Flavio Gomes segunda-feira, 4 de dezembro de 2017 18:53 18 comentários
A foto foi enviada pelo Jason Vôngoli, com a pergunta: “Um monoposto na Rio-Petrópolis há exatos 50 anos. Será que algum dos seus leitores gatos mestres saberá dizer o quê, quem, quando, onde, como e por quê?”. Estamos aguardando as respostas…
Bela foto! Trecho da rodovia BR-495, Teresópolis-Itaipava, as rochas mostram que é na curva próxima ao local que chamamos de “Arquipélago”, campo de várias vias de escalada frequentada pelo pessoal da escalada aqui de Teresópolis.
Fernando
6 anos atrás
Essa estrada é sem dúvida a Itaipava-Teresópolis. Seria esse piloto o Norman Casari, já que o mesmo morava em Itaipava ?
As rochas não mentem, estamos na Teresópolis/Petrópolis.
Luiz Guimarães
6 anos atrás
Acho que é um F-Vê Aranae. Esse modelo venceu os 500 km de Interlagos em 1967, com Totó Porto Filho. Eu estava lá e foi a corrida mais chata que assisti na vida – grid pequeno, prova longa e inadequada para o tipo de carros com potência e desempenho obviamente inferior em relação aos Mecânica Continental das versões anteriores dos 500 km.
Antonio Rico
6 anos atrás
Me parece mais Itaipava-Teresópolis
A pista é mais estreita e a paisagem está mais aberta
Matei…
Foi um comercial nos aos 70, em que a trilha sonora era do Wilson Simonal..
Descendo a rua da ladeira só quem viu que pode contar……………………………….kkk…
Farid Salim Junior
6 anos atrás
Pela imagem, parece ser um fórmula-Vê – dos pioneiros. Seria o Mário Olivetti descendo a serra pra correr em Jacarepaguá?… Ou filmagem promocional para algum anunciante…
Wilson Cardoso
6 anos atrás
Este é um Achcar F-Vê que foi modificado para correr entre os protótipos em 1969 ou 1970, c0m pequenos paralamas e dois lugares.
Jlduran
6 anos atrás
Esse trecho da foto é na estrada que liga Petrópolis a Teresópolis, do resto não sei, …ainda!
Caramba isso é concreto ? Com remendo de asfalto?
Haviam hortênsias na beira da estrada bacana. Porque não plantam margeando todas rodovias…
Ô, Brasil onde foi que você se perdeu…
A pista é assim até hoje. Só aumentaram os remendos de asfalto e a maioria deles está péssima.
Fabio Maillet
6 anos atrás
o Carro é um FV talvez um
ARANAE e deve ser uma prova de subida de montanha
GILSON SILVEIRA JUNIOR
6 anos atrás
Não tenho resposta para nenhuma das perguntas sobre a foto e ainda fiquei em dúvida se essa é realmente a serra de Petrópolis. Também tenho 50 anos e sou petropolitano e não reconheci esse trecho da estrada que está me parecendo mais a BR-495, Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues que é conhecida popularmente com Estrada das Hortências (que aparecem na margem da rodovia na foto), ou Estrada Itaipava-Teresópolis. Liga os municípios de Teresópolis (Bairro do Quebra-Frascos) e Petrópolis (Itaipava na Estrada União e Indústria).
Até 1959, com a construção da Rodovia Rio-Teresópolis, era por ela que se chegava em Teresópolis vindo do Rio de Janeiro.
Antonio Seabra
6 anos atrás
Não posso afirmar, mas no ano de 1970 foram disputadas 3 provas de Subida de Montanha no RJ, sendo uma na Petropolis – Teresopolis e duas na Rio – Petropolis.
Nessas provas participaram um numero de 2 a 4 Formulas Ve, com classificação em separado..
Acredito, pela paisagem, pedras e até por umas raras hortensias a esquerda da foto, que essa foto tenha sido tirada na Petropolis – Teresopolis.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Bela foto! Trecho da rodovia BR-495, Teresópolis-Itaipava, as rochas mostram que é na curva próxima ao local que chamamos de “Arquipélago”, campo de várias vias de escalada frequentada pelo pessoal da escalada aqui de Teresópolis.
Essa estrada é sem dúvida a Itaipava-Teresópolis. Seria esse piloto o Norman Casari, já que o mesmo morava em Itaipava ?
A única coisa que posso dizer dessa foto lendária que ela é bacana, e o resto vai ficar sem resposta por eu não saber de nada no momento.
Já pensei eu subindo a Tamoios num possante desse…
As rochas não mentem, estamos na Teresópolis/Petrópolis.
Acho que é um F-Vê Aranae. Esse modelo venceu os 500 km de Interlagos em 1967, com Totó Porto Filho. Eu estava lá e foi a corrida mais chata que assisti na vida – grid pequeno, prova longa e inadequada para o tipo de carros com potência e desempenho obviamente inferior em relação aos Mecânica Continental das versões anteriores dos 500 km.
Me parece mais Itaipava-Teresópolis
A pista é mais estreita e a paisagem está mais aberta
É a Petrópolis x Teresópolis mesmo.
Matei…
Foi um comercial nos aos 70, em que a trilha sonora era do Wilson Simonal..
Descendo a rua da ladeira só quem viu que pode contar……………………………….kkk…
Pela imagem, parece ser um fórmula-Vê – dos pioneiros. Seria o Mário Olivetti descendo a serra pra correr em Jacarepaguá?… Ou filmagem promocional para algum anunciante…
Este é um Achcar F-Vê que foi modificado para correr entre os protótipos em 1969 ou 1970, c0m pequenos paralamas e dois lugares.
Esse trecho da foto é na estrada que liga Petrópolis a Teresópolis, do resto não sei, …ainda!
Caramba isso é concreto ? Com remendo de asfalto?
Haviam hortênsias na beira da estrada bacana. Porque não plantam margeando todas rodovias…
Ô, Brasil onde foi que você se perdeu…
A pista é assim até hoje. Só aumentaram os remendos de asfalto e a maioria deles está péssima.
o Carro é um FV talvez um
ARANAE e deve ser uma prova de subida de montanha
Não tenho resposta para nenhuma das perguntas sobre a foto e ainda fiquei em dúvida se essa é realmente a serra de Petrópolis. Também tenho 50 anos e sou petropolitano e não reconheci esse trecho da estrada que está me parecendo mais a BR-495, Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues que é conhecida popularmente com Estrada das Hortências (que aparecem na margem da rodovia na foto), ou Estrada Itaipava-Teresópolis. Liga os municípios de Teresópolis (Bairro do Quebra-Frascos) e Petrópolis (Itaipava na Estrada União e Indústria).
Até 1959, com a construção da Rodovia Rio-Teresópolis, era por ela que se chegava em Teresópolis vindo do Rio de Janeiro.
Não posso afirmar, mas no ano de 1970 foram disputadas 3 provas de Subida de Montanha no RJ, sendo uma na Petropolis – Teresopolis e duas na Rio – Petropolis.
Nessas provas participaram um numero de 2 a 4 Formulas Ve, com classificação em separado..
Acredito, pela paisagem, pedras e até por umas raras hortensias a esquerda da foto, que essa foto tenha sido tirada na Petropolis – Teresopolis.
Antonio
Até eu quero saber dessa…