MENU

sábado, 29 de julho de 2017 - 18:54Automobilismo internacional

LUCAS, ESPLÊNDIDO

20177292218974_Abts4_DR

GÖDÖLŐ (fiz o acento!) – Consegui ver por streaming a segunda metade do ePrix de Montreal, vitória de Lucas di Grassi depois de largar na pole e contar com duas infelicidades de Buemi. Primeiro, a inexplicável porrada no treino livre. Segundo, e muito pior, a troca de bateria que fez com que perdesse dez posições no grid, para largar em 12º. Não fosse isso, a primeira fila teria os dois protagonistas do campeonato numa luta histórica.

O brasileiro aproveitou integralmente a vantagem e ganhou a corrida #1 de maneira espetacular, enquanto o suíço se esfolava lá atrás para salvar o máximo de pontos que pudesse. Largou mal, correu com a barra de direção torta, lutou muito e terminou em quarto, o que não é ruim. Tampouco bom. Porque chegou ao Canadá dez pontos à frente do rival, e foi dormir seis atrás — o placar aponta, agora, 175 x 169 para Lucas (sim, já sei o que aconteceu, mas mantive o texto original; a atualização está abaixo).

A corrida de amanhã vai ser de arrepiar. Aliás, desde a classificação. Os nervos estão à flor da pele. E é incrível como, mesmo assim, Lucas e Buemi vivem situações de extremo risco a cada volta. O piloto da Audi teve de resistir bravamente a Vergne no final. O da Renault, na última volta, tentou passar Sarrazin de forma quase suicida — uma batida ali acabaria o campeonato. Acabou não conseguindo, inclusive porque o veterano da Techeetah se defendeu de maneira limpa e brilhante.

É um grande final de campeonato, numa pista que me pareceu uma das melhores do calendário.

A Fórmula E vai encerrar sua temporada #3 em alta.

ATUALIZANDO…

Sim, acordei aqui na Hungria e vi que Buemi foi desclassificado. Parecia um louco no paddock depois da corrida, reclamando com todo mundo. E seu carro estava abaixo do peso. A diferença, que era de seis, passou para 18 pontos pró-Lucas. Acabou o campeonato. O brasileiro só perde por uma catástrofe.

Catástrofe que, no fim das contas, acabou sendo a temporada de Buemi. Trocou as duas provas de Nova York pelo WEC na Alemanha e vai perder os dois campeonatos. Além do mais, a punição de dez  posições no grid e a desclassificação da primeira corrida de Montreal foram provocadas por ele mesmo. Foi aquela batida besta no treino livre (o vídeo está aí embaixo) que desencadeou a sequência de pequenas tragédias que culminaram com a perda dos pontos do quarto lugar.

Di Grassi será campeão com méritos. Poderia ter conquistado o título na primeira temporada se não fosse desclassificado em Berlim, e na segunda, quando também perdeu pontos de vitória no México. É o piloto que tem mais pódios na categoria, anda sempre na frente, é inteligente e capaz.

Sébastien, por sua vez, teve um primeiro campeonato muito competitivo, mas cheio de erros. Aprumou-se para o segundo e foi campeão. Nesta terceira temporada, espanou o parafuso na reta final. Colocou tudo a perder com a panca de ontem e, descontrolado, saiu latindo para todo mundo com quem encontrava. Perdeu um título que estava ganho. Essa derrota ele não pode colocar na conta de ninguém, exceto dele mesmo.

Ah, mas tem uma chance ainda, vão dizer. Tem. Se Lucas quebrar, ou bater. Só. Caso contrário, é uma vantagem que o piloto da Audi não desperdiça nem por decreto imperial.

19 comentários

  1. Macario disse:

    Di Grassi vai ganhar porque Buemi perdeu as provas de NY, ou seja, Buemi que perdeu o campeonato. Di Grassi é muito querido na imprensa, mas precisa mostrar mais na pista o seu valor e não será esse título que vai mudar essa imagem. Piloto chorão e de caráter duvidoso.

  2. Marcos disse:

    Vai s f ,de Grassa não merece ser campeão…me admiro Edgar e babacas da Fox
    Estão pior Que o Galvão no tempo do Seninha vtc

  3. Rafael Lima disse:

    Detesto essas musiquinhas de fundo que tocam nas transmissões da FE!

  4. Leo Cardoso disse:

    Boa tarde, Flávio! Sou niteroiense e às vezes comento em seus posts aqui.
    Vivo em Portugal há quase três anos mas acompanho o Grande Prêmio desde que era do IG.

    Flávio… você pode me indicar em qual streaming assistiu a Formula E ?
    Estou louco atrás de um link.

    Desde já, obrigado!

    ps- Minha namorada é romena e cresceu com o pai dirigindo um trabant! =)))

  5. Na verdade o Buemi errou feio em trocar de categoria na fase final e decisiva da Fórmula E em Nova York (Etapas 1 e 2) entregando o ouro ao bandido Lucas que agora tem que aproveitar essa chance de ser campeão dado pelo destino com essa vitória esplêndida e a desclassificação do Buemi depois de ter conquistado um quarto lugar de virada e quase sendo terceiro de forma espetacular na etapa um do Canadá.

  6. Humberto Moreira disse:

    Olha Flavio, apesar da Foxsports ser sua casa, fiquei muito decepcionado deles finalizarem a transmissão logo depois da bandeirada e muito as pressas para apresentar mais um dos vários programas de futebol do canal, que alias acho q deveria chamar Foxfutebol, ja vi vc reclamar muito da globo sobre coisas similares, mas agora não vi nenhum comentário, justamente neste importante podium de Lucas.

  7. Renato disse:

    Este Lucas é muito bom deveria estar na F1

    • Endrigo de Castro disse:

      Renato,
      apesar de eu não torcer pelo DiGrassi por que acho ele um mala e chorão, que só reclama dos outros e é um péssimo perdedor, reconheço seu talento.
      Porém, acho que ele está no lugar certo, pois a FE é competitiva e muito atrativa, não só para nós que assistimos, mas para o esporte como negócio! Acredito que seja o futuro se tornando realidade e acho que num futuro não muito distante, assumirá o lugar da F1 como principal categoria do esporte a motor.
      Abraço .

  8. Rafael Pacheco Velho disse:

    Buemi desclassificado.

    Lucas campeão daqui algumas horas.

  9. jean carlo disse:

    fato que buemi e di grassi fizeram ótima corrida.
    mas achei muito feio o que o abt fez.

  10. Paulo disse:

    O Buemi foi desqualificado, agora a vantagem do Di Grassi é de 18 pontos!!

  11. Dimaz disse:

    https://www.facebook.com/fiaformulae/videos/1603499939689881/

    Buemi despirocou… Com o grid todo… Conspiração total…o grid inteiro bateu nele pelo jeito…

    Bicho mereceu de ferrar pelo q fez com o abt…. Merecia q o abt tivesse enchido sua traseira… Mas aki se faz aqui se paga… Desclassificacao deixa o titulo nas maos do di grassi

  12. Polaco disse:

    Desculpe Flávio. Mas ainda tem campeonato pq buemi teve de correr em outra categoria.

  13. Gilberto Martins disse:

    Realmente esta sendo um final de campeonato “eletrizante”, hoje foi uma corrida com todos os ingredientes: Panca, briga na entrada dos pits, batida de leve na saída (Buemi x Abt), Safety Car eliminando a vantagem do Di Grassi no final da corrida e as duas últimas voltas de tirar o folego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>