NAS ASAS
RIO (fantástico) – Já tem alguns dias a notícia, mas nunca é tarde. O governo alemão vai levar para o país um 737-200 que estava num “cemitério” do aeroporto de Fortaleza desde 2009. Ele pertence à TAF Linhas Aéreas, empresa inativa há alguns anos, comprado de uma companhia malaia em 2002. Motivo: este avião, que pertenceu à Lufthansa, foi sequestrado em 1977 num dos casos mais espetaculares da história do terrorismo aéreo.
Na ocasião, um comando palestino tomou a aeronave, que ia de Palma de Mallorca, na Espanha, para Frankfurt com 91 pessoas a bordo. O sequestro durou cinco dias e só foi terminar na Somália quando uma tropa de elite alemã invadiu o Boeing e matou os sequestradores.
O governo alemão vai pagar as dívidas da TAF com a Infraero, cerca de 75 mil reais, e levará o avião desmontado para ser restaurado e exibido em algum aeroporto ainda não definido.
Alemão sabe preservar as coisas. E que bom que descobriram esse pássaro esquecido sob o sol do Ceará. Ele está inteiro e majestoso. E poderá contar sua história para sempre a quem se interessar.
Estive ontem no aeroporto de Fortaleza para ver a decolagem do Antonov 124 que levou o “charuto” do Landshut para a Alemanha.
Neste link tem nformações sobre a chegada do avião na Alemanha..
.https://www.facebook.com/search/top/?q=sbfz%20spotting%20-%20aeroporto%20de%20fortaleza
História bacana essa! Que bom que o velho 737-200 será restaurado. Memorável.
Fico pensando. O que aconteceria se completassem o tanque de combustível, trocassem óleo, bateria e dessem a partida? Voaria e chegaria ao destino? E claro, teriam que encontrar um piloto maluco pra fazer o teste.
Pergunta idiota, não merece resposta!
Se não tiver o que fazer, estude!
A pergunta não é idiota, pois também tive essa curiosidade, idiota é a sua atitude imbecil na resposta de menosprezar e demonstrar toda a sua arrogância. Sinal dos tempos do Brasil, em que pessoas que se acham mais que todo mundo aproveitam qualquer oportunidade para se crescer em cima dos outros ao invés de espalhar conhecimento e informação de qualidade! Porque ao invés de dar esta resposta escrota não explicou as dificuldades e desafios de reativar um avião parado a longo tempo? Não é melhor “mandar estudar”, ah vá a merda
Qual adjetivo você, que é tão ácido nos teclados, utilizaria para descrever alguém que não consegue distinguir uma ´pergunta séria de outra jocosa? Seja honesto
Não se pode esquecer que o novo concessionário do aeroporto de Fortaleza é a Fraport, companhia alemã de gestão de aeroportos.
Flávio,
Uma sugestão, por que não criar uma série com acontecimentos / veículos/ locais etc históricos, que geraram filmes ou documentários, acho que seria bem legal, imagine quantas contribuições…
Segue uma primeira sugestão: Fordlândia.
Vai ficar lindo depois de restaurado, pena que essa cultura não existe aqui no nosso país a de preservar a história dos transportes. Fui recentemente a Eslováquia e fiquei maravilhado com o museu do transporte em Bratislava, pequeno mas com muito charme.
Interessante também que o avião será levado para a Alemanha pelo Antonov 225, em mais uma oportunidade para vê-lo aqui no Brasil.
Está aeronave estava em Kuala lumpur, Malásia. Eu tive a honra de traze la para o Brazil em 2002. Foi feito sete etapas, até Fortaleza, devido à baixa autonomia, pousos em Maldivas Muscate, Cairo, Tunes, Casa Blanca, Ilha do Sal e Fortaleza.. Hoje eu acho que foi uma Viajem Memorável. Parabéns ao povo Alemão, por manter a sua história e homenagear os seus tripulantes.
voce por acaso é pai do yuri josé?
Uma bela história, com certeza. Bem que o amigo poderia discorrer mais sobre esse último voo. Gosto de tudo que é ligado a aviação.
Comandante Leite!!!
Nao acredito que tambem e leitor deste blog.
Muito legal saber de ti por aqui
Grande abraco!
Nossa.. vizinho minha casa e eu não sabia. Vou tentar visitar este avião. obg Flávio.
tem uma matéria muito legal desse fato no canal Avioes e musica
https://www.youtube.com/watch?v=2BGHfHlmFZM
Esse vídeo é bem interessante mesmo!
O Canal todo é. Ótimos vídeos para quem gosta de aviões!
Ainda bem que a dívida não é da minha cidade, senão um certo prefake oportunista iria dizer que é mais uma doação que ele consegue
Enquanto isso o que resta da Varig , da Vasp e da Transbrasil vai virando caçarola!
E o museu da Tam fechado!
https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/fechado-ha-1-ano-museu-da-tam-guarda-mais-de-100-avioes-historicos.ghtml
Preservar todo mundo quer e gosta,o problema aqui é querer fazer sem enfiar a mão no bolso ou então fazer enfiando a mão no bolso do BNDES,da prefeitura ou seja lá de que fonte publica for possivel beber (mamar),ou então achar algum infeliz que quer viver de restauração trabalhando de graça.
Legião Urbana, tem uma música que cita os envolvidos nesse sequestro e eu nem sabia… só vim a saber, através do Lito, do Aviões e Músicas… canal sensacional… Vou sugerir em um comentário no canal dele, que te convide (Flavio Gomes) pra fazer um vídeo sobre carros antigos e aviões… vou la agora sugerir isso no video de 300 mil inscritos…
E pensar que viajei nesse avião. A TAF chegou a fazer vôos charters para Fortaleza, durante a alta temporada, com esse avião. E viajei de Brasília a Fortaleza.
Mais um gol da Alemanha. Num país onde o povo valoriza a sua história e torna economicamente viável a atividade de museus de todo o tipo, essa atitude é possível.
Para referência, segue link da reportagem do jornal O Povo, de Fortaleza:
https://www.opovo.com.br/jornal/cotidiano/2017/09/lufthansa-envia-engenheiros-para-desmontar-boeing-historico.html
usando de gancho essa historia só par avisar que em são paulo o museu da ipiranga que deveria esta fechado e noticias mais otimistas de reabertura pra daqui a 5 anos a todo momento nossos governantes aplicam um 7×1 na população
7 x 1 ou 171?
Fala sério, nem acredito… Já vi esse avião dessa empresa TAF várias vezes no Pinto Martins (aeroporto aqui de Fortaleza), mas nunca imaginei que tivesse essa história toda por trás. Massa.
Flávio, boa noite! Se vc puder dispor de 14 minutos, de uma olhada no video do link que te envio. Ele conta um pouco da história do que aconteceu com o avião desde sua incorporação a Lufthansa até ao seu sequestro até a morte de Andreas Baader e Ulrike Meinhof.
https://www.youtube.com/watch?v=2BGHfHlmFZM
Esse cara é sensacional. Seus vídeos são excelentes.
Fantástico! Obrigado pela dica.
Vai para o Dornier-Museum, em Friedrichshafen. Fica bem no Sul da Alemanha, às margens do lago de Constança (fazendo uma espécie de tríplice fronteira com Suíça e Áustria). Fiquei com vontade de ir lá quando esse Breguinha cheio de História estiver restaurado.
Só quem é das antigas chama do 732 de breguinha. Não sou dessas antigas, mas aprendi esse apelido em algum lugar e que tinha a ver com a novela Brega e Chique da Globo (o chique era o 733, mais novo e bastante reformulado).
Mas o 733 nem ostentou o chique, porque logo apelidaram ele de Cascão porque ele não curtia uma chuva…
Espetacular atitude dos alemães. A aviação agradece.
Este vai ter um final feliz, ao contrário daqueles que viram hotel ou restaurante. Parabéns aos alemães
Destino cruel é dos que são picados em pedacinhos e viram sucata…
Virar hotel ou restaurante ainda passa, duro são os que viraram panela.