DICA DO DIA
RIO (só silêncio) – O Kiko Costa mandou o vídeo dessa Commodore (parece uma Caravan) da Holden que já leva a nova geração de motores que a V8 Supercars australiana vai adotar em 2019. Que não serão V8, e por isso o nome do campeonato já mudou para apenas Supercars. Essa nova geração prevê motores V6 biturbo, menos barulhentos e impressionantes. Ao menos não tem nada híbrido aí, pelo menos por enquanto.
Os caras estão quebrando a cabeça para manter a relevância da categoria, atrair fábricas, salvar o que for possível nestes tempos em que automóvel parece ter virado a desgraça do mundo.
Isso tudo à parte, adoro ver peruas correndo.
Quando falam em peruas lembro-me de uma categoria italiana de corridas de longa distância onde os motores eram diesel.
A Volkswagen participava com a versão perua do Volkswagen Bora.
1) mount panorama, que circuito do caramba!
2) o barulho do motor não é ruim. não é um v8, claro, mas essa válvula de alívio da turbina me lembra muito os carros do grupo b de rally.
Sandman é o nomes das históricas peruas Holden baseadas nos sedãs, cultuadas pelos surfistas. :D
O ronco ficou bom, não é um V8 obviamente. O V8 é uma perda mais pela cultura do que pelo som… O V8 é tão relevante pra Austrália quanto pros EUA.
Pelo texto do post, achei que o ronco tinha ficado uma merda. Mas tá um som legal até. Os F1 dos anos 80 eram turbo e roncavam legal. A Indy também usa turbo e tem um som bacana. O som dos V12 era maravilhoso, claro, mas olhando pelo ponto de vista lógico, não faz nenhum sentido um fabricante fazer motor V12 hoje em dia.
É mais ou menos como dizer “Ahhh bons tempos em que a iluminação noturna da nossa casa era por lampiões a querosene, era mais romântico, o povo se reunia na sala e tal… porque ninguém mais faz lampiões?”
Motor turbo é infinitamente mais eficiente do que motor aspirado. A única possibilidade que eu vejo é uma preparadora “genérica” fazer motores aspirados para competição, tipo o que a Avon faz nos pneus de carros históricos, mas aí o baixo volume de produção implicaria em preços altos para os clientes. Provavelmente seria um negócio inviável.
Que barulhinho borocoxô.
Pelo menos a troca não é com borboleta.
Queria ver uma corrida de F1 aí. Puta pista!
Jenson Button andou aí num vídeo promocional da Vodafone.
Vão ter que instalar megafone na saída do escape, pois o ronco é de motorzinho mesmo. Só de ser turbo já corta a sinfonia, pois a potência chega em giros mais baixos. Não demora a Indy e a Stock car brasileira tb adotarão os V-6. Muito chato esse politicamente correto no automobilismo..
Acho que aqui na Stock não vai acontecer (felizmente!), já que o custo de uma mudança do atual V8 pra um motor desses seria totalmente fora da realidade da categoria.
Indy já é V6 turbo.
Politicamente correto? Os turbo são melhores…
Embora automobilismo seja espetáculo, não é um campeonato de som… mas de velocidade.
A própria Ferrari fez um V8 turbo não por causa da poluição (que foi a desculpa, digo, justificativa oficial), mas pq a McLaren entrou na parada com um V8 turbo no 12C que DESTRUÍA o V8 aspirado da 458. Aí não tinha o que fazer, era turbo ou nada.
Também acho um barato essas peruas…
Monte Panorama, que pista!
Uma de minhas favoritas no GT6…
Por falar em peruas, a LEVORG da SUBARU foi a campeã por pilotos com ASHLEY SUTTON a vencer 3 provas das 30 da temporada 2017 da British Touring Car Championship (sempre 3 provas por etapa).
Mais incrível que o carro, é o realizamos dos jogos de carros nos videogames que reproduzem essa pista com uma perfeição incrível.
É sim incrível mesmo, O AV é minha unica esperança de dirigir carros que eu acho bacana.
http://www.maptek.com/news/maptek-i-site-3d-technology-used-to-model-mount-panorama-race-circuit/
Como esquecer o mod Citroen 2CV , ficou o maior barato super divertido.
Li, nao sei onde, que a GM iria encerrar a suas operacoes na Australia..
Ou estou enganado?
Ja encerrou. Os Holdens eram fabricados na estado da Austrália do Sul (onde fica a cidade de Adelaide) mas pararam ano passado. A indústria de carros aqui na Aus morreu. Todos os carros são fabricados fora.
Curioso foi morrer lá antes daqui, onde se fabricam carroças motorizadas.
Um dos meus circuitos prediletos no RealRacing 3… =)
– É a melhor pista definitivamente. Acelerar um V8 nessa pista é fantástico. Os medrosos na F1 preferem um circuito desenhado em uma área de escape.
Tem que ter bagos de chumbo pra virar tempo rápido na montanha…
Considero Mt Panorama uma das pistas mais legais do mundo, senão a mais legal.
Mesmo sendo um V6, ainda mantém um ronquinho legal.
Mount Panorama…o lugar lindo! é de arrepiar…………….
Quando alguém fala em peruas correndo é impossível não lembrar das lendárias Volvo 850 SW T-5 R.
No ótimo campeonato BTCC no meio dos anos 90 lembrava um enterro: a peruona andando na frente parecendo um rabecão, e os outros enfileirados atrás, modelos moderninhos, arredondadinhos, todos se esgoelando sem conseguir acompanhar o tijolão.
A cada notícia dessas morre um pouco meu amor pelo automobilismo. O mundo vai ser muito chato sem os V8, V10 e v12. Que merda.