BACK TO THE OFFICE (7)

BETO9546
Foto de Beto Issa, especial para o blog

MOGYORÓD (valeu)O GP da Hungria foi marcado por um belo gesto de Lewis Hamilton e pouco mais. Gesto que lhe custou três pontos que podem até decidir o Mundial, mas não importa muito, se isso acontecer. Em tempos tão bicudos, ver alguém cumprir a palavra e ser digno com um companheiro de trabalho é tão raro que merece aplausos e consideração.

Tudo aconteceu no terço final de uma corrida condenada a cair no esquecimento pela falta absoluta de emoção até ali. Vettel liderava, com o obediente Raikkonen em segundo e Bottas em terceiro. Já se sabia que o alemão tinha algum problema no volante que o impedia de subir nas zebras e desgarrar de seu fiel parceiro. Este, por sua vez, manifestava alguma preocupação com o carro da Mercedes logo atrás. “Eles estão chegando…”, avisava Kimi.

[bannergoogle]Lewis, em quarto, percebia que estava um pouco mais rápido que Valtteri e pediu autorização à torre para passar. Sua corrida não vinha sendo propriamente tranquila, porque o rádio estava falhando e muitas vezes ele falava alguma coisa e ninguém escutava. Quando a comunicação funcionou, propôs um acordo: peçam para ele abrir que vou tentar atacar a Ferrari. Se não conseguir, devolvo a posição.

Foi na volta 45 que, depois de longas conversas com o time, Hamilton recebeu autorização para tentar. Bottas praticamente parou o carro e o inglês foi em frente. Mas não estava fácil, porque em Hungaroring nunca é. Em determinado momento, piloto e equipe combinaram que ele teria cinco voltas para ganhar a posição de Kimi. Depois, esse prazo foi estendido por mais cinco. Estava até engraçado. Parecia eu negociando com minha empresa de cartão de crédito: “Não deu para pagar hoje, posso adiar uma semana?”.

O prazo foi dado. Lewis não conseguiu. E, na última volta, abriu mão do terceiro lugar, do troféu, de três pontos a mais na tabela, tirou o pé, esperou Bottas chegar e, como havia prometido, devolveu a posição ao finlandês.

Foi uma bela atitude, resumida numa frase dele mesmo depois da prova: “É difícil fazer isso por causa do campeonato, claro, mas eu sou um homem de palavra”. Seu único medo foi perder também o quarto lugar para Verstappen, que vinha muito forte depois de sua parada para troca de pneus. Lewis, que vinha virando tempos na casa de 1min22s, fez a última volta em 1min30s. Recebeu a bandeirada 0s391 à frente do jovem holandês, que também foi um personagem do domingo — logo na primeira volta, bateu bisonhamente em seu companheiro Daniel Ricciardo, tirando o australiano da corrida.

Foi o primeiro e talvez único momento agudo de um GP quente só na temperatura ambiente, 30°C durante o tempo todo, com muito sol e asfalto borbulhando nos 55°C. A batida arrebentou a lateral do carro de Ricciardo e espalhou óleo na pista, forçando a entrada do safety-car, que só sairia na volta 5.

domhun1Vettel e Raikkonen, que formavam a primeira fila, mantiveram suas posições, assim como Bottas. Sainz Jr., que ganhou três posições e apareceu em sexto, e Pérez, 13º no grid e oitavo na primeira volta, foram os que se saíram melhor na largada. A barbeiragem de Verstappinho foi imediatamente julgada pelos comissários, que deram a ele um pênalti de 10s, a ser pago na hora do pit stop. Ricardão, pelo rádio, deu uma clara demonstração do pouco apreço que tem pelo menino prodígio da Red Bull. “Quem bateu em mim foi quem eu acho que foi?”, perguntou o australiano. Ao ouvir um “sim”, disse: “Mau perdedor. Isso é muito amador, para não dizer outra coisa. Acho que o problema dele é imaturidade”. Verstappen se desculpou.

Apesar dos problemas, Vettel se mantinha razoavelmente seguro à frente de Raikkonen e tinha 8s4 para Bottas e 12s1 para Hamilton, então em quinto, na volta 13. Lewis já sabia da punição a Verstappen e não faria nenhum sentido atacá-lo. Quando Max parasse, ganharia a posição por conta da punição.

Na volta 30 começaram os pit stops. Primeiro Bottas, depois Hamilton, depois Vettel, depois Kimi. Que, antes de sua parada, soltou uma de suas pérolas ao reclamar de Di Resta pelo rádio: “Se ele não consegue me enxergar no espelho, melhor continuar fazendo reportagem na TV!”, falou, e nem o engenheiro da Ferrari conseguiu segurar a risada.

[bannergoogle]Verstappinho saiu da frente de todo mundo na volta 42, o último a parar, e quando retornou à pista caíra para quinto. Depois da janela de pit stops, já com pneus macios, a Mercedes começou a andar melhor e foi descontando a diferença para a dupla da Ferrari. Na volta 43, Raikkonen estava apenas 1.5 atrás de Vettel e Bottas aparecia no seu retrovisor a menos de 2s de diferença.

Hamilton, por sua vez, colava no companheiro e começava a reivindicar o direito de tentar. Com o rádio já funcionando, argumentava que estava mais rápido, garantia que poderia atacar, prometia devolver se não conseguisse, e aproveitava para pedir mais verba para jantares, folgas de final de semana, diárias de hotel melhores, vale-refeição e novo crachá de acesso irrestrito à fábrica. “Calma que tudo se resolve”, respondia a Mercedes.

Então, Bottas saiu da frente. Lewis saiu à caça de Kimi, como prometera, mas não tinha jeito. Depois de dez voltas começaram todos a pegar tráfego pesado e em nenhum momento ele pôde atacar de verdade. “Só se eles errarem”, conclui Hamilton. Ninguém errou. A seis voltas do final, o britânico desistiu. Bottas tinha ficado para trás, foi se aproximando e, na última volta, recebeu de volta a gentileza.

domhun10

Foi uma dobradinha importante para a Ferrari, com Vettel chegando a 46 vitórias na carreira e quatro na temporada. A diferença dele para Hamilton subiu de um ponto para 14 — 202 a 188. Kimi lamentou não poder passar o companheiro, mas não reclamou muito. “Foi bom para a equipe”, disse. Bottas agradeceu ao companheiro: “Sou grato a ele, que cumpriu o que foi combinado”. Hamilton, Verstappen, Alonso, Sainz Jr., Pérez, Ocon e Vandoorne fecharam a zona de pontos.

Fernandinho conseguiu um grande resultado, fez a melhor volta da corrida e ainda tirou onda do mundo ao se sentar numa espreguiçadeira debaixo do pódio como se estivesse na praia, com um cartaz desejando boas férias a todos — será a nossa foto do dia no “Sobre ontem…” de amanhã, com o rescaldo do GP. No chão, um artista tinha pintado exatamente a mesma cena.

Que venha o verão, pois.

domhun6

Subscribe
Notify of
guest

115 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mônica
Mônica
6 anos atrás

Prejudicaram o meu gatão mais uma vez! Lewis só não passou porque a pista da Hungria é muito lenta. Até quando a Ferrari vai usar esse expediente? Isso está ficando ridículo!

Clayton Araujo
Clayton Araujo
6 anos atrás

Parabéns ao Hamilton! Parabéns à Mercedes também. Nos dias de hoje é muito dificil de ver a atidude de devolver a posição como foi feito na corrida. Um mundo de ganância até no esporte. Foi a única coisa boa da corrida ao meu ver. E esse Verstappen não aprende nunca. Acabou com a corrida da Red Bull que tinha chances claras de ganhar a corrida. Basta ver a diferença de Verstappen tirou do Bottas após ser punido para se verificar isso. Seria uma dobradinha da Red Bull.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Hamilton não conseguia chegar e ultrapassar o Bottas, fez chororô pelo rádio dizendo “que estava mais rápido” e a equipe mandou o Bottas deixar passar.
Bottas CEDEU e o inglês NÃO CONSEGUIU chegar em Raikkonen e ultrapassá-lo, mesmo com a Ferraris indo num ritmo mais lento do que o seu normal para a corrida, devido as dificuldades no carro do Vettel.
(Vettel deve ter ouvido no rádio a mesma conversa, seu engenheiro avisando que o Raikkonen estava reclamando que estava mais rápido. E deve ter pensado: “E dai? Brigo pelo título e não vou dar passagem. Que chegue e ultrapasse oras! Essa corrida tá na minha mão”. E aguentou a “pressão” (??) até o final.
O mínimo que o PAPARICADO pela mídia Hamilton deveria fazer era devolver mesmo a posição para o Bottas, que FOI MAIS COMPETENTE QUE HAMILTON EM TODO O FIM DE SEMANA.
Se não a derrota seria mais feia ainda. Simples assim.
O resto é ADULAÇÃO DE BABA OVO fã do Hamilton.
E o Max Verstapen, é um idiota veloz. Sem ética, educação, senso de coleguismo e mínimo fair play até com o colega de equipe. Poderia ter evitado o choque com o Ricciardo apenas aliviando o pé do acelerador naquele instante quando sai da curva ao lado do australiano.
Mas, desse ai também, ninguém pode reclamar, agora é pecado mortal. uma hora dessas ele vai fazer um #$% tão grande ou vai colecionar tantos inimigos, tanta antipatia, que vai acabar quebrando cara no muro ou na carreira.

Renato Moraes
Renato Moraes
6 anos atrás

Humm chamar o Lito de gagá e “DESFIAR AGRESSIVIDADE” e isso aqui o que é?
“Parecendo tucano paulista invertendo os fatos ,típico de italiano picareta, Vetel só ganhou por causa da picaretagem típica dos italianos..Quanto ao seu recalque do espanhol,que busque ajuda psiquiátrica,para amenizar o abandono emocional,do seu pai”

ms
ms
6 anos atrás

Acho que algumas vezes grandes homens (e grandes pilotos) se revelam por “pequenos atos”….a devolução da posição de Hamilton para bottas no final da corrida foi algo que, por exemplo, um piloto “fominha e mesquinho” como senna jamais teria feito. Por isso acho que todos devemos dar parabéns ao piloto ingles por sua atitude de lealdade e pelo cumprimento do acordo que fez com seu companheiro de equipe de ceder sua posição caso não conseguisse ultrapassar raikkonen….e o que mais valoriza sua atitude é que se encontra a poucos pontos de seu principal adversário na disputa pelo título….

Segafredo
Segafredo
Reply to  ms
6 anos atrás

Santa ignorância…….. Japão/91

Luiz Carlos Barbosa
Luiz Carlos Barbosa
Reply to  ms
6 anos atrás

Por acaso o Michael Shumacher devolveria ?

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Luiz Carlos Barbosa
6 anos atrás

Schumacher devolveu a vitória que “conquistou” na Áustria/2002 (por ordem da equipe), em Indianápolis no mesmo ano ao Rubinho. E deu a vitória na Malásia/1999 ao Irvine, que estava disputando o título com Hakkinen.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  ms
6 anos atrás

Lembra de Suzuka/92?
Quem venceu?
E em qual circunstância?
Acho que não,lembra. . .

David
David
Reply to  ms
6 anos atrás

Comentário tendencioso!
Senna deu a vitória ao Berger no Japão em 91 a pedido da equipe.
Ontem Hamilton perguntou se tinha mesmo de devolver a posição antes de fazê-lo.
Quem acompanhou a transmissão da globo e ouviu os áudios ou a tradução destes pelo Burti viu que ele fez o certo mas orientado pela Mercedes.

Vinicius
Vinicius
Reply to  ms
6 anos atrás

A “bondade´´ de Hamilton não foi de graça. Óbvio que Bottas terá que pagar a “gentileza´´ abrindo mão de disputar o título em prol de Lewis como agradecimento pela bondade de seu colega.

Nenhum jantar é de graça…

ms
ms
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

vc acha isso mesmo? eu discordo de vc, acho bottas um tipo de piloto parecido com raikkonen , são frios , calculistas e se sentirem “cheiro de sangue na agua” ou seja que tem alguma chance de ganhar o campeonato, partem pras cabeças pra disputa do título sem se importarem com jogo de equipe, ou qualquer outra coisa que não seja a conquista do caneco no final da temporada……se fosse vettel e hamilton tomaria cuidado…..esses dois só tão na espreita….

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Troca de gentilezas no jogo de equipe da Mercedes que nos dias de hoje parece até mentira. O Sérgio Maurício narrador do Sport TV engoliu mosca e não notou a devolução do terceiro lugar do Hamilton pro Bottas praticamente na linha de chegada no fim da corrida. O Vettel seguiu o roteiro que tinha que seguir que era vencer a corrida mesmo não tendo um carro perfeito. Mais um Fogo Amigo dentro da Red Bull. A McLaren parece que está deixando de ser nanica e o Alonso mais uma vez rouba a cena pegando um Sol assistindo a premiação do pódio.

Robertom
Robertom
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

O Sergio Maurício é um cara simpático, tem voz adequada, mas tem percepção zero, não é do ramo.

Rodrigo Aires
Rodrigo Aires
6 anos atrás

Essa “vitória” da Mclaren creio que possa ser comparada a vitória do Atlético-Go em cima da Chapecoense, bom resultado, porém nessa altura do campeonato não muda muita coisa.
Veja bem, a equipe chegou aos 11 pontos no campeonato, ultrapassou a Sauber que era meio que obrigação, porém ainda longe de chegar em um lugar de mais destaque no campeonato.
Ultrapassar a Haas e a Toro Rosso eu também não vejo como grande realização. Seria uma grande realização, para essa realidade atual da equipe entrar na briga pela 5ª posição por exemplo, com Williams e Renault, porém para isso deve vir uma série de bons resultados, mas nisso eu já não acredito para essa temporada. Quem sabe pro ano que vem, esse fim de semana mágico comece na Austrália e seja um dos piores resultados da temporada, com os bons sendo briga por pódio e quem sabe vitórias, porém daí é se iludir demais, mas isso é consequência da gloriosa história dessa escuderia.
E não gosto de ficar parecendo puxa saco e tal, mas belo trabalho Flavio Gomes, obrigado pela cobertura desse GP, esperamos os próximos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

E a disputa Vettel x Hamilton continua, perigando o Bottas entrar nela com vontade. É claro que a pista ajudou a “rossa” (deu até pra fazer dobradinha). Ricciardo, que poderia chegar perto dessa briga, viu Raikkonen chegar perto dele. Tudo por causa de um toque besta do “companheiro” de equipe. Equipe essa que ainda não se achou depois da saída do alemão.
Seria bom que a temporada tivesse mais de dois postulantes ao título. Quem sabe?

Murillo
Murillo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Que Alemão ? Vettel ? Vettel foi massacrado pelo seu companheiro Ricciardo em seu último ano da RBR (238 (Ricciardo) X 167 (Vettel)) . O problema da RBR é motor.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Murillo
6 anos atrás

Mesmo papo do Vicellez e do Sennafredo. Preste atenção, Murillo:
Vettel sentiu que a Red Bull começou a declinar após os quatro títulos seguidos e isso o desmotivou, fazendo com que ele buscasse novos ares na Ferrari. E acertou na escolha. O alemão vem liderando o Mundial em dez das onze provas disputadas em pleno domínio mercêdico, enquanto os pilotos da Red Bull estão “batendo cabeça”.

Agora, pergunto: Qual a nota que você dá para um piloto em sua sétima temporada e com 120 GPs, onde sua melhor colocação é terceiro no campeonato?
Só pra você ter uma ideia de como o Canguru Animado está atrasado: Massa foi vice na sexta temporada.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Murillo
6 anos atrás

Ricciardo não deu sorte. Está vivendo o seu melhor na RBR no reinado da Mercedes. Quando esse reinado acabar, Verstappen vai engolir o australiano sem precisar de khech-shup.

Wolfpack
Wolfpack
6 anos atrás

Imaginem do dia Alonso tirando onda, sendo irônico com sua situação na McLaren. Lito Cavalcanti defendendo o Verstappen e falando pra Sérgio Mauricio no sporttv que o Riccardo foi muito agressivo, e não achou culpa do Bestarppen, e dai o Sergio falando, vc queria o que? Que o Riccardo parasse o carro, kkkkkkkkk tem cada comentarista que dá dó, como é tosco este Lito Gagá Cavalcanti, como o Reginaldo Leme, deveria se aposentar. Nem enchergar a corrida conseguem!

Robertom
Robertom
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

O problema do Lito é que ele tem seus pilotos favoritos, e torce descaradamente por eles, não o mínimo de imparcialidade necessária para um comentarista.

alexia
alexia
Reply to  Robertom
6 anos atrás

Concordo plenamente, tá cada dia pior acompanhar os treinos na SporTV, Lito age como um presidente de fã-clube do Hamilton, totalmente parcial. Isso não é e nunca será jornalismo. O pior é que pagamos a TV por Assinatura, torcemos por outro piloto e é indignante ouvir os comentários dele, principalmente em relação ao Vettel, ele nutre um ódio inexplicável pelo tetracampeão. Recentemente o comentarista Daniel Pereira participou da transmissão dos treinos com o Lito, que não parava de falar mal do Vettel, o tempo tempo diminuindo o talento do alemão, o Daniel tentava defender o Vettel e parecia que ele ficava mais nervoso e falava mais mal ainda. Coitado, tando ódio no coração, ele deveria pensar que ofende e magoa os torcedores do Vettel. Nós gostamos desses caras (pilotos )como se fossem pessoas próximas, ele deveria ter mais respeito e pensar que somos nós, assinantes, que pagamos o salário dele.

ms
ms
Reply to  Wolfpack
6 anos atrás

os comentaristas podem divergir em suas opiniões mas alguns comentarios do lito na ultima corrida foram de doer……parecia que ele estava assistindo outra corrida! tanto que o outro comentarista com quem o lito divide a bancada , mais de uma vez, teve de contornar “algumas saias justas” por conta de comentários sobre situações de corrida que só o lito estava vendo…….espero que ele melhore pq gosto de seus comentários e tirando as besteiras que falou nessa ultima corrida, acho que são muito boas suas leituras das situações de corridas fazendo observações e dando algumas tiradas bem refinadas…

Marcos Alvarenga
Marcos Alvarenga
6 anos atrás

Faltou a foto da caranga do Hamilton. Você voltou lá no estacionamento pra ver?

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

Como alguém pode ter simpatia por piloto, e equipe chamada Ferrari..???

Acho que vou morrer sem entender, pois dali nunca saiu nada de bonito ou justo pra F1!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Ascari, Fangio, Lauda, Schumacher e não demora, Vettel. Isso pra ficar nos pilotos legendários.

Chega ou quer mais, “viúva” invejosa?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Foi o que eu disse…….kkkkkk……dali nunca saiu nada de bom!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Além dos seus campeões lendários, a “rossa” teve em seu quadro, campeões de outras equipes: Farina, Andretti, Mansell, Prost e Alonso… Alonso?

É, Sennafredo, você tem um restinho de razão… nem tudo que saiu dali foi bom.

Jacson Ribeiro
Jacson Ribeiro
6 anos atrás

Flavinho, bela narrativa.
Parabéns!!

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

– O problema do Verstappen é que ele ainda não percebeu que o que faz dele um piloto sujo não é a intenção de ser sujo, mas a intenção de vencer a qualquer custo.

– Alonso, a cadeira, a pintura e a invasão de pista, agora liberada pela NOVA F1. Alguma chance disso acontecer na VELHA F1?

William W.
William W.
6 anos atrás

Silverstone era pista para a Mercedes. Os prateados não deram chance para ninguém. Hungaroring era pista para a Ferrari. Os italianos venceram com sofreguidão. As duas próximas corridas são para a Mercedes. Não sei não ferraristas… vão ter que trabalhar muito nas férias.

cesar
cesar
6 anos atrás

Puniçãozinha sem vergonha da FIA pro destrambelhado desse holandês, apenas 10 segundos? so? pois eh…. tem quem apoie as atitudes deste pirralho ne, hoje foi Ricardo, no Canada ele acabou com o aerofólio do Vettel, e não fazem nada, eu daria o resto de gancho pra ele na temporada, e ta pouco ainda viu…

cesar
cesar
6 anos atrás

Sugestão para o colega Igor, eu abaixo o volume da tv e ouço a transmissão nota 10 da band fm, essa tralha de Luiz Roberto eh insuportável! não da! Veeeetteeeelllll! venceu com o volante todo torto e tudo! o penta ta chegando! Essa do Alonso não pra mim não foi so a imagem da corrida mas sim a imagem da temporada! kkk! e vamos pras ferias!

Rafael Lima
Rafael Lima
Reply to  cesar
6 anos atrás

Foi exatamente o que fiz, depois de um áudio do Ericsson com a Sauber. Normalmente os comentaristas globais param de falar para ouvir o áudio dos pilotos, dessa vez não. Ficaram falando uma besteira qualquer e não deu pra entender nem uma coisa nem outra. A globo ignora solenemente o que acontece nas outras disputas da corrida. Só não foi pior hj pq o Galvão não narrou.

Rafael Rego BH
Rafael Rego BH
6 anos atrás

– Imagina se é o Galvão narrando, ia acabar de vez com o Max. Até fiquei me questionando se a punição foi realmente adequada. Claro que ele fez bobagem, mas foi no companheiro de equipe! O mal estar interno já é uma punição suficiente. Ao punir o holandes de certa forma estavam punindo a propria equipe, que já tinha se lascado o suficiente com o abandono do Ricciardo. Como se os comissários dissessem: “Red Bull, vamos punir seu piloto #33 para compensar o prejuízo pelo abandono do #3”. Não faz muito sentido pra mim….

– A corrida na Hungria é sempre mais ou menos assim, ninguém passa ninguem, mas acho que esse ano foi um pouquinho pior. Ninguem conseguia chegar perto do outro!
Ano passado teve algumas brigas boas, Verstappen x Raikkonen, por exemplo.
Acho que deve ser fruto do novo regulamento, a pista é muito sinuosa, curva o tempo todo, esses carros dependem demais do ar limpo…
Se bobear nem que o Kimi quisesse ele passaria pelo Vettel.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Rafael Rego BH
6 anos atrás

Tem que punir pois ele prejudicou alguém, seja da equipe que for. quem tem que pagar é ELE. Se ele é da mesma equipe ou não, não muda nada.

Rafael Rego
Rafael Rego
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Concordo totalmente com vc. A punição é totalmente compreensível. Mas eu ainda acho meio curioso a situação…eu acho que o mal estar interno já seria suficiente.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Coisas ou fatos tristes da F1 atual:
* Muito piloto para pouco carro (Ricciardo, Verstappen e Alonso);
* Muito carro pra piloto totalmente descompromissado e nem aí (Kimi – um dia como hoje é raridade…tá na displicência total faz tempo);
* Ver um cara como Bottas, que tá andando forte, ser jogado de lado desse jeito;
* Vettel quando ganha não reclama e nem chora…que coisa não;
* Hoje deu pra ter certeza que a Mclaren tem um chassis muito bem construído….só falta mesmo a Honda colaborar;
* Uma F1 com Vettel, Hamilton e Alonso competindo juntos…e somente dois disputando título;
* Se as equipes pensassem no esporte antes do dinheiro…teriam todos os ingredientes para deixar este esporte muito mais emocionante;

Costa
Costa
6 anos atrás

Ter de gostar muito de automobilismo para assistir ao GP da Hungria inteiro. Não houve uma ultrapassagem. Tentativas de Hulk e Alonso. Vergonhoso.

plow king
plow king
Reply to  Costa
6 anos atrás

Tenta acordar de madrugada para assistir a mesma corrida (GMT -8). Ainda bem que existe mais horas do dia para dormir e recuperar o tempo perdido. Mas valeu por ter visto a mclaren-honda finalmente fazer algo decente e o Alonso curtindo os dividendos daquela imagem de interlagos.

Antonio
Antonio
Reply to  Costa
6 anos atrás

O Alonso ultrapassou o Sainz Jr., e por fora…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

Há tempos venho falando aqui que corre o risco da Mercedes perder o campeonato de pilotos pela falta dos pontos que o Bottas já teve que ceder ao Hamilton.

Parece que a Mercedes começou a perceber isso e claramente começa a inverter o jogo.

E o Alonso?

Pütz, perderam totalmente o respeito por ele.

Estão fazendo dele de bobo da corte.

Virou o Vampeta da F1.

Mas já que não vai mais ao pódio, foi emblemático vê-lo olhando pra cima admirando Ve44el receber seu 46º troféu.

Fim melancólico de carreira.

Luis
Luis
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Discordo que Alonso tenha perdido o respeito. A homenagem foi por conta da atitude que o próprio Alonso tomou nos treinos do GP do Brasil. E não é para qualquer um que está em um carro que anda mal ser lembrado para esse tipo de imagem ao invés dos pilotos que estão na briga do campeonato.

Costa
Costa
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Quem perdeu o respeito? Você? O cara vai pra Indy e arrasta milhões. O cara faz uma volta no treino e é aplaudido de pé pelo público. Tem certeza?

Tom
Tom
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Parecendo tucano paulista invertendo os fatos ,típico de italiano picareta, Vetel só ganhou por causa da picaretagem típica dos italianos..Quanto ao seu recalque do espanhol,que busque ajuda psiquiátrica,para amenizar o abandono emocional,do seu pai

Fer
Fer
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Para de ser idiota com esses comentários sem noção…vai procurar um consolo pra vc meu jovem. Alonso te incomoda demais né…quanto recalque.

jean carlo
jean carlo
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

… ou como vettel consegue ganhar a corrida e ser ofuscado pelos 2, 3, 4, 5 e 6 lugar.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Ofuscado? O líder do Mundial, ofuscado?

JAL
JAL
6 anos atrás

Etica? Jogo de equipe? Troca de posições? Mas que grande piada, grande lambança, isso sim
Tempos do politicamente correto, Um bando de bovinos esses pilotos,
Gostaria muito de saber se um Senna, Prost, Piquet, o próprio Lauda que tá la falando lambanças, aceitariam esse papel ridículo se serem pilotos guiados, Qualquer esporte busca a luta por vitórias. No instante que essa luta passa a ser manipulada, controlada e aceita por quem está la, ja era….virou piada. Isso não é mais automobilismo, isso é um circo.
Tipo aceitar um emprego já sabendo que a promoção não será sua, pois tem um lindão no seu trabalho que assinou um contrato como sendo “o primeiro”… e vc será sempre o segundo.
Bando de bundões!!!!

Giovanni
Giovanni
Reply to  JAL
6 anos atrás

Concordo! Deviam cortar essa porra de rádio que só fode com as corridas. Pilotinhos marionetes.

MOTOGP é muito mais perigosa e não tem rádio.

São uns bando de cagado.

alex cristian
alex cristian
6 anos atrás

é realmente uma pena a honda não contribuir pq o chassi da mclaren parece ser muito competitivo.

e não tem como não amar esse lado zueiro, “sei rir de mim mesmo e do meu infortúnio” do alonso. enquanto o hamilton fica ostentando em redes sociais à lá pica-pau bragueando carros, dinheiro, jatinhos e mulheres, o alonso quebra a internet sendo mais gente.

Aderson
Aderson
6 anos atrás

Achei interessante o fato do Alonso, com pneus não tão novos, ter conseguido a melhor volta da pista ao inves do Verstappen q estava melhor calçado e vinha em perseguição ao Bottas.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Aderson
6 anos atrás

É por essas e outras que é considerado o melhor do Grid!!!

Onze anos sem título!
Onze anos sem título!
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Acorda, Sennafredo! O melhor do grid venceu e continua liderando o Mundial.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nove anos atrás de Vettel!
Nove anos atrás de Vettel!
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Eu não sabia que um sexto lugar fosse motivo para tanta alegria.

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Qual foi a última vez que Alonso chegou em sexto? Acredito que resida aí a alegria do fã.

Vai Vettel!
Vai Vettel!
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Alonso já virou abóbora. Tá valendo qualquer resultado nos pontos.

Lucianoedoria2018
Lucianoedoria2018
6 anos atrás

Amigo Flávio, se fosse Vettel ao invés de Hamilton, você acha que haveria troca de posições?

Queremos todos ver você in loco nas corridas!

Garlet
Garlet
Reply to  Lucianoedoria2018
6 anos atrás

POis é, mas o Hamilton também não é burro, se ele não devolve ali, teria mais um rival até o fim do campeonato, Bottas. Melhor dar uma de bom samaritano, pra tirar uma vantagem depois. Além disso, o Bottas não deveria ter cedido a posição , isso sim, afinal estão com poucos pontos de diferença, o que é incrível pois, Bottas não é um exímio piloto, e no ano de estréia, já está pau a pau com Hamilton. O que fortalece meu palpite que Hamilton, é bom, mas não o melhor do grid, só tem um bom carro.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Lucianoedoria2018
6 anos atrás

Claro que se fosse com Vettel, ele trocaria de posições com Raikkonen! Depois da linha de chegada, é claro.

Luiz Carlos Barbosa
Luiz Carlos Barbosa
Reply to  Lucianoedoria2018
6 anos atrás

Na Ferrari primeiro piloto tem sempre a preferência, sem mi mi mi !!!

Eduardo_SC
Eduardo_SC
6 anos atrás

A corrida estava um pé no saco, então joguei na TV o GP de San Marino de 82 sugerido pelo Gomes no post anterior e fiquei acompanhando pelo celular no live timming do Formula1.com. Coloquei de volta na Globo na última volta. Valeu a atitude do Hamilton e a comemoração do Alonso como se tivesse ganho o campeonato.

GArlet
GArlet
6 anos atrás

NESSAS FÉRIAS, o HAmilton vai festar, e Vettel trabalhar. Todo ano é assim, ou teremos uma queda de protocolo sem apagão do piloto inglês. Não tem mais o Rosberg sobrou para o estagiário Bottas fazer o serviço pesado. Quanto ao Alonso, parabéns pela volta mais rápida da prova, só no final achei assim…..virou bobo da corte….deprimente.

Toni Casagrande
Toni Casagrande
6 anos atrás

Sobre jogo de equipe e devolução ou não da posição minha opinião é: 01- A equipe deve sim favorecer quem está melhor no campeonato 02- A devolução de posição só deveria ser obrigatória, por acordo, quando o piloto que cedeu passagem mostrasse na continuação da prova que está tão ou mais rápido que o favorecido. O que não foi o caso do Bottas hoje.

Darcio
6 anos atrás

Essa foto, o Alonso tirou em Interlagos num dia de calor carioca em SP.

Vou confessar: Adoro esse lado zoeiro dele.

jose
jose
6 anos atrás

Hamilton, homem de palavra??? Honesto??? Gente boa??? Já vendeu caro essa troca de posições, Ganhou um escudeiro para o resto do campeonato!!! Conversinha para inglês ver…

alexia
alexia
Reply to  jose
6 anos atrás

Pra inglês ver e pro mundo ver! Até o final do campeonato Bottas vai ter que pagar – e muito caro! a “bondade extrema” do companheiro do equipe (cof cof cof)

Vinicius
Vinicius
Reply to  alexia
6 anos atrás

E como vai pagar,Alexia…

Bottas pagará a “bondade extrema´´ do companheiro com juros e correção monetária…

alex cristian
alex cristian
Reply to  jose
6 anos atrás

também acho. tô louco pra ver o hamilton quebrar e o bottas ficar a frente na classificação pra ver como seria a reação da mercedes.

Jean Carlos
Jean Carlos
6 anos atrás

Alonso é o cara!!! Mito!!! Ah se tivesse um carro competitivo!!!

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Jean Carlos
6 anos atrás

Quer dizer que se eu abrir uma guarda-sol e me espichar em uma espreguiçadeira segurando um cartaz de “feliz qualquer coisa”, eu viro Mito?

JR
JR
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Tem duas bolas juntas la na sua casa,,,,,kkkkk

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Tem sim, mas já tem dona. Sinto muito.

Igor
Igor
6 anos atrás

Podem me xingar, mas não é só o Luis Roberto que tá falando bobagem. Até o Reginaldo tá contribuindo pra “qualidade” da transmissão. Eles não conseguem saber se é ao vivo ou replay. Fora q demoraram 14 voltas para falar a primeira vez a diferença de tempo entre os pilotos, confundem quem tá na frente de quem e só falam dos 5 primeiros. Pra piorar até o som do repórter tava um lixo. A transmissão tá cada vez pior.

Toni Casagrande
Toni Casagrande
Reply to  Igor
6 anos atrás

Verdade. E o Reginaldo parece estar meio “passado” ou pelo menos desligado. Nem se lembra de que o time penalty é aplicado na parada de troca de pneus. E não como uma entrada obrigatória nos boxes.

tiago
tiago
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Até a sexta volta ele errou duas informacoes, e já faz tempo que esses erros vem ocorrendo. Ele já náo trabalhou 35 anos, se aposenta por favor. Coloca o Max Wilson pra comentar que é muito melhor.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Depende. No Azerbaijão, Vettel pagou dez segundos em uma parada obrigatória nos boxes.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Toni Casagrande
6 anos atrás

Sim, e o cara só faz isso na vida. Lamentável!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Apesar da ansiedade criada pelo possível ataque das Mercedes na parte final da corrida, os cinco primeiros do grid, foram os cinco primeiros na chegada, na mesma ordem. E dos dez primeiros do grid, oito pontuaram (e seriam nove se Ricciardo não sofresse o toque do companheiro). Uma amostra do que é uma pista travada e complicada nas ultrapassagens.

Vinicius
Vinicius
6 anos atrás

Quanto a “bonita atitude´´ de Hamilton devolver a posição pra Bottas,apenas digo que Hamilton(e a Mercedes) se pudesse descumpria a palavra com doce constrangimento.

Mas como a conversa foi gravada e revelada pro publico na transmissão,obviamente não tiveram outra alternativa que se não cumprir a palavra e devolverem a posição pra Bottas a contragosto.

E isso só mostra que poucas equipes tem coragem e peito pra fazerem e admitirem o jogo de equipe abertamente(só a Ferrari os faz).

E antes que comecem,aviso que não tenho nada contra jogo e ordens de equipe.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

Ah,e esqueci de falar que se Hamilton e a Mercedes não cumprissem a palavra e não devolvessem a posição pra Bottas,iriam arrumar pra Vettel e a Ferrari,um tremendo aliado dentro de seu próprio quintal(pois óbvio que Bottas não iria aceitar bonitinho o descumprimento da palavra de Hamilton e da Mercedes…)

Markonikov
Markonikov
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

Entendi, certo tah a ferrari né? Eh q o hamilton eh tão mais piloto q o vettel q naum precisa disso… mostrou q eh homem hj …

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

Sim,Hamilton mostrou que é muito homem,como já tinha provado no ano passado quando no último GP da temporada,reduziu o ritmo demasiadamente pra encaixotar o Rosberg e criar uma situação na qual o colega de equipe sofresse algum enrosco que o fizesse abandonar ou se atrasar demais na disputa e assim conquistar o Tetra…

Hamilton pode ser tudo,menos santo e inocente…(Alias ninguém na F1 e no Automobilismo é).

valter rodrigues
valter rodrigues
6 anos atrás

Essa corrida da Hungria é modorrenta demais e ficou ainda mais modorrenta com esse trofeu feio entregue aos vencedores. Cade aquele trofeu belissimo??

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

Bem, é apenas um comentário entre dezenas.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Conclusão sensata. Parabéns!

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

Perde-se um tempão escrevendo à toa…

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Você está treinando para ser um futuro escritor.

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

É sempre assim.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Você está com mania de perseguição…

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

Prá variar deu pau e meu comentário não sairá.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Calma, teu comentário está abaixo, um minuto antes desse teu aí.

jean carlo
jean carlo
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

meu comentário é só aquele abaixo.
esse reclamando da publicação não é meu, é outra pessoa usando meu nome.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Bola da Vez
6 anos atrás

Caraca! Você tem problema de dupla personalidade?

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Francamente, até um jumento, se fosse o comandante deste campeonato limaria esta “pista de corridas” que não é uma pista de corridas para sempre. Coisa que nasceu chata, e com o regulamento aerodinâmico deste ano é apenas piada manter este troço no calendário, enfim… A Ferrari passou do limite de resistência dos seus carros para andar junto – ou perto – das Mercedes. Tem um ótimo piloto e um batedor, além de e lidar melhor com os pneus, é pouco, não basta, não terá mais muita chances como a de hoje. A não ser que opere um milagre nestas férias vai começar a quebrar ou ficar prá trás. A Mercedes ainda pode se dar ao luxo de manter disputa entre seus pilotos, assim é que deveria ser, sempre… O campeonato já tem dono, e a cor do carro não será vermelha.

Speedboy
Speedboy
Reply to  Fernando
6 anos atrás

Fernando,

Na TV a corrida pode até não ser emocionante, mas cara, eu estava lá pessoalmente. Não havia uma espaço vazio sequer, seja na arquibancada, seja na admissão geral.

Ao vivo, a corrida, mesmo sem ultrapassagens, foi boa. Alonso estava colocando o carro de lado na parte de baixa velocidade do circuito como estivesse se divertindo, os Tifossi apaixonados como sempre, e o sol escaldante não tirava o bom humor do pessoal.

Sempre falei mal da corrida, mas agora entendo porque ela está lá, viva, resistindo ao tempo.

jean carlo
jean carlo
6 anos atrás

corrida meio iconica.
vettel, com mais resultados que pilotagem. um burocrata da f1,, mas competente e regular naquela bolha de equipamento superior. méritos a ele.
hamilton é ótimo, como vettel, mais espetacular, só que na pressão comete erros.
alonso andando mais que o carro. mas também tendo pouca cobrança.
verstappen faz uma corrida espetacular por ano, colhe os frutos disso e comete outras dez besteiras no mesmo ano.
kimi, em tese, poderia ter ganho, mas não vejo motivos pra ele ser o piloto do dia.

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

O Kimi segurou o Hamilton com maestria, sem poder se aproximar demais de Vettel que estava claramente mais lento que ele. Todos que assistiram a corrida sabem que ele que merecia a vitória e não tentou por ordens da equipe porque não está na disputa do campeonato. Deram para ele o piloto do dia, o público, porque ele merecia ter vencido a prova e pela pilotagem perfeita na defesa do companheiro.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Thiago Moyses
6 anos atrás

Kimi quer renovar por mais um ano com a Ferrari. Simples assim.

Alexei
Alexei
Reply to  Thiago Moyses
6 anos atrás

E Vettel quer que a Ferrari renove com Kimi. É bom continuar querendo, né?

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Thiago Moyses
6 anos atrás

Raikkonen quer uma vitória este ano e um contrato ano que vem. A segunda opção é mais viável.

Vinicius Vergueiro
Vinicius Vergueiro
Reply to  jean carlo
6 anos atrás

Até porque a Ferrari é a única opção pra Raikkonen continuar correndo em time de ponta no ano que vem.

Sem isso,ou é correr numa Sauber da vida ou a aposentadoria…

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

não sou fã do alonso questão de gosto mesmo prefiro o vettel mas vai fazer falta se picar a mula pra indy vai levantar o ibope deles e diminuir a graça da f1

Paulo Emilio
Paulo Emilio
6 anos atrás

Imagine se e 1974 e 1975 o Emerson Fittipaldi , disputando o titulo com a Ferrari de Niki Lauda e Clay Regazzoni iria abrir mão de pontos , devolvendo a posiçao em uma prova para o Denny Hulme ou o Jochen Mass ! Ou o Piquet na briga com o Mansell ou o Senna em suas disputas , atrás do líder do campeonato, tomariam tal ridícula e burocrática atitude ! Na minha opinião não tem nada de esportiva e sim mais uma demonstração da dominação brutal do politicamente correto que tomou conta do ocidente ! Cheira mal a coisa já decidida nos bastidores, não combina com o esporte que antigamente se definia em uma ultrapassagem e não em ordens de burocratas ! E assim , além de todos os outros problemas , desinteresse do publico jovem , carros elétricos, a Formula 1 vai cavando a sua sepultura ! Não que faça qualquer diferença, mas espero que o piloto da Ferrari ganhe o campeonato com 01 ou 02 pontos de vantagem ! O Bernie pulou fora na hora certa !

Thiago Moyses
Thiago Moyses
Reply to  Paulo Emilio
6 anos atrás

Ah tá, o Hamilton teve a posição dada de mão beijada e a devolveu da mesma forma. Agora imagine se o lewis quebra umas 3 vezes ou se machuca e seu principal piloto passa ser o Bottas na disputa?! Por isso não custa nada ser justo. A Ferrari fez o que você falou com Schumacher e Irvine.. quando o Schmacher se arrebentou o Irvine quase conseguiu o título. A Ferrari poderia ter uma taça a mais. Se o Hamilton não cumpre também, o Bottas nunca mais o deixa passar e nenhum outro companheiro pois reputação é algo que é construído…

Maurício MV.
Maurício MV.
6 anos atrás

Hoje a ética esportiva foi a vencedora do GP.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Maurício MV.
6 anos atrás

Ética que nunca foi o forte nem da Mercedes e muito menos do Hamilton…

Mas como a opinião publica ficou sabendo do diálogo,ambos optaram por devolver a posição do que descumprir a palavra e entregar a Ferrari um aliado de mão beijada(sem contar que a opinião publica cairia matando de pau em cima dos dois,Hamilton e Mercedes).

Iz Kariotz
Iz Kariotz
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

Vinícius, vc está chato demais, cara.
És mãe Dinah? Ou são suas convicções sobrepujando os fatos da corrida?

JR
JR
Reply to  Vinicius
6 anos atrás

você esta defendendo os italianos?italiano é sinônimo de mafioso e picareta;

Vinicius
Vinicius
Reply to  Maurício MV.
6 anos atrás

É apenas a minha opinião,baseada nos fatos que vi na corrida.

Hamilton não devolveu posição pra Bottas por bondade ou ética,fez porque a promessa dele,via rádio, de devolver a posição tinha sido mostrada durante a transmissão. Sem isso,Hamilton não teria constrangimento algum em não honrar a palavra e não devolver a posição.

E tudo que disse a Hamilton,valeria também pra Vettel caso estivesse em situação semelhante hoje.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
6 anos atrás

Essa pista é das boas.Porem precisa de uma intervenção, nada de mais é dar um jeito de arrumar um ponto de ultrapassagem. Pois onde Piquet gostava de ultrapassar, esses moleques de hoje não conseguem.

renato
renato
Reply to  Renato de Mello Machado
6 anos atrás

melhor comentário do dia….