SEM BRASIL | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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sábado, 4 de novembro de 2017 - 21:45F-1

SEM BRASIL

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RIO (e daí?) – Para muita gente, é o fim do mundo. Para quem tem alguma noção da realidade, era apenas uma questão de tempo e consequência de uma série de circunstâncias que envolvem o automobilismo em geral e o nacional, em particular. Pela primeira vez, desde 1970, uma temporada de Fórmula 1 não terá um piloto brasileiro no grid. Naquele ano, Emerson Fittipaldi fez sua estreia pela Lotus (foto) na sétima etapa do campeonato, o GP da Inglaterra. Foi, inclusive, a última temporada a começar sem um piloto do país inscrito entre os participantes. A partir de 1971, em todos os Mundiais a prova de abertura teve um brasileiro pronto para a batalha, firme e forte.

Oh, e agora, o que será de nós?

Bem, a Terra não vai parar de girar, lamento informar. Potências como França, Itália, Espanha e Alemanha também viveram seus períodos de vacas magras. Nem por isso esses países deixaram de acompanhar e de amar a Fórmula 1. Outros têm seus GPs há anos, ou tiveram, e jamais contaram com pilotos participando, como China, Turquia, Bahrein, Abu Dhabi, Coreia do Sul, Singapura… Malaios, japoneses, canadenses, austríacos e americanos também vêm e vão, e nem sempre com sucesso.

No Brasil, a julgar pelo tom dos comentários de algumas pessoas nas redes sociais — felizmente elas não representam o todo, espero que sejam uma minoria, embora barulhenta e chiliquenta –, a F-1 vai acabar e merece morrer e ser enterrada sem honra. Não vai. Pode ser que o público seja depurado, fenômeno verificado depois da morte de Senna. O fim trágico de sua carreira mostrou claramente que por aqui havia uma enorme massa de gente que gostava dele, não de corrida. Que se apropriava de suas vitórias “nas alegres manhãs de domingo”, e que ele servia mesmo para isso: melhorar o dia de algumas pessoas e suas vidas miseráveis.

Brasileiro é egoísta. Exige que seus atletas vençam e sejam campeões para que tornem seus dias mais felizes — dos torcedores, não deles, esportistas. Se não vencem e não são campeões, transferem suas frustrações a eles, atletas. São os culpados por nossos dias não serem melhores. É uma pobreza de espírito monumental.

Barrichello sofreu muito na pele essa “cobrança” de torcedores enfurecidos e frustrados, por anos a fio. A TV Globo tem muito a ver com isso, por vender expectativas falsas sobre as possibilidades que ele tinha de vencer corridas e campeonatos — quando não tinha; ganhar um GP era uma esperança remota diante de um companheiro tão melhor como Schumacher, e ser campeão, impossível. Por isso, sua imagem junto ao mui exigente torcedor de poltrona do Brasil é a de um simpático fracassado. E isso está acontecendo com Massa, agora.

Esse fã efêmero e carente não interessa a esporte algum. Se assiste a uma corrida apenas para ver um brasileiro correndo e vencendo, tem uma visão míope do esporte e da vida. A Fórmula 1, ao contrário do que muitos pensam, não perdeu a graça quando Senna morreu. E não vai perder a graça agora que não haverá um brasileiro no grid. Ela continua forte, exuberante, com momentos bons e ruins, será como sempre foi.

No dia em que o brasileiro médio compreender que esporte algum foi concebido para brasileiro ganhar — exceção feita às competições dominicais que a Globo inventa para tocar vinheta e hino, os “jogos mundiais de verão”, os “desafios internacionais de futebol de areia”, as “travessias universais do Arpoador” e coisas do gênero –, passará a gostar de esporte de verdade. Até lá, teremos de aguentar a depressão desse povo que não entende nada de nada.

147 comentários

  1. Juarez disse:

    Ocorre que Barrichello, ao contrário de Massa, por muitas vezes alimentou essa ideia vendida pela Globo.

  2. Mario Gasparotto disse:

    A Fórmula 1 segue mesmo, como sempre seguiu, sem um piloto francês, sem piloto italiano (já há algum tempo) e hora sem um canadense, ou australiano, ou belga, um americano, japonês, enfim, agora sem brasileiro. De certa forma, não deixa de ser um dado interessante a se discutir. Afinal, a história brasileira na F-1, quer queira ou não, é muito rica sim. É um país com tradição, digamos. Não um dos tripés, que na minha opinião são Itália (leia-se Ferrari), Inglaterra e Alemanha (montadoras), mas um país que têm (ou tinha) certa relevância no circo. A meu ver, o buraco da discussão é bem mais em baixo… Passa pelo automobilismo de base, acesso a este, confederações, patrocinadores, empresas, televisão, outras mídias e os próprios pilotos, que ao meu ver parecem mais preocupados com tudo, menos em pilotar. Ano que vem não tem piloto e, possivelmente, em 2019 não tem nem corrida e nem TV aberta…

  3. Emil disse:

    Penso a mesma coisa, inclusive, sobre aqueles torneios insuportáveis da manhã de domingo, promovidos pela Vênus Platinada.

  4. Heber disse:

    P.E.R.F.E.I.T.O.

    sem mais…..

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