BELEZA AMERICANA (3)

eua175

SÃO PAULO (falta pouco) – Uma vitória de Hamilton em Austin, a quinta em seis edições da corrida no circuito texano, não era muito difícil de prever. Foi tranquila, com uma parada apenas, sem grandes sustos, brevíssimos momentos em que não esteve na ponta. Deu mais um passo, enorme, para conquistar seu tetracampeonato. Deve fechar no México — o de Construtores, matematicamente, a Mercedes ganhou hoje. E ainda recebeu seu troféu das mãos de Bill Clinton, uma das muitas celebridades presentes ao GP dos EUA.

Foi uma corrida legal, e polêmica por conta da última volta, em que Verstappinho, num movimento genial, passou Raikkonen para assumir o terceiro lugar e só foi perder a taça quando já estava na salinha pronto para subir ao pódio. Por cortar caminho por fora dos limites da pista, de acordo com os comissários (e as imagens são bem claras, é preciso admitir), o holandês foi punido com 5s em seu tempo e a posição foi herdada pelo finlandês da Ferrari. Vettel ficou em segundo, onde largara. E a diferença na tabela foi a 66 para o inglês, que para ser campeão no Hermanos Rodriguez precisa apenas de um quinto lugar, mesmo se o alemão ganhar. Acabou.

Depois de Lewis, Vettel, Kimi e Verstappen, os quatro primeiros, chegaram na zona de pontos Bottas (apagado), Ocon (ótimo), Sainz Jr. (estreando muito bem na Renault), Pérez, Massa e Kvyat. Algumas boas atuações e muito oba-oba dos organizadores podem até não ter feito desse GP um evento inesquecível, mas foi divertido e marcante. Já desde antes da largada, quando os pilotos começaram a ser chamados por um famoso locutor de boxe (esqueci o nome, mas não sou exemplo para ninguém, vivo esquecendo nomes), como se adentrassem um ringue. O público adorou.

eua180

Sobre essa a apresentação dos pilotos, que para muita gente foi a coisa mais importante do GP, vou falar em outro post, porém. Provavelmente amanhã, e também no “GP às 10” ao longo da semana. Beleza assim? Entendo que tenha causado tanta espécie. É uma mudança estética bem visível e merece algumas palavras. Mas vamos à corrida — que, no fim, é o que mais importa.

A largada de Vettel foi excepcional, finalmente, e ele foi decidido para a primeira curva. Hamilton respeitou, até tentou recuperar a ponta, mas percebeu que o alemão não iria aliviar em nada — e nem deveria. Por isso, evitou uma queda-de-braço prematura. Não era necessário.

Bottas x Ricciardo foi o primeiro duelo de nível, e o finlandês não se rendeu ao sorriso de muitos dentes do australiano, mantendo a terceira posição na primeira investida da Red Bull. Na segunda, também. A questão era ver onde iria parar aquela disputa, até então belíssima.

Sebastian, com outras preocupações em mente, tratava apenas de tentar escapar de Hamilton. Não estava fácil. Lewis não deixava a diferença passar muito de 1s e dava a impressão de que tinha alguma sobra de equipamento. Sem muito esforço, ia fazendo voltas rápidas e ciscando no retrovisor do alemão, que se esgoelava para ficar na frente.

E na primeira tentativa de ultrapassagem, na sexta volta, Hamilton mostrou que estava sobrando, mesmo. Mergulhou na freada para o grampo e passou. Tião Italiano não tinha muito o que fazer. Viu o Mercedão passando à sua esquerda e se conformou com o que o destino lhe reservava para a tarde ensolarada no Texas. No máximo, um segundo lugar.

[bannergoogle]Restou, então, deixar as coisas lá na frente por um tempo para ver o que Verstappen andava aprontando. Lá de trás no grid, 16º depois de várias posições perdidas por troca de motor, o holandês já estava em sétimo na nona volta. Como tinha pneus supermacios contra os ultra-gosmentos da maioria, faria sua primeira parada bem tarde, naquela clássica corrida de recuperação — clichê que não tem nenhum equivalente, então vai esse mesmo. Na décima volta, o jovem Max passou Ocon e assumiu o sexto posto. Com isso, a ordem natural das coisas se estabelecia, com os seis pilotos das três principais equipes nas seis primeiras posições.

Voltando à vaca fria da disputa do título, cinco voltas depois de passar Vettel, Hamilton já abria mais de 3s de vantagem para o alemão da Ferrari. Cheguei a pensar cá com meus botões se Lewis não teria deixado o rival passar na largada de propósito, só para dar uma breve alegria ao entusiasmado público de chapéu, botas, esporas e fivelas enormes nos seus cintos de caubóis. Algo para vibrarem, sacaram? São tão legais, por que não?

No final da volta 13, ao perder Bottas de vista, Ricciardo abriu a janela de pit stops dos ponteiros, logo depois de ser atacado por Raikkonen. Voltou em nono e na minha bolsa de apostas particular anotei: vai chegar atrás do Verstappen, o que fará com que aquele sorriso desapareça por algumas horas.

Mas nem deu tempo para registrar a aposta num cartório. Três voltas depois, Ricardão abandonou com o motor quebrado. Assim, meus possíveis ganhos foram invalidados pelo Alto Comissariado de Apostas no Meio das Corridas. Já era.

Vettel parou na volta 17 e colocou pneus macios. Duas voltas depois, foi Bottas a levar o carro para os boxes. Na 20ª volta, Hamilton trocou os pneus também e, como fizera a Ferrari com Sebastian, colocou macios. Saiu dos boxes numa preguiça comovente e, quando se deu conta, Vettel estava colado nele. Oh, vai ter briga pela liderança de novo!

Coitado de Vettel… Se pensou o mesmo, também se deixou levar pelo otimismo exagerado. Lewis olhou no espelhinho e viu um carro vermelho chegando rápido, é verdade. Opa, esse aí não é o Vettel? Era. Tomou um sustinho. Durou duas curvas. Acelerou e foi embora de novo. Depois, deu uma cornetada na equipe, dizendo que “foi perto”, dando a entender que a Mercedes poderia tê-lo chamado antes.

Verstappen assumiu a liderança, então, sem pit stops, ainda. Hamilton chegou nele rapidinho e, com pneus novos, passou sem grande dificuldade reassumindo a ponta. Max finalmente parou na volta 25, no mesmo instante em que Alonso, que fazia boa corrida em oitavo, abandonou — motor, claro.

O holandês tinha uma estratégia para pódio. Restava saber quanto tempo seus pneus macios aguentariam com uma performance aceitável. Voltou em quinto, pouco mais de 21s atrás do líder. Teoricamente, todos à sua frente ainda teriam de fazer mais uma parada. Ele, talvez não. Até um segundo lugar seria possível. Pensei em apostar novamente, mas o Alto Comissariado de Apostas no Meio das Corridas vetou porque já estávamos na volta 28, exatamente metade do GP dos EUA — e a jogatina só é válida, de acordo com o regulamento, até uma volta antes da metade.

[bannergoogle]Felizmente não apostei nada, porque Verstappen acabou parando de novo, na volta 38. A borracha não iria suportar tanto. E a decisão da Red Bull foi esperta. Max estava bem perto, já, de Bottas e Raikkonen. Ao parar antes dos dois, teria pneus novos por mais tempo. A ideia era ganhar, pelo menos, as posições de ambos, que já tinham pneus mais velhos e não iriam parar mais. A Ferrari reagiu rápido chamando Vettel, para não correr o risco de perder o segundo lugar, também, e deixá-lo até o fim da corrida com borracha nas mesmas condições que o garoto rubro-taurino.

Kimi, enquanto seus pneus aguentassem, estava disposto a mostrar serviço. Na volta 42, foi para cima e passou Bottas, assumindo o segundo lugar. Não faltava muito para acabar a corrida. Hamilton estava 9s5 à frente. O inglês não iria parar mais. Àquela altura, seria um suicídio. Se fosse para uma segunda troca, Kimi se manteria na pista até se não tivesse mais borracha em torno de suas rodas. Enquanto isso, Verstappen vinha chegando. Do ponto de vista estratégico, era um bom GP. As definições ficariam para as voltas finais, e tudo dependeria daquilo que os pneus de cada um entregariam.

Vettel, em quarto com pneus ultramacios novos, se aproximava rapidamente de Bottas. Verstappen vinha babando junto. Os três primeiros, já estava claro, tinham uma estratégia de pit stop único, mesmo perdendo rendimento no fim. Hamilton era o único tranquilo, podendo administrar a vantagem sobre Kimi, que já saltava para mais de 12s a oito voltas do final. Ele e Bottas, por sua vez, teriam de se preocupar mesmo era com Vettel e Verstappen.

Sebastian, então, começou a sair à caça do segundo carro da Mercedes, para garantir pelo menos uma tacinha. E chegou muito rápido. Na volta 51, com pneus em condições bem melhores, se atirou por fora na Curva 1 e levou, numa manobra linda. Na sequência, chegou igualmente rápido em Raikkonen, que não ofereceu resistência, e assumiu de novo o segundo lugar. Mais atrás, Verstappen também passou Bottas, que praticamente sem pneus acabou parando para uma segunda troca — o pódio já estava perdido, mesmo.

Restando três voltas, o máximo que poderia acontecer era Verstappen atacar Kimi pelo terceiro posto. Havia uma chance, estava mais rápido por conta de seus ultramacios mais novos que os macios esgarçados do #7 da Ferrari. E ele chegou de vez na última volta, que seria um martírio para Raikkonen.

eua179

Foi mesmo. Max, com uma destreza muito acima da média, não se jogou como um doido, esperou pela hora exata e na penúltima curva conseguiu a ultrapassagem num ponto improvável, recebendo a bandeirada em terceiro de forma brilhante. Seria um pódio dos mais merecidos e belos da temporada. Mas não levou.

A direção de prova considerou que Verstappen fez a ultrapassagem por fora dos limites da pista, perdendo 5s em seu tempo de prova. Assim, Kimi recuperou a terceira posição. O piloto da Red Bull foi avisado na salinha. Não falou nada. Nem olhou para a cara de Raikkonen, que fora chamado para seu lugar. Desceu as escadas e foi embora.

Do ponto de vista legal, acho que as imagens não deixam muitas dúvidas sobre a irregularidade nesse exato instante. Mas… Mas… Ah, sei lá. Não pode, não pode. Mas deveria poder. Ou não. Acho que pôde o fim de semana todo, vi gente andar no vermelho o tempo todo. E não aconteceu nada, nem nos treinos, nem na corrida. Sei lá. Regra é regra, é o que dirão os legalistas. Eu responderia apenas que é pena que existam algumas regras.

Para tudo na vida.

Subscribe
Notify of
guest

154 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
6 anos atrás

Muitas, aliás, muitíssimas pessoas acham que a punição a Verstapen foi injusta. Foi de uma plástica sensacional, mas ilegal e por isso não valeu.
Porém, uma enquete (se é que é preciso isso) mostraria com facilidade que nenhuma dessas pessoas (algumas até indignadas) aceitaria que fosse validade um gol impedido contra seu time de futebol predileto. Nem no início, nem no meio nem no final do jogo.
Abs.

Newton
Newton
6 anos atrás

Acho complicada a punição a Verstappen, mas correta. A faixa vermelha de asfalto substituiu a grama e brita nos limites da pista por segurança. Se os pilotos forem avançando sobre ela vão chegar de novo na grama, aumento o risco de acidentes graves e tornando a medida inócua. Ou terão segurança ou “show, incluindo batidas”. Show com o c* dos outros é fácil de pedir.

J Alves
J Alves
6 anos atrás

Foi uma pena a punição, porque foi um momento bonito e empolgante, mas vejamos bem… Todo mundo fez aquilo, vírgula.

Sim, todo mundo saiu da pista, seja nos treinos ou na corrida, na saída daquela curva de alta (sei lá o nome do trecho) –que eu tenha visto foi só ali, se teve outros incidentes, não notei. Em GPs do passado, era motivo para invalidar volta rápida, e eu até achei que isso aconteceria no sábado (sei de nada, inocente).

Mas ali todo mundo levou a mesma vantagem de ir um pouco mais rápido na volta. Não teve alguém ultrapassando outrém por fora dos limites (tipo cortar chicane). Pelo menos foi assim que eu entendi a situação…

A única salvação do holandês, talvez, seria argumentar que ele foi pra fora porque estava evitando batida. Só que ele estava acelerando feito doido pra passar, diminuindo o raio da curva, então acho que não cola.

Cabljunior
Cabljunior
6 anos atrás

Só tenho uma pergunta. Por que a regra não valeu para todos os outros, visto que durante todo o final de semana vários pilotos fizeram o mesmo?, Se MAX levou vantagem, os outros também levaram, seja disputando uma posição ou na classificação ou treino livre, não importa. Incoerente.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

Sempre achei que o dia em que Lewis conseguisse controlar seu lado mental, seria muito difícil batê-lo. Pois bem ele conseguiu alcançar um controle mental das coisas que parece que nada o afeta. O contrário de Vettel que ainda dá muito xilique. O Schumacher era frio e calculista, Hamilton atingiu isso agora, e neste estágio ganhar de um piloto assim eh quase impossivel. Com carros iguais talvez só Alonso pra peitar Lewis na pista e Verstappen por ser metido mesmo.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Fernando
6 anos atrás

Alonso já teve o Hamilton como companheiro e levou um baile chegando até as pilantragens comuns dele como ficar com o carro parado no box para não permitir que o Hamilton trocasse pneu e voltasse para a pista antes do término do treino. Isso no primeiro ano do Hamilton na F1

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eduardo
6 anos atrás

Procure se informar coxinha! Alonso foi preterido na Mclaren em 2007. A “sacanagem” dos boxes teve vários motivos, o principal deles era que Alonso levou um caminhão de dinheiro junto com ele pra Mclaren, era o 1°piloto, não recebia os privilégios que tinha por contrato e ainda por cima estavam passando os acertos de carro a Hamilton, que sempre muito veloz, disputava ferrenhamente com o Espanhol aquele campeonato. Alonso deu um basta fazendo valer sua posição de piloto principal, quando boicotou Hamilton com aquele episódio na Hungria. E mesmo depois de ser preterido na equipe acabaram empatados no campeonato…….Baile?? menos bem menos ok?

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Eduardo
6 anos atrás

Empatados no campeonato… onde, Sennafredo? Não existe empate nas colocações dos Mundiais da categoria. Procure se informar, xará!

Alonso não levou baile, mas perdeu para um estreante pilotando o mesmo carro.

#AceitaQueDóiMenos…

JOSE ROBERTO
JOSE ROBERTO
6 anos atrás

Hamilton excelente piloto, mas vcs já pararam para pensar quem seria Hamilton hoje numa Sauber ou na McLaren atual?!?!
Ia tá lá atrás feito Alonso, Massa, etc.
Infelizmente a F1 recente é dominada por uma equipe por vez e produz “grandes campeões”, “gênios do automobilismo”, “nunca houve piloto assim”, vide Ham, Vettel, Schumacher, etc.

Fernando Vieira
Reply to  JOSE ROBERTO
6 anos atrás

Nelson Piquet sempre foi um piloto que andava na frente. Até 1988 quando, apesar de campeão mundial no ano anterior, não tinha clima para se manter na Williams e foi para a Lotus-Judd, no lugar de Ayrton Senna. Só andou lá atrás.

Há muito tempo a F1 é assim, não adianta ser um pilotaço se não estiver no melhor carro. Sempre foi assim pelo menos nos últimos 25 anos.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Fernando Vieira
6 anos atrás

Corrigindo meu amigo…….a Lotus em 88 usava motores Honda! Piquet não venceu na Lotus por outro motivo ok?

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Fernando Vieira
6 anos atrás

Em 1988, filho, TODO MUNDO andou lá atrás (15 vitórias da McLaren em 16 corridas, lembra?). Nem se tivesse ficado na Williams. E Piquet falou, na época e depois, que foi para a Lotus para ganhar (muito) dinheiro. Ah, e só como reparação, em 1988 a Lotus também corria com Honda. Judd foi só em 1989.

Ron
Ron
6 anos atrás

Que foi uma tremenda ultrapassagem do Verstappen, foi. O problema é que o vídeo entregou como aconteceu: por fora da pista, numa área mais interna do que a própria zebra da curva.
Se houve alguém que executou manobras assim durante a corrida e não foi penalizado, então foi erro dos comissários.

Garlet
Garlet
6 anos atrás

O que diabos fizeram com o CARRO DO BOTTAS? Tem um cilindro a menos agora? Sei não eim……………

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Santa vigarice!
O Verspatinho feio é holandês. Imaginou se fosse brazuca!
Tá pensando o que que língua de pato é mariola?
A cara dele na antessala do pódio valeu a corrida.
E o Kimi é o cara mais cool do pedaço! De óculos escuros e sem boné no pódio!
Lewis está com 4 dedos no caneco! Só uma catástrofe com as dimensões de um dilúvio impendem o tetra!

Ivo Rettor
Ivo Rettor
6 anos atrás

O que me impressiona é como a gobolixo estraga as pessoas, o Luciano Burti sempre foi agradável de se ouvir, mas agora ele tá contaminado pelo padrão globolixo e esta deteriorados!

Pangaré 14
Pangaré 14
6 anos atrás

Quando o narrador anunciou que Alonso iria correr em Austin com o mesmo capacete que usou na prova das 500 milhas, eu logo pensei: o motor Honda vai “abrir o bico”, igualzinho ao motor Honda em Indianápolis.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Pangaré 14
6 anos atrás

O motor Honda ganhou em Indianápolis.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Não se faça de bobo. Estou falando do motor Honda do espanhol. O que ganhou foi o Honda do japonês.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Não é culpa minha se você não sabe construir um texto claro.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Não é culpa minha se você não entende um texto.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Todo motor Honda é de um japonês, Pinto.

E essa sua piadinha é tão ruim quanto às outras.

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Não gostou da piadinha? Não ria, Sennafredo.

João Pereira
João Pereira
6 anos atrás

Algo está mal. Eu desde sempre um apaixonado por F1, desde os idos de 1972, nem lembrei que havia grande prémio, onde se disputava o titulo.
Será que tenho Alzheimer, ou será outra coisa qualquer?…

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
6 anos atrás

Lembro das palavras do Senna, após o GP de Mônaco de 84 quando foi sacaneado. “Quem pode mais, chora menos”. É Max, alguma corridinhas na chuva não vão te dar privilégios não, se espelhe no Senna. Agora, vendo e revendo o vídeo do Senna, na revanche do Japão, tem de ter muito sangue frio, e ter muito controle para acertar o cara de propósito, penso eu.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Carlos Pimenta
6 anos atrás

O que eu penso sobre 90? Acredito que Ayrton meteu o bico e, imaginando que Prost o veria, iria aliviar. Só isso explica a tremenda burrice do francês………..ele não viu Senna ali na tomada da curva ou não imaginou que ele estaria ali.

……. é um tanto confuso sim, mas é no que acredito!

Sennafredo, a viúva sem medo
Sennafredo, a viúva sem medo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Entendeu? É nisso que eu acredito. Como a vigarice foi feita pelo meu amado idolatrado, o fato fica um tanto confuso. É por aí.
Se a mesma vigarice fosse feita pelos schuckrutes fakes, aí sim! Seria a mais sórdida das trapaças!

#SennaFoiSanto.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Adelaide 94

Jerez 97

Áustria 01

Áustria 02

E por aí vamos!!!

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Exatamente Paulo Pinto, vulgo ciumento. Kkkkkkk

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Cara Pálida, tiraram o lado do Pole no ano anterior, quanto a ser vigarista ou não, ser idolatrado ou não, esse papo seu é de uma babaquice sem igual e pouco me importa. Gostava mesmo era das derrapagens controladas do Peterson.

Alex
Alex
6 anos atrás

Não sei se repararam, mas este novo motor Renaut que estava no carro de Sainz e Verstapen acho que chegou ao nível da Ferrari. Fiquei reparando que Verstapen quando seguia Raikonen, mesmo antes de abrir a asa, dava uns 2 a 3 km a mais na reta que a Ferrari. Por mais que se diga que usem menos asa, eu não acredito porque ele colava nas curvas de alta.

Só falta mesmo um modo classificação para eles virem com tudo.

Amaral
Amaral
Reply to  Alex
6 anos atrás

Muito boa observação. Mas pra mim parece que falta ainda um tantinho pra chegar no mesmo nível. Mas que houve evolução, houve.
É só impressão minha ou a Renault tem o carro mais arrastando no chão do que o restante? Parece carro rebaixado na rodovia, de tanto que bate no chão quando o piloto dá o pé. Sainz nem parecia que tinha mudado de equipe. Essa dupla vai dar caldo no ano que vem, e se o motor realmente corresponder quando parece, 2018 vai bombar.

Segafredo
Segafredo
6 anos atrás

Bela corrida, com pegas interessantes. Hamilton com muita tranquilidade mostrando ao Schukrutinho o seu devido lugar. Perdeu a posição na largada mas soube como ninguém e de forma categórica, executar de forma irrefutável a manobra que lhe devolveria a posição de merecimento. Parabéns ao 44 por mais essa vitória e pelo merecidíssimo Tetra!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Ué, Sennafredo, pensei que depois de Senna, você torcesse pelo Alonso. Entendo, como o espanhol está levando pau até da garotada e o Ricciardo nem um vice consegue, você resolveu torcer pelo Hamilton.
Ainda vou ver você torcendo pelo Verstappen.

#GozandoComDiversosPaus.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

#Schukrutecontinualevandosalsichãonorabo, kkkkkkk

E ano que vem vou me divertir ainda mais na zoeira.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Saia da Matrix do Vicellez, caro xará:

Vettel está perdendo para Hamilton que tem um foguete nas mãos, enquanto Alonso está perdendo para Vandoorne com o mesmo carro.

E aí, quem está se divertindo?

Segafredo
Segafredo
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Quem está se divertindo? Kkkkk hora bolas, todos que torcem pro Hamilton e Alonso. Passa um óleo senão a ficha não cai ok? Kkkkkkk

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Ainda existe alguém torcendo por Alonso?

Mônica
Mônica
6 anos atrás

O meu gatão fez uma corrida cerebral e ainda ajudou o companheiro de equipe, sem se deixar intimidar com o afobadinho do garoto. E o pódio pertenceu aos campeões.

Jorge Santos
Jorge Santos
6 anos atrás

Isso é uma coisa tão simples de resolver que chega a dar raiva ver punições idiotas como estas acontecendo.
Se não querem que sejam utilizadas áreas fora do asfalto coloquem grama, ou o piso grama como estamos acostumados a ver em estacionamentos, ou aumentem a zebra. Se não fizeram nada disso deveriam permitir que essas áreas de escape fossem utilizadas, afinal todos utilizaram durante todo o fim de semana.

Roberto
Roberto
6 anos atrás

Ou FG!!
Você pirou? Comparar o caso do Verstappen com o do Senna em 1989 em Suzuka?
O corta caminho pela chicane por Senna era três vezes mais lento do que fazer a chicane em SUZUKA. Com aqueles obstáculos.
E outra coisa, se o Senna faz a chicane sendo empurrado pelos fiscais seria desclassificado. Esse era o regulamento da época. Você esqueceu isso? Não sei se foi você que falou sobre isso na Folha de São Paulo.
Senna não obteve benefício algum ao cortar a chicane. Isso foi o que Jean Marie Balestre inventou para punir o Senna.
Piquet mesmo detonou isso no brief dos pilotos no ano seguinte.
Porra FG!!!
Verstappen é um caso e SENNA é outro.
Fala do caso do Vettel em Monza.
Fala da puta ULTRAPASSAGEM de ZANARDI que você citou aqui como uma das maiores, fazendo EXATAMENTE o que Verstappen fez.
É como você disse acertaram na apresentação e cagaram no final.
Não concordo com a punição e nem com sua comparação. Ok?
Essa é a minha opinião. Respeito a sua.

Roberto
Roberto
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Rs…
Tá bom, Santa!
Vou me acalmar.

Cabljunior
Cabljunior
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

kkkkkkkkk histérica, só aqui vejo isso!.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Roberto
6 anos atrás

É isso aí, kkkkk porra FG não viaja na maionese!!

Brabham-5
Brabham-5
6 anos atrás

“Cortar caminho” para fazer uma ultrapassagem não pode e ponto final. Quando alguém “corta caminho” não fazendo uma curva ou atravessando uma chicane para ultrapassar não é punido? Então pronto. Max Verstappen com suas atitudes prova que não é um piloto profissional, é inconsequente, desrespeitoso, se como PILOTO DE RACHA, tem atitude de MOLEQUE e não de homem. Um MIMADO. Já passou da hora de levar um punição mais severa.
E quem o defende é o tipo de gente que adora um “jeitinho” para burlar regras e viver no meio da bagunça. Graças a Deus á F1 é criação européia, regulamentada por pessoas que não nasceram no Brasil, a capital mundial daqueles que acham que leis e regras devem ser burladas e/ou só servem para “os outros”.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Não precisa ficar histérica.

Ferrari-1
Ferrari-1
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

As “viúvas” é que podem ficar histéricas. Não é mesmo, McLaren -12?

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Não sei se podem pois o blog não é meu. Mas que você está, está!

Cabljunior
Cabljunior
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Argumento falho! Você se baseia em culturas, mas acaba generalizando toda uma população.
Concordo que as regras sejam cumpridas, porém quando se exige uma regra para UM, deve-se exigir para TODOS. Você deve ter visto todo o final de semana e a corrida não é mesmo?. Então tenho certeza, já que tu possui um pensamento “Europeu”, que você vai reconhecer que os outros fizeram o mesmo em determinado momento do FDS. Então também vai reconhecer que eles deveriam também ser punidos, pois independe se foi numa ultrapassagem, se foi sozinho, se foi na volta de classificação, se outros carros passaram por lá também, eles também ganharam tempo. Então, não estou defendendo MAX, mas defendendo que a incoerência da FIA (Que olha só, é EUROPEIA) que vem anos luz sendo questionada seja por definitivo resolvida, para que acha Show e a sua tal justiça europeia.

Ah, Sou Brasileiro com muito orgulho. E desculpe-me pobre ser aristocrático que meu pensamento defere do seu.

petrus
petrus
Reply to  Brabham-5
6 anos atrás

Vc está sendo muito histérica, assim como o seu ídolo Vettel na pista.

Não consegue escrever nada aqui sem xingar o Verstappen, em letras maiúsculas ainda, e assassinando o caráter dele. Nunca vi xingar alguém tão feio depois da corrida em Cingapura. Menos as vezes é mais.

Sei que os fãs do Vettel se sentem ameaçados, mas Vettel sendo o quarto ou quinto melhor piloto do grid ainda é bem bom, não é?

Marcel Almada
6 anos atrás

msm depois dos 5 segundos de punição o Kimi chegou só 1 segundo na frente. Na linha de chegada ele deu uma tirada de pé firme… quase q perde o pódio msm com a punição, ja q o sapattos tava longe deles…

Luís
Luís
6 anos atrás

O comissário dessa prova dos Estados Unidos foi o Mika Salo, uma coincidência e tanto, o que pode fazer essa polêmica se estender um pouco mais, mas acho que ninguém na Fórmula 1 imaginaria que um ex-piloto se aproveitaria de algo assim para proteger um compatriota, exceto talvez se fosse o Rubinho de comissário favorecendo algum piloto brasileiro… não, imagina, maldade pensar assim…
Está vendo como faz falta um Galvão Bueno narrando essas corridas para falar essas coisas?

sandro
sandro
6 anos atrás

O Texto foi como sempre muito bom, mas o último parágrafo deveria entrar para os anais da história midiática.

CHAGAS
CHAGAS
6 anos atrás

*Minha torcida era para Vettel ser campeão pois não gosto do Inglês, mas Hamilton será campeão esse ano merecidamente. Inclusive pela atitude de devolver a posição para Bottas na Hungria, esse piloto merece respeito. Talentoso, o melhor do grid em classificações, e disparado no melhor momento.
*Bottas se perdeu nas últimas corridas, vemos hoje apenas lampejos do brilhante piloto que é (como na briga com Ricciardo). Ele mesmo já disse que não está bem. Resta a ele apenas mais uma chance, terminar bem as ultimas corridas e o ano que vem andar como na primeira metade do campeonato, junto com Hamilton. Se ele fizer isso e tiver o carro certo, pode ser um futuro campeão.
*Renault está no caminho para voltar a ser grande, a começar pelos pilotos.
*Massa é a melhor opção para a Williams no ano que vem.
*Wherlein vai sair do grid e não volta mais, ao meu ver uma pena.
*Kvyat fez o melhor fim de semana dele em muito tempo (agua bateu no pescoço), já seu companheiro de equipe, tchau muito obrigado.
*Perez perderá para Ocon ano que vem.
*Péssima corrida de Magnussen.
*Piloto da Corrida = VERSTAPPEN
*Kimi, Stroll, Grosjean, Ericsson (NIHIL)
*Futuros novos campeões pela ordem: Verstappen, Ricciardo, Bottas, Ocon, Sainz.

Pedro Paulo
Pedro Paulo
6 anos atrás

Zanardi então seria excluído da corrida por isso https://www.youtube.com/watch?v=mKyqWDUsuoQ

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Pedro Paulo
6 anos atrás

Zanardi teria que devolver a posição. Apenas isso.

ags
ags
6 anos atrás

Foi perguntado ao chiquinho como ele analisa a ultrapassagem do Max na curva final deixando Kimi em terceiro..
Leia a resposta..[
” Desde que tirei minha cnh em SP..meu instrutor dizia..não use a faixa do acostamento como extenção da pista..e eu que sei como é andar rapido e não faço essas cagadas minha respstas é ferrar o max..deve ser punido com 5 Gp..e em 2018 eu estou livre viu RBS,,sei chorar como nenhum piloto de f1 chora..kkkkkkkkkk

Toni Righi
Toni Righi
6 anos atrás

O delito maior de Verstappen foi passar na faixa vermelha ou sim colocar 2 pneus na grama?

Comentarista Crítico
Comentarista Crítico
6 anos atrás

Essa temporada tava sendo a melhor temporada em 5 anos pra infelizmente na 2ª parte ir pro mesmo caminho da temporada de 2013(que foi uma bosta). Que assim como essa foi acirradinha enquanto na 1ª parte, enquanto na 2ª fase uma chatice só, com só um piloto ganhando e corridas monótonas e previsíveis. Lamentável que a F-1 esteja assim mesmo sem a Farsa Ecclestone.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Comentarista Crítico
6 anos atrás

A farsa começou lá atrás…….em 1997 pra ser exato, quando o consórcio Alemão adquiriu a F1.

Sennafredo, a viúva sem medo
Sennafredo, a viúva sem medo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

E pra ser mais exato, a F1 já virou uma farsa… basta ver o que aconteceu em Singapura/2008. Foi a corrida mais fake que já vimos.

#AlonsoNãoSabiaDeNada…

Segafredo
Segafredo
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Culpa somente do Briatore e do Piquet filho.

Mister cingapura
Mister cingapura
Reply to  Segafredo
6 anos atrás

Esqueceu de citar o mecânico que também foi punido, Sennafredo.
Concordo, Alonso não sabia de nada e Papai Noel existe!

Hahahahahahaha!

Zano
Zano
6 anos atrás

Erro terem tirados o podium do Verstappen. Se é o espaço disponível, que seja utilizado. Ou então brita, areia, grama, para que nenhum carro possa passar.
Muito frescura estragar um grande momento da corrida.
A
Outro ponto a destacar. Botas não dá mais na Mercedes. Sua atuação fraquíssima para que tem o melhor carro do grid.d

china
china
Reply to  Zano
6 anos atrás

Punição corretíssima,meteu as 4 rodas no acostamento,para levar vantagem sobre o Raikkonen,foi uma saída por dentro ,se fosse por fora ,ainda tinha a desculpa de que faltou pista e mesmo assim teria que devolver a posição,sifú,ele gosta de apelar,levou uma enrabada,prá se acalmar…..

Macario
Macario
6 anos atrás

Carlos Sainz vai colocar a superestimada fama do Hulkenberg em seu devido nível. Ocon já é uma realidade e Verstappen já é o piloto mais rápido do grid. Claro que Vettel e Hamilton estão no primeiro nível, mas logo terão que dividir o foco com esses três. É muito bom ver a renovação da categoria. Verstappen, Ocon e Sainz tem potencial para um dia levantar a taça. E, sim, a punição a Verstappen foi injusta, mas vai acabar dando mais força pro holandês, que cada vez está sendo mais reconhecido pelo seu talento absurdo.

sync. Redder
sync. Redder
Reply to  Macario
6 anos atrás

Sainz vai engolir Hulk? Mas como Hulk vai disputar se a Renault sabotou o carro do alemão e não deu para eles carros iguais? A nova versão do motor Renault foi só para o carro do Sainz… a pé fica difícil competir de igual para igual não acha? Esse Sainz é piloto de Uber, motorista de táxi, ele tem muita é mídia, o patrocínio e a mídia espanhola por trás dele é fortíssima, também por causa do Fernando Alonso, e para ter certeza disso é só olhar a MotoGp (o dinheiro espanhol obriga que metade do grid sejam pilotos espanhóis)

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Macario
6 anos atrás

Hulkenberg pode não ser isso ou aquilo, mas venceu em Le Mans.

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Macario
6 anos atrás

Verstappen já é o piloto mais rápido do grid?

Esquece do Hamilton? Até o Alonso com um motor decente coloca o fedelho em seu devido lugar.

Explica o Ricardo ter por volta de 50% mais pontos que o Verspatinho feio?
(Vers :123 X 1,5 = 184,5 Ricardo: 192)

Carlos
Carlos
6 anos atrás

Não vou me surpreender se Verstappen ganhar a posição de volta nesta semana.

Mônica
Mônica
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Ninguém tira o lugar do meu gatão!

Gerson
Gerson
6 anos atrás

O Botas saiu totalmente da pista para recuperar a posição em cima do Verstappen e ninguém falou nada. Por que então a punição? Esses jurados de Silvio Santos estão arruinando tudo.

MarceloPoa
MarceloPoa
6 anos atrás

HAMILTON ultrapassou Verstappen exatamente no mesmo lugar e exatamente dentro da pista.

astro
astro
6 anos atrás

Achei que foi uma bela corrida, comparada com algumas passadas. Fazia tempos que eu não via pista tão larga, possibilitando ultrapassagens. Para mim tá na hora de rever certos circuitos trava-rodas, que praticamente impedem que as disputas aconteçam. Se a F1 quer público, o público quer ultrapassagens! Outra coisa, mais uma bela corrida do Massa. Demonstrou qualidade ao segurar uma galera atrás, mas novamente ficou claro que o carro ….Se eu fosse a Mercedes, pedia os motores de volta. ….! Ah, como é bom ter um estrategista na equipe, né Jos Ves? Se o Massa tivesse alguém assim, tinha ganho uns 35% de pódios a mais, pelo menos! E, ficou claro mais uma vez que a Rede Globo perdeu o interesse pela F1. Que bom, pois a transmissão pela Sportv foi ótima! E os norte-americanos sabem fazer eventos. …

AS
AS
6 anos atrás

Nao ha’ razao pra desespero… o moleque e’ muito bom. Mas muito mesmo… Hamilton e Vettel parando, teremos a dinastia Verstappen por um bom tempo.

Mudando de assunto… os carros estao muito rapidos mas o barulho que fazem e’ broxante. Quem viveu os anos anteriores a esses motores fica chateado… Da’ pra ouvir o canto de passaros quando os carros estao longe… desanimador.

RAFAEL LAIMER BILIBIO
RAFAEL LAIMER BILIBIO
6 anos atrás

Esse tipo de situação acontece porque fazem asfalto prá fora da pista. A parte em vermelha, deveria ser grama ou brita. Algo que faça os pilotos perderem tempo, risco de rodar e/ou danificar os carros….

Aí se o cara quiser arriscar, q faça….. mas sem essas regras bestas de limite de pista…. toda vez é uma ladainha…..

Carlos
Carlos
6 anos atrás

O que irrita é o viralatismo do Sérgio Maurício na transmissão do SporTV.
Teve hora que pensei que o sonho da vida dele, seria uma noite à luz de velas com aquele narrador para lá de “kitsch”.
E aquele papo de “treino” de classificação??? Pelo amor!
Enfim, temos que aturar esses caras se quisermos assistir à corrida pela TV.
Quem sabe em 2021, já que o contrato da Globolpista vai até 2020, não possamos ver de jeito mais profissional às corridas, pela Fox?
Porque ser tratado de forma infantil como esses trastes nos tratam é um saco.
Justiça seja feita à Guto Dejain na moto Gp, sempre divertidíssimo, junto aos comentários sempre pertinentes de Fausto Macieira; passei a gostar de corridas de motos particularmente pela postura hiper profissional desses dois.
Oremos então para que essas dragas paleoliticas da Globolpista e do SporTV, “oficiais”, respeitem nossa inteligência.

CHAGAS
CHAGAS
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Reginaldo Leme não dá mais. Eu gostava do Sérgio Mauricio, mas a comparação era com os narradores da globo, na verdade o Sergio não é bom, mas é o melhor que o grupo Globo tem a oferecer. Burti é o que salva nas transmissões.

Fernando Vieira
Reply to  Carlos
6 anos atrás

Aí a Fox faz igual a Globo?

Tá difícil de ver as corridas de playoff da Nascar porque a Fox Sports enfia campeonato argentino, VT do espanholão, uns Barças x Real de trocentos anos atrás, campeonato Uzbeque, qualquer coisa de futebol no horário da corrida da Nascar. Aí fica o Fox Sports 1 com algum desses e o 2 que sempre deu preferência a Nascar com VT de algum outro jogo.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Carlos
6 anos atrás

A FOX tem dois canais de esporte e prefere transmimitir VT de futebol italiana à Nascar. Das 6 corridas dos playoffs, transmitiu apenas duas ao vivo e jogou às outras 4 para o app. Lá, é um stream de péssima qualidade da NBC Sports.

Cuidado com o aquilo que deseja.

Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Lewis Hamilton já pode ser chamado de Tretacampeão, ele não perde esse nem em pensamento. Pro Vettel só resta pensar no ano que vem porque esse GP dos Estados Unidos.provou que esse campeonato de 2017 da F-1 é do Hamilton. O Verstappinho roubou a cena de novo e só não duelou com Hamilton pela vitória por causa da punição que jogou ele lá pra trás do Grid. O Verstappinho ainda chegou a roubar o Terceiro Lugar do Raikkonen praticamente nos metros finais da corrida, mas hoje na F-1 nada escapa do olho nu com sua rigidez no regulamento, acabou penalizado em 5 segundos por ter dado uma escapadinha do traçado na ultrapassagem sobre Raikkonen ficando em quarto, o que é uma pena!

Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Tretacampeão? Sacanagem, kkkkkkkkkkkkkkk Mas vai ter muito vettete deslumbrado concordando com você.

rogerv
rogerv
6 anos atrás

Cheguei a ler em algum lugar, que Mika Salo estaria na equipe de comissários da prova… vai lá que…
-De qualquer maneira…. foram 4 rodas fora do traçado…. (regrinhas existem…. para atrapalhar… melhor seguir…).

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

Tem um video da própria F1 na sua página no Facebook mostrando que o Kimi inclusive deu espaço pro Verstappen, mas ele resolveu atalhar dando uma guinada pra esquerda pra cortar caminho, o que mostra que ele não só cortou a pista mas também foi intencional. Na hora não tinha visto esse detalhe e por isso não tinha certeza sobre a justiça da punição. Depois disso, achei a punição mais do que merecida. Verstappen tem tudo para se tornar o maior vigarista da história da F1.

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Uma coisa que me chamou a atenção foi a reação despropositada de Hamilton, “dando a entender que a Mercedes poderia tê-lo chamado antes”, uma vez que algumas voltas mais cedo (se não me engano na 15 ou 17) o mesmo Hamilton havia dito pelo rádio que os pneus estavam bons.
Oras, o próprio piloto criou a situação de “risco”, ao ser indagado sobre o estado dos pneus e dizer que estava bem, mas depois dá a entender que a culpa seria da equipe? Menos, Hamilton, menos!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
6 anos atrás

Hamilton´é o maior vencedor do GP dos EUA (6 vitórias), sendo a quinta em Austin. Mas tenho que reportar que Vettel é o recordista em voltas rápidas: 5 (todas em Austin). O alemão fez a quinta neste domingo, derrotando Bottas (vejam) por UM MILÉSIMO DE SEGUNDO, sendo DOIS METROS mais veloz na volta (fonte: STATS F1).

Vettel ……… 1’37″766 …………. 203.003 Km
Bottas……… 1’37″767 …………. 203.001 Km

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Paulo Pinto
6 anos atrás

Ninguém se importa com isso.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Você se importou, Sennafredo, tanto que postou.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Postei apenas para você receber a notificação e ficar respondendo e fazendo papel de bobo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  McLaren-12
6 anos atrás

Você merece uma ou mais respostas, Sennafredo. Pena que o teu amiguinho Vicellez tenha jogado a toalha. Mas, com Alonso chegando no pelotão que ele merece, torcedor nenhum merece.

#AlonsomaniaVirouPiada.

Glauco Tavares
Glauco Tavares
6 anos atrás

Max está acostumado a fazer merdas e ficar impune, já tem a certeza das vistas grossas de comissários e direção de prova, por isso age como criança mimada quando recebe uma punição. Só faltou o papai frustrado para dar chilique junto… Aí sim o ridículo seria completo.

china
china
Reply to  Glauco Tavares
6 anos atrás

Concordo plenamente…!!!!!!

sync. Redder
sync. Redder
Reply to  Glauco Tavares
6 anos atrás

Até que emfim um comentário sóbrio, coerente e coberto de razão, suspendam o moleque batedor Verstappen!

Sanzio
6 anos atrás

Estava num aniversário, então só via a corrida pelo celular, se ouvir nada. Não pude perceber que era um narrador de boxes, mas a apresentação dos pilotos um a um, foi bem parecida com o que fazem na Indy 500.
Hoje, a F1 é um produto norte-americano. Natural que eles copiem coisas que fazem sucesso por lá.

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

A punição pro Verstappen foi justa, afinal, se aquele local fosse considerado pista, o Raikkonen teria feito a curva mais fechada, obviamente.

Porém, A MAIOR CULPA É DO GÊNIO QUE INVENTA ESSES ASFALTOS FORA DO LIMITE DA PISTA, que mais serve pra minimizar erro de piloto do que qualquer coisa, ao contrário de até 2001 em que errar significava brita, e fim de corrida! Por isso que hoje em dia qualquer um senta num F1 e vira tempo competitivo,

Aí os caras inventam esses asfaltos fora da pista e dão margem pro Verstappen, piloto com potencial pra ser tornar o maior vigarista da F1, atalhar a pista e achar que tem razão.

E o Bottas, hein? É ou não é o novo Frentzen da F1? Ou seria o novo Kovalainen, pra ficarmos na Finlândia? Ou os três seriam tudo farinha do mesmo saco?

china
china
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Estou achando estranho o comportamento do Bottas ,ele tem protegido o Hamilton,por ordem da equipe e isso tem comprometido seu desempenho,duvido que a Mercedes esteja cobrando melhor performance dele,aí tem,não me impressionaria se o Bottas estiver com um ás escondido na manga,me parece totalmente desmotivado pela equipe….

sync. Redder
sync. Redder
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

O Bottas sentou em cima do contrato da renovação!

Paulo F.
Paulo F.
Reply to  Giovanni
6 anos atrás

Aquele asfalto fora da pista tecnicamente é área de escape!
Se o holandês estivesse na Indy não terminava uma corrida, ia dar muro sempre!

Sandro Karam
Sandro Karam
6 anos atrás

É engraçado que quando o Max se defende mudando a trajetória ou freiando após ter começado o curva forçando o outro carro sair da pista para não bater nunca é punido e quando é punido após fazer uma infração o povo reclama. Super protegido esse Max

Thiago Cerqueira
Thiago Cerqueira
6 anos atrás

Que bom que vivi para ver Zanardi x Herta em Laguna seca no saca-rola. E que pena que verstapen está em um mundo estranho.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
6 anos atrás

A manobra do Max tinha licença poética. Punir a manobra depõe contra tudo que o torcedor realmente quer ver. Faltou sensibilidade. Depois não sabem porque a F1 está perdendo torcedores…

Jose Brabham
Jose Brabham
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Assino embaixo

Renato F1
Renato F1
6 anos atrás

Como diria Galvão Bueno após o pênalti batido por Roberto Baggio:
“É tetra! É tetra! É tetra!”
Pronto: acabou a perturbação de quem é torcedor da Red Bucha e ficava dizendo que conquistou um tetracampeonato!
Enquanto isto, os mafiosos do pangaré italiano não sabem o que é um título de construtores a quanto tempo mesmo? Chupa, Se Ferra-ri, que eu continuarei rindo por mais um ano!!!
E dá-lhe Mercedes-Benz!!!

CASSIO MOURA
CASSIO MOURA
6 anos atrás

Flávio é exatamente esse o sentimento, tá errado, foi por fora da pista mas foi linda e maravilhosa a manobra, é como um jogador faz im golaço e está 10cm a frente da zaga, tá na regra mas da dó do Max, que mais uma vez fez um corridaço.

Eduardo_SC
Eduardo_SC
Reply to  CASSIO MOURA
6 anos atrás

A Atitude de punir a manobra foi digna do farisaísmo que puniu Senna em Suzuka, 89. Foi o mesmo que anular um gol de falta porque caiu o calção do jogador.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

A punição em Suzuka/89 constava no regulamento da época e a perda de pontos por parte de Senna não influenciou o resultado do campeonato daquele ano.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

O Pinto está cada vez mais pirado vendo o pilotinho dele levando pau do Hamilton.

Em 89, Senna e Prost foram para Adelaide com o campeonato decidido. Com o resultado VERDADEIRO de Suzuka, a corrida lá seria outra.

Não adianta você saber somar 2 e 2 e não conseguir ter um pensamento lógico básico.

Ainda dá tempo de você mudar de nick e torcer de Hamilton se quiser melhorar de saúde.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Kkkkk…….muito boa! Veja bem Pinto, deixa de ser bobo e comece a enxergar as coisas como são e não como vc acha que são! E veja bem, Prost nem alinhou em Adelaide porque não precisava. Imagina a situação valendo o título? Porra Pinto, sei que vc é um cara legal, larga mão de besteira e vem pro lado da Força! Deixe de analisar nr. e vem ser feliz.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Acabei de enxergar o que já desconfiava, Sennafredo. Você e o McLaren-12 são a mesma pessoa. Você escreveu o segundo parágrafo dele em outro post. E, diga-se de passagem, quem gosta de trocar de nick é você (como torca de pilotos).

Eu gosto da pilotagem de Hamilton, mas prefiro Vettel. É ele, na minha opinião, quem está dando continuidade à dinastia de Schumacher.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Só se for a Dinastia Fake, kkkkkk!

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Não falei que ele está pirando? Agora está enxergando coisas.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Kkkk……e pode ficar tranquilo. Não sei quem é este Mclaren-12. Mas o cara tem visão!

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Segafredo às 09:58..
McLaren-12 às 09;59 (um minuto após).
Segafreddo às 10:01 (dois minutos após).

Toque o nick sobressalente. Esse já era, Sennafredo.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

troque. (Ô, teclado)

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Pinto,

É fácil saber quem você é pela cor da figura da sua imagem. Não adianta trocar o nick, sabemos que é você comentando.

Entendeu ou precisamos desenhar que não somos a mesma pessoa só porque temos a mesma interpretação sobre você?

Só pode ser adolescente
Só pode ser adolescente
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

Eu troco o nico de acordo com a situação, mas mantenho o mesmo Email porque não preciso me esconder.

O teu nick McLata-12 já foi pra China. Não adianta insistir, Sennafredo.

Bola da Vez
Bola da Vez
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

E se ele quiser continuar usando o nick falso só pra te sacanear e deixar de ser implicante?

Pangaré 14
Pangaré 14
Reply to  Eduardo_SC
6 anos atrás

O Sennafredo está contando com uma sobrevida para o Alonso ano que vem, devido ao motor Renault. Vai descobrir que o Mercedes, Ferrari e Tag Heuer continuarão melhores.

Fernando
Fernando
6 anos atrás

E os legalistas estariam certos porque regra é regra. E você também porque é mesmo uma pena que existam certas regras. Muita regra e pouco bom senso. Enquanto não acabarem com estas regras estúpidas a F1 não vai sair do buraco que se meteu, não basta marketing tosco. Que mudem estas regras estúpidas e impossíveis de cumprir e/ou fiscalizar e punir com justiça. Parabéns Lewis, parabéns Vettel, parabéns Max, foi um bom campeonato graças aos três melhores pilotos da atualidade, nesta ordem, claro.