MENU

sábado, 18 de novembro de 2017 - 14:49Antigos em geral, Museus & coleções

OG

RIO – O estranho nome foi dado pelo pai inspirado numa pergunta de palavras cruzadas: como chama o rei de Basã? Og. Também pode ser grafado Ogue. Mas nas palavras cruzadas em questão, a resposta era Og. E assim foi batizado em Natal, em 1930, Og Pozolli, o maior colecionador de carros antigos do Brasil, um dos maiores do mundo. Sua coleção impecável, com cerca de 200 carros, fica em cinco galpões em Cotia, na Grande São Paulo.

Og morreu ontem, aos 87 anos. Lutava contra um câncer. Empresto a foto de Márcio Fernandes, do “Estadão”, porque é uma das imagens que mais retratam a ternura entre um homem e um automóvel.

Fundador do Veteran no Rio, em 1968, Og era seu sócio número 1. É impossível explicar em palavras sua importância para o antigomobilismo brasileiro e mais difícil ainda tentar descrever como era querido e generoso esse senhor de vastos bigodes e cabelos brancos.

Seus carros falam por ele.

Foto Márcio Fernandes (Estadão, 2004)

12 comentários

  1. Paulo F. disse:

    RIP Og !
    E um porto de honra em sua homenagem!

  2. Ron disse:

    Que descanse em paz.
    Força à família.

  3. Fabio Taccari disse:

    Certo dia meio por coincidência fui conversar com o velho seu Romeu Siciliano e ai entrou na sala Og Pozoli com seu bigode personalíssimo a procura de um velho carburador década de 30 que estava garimpando e que claro, o Sr Romeu tinha o único no mercado. Imaginem…Foi demais aquela conversa e negociação do clero mais alto de antigomobilismo do Brasil.. Devem agora estar acertando mais algumas peças lá em cima.

  4. Farid Salim Junior disse:

    Ano difícil, esse… Perdemos o Guaraná Meneses, o John Surtees, Og Pozzoli e, agora o Teleco – Luiz Antônio Siqueira Veiga. Gente que faz falta, não só pela história que fizeram, que deixaram, mas por seu caráter, pois eram todos eles, homens que não tinham inimigos, apenas adversários ou concorrentes. Começo a crer que Deus gosta um bocado de carros…

  5. Banana Joe disse:

    Sr. Og Pozolli que tem uma deliciosa história envolvendo o dia em que ele foi motorista do Papa João paulo II.
    Que descanse em paz, grande amante dos automóveis.

  6. Robertom disse:

    Uma grande perda…
    Embarcou no grande sedan branco…
    Infelizmente também perdemos ontem o ex-piloto da Divisão 3 e, F3 Inglêsa Luiz Antônio Siqueira Veiga, o Teleco…

  7. Rafael Mafra disse:

    Ele faleceu na véspera do 26° Encontro Sul-brasileiro de Veículos Antigos que está acontecendo hoje e amanhã em Pinhais PR. Em 2014 quando aconteceu a 23º edição no AIC ele estava presente.

    Se ele e o Roberto Lee estivessem vivos até hoje, o Indiana Gomes teria que fazer uma série de dezenas e dezenas de episódios para escutar tudo o que esses caras tinham de histórias para contar sobre carros antigos.

    O legal de quem gosta de carros antigos é que não basta apenas olhar ou saber que logo alí tem um carro raro e antigo, ele quer saber da história e conversar com o dono sobre as curiosidades e acontecimentos mesmo que não tenha dinheiro para comprar mas simplesmente pelo coração bater mais forte quando ve uma raridade.

    Pelo menos é isso que acontece comigo.

  8. Airton Silva disse:

    Todo mundo que acompanha a imprensa automotiva o conhecia de reportagens acerca da sua magnífica coleção. Reza a lenda que todos os carros eram mantidos em condições de utilização imediata.

  9. Thiago Azevedo disse:

    Lembro dele (e minha mãe também lembra), em Interlagos em 2006. Conhecemos a filha que é doida por carros.
    Foi engraçado quando um amigo o chamou para tomar uma e ele, com aquele bigode de Dali, respondeu: Vamos sim! De quem?
    É daqueles caras que passam e deixam uma bela marca.
    Força à família e amigos.

  10. Brechò disse:

    Meus sentimentos a família e amigos, estamos perdendo pessoas essenciais a pouca decência e ética que ainda resta nesta terra de egoísmos e egocentrismo, a atitude dele em relação à proposta do Sr. Agnelli já demonstra a enormidade do caráter do Sr. “Og” grande perda nestes tempos difíceis.

  11. JCKloske disse:

    Grande perda…
    É, o mundo está perdendo seus astros e não estão sendo repostos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>