MENU

domingo, 26 de novembro de 2017 - 15:05F-1

FICOU LEGAL

RIO (vamos em frente) – Eu não tinha gostado de nenhum quando, segunda-feira passada, vi as três possibilidades de novo logotipo para a F-1, que o Liberty Media Group iria apresentar em Abu Dhabi. Mas ao ver o lançamento hoje, com o vermelho sendo usado naquele que era o menos feio, não é que ficou bonito?

Digam o que acham:

abu171Ganhou força e personalidade. Quando vimos as propostas, elas estavam todas em preto e branco. Por isso pareceram tão feias. Faz uma enorme diferença, a aplicação da cor. E fui procurar algum texto bacana sobre essa criação. Acabei encontrando.

O trabalho foi feito pela agência Wieden+Kennedy London, que recebeu a difícil tarefa de mexer num logotipo que vinha sendo usado desde 1994. Richard Turley foi o cara que liderou o projeto. A matéria indicada no link acima, do site “Creative Review”, é legal porque mostra outras propostas que acabaram sendo derrotadas por essa.

O estúdio já tinha trabalhado para a ESPN nos EUA (há semelhanças claras entre o logo do canal e esse da F-1, até nas cores usadas), e como se sabe o cara do comercial da Liberty veio da emissora americana de esportes.

Junto com o logo foi criada uma família de letras, uma nova fonte, por um designer francês chamado Marc Rouault. São três versões: F1 Regular, F1 Turbo e F1 Torque, que serão usadas em toda a comunicação visual da categoria daqui em diante. Achei belíssima a família toda, futurista na medida certa, elegante e marcante.

Vermelho e preto como o anterior, o novo logotipo apresenta como diferença cromática o “F”, que era preto e passou a ser vermelho, e o “1″, que era branco e agora ganhou destaque na cor principal. O vermelho do antigo estava no “rabicho” que indicava velocidade. Agora foi incorporado ao desenho principal que forma a expressão “F1″ com se fosse uma curva de uma pista.

O resultado final, quando aplicado a situações reais (vejam no link algumas simulações em autódromos), me pareceu bem bom. Acho que vamos nos acostumar rápido.

44 comentários

  1. Ilmar disse:

    Tinham era que trazer os carros de 2008, o sistema de pontuação de 2009, e os motores de 2015 de volta, isso sim…

  2. askjao disse:

    Achei bem bonito, bem melhor que a versão em preto. Mas ainda acho o logo atual melhor. As fontes, todas elas estão lindas!

  3. Gustavo Sirelli disse:

    A tipologia ficou duca, mesmo. Mas a logo, em si, não me comoveu. Ao contrário, pensei em algumas coisas que falam contra. Por exemplo, que está parecendo raia de pista de atletismo e que com faixa contínua não se pode ultrapassar. Lendo a matéria e olhando o work in progress da agência, minha impressão é de que havia caminhos mais interessantes. De qualquer maneira, não há dúvidas de que vamos nos acostumar e que nossos comentários não mudam nada… rsrsrs

  4. walter disse:

    Qual era a necessidade de mudar? foram obrigados? não gostavam do outro? invenção de moda pqp

    Ficou uma bosta!

  5. Marcos Lima disse:

    Logo feita no jardim da infancia….

  6. Douglas disse:

    Ficou legal o logo da Force India…

  7. Victor Alves disse:

    O pessoal da direita vai reclamar dizendo que estão cubanizando a F1.

  8. Luke disse:

    Também gostei do novo. O antigo era bonito e marcante, mas já estava um pouco datado. Nada mais natural que a casa, ao mudar de dono, mude também sua comunicação visual, para enfatizar a mudança e marcar uma nova era, mesmo que visualmente. Esses caras do Liberty não são bobos.

  9. celso disse:

    O F1 estilizado combina com os circuitos cheios de cotovelos.
    Eu gostava muito do anterior, embora todo em preto.
    Mas tá bom
    Até porque não é com a mudança do logo que vão fazer a F1 voltar a ser corridas.
    A de ontem então resumiu bem o atual estado de coisas: uma corrida cheio de regras, sem ultrapassagens, monótona que só ela e com um carro pornograficamente 20 segundos à frente de outros.

  10. Affonso disse:

    Tudo questão de costume. Gostei do logo. Precisavam dar uma revigorada no negócio.

  11. Marcelo mpgArte disse:

    Todo bom logo deve funcionar em 1 cor. Dos três sem dúvida esse é o melhor.

  12. Andre disse:

    Desculpem-me a sinceridade mas, feio para “Pi” !!!
    Não gostei!

  13. valter fanco disse:

    Tudo que é vermelho, lhe cai bem!!!

  14. Rodrigo Caliman disse:

    Também não gostei da versão em preto e branco, mas a vermelha ficou bem bonita. No entanto estou tendo dificuldade para gostar da fonte. Acho que depois passa.

  15. Nelson Carneiro disse:

    Flávio, tem um erro na tabela de classificação do campeonato na pagina do GP. O número de vitórias e poles na tabela de pilotos não bate com os números na tabela de construtores: http://grandepremio.uol.com.br/mobile/f1/noticias/mesmo-com-vitoria-de-bottas-vettel-confirma-vice-campeonato-no-gp-de-abu-dhabi-confira-classificacao-da-f1

  16. Giuliano disse:

    Achei feio…essa turma da F1 está querendo ganhar novos e jovens fans para a categoria desagradando os velhos fans, começou com os motores que nem é culpa da Liberty, mas já faz parte do pacote, agora a tira de chinelo…acho que depois de 16 anos de dedicação e guardar meu suado dinheiro pra ir a Interlagos, é hora de dizer adeus, só facadas no coração dos velhos fans…, não será mais a categoria que me faz acordar de madrugada pra ver até treino, enfim, acho que não estão muito preocupados com minha ausência, mas fica o recado de um fã desapontado.

  17. Sanzio disse:

    Achei uma bosta. Simplório e com jeito de antigo.

  18. Antonio disse:

    Assim, de sopetão, não gostei. Mas vamos nos acostumar. Toda empresa, quando adquire outra, quer que sua “marca” – em todos os sentidos – seja imposta, até para justificar a aquisição, mostrando que não se trata de mera continuidade. Com a Liberty, esse monstrengo empresarial, não seria diferente.

  19. Rodrigo disse:

    Da forma como foi apresentado, o logo é composto apenas da parte vermelha acima; o nome provavelmente ficará ali apenas como fase de transição e fixação da nova tipografia.

    Realmente, agora deu pra entender – e concordar – melhor com a proposta.

  20. Lobod3Angr@ disse:

    Que coisa absurda de feia. Não evoluiu, regrediu.
    Ridícula, Só dá para saber que é da fórmula 1 porque está por extenso embaixo.
    Saíram do gráfico do playstation 4/xbox one para o atari.

  21. THIAGO MUNIZ disse:

    Ficou legal, mais moderno e clean ao mesmo tempo.

  22. Luciano disse:

    Dos q foram aparentados este está ok.
    Acredito q a escolha tenha levado em conta a adaptação para F2 e F3.
    Pelo q vejo este fica perfeito para a adaptação ou outros números .

  23. Roberto Santos disse:

    Feio a beça.

  24. Emerson Vieira disse:

    De fato a cor vermelha caiu muito bem no logo… sem contar que as fontes aplicadas em ” formula 1″ aos meus olhos pareceram um tanto retrô…
    Curti!

  25. Leandro disse:

    Esse logo parece um autorama desmontado.

  26. D disse:

    Eu vejo uma simbologia muito interessante na marca, não sei se intencional, muito provavelmente sim, mas não vi nenhuma menção sobre isso. Vejo dois traçados, carros lado a lado contornando a última curva e cruzando a linha de chegada.

  27. Pablo disse:

    Gostei. A F1 está passando por mudanças. Gostava do outro tbm, mas este tbm é bonito

  28. Rafael Rego BH disse:

    Eu adorava o logotipo usado até hoje. Mas vai ser fácil se acostumar a esse aí.
    Mudança chocante mesmo será o Halo…

  29. Celio ferreira disse:

    Apesar do post bem explicado , ainda acho o antigo muito melhor . Nada supera
    aquele 1 ( um ) simulando vento…velocidade..

  30. Farid Salim Junior disse:

    Pode ser que nos acostumemos e, mudanças serão sempre bem vindas!… Mas, achei que parece um carrinho de supermercado estilizado. Para uma categoria Top, cheia de tecnologia, ficou simples demais. Mas, gosto é gosto… Prefiro ver o que mais a (o) Liberty fará para melhorar a parte esportiva da categoria, que está no bagaço… Se o negócio vai de vento em popa, a emoção pulou do barco, esvaziando arquibancadas e audiência televisiva. Algo precisa ser feito para acabar com as procissões – mais importante do que logomarca!

  31. Alexandre disse:

    A mudança sempre causa algum impacto por estarmos há mais de 20 anos acostumados com o logo antigo. Só acho que sem a explicação dos criadores, não dá para ver nesse logo dois carros disputando uma corrida e chegando à linha de chegada. Com a cor ficou muito melhor que a versão em preto e branco, com certeza.

    E a expressão “Fórmula 1″ não faz parte do logo oficial, pelo menos não aparece tanto no avatar do Twitter como no do Instagram. E também no vídeo que foi divulgado após a corrida. Isso talvez dificulte num primeiro momento identificar a categoria com o logo.

    https://www.formula1.com/en/video/2017/11/A_new_era_awaits_-_2018_F1_logo_reveal.html

    E a Liberty se mexeu um pouco e está aproximando mais a torcida da Fórmula e a Fia continua engessada, por impor o halo, diminuir a quantidade de motores para 2018 com a respectivas punições por troca de componentes que só prejudicam em nível esportivo a disputa.

  32. J Alves disse:

    Em preto eu já tinha gostado um pouco mais desse aí, mesmo, mas em vermelho certamente ficou bem melhor.

    Agora, a mudança que eu espero ansiosamente na F1, de verdade, é que passem a ter streaming dos treinos e corridas (como diz o rumor da negociação da Liberty com a Netflix, negada por todos, portanto deve ser verdade, hehe). Aí, em vez de ter de assinar TV a cabo, fica bem mais fácil acompanhar de onde estiver, e posso finalmente cancelar essa porcaria a que não assisto nunca –só não cancelei ainda por causa da F1. Até um pay-per-view eu topo… já pago pela temporada da NHL, mais um esporte não vai fazer diferença.

  33. Marco Aurélio (Lelo) disse:

    O novo logo é legal, mas ainda acho o anterior mais bonito, muito embora já era tempo de mudar. Falando em mudar, o campeonato mundial de fórmula um perde seu único representante. Ano que vem, provavelmente, não teremos brasileiro disputando. Acompanho F1 desde 1972, e assiduamente, desde 1974. Desde que Massa acidentou-se, com aquela “pedrada” no capacete, venho diminuindo esse acompanhamento. Gosto muito de F1, mas senti demais, depois da “perda” de Senna, a perda também do título de Massa, em Interlagos, por apenas uma ultrapassagem que valia o mínimo de pontos para que Lewis conquistasse o campeonato, a metros do fim da corrida. Mas, faz parte do jogo. Ano quem, 2018, não tenho para quem torcer. Então, deixarei de assistir as corridas, na esperança que outro brasileiro venha a participar da F1.

  34. moisesimoes disse:

    - Ficou até bom. Esse “F” ficou parecendo, de lado, com a entrada de ar do motor acima do piloto. Mas eu preferi a segunda opção das três. Com ele, dava pra fazer uma abertura muito mais pista-carro-piloto. Uma assinatura.

  35. Ikhsan Brando Firyanusa disse:

    Gostei dos elementos sugeridos aplicados na transmissão, mas tomara que não tirem as cores das bandeiras.

  36. Wesley Andrade disse:

    Gostei muito da mudança. Dessa forma, com o vermelho na parte principal ficou muito melhor. Ganhou vida.

  37. JotaMG disse:

    Pra usar a linguagem simples e direta que o FG costuma usar, ficou legal o caralho !!

  38. Lemon S. disse:

    Não entendo absolutamente nada de design, mas achava o anterior legal, bem resolvido, bonito. Sim, vamos nos acostumar. Se acharam que precisava mudar, blz… Alias, mudam tanta coisa, que o logo é o de menos.

  39. Wanderson Marçal disse:

    Esse logo que era usado até esse ano começou a aparecer na categoria nos primeiros anos de 2000. Até 99 a abertura oficial trazia esse logo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=qgiBkydMW8k

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>