Os dois são ótimos pilotos,no entanto estão longe do patamar dos campeões.Pela carreira dos dois eu lhes daria nota 6,mas longe do patamar dos melhores como Senna,Prost,Piquet e Schumacher os quais eu daria nota 10.Mas as qualidades dos dois são destacadas pelo seus respectivos engenheiros,Rubinho e Massa são reconhecidos como bons acertadores de carros.
S.
6 anos atrás
Massa foi mais competitivo nas equipes de ponta. Mesmo no ano em que perdeu de Kimi Raikkonen, em 2007, conseguiu fazer mais poles que Kimi. Já Rubens tomou ferro de Button quando ambos tiveram carros iguais. Sequer esteve na frente no campeonato…
Tá certo que o Massacrado chegou mais perto do Título em 2008, mas o Rubinho Chorão Barrichello teve uma Trajetória melhor mesmo com o Domínio do Schumacher tendo Dois Vices, Dois Terceiros e Dois Quartos lugares em campeonatos enquanto o Massacrado só teve um de cada um nesse sentido. Entre os Parceiros de equipe o Rubinho ganha no Limite sendo (Rubens 10 e Parceiros 9) enquanto o Massa perde de lavada sendo (Parceiros 12 e Massa 3).
felipe
6 anos atrás
Sobre andar em equipes pequenas…
Rubinho fez mais pq ficou por 7 anos ali.
Rubinho só foi mais rápido que o Irvine como companheiro de equipe…
Na Stwart foi mais rápido que seu companheiro, entretanto a única vitória da equipe de Jackie foi realizada por seu vizinho de box.
A vitória de 2000 na Alemanha foi mesmo marcante quanto ao nível de pilotagem…
Massa foi um piloto até Hungria 2009.
Esse piloto acabou com o campeão mundial de 97 que teve como companheiro de equipe na Sauber. Villeneuve, também campeão da Indy.
Teve somente 2 anos e se não ganhou corrida, era muuuuito combatível… Se não me engano foi o piloto mais arrojado em um dos anos qur correu com os suíços. Não me lembro se por eleição ou pelo número de ultrapassagens realizadas….
Depois de recer a mola – enviada por Rubens – foi, como disse Piquet em recente entrevista dada a ESPN, 3 décimos mais lento do que era. O que fez dele um piloto mediano e não mais um top driver.
Fico com o Massa, até pq saber de mecânica hoje em dis não parece dar nenhuma vantagem ao piloto. Duvido que Max saiba a diferença entre uma porca e uma arroela.
Barrichello foi melhor e mais rápido que Hulkenberg ma Williams.
Ficaria com o Massa no final das contas porque ele superou o campeão Kimi Raikonen na Ferrari
josé
6 anos atrás
Por inúmeras razões acho Massa melhor que o Rubens: Não era e não é infantil e bobalhão como o recordista em largadas.
Israel Franklin
6 anos atrás
Eu fico pensando que se o Rubinho tivesse cumprido seu contrato até 2006 e renovado para 2007, contando que o Schumacher mantivesse a decisão de se aposentar, ele poderia ter se sagrado o campeão de 2007 e quem sabe de 2008, também.
Mas… Esse “se” não muda nada.
Rubinho técnicamente foi melhor do que o quase campeão Massa e até mesmo de caras campeões como Jacques Villeneuve, Damon Hill e Keke Rosberg.
Fernando
6 anos atrás
Salvo meu engano, eles possuem o mesmo número de vitórias.
Mas o Rubens foi muito mais piloto que o Massa. Não tem comparação. Rubens fez milagre com uma Stewart. Andou muitíssimo bem na Ferrari. Não fez feio na Williams. Andava muito bem na chuva. Dizem que era muito bom no acerto do carro. Massa é bom também mas é muito ruim na chuva, se o carro não é dos melhores ele não tem o contrapeso do piloto.
Brabham-5
6 anos atrás
O incrível é que ainda existem pachecos bocós que acham que Barrichello e Massa não superavam Schumacher e Alonso “porque a Ferrari não permitia”.
E o pior é que Barrichello e Massa também SEMPRE tentaram vender essa idéia absurda. Que desculpa mais furada, mentirosa!
É por esse tipo de “torcedor” e esses pilotos cascateiros que a gente pega implicância com esses pilotos brasileiros no pós Piquet e Senna.
Barrichello e Massa não vão fazer falta nenhuma na “manhãs de domingo”.
“Empate técnico”.
Brabham-5
6 anos atrás
Meo deos.
Discutindo Barrichello x Massa.
E a gente reclamava da guerra entre Piquetistas e Sennistas…
Que fase.
Alexandre Bento
6 anos atrás
Rubens sem dúvida!
Eduardo Dias Cordeiro
6 anos atrás
Bem próximos, mas vamos lá:
Massa – nota 7
Prós: mais ousado; não se intimidava em situações críticas; mais rápido (mas não muito); mais personalidade.
Contras: errava muito; péssimo em chuva; azarado (brasil 2008, singapura 2008, hungria 2009 e baku 2017).
Rubens – Nota 6.5
Prós: super regular; bom para o time; bom em chuva; poucos erros; conhecedor das equipes e das pistas.
Contras: omisso (fator schummy); falta de ganância (não podia ter perdido pro Button, pelo menos naquela diferença de pontos); discurso vitimista.
VALMIR lopes
6 anos atrás
Rubinho. Muito embora seja muito chorão. Uma característica é igual para os dois: não são bafejado com um pouco mais de Boa sorte.
Julio
6 anos atrás
Barrica.
DJALMA DA SILVA GUEDES
6 anos atrás
Rubinho.
Fabiano Lacerda
6 anos atrás
Rubinho é um piloto mais completo, mas o Massa foi mais rápido, arrojado e com mais força mental. Lutou até a última volta contra o agora tetracampeão mundial, enquanto o outro não conseguiu ser nem vice com aquele foguete da Brawn. Eu escolheria o Massa sem pensar duas vezes.
Wagner Neves
6 anos atrás
Vou desviar só um pouco do foco. Uma pequena dose de esperança na civilidade das pessoas aconteceu neste post. Tirando uma ou duas desprezíveis opiniões, um debate de altíssimo nível, como há muito não se vê em lugar nenhum. Será que a humanidade ainda tem jeito? Tomara.
Se a Fórmula 1 virou negócio, como já sabemos, qual a empresa do tamanho da Ferrari ficaria pagando um funcionário por tanto tempo se o cara fosse ruim? É claro que os dois, Barrichello e Massa, foram ótimos pilotos. Para escolher um dos dois, só indo ao nível de detalhes. Mas concorreram com outros melhores, cada um a seu tempo. Difícil escolha. Ficaria com os dois ou nenhum dos dois.
Murilo Mattioli
6 anos atrás
RUBENS !!!!!!!
Fábio
6 anos atrás
Se tivesse um carro bom, colocaria o Massa, caso o carro fosse ruim, o Barrichello
Johelmyr
6 anos atrás
Rubinho de longe…
Ninguem comenta, mas o Schumacher ganhou o título de 2003, unica e exclusivamente por causa do Rubinho. Se o rubinho não tivesse ganho a ultima prova (Japão), o Kimi teria ganho a prova e o título (assim ficou em segundo) (alem do fato da mclaren ter quebrado 3 vezes naquele ano).
Jader
6 anos atrás
Rubens Barrichello, por ter mostrado mais serviço quando guiava carros menos competitivos.
Cesar Luis
6 anos atrás
Acho que considerando somente o estilo de pilotagem e o conhecimento em acertos dos carros, Rubinho foi melhor, Poderia ser campeão, mas correu no auge do Schumacher e aceitou ser segundo piloto por onde passou.
Boa parte do tempo levou na brincadeira toda zoação que o Brasileiro fez, mas no fundo acho que isso ajudou a desestabilizar emocionalmente.
Banana Joe
6 anos atrás
Os dois são bons, mas o massa tem mais “vontade” de vencer. O Rubinho sempre me pareceu um pouco conformado com o segundo lugar.
O Massa ficou a uma curva de ganhar um campeonato ( isso fora as cag*** da ferrari em 2008) e o Rubens nunca disputou um campeonato, nem contra o Button.
Não querendo ser advogado da Ferrari não mas, nesse mesmo 2008 teve uma corrida lá que o Massa rodou 6 vezes. Não dá pra botar a derrota de 2008 toda na conta da Ferrari não. Foram derrotados o conjunto piloto e equipe.
Wilson Rosa
6 anos atrás
Rubinho
Eli Dias
6 anos atrás
Considero os dois no mesmo nível, carreiras longas, decentes, mas sem o algo mais, títulos ou corridas marcantes com frequência. Dois bons pilotos, não são a vergonha que os brasileiros costumam falar, notadamente quem não acompanha automobilismo e é torcedor de piloto tupiniquim apenas.
Mateus Domingues
6 anos atrás
São, entre os medianos, dois ótimos pilotos. Prefiro igualmente Barrichello. Rubens teve a infelicidade de pertencer à geração de Schumacher. Michael literalmente moeu sem piedade os pilotos da geração dele e da geração mais nova. Foram dez anos de domínio absoluto. Ele só foi eclipsado quando outro piloto tinha um carro increvelmente melhor ao dele. Antes de ir para a Ferrari, Rubens nunca teve carro para fazer frente a Michael, nunca. Ao chegar na Ferrari, era, no mínimo, ingenuidade postular que ele poderia fazer frente a Schumacher. Primeiro, por melhor que fosse o Rubens, ele não estava no mesmo nível do Schumacher – ninguém estava na época. Segundo, Ross Brawn e Jean Todt sempre pensaram a Ferrari como uma equipe de um piloto só. A Ferrari já era, desde antes da vinda do Schumacher, sempre a equipe de um piloto estrela e outro piloto ajudante. Rubens foi contratado para ser piloto coadjuvante de luxo. Se ele queria ser estrela, quando ele estava em alta em 1999, ele deveria ter procurado McLaren e Williams. Pelo que me lembro a McLaren o sondou algumas vezes depois que ele foi para a Ferrari. Mas ele preferiu continuar na Ferrari e ganhar mais dinheiro. É uma opção que me pareceu, na época, a mais inteligente. Na Brawn, Barrichello fez um ótimo ano em 2009. Verdade que Button não é nenhum Schumacher, mas é preciso reconhecer que ele fez uma primeira metade da temporada irretocável, perfeita. Só vi Schumacher conduzindo assim. Não foi demérito não ter conseguido brigar de igual para igual. Quando a Brawn começou a sofrer desgaste e tanto McLaren como principalmente Red Bull começaram a melhorar e a superaram em termos de performance e a Red Bull passou a dominar, Barrichello fez algumas ótimas aparições. As duas últimas vitórias dele em Valência e Monza foram épicas, assim como a pole dele em São Paulo. Mas já era tarde para brigar pelo título e o domínio da RedBull na reta final era tanto que mesmo o vice se foi.
Já sobre Massa, é verdade que na primeira passagem do Raikkonen por lá. Massa passou a ser o primeiro piloto, mais pelas circunstâncias do que por outra coisa. Em 2007 porque Kimi era novato e Felipe era da casa; em 2008 pelos acidentes e erros sucessivos que vitimaram Kimi e o tiraram da luta pelo título. Em 2007, Massa tinha todas as condições de brigar pelo título; no final, ficou em quarto e seu companheiro, estreante na equipe, foi o campeão. Em 2008, apesar do número sem fim de problemas, não fosse o abandono na Bélgica, Kimi ainda era a esperança mais concreta de brigar pelo título. Hamilton também teve muitos problemas e, na maior parte das pistas, a Ferrari era melhor que a McLaren. Resumindo a ópera, os dois grandes adversários de Felipe em 2008, Lewis e Kimi, tiveram um ano cheio de problemas, assim como o próprio Felipe. Kimi estava sem foco e Lewis sentindo a pressão. Felipe fez o dever de casa, foi bem melhor que Kimi na pontuação final, foi quase campeão na última corrida, mas é preciso relativizar: foi um campeonato tecnicamente fraco, talvez um dos mais fracos de todos os tempos de F1, a pontuação e aproveitamento baixo, muitos erros e problemas de todos os lados.
Outra coisa, para mim decisiva, que me faz preferir Barrichello a Massa. Felipe já começou a carreira como piloto da Ferrari e tal. Já Rubens, ficou 19 temporadas completas e consecutivas. Isso é único. Ambos tem onze vitórias cada; mas praticamente todas as vitórias do Massa foram previsíveis. O que não tira seu mérito: na Turquia e em São Paulo, houve um momento em que ele parecia pilotar como um rei. Já para Rubens, houve uma ou outra vitória burocrática e/ou previsível, mas a maior parte delas foi no talento puro, coisa de filme.
Jonatas
6 anos atrás
Interessante essa discussão. Ambos tiveram chances de ser campeões, sem serem pilotos excepcionais. Ambos falharam em suas tentativas. Barrichello mais por culpa própria, pois o campeonato de 2009 estava para ele. Massa foi vítima do desempenho macarrônico da Ferrari na reta final. Já tecnicamente, tenho impressão que, com carros iguais, Barrichello seria mais rápido que Massa em qualquer circuito, no seco ou no molhado. Entretanto, psicologicamente, Massa foi mais forte, mais constante, sempre se portando com dignidade, sem ficar apelando e tentando fazer de tudo para que gostassem dele. A cabeça de um com a velocidade do outro, daria um piloto mais completo.
BRUNO MAIA
6 anos atrás
Barrichello foi um piloto mais completo ( Massa era péssimo na chuva).
A diferença entre os dois é que infelizmente o Rubinho após a morte do Senna acabou indo na influencia da emissora do plim plim que queria a qualquer custo colocar na mente do Brasileiro que era Rubinho a ressurreição do mito, corria contra tudo e contra todos, o resto não vale nada.
Massa sempre foi uma pessoa bacana, não aparecia em polemicas mas se analisarmos a carreira dele talvez ele não esteja nem no top 30 dos maiores pilotos.
Na minha opinião Massa em 2008 teve um excelente ano não por conta de sua capacidade e sim pela falta de motivação do seu companheiro Kimi Raikkonen.
Fico com Barrichello sem duvidas.
Paulorogerio
6 anos atrás
Massa, disputou um título, o rubinho poderia ter disputado tambem na brown mas levou pau do button
Barrichelo foi melhor que Massa. Fez algumas escolhas erradas na carreira. Demorou 7 anos até chegar a uma equipe grande talvez por ter optado por ser piloto titular na Jordan a ser piloto reserva na Maclaren em 1993. Flávio, você poderia confirmar? Já não tenho uma boa memória.
Fábio Mendes
6 anos atrás
Rubens Barrichello foi melhor, ainda é, Especialmente na chuva, o que conta muito.
Iuri Jacob
6 anos atrás
Confesso que gostava de ver o Massa quando estava na fase boa. Tinha um certo arrojo, algo que não vi muito no Rubinho, que me parecia mais cerebral, mais estratégico. Talvez seja coincidência, mas depois daquele acidente de 2009 não consegui mais ver o Massa com sangue nos olhos dos primeiros anos de Ferrari. Uma pena. Mas de qualquer forma, eu escolheria o Massa.
Filipe
6 anos atrás
Minha opinião vai mais ou menos de encontro a sua, Flavio: acho que Rubens pode ter sido mais completo, mas Felipe foi mais veloz. O que me bodeia em relação ao Barrichelo é a personalidade e o mimimi. Felipe sempre foi mais sensato, e mesmo nos momentos ruins, fazia o trabalho dele sem vir a público falar bobagem. Pode ser injusta a zoação em cima do Rubens, pq afinal ele não era lento, mas seu chororô foi o que contribuiu para virar motivo de chacota. Assim, eu contrataria o Felipe.
Edu
6 anos atrás
Rubinho foi melhor, desde as equipes “menores”, na Ferrari sempre teve o Schumi, que ele não podia superar, a Ferrari não permitiria, Tv plim-plim ajudou a perturbar com a sátira do Casseta e Planeta, e o povinho comprou como verdadeira. Massa não teve tanta critica.
O incrível é que ainda exstem bocós que acham que Barrichello ou Massa não superavam Schumacher e Alonso “porque a Ferrari não permitia”.
E o pior é que Barrichello e Massa também SEMPRE tentaram vender essa idéia absurda. Que desculpa mais furada, mentirosa!
É por esse tipo de “torcedor” e esses pilotos cascateiros que a gente pega implicância com esses pilotos brasileiros no pós Piquet e Senna.
Andre
6 anos atrás
Massa,
Menos declaracoes fora do senso.
Abc
Andre
Farid Salim Junior
6 anos atrás
Concordo com você, Flávio! Mesmo ciente de que o Felipe é dono de um estilo de pilotagem mais agressivo, mais arrojado, depois daquela mola, sofreu o mesmo que o Piquet – ou seja – ficou mais lento e contido.
Rubinho, por outro lado, nunca foi um piloto do tipo que corre “com a faca entre os dentes”, mas sempre foi um piloto consistente, regular e combativo. O mal que assolou o Rubinho foi querer assumir o lugar do Ayrton Senna no coração da torcida, sem possuir as mesmas qualidades deste, nem mesmo equipamento à altura. Vemos isso, quando, ao assinar com a Ferrari para ser o segundo piloto da casa italiana, nunca assumiu essa condição diante do público, que, sem entender muito, passou a criticá-lo por não combater o Schumacker. Basta lembrar que o contrato do alemão era de cerca de ¨0 milhões de dólares/ ano, enquanto o brasileiro tinha no contrato dele, não mais do que 6 milhões de dólares/ano.
Contudo, detalhes à parte, creio que a carreira do Rubinho na F1 foi mais bonita. Fico com ele!
Perdão, digitei errado o valor do contrato do Schumacker… 60 milhões de dórares/ ano; Rubinho = 06 milhões de dólares/ ano.
Mario Aquino
6 anos atrás
A minha filha é médica, o caso do Massa (parafuso na cabeça) foi utilizado durante um congresso de psiquiatria onde foi debatido sobre as sequelas decorrentes, me parece que a conclusão a que se chegou foi a de que o piloto nesta situação teria uma queda em seus reflexos, talvez ele pudesse ter sido um pouco mais bem sucedido em sua carreira em outra situação.
Eu também acho, embora grande parte dos jornalistas e o próprio piloto não concordem. A temporada dele em 2008 foi sensacional. Merecia muito o título.
Um piloto em atividade jamais poderia confirmar tal fato. Afetaria em futuras propostas. Vamos aguardar se Massa muda de opinião quando definitivamente parar de correr.
Fico com o Massa, aquele antes do acidente, acho que depois ele perdeu algo na performance , mas igualmente foi impressionante a espera da Ferrari na sua recuperação , isso nunca foi um destaque na mídia , o que é natural.
Antonio
6 anos atrás
Gostei da análise.Sobretudo pelo respeito aos dois grandes profissionais.Foram ótimos não exepecionais.
Ficaria com o Rubens .
Ferrarista
6 anos atrás
O programa da globo que vivia zoando o Rubinho era o Casseta e Planeta. Sobre quem foi o melhor piloto, na minha opinião também acho que o Rubinho foi melhor que o Massa. O que acabou com as chances do Massa ser campeão foi a ida do Alonso pra Ferrari em 2010. Depois daquela ordem de equipe pro Massa deixar o Alonso passar e vencer a corrida na Alemanha, a auto-estima do Massa foi destruída e ele nunca mais voltou a ter o mesmo desempenho que teve em 2008. Talvez o Massa tenha ficado traumatizado com aquele episódio e a partir daí teve algum bloqueio psicológico.
Clodoaldo
6 anos atrás
O Rubinho foi melhor mas aceitar o peso de substituir o senna que a globo jogou no lombo dele e entrar na provocação das zoeiras acabou estigmatizando a carreira dele
Já o massa passou a impressão de ser o cara legal da f1 Nunca criticava a equipe ou se envolvia em grandes polêmica piloto ok
Rogério R Silva
6 anos atrás
Rubinho
Fabio
6 anos atrás
Acho que o Barrichello teve uma carreira mais consistente, mas o Massa foi mais contundente. Felipe realmente disputou um título mundial, que perdeu por um mísero ponto, algo que Rubinho nunca fez, nem mesmo em 2009, quando foi escudeiro do Button (fato que diz muito, por sinal, em virtude da limitada capacidade do inglês).
Além disso, outro fator que joga contra o Rubinho, para mim, foi o fato de ter permanecido nas sete primeiras temporadas da carreira em equipes pequenas; o Massa, embora não tenha conseguido resultados tão destacados na Sauber quanto o Barrichello na Jordan e Stewart, ficou na equipe suíça apenas o tempo necessário para ser notado e contratado por uma grande. Nenhum piloto de ponta ficou dormitando tanto tempo em equipes pequenas. Acho que isso já era um indicativo de que, pelo menos para os “insiders”, Rubinho parecia ser melhor do que realmente era.
Limitada capacidade do inglês? Button bateu Hamilton e Alonso quando foi companheiro de equipe deles e tinha preferencia de melhor equipamento na Brawn (que não tinha condição de dar o melhor equipamento ao dois pilotos ao mesmo tempo)
Daniel
6 anos atrás
Excelente análise! Concordo com tudo, mas escolheria Massa por dar mais peso ao fato de ele ter disputado o título e de funcionar melhor sob pressão, como o GP do Brasil de 2008 mostrou bem. Barrichello me dá a impressão de brilhar quando ninguém espera nada dele, e de decepcionar quando se espera muito. Mas são dois grandes pilotos.
Alexandre Emanuel
6 anos atrás
Dois ótimos pilotos , ninguém chega na F1 sem ser pagante por acaso , como Minha preferência é pelo Rubens , vi chegar a F1 , e bater os seu companheiros de equipe, até encontrar o Shumacher , acho o Rubens mais completo que o Felipe .
Toni Righi
6 anos atrás
Concordo. Repito o que sempre falei sobre o Barrichello: excelente piloto, rápido como poucos. Mais rápido que o Schumi várias vezes, o que é notável. Mas a personalidade de bocó, loser, chorão e reclamão é a antítese do perfil de piloto vencedor. O que serve para provar o quanto ele foi bom tecnicamente considerando seus resultados, apesar de seu estilo. O pior foi a sobrevida vegetativa na F1 depois que a performance na pista “morreu”. Parecido com o que aconteceu com o Massa.
Paulo Pinto
6 anos atrás
Melhor piloto: Barrichello . Conquistou dois vices sendo escudeiro do Maior do Mundo, enquanto Massa conseguiu um vice como primeiro piloto.
Melhor escudeiro: Massa. A única vitória certa, como escudeiro de Alonso, lhe foi tirada e jamais devolvida. E para piorar, os pontos a mais foram insuficientes para dar o título ao espanhol.
jose
6 anos atrás
Barrica cheira gasolina, pode ser qualquer coisa de 4 rodas, que ele curte e tá dentro……………até rolimã……….O Felipe, parece que tem nojinho de graxa, mas é mais rápido.
moisesimoes
6 anos atrás
– Torcer pro Barrichello foi legal, antes dos tempos da Ferrari. Torcer pro Massa também foi legal, antes do episódio da mola (de Barrichelo!). Mas por Barrica ser melhor na pista molhada e por tudo que você disse, vou de Barrica. Hockenheim foi épico. Mas aquelas corridas na França, com direito a pole e “x” no Shumacher, Nurburgring e Mônaco 1997, de Stewart, foram memoráveis.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Os dois são ótimos pilotos,no entanto estão longe do patamar dos campeões.Pela carreira dos dois eu lhes daria nota 6,mas longe do patamar dos melhores como Senna,Prost,Piquet e Schumacher os quais eu daria nota 10.Mas as qualidades dos dois são destacadas pelo seus respectivos engenheiros,Rubinho e Massa são reconhecidos como bons acertadores de carros.
Massa foi mais competitivo nas equipes de ponta. Mesmo no ano em que perdeu de Kimi Raikkonen, em 2007, conseguiu fazer mais poles que Kimi. Já Rubens tomou ferro de Button quando ambos tiveram carros iguais. Sequer esteve na frente no campeonato…
Tá certo que o Massacrado chegou mais perto do Título em 2008, mas o Rubinho Chorão Barrichello teve uma Trajetória melhor mesmo com o Domínio do Schumacher tendo Dois Vices, Dois Terceiros e Dois Quartos lugares em campeonatos enquanto o Massacrado só teve um de cada um nesse sentido. Entre os Parceiros de equipe o Rubinho ganha no Limite sendo (Rubens 10 e Parceiros 9) enquanto o Massa perde de lavada sendo (Parceiros 12 e Massa 3).
Sobre andar em equipes pequenas…
Rubinho fez mais pq ficou por 7 anos ali.
Rubinho só foi mais rápido que o Irvine como companheiro de equipe…
Na Stwart foi mais rápido que seu companheiro, entretanto a única vitória da equipe de Jackie foi realizada por seu vizinho de box.
A vitória de 2000 na Alemanha foi mesmo marcante quanto ao nível de pilotagem…
Massa foi um piloto até Hungria 2009.
Esse piloto acabou com o campeão mundial de 97 que teve como companheiro de equipe na Sauber. Villeneuve, também campeão da Indy.
Teve somente 2 anos e se não ganhou corrida, era muuuuito combatível… Se não me engano foi o piloto mais arrojado em um dos anos qur correu com os suíços. Não me lembro se por eleição ou pelo número de ultrapassagens realizadas….
Depois de recer a mola – enviada por Rubens – foi, como disse Piquet em recente entrevista dada a ESPN, 3 décimos mais lento do que era. O que fez dele um piloto mediano e não mais um top driver.
Fico com o Massa, até pq saber de mecânica hoje em dis não parece dar nenhuma vantagem ao piloto. Duvido que Max saiba a diferença entre uma porca e uma arroela.
Barrichello foi melhor e mais rápido que Hulkenberg ma Williams.
Ficaria com o Massa no final das contas porque ele superou o campeão Kimi Raikonen na Ferrari
Por inúmeras razões acho Massa melhor que o Rubens: Não era e não é infantil e bobalhão como o recordista em largadas.
Eu fico pensando que se o Rubinho tivesse cumprido seu contrato até 2006 e renovado para 2007, contando que o Schumacher mantivesse a decisão de se aposentar, ele poderia ter se sagrado o campeão de 2007 e quem sabe de 2008, também.
Mas… Esse “se” não muda nada.
Rubinho técnicamente foi melhor do que o quase campeão Massa e até mesmo de caras campeões como Jacques Villeneuve, Damon Hill e Keke Rosberg.
Salvo meu engano, eles possuem o mesmo número de vitórias.
Mas o Rubens foi muito mais piloto que o Massa. Não tem comparação. Rubens fez milagre com uma Stewart. Andou muitíssimo bem na Ferrari. Não fez feio na Williams. Andava muito bem na chuva. Dizem que era muito bom no acerto do carro. Massa é bom também mas é muito ruim na chuva, se o carro não é dos melhores ele não tem o contrapeso do piloto.
O incrível é que ainda existem pachecos bocós que acham que Barrichello e Massa não superavam Schumacher e Alonso “porque a Ferrari não permitia”.
E o pior é que Barrichello e Massa também SEMPRE tentaram vender essa idéia absurda. Que desculpa mais furada, mentirosa!
É por esse tipo de “torcedor” e esses pilotos cascateiros que a gente pega implicância com esses pilotos brasileiros no pós Piquet e Senna.
Barrichello e Massa não vão fazer falta nenhuma na “manhãs de domingo”.
“Empate técnico”.
Meo deos.
Discutindo Barrichello x Massa.
E a gente reclamava da guerra entre Piquetistas e Sennistas…
Que fase.
Rubens sem dúvida!
Bem próximos, mas vamos lá:
Massa – nota 7
Prós: mais ousado; não se intimidava em situações críticas; mais rápido (mas não muito); mais personalidade.
Contras: errava muito; péssimo em chuva; azarado (brasil 2008, singapura 2008, hungria 2009 e baku 2017).
Rubens – Nota 6.5
Prós: super regular; bom para o time; bom em chuva; poucos erros; conhecedor das equipes e das pistas.
Contras: omisso (fator schummy); falta de ganância (não podia ter perdido pro Button, pelo menos naquela diferença de pontos); discurso vitimista.
Rubinho. Muito embora seja muito chorão. Uma característica é igual para os dois: não são bafejado com um pouco mais de Boa sorte.
Barrica.
Rubinho.
Rubinho é um piloto mais completo, mas o Massa foi mais rápido, arrojado e com mais força mental. Lutou até a última volta contra o agora tetracampeão mundial, enquanto o outro não conseguiu ser nem vice com aquele foguete da Brawn. Eu escolheria o Massa sem pensar duas vezes.
Vou desviar só um pouco do foco. Uma pequena dose de esperança na civilidade das pessoas aconteceu neste post. Tirando uma ou duas desprezíveis opiniões, um debate de altíssimo nível, como há muito não se vê em lugar nenhum. Será que a humanidade ainda tem jeito? Tomara.
Se a Fórmula 1 virou negócio, como já sabemos, qual a empresa do tamanho da Ferrari ficaria pagando um funcionário por tanto tempo se o cara fosse ruim? É claro que os dois, Barrichello e Massa, foram ótimos pilotos. Para escolher um dos dois, só indo ao nível de detalhes. Mas concorreram com outros melhores, cada um a seu tempo. Difícil escolha. Ficaria com os dois ou nenhum dos dois.
RUBENS !!!!!!!
Se tivesse um carro bom, colocaria o Massa, caso o carro fosse ruim, o Barrichello
Rubinho de longe…
Ninguem comenta, mas o Schumacher ganhou o título de 2003, unica e exclusivamente por causa do Rubinho. Se o rubinho não tivesse ganho a ultima prova (Japão), o Kimi teria ganho a prova e o título (assim ficou em segundo) (alem do fato da mclaren ter quebrado 3 vezes naquele ano).
Rubens Barrichello, por ter mostrado mais serviço quando guiava carros menos competitivos.
Acho que considerando somente o estilo de pilotagem e o conhecimento em acertos dos carros, Rubinho foi melhor, Poderia ser campeão, mas correu no auge do Schumacher e aceitou ser segundo piloto por onde passou.
Boa parte do tempo levou na brincadeira toda zoação que o Brasileiro fez, mas no fundo acho que isso ajudou a desestabilizar emocionalmente.
Os dois são bons, mas o massa tem mais “vontade” de vencer. O Rubinho sempre me pareceu um pouco conformado com o segundo lugar.
O Massa ficou a uma curva de ganhar um campeonato ( isso fora as cag*** da ferrari em 2008) e o Rubens nunca disputou um campeonato, nem contra o Button.
Não querendo ser advogado da Ferrari não mas, nesse mesmo 2008 teve uma corrida lá que o Massa rodou 6 vezes. Não dá pra botar a derrota de 2008 toda na conta da Ferrari não. Foram derrotados o conjunto piloto e equipe.
Rubinho
Considero os dois no mesmo nível, carreiras longas, decentes, mas sem o algo mais, títulos ou corridas marcantes com frequência. Dois bons pilotos, não são a vergonha que os brasileiros costumam falar, notadamente quem não acompanha automobilismo e é torcedor de piloto tupiniquim apenas.
São, entre os medianos, dois ótimos pilotos. Prefiro igualmente Barrichello. Rubens teve a infelicidade de pertencer à geração de Schumacher. Michael literalmente moeu sem piedade os pilotos da geração dele e da geração mais nova. Foram dez anos de domínio absoluto. Ele só foi eclipsado quando outro piloto tinha um carro increvelmente melhor ao dele. Antes de ir para a Ferrari, Rubens nunca teve carro para fazer frente a Michael, nunca. Ao chegar na Ferrari, era, no mínimo, ingenuidade postular que ele poderia fazer frente a Schumacher. Primeiro, por melhor que fosse o Rubens, ele não estava no mesmo nível do Schumacher – ninguém estava na época. Segundo, Ross Brawn e Jean Todt sempre pensaram a Ferrari como uma equipe de um piloto só. A Ferrari já era, desde antes da vinda do Schumacher, sempre a equipe de um piloto estrela e outro piloto ajudante. Rubens foi contratado para ser piloto coadjuvante de luxo. Se ele queria ser estrela, quando ele estava em alta em 1999, ele deveria ter procurado McLaren e Williams. Pelo que me lembro a McLaren o sondou algumas vezes depois que ele foi para a Ferrari. Mas ele preferiu continuar na Ferrari e ganhar mais dinheiro. É uma opção que me pareceu, na época, a mais inteligente. Na Brawn, Barrichello fez um ótimo ano em 2009. Verdade que Button não é nenhum Schumacher, mas é preciso reconhecer que ele fez uma primeira metade da temporada irretocável, perfeita. Só vi Schumacher conduzindo assim. Não foi demérito não ter conseguido brigar de igual para igual. Quando a Brawn começou a sofrer desgaste e tanto McLaren como principalmente Red Bull começaram a melhorar e a superaram em termos de performance e a Red Bull passou a dominar, Barrichello fez algumas ótimas aparições. As duas últimas vitórias dele em Valência e Monza foram épicas, assim como a pole dele em São Paulo. Mas já era tarde para brigar pelo título e o domínio da RedBull na reta final era tanto que mesmo o vice se foi.
Já sobre Massa, é verdade que na primeira passagem do Raikkonen por lá. Massa passou a ser o primeiro piloto, mais pelas circunstâncias do que por outra coisa. Em 2007 porque Kimi era novato e Felipe era da casa; em 2008 pelos acidentes e erros sucessivos que vitimaram Kimi e o tiraram da luta pelo título. Em 2007, Massa tinha todas as condições de brigar pelo título; no final, ficou em quarto e seu companheiro, estreante na equipe, foi o campeão. Em 2008, apesar do número sem fim de problemas, não fosse o abandono na Bélgica, Kimi ainda era a esperança mais concreta de brigar pelo título. Hamilton também teve muitos problemas e, na maior parte das pistas, a Ferrari era melhor que a McLaren. Resumindo a ópera, os dois grandes adversários de Felipe em 2008, Lewis e Kimi, tiveram um ano cheio de problemas, assim como o próprio Felipe. Kimi estava sem foco e Lewis sentindo a pressão. Felipe fez o dever de casa, foi bem melhor que Kimi na pontuação final, foi quase campeão na última corrida, mas é preciso relativizar: foi um campeonato tecnicamente fraco, talvez um dos mais fracos de todos os tempos de F1, a pontuação e aproveitamento baixo, muitos erros e problemas de todos os lados.
Outra coisa, para mim decisiva, que me faz preferir Barrichello a Massa. Felipe já começou a carreira como piloto da Ferrari e tal. Já Rubens, ficou 19 temporadas completas e consecutivas. Isso é único. Ambos tem onze vitórias cada; mas praticamente todas as vitórias do Massa foram previsíveis. O que não tira seu mérito: na Turquia e em São Paulo, houve um momento em que ele parecia pilotar como um rei. Já para Rubens, houve uma ou outra vitória burocrática e/ou previsível, mas a maior parte delas foi no talento puro, coisa de filme.
Interessante essa discussão. Ambos tiveram chances de ser campeões, sem serem pilotos excepcionais. Ambos falharam em suas tentativas. Barrichello mais por culpa própria, pois o campeonato de 2009 estava para ele. Massa foi vítima do desempenho macarrônico da Ferrari na reta final. Já tecnicamente, tenho impressão que, com carros iguais, Barrichello seria mais rápido que Massa em qualquer circuito, no seco ou no molhado. Entretanto, psicologicamente, Massa foi mais forte, mais constante, sempre se portando com dignidade, sem ficar apelando e tentando fazer de tudo para que gostassem dele. A cabeça de um com a velocidade do outro, daria um piloto mais completo.
Barrichello foi um piloto mais completo ( Massa era péssimo na chuva).
A diferença entre os dois é que infelizmente o Rubinho após a morte do Senna acabou indo na influencia da emissora do plim plim que queria a qualquer custo colocar na mente do Brasileiro que era Rubinho a ressurreição do mito, corria contra tudo e contra todos, o resto não vale nada.
Massa sempre foi uma pessoa bacana, não aparecia em polemicas mas se analisarmos a carreira dele talvez ele não esteja nem no top 30 dos maiores pilotos.
Na minha opinião Massa em 2008 teve um excelente ano não por conta de sua capacidade e sim pela falta de motivação do seu companheiro Kimi Raikkonen.
Fico com Barrichello sem duvidas.
Massa, disputou um título, o rubinho poderia ter disputado tambem na brown mas levou pau do button
RUBINHO.
Barrichelo foi melhor que Massa. Fez algumas escolhas erradas na carreira. Demorou 7 anos até chegar a uma equipe grande talvez por ter optado por ser piloto titular na Jordan a ser piloto reserva na Maclaren em 1993. Flávio, você poderia confirmar? Já não tenho uma boa memória.
Rubens Barrichello foi melhor, ainda é, Especialmente na chuva, o que conta muito.
Confesso que gostava de ver o Massa quando estava na fase boa. Tinha um certo arrojo, algo que não vi muito no Rubinho, que me parecia mais cerebral, mais estratégico. Talvez seja coincidência, mas depois daquele acidente de 2009 não consegui mais ver o Massa com sangue nos olhos dos primeiros anos de Ferrari. Uma pena. Mas de qualquer forma, eu escolheria o Massa.
Minha opinião vai mais ou menos de encontro a sua, Flavio: acho que Rubens pode ter sido mais completo, mas Felipe foi mais veloz. O que me bodeia em relação ao Barrichelo é a personalidade e o mimimi. Felipe sempre foi mais sensato, e mesmo nos momentos ruins, fazia o trabalho dele sem vir a público falar bobagem. Pode ser injusta a zoação em cima do Rubens, pq afinal ele não era lento, mas seu chororô foi o que contribuiu para virar motivo de chacota. Assim, eu contrataria o Felipe.
Rubinho foi melhor, desde as equipes “menores”, na Ferrari sempre teve o Schumi, que ele não podia superar, a Ferrari não permitiria, Tv plim-plim ajudou a perturbar com a sátira do Casseta e Planeta, e o povinho comprou como verdadeira. Massa não teve tanta critica.
Sempre teve o Shumi na Ferrari, mas na Brawn tinha um foguete e o Button como adversário. E nem vice conseguiu pegar…
O incrível é que ainda exstem bocós que acham que Barrichello ou Massa não superavam Schumacher e Alonso “porque a Ferrari não permitia”.
E o pior é que Barrichello e Massa também SEMPRE tentaram vender essa idéia absurda. Que desculpa mais furada, mentirosa!
É por esse tipo de “torcedor” e esses pilotos cascateiros que a gente pega implicância com esses pilotos brasileiros no pós Piquet e Senna.
Massa,
Menos declaracoes fora do senso.
Abc
Andre
Concordo com você, Flávio! Mesmo ciente de que o Felipe é dono de um estilo de pilotagem mais agressivo, mais arrojado, depois daquela mola, sofreu o mesmo que o Piquet – ou seja – ficou mais lento e contido.
Rubinho, por outro lado, nunca foi um piloto do tipo que corre “com a faca entre os dentes”, mas sempre foi um piloto consistente, regular e combativo. O mal que assolou o Rubinho foi querer assumir o lugar do Ayrton Senna no coração da torcida, sem possuir as mesmas qualidades deste, nem mesmo equipamento à altura. Vemos isso, quando, ao assinar com a Ferrari para ser o segundo piloto da casa italiana, nunca assumiu essa condição diante do público, que, sem entender muito, passou a criticá-lo por não combater o Schumacker. Basta lembrar que o contrato do alemão era de cerca de ¨0 milhões de dólares/ ano, enquanto o brasileiro tinha no contrato dele, não mais do que 6 milhões de dólares/ano.
Contudo, detalhes à parte, creio que a carreira do Rubinho na F1 foi mais bonita. Fico com ele!
Perdão, digitei errado o valor do contrato do Schumacker… 60 milhões de dórares/ ano; Rubinho = 06 milhões de dólares/ ano.
A minha filha é médica, o caso do Massa (parafuso na cabeça) foi utilizado durante um congresso de psiquiatria onde foi debatido sobre as sequelas decorrentes, me parece que a conclusão a que se chegou foi a de que o piloto nesta situação teria uma queda em seus reflexos, talvez ele pudesse ter sido um pouco mais bem sucedido em sua carreira em outra situação.
Eu também acho, embora grande parte dos jornalistas e o próprio piloto não concordem. A temporada dele em 2008 foi sensacional. Merecia muito o título.
Um piloto em atividade jamais poderia confirmar tal fato. Afetaria em futuras propostas. Vamos aguardar se Massa muda de opinião quando definitivamente parar de correr.
Barrichello. Bem a frente.
Fico com o Massa, aquele antes do acidente, acho que depois ele perdeu algo na performance , mas igualmente foi impressionante a espera da Ferrari na sua recuperação , isso nunca foi um destaque na mídia , o que é natural.
Gostei da análise.Sobretudo pelo respeito aos dois grandes profissionais.Foram ótimos não exepecionais.
Ficaria com o Rubens .
O programa da globo que vivia zoando o Rubinho era o Casseta e Planeta. Sobre quem foi o melhor piloto, na minha opinião também acho que o Rubinho foi melhor que o Massa. O que acabou com as chances do Massa ser campeão foi a ida do Alonso pra Ferrari em 2010. Depois daquela ordem de equipe pro Massa deixar o Alonso passar e vencer a corrida na Alemanha, a auto-estima do Massa foi destruída e ele nunca mais voltou a ter o mesmo desempenho que teve em 2008. Talvez o Massa tenha ficado traumatizado com aquele episódio e a partir daí teve algum bloqueio psicológico.
O Rubinho foi melhor mas aceitar o peso de substituir o senna que a globo jogou no lombo dele e entrar na provocação das zoeiras acabou estigmatizando a carreira dele
Já o massa passou a impressão de ser o cara legal da f1 Nunca criticava a equipe ou se envolvia em grandes polêmica piloto ok
Rubinho
Acho que o Barrichello teve uma carreira mais consistente, mas o Massa foi mais contundente. Felipe realmente disputou um título mundial, que perdeu por um mísero ponto, algo que Rubinho nunca fez, nem mesmo em 2009, quando foi escudeiro do Button (fato que diz muito, por sinal, em virtude da limitada capacidade do inglês).
Além disso, outro fator que joga contra o Rubinho, para mim, foi o fato de ter permanecido nas sete primeiras temporadas da carreira em equipes pequenas; o Massa, embora não tenha conseguido resultados tão destacados na Sauber quanto o Barrichello na Jordan e Stewart, ficou na equipe suíça apenas o tempo necessário para ser notado e contratado por uma grande. Nenhum piloto de ponta ficou dormitando tanto tempo em equipes pequenas. Acho que isso já era um indicativo de que, pelo menos para os “insiders”, Rubinho parecia ser melhor do que realmente era.
Limitada capacidade do inglês? Button bateu Hamilton e Alonso quando foi companheiro de equipe deles e tinha preferencia de melhor equipamento na Brawn (que não tinha condição de dar o melhor equipamento ao dois pilotos ao mesmo tempo)
Excelente análise! Concordo com tudo, mas escolheria Massa por dar mais peso ao fato de ele ter disputado o título e de funcionar melhor sob pressão, como o GP do Brasil de 2008 mostrou bem. Barrichello me dá a impressão de brilhar quando ninguém espera nada dele, e de decepcionar quando se espera muito. Mas são dois grandes pilotos.
Dois ótimos pilotos , ninguém chega na F1 sem ser pagante por acaso , como Minha preferência é pelo Rubens , vi chegar a F1 , e bater os seu companheiros de equipe, até encontrar o Shumacher , acho o Rubens mais completo que o Felipe .
Concordo. Repito o que sempre falei sobre o Barrichello: excelente piloto, rápido como poucos. Mais rápido que o Schumi várias vezes, o que é notável. Mas a personalidade de bocó, loser, chorão e reclamão é a antítese do perfil de piloto vencedor. O que serve para provar o quanto ele foi bom tecnicamente considerando seus resultados, apesar de seu estilo. O pior foi a sobrevida vegetativa na F1 depois que a performance na pista “morreu”. Parecido com o que aconteceu com o Massa.
Melhor piloto: Barrichello . Conquistou dois vices sendo escudeiro do Maior do Mundo, enquanto Massa conseguiu um vice como primeiro piloto.
Melhor escudeiro: Massa. A única vitória certa, como escudeiro de Alonso, lhe foi tirada e jamais devolvida. E para piorar, os pontos a mais foram insuficientes para dar o título ao espanhol.
Barrica cheira gasolina, pode ser qualquer coisa de 4 rodas, que ele curte e tá dentro……………até rolimã……….O Felipe, parece que tem nojinho de graxa, mas é mais rápido.
– Torcer pro Barrichello foi legal, antes dos tempos da Ferrari. Torcer pro Massa também foi legal, antes do episódio da mola (de Barrichelo!). Mas por Barrica ser melhor na pista molhada e por tudo que você disse, vou de Barrica. Hockenheim foi épico. Mas aquelas corridas na França, com direito a pole e “x” no Shumacher, Nurburgring e Mônaco 1997, de Stewart, foram memoráveis.
http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/na-garagem-barrichello-aproveita-chuva-e-faz-pole-com-stewart-na-franca (Excelente matéria do GP e cobertura idem de Cléber Machado, Regi e Pedro Bassan. Vou assitir de novo nas férias!)
https://br.motorsport.com/f1/news/stewart-barrichello-deveria-ter-vencido-nurburgring-1999-976860/
Mas eu torci mesmo foi pro Bernoldi e Da Matta, ambos também afetados por acidentes.
http://flaviogomes.grandepremio.uol.com.br/2008/02/grande-bernoldi-2/#comments