HALO NÃO!

RIO (gente doida) – Aí que fico algumas horas longe do computador e a FIA decide que será o Halo a proteção de cockpit a ser adotada na F-1 no ano que vem. O Shield, testado por Vettel no fim de semana de Silverstone, foi reprovado em menos de uma volta — o piloto ficou tonto e enjoado.

Como a FIA quer alguma coisa em 2018, resolveu partir para algo que foi bem testado no ano passado.

Acho uma aberração estética. Acho que não impediria a mola de atingir a testa de Massa. Acho que que não salvaria Bianchi. Acho que não serve para muita coisa, exceto para o caso de um pneu voar sobre a cabeça de um piloto. Algo que, convenhamos, não tem acontecido com frequência.

halonokimi2

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Marcolla
Marcolla
6 anos atrás

É, antes de mais nada, um ótimo lugar para se colocar um anunciante.

Gabriel P.
Gabriel P.
6 anos atrás

“Alguém está é ganhando uma grana e boa com essa joça
Simples assim.
E uma perguntinha.
O piloto não terá um ponto cego na frente???

Jonny'O
6 anos atrás

um bando de maricas….pra resumir a opera.

Daqui uns anos a motoGP vai ser o esporte a motor dos nobres.

Robertom
Robertom
6 anos atrás

Para quem é contra o Halo, existe um abaixo assinado “Do not introduce the halo safety device in Formula One”

https://www.change.org/p/federation-internationale-de-l-automobile-do-not-introduce-the-halo-safety-device-in-formula-one?

Eu já assinei.

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

O melhor texto até agora sobre o halo:

http://www.racer.com/more/viewpoints/item/142478-buxton-halo-goodbye

Complementando, apenas a Ferrari foi a favor da implementação do halo já em 2018.

Halo
Halo
6 anos atrás

Oi ! Cheguei pra ficar.
E mais, daqui há alguns anos vão botar um vidro em mim.

Pode crer !

;P

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
6 anos atrás

Em nome da segurança, eu acho que este Halo parece suportar mais o peso de outro F1 em cima da cabeça do piloto, do que o tal Shield.
Mas pensando bem, o caso do Grosjean quase ter arrancado a cabeça do Alonso foi um caso isolado, e o Bianchi (que Deus o tenha) ter dado de cara no guindaste e a Maria de Villota (que Deus a tenha) ter perdido o olho com a batida no caminhão foram fatalidades causadas por objetos que não deveriam estar ali.
Outros acidentes também ocorreram em decorrência das rodas dos carros Fórmula serem descobertas, suspensões quebradas, pneus furados por atrito roda com roda… à mais de 200km/h são fatais.
Na minha opinião, e talvez eu esteja errado, isto vai descaracterizar o carro de F1, no que se pode chamar de “Formula”. Se for em nome da segurança, por quê não cobrem as rodas, como os Kart indoor… aí ninguém decola.

Wagner Almeida
Wagner Almeida
6 anos atrás

Quando eu era pequeno, chinelo havaianas era coisa de pobre… Depois passou a ser tolerado na classe média brasileira, depois ganhou a Europa e agora está não carros mais tecnológicos do mundo

Wagner Almeida
Wagner Almeida
Reply to  Wagner Almeida
6 anos atrás

Mas na verdade, eu gostei, protegeria, por exemplo, aquela piloto mulher espanhola que perdeu o olho, que bateu na traseira de um caminhão num teste, se não me engano… E aqueles acidentes como o Spa que im carro quase arrancou a cabeça de Alonso

Despoi
Despoi
Reply to  Wagner Almeida
6 anos atrás

É isso aê, parça !

Hoje todos podem ter a última tecnologia da F1 nos seus pés…
Vou fazer meu cooper com elas… a 300 Km/h. E vou correr a São Silvestre de chinelo.

Murillo
Murillo
6 anos atrás

O que me deixa mais puto nessa história toda é a passividade dos pilotos. Beleza, ninguém quer ver um piloto morrendo, claro. Mas quando se aceita correr em monoposto, você sabe o risco que corre. Então pronto. Não quer correr esse risco? Vá correr de GT, pô.

Esse negócio é horroroso. Esse e o vidrinho bizarro que testaram na última semana. Isso aí mata toda a essência da F-1. Alguém precisa fazer alguma coisa pra impedir a implementação disso aí. Fãs do mundo inteiro de F-1, eu os invoco! Vamos fazer um abaixo assinado contra essa coisa ridícula.

Bola da Vez
Bola da Vez
6 anos atrás

Halo não… halo sim… halo sim?

MARCELO JOSE DALBELLES
MARCELO JOSE DALBELLES
6 anos atrás

Alguém na FIA, tá levando um bom dinheiro pra empurrar essa aberração goela abaixo

Gabriel P.
Gabriel P.
Reply to  MARCELO JOSE DALBELLES
6 anos atrás

Exatamente o que pensei quando vi esta “aberração”
No Brasil conhecemos bem esta história de que alguém está ganhando e muito com algumas leis (kit primeiros socorros, extintores especiais e outros…)

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

Salvaria Bianchi porque a parte do trator atingiu o capacete (revejam as matérias sobre o acidente), assim como protegerá contra batidas similares em outros veículos. Os capacetes atuais receberem reforço para suportar uma mola como foi no caso do Massa.
Protege contra pneu em qualquer ângulo.

Claudio W.
Claudio W.
6 anos atrás

Acho que, se mesmo com o nivel de segurança que a f1′ tem hoje, não consideram aceitável correr sem um troço desses, deveriam acabar de vez com as competiçoes de monopostos/”open wheels”. É isso.

Renato
Renato
6 anos atrás

Boa ideia.
Vou pintar algo semelhante no parabrisa do meu Gol para imitar este Halo.

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

Acho que até o fim deste ano os pilotos e as equipes também vão rejeitar mais esse projeto idiota do Halo. Feio e inútil.

João Ferreira
João Ferreira
6 anos atrás

O carro já não era bonito, com bicos-mamilo, frentes baixas, cheio de aretas aerodinâmicas, som do motor péssimo, fica parecendo um chinelo turbinado…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Nada a 300km/h é seguro na face da Terra. Quando ao que o Vettel testou, fico apenas a imaginar o quanto ficaria emporcalhado durante uma prova.

Daqui a alguns anos vão limitar a velocidade a 70km/h nas grandes retas.

Carreras são perigosas. Até mesmo a F-E está cheia de riscos, principalmente correndo em circuitos de rua.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
6 anos atrás

Estou lentamente migrando de volta para Formula Indy, principalmente porque a categoria produziu um carro super seguro e prepara para o próximo ano uma atualização que vai deixá-lo esteticamente parecido com os carros dos anos 90 mas sem preder nada da segurança alcançada.
A Formula 1 pelo contrário procura se distanciar do passado rumando para um futuro chato e feio. O fato é que além de feio, o Halo não teria nenhum efeito positivo nos acidentes Senna, Massa e Bianchi. Ele só protege mesmo em caso de um pneu voador como aconteceu com Henry Surtees na Formula 2. Mas estes são raros momentos.
Na minha humilde opinião, a Formula 1 perde ao ignorar mais uma vez seus espectadores. Os números caem todos os anos e com essa tira de havaianas apicada ao carro vai cair mais. A Formula 1 é beleza, é estética sim!
Acho que finalmente encontrei um pretexto para deixar de acordar cedo nos domingos.

ROBERTO
ROBERTO
6 anos atrás

Qualquer dia destes eles irão transmitir corridas de F1 dos Vídeo games já que os carros já são de brinquedo mesmo. muitos botoes, muitas trocas de programas, motores de autorama Mabuchi, a adaptação do Jovens pilotos já é em um “simulador” ( isso já não é próprio Videogame).
Corridas mesmo agora só as de Rally, DTM, Endurance, As americanas onde pilotos apesar de correr a procura do rabo em ovais, tem uma técnica meio louca onde carros andam tortos na reta e fazem curvas sozinhos…

sandro
sandro
6 anos atrás

No caso do Bianchi salvaria sim, sem dúvida.

GIDEON
GIDEON
Reply to  sandro
6 anos atrás

Não salvaria

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

Falam em acabar com a barbatana por causa da estética e vem com esse havaianas na cara do piloto. “Ah, mas aí é questão de segurança”. Ok…

Então gostaria de saber que a FIA pensa sobre a MOTOGP? Será que, se ela fosse responsável pela categoria (a responsável é a FIM), a FIA acabaria com ela por falta de proteção ao piloto?

Leandro 440Magnum
Leandro 440Magnum
6 anos atrás

Bom , agora precisam melhorar os capacetes…

Cenzi
Cenzi
6 anos atrás

Vai pegar tanto quanto as medalhas do Ecclestone.

ram ram
ram ram
6 anos atrás

Depois do Halo, que tal a obrigatoriedade de extintores de incêndio (made in Brazil), hein?

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Nem falo muito desse y que dispensa comentários. De qualquer forma, parece que quando a gente quer identificar quem tá no cockpit, fica esse traste aí impedido.
Eu fiquei bastante chateado foi com o resultado do tal escudo. A impressão é a de que gastaram uma boa grana e não sei quanto tempo bombardeando o tal material com raios laser, balas de canhão e molas da Brawn GP, pra somente depois ter ainda o trabalho de colocar num carro afim de deixar o piloto de F1 tontamente protegido. Tá de brincadeira que não prestaram atenção num material que oferecesse visão eficiente em grandes velocidades, que levasse em consideração os feixes solares em um ângulo satisfatório de pilotagem. Pior. Faz a cabeça do piloto ir pra frente! Na menos pior das hipóteses, o aeroscreen nao seria a escolha? Pra Indy seria não apenas ideal, como também mais viável,levando em conta as reduzidas áreas de escape dos ovais e os pneus que gostam de voar com o impacto nos muros.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

A impressão que dá é que o escudo, que tbm não era grande coisa, foi feito por “encomenda”. Eu já andei num Corcel I cujo vidro tinha “grau”. Dá náuseas realmente, mas é óbvio que aquilo foi um erro da fábrica. Acredito terem sido essas irregularidades – “grau” – que causaram náuseas nos pilotos que testaram o escudo.

A humanidade trabalha com o vidro (sílica) há mais de 3000 anos, sabendo portanto exatamente como lidar com materiais transparentes para obter a utilidade desejada. Hoje existem produtos tão transparentes quanto o vidro e infinitamente mais fácil de serem trabalhados.

Não faz sentido algum, em pleno século XXI, que um artefato a ser usado na categoria máxima do automobilismo, a rainha da tecnologia, padeça de defeito tão primário a não ser que o fornecedor tenha atendido à risca o pedido do cliente.

Também não faz sentido a F1 ter pedido o defeito.

Mas o mundo anda tão estranho…

Abs.

EduardoRS
EduardoRS
6 anos atrás

Não só não ajudaria em nada, como arrisco a dizer que esse troço poderia até ter matado o Massa, pois a mola poderia ter batido no chinelão e ricocheteado para o peito do piloto. Também não teria salvo o Bianchi, pois até o santoantônio (parte teoricamente mais forte do carro) foi arrancado. Absolutamente NENHUM acidente dos últimos anos teria sido evitado por essa trapizonga. O halo só trará novos problemas (falta de visibilidade, dificil remoção do carro, etc). A FIA sob o comando do Jean Todt é uma piada de mau gosto. Saudades do Max Mosley.

Ilmar
Reply to  EduardoRS
6 anos atrás

Saudades do Max Mosley? Eu tenho é raiva dele, pois foi ele que começou a fazer da Fórmula 1 esse circo dos horrores que é hoje lá em 1992, para 1993 em diante. Tirando a cisma com o Ayrton Senna, eu sinto saudade é do Jean-Marie Balestre, isso sim, pois foi na época dele que a Fórmula 1 era muito melhor do que é hoje.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
6 anos atrás

E pra encerrar: durante mais de 100 anos se correu com o cockpit aberto. Era incrivelmente mais perigoso no passado. Em 100 anos meia dúzia de acidentes fatais, uma mula, umas idéias estúpidas e agora vão matar a bagaça. É quase revoltante. rs

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
6 anos atrás

Acontecimentos ruins sempre deixam rastros ruins. Não haveria Moro provavelmente se o ótimo (sim, mesmo, sem ironia) Joaquim Barbosa não quisesse encarnar o papel de moralizador da política via judiciário. Isso deseducou o país. E é impressionante como esse debate tolo sobre essa baboseira de halo, shield ou o caraio tem deseducado as pessoas. Quanta tolice é dita e ela sempre precisa ser referendada, afinal é em nome da segurança — e quem pode ser tonto a ser contra a segurança ou contra o combate à corrupção?

Explicar pras pessoas que há formas e formas de fazer uma categoria mais segura — e um país menos corrupto — e que nem todas supostas soluções são realmente eficazes se tornou uma missão hercúlea. Daí a estupidez quase sempre acaba vencendo. A introdução desse tal de Halo — ou do shield — é a prova disso. E lá vão matando aos poucos a F1, um “produto” que se bem cuidado como se provou em Londres pode ser muito popular, ainda.

Vivemos num mundo que a estupidez venceu. E de w.o. É difícil lutar contra ela.

Fábio
Fábio
6 anos atrás

Quando as coisas começam a melhorar na formula 1… Acho que esses caras tem uma meta de audiência, quando começa a subir eles inventam alguma coisa para baixar.

Ferrarista
Ferrarista
6 anos atrás

A partir de 2018 o negócio é ficar só no Moto GP e naIndy. A sentença de morte da F1 já foi decretada. E eu q não vou perder meu tempo vendo uma corrida de chinelas havaianas. F1 já tava um saco, com a implantação desse troço ridículo, agora que as coisas foram literalmente para o ralo. R.I.P F1

Gustavo
Gustavo
6 anos atrás

É feio pra kct, sem duvida. Mas acho que ele ainda vai ser trabalhado muito pra melhorar o visual. A versão final será bem diferente.

Julio
Julio
6 anos atrás

Nos anos 90 os pilotos andavam de ombro de fora! Ok, o mundou, as prioridades mudaram, se continuasse com em 1990 muitos teriam morrido depois de Senna e bla bla bla. Na boa, acho esse Halo uma merda, nao me parece eficaz. A F1 precisa priorizar as disputas, isso sim. Carros feios da porra

José Marinho
José Marinho
6 anos atrás

Escolheram justo o reclamão Vettel para testar deu no que deu.

Victor Serrão
Victor Serrão
6 anos atrás

Não seria mais simples mexer no HANS e no capacete? Um capacete maior, mais bem elaborado, apoiado num HANS mais robusto, não teria o mesmo efeito?

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

provavelmente a coisa mais bizarra desde o carro de seis rodas

joel lima
joel lima
6 anos atrás

Essa história do halo parece a história do extintor obrigatório no Brasil. Algo que não serve pra nada e por isso eu não me surpreenderia que a empresa que faz essa coisa horrorosa tivesse pagando um por fora pra alguém (rs). Só espero que esse halo não cause um acidente feio que possa até custar a vida de um piloto.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
6 anos atrás

Difícil de entender esta decisão da FIA. O halo não é só ridículo, ele é totalmente ineficaz na maioria das possíveis situações de acidente com pequenos objetos ou colisões. Então porque adotar uma “solução” que além de ineficaz desagrada à grande maioria dos fãs, pilotos e equipes??? Dirigentes esportivos em todas partes do mundo tem infinita capacidade de fazer merda!!!

Alexandre
Alexandre
6 anos atrás

Isso é muito feio e de eficiência duvidosa.

Esteticamente, a solução do escudo é melhor e acho que com mais testes, os problemas relatados pelo Vettel poderiam ser resolvidos.

Fernando M.A.
Fernando M.A.
6 anos atrás

Fico na dúvida se a obstrução da visibilidade não tenderia ser mais perigosa do que pretende proteger.
Não duvido que isso vai causar um aumento de pequenas colisões em condições de treino classificatório e prova, devido a distância entre os carros serem infinitamente menores que nos testes feitos.

Marcos Soares
Marcos Soares
6 anos atrás

Isso aí só servi pra pneus,pedaço de carenagem voado,se acontecer um acidente como foi aquele do Jules Bianchi isso aí ou outra coisa não servi de nada,sobre acidentes que teve num passado recente,acredito que salvaria a vida do Justin Wilson,do filho do Surtees,Gonçalo Rodrigues em Laguna seca 99,talvez do Senna,ja aquele do Greg Moore,Jeff krosnoff não acredito que faria alguma diferença.

Victor Serrão
Victor Serrão
Reply to  Marcos Soares
6 anos atrás

Do Senna, jovem? Haja pontaria pro braço da suspensão, né…

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Marcos Soares
6 anos atrás

Tanto o Justin Wilson quanto o filho do Surtees foram atingidos na parte de cima da cabeça. O Gonzalo Rodrigues seria salvo já hoje com o hans. Do Senna também não mudaria nada.

Anderson Leite de Campos
Anderson Leite de Campos
6 anos atrás

Cara,

Cadê o marketing das “havaianas” para patrocinar esse carro !!!!!!!!!!

Abraço.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Lindo, puseram a F1 no chinelo. Logo agora que os carros estavam voltando a ficar esteticamente interessantes. Poderiam voltar com aqueles adereços aerodinâmicos carnavalescos de dez anos atrás, pelo menos desviaria a atenção dessa bizarrice.

Heverton Elias
Heverton Elias
6 anos atrás

Cabe a FIA analisar com critérios puramente técnicos, se elas não deformam, não têm cheiro e não soltam as tiras. Huahauahuhauhahauahuahhuhua.

Quero ver se a Alpargatas vai exigir royalties por uso de propriedade intelectual, ou vai ganhar alguma grana por concessão de imagem.

moisesimoes
moisesimoes
Reply to  Heverton Elias
6 anos atrás

Kkkk. Bem isso mesmo, mano.

Giovanni
Giovanni
Reply to  Heverton Elias
6 anos atrás

aheueahuaehaeuaehaeuaehuaeaheuaehaeu melhor comentário

Macario
Macario
6 anos atrás

Acho que não evitaria a mola no Massa, mas acho que teria salvado a vida do Bianchi. E também será útil nesses casos em que o carro decola e passa perto da cabeça dos pilotos. Não me lembro onde, mas recentemente, dois ou três anos atrás, o Grosjean (salvo engano) passou raspando pela cabeça do Alonso.

Acho horroroso, mas discordo dessa visão “ah, tem risco, não quer correr risco, fica em casa”. F-1 não ´é corrida de vida ou morte, pilotos não são gladiadores e mesmo com essas prevenções o risco continua, mas é obrigação das equipes e da FIA reduzir sempre que aparece nova tecnologia. Afinal, a F-1 é isso desde o começo. A categoria de ponta onde tudo acontece antes.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Macario
6 anos atrás

Vai ter uma coisa que vai acontecer antes, mesmo: a debandada de fãs, a falência da categoria e o fim dos salários milionários de medrosos pilotos.

E o que matou o Bianchi foi a desaceleração brutal. Nenhuma proteção de cabeça o salvaria.

Macario
Macario
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

Pois é, mas o halo deve ser deformável, deve reduzir a desaceleração, acredito na sua eficácia para casos como o de Bianchi e naqueles que o carro decola e passar perto da cabeça do piloto. Não é possível que a FIA esteja fazendo algo, sob tanta oposição, que não sirva pra quase nada.

GIDEON
GIDEON
Reply to  Macario
6 anos atrás

Não salvaria o Biachi, só partiria o capacete dele ao meio

Maurício Rocha
Maurício Rocha
6 anos atrás

Tempos feios, de carros feios. Esquece-se de que carros icônicos assim se tornaram não só pela velocidade, pela história de quem os pilotou, mas também pela beleza plástica, pela estética, aquilo que atrai os olhos e fascina… alguém consegue ficar fascinado por esses bicos de mamadeira dos dias de hoje? Com Halo então… Faz logo como os LP, fecha logo tudo, mete um ar condicionado e um baita sonzão pioneer… ou roadstar… HALO NÃO, varal de pendurar cueca…

Toni Righi
Toni Righi
6 anos atrás

Acho muito estranho o problema de visão que o Vettel enfrentou e tonteou (comum nos carros com vidros blindados de má qualidade)

Considerando que a F1 representa o estado da arte em tecnologia sempre tive certeza a FIA iria contratar fabricantes de canopies aeronáuticos quando fossem desenvolver uma versão para os carros.

Ou um piloto de F16 ou de qualquer outro caça também “fica tonto” por distorções na visão quando pilota? Taxiando ou voando a Mach 2. rsrs

José Marinho
José Marinho
Reply to  Toni Righi
6 anos atrás

Com certeza fica, é por isso que pilotos de f16 são os tops dos tops, e com o tal shield os pilotos com capacidade pilotar um F-1 diminuiria muito, diminuiria mais um grupo que já é seleto.

paulo
paulo
6 anos atrás

acho q essa foto explica : é um lugar de destaque para publicidade

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
Reply to  paulo
6 anos atrás

Pensei o mesmo. Ia escrever isto. Concordo,

Aliandro Miranda
6 anos atrás

Não existe solução definitiva para proteger a cabeça dos pilotos em monopostos que não seja a cobertura total do cockpit. E mesmo assim com ressalvas, como por exemplo a proteção ser um impeditivo em caso de resgate do piloto.

Como a FIA não quis partir para a cobertura total — isso sim seria uma mudança drástica na estética e talvez no conceito dos carros — a entidade, com a introdução do Halo, quis mostrar serviço. Afinal estão testando alternativas de proteção há bastante tempo. E me parece que a adoção do Halo é porque não acharam nada melhor. Ou menos pior. E o dinheiro e tempo gastos nos testes precisam ser justificados, para que não se assuma a vergonha de não terem chegado a conclusão nenhuma.

Thiago
Thiago
6 anos atrás

RIDICULO, quando os carros ficam um pouco melhor, tem que ter dedo de alguém para estragar, Automobilismo tem Risco, se vc tem medo não corra, vai jogar PS4, então vamos colocar capacete em jogador de futebol, parachoque nos carros de f1, cobrir as rodas e mais uma coisa, sem pilotos e um mecanismo e o piloto fica na fábrica no simulador! acabaram os RISCOS…….. OBRIGADO FIA, que acabou com os motores v10 v12 e v8 pra colocar uma merca de unidade de potência, “energia limpa”

Toni Righi
Toni Righi
Reply to  Thiago
6 anos atrás

Ok.

Então vamos abolir também o uso de capacete, cinto de segurança, etc.

Rodrigo Queiroz
Rodrigo Queiroz
Reply to  Thiago
6 anos atrás

Concordo tudo que você disse.
Sabe o que parece?
Que é mais um caso “do politicamente correto”, tá tudo ficando chato… Automobilismo é esporte de risco!