FOTO DO DIA
Josef Newgarden, da Penske, conquistou hoje o título da Indy em Sonoma. Terminou a prova em segundo lugar — vitória de Simon Pagenaud. Foi seu primeiro título. A cobertura do Grande Prêmio conta tudo.
Josef Newgarden, da Penske, conquistou hoje o título da Indy em Sonoma. Terminou a prova em segundo lugar — vitória de Simon Pagenaud. Foi seu primeiro título. A cobertura do Grande Prêmio conta tudo.
Há quem diga que, depois que a pista original de Interlagos foi abandonada, no final de 1989, o Brasil só conseguiu mais dois títulos na Fórmula 1, em 1990 e em 1991, com o Ayrton Senna. Seria a tal ”maldição de Sanson”.
Agora, depois que destruíram o Autódromo de Jacarepaguá, em nome das famigeradas Olimpíadas do Rio de Janeiro, acho até que nunca mais um piloto brasileiro será campeão mundial nem de Fórmula 1, e nem de Fórmula Indy, o que talvez seja bem-feito. Acho que será a ”maldição de Cornelsen”…
Agora só falta saber se o Helinho continua ou não? Will Power liderou mais em 2017 na Indy com 443 voltas, uma a mais que o Helinho com 442 voltas.
O comentarista Auad só fala no Castro Neves,,como se o mané fosse o único brazuca…deu azar heim..rsssss
Ah estes americanos pachequistas levando bandeira dos EUA para o pódio…
Direito dele.
Que o campeão da categoria possa sempre levar a bandeira do seu país ao pódio.
Seja argentino (a), australiano (a), brasileiro(a), britânico (a), canadense, estadunidense, francês (a), neozelandês (a), etc.
Mereceu ganhar, é o que interessa.
E o Helio não foi campeão de novo….
Mantendo a média. . .
Repetiu apenas o desempenho dos últimos anos, quando foi sumariamente surrado pelos companheiros de equipe.
Já vai tarde. . .
Um campeonato bem disputado, mas com corridas meio insossas. A última corrida foi assim. Newgarden só garantiu o seu e foi campeão com louvor (foi o único que venceu 4 vezes). O Pagenaud fez uma ótima corrida, mas faltou mais disso durante o resto do ano. O Dixon foi até onde deu com a Ganassi, mas era muito inferior aos Penske. E o Castroneves como disseram acima é o Massa da Indy. Assim como o Massa andava bem em alguns circuitos, o Castroneves anda bem em Indianápolis. É o que o mantém na categoria, mas precisa de mais pra ser campeão. Ou precisava, já que pode ter sido sua última corrida. Terminará a carreira pois como um dos grandes de Indianápolis, mas não como um dos grandes da Indy.
A fórmula Indy não é nem será uma foruma 1, mas que dá show, dá com certeza, assisti algumas provas e vou dizer que é mais emocionante que F1, sempre com varios pilotos e equipes com chances reais de vitoria, mais ou menos 3 a 4 equipes com 5 a 6 pilotos podendo vencer, isso sim é emocionante, e o principal chegar ao final com seis pilotos com chances de ser campeao, dois só por milhagre diga-se de passagem, mas os outros quatro lutando até a ultima volta, ate cruzar a linha de chegada, então a F1 que aprenda a fazer campeonatos de verdade e não usar regulamentos pro mercedes feitos de encomenda pela estreala de tres pontas, senao fica como ja esta um campeonato monomarca com alguns figurantes algo que nem esporte é!!!!!
Off topic.
https://youtu.be/Q1eQw4ycgQM
Muito legal!
Na minha modesta opinião, a Indy acabou quando ouve a cisão da Cart com a IRL, a categoria se perdeu, virou uma categoria de segundo escalão, com veteranos que já passaram há bastante tempo de seus melhores dias, e sujeitos que não conseguiram vagas em outras categorias e a Indy foi o que sobrou, enfim a Indy ficou fim de feira total, e os carros foram ficando cada vez mais horrorosos, enfim, eu como amante de automobilismo ainda assisto algumas corridas, mas sem o mesmo entusiasmo dos anos 90 quando tinha grandes campeões correndo lá.
Disse tudo!
A Indy é hoje o que ela era nos anos 80 e foi quase sempre: uma categoria boa, com uma tecnologia boa (não é de ponta como a F1) e muito competitiva. Se você olhar historicamente, as únicas exceções são os anos 90, quando a CART explodiu com a entrada de montadoras (mais ou menos como a F-E agora), mas que é um fenômeno efêmero, com a rapidez que elas entram, elas saem; e os anos 2000, que CART e IRL foram definhando juntas e aí sim era o que você disse: a Indy parecia uma terceira divisão. Ninguém queria correr lá. Nem os americanos, que logo vazavam pra Nascar.
Hoje não. De 2010 pra cá a categoria voltou a ser o que na média sempre foi com bons patrocinadores, com equipes fortes financeiramente e auto-sustentável. Não é como nos anos 90? Não é mesmo. Nem a F1 é. O automobilismo como um todo passa por dificuldades, mas a Indy hoje trilha um bom caminho.
Ah, e sobre a feiúra dos carros, concordo. Mas ano que vem ficarão melhorzinhos.
A IndyCar tem a meu ver dois pontos negativos: 1 – uma temporada rapida por questao de mercados (nao querer competir com a NFL, o que é uma argumentação ridicula); e 2 – a concentração de “força” e pilotos em apenas duas equipes (Ganassi e Penske) tornam a categoria muito simploria e em ritmo de final de vida…
Sr. Fern, seja razoável pelo menos!
Na fórmula Indy em 2017, tivemos DEZ pilotos de SEIS equipes diferentes VENCENDO CORRIDAS, forao 17 provas, NÃO É MUITO MAS NÃO É POUCO, e até a ultima prova seis pilotos de tres equipes tinham chances de serem CAMPEAO, então esses números mostra que Indy sim é disputada, já a F1 é apenas um passeio dominical com o script pronto já de antemão o que no final das contas É RIDÍCULO!!! Na F1 antes de começar o campeonato já se sabe quem vai sr o campeao por qual equipe, me pergunto: pra que assistir as corridas????
A última vez que um não Penske-Ganassi ganhou foi em 2012, o Hunter-Reay com a Andretti. Na F1 de 2012 pra cá só tivemos 2 equipes campeãs. Na Indy tivemos 3. Não é tão ruim… E esse ano foram 10 vencedores diferentes em 17 etapas.
Sério? E o que dizer da F-1? Ferrari – Brawn-Mercedes.. Concentração de forças em UMA só equipe!
Incrível o campeonato da F1 foi decidido antes da Indy.
Engraçado que indiretamente foi o próprio Vettel que ajudou o Max ir pra RedBull.
Quem fez a corrida mais medíocre? Castroneves ou Massa?
Deu empate!
Ou melhor já vem dando faz tempo!