e quebrou o motor, sendo o unico culpado por mais um abandono.

Luigi
Luigi
Reply to  paulo maia
6 anos atrás

Meu caro, se seu carro for eletrônico, tiver câmbio automático, ,tenta passar de giro ou colocar uma marcha inadequada a qualquer um dos eixos (movido ou motor) ele não aceita, simplesmente para evitar quebras, isto existe em carros que custam uma fração do que um F 1 ou qualquer outro carro de categoria top.
O que eu acredito é que o motor Renault (o do Versttapinho deve já ter muitas horas) deve ser mais sensível a alteração bruscas de temperaturas, lembrando que a única forma de resfriar o motor é o ar que passa pelos radiadores, quando em movimento,, em baixa velocidade a refrigeração é deficiente, pricipalmente sê o motor já tiver muitas horas de funcionamento.
E muitas voltas de bandeira amarela, que é uma velocidade baixíssima para um F 1 e atrás de outros carros, pode ter elevado muito a temperatura do motor causando a perda de pressão de óleo, isto causa quebra de motor moderno, ou fadiga de material, mas não há possibilidade de forçar um motor moderno além dos limites pré determinados,a eletrônica não deixa, e isto foi feito justamente para não haver quebra por erro de operação e o câmbio da mesma forma, não aceita marcha inadequada, se tentar ele entra em neutro, já vimos isto, só não ouvimos a explicação para isto de quem deveria comentar tecnicamente a corrida parece que depois que a Rossa Di Maranello resurgiu como a Fênix, ele está mais preocupado em torcer para o inglês e distorcer os méritos de outros que ousem vencer o inglês, seu “Regalo”.

carlos'
carlos'
6 anos atrás

Todo mundo viu. Redução de 90 para 50 e com toque no freio. Numa saída de curva. Por que Amilton não foi punido?

Luigi
Luigi
Reply to  carlos'
6 anos atrás

Carlos, você andando com seu carro de câmbio manual de 5/6 marchas em segunda ou terceira, a 4/5 mil rpm,, se você tirar o pé do acelerador o que acontece? Não é uma redução brusca de velocidade, e isto em um motor de produção,, baixa potência específica, volante do motor pesado, imagine um carro de F 1 que pesa quase a metade de um carro popular e tem mais de dez vezes a potência, , e ainda tem turbos e sistemas regenerativos de potencia elétrica, que são acionanos quando o carro é sofre desaceleração,, a retirada do pé do acelerador, é uma brecadada em terceira ou quarta marcha como deveriam estar andando para não “engasoparem” os cilindros e manterem o turbo cheio. Eu acredito que a tirada de pé do Hamilton foi para faze-lo frear,, provicando perda de rotação e pressão de turbo,,como o cotrole de relargada era dele,teria mais acelerado na bandeira verde..
Agora;cousa o comentário do Burti,…….qualquer um que nunca pilotou um carro de competição pode dar pitacos errados, baseado em seus achismos.Mas ele foi piloto, não sei se ainda é, sabe o quanto o volante destes carros são sensíveis,, o Vettel bateu no carro do Hamilton por ter gesticulado e deve ter dado um toque no volante, coisa bem tola o que fez, pois ele sabe muito bem e tanto Burti e Reginaldo também, que em um choque de duas massas equivalentes, não se pode afirmar qual será mais danificada antes do impacto,portanto, ele não bateria propositalmente.pois poderia ser o mais prejudicado,eventualmente.
Está é minha opinião, baseada na experiência de ter toda uma família dedicada a carros de competição que começou em Pergusa, e continuou em Milano e cercanias até o fim da Autodelta, com il maestro Carlo..sou o único da família que resolvi seguir os mesmo passos e pensamentos do Atual Papa,sem o mesma capacidade e sucesso, claro. Ele gosta de futebol, eu de carros e corridas,mas com o voto de pobreza, até computador e site são emprestados.
Tudo de bom a vocês.
Que Deus abençoe a todos.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Acho engraçado as Hamilzetes defenderem a tese de quem bate atrás é sempre o culpado.

Mas quando quem bate é o Hamilton há uma explicação FIAdora, com certeza:

https://youtu.be/gCzkaX2DL7w

Tá bom.

Luiz G
Luiz G
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Apoiado!

Goos
Goos
6 anos atrás

FG
Deixando a F1 de lado apenas mais um comentário:
Il Dottore espetacular!!!
O cara é genial!
Em 3º no mundial andando com moleques talentosos, e polotando como… um moleque!
Genio!

Goos
Goos
6 anos atrás

FG
Mas o grefico que apareceu que ninguém se deu contra mostra o contrário do dito por pelos comissários:
No momento ele cai de 90Km/h para 50km/h, e principal o grafico mostra a “bicada” no freio.
É nítida a desaceleração.
Ele é reicidente nisto!

Leovegildo Fernandes
Leovegildo Fernandes
6 anos atrás

O Vettel é bom, mas pqp… Compara com o Alonso. Quando o Alonso andou com o Raikkonen, este não chegava nem perto de classificar na frente do espanhol. Agora dá calor no alemão. Seria possível o Alonso perder a cabeça desta maneira infantil como o Vettel? Eu acho que ser fosse o Alonso no lugar do Vettel, a vantagem seria de uns 50 pontos sobre o Hamilton.

GunneR
GunneR
Reply to  Leovegildo Fernandes
6 anos atrás

Não podemos nos esquecer de que o Raikkonen, ao contrário do que ocorre nesta temporada, não era feliz com o carro em 2014.

Mônica
Mônica
Reply to  GunneR
6 anos atrás

Verdade. O meu gatão não era feliz com o carro de 2014, que não andava e ele só vai ser feliz de verdade, quando me conhecer.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Leovegildo Fernandes
6 anos atrás

Você nasceu ontem ou não lembra das tretas Alonso-Hamilton na McLaren. Inclusive com Alonso “bloqueando” Hamilton numa parada nos boxes durante uma corrida…

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Algumas observações : No final na perseguição de Hamilton a Vettel , podemos
notar que a Ferrari tem potência igual a Mercedes , pois não teve nehuma ameaça do
Hamilton para o chiliquento do Vettel., apesar do retão de 2 K.
Perez e Ocon vão dar muito prejuizo a Force India …não conseguem andar juntos sem
bater. Me expliquem uma coisa : porque na Haas só o carro do Gorjean tem problemas com freio . E o nosso Massa hein ..puta cara azarado , ja pensaram êle
e Stroll marcando pontos , seria ótimo pra Williams.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

Não acredito muito na tese do break test, no máximo uma bobeada, ou distração, do Hamilton…

Ninguém em sã consciencia vai expor a traseira (do carro) à uma porrada.

Se o Vettel enche a traseira dele quem perde mais é o inglês.

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Rafael Rego BH
6 anos atrás

Explique como que perder um bico e detonar a suspensão dianteira de quem bate de frente na traseira de um F1 é mais danosa de quem leva um pancada atrás de um F1…
É cada “teoria” desses especialistas de sofá…

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

Sou muito fã do Vettel mas a reação dele após a batida de lado é muito estranha.
Primeiro ficou perguntando o motivo de ter sido punido, e acabei de ver uma entrevista onde ele se esquiva completamente do reporter sobre a pergunta do contato lateral, como se não tivesse havido nada…Eu hein. Tarja preta no alemão.

Byron
Byron
6 anos atrás

Olha, só para atiçar, há dez anos atrás dois grandes pilotos ficaram se pegando durante as corridas e tal, e um finlandês, comendo pelas beiradas, ficou com o título…

Luciano
Luciano
Reply to  Byron
6 anos atrás

Muito bom kkkkk mas dessa vez o finlandês deve ser o do mercedão

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luciano
6 anos atrás

Faz sentido, mas acredito que a Mercedes (e a Ferrari, também) vai dar um break nessa briga e não demora.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
6 anos atrás

Outro faniquito clássico do Vettel.

Daniel
Daniel
6 anos atrás

Se o Bottas souber aproveitar pode se dar bem nessa peleia dos lideres do campeonato.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

eu quero é mais que o circo pegue fogo e o palhaço tente apagar o incêndio com gasolina
todo mundo queria f1 raiz com inimigos declarados chamando pro pau trocando acelerador pelo freio trocando tapa na beira da pista então ta ai
ou vão preferir a f1 nutela com piloto fazendo beicinho e porque o adiversaio freiou forte ou porque foi chamado de bobo ?
porrada porrada viva a treta

FireMax
FireMax
6 anos atrás

A próxima corrida que o Miltão ganhar é capaz da Globo colocar o tema da vitória do Senna…

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

O cara é tetra campeão e bate atrás ??? Depois joga o carro sobre o outro ??? Muito mimimi esse rapaz. Admite de uma vez que bobeou porque tava muito próximo e fim de conversa.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Carlos Pereira
6 anos atrás

Qual é o problema? O cara só porque tem vários títulos deixa de ter emoções? O Shcumacher com um monte de títulos imprensou o Rubinho no muro. E aí?

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
6 anos atrás

Uma das melhores corridas últimos anos, todos os ingredientes: Carro madrinha, bandeira vermelha, disputas acirradas, gente boa ficando pelo caminho, só faltou ela, A CHUVA. No mais, só perde para a ultima em Interlagos.

Andre Alves de Souza
Andre Alves de Souza
6 anos atrás

Otima corrida.
Os dois mereceram. Os dois sao hipocritas de qualquer forma.

Nao e preciso frear seco pra fazer um break test..

Se o Vetel fosse decente, ate ficaria em favor dele, se em suas declaracoes dissese algo como “e isso, que sirva de aviso ao Hamilton que nao aceitarei impassivel como fazia Rosberg”

Abraco Flavio.

gustavo
gustavo
6 anos atrás

peço que deletem meu nome e-mail do cadastro do site… não faz sentido postar comentários e respostas que não sou publicados… grato.

gustavo
gustavo
Reply to  gustavo
6 anos atrás

ops! falha minha… creio que estavam sendo moderados… peço desculpa… abs.

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Absolutamente, perfeito e justo a pós-leitura da corrida, juntamente com a não menos genial charge do Falle1ros. O resto é discussão de clubistas, em nada acrescentam.

Mas apenas algumas questões pra remoer:

– Como sou educador, apesar de infamemente e por pura e simples influência do blogueiro (rs) ter apelidado o adolescente de “Lance DeStroll”, já tinha alertado sobre o tempo que leva para o aprendizado do “aluno”, para então, poder traçar algum diagnóstico.
http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2017/06/one-comment-837/#comments
Bem, depois de Mônaco, dois circuitos com muro bem aqui e bem ali. Até Hulk, o bonzão e incrível das galáxias de Le Mans errou, então, sim: sorte, aprendizado e competência – mais que justo o pódio. Se fosse menos cremogema, teria sido segundo. E sim, ele tirou o pé na reta final. Mas é isso;

– As declarações mais comedidas e diplomáticas de Toto não seria uma manobra pra defender um 2018 de Vettel na Mercedes e minimizar a merda ali ao vivo? Deixar mais evidente uma briga Vettel vs. Hamilton do que essencialmente uma briga Vettel vs. Mercedes? Chega até ser retardada a declaração dele:
“Não posso imaginar que tenha feito isso de propósito”. Foi não. Baixou na hora o Shumacher 1997 no carro do Vettel e o volante virou sozinho pra direita…

– Basicamente, é por isso que muitos torcedores clamam por uma F1 mais competitiva e equilibrada. Porque querem sua equipe ou seu piloto favorito tenham chances de vencer. Porque fica claro que tem pilotos talentosos que são tão aptos a vencer, como os atuais “postulantes ao título.” E circuitos com o mínimo de dificuldade, sem aquelas áreas imensas de escapes. Sinceramente, não sei porque reclamam de Baku.

– E analisando friamente os fatos, não suposições. Sendo a atitude antidesportiva de Vettel, punida com 10 segundos e Hamilton, segundo os dados, não fez o tal break-test, então a FIA arrumou uma encrenca enorme. Atitude antidesportiva, analisando apenas apenas a culpabilidade, não os vetores da ocorrência, resultaria numa bandeira preta com uma suspensão de dez posições no próximo grid, ou suspensão de um GP com uma mísera multa de 100 mil temeres golpistas e pontos na carteira. Enfim, uma punição pesada para a falta. Dá pra questionar a FIA não só a penalidade, como também os critérios. Ou veremos bate-bate nas próximas situações e uma penalidade de 10 segundos?
Como seria ruim pro Liberty, pra audiência, pra FIA, pro campeonato, etc. deixar Hamilton correr sozinho na próxima corrida, ficou assim mesmo. Por isso parece justo também, na minha opinião. E por que esse negócio de abracinho no final da corrida e respostas engomadas são de encher o saco: que deixem se pegar na pista. E se Vettel é “homi mermo”, que faça que nem Shumacher em Spa 1998:
https://www.youtube.com/watch?v=d8-3QaIlHyI
No fim, Vettel ampliou a vantagem o que significa que não foi tão ruim o resultado disso tudo.

– E alguém mais experiente tem que avisar pro Vettel, já que foi mais feio pra ele, que tem que jogar carro em cima do outro quando for a última corrida, valendo o tal título. Fica melhor. E se levar vantagem.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  moisesimoes
6 anos atrás

O termo usado pela FIA foi (foi mesmo?) “direção perigosa”. Se fosse usado o termo “atitude antidesportiva” (e foi.) teria que aplicar a pena mencionada por você.

GArlet
GArlet
Reply to  moisesimoes
6 anos atrás

Com um comentario tendencioso desses, não a toa olhe como está o ensino no Brasil………..

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  GArlet
6 anos atrás

– O que tem haver um comentário pessoal sobre F1 com a educação no Brasil e instrução?
Mesmo sendo “tendenciosa”, de fato não foi, e mesmo sendo, uma vez que leva a formar opiniões que nem sempre concordam com você, apenas leva a uma discussão mais ampla sobre:
1 A evolução de aprendizes;
2 A postura de Toto Wolf;
3 Corridas mais justas;
4 Análise da punição da FIA- rivalidade entre Shumacher e Hakkinen;
5 Grandes campeões já fizeram o que Vettel fez mas em circunstâncias diferentes.
Vá estudar um pouco mais pois não caio no seu clubismo fajuta. Boa parte dos alunos de ensino médio não compreendem o que leem. Então faz o favor, de não responder meus comentários. A sua opinião pra mim não acrescenta em nada, como disse a pouco.

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  GArlet
6 anos atrás

– E reveja o uso da pontuação e o uso da crase no seu comentário, querido aluno. E reticências só se usa uma vez. Fica assim:
“Com um comentário tendencioso desses, não à toa, olhe [você] como está o ensino no Brasil …”

Mauricio
Mauricio
6 anos atrás

1. A telemetria da FIA tá míope. É só ver como a Force India que vinha atrás teve que desviar pra não bater em Vettel.

2. Acho que ficou barato para os dois. Hamilton deveria ter tomado alguma punição de tempo e o Vettel tinha que ser desqualificado da prova.

3. Parece que Stroll quer provar da cervejinha que Toto Wolf andou dando a Massa.

Yuri
Yuri
6 anos atrás

Observando que o Stroll chegou a apenas 4s atrás do Ricciardo, creio que o Massa teria um ritmo muito melhor e se não fosse a quebra do amortecedor, venceria a prova.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Yuri
6 anos atrás

Concordo!!! E acrescento que Ricciardo poderia abrir mais de Stroll, estava controlando a diferença, porém Massa seria uns 3 décimos mais rápido por volta que Stroll. Ricciardo poderia chegar para brigar com Massa, mas nos dois pontos de ultrapassagem do circuito não teria motor para isso. (só passou o Stroll na relargada porque Massa teve problemas e Stroll vacilou por um instante e Ricciardo não.)

Patriotasemcamisadaseleção
Patriotasemcamisadaseleção
Reply to  Yuri
6 anos atrás

E se, e se, e se….
O problema é que tem muita estrela, pra pouca constelação. E no caso do Massa, sua estrela brilhou mais uma vez e justamente no no baku.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Patriotasemcamisadaseleção
6 anos atrás

A estrela dele apagou a muito tempo.

Marques
Marques
6 anos atrás

Punição bem leve. Se não dirigisse uma Ferrari teria sido desclassificado.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Marques
6 anos atrás

Comentário sucinto, mas perfeito.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

A FIA também inocentou o Al Caponso na episódio Cingapuragate.

Por aí se ver a seriedade e imparcialidade do órgão.

Parece a Friboi.

#seédafiadesconfia

jean carlo
jean carlo
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

mas o que alonso fez em cingapura?

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

O Jean Carlo chegou agora de Marte e quer saber o que Alonso fez em Singapura. Explique para ele, Matteoni, o que o “Dick Júnior” fez.

Toni Righi
Toni Righi
6 anos atrás

Sobre a treta tedesca-britã não sei o que pensar sobre a amplificação do caso promovida pela mídia. Por um lado a vendeta gera um interesse extra para o campeonato. Por outro, do ponto de vista esportivo, pode descambar para aquilo que já vimos antes.

Sandro da Orions
Sandro da Orions
6 anos atrás

Engraçado que ontem, assim que a prova terminou, o próprio Flávio veio com pedras na mão condenando o brake Test do Hamilton, rsrsrs. Pelo jeito deu tempo de apagar o post desastroso. Quanto à punição de Vettel????? Brandíssima. A falta compara-se à de schumi em Villeneuve (atingir o carro de adversário deliberadamente), e até o todo poderoso Michael (protegidasso também), foi punido com exclusão. Tão passando a mão na cabeça do alemãozinho pra justificar o título e uma prova na Alemanha de novo. Tá na cara. No mais, baita corrida, de dar gosto mesmo. E que Lewis retome as vitórias pra essa briga durar até o fim do ano mesmo, que tá legal, rsrsrssr

Julio
Julio
6 anos atrás

Melhor corrida dos últimos 20 ou 30 anos? Será porque agora os pilotos estão mais à vontade para correr e disputar? Lembrando as regras até o ano passado, teríamos mais da metade do grid pagando punições de tempo, drive-through e perda de posições na próxima corrida!

Saima
Saima
6 anos atrás

Todo mundo reclama, mas parece que é fato que ninguém narra F-1 como o Galvão Bueno. Detesto no futebol, mas na F-1 é motivo pra ver a corrida mais que a própria em si, na minha modestíssima opinião.
Semana passada o Luis Roberto interrompendo o Reginaldo Leme de contar a história do Jabouille em 1980 foi de doer.

Robertom
Robertom
Reply to  Saima
6 anos atrás

Galvão é ruim demais, não tem percepção, erra muito, interrompe os comentaristas e repórteres o tempo inteiro, é repetitivo, muito chato e completamente insuportável.
Mas não se discute, o Luiz Roberto é um fenômeno, consegue ser pior do que o Papagaio esquizofrênico.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Flavio, muito legal os comentários!
Na seção de gostamos, se achar necessário, comentar sobre o Pascal Wehrlein. Novamente marcando pontos e foi para cima do ME próximo do final da corrida.
Abraço!

John Player
John Player
6 anos atrás

Sobre Massa ontem, é fácil entender o que aconteceu. Deu a lógica.
Um cara que perder um titulo na última volta, mesmo vencendo em Interlagos como foi em 2008, não nasceu para vencer abençoado por tanta sorte como seria no caso de ontem.
Como já disse Nelson Piquet anos trás: “Na F1 você é, ou não é. Não existe meio termo” Quem nasceu com estrela de campeão não tem “azar” no momento de decisão.
E o Stroll deu uma vacilada. Por sorte ainda conseguiu o lugar no pódio em terceiro. Imaginem se ele estivesse em terceiro lugar, já comemorando pódio e nos metros finais perde a posição! Seria outro momento Nigel Mansell. Por que essa vacilada nos metros finais pensando no pódio é coisa de Mansell. Hahahaha!

JP
JP
Reply to  John Player
6 anos atrás

Eu já tenho uma explicação mais prosaica e menos mítica: o carro dele teve problemas.

César
César
Reply to  JP
6 anos atrás

Engraçado que o carro dele sempre tem problemas ou ele é sempre prejudicado por alguém.

Rocker
Rocker
6 anos atrás

Luis Roberto, o mais pacheco PIOR narrador de F1 que já existiu, é um exemplo de viúva que depois de saber que Hamilton tem Senna como maior ídolo no automobilismo, quando olha para o capacete do inglês, enxerga o capacete do falecido. A corrida inteira o cara torceu descaradamente por Hamilton e Massa. Não que Galvão Bueno não faça o mesmo, mas em doses mais discretas que o horroroso Luis Roberto. Bem melhor quando é o cara do Sportv (Sergio Mauricio) ou o Cleber Machado. O Luis Roberto narrando F1 (e qualquer outro esporte) e o Datena narrando futebol e tanta trollagem com o telespectador da tv aberta, que dá saudade do Galvão Bueno! kkkkkkkkkk Imagine o show de horror desses dois!
Lamentável a “opinião” do coxinha Luciano Burti e do patético Luis Roberto sobre o incidente com Vettel e Hamilton. Fosse Senna no lugar de Vettel e Schumacher no lugar do Hamilton, o mesmo incidente teria um julgamento totalmente diferente na hora de acusar um culpado.
E no caso do Massa então? Ontem tivemos outro Domingo com “Hoje sim, hoje não” Hoje sim, hoje não!”. Azar do massa,, mas foi divertido ver Luis Roberto pacheco master quebrando a cara.
No final, Vettel chegou á frente de Hamilton, Lance Stroll (quem Massa disse estar sofrendo com a pista nos treinos) chegou no pódio e Massa quebrou. Chupa pachecos!
E uma pergunta final para os “anti-vettel” e viúvas que torcem pelo Hamilton como se ele fosse o filho de Senna:
O que é pior: uma atitude IMEDIATA e espontânea de um piloto num momento de revolta com uma manobra do rival durante a bandeira amarela, ou esperar UM ANO e de forma PREMEDITADA com muita frieza jogar o carro para cima do carro do rival bem na primeira curva da última corrida para conquistar um título?

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Rocker
6 anos atrás

Acho que o supra-sumo da bosta ontém foi o tal do Luiz Roberto querendo forçar o Burti e o Reginaldo Leme a darem um veredicto a respeito do incidente entre Hamilton e Vettel e os dois desconversando. E o panaca não satisfeito, insistiu e insistiu, até a hora em que o Reginaldo ficou puto e falou, visivelmente irritado, o que achava do assunto.
Acho que nos bastidores os dois(Burti e Reginaldo) devem falar: puta merda, hoje teremos de aturar aquele mané….

Ta foda. Chegamos ao ponto de termos de ficar feliz em aturar o Galvão Bueno porque seu substituto é um purgante auditivo.

gustavo
gustavo
Reply to  Rocker
6 anos atrás

seu comentário faz sentido… mas no fim vc caiu da armadilha do anti-pachequismo, ou seja, caiu na mediocridade de ser o outro lado da mesma moeda… e por falar em moeda…o senna apenas retribuiu na mesma moeda – mais do que deliberadamente, eu diria, escancaradamente – o que o prost fez no japão no ano anterior…

gustavo
gustavo
Reply to  Rocker
6 anos atrás
JP
JP
Reply to  Rocker
6 anos atrás

Eu já tenho uma visão mais prosaica da coisa: o carro teve problemas. Simples assim.

murilo medeiros
murilo medeiros
6 anos atrás

Melhor corrida do ano. Ver em determinado momento Massa, Perez, Occon, Alonso e – especiamente – Stroll e Magnussen na “parte de cima da tabela” foi surreal. Próxima etapa favorece aos motores Mercedes… em 2014 foi lá que Massa fez sua última pole.

Alan Borghini
Alan Borghini
6 anos atrás

Flavio, tem uma sequência de fotos do Hamilton freando, tirando o pé, e só não mostrou ele engatando ré (não vamos discutir a vida particular).

comment image

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Alan Borghini
6 anos atrás

Claro que ele freou.

Break Test clássico.

O mundo inteiro viu.

http://grandepremio.uol.com.br/mobile/f1/noticias/consultor-da-red-bull-coloca-culpa-de-confusao-em-baku-em-hamilton-e-diz-os-dois-deveriam-ter-sido-punidos

Só a FIA da P*** não viu.

Está claro quem vão favorecer no campeonato.

Alberto
Alberto
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Brake test, filho. Referência ao ato de frear, e não de quebrar.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Lewis Hamilton é um cínico dissimulado.
Infelizmente, vivemos num tempo onde os valores são distorcidos e as pessoas não tem mais discernimento sadio para avaliar caráter e escolher ídolos para se identificar, torcer e “para defender”.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Comentário perfeito sobre os acontecimentos ontem em Baku.

Se o próprio Vettel afirmou depois do incidente que o Hamilton já havia feito isso na China, por que não ficou esperto? E, mesmo depois do acontecido, se ele ficasse atrás, esbravejasse pelo rádio, podia arrumar até uma punição para o Hamilton de uns 5s e Vettel teria a corrida nas mãos. Agora, sair de trás do Hamilton, e dar aquele “chega pra lá” fez ele perder toda a razão que poderia ter.

E essa declaração do Maurizio Arrivabene “As decisões dos comissários são sempre contra nossa equipe” parece uma piada de domingo.

Acho que o mérito foi mesmo do Bottas em ultrapassar o Stroll e não uma tirada de pé do garoto. Olhando os tempos das últimas voltas dos dois, Bottas estava regularmente mais rápido que Strolll e foi 1,450s mais rápido que ele na última volta.

Voltas do Stroll/Diferença para as voltas de Bottas:
46-1:45,534 Dif. 1,425
47-1:45,621 Dif. 1,343
48-1:47,501 Dif. 2,123
49-1:45,226 Dif. 1,007
50-1:45,117 Dif. 0,860
51-1:45,375 Dif. 1,450

O Stroll virou mais rápido na última volta do que ele tinha virado nas voltas 46 e 47.

Agora, pra saber se tirou o pé antes da linha de chegada, só a telemetria da Williams pode dizer e ela nunca vai mostrar esses dados…rs

E corrigiram o erro de ter apenas um ponto de detecção do DRS, que beneficiava quem ultrapassava no final do primeiro ponto de abertura de asa.

http://www.gpupdate.net/en/f1-news/354804/baku-track-gets-second-drs-detection-point/

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

Pra você ver o efeito da asa móvel e do vácuo numa reta gigantesca como aquela. O Bottas teve de tirar uma vez senão iria cruzar a linha de chegada sentado no colo do Stroll. O canadense simplesmente não teve como se defender…

Cranio
Cranio
6 anos atrás

Fala Flávio…

Tenho algumas considerações a fazer sobre a corrida:

1) Que merda de organização, hein? Fiscais, voluntários, safety car… Para remover um carro da pista, foi necessário “matar” quase metade das voltas; um trator que não conseguia manobrar com o carro suspenso; o safety car ficou esperando a retirada do carro e nem notou que a pista estava cheia de detritos, forçando sua volta posteriormente; um carrinho de golf com uma esteira fazendo a limpeza, andou mais no meio da pista (onde não haviam detritos), deixando as laterais cheias de entulho; garrafinhas d’água voando na pista… E devo estar esquecendo de mencionar outras idiotices… Apesar de eu ter gostado da corrida, toda a lambança dos envolvidos no trabalho de pista é que causaram essa loucura.

2) O que aconteceu com o carro do Massa?? Nas 2 relargadas após o safety car, o cara vem ultrapassando todo mundo até assumir o 3º lugar, até parar o carro no box depois da bandeira vermelha. Quando o carro volta pra pista (sob safety car), o amortecedor estava quebrado? Como isso aconteceu? É no mínimo, estranho… Não havia nada que pudesse ter causado isso na pista, em minha opinião.

3) Tenho quase certeza que o Stroll diminuiu a velocidade antes de cruzar a linha de chegada. Mesmo com o Bottas babando atrás dele (aliás, baita corrida, a dele!), o DRS era ativado muito próximo da linha e não seria suficiente para realizar a ultrapassagem e ainda por 1 décimo na Williams.

Sei lá… Como disse, gostei dessa corrida, mas achei muito artificial…

Alfredinho
Alfredinho
6 anos atrás

Essa picuinha está lembrando os áureos tempos de Senna e Prost, dentro e fora das pistas.

Saima
Saima
Reply to  Alfredinho
6 anos atrás

Menos, muito menos, vai…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Saima
6 anos atrás

Iguais. Só está faltando os dois correrem na mesma equipe e se estranharem o tempo todo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Saima
6 anos atrás

Se isso um dia acontecer, Ricciardo campeão (ou Verstappen).

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Saima
6 anos atrás

Me expliquem de uma vez como é que vocês conseguem escolher o campeão do ano que vem.

Amaral
Amaral
6 anos atrás

Não acho que o Stroll tirou o pé. Acho que foi o efeito da asa móvel, mesmo. Ele deixou o Bottas chegar a menos de um segundo na última volta, aí, com aquela reta gigante e a linha de chegada no meio da reta, deu no que deu. O vácuo fez o resto do trabalho. Bem, pode ser que a telemetria me diga o contrário. Mas, seja segundo ou terceiro, foi uma vitória pra ele e pra equipe.
Alonso tá guiando como nunca guiou. Ele hoje dirige um carro que tem um “quase motor” de F-1, não esqueçamos disso. Veja como o companheiro dele – que é bom – vem patinando.
Vai ser boa essa treta entre Vettel e Hamilton. Vou assistir comendo pipoca. Igual a treta entre Ocon e Perez. Outra treta menos falada vai ser entre Wehrlein e Ericsson, que se estranharam também na pista.
Valeu ver o sorriso de setenta dentes do Ricciardo. Ele passa uma imagem de tão boa praça que dá vontade de chamar o cara pra tomar uma bebida, trocar uma ideia e virar amigo dele.
Uma coisa que estou gostando demais nessa temporada é que não existe um carro que seja ridicularmente inferior aos demais. Tipo Minardi, Manor ou Hispania. Mesmo Mclaren e Sauber, que hoje sabidamente são as duas piores, dependendo das circunstâncias, podem pontuar, podem fazer boas corridas numa situação ou outra, se colocar no meio do pelotão e por lá ficar. É possível que todos pontuem esse ano, o que era impensável com uma Hispania da vida no grid.

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
6 anos atrás

Graças a Deus que tem a telemetria, comprovando que Lewis não fez o Brake-teste.

Leandro Batista
Leandro Batista
Reply to  Jorge Oliveira
6 anos atrás

Com ou sem telemetria, nota-se que o Hamilton tirou o pé do acelerador logo após a curva. Foi intencional. Ele tem histórico de fazer essas merdas. O Vettel foi pior ainda. Botou de lado, bateu de propósito e foi punido. Se tivesse dado o dedo do meio e mandado o Lewis tomar no rabo apenas, teria vencido a corrida….

J Fernando
J Fernando
Reply to  Jorge Oliveira
6 anos atrás

Você viu a telemetria?
Você viu a REDUÇÃO DE VELOCIDADE do Hamilton?
Hamilton NÃO é primário neste tipo de atitude. Realmente ele não testou os freios, mas reduziu bastante a velocidade.
Malandro é malandro e mané é mané…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

A FIA é uma piada. Sempre arranja um jeito de tentar explicar o inexplicável: por que Hamilton também não foi punido?

Ora, ora, ora, conte-nos outra! Como assim não foi punido porque se comportou da mesma maneira que se comportou na relargada anterior?!

Ora! Ele merecia duas punições, isso sim. Uma para cada cagada que fez.

Punir só o Ve44el com 35 seg foi uma grande sacanagem. Muita gente já desconFIA que estão rearrumando o campeonato para dar o Tetra ao Hamilton no ano em que igualou/bateu vários récordes de poles e afins.

E isso ficou claro ontem. Os carros passaram meia hora lá parados antes da relargada (aliás, porque não relargaram parados?) e não foi anunciada punição para ninguém.

Aí foi só a Mercedes fazer uma cagada com o Hamilton e este ter que voltar aos boxes que surgiu inastantânea e simultaneamente uma punição ao Ve44el. E calculada milimetricamente para voltar junto do Hamilton.

Não vai ter golpe. Mas teve.

Ferrari já pode colocar suas fichas para 2018. Nesse ano já decidiram internamente na Liberty o campeão.

Já pode colocar (*) no mundial de 2017.

P.S.: outra grande sacanagem foi punir Raikkonen e Perez por trabalharem no carrro fora da área do pit, dentro das garagens. Acontece que os dois carros já estavam lá antes da bandeira vermelha. Tinham que adivinhar que a corrida seria paralisada?

Tulio
Tulio
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Ah, me poupe. E não sei ler “Ve44el”. Tem letra escrita no meio da palavra. E não seria injusto descassificar o Vettel pela merda feita. Fico feliz que não foi, pelo campeonato.

PS: outra sacanagem é punir alguém por descumprir as regras. Tinham que adivinhar que poderiam levar vantagem sem nenhuma consequência?

Calisto
Calisto
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

ja teve golpe. fora temer

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Calisto
6 anos atrás

É amanhã!