O que derrotou a Ferrari foi a nuvem negra que estacionou na equipe a partir de Singapura. Depois daí o Hamilton não precisou fazer muita força pra ser Treta.
Depois daí o Hamilton não precisou fazer muita força pra ser Tetra. .
Vanni Rebonato
6 anos atrás
Flavio,
boa tarde e, um pouco em atraso, Feliz Natal para todos !
Acredito que o seu “GP as 10” desse post se refira ao discurso/declaração de Marchionne dado no Almoço de Natal em Maranello.
Posto que eu considero Marchionne um dos melhores CEO da atualidade, tirou a FIAT da falência certa 10/15 anos atras e a transformou na FCA de hoje… e não terminou ainda…
Não concordo com a sua conclusão particularmente sobre Vettel.
Nessas declarações ele fez um apanhado geral e muito franco, como ele costuma fazer, sobre os resultados da Ferrari no 2017, como ele ve a marca no 2018 e com as futuras novas regras.
Não vi ele culpando e ameaçando ninguém.
Nesse apanhado geral, entre as outras coisas, ele afirmou que o segundo lugar não interessa e sobre o fraco resultado do time na segunda metade do campeonato não passou a mão na cabeça de ninguém: Arrivabene, Binotto, o time inteiro, os pilotos e falando do Vettel disse que é um pouco “meridionale”, no contexto equivale a emotivo, que para Seb tem o perdão mas que não vai ter prorrogação….
… e falando das novas regras que Liberty Media quer implementar ele disse claramente que a Ferrari não ira aceitar regras que padronizem ainda mais carros e sobretudo motores como na Nascar. Não esta no DNA da Ferrari.
Nisso ele foi sempre apoiado pelo Toto Wolff da Mercedes e pelo Horney, me parece, da Red Bull.
Repito: não vejo nisso culpas ao Vettel nem ameaças ao estilo italiano de abandonar a F1. O abandono pode ser uma conclusão puxando o conceito as ultimas consequências.
Diferentes eram as posturas passadas do Montezemolo.
Obrigado e um grande abraço
Vanni Rebonato
Glen Stevenson
6 anos atrás
Olá boa tarde
Adoro o que vc escreve e fala no site e no blog… O GP DAS 10 está muito excelente…. Vc sabe que muitas fontes de informação são pegadas no site de vocês… Ontem a BBC fez uma matéria igual a o que vc falou no vídeo s mudou algumas coisas. Acho porque não querem ser processados. Feliz festas e ano que vem estarei ainda mais lendo vc
Raphael Lucca
6 anos atrás
O esquema da Ferrari é simples:
Se ganhar: A FERRARI ganhou!
Se perder: O PILOTO perdeu!
Simples assim…
Elcio
6 anos atrás
MArchionne viajou!!!Ferrari quebrando gp sim e outro também e ele poem a culpa no Vettel?
Vettel errou mesmo em Baku e Singapura, mas mesmo que vencesse esses dois gps, Hamilton atropelou no final!!!! E o Vettel será campeão na Ferrari com certeza!!!!
GP às 10 ta show de bola!!
Abraços!!!!
OBS: Lembrou bem do Enéas!!!
Garlet
6 anos atrás
Ferrari não tinha carro pra bater a Mercedes esse ano. foi fácil pro HAmilton. Quando se tem folga de equipamento, vc trabalha com mais tranquilidade. A Ferrari bara bater a Mercedes teve que ir ao limite o tempo todo, e o Vettel apesar de ser um tetracampeão e fazer corridas perfeitas ao longo do ano, lógico, cometeu alguns erros. MAs concordo, nenhum deles foi “fatal”. A FErrari não está ainda ao nível da Mercedes, e digo mais, nunca ouve uma supremacia tão grande de um carro como é agora. Senão vejamos, a Mercedes já vai ter um motor com 1000CV para 2018. Agora quem tinha chances de bater o HAmilton é o BOttas, mas a Mercedes deu uma “podada” no carro dele , isso sim foi descarado e vergonhoso, pois no meio da temporada o Bottas estava virando melhor que o HAmilton e já iria alcançál0. Após a conquista do campeonato, a Mercedes “liberou” novamente e o Bottas voltou a virar melhor. O Bottas bate o HAmilton se a Mercedes deixar, ficou claro esse ano.
Então a Mercedes esta pagando milhões pra um cara errado e o primeiro piloto em 2018 deve ser o finlandês. A Mercedes esta podando o “extraordinário” Bottas de ser o melhor piloto do grid!
Marcelo Klemtz
6 anos atrás
A macarrônica SF deve os bons resultados de 2017 ao SV. Ponto
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás
Hamilton e Vettel, são muito melhores do que o resto.
Existe um coro que vive a falar que o Vettel é um TETRA Campeão Mundial por obra do “acaso”…
Perguntem ao Hamilton se Ele estaria confortável se ao invés do Bottas fosse o Vettel o seu companheiro de Equipe.
Acompanho a F-1 desde o primeiro titulo do Emerson Fittipaldi, todos os títulos disputados foram vencidos pelo melhor carro. E se o piloto que o habita é um extra-série as coisas ficam sempre mais fáceis.
Em 2017 a Ferrari não teve o melhor carro, a medida que a Mercedes solucionou os seus problemas com os pneus o Hamilton (excepcional como o Vettel) acabou com a disputa (2a. metade da temporada).
Se Eu fosse a Ferrari trataria melhor o Vettel.
Recomendo uma alternativa interessante, se o Vettel é tão culpado assim, dê uma bica em sua bunda e contratem o competentíssimo Idiota Veloz Espanhol, certeza de título em 2018 (IMO – ironic mode on).
Da mesma forma que Vettel não estaria tão confortável se ao invés de Kimi, seu companheiro fosse Hamilton ou até mesmo Ricciardo.
Quanto a Ferrari não ter sido o melhor carro, discordo. Basta ver os testes de pré-temporada e as primeiras 13 provas do ano para comprovar que a Mercedes só melhorou depois das férias e ainda teve a sorte de poder contar com as trapalhadas de Vettel em Cingapura e no México e da Ferrari nas últimas provas.
O Grande Premio inclusive, fez uma matéria detalhada sobre isso.
Os fãs de Alonso, que foi “freguês” de Vettel nos áureos tempos da Red Bull, é que vendem a história de que os quatro títulos do alemão se devem unicamente à genialidade do projetista do carro.
Para se acreditar nessa história, é necessário também acreditar que o carro correu sem piloto durante as quatro vitoriosas temporadas.
Não demorou e apareceu uma “viúva” chorosa e fã por tabela de Alonso.
Leia meu comentário anterior, xará, e vai entender porque os carros da RBR não ganham mais títulos.
Motorsport Manager Beginner
6 anos atrás
FG não é sempre assim na Ferrari?
Murio Cico
6 anos atrás
Eu acho o Marchione bem desagradável, tipo aquele tiozão mão de vaca que a gente tem que aguentar no Natal.
Volta Luca!
Aliás, seria hilário ver a dupla improvável Arrivabene e Montezemolo dividindo os box falando com a TV.
Mara
6 anos atrás
A Ferrari não precisava ter tirado a vitória do Kimi em Mônaco, no final nao adiantou nada e seria uma vitória para todos nós q torcemos pra ele. Foi uma pena.
Verdade, Mara. E fizeram isso com o piloto que conquistou o último título da equipe na F1. Título que completou 10 anos. Foi a vez do nosso gatão. Agora temos que aceitar que a vez é de Vettel.
Marcio Marolla
6 anos atrás
Flávio, estou gostando bastante do GP às 10.
Parabéns
randy
6 anos atrás
Olá Flavio!
Sim, pobre VETTEL, servindo de bode expiatório….
Com ABSOLUTA certeza quem jogou fora o título de pilotos de 2017 foi a equipe e não o VET.
E me permita discordar FG pois VET seria campeão sim se a Ferrari não tivesse falhado tanto, vejam que a diferença final foi de 46 pontos, vejam que no gp Japan que ele abandonou por falha mecanica ele provavelmente venceria e assim hamilton seria no máximo segundo, isso já dá uma diferença de 32 pontos, 25 a mais que VET faria e 7 que hamilto faria a menos. No jp Malasia a Ferrari também tirou pelo menos 3 pontos, e no gp GB a tatica errada de pneus tirou pelo menos 11 pontos, E isso foi o que mais pesou em 2017, no desempenho dos pilotos VET supera hamilto fácil, vejam que se invertermos e colocarmos VET na mercedes ( há possibilidades disso acontecer) e hamilto na ferrari ( sabem quando a ferrari vai contratar hamilto: NEVER!!!!) o campeonato acabaria na metade do ano.
VETTEL teve três falhas esse ano: a mais grave foi claro em Singapura, ali ele deu 35 pontos pro hamilto, outra falha foi no Azerbaijão pois reagiu exacerbadamente ao hamilto, coisa de homem!!!, e perdeu alguns pontinhos sim…. e uma falha ao meu ver foi na Belgica, ele poderia ter forçado o hamilto um pouco mais, mas nessa etapa ele tava folgado na frente então deixou barato pro hamilto…
ENTÂO FG, a maior contribuição pra derrota foi da equipe ferrari e Vettel seria campeão com certeza!!!! aBRaços
Esqueceu de mencionar que se nao existisse a Mercedes e o Hamilton, o Vettel teria sido campeão; se existisse só o carro do Vettel, talvez fosse um pouco mais fácil ..
Cada uma…
Fábio Mendes
6 anos atrás
Kimi só terá uma chance para lutar pelo título, se ganhar o
GP da Austrália! Muitos torcedores adorariam isso, inclusive a minha pessoa!
AS
6 anos atrás
,,, vai passar o mesmo tempo que foi Jody Scheckter a Michael Schumacher.
Jonathas Nascimento
6 anos atrás
Sergio Marchionne, mais um gestor babaca do mundo dos negócios, aliás a tal palavra gestor está tão desgastada…
Vera
6 anos atrás
Marchionne è un scemo, un grossolano!
Brabham-5
6 anos atrás
Se não fosse então o Vettel, imaginem como teria sido esse ano da Ferrari…
Esperar resultados do Raikkonen atualmente? Piada.
Brabham-5
6 anos atrás
Sem surpresa. É a Ferrari F1 sendo a Ferrari F1..
A Ferrari, quando não faz na entrada, faz na saída.
Por isso que torço para pilotos e não para equipes, principalmente no caso da Ferrari.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O que derrotou a Ferrari foi a nuvem negra que estacionou na equipe a partir de Singapura. Depois daí o Hamilton não precisou fazer muita força pra ser Treta.
Depois daí o Hamilton não precisou fazer muita força pra ser Tetra. .
Flavio,
boa tarde e, um pouco em atraso, Feliz Natal para todos !
Acredito que o seu “GP as 10” desse post se refira ao discurso/declaração de Marchionne dado no Almoço de Natal em Maranello.
Posto que eu considero Marchionne um dos melhores CEO da atualidade, tirou a FIAT da falência certa 10/15 anos atras e a transformou na FCA de hoje… e não terminou ainda…
Não concordo com a sua conclusão particularmente sobre Vettel.
Nessas declarações ele fez um apanhado geral e muito franco, como ele costuma fazer, sobre os resultados da Ferrari no 2017, como ele ve a marca no 2018 e com as futuras novas regras.
Não vi ele culpando e ameaçando ninguém.
Nesse apanhado geral, entre as outras coisas, ele afirmou que o segundo lugar não interessa e sobre o fraco resultado do time na segunda metade do campeonato não passou a mão na cabeça de ninguém: Arrivabene, Binotto, o time inteiro, os pilotos e falando do Vettel disse que é um pouco “meridionale”, no contexto equivale a emotivo, que para Seb tem o perdão mas que não vai ter prorrogação….
… e falando das novas regras que Liberty Media quer implementar ele disse claramente que a Ferrari não ira aceitar regras que padronizem ainda mais carros e sobretudo motores como na Nascar. Não esta no DNA da Ferrari.
Nisso ele foi sempre apoiado pelo Toto Wolff da Mercedes e pelo Horney, me parece, da Red Bull.
Repito: não vejo nisso culpas ao Vettel nem ameaças ao estilo italiano de abandonar a F1. O abandono pode ser uma conclusão puxando o conceito as ultimas consequências.
Diferentes eram as posturas passadas do Montezemolo.
Obrigado e um grande abraço
Vanni Rebonato
Olá boa tarde
Adoro o que vc escreve e fala no site e no blog… O GP DAS 10 está muito excelente…. Vc sabe que muitas fontes de informação são pegadas no site de vocês… Ontem a BBC fez uma matéria igual a o que vc falou no vídeo s mudou algumas coisas. Acho porque não querem ser processados. Feliz festas e ano que vem estarei ainda mais lendo vc
O esquema da Ferrari é simples:
Se ganhar: A FERRARI ganhou!
Se perder: O PILOTO perdeu!
Simples assim…
MArchionne viajou!!!Ferrari quebrando gp sim e outro também e ele poem a culpa no Vettel?
Vettel errou mesmo em Baku e Singapura, mas mesmo que vencesse esses dois gps, Hamilton atropelou no final!!!! E o Vettel será campeão na Ferrari com certeza!!!!
GP às 10 ta show de bola!!
Abraços!!!!
OBS: Lembrou bem do Enéas!!!
Ferrari não tinha carro pra bater a Mercedes esse ano. foi fácil pro HAmilton. Quando se tem folga de equipamento, vc trabalha com mais tranquilidade. A Ferrari bara bater a Mercedes teve que ir ao limite o tempo todo, e o Vettel apesar de ser um tetracampeão e fazer corridas perfeitas ao longo do ano, lógico, cometeu alguns erros. MAs concordo, nenhum deles foi “fatal”. A FErrari não está ainda ao nível da Mercedes, e digo mais, nunca ouve uma supremacia tão grande de um carro como é agora. Senão vejamos, a Mercedes já vai ter um motor com 1000CV para 2018. Agora quem tinha chances de bater o HAmilton é o BOttas, mas a Mercedes deu uma “podada” no carro dele , isso sim foi descarado e vergonhoso, pois no meio da temporada o Bottas estava virando melhor que o HAmilton e já iria alcançál0. Após a conquista do campeonato, a Mercedes “liberou” novamente e o Bottas voltou a virar melhor. O Bottas bate o HAmilton se a Mercedes deixar, ficou claro esse ano.
Então a Mercedes esta pagando milhões pra um cara errado e o primeiro piloto em 2018 deve ser o finlandês. A Mercedes esta podando o “extraordinário” Bottas de ser o melhor piloto do grid!
A macarrônica SF deve os bons resultados de 2017 ao SV. Ponto
Hamilton e Vettel, são muito melhores do que o resto.
Existe um coro que vive a falar que o Vettel é um TETRA Campeão Mundial por obra do “acaso”…
Perguntem ao Hamilton se Ele estaria confortável se ao invés do Bottas fosse o Vettel o seu companheiro de Equipe.
Acompanho a F-1 desde o primeiro titulo do Emerson Fittipaldi, todos os títulos disputados foram vencidos pelo melhor carro. E se o piloto que o habita é um extra-série as coisas ficam sempre mais fáceis.
Em 2017 a Ferrari não teve o melhor carro, a medida que a Mercedes solucionou os seus problemas com os pneus o Hamilton (excepcional como o Vettel) acabou com a disputa (2a. metade da temporada).
Se Eu fosse a Ferrari trataria melhor o Vettel.
Recomendo uma alternativa interessante, se o Vettel é tão culpado assim, dê uma bica em sua bunda e contratem o competentíssimo Idiota Veloz Espanhol, certeza de título em 2018 (IMO – ironic mode on).
Da mesma forma que Vettel não estaria tão confortável se ao invés de Kimi, seu companheiro fosse Hamilton ou até mesmo Ricciardo.
Quanto a Ferrari não ter sido o melhor carro, discordo. Basta ver os testes de pré-temporada e as primeiras 13 provas do ano para comprovar que a Mercedes só melhorou depois das férias e ainda teve a sorte de poder contar com as trapalhadas de Vettel em Cingapura e no México e da Ferrari nas últimas provas.
O Grande Premio inclusive, fez uma matéria detalhada sobre isso.
Bem lembrado kro ZÉ TROS!
Os fãs de Alonso, que foi “freguês” de Vettel nos áureos tempos da Red Bull, é que vendem a história de que os quatro títulos do alemão se devem unicamente à genialidade do projetista do carro.
Para se acreditar nessa história, é necessário também acreditar que o carro correu sem piloto durante as quatro vitoriosas temporadas.
“Existe um coro que vive a falar que o Vettel é um TETRA Campeão Mundial por obra do “acaso”………………….
Não foi obra do acaso, foi de Adrian Newey!!
Se foi obra do Newey, porque antes do Vettel, seu último campeão foi Mika Hakkinen?
E porque ninguém mais ganhou depois do Vettel?
Não demorou e apareceu uma “viúva” chorosa e fã por tabela de Alonso.
Leia meu comentário anterior, xará, e vai entender porque os carros da RBR não ganham mais títulos.
FG não é sempre assim na Ferrari?
Eu acho o Marchione bem desagradável, tipo aquele tiozão mão de vaca que a gente tem que aguentar no Natal.
Volta Luca!
Aliás, seria hilário ver a dupla improvável Arrivabene e Montezemolo dividindo os box falando com a TV.
A Ferrari não precisava ter tirado a vitória do Kimi em Mônaco, no final nao adiantou nada e seria uma vitória para todos nós q torcemos pra ele. Foi uma pena.
Verdade, Mara. E fizeram isso com o piloto que conquistou o último título da equipe na F1. Título que completou 10 anos. Foi a vez do nosso gatão. Agora temos que aceitar que a vez é de Vettel.
Flávio, estou gostando bastante do GP às 10.
Parabéns
Olá Flavio!
Sim, pobre VETTEL, servindo de bode expiatório….
Com ABSOLUTA certeza quem jogou fora o título de pilotos de 2017 foi a equipe e não o VET.
E me permita discordar FG pois VET seria campeão sim se a Ferrari não tivesse falhado tanto, vejam que a diferença final foi de 46 pontos, vejam que no gp Japan que ele abandonou por falha mecanica ele provavelmente venceria e assim hamilton seria no máximo segundo, isso já dá uma diferença de 32 pontos, 25 a mais que VET faria e 7 que hamilto faria a menos. No jp Malasia a Ferrari também tirou pelo menos 3 pontos, e no gp GB a tatica errada de pneus tirou pelo menos 11 pontos, E isso foi o que mais pesou em 2017, no desempenho dos pilotos VET supera hamilto fácil, vejam que se invertermos e colocarmos VET na mercedes ( há possibilidades disso acontecer) e hamilto na ferrari ( sabem quando a ferrari vai contratar hamilto: NEVER!!!!) o campeonato acabaria na metade do ano.
VETTEL teve três falhas esse ano: a mais grave foi claro em Singapura, ali ele deu 35 pontos pro hamilto, outra falha foi no Azerbaijão pois reagiu exacerbadamente ao hamilto, coisa de homem!!!, e perdeu alguns pontinhos sim…. e uma falha ao meu ver foi na Belgica, ele poderia ter forçado o hamilto um pouco mais, mas nessa etapa ele tava folgado na frente então deixou barato pro hamilto…
ENTÂO FG, a maior contribuição pra derrota foi da equipe ferrari e Vettel seria campeão com certeza!!!! aBRaços
Essas suas conjecturas teriam que ser combinadas com Hamilton e com a Mercedes antes.
Esqueceu de mencionar que se nao existisse a Mercedes e o Hamilton, o Vettel teria sido campeão; se existisse só o carro do Vettel, talvez fosse um pouco mais fácil ..
Cada uma…
Kimi só terá uma chance para lutar pelo título, se ganhar o
GP da Austrália! Muitos torcedores adorariam isso, inclusive a minha pessoa!
,,, vai passar o mesmo tempo que foi Jody Scheckter a Michael Schumacher.
Sergio Marchionne, mais um gestor babaca do mundo dos negócios, aliás a tal palavra gestor está tão desgastada…
Marchionne è un scemo, un grossolano!
Se não fosse então o Vettel, imaginem como teria sido esse ano da Ferrari…
Esperar resultados do Raikkonen atualmente? Piada.
Sem surpresa. É a Ferrari F1 sendo a Ferrari F1..
A Ferrari, quando não faz na entrada, faz na saída.
Por isso que torço para pilotos e não para equipes, principalmente no caso da Ferrari.