ONE QUESTION

Alguém explica esse espação todo para uma corrida da Indy em 1990 na Globo, com melhores momentos narrados pelo Cléber Machado? Os irmãos Neri postaram e o Wanderson Marçal mandou.

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Carlos Roberto da Silva Junior
6 anos atrás

Passaram esse GP da Indy na Globo no Esporte Espetacular em 1990 no Vapt Vupt com imagens geradas pela Band aqui no Brasil.

guilherme
guilherme
6 anos atrás

o dificil é assistir hoje a indy com aqueles carros com seus apendices aerodinamicos que mais parecem porta trecos e porta copos e pilotos com nomes que desconhecidos, não é querer ser saudosista, mas que saudades da época que a F1 e a Indy eram categorias top com corridas emocionantes… já foi, agora mais parecem hotwheels com crianças brincando…

Marcio
Marcio
6 anos atrás

Belos carros.

Glaucio
Glaucio
6 anos atrás

Estou impressionado, outros tempos da tv brasileira…… Fico aqui aguardando o dia que a globo vai comprar direitos de transmissão da fórmula E (tomara que nunca) ainda mais agora sem brasileiros na fórmula 1 e com eles ganhando na fórmula E.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
6 anos atrás

Registre-se que no início da fase competitiva do Emerson na Indy, um dos correspondentes da Globo (Sérgio Motta Mello, se não me engano) enviava matérias sobre a categoria para o Fantástico. Acho que inclusive a equipe da emissora estava em Michigan no dia da primeira vitória do Rato por lá, em 1985.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
Reply to  Rodrigo Mattar
6 anos atrás
daniel
daniel
6 anos atrás

Era o Esporte Espetacular de domingo a noite ou de sábado á tarde, o programa tinha umas duas horas de duração e falava de tudo, gostava principalmente dos resumos do circuito mundial de surf, mundial de moto-velocidade com Wayne Rainey, luca Cadalora e Mick Doohan e pra terminar um espaço enorme para a stock car e para o Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. Depois virou um lixo com gracinha e choro nos domingos de manhã…

karlo
karlo
Reply to  daniel
6 anos atrás

Realmente eram outros tempos… e que bosta se transformou o EE.

Saima
Saima
Reply to  daniel
6 anos atrás

É verdade. Era realmente uma revista eletrônica sobre esportes. Além desses motociclistas que você mencionou, havia o Eddie Lawson. O tempo passou e o mundo foi em frente e não está mais lá onde esteve, parafraseando o Vasily Grossmann no “Vida e Destino”.
E vieram Tadeu Schmidt, Leifert, Sorrisão, os desafios internacionais etc, tornando o programa uma bobajada que parece ser feita por gente sem graça e imbecil, que você evitaria numa excursão, para um público idem.

Alessandro Neri
Alessandro Neri
Reply to  Saima
6 anos atrás

” Vida e Destino”, que livro impressionante. O ” Guerra e Paz” do século 20. Bacana a citação dessa obra-prima da literatura.

Guilherme
Guilherme
Reply to  daniel
6 anos atrás

Issso ai, tinham acabado com as séries americanas reprisadas aos domingos de manha! EE tinha editorial com esportes de verdade (sem clubismo)
A 1:30 começava Beberly Hills 90210 (barrados no baile) #kellyeucasava hahaha

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
6 anos atrás

MILAGRE! A Globo pôs que era transmissão Bandeirantes!

MARCELO VENTURA
MARCELO VENTURA
6 anos atrás

O porquê, não sei. Só sei que este circuito é um dos mais bacanas no mundo.

eduardo costa
eduardo costa
6 anos atrás

Os mais belos carros de fórmula que foram construídos.

Evolução é necessária? sim, obvio… Mas não havia nada de MGU-h, MGU-k, nada de eletrônica para todos os lados… e um senhor barulho de V8 biturbo.

E se garimparem mais, vão achar mais videos da Globo com corridas da CART desta época…

abraço a todos!

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Cara, juntam-se carros lindos, disputas fantásticas entre lendas do automobilismo americano e internacional, um circuito incrível, olho grande na Indy e momentos raros de lucidez jornalística esportiva dá nisso. Até o esquilinho aparece.
“Foi, não será de novo, lembre. Frase que adoro e uso sempre. ” Infelizmente. Só começaram a mostrar algo da GP2 quando o Sete ganhou uma outra corrida, claro, sem citar que era grid invertido. As conquistas de Hélio Castro Neves, os títulos de Gil de Ferran e de TK, Indy Lights, tudo ignorado.
E quando pensei que o esporte “espetacular” tinha chegado ao fundo do poço com as entrevistas estilo “estilo Fátima Bernardes” aparece um tal de “desafio sobre as águas”. Ó a ideia dos caras: fazer o cabra correr por cima duns paletes sob uma lagoa. ” A troco de quê?” como diz a minha vó. As Olimpíadas do Faustão, como a ” ponte do rio que cai”, eram melhores.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
6 anos atrás

eu resumo isso tudo em uma só palavra: Modinha da época

zeba
zeba
6 anos atrás

Emerson havia sido campeão em 89 e vencido as 500 Milhas. Em 90 o EE passava no fim de noite depois do Fantástico. Estavam pegando carona na popularidade.
Com Senna disputando título e Emerson também, a Globo não iria deixar de surfar na onda do automobilismo.

Se Senna tivesse sobrevivido, no dia que ele disputasse as 500 Milhas, a Globo iria comprar os direitos da corrida. Certeza absoluta.

Rodrigo de Castro (Keke)
Rodrigo de Castro (Keke)
6 anos atrás

Flávio, acho que além do automobilismo ser esporte “de massa” no Brasil naqueles tempos, tinha o fator Emerson. Sem contar que eram tempos mais desencanados, hein? Não havia tanta frescura no meio publicitário/jornalístico. Tempos que você viveu intensamente no jornalismo impresso, por sinal. Infelizmente de uns tempos pra cá é inimaginável uma emissora ceder tanto tempo a imagens/eventos transmitidos por alguma concorrente, a não ser em casos excepcionalíssimos.
P.S: ao contrário do que alguns colegas afirmaram acima, em 1990 ainda não havia interesse do Senna em debandar para a Indy. Aquele foi o ano do bi, e o conjunto McLaren-Honda, se não estava mais no auge (impossível superar 1988), ainda era dominante. A pulga atrás na orelha do Ayrton deve ter cutucado de verdade na temporada 1991, onde apesar de ter sido tri, a Williams já dava mostras que ia arrebentar com todo mundo dali em diante.

Abraços!

Saima
Saima
Reply to  Rodrigo de Castro (Keke)
6 anos atrás

A questão do Senna insatisfeito sempre foi mais pela grana, não esportiva ou técnica. Não acredito que ele tenha pensado seriamente em correr na Indy – exceto as 500 milhas, essa sim provavelmente ele queria.
Tanto foi pela grana que em 1993 ele fez aquele contrato por corrida, o “no money, no race”. Se o Ron Dennis não tivesse topado, ele teria parado de vez, não ido para os EUA correr na Indy.

Saima
Saima
Reply to  Saima
6 anos atrás

Só quando ele decidiu permanecer na F1 – e porque o Prost se aposentou antes de cumprir o contrato que tinha com a Williams para 1994 – que passou a ser pelo lado técnico também. Aliás, o Prost recebeu da Williams para coçar o saco, em um ano, mais do que o Senna teria recebido para correr, pelo menos é o que dizem.

Valério Paiva
Valério Paiva
6 anos atrás

Na época o Esporte Espetacular ainda era uma revista eletrônica aos sábados, com algumas matérias do tipo resumo da semana de vários esportes. Só em 1996 que assumiu o atual formato aos domingos de manhã, com tentativas de piadas e transmissões de “jogos caça-niqueis interplanetários de verão onde o Brasil sempre ganha”.

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Valério Paiva
6 anos atrás

Bem lembrado, mas em 1990 o Esporte Espetacular era exibido no domingo à noite. Era tipo o Fantástico da versão esportiva. Ele só foi para o sábado se não me engano no ano seguinte.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
Reply to  Wanderson Marçal
6 anos atrás

O EE foi domingo à noite após o Fantástico na volta do programa à emissora em 1987.

Quase caí da cadeira quando anunciaram a Motovelocidade naquele ano e o GP do Japão, o primeiro do ano, teve um resumão de incríveis 20 minutos!

Robson Guimarães
Robson Guimarães
6 anos atrás

Incrível observar que quase nada mudou na Indy.

Angelo
Angelo
6 anos atrás

Lembrando que foi perto da época em que Senna estava disposto a ir para a Indy, com o apoio de Emerson… Ou seja, talvez a Globo já estivesse “se cercando” caso ele realmente partisse para os EUA… Afinal Ayrton era o personagem principal da Globo para o automobilismo nessa época… Piquet estava em fim de carreira e os outros que estavam por lá, não tinham quase nada de representatividade.

Aliandro Miranda
Reply to  Angelo
6 anos atrás

Pensei a mesma coisa. A Globo preparando terreno para uma improvável mas possível ida de Senna para a Indy, que com isso se tornaria a maior categoria do universo para os brasileiros.

Leo
Leo
Reply to  Angelo
6 anos atrás

Está equivocado amigo. O teste de Senna foi no final de 1992, com a Penske.

Pedro
Pedro
Reply to  Angelo
6 anos atrás

Perto onde? Isso foi dois anos e meio antes da “ameaça” do Senna ir para Indy… Na época ele tinha apenas um titulo na F-1 (embora o segundo já estivesse encaminhado), não havia nem sombra de rumores dele fora da F-1.
A globo era simplesmente uma emissora diferente e dava espaço para mais esportes e categorias.

Danilo Candido
6 anos atrás

Emerson em alta e a Globo tirando uma casquinha….
Talvez não houvesse receito algum de concorrência já que a F1 era o esporte nº 1 no país e Senna, o maior ídolo esportico de então.

Danilo Candido
Reply to  Danilo Candido
6 anos atrás

Talvez não houvesse RECEIO

Pedro
Pedro
Reply to  Danilo Candido
6 anos atrás

Em alta não diria… Ele havia sido campeão no ano anterior, mas nessa corrida de 1990 já estava fora de qualquer briga pelo campeonato.
A globo era simplesmente uma emissora diferente e dava espaço para mais esportes e categorias.

Fred Berli
Fred Berli
6 anos atrás

Foi a soma da pista fantástica com esses carros lindos…nem a Globo resistiu.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Fred Berli
6 anos atrás

Verdade, essa pista é sensacional. Estaria entre as top da F1 fácil,

Atenágoras Souza Silva
Atenágoras Souza Silva
6 anos atrás

Lembro de uma vez em que, no “Fantástico” foram cobertas, em 1996, tanto a US 500, da CART, quanto as 500 milhas de Indianápolis. Lembro do Leo Batista falar que havia um temor por acidentes na Indy 500, por conta dos chassis envelhecidos, e por causa da morte do piloto Scott Bryton, “mas a lambança mesmo aconteceu na US 500”.
Bem, o grid da CART contava com uns 10 pilotos brasileiros… A categoria estava bombando.
No ano de 1996, o Rubinho estava na Jordan e não tinha conseguido pódio (apesar te ter tido um ano mais regular e melhor que o de 1995), e na US 500, o Pupo Moreno foi 3º com a Payton Coyne, se eu não me engano.

Um grande abraço do fundo do meu coração vermelho de outubro de 1917,
Atenágoras Souza Silva.

Araujo
Araujo
6 anos atrás

A possibilidade de Senna correr na Indy, talvez!

Pedro
Pedro
Reply to  Araujo
6 anos atrás

Isso foi dois anos e meio antes da “ameaça” do Senna ir para Indy… Na época ele tinha apenas um titulo na F-1 (embora o segundo já estivesse encaminhado), não havia nem sombra de rumores dele fora da F-1.
A globo era simplesmente uma emissora diferente e dava espaço para mais esportes e categorias.

Andre Decourt
6 anos atrás

Possivelmente o contrato com a Bandeirantes estava em vias de renovação…

Saima
Saima
6 anos atrás

FG, era normal o Esporte Espetacular – que era transmitido no fim de noite do domingo na época – passar os melhores momentos das corridas da Indy, que estava no auge da popularidade no Brasil e era transmitida pela Band ao vivo mais ou menos no fim da tarde. Era F-1 de manhã e Indy à tarde, e só corridaça para a gente ficar feliz.
Road America, pista animal, a F1 poderia ter sido disputada lá. Foi aí que AJ Foyt sofreu o acidente que quase o aposentou de vez.
Aliás, Foyt é uma lenda, um dos maiores do automobilismo, não inferior a outros grandes como Clark. Venceu as 500 Milhas, as 500 de Daytona, as 24 hs de lá também e as 24 hs de Le Mans (essa na primeira tentativa).
Em tempo, Michael Andretti e Al Unser Jr disputavam o campeonato em 1900, ano da corrida.

Saima
Saima
Reply to  Saima
6 anos atrás

Minto, em 1990.

Marcelo Spacachieri Masili
6 anos atrás

O mundo já foi melhor, mais informativo e com menos Fla x Flus.

Gustavo Sarmento
Gustavo Sarmento
6 anos atrás

Quem sabe apenas um “slow news day”, como dizem…

Alexandre Alvarenga
Alexandre Alvarenga
6 anos atrás

Sem falar que os carros eram muuuuito mais bonitos…

Guilherme Jales
Guilherme Jales
6 anos atrás

Muito interessante ver, entre os vídeos relacionados, outros “melhores momentos” da mesma temporada, todos narrados pelo Cleber e com o gc indicando que são parte do Esporte Espetacular.
O acervo dos irmãos Neri é um verdadeiro tesouro.

Jao Tibao
Jao Tibao
6 anos atrás

Pelo o que Cleber disse no final da transmissão, isso foi no final da temporada. Talvez a Globo quisesse testar a repercussão da Indy (nesse tempo ja tinha Real time?) para quem sabe comprar os direitos para a temporada seguinte…Lembremos que em 1990 o automobilismo estava em alta aqui no Brasil.