CARS & COWS (2)

carcow2RIO (sem internet, mas todas as luzes do modem piscando) – Algumas coisas chamaram a atenção na classificação de hoje em Spielberg. Primeiro, o calor de 29°C quando tinha-se falado da possibilidade de chuva. Frustrou os que gostam do caos (eu). Segundo, o desempenho pífio da Williams.

Comecemos por ele. Massa disse que com o carro leve os pneus não atingem a temperatura ideal. Portanto, não terá problemas no início da corrida, mas terá no fim. Portanto, vai acabar lá atrás.

Incrível isso acontecer justo na pista onde a equipe, em 2014, conseguiu uma pole com Massa e, no ano seguinte, um pódio com o terceiro lugar do brasileiro. Era um lugar onde a Williams andava bem. Andava.

Palmer, assíduo da degola, Massa, Stroll, Ericsson e Wehrlein, igualmente assíduos, foram os eliminados no Q1, nessa ordem. Um vexame para o time de Grove.

Calor e Williams à parte, surpresas do sábado, o Q2 não teve grandes novidades. Sabia-se que um décimo aqui e outro ali seriam fundamentais pela extensão da pista, muito curta, e assim o segundo pelotão de exterminados foi formado por Hülkenberg, Alonso, Vandoorne, Kvyat e Magnussen. Tudo normal, um esboço de reação da McLaren — que parece ter se fixado em tais posições intermediárias e não perderá posição alguma por trocas de componentes do motor, coisa rara –, uma escorregada de Hulk, que costuma passar ao Q3, e nada de muito especial.

As duplas de Ferrari, Mercedes, Force India e Red Bull foram para a parte final da classificação, recebendo como convidados no grupo um carro da Haas, de Grojã, e outro da Toro Rosso, de Sainz Idade. Ninguém esperava nada que não fosse uma disputa entre ferraristas e mercêdicos para as quatro primeiras posições, com favoritismo destacado para os prateados alemães.

bottasaustria111

E assim foi. Bottas cravou a pole, a segunda de sua carreira, com 1min04s251, baixando em quase 2s o recorde da pista — outro fato que chamou a atenção, porque tirar 2s num circuitinho desses mostra como os carros estão mais rápidos neste ano em relação às três primeiras tempradas híbridas da F-1. Hamilton já começara o dia punido com cinco posições no grid e partiu para uma estratégia diferente: fez seu melhor tempo no Q2 com pneus supermacios, para usá-los na primeira parte da prova amanhã.

Comandante Hamilton acha que a escolha pode ajudar em alguma coisa, mas não será decisiva. É uma aposta, para fazer um primeiro stint mais longo e torcer por alguma coisa esquisita — como um safety-car, chuva, vaquinhas na pista, tiroleses protestando no grid. Ele falou que só quer minimizar os prejuízos, já que fez o terceiro tempo depois de um errinho na sua segunda volta voadora e, com a punição por troca de câmbio, parte em oitavo.

[bannergoogle]Mais importante do que suas previsões para a prova, porém, foram as declarações sobre um suposto jogo de equipe em algum momento da corrida. Para ele, não fariam sentido. “Valtteri tem carro para ganhar e tem de correr para ganhar”, afirmou.

Justo. Sapattos, de fato, fez uma ótima classificação e, com a outra Mercedes distante, tem mais é de ditar o ritmo e partir para a vitória. É favorito, desde que largue bem e não permita que Vettel, que tem sido esperto em largadas e em estratégias, perceba uma chance de ganhar. Se der brecha, o finlandês pode ser surpreendido.

Chamou a atenção também a recusa de Hamilton em apertar a mão de Tião Italiano no meio da pista, ao final da já tradicional entrevista no asfalto, diante do público, com os três primeiros no grid (Lewis foi porque, apesar da punição, são sempre os três que fazem os melhores tempos que são escalados para as coletivas obrigatórias).

O ex-piloto Davide Valsecchi, contratado da Liberty como mala oficial para fazer as entrevistas — e as faz gritando como se fosse um animador de aulas de axé em Porto Seguro –, pediu que eles se cumprimentassem e Lewis fez que não era com ele. Foi uma situação meio constrangedora.

[bannergoogle]Vettel foi o segundo e ficou meio chateado por não ter tido a chance de fazer uma última tentativa de volta rápida, quando Grosjean parou na pista causando uma bandeira amarela a poucos segundos do fim da sessão. Talvez pudesse bater Bottas, já que a diferença final foi de ridículos 0s042, quase nada.

Com o pênalti a Hamilton, Raikkonen subiu para terceiro. Ricardão larga em quarto, com Verstappinho (que errou bastante) em quinto. Grojã surpreendeu e enfiou a Haas em sexto. Aparentemente, resolveu seus problemas com os freios. O sétimo é Pérez, que terá Hamilton entre ele e o desafeto íntimo Ocon. Sainz Jr. fechou o grupo dos dez primeiros.

Eu deveria apostar em Bottas para a vitória, como fiz ontem acertando na mosca — raríssimo acerto, diga-se. Mas vou numa alternativa bem diferente. Jogarei as fichas em… Raikkonen! Sei lá, acho que alguma coisa vai acontecer com esses dois, Vettel e Bottas. Quero ver Kimi vencer uma corrida, e com Lewis mais para trás, há uma chance. Quanto ao inglês, duvido que não chegue no pódio.

Agora, se chover, sei lá eu. Em Baku não choveu e aconteceu de tudo. Com água, sempre tem um Verstappinho para exibir seus dotes. E parece que, pelo menos de noite e de madrugada, vai chover bastante — o que muda drasticamente as condições do asfalto e de temperatura durante o dia.

Então, vou de Kimi. Com Verstappen e Hamilton no pódio. E vós?

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Kimi, Verstappen e Hamilton. Os laureados foram, não necessariamente nessa ordem, os seus companheiros. Olhe o lado bom, FG, você acertou o pódio por tabela.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Quando eu falo…

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

(sem internet, mas todas as luzes do modem piscando)

Foi uma premonição?

Bottas largou com todas as luzes ainda acesas.

Queimou a largada.

A FIA não vai punir não?

wilson simionato
wilson simionato
6 anos atrás

Acho que continua muito apertado o campeonato.
Mas ainda quero a ferrari na frente
Mas falando em avioes FG achei de anos [assados uma colher do tempo que ainda tinha talheres nos avioes que eu devo ter surrupiado com o logo da trans brasil

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  wilson simionato
6 anos atrás

Sorte sua que o avião não era dos açougueiros…

Rodrigo Correa
Rodrigo Correa
6 anos atrás

David e Valsecchi tava muito acima do tom e achei os pilotos incomodados antes mesmo dele sugerir o aperto de mais.
Hamilton já não deve curtir muito ele desde o GP da Rússia. Lá em uma entrevista no desfile dos pilotos Valsecchi sem querer cuspiu no rosto de Hamilton
https://www.reddit.com/r/formula1/comments/68kr53/davide_valsecchi_accidentally_spits_on_lewis/

cesar
cesar
6 anos atrás

tao falando que em algum momento da corrida amanha chove, concordo gomes, Vettel vai tentar dar o pulo do gato, se Bottas deixar a porta encostada o alemão entra e ganha a corrida, mas a noticia 10 pra mim eh e que amanha assistiremos finalmente uma transmissão de qualidade pois quem vai narrar eh o Cléber Machado! demais! Vettel, Bottas e Raikonem.

GArlet
GArlet
6 anos atrás

VERSTAPEN vence, e Hamilton e Vettel tem uma trata maior ainda, porrada…………..

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  GArlet
6 anos atrás

Não jogue na loteria, vai jogar dinheiro fora.

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

Interessante esta F1. Não importa em que lugares as Mercedes, Ferraris e Red Bull ocupam no grid de largada.
Se nada de estranho acontecer vão para o pódio ou ficam nos 1ºs lugares.
Seria melhor que a pole fosse disputada num sorteio, já que não faz diferença.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

As punições totais do Alonso e Vandoorne foram de 40 e 35 posições, respectivamente, no GP do Azerbaijão. Essas punições não passam para a próxima corrida? Alonso classificou em 16.º e largou em 19º (3 posições)) e Vandoorne (19.º na classificação e largou em 18.º – 1 posição). O “saldo” das punições não passa para o GP da Áustria?

Nota da página http://www.formula1.com no item “Starting Grid”:
“Note – Sainz penalised three grid places for causing a collision at the previous round. Alonso penalised 40 places for use of additional power unit elements. Vandoorne penalised 35 places for use of additional power unit elements and an unscheduled gearbox change.”

Artur
Artur
Reply to  Alexandre
6 anos atrás

Não passam pra outra corrida.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

1. Hamilton, 2. Bottas, 3. Riccardo

Celio ferreira
Celio ferreira
6 anos atrás

Pessoal deixo uma pergunta : que diabos fizeram os engenheiros da Williams?
Como conseguiram piorar um carro de uma corrida para outra desse jeito.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Celio ferreira
6 anos atrás

Para que os pilotos brilhassem durante a corrida.

Carlos Cleber
Carlos Cleber
6 anos atrás

Bottas vai tentar segura, para o Hamilton tentar ganhar com pneus ultra macio no final. Como na Espanha.

Lucas
Lucas
6 anos atrás

1. VETTEL
2. BOTTAS
3. RICCIARDO

Hamilton vai bater com verstappen ou uma Force INDIA.

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Lucas
6 anos atrás

ERROU!!!
1. BOTTAS
2. VETTEL
3. RICCIARDO
4. HAMILTON

Hamilton não bateu com Verstappen (não durou nem uma volta).
Ele não bateu em uma Force India (ambos terminaram bem, 7º e 8º)
Massa em 9º e Stroll em 10º: souberam aproveitar as atrapalhadas alheias.
.
.
.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

1. Vettel ; 2. Raikkonen ; 3 Verstappen

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Sobre a esnobada de Hamilton no pedido de aperto de mãos com Vettel…
Que deselegante. Que falta de esportividade. Que imaturidade! Ué? Não foi o Hamilton que após o entrevero com Vettel na ultima corrida e com a reação do alemão, disse publicamente que “um tetra campeão deveria se preocupar com o exemplo que dá para as crianças e jovens que os veem pela tv”??
Pois é.
Como já foi dito antes, de sincero, honesto, humilde e inocente Hamilton não tem NADA. Talentoso como piloto? Demais.
Mas também é hipócrita, cínico e falso como uma nota de 3 reais.
“Teve a quem puxar.” Se é que vocês me entendem…

Viúva Maluca
Viúva Maluca
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Teve a quem puxar? A quem puxar quem, cara-pálida?

Jorge Oliveira
Jorge Oliveira
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

“Teve a quem puxar”, Idiota!!! Senna sempre foi um gentleman, digno de um Lorde inglês, o melhor dos melhores!!! Não tem o que falar, fica aí falando, supondo, insinuando implicitamente, coisas sobre o mito Ayrton Senna.

GArlet
GArlet
Reply to  Jorge Oliveira
6 anos atrás

O teu Ayrton santificado no céu é assim mesmo, mas na terra era 50% motherfucker, 50% son of a bitch, e por isso mesmo campeão. MAs isso só sabe quem assistiu ao vivo, não reprise do you tube.

Cicero
Cicero
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Vc só esqueceu de ver que foi o Hamilton quem cumprimentou o Vettel bem antes daquele circo. Mas, já observei que vc só ver o que quer ver… se é que ver.

valter rodrigues
valter rodrigues
6 anos atrás

O pódio do GP da Austria: Bottas, Vettel e Hamilton.

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Meio ou muito constrangedor é escalar um ex-piloto que se comporta mais como apresentador de programa de fofocas. Os dois já conversaram, já apertaram o ovo de cada um, e agora vem um não sei quem fazer os caras se beijarem em público.
Pior que o Vettel caiu direitinho nessa. Eu mandava o cara cagar e trabalhar na grobo.
Tem que pagar o educadinho na TV, agora. Que bosta.

E esse circuito não merece ser chamado de Österreichring, Spielberg, Zeltweg.
É isso mesmo: “Red Bull Ring”. Tá de bom tamanho. O cartódromo da Red Bull, by Hermann Tilke.
Se eu tivesse a grana que eles tem, contratava um IBAMA da Áustria, desapropriava umas fazendas, plantava uns milhões de árvores ali por perto, salvava todos os bichos, até as formigas. Mandava fazer dois quilômetros de áreas de escape, e anexava muito do que já foi fantástico e agora é sombra do que já foi.
Depois esperava o lucro do marketing verde e da sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, essas porra.

Se chove, dá VERS, RIC e HAM. Com sol, dá VET, HAM e RIC.
Com sol e chuva é melhor jogar na mega sena.
Boa corrida pra todo mundo.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
6 anos atrás

Seria muito vacilo da Mercedes pedir para Bottas segurar o ritmo e ajudar Hamilton, se fizerem isto Vettel ganha a corrida e o prejuízo aumenta.
Acho que Vettel já passa Bottas na largada, os dois pilotos (ou carros?) da Mercedes são ruins de largada.
Quanto a ceninha de Hamilton e Vettel….. Demorou mas começaram as pezepadas típicas do showbiz americano. Agora só falta um pôster com os “cowboys do asfalto” em posição de duelo… Patético.

Carlos Pereira
Carlos Pereira
6 anos atrás

“Palmer, assíduo da degola, Massa, Stroll, Ericsson e Palmer, igualmente assíduos, foram os eliminados no Q1, nessa ordem…”.
Gomes, creio que vc repetiu o Palmer não ?

Brabham-5
Brabham-5
Reply to  Carlos Pereira
6 anos atrás

O Palmer tá sem moral mesmo! kkkkkk

Chupez Alonso
Chupez Alonso
Reply to  Carlos Pereira
6 anos atrás

Chama-se diácope.

Serve para dar ênfase ao fato do Palmer ser assíduo da degola.

Palmer, o assíduo Palmer.

Gostei mais da versão original, portanto.

E poderia ser epizêuxis também.

Palmer, Palmer, Palmer, degolado de novo?

Paulo Ricki
Paulo Ricki
6 anos atrás

Flavio. Acompanhei ao vivo, Diretamenfe daqui da Estiria. Confirmo tudo que você escreveu. Agora, diretamente dos Alpes, tomando um vinho branco de Österreich, mando um abraço para o amigo . Espero a chuva ou a vaquinha amanhá!

valmir lopes
valmir lopes
6 anos atrás

vettel, kimi e bottas

Chupez Alonso
Chupez Alonso
6 anos atrás

É mais fácil nenhum desses seus três citados estarem no pódio amanhã.

Ve44el – Bottas – Ricciardo.

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Chupez Alonso
6 anos atrás

Parabéns!
Só não acertou a ordem.

celso
celso
6 anos atrás

Dá Vettel, Riccardo e Hamilton
E Stroll chega na frente de barrichelizado.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Hamilton e Vettel se cumprimentaram bem antes, apenas não quiseram fazê-lo na frente do palhaço, em público, enfim, participar do circo, porque o assunto esta encerrado, simples assim. Tenho certeza que Vettel também não gostaria dessa palhaçada, principalmente ele por ser um sujeito mais discreto. Mas é aquela história, “notícias” negativas vendem mais, é assim, fazer o que.

Alemão Cabeça-de-Repolho
Alemão Cabeça-de-Repolho
6 anos atrás

Primeiro: Mercedes. Segundo: Mercedes. Terceiro: Mercedes. Pilotos? Pra que isso mesmo, hein?

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Tudo dentro dos conforme, menos a Williams. Fica aqui uma pergunta, até que ponto a batida de Vettel na traseira do carro de Hamilton não provocou o problema no cambio da Mercedes? Se for esse o caso, a (não) punição do alemão saiu muito barato.

Alexandre
Alexandre
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Se a Mercedes tivesse uma suspeita que a batida tivesse danificado o câmbio, ela poderia alegar que trocou por causa disso e Hamilton não perderia as posições no grid. Fizeram como no ano passado na Bélgica, uma troca preventiva. Vettel já está no quatro turbo, logo tem punição de largada também.

Iz Kariotz
Iz Kariotz
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Boa pergunta

rafaelle
6 anos atrás

Bottas , Vettel , Halmiton.