MENU

quarta-feira, 15 de novembro de 2017 - 12:02One comment

ONE COMMENT

chaparral2c

Se eu pudesse entrar numa máquina do tempo, iria colocar 1º de agosto de 1965 para dar um pulinho nessa pista de Seattle. E dar umas voltas nesse Chaparral 2C de Jim Hall.

15 comentários

  1. Sergio Stanislauskas disse:

    Acho que o Jim Hall realmente deu um salto de tecnologia com relação à aerodinâmica com o uso de “superficies detachadas” (.asas). Mas não podemos esquecer os trabalhos de Frank Costin na década de 50 na Inglaterra. Quem quiser se aprofundar sugiro um livro: “Flying on Four Wheels” de Dennis Ortenburger. É uma compilação muito interessante sob o trabalho e a vida de Costin.

  2. luigi disse:

    Meu caro Luiz, Jim Hall não foi um dos primeiros a usar asa em carros de corrida, ele simplesmente foi o primeiro. Nem aquele que ė o mentor da Aerodinamica nos carros não a usou , o mais proximo de um avião que um csrro de Malcon Sayer foi o leme direcional do Jaguar tipo D.
    Jim Hall alem das asas também introduziu as estruturas de materal composto( composite/fibra de carbono) e cambios automaticos( ele introduziu, outros aprimoraram a idéia).
    Entre os poucos americanos que admiro no automobilismo este ,Dan Gurney e Carol Shelby merecem os meus maiores respeito.

  3. Luc Monteiro disse:

    Só por ser #66, eu te acompanho nessa viagem. Pedágio por minha conta.

  4. ags disse:

    O som do motor dessa linda( som mesmo viu).deve deixar quaquer paciente de UTI, zeradinho…Vi um tempo atrás um teste do Moco no Trem chamado Can Am..
    UOP Shadow…que sommm..que usina esses carros tinha..

  5. Claudio Bassi disse:

    Parece o carro do “Corredor X”.

  6. Otavio disse:

    São dois, eu tambem adoraria voltar no tempo para ver essas coisas lindas..
    Tambem tive um desses (no autorama).
    Modernidade demais vai acabar com o mundo legal, talvez com o mundo.

  7. Danir disse:

    Achei! Na verdade foi inspirada na Corvette xp 87 Stingray Racer. Se alguem procurar nas fotos disponíveis no Google, vera até uma foto com o Elvis presley (que me pareceu montagem) quando foi usada para um filme.
    .Não sei porque o Chaparal me deu a impressão de ser o inspirador. Talvez porque sejam duas senhoras máquinas. Uma é cria do Jim Hall e a outra de Larry Shinoda, Bill Mitchel e do GM Style & Design.
    Saudações.

  8. julio disse:

    Sou seu fã Flavio Gomes, é o único que fala o que pensa na TV Brasileira, parabéns!

  9. Danir disse:

    Corvette. Fallha nossa. Foi um dos desenho mais cara de mau que já vi para as Corvette. É só dar uma olhada no Google sob o título Mako Shark para ver um kilo de fotos.

  10. Danir disse:

    Não foi a frente dele que inspirou a frente da Corvete Mako Shark (carro conceitual)?

  11. emerson57 disse:

    Tunel do tempo.
    Willians – Ae, Massa, nois queria que você continuasse. Só que teim um probreminha: sem salário. E a gente naum vai pagar mais horas de treino ou de deslocamento, como acdaba de virar moda lá no Brasil. Cê sabcomo é, a feira está pela hora da morte e as gasolina então… Ou então, pelo menas, ocê pudia trazer um patrocínio, algum dimdim prá ajudá nas despesa…
    Massa – Ai Claire, eu sei que eu fico beim de branco e azul, me dou bem com os cara e tals, mas a minha fase de pagar já passou, fais tempo. Se a de voceis é essa, phiquem à vontade. Se ainda fosse um equipamento para andar na frente eu poderia tentar fazer um leilão das minhas cuecas, só que esse carrinho doceis vai continuar na rabiola da pipa. Acho que a gente tinha que ter pegado o motor da Honda, que está cada dia melhor. Ainda vai ser campeão. Ganhar do fabricante do motor que tem equipe oficial, nunquinha. Phui, phoi bom enquanto durou!

    …….Mas e o Chaparral? Maravilhoso! Competi muito no autorama com uma bolha desse modelo e também do 2F (belíssimo!). Meu Chaparral favorito, pela inovação, era o 2J, com o efeito solo proporcionado por duas turbinas tocadas por um motor (extra) Rotax.

  12. Giovanni Grazinoli disse:

    Parece o carro do corredor X, irmão do Speed Racer.

  13. Edward Fernandes disse:

    Podem dizer que sou saudosista, mas como não ficar minutos admirando esta máquina.

  14. Luiz disse:

    Jim Hall, um gênio criados dos carros mais bonitos da CanAm. Um dos primeiros a usar aerofólios e trabalhou muito a aerodinâmica de seus carros. É só confirir na página da Chaparral. Introduziu também os ventiladores trazeiros copiado depois pela Alfa.

    http://www.chaparralcars.com/legacy.php

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>