MOTOLAND

mzdelfin

RIO (ainda vou atrás) – Anderson Grzesiuk mandou a foto e a explicação.

Flavio, esta foto é de uma MZ Delfin, criada para o retorno da MZ ao grupo das 125 cc nos anos de 1970. Possuía um motor dois tempos, monocilíndrico, com 29 HP, refrigerado a água. Possuía rodas Borani e freios a tambor de magnésio. O charme era seu chassi de aço em berço duplo, extremamente estreito e com o tanque de combustível situado na rabeta! Foram construídas apenas quatro. Não obteve grande sucesso, apenas uma vitória no campeonato da extinta Tchecoslováquia. Vale pela “esquisitice”. As MZ 250 e 350 de GP, mais convencionais no desenho, foram as verdadeiras maravilhas da marca nos anos 60 e 70.

Juro que tanque na rabeta eu nunca tinha visto. E antes que alguém pense no reabastecimento para fazer piadinha com mangueira e rabeta, saiba que pensei em fazer a mesma piadinha, mas achei ruim.

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Daniel
Daniel
6 anos atrás

A “Monareta”, ciclomotor da Monark nos anos 80 tinha também o tanque na ” rabeta” e o balanço dela ficava um pouco diferente quando eu abastecia

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Um jogo de freios dianteiros deste custa mais de 1500 libras…..

José
José
6 anos atrás

A Yamaha M1 da Moto GP também utiliza (ou utilizava, não sei se seguiram em frente com a idéia) o tanque na rabeta. Não sei qual quantidade efetivamente de combustível nem no caso da M1 e nem nessas MZ, o fato é que o bocal e pelo menos uma parte do combustível ficava na parte de trás, sim.

http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/mundo-moto/post/mm-artigos-imperdiveis-razoes-pelas-quais-yamaha-colocou-o-tanque-de-combustivel-da-m1-2016-na-rabeta.html

RecrutaZero
RecrutaZero
6 anos atrás

O nome da moto lembra um economista pilantra de uma época não tão distante,época esta que se repete com outros personagens

ags
ags
6 anos atrás

Imagina a Fragrancia de Castrol tt no ar……..uhmmmmmmm

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
6 anos atrás

Com a rabeta cheia de combustível, será que as frenagens bruscas ficam mais estáveis, com, talvez, um melhor equilíbrio do freio nas rodas em função do peso na traseira?
E essa pergunta não foi uma piada.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Anderson Grzesiuk
Anderson Grzesiuk
6 anos atrás

kkkkkk…Também me abstive de comentar…

Marcos
Marcos
6 anos atrás

Fico imaginando o centro de gravidade, e como seria guiar esse troço com tanque cheio.

rafaelle
Reply to  Marcos
6 anos atrás

Fiquei com esse sentimento, o grande erro (minha opinião) foi o peso atrás, que deslocaria o centro de gravidade para a roda traseira, numa escapada na curva fica praticamente impossível recuperar a condução. Não sou expert, apenas uma impressão.
Esse gif explica melhor.

http://img1.joyreactor.com/pics/post/gif-car-weight-balance-3405201.gif

E fica como aviso aos viajantes com carretinha, nunca coloque a maior parte do peso atrás do eixo na parte traseira.

Luiz
Luiz
6 anos atrás

abastece a rabeta com a mangueira! hahaha… (é, pensando bem a piada é ruim mesmo)