O EMBUSTE VENCEU

astonpredioRIO (pff) – Eu, realmente, acho que as pessoas estão perdendo a mão. Recebi um release de uma assessoria de imprensa — muito bem escritinho, por sinal, enxuto, direto, pouca coisa a reparar, uma pontuação errada aqui, outra ali, mas nada de muito grave — me informando e/ou oferecendo um imóvel em… Miami.

Eu jamais compraria sequer um bangalô feito de Lego em Miami, mas tudo bem. Ninguém é obrigado a saber disso. Desconfio que a mensagem me foi enviada mais pela grife do empreendimento do que, propriamente, pela suposição de alguém de que eu um dia pudesse ter a intenção de comprar um apartamento numa cidade jeca de um país idem. Além do mais, não tenho dinheiro para isso — o valor inicial é de 500 mil trumps.

“Após desembolsar US$ 125 milhões em um terreno em Downtown, a Aston Martin — conhecida pela excelência em carros esportivos de alto desempenho — ingressou de forma glamourosa no mercado imobiliário com a construção do Aston Martin Residences”, começa o texto.

Então que a marca inglesa de automóveis resolveu ingressar “de forma glamourosa” no mercado imobiliário… Puxa vida.

Mas que carajo está acontecendo no mundo?

Outro dia, mesmo, me mandaram uma propaganda de um prédio assinado por Pininfarina. Em São Paulo. Resolvi desconsiderar. Não vou divulgar uma merda dessas, decidi. Não posso cair nessa cilada, não posso ser partícipe dessa enganação coletiva. Alguém realmente acha, pensei, que outro alguém vai acreditar que a Pininfarina, que desenha carros há séculos, se envolveu no projeto e na construção de um prédio tão ridículo quanto qualquer outro para enfeiar ainda mais a cidade?

É o caso deste patético Aston Martin Residences, edifício que, de acordo com o comunicado/anúncio que recebi, “possui a forma de um veleiro”.

Puta que pariu. Um veleiro.

A Aston Martin, que agora pertence a chineses, ou indianos, sei lá, nunca fez um veleiro na vida. Aston Martin é a marca do carro do James Bond. Ponto, parágrafo. Veleiro? Prédio? Prédio em forma de veleiro?

Puta que pariu.

[bannergoogle]Vão entregar esse troço horrendo em 2021. São 66 andares, 390 apartamentos, oito coberturas. “O projeto inclui heliporto no topo, estações de carregamentos para carros elétricos, piscina infinita no terraço localizada no 55º andar, Fitness Spa e Fitness Center. Há ainda sala de meditação e suítes de tratamento, galeria de arte e lobby art no 53º andar, cinema privativo, golfe virtual, salão de beleza, entre outras mordomias, sem contar que, para quem gosta de animais, o prédio é pet friendly.”

Puxa. Quanta coisa boa. Vou sugerir que o térreo seja decorado com quadros de Romero Britto — é a cara de Miami e de aberrações estilísticas como essa, vai combinar.

O que tem de Aston Martin aí? Nada. Apenas a empulhação de dizer a um eventual comprador que uma coluna, ou um vitrô, ou uma parede, ou o design de uma maçaneta, ou o formato de uma esquadria, ou a aerodinâmica de um chuveiro lembram um… adivinhou, Aston Martin! E vão acreditar, porque provavelmente é verdade, talvez alguém na fábrica tenha recebido a tarefa de, entre uma suspensão e um suporte de radiador, desenhar uma torneira. “É para um prédio em Miami”, informará o supervisor. E o engenheiro não vai perguntar muita coisa, e vai projetar a melhor torneira possível.

A indústria do embuste vai de vento em popa.

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
6 anos atrás

Flavio ai não, ne!! USA pais de jeca? Comemos com garfo e faca por causa deles,carro,eletrodomesticos,equipamento de medicina,aluminio (Alcoa inventou) avião (não foi Santos Dumont),cultura musical e teatral dando continuidade a europeia e a informatica em geral,isso sem contar o controle mundial de ditadores em geral que se não fosse isso o planeta estaria pior do que a era medieval.
Quem não gosta do imperialismo que ele exerce conforme falam por ai então façam seus carros,seu computador,seu fone esperto,e tudo mais que ele não tem a minima obrigação de fazer gratis pra ninguem,no geral se ele precisa de materia prima e petroleo a maioria que tem esses “commodities” não sabe como fazer um “O” sentando num papel sem a cueca.

Eduardo Britto
6 anos atrás

Morar nisso? Nem de graça! E se o vento levar?…

GELRAT
GELRAT
6 anos atrás

Em Balneario Camboriú até o momento, 3 edificios assinados pela PINNINFARIA, um deles com mais de 80 pavtos. E um projeto de edificio alto assinado pela Porsche (esse em área de preservação ambiental). MAs não são aquilo tudo, alguns levam pau de desenhistas locais brazucas. Enfim. Marketing.

Antonio
Antonio
6 anos atrás

Olha um ap desses por 500 mil nos eua podendo pagar em 30 anos eu moraria tranquilamente. Tanto o prédio quanto Miami é bem melhor que a Barra em que você mora.

Antonio
Antonio
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Não moro lá. Minha vida é aqui. Mas acho Miami uma boa cidade para se viver. Melhor que a maioria das cidades brasileiras.. Tem uma parte cafona sim de novo rico, Mas a qualidade de vida é boa.

Banana Joe
Banana Joe
6 anos atrás

Pelo preço até que nao está caro. Aqui em Balneário Camboriú os novos lançamentos estão em valor bem mais alto. Aliás salvo engano (nao lembro se Baln.Camboriú ou Itapema ) aqui em SC já tem prédio com griffe by Pininfarina.
Mas esse aí ficou bem feio mesmo. Parece torre de escritórios.

Luis Eduardo
Luis Eduardo
6 anos atrás

“Pet friendly”…fim da picada, mesmo.

Elmo
Elmo
6 anos atrás

No dia que o branding – e suas arapucas desprovidas de noção – morrer, o mundo tornará a ser um lugar melhor.

Speedy Racer da Mooca
Speedy Racer da Mooca
6 anos atrás

Uau! Se a portaria desse edifício (ainda se usa o termo “portaria”?) receber obras de Romero Britto, nosso prefeito compra um apê aí! Em tempo: o que vem à ser piscina infinita?

fredy
fredy
6 anos atrás

Nossa. Quanta bobagem. o empreendimento é muito top. quisera eu ter grana. Miami cidade jeca? Bom deve ser São Paulo e esses carros “véios” que vc curte, rsrsrs. Com todo respeito.

fredy
fredy
Reply to  Flavio Gomes
6 anos atrás

Deduziu tudo isso só através do meu comentário. Bicho tu é foda mesmo, rsrsrs.

TSC
TSC
Reply to  fredy
6 anos atrás

Ei otário invejoso, carro velho é uma coisa, carro antigo é outra , ve se aprende viu! Se não entende de carros vai encher o saco de outros blogs!

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
Reply to  TSC
6 anos atrás

Quando li ” é muito top” , já tive uma ideia do cara pálida.

Ricardo Cardoso
Ricardo Cardoso
6 anos atrás

Esse tipo de oferta até parece coisa pra novo rico que acha que isso é glamour…

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
6 anos atrás

E se fosse um prédio Vemag, com um logo luminoso no topo? Ou Lada?

Felipe
Felipe
Reply to  Aliandro Miranda
6 anos atrás

Claro, sempre foi assim, os mais idosos não curtem algo mais moderno. Muitas coisas podemos discutir a qualidade, mas se outro gosta fazer o que? Neste caso o prédio é uma obra de arte, muito bonito. Como havia dito, pode não gostar, mas a qualidade e beleza são inquestionáveis.

Amaral
Amaral
6 anos atrás

Enquanto ter uma casa com um quintal com meia dúzia de árvores frutíferas, um jardinzinho, espaço pra receber uns amigos e um lugar pra fazer uma bagunça – bagunça aqui significaria ter umas ferramentas, coisas assim – e que me proporcionasse conforto, segurança, e que fosse num lugar onde não tivesse que levar duas horas até o trabalho, mas não precisasse ter rins auto-regeneráveis pra viver, tem gente que quer marca, status, assinatura famosa. E isso vende, infelizmente.
Nunca estivemos tão bem como estamos hoje. Há alguns milhares de anos, vivíamos em casas de pedra. O problema é que a gente se deslumbrou e quer morar em casa gourmet. Mas acredito piamente que aos poucos aprenderemos que não precisamos disso, que a felicidade verdadeira não vai ser um condomínio pet-friendly, varanda gourmet ou quilômetros de concertina nos muros, mas a volta ao simples, funcional, aconchegante e eficiente. O que não precisa ser voltar ao buraco do lado de fora fazendo às vezes de banheiro, nem à lamparina na parede. Mas também não precisa ser apartamento com maçaneta de marca de carro.

Orlando Silva
Orlando Silva
6 anos atrás

E DKW Tower ? Vale ?

claudio conrak
claudio conrak
6 anos atrás

Realmente FG você não combina com USA!
Não que isso seja ruim é apenas uma questão de gosto pessoal e então não faria sentido algum para ti comprar um imóvel mesmo que em Miami. A empresa que lhe enviou a propaganda certamente levou em conta que voce seria um potencial cliente pela sua capacidade de consumo e por tratar de assuntos automobilisticos e veja só mesmo não tendo intenção de comprar tu já fizestes propaganda …..mesmo sem querer…..Outro detalhe: imóveis de U$$ 550,000.00 são para a classe média Americana, não são investimentos para MilHionários e nem mesmo para a classe média alta americana.
Quanto ao nome Aston Martin é apelação mesmo como já disseram aqui, uma apelação de marketing para que o nome A M impulsione as vendas e não como um detalhe técnico exatamente ou seja o nome famoso foi usado apenas como grife e como o pessoal mesmo relata aqui está se tornando algo comum pois quem conhece Aston Martin, Pininfarina, Porsche, etc…. geralmente tem um bom poder aquisitivo. Além do mais Miami é mais querida por estrangeiros do que por Amercianos e quem investe em Miami já é minimamente suspeito: muito contrabandista e traficante investem lá e no caso de brasileiros muito cabra safado roubou aqui no Brasil, principalmente grana pública, e foi “investir” o produto da propina/desvio lá na Miami Golden Coast da Florida Sunshine State,,,,,
Os heliportos devem ser acessíveis somente às coberturas não faz sentido quase quatrocentas unidades terem acesso a um heliporto…… os demais atrativos são comuns a qualquer prédio de apartamentos.
Pra mim a grande vantagem de Miami é ser o aeroporto mais perto do Brasil, passagens mais baratas, grande número de voos/companhias, veja que é mais fácil ir de SP-GRU para MIA do que pra muitas cidades brasileiras, tanto em tempo de voo como em custos! pois tem até muitas capitais de estados que não tem voo direto para gru, somente congonhas…..e também em Miami não faz muita diferença ser estrangeiro que só arranha algumas palavras em ingles ou um nativo…. lá os idiomas são dollar ou cartão de crédito…..

marcos andre
marcos andre
6 anos atrás

Excelente texto!

Mas com certeza vai aparecer alguém pra comprar o ap …talvez um cara que curta a marca …
Tem gente que compra mala da porsche, lap top da ferrari, carrinho de bebe da jeep… e por aí vai..

WILLIANS
WILLIANS
6 anos atrás

FG, tô rindo aqui da sua indignação, tenho um amigo que trabalha na construtora mencionada pelo Luiz, e negocia os apês da Pininfarina. Fica na Vila Nova Conceição e o preço do metro quadrado é surreal.

O naipe das figuras com “perfil” do empreendimento é patético, só milionário com o ego inflado. Tem gente pra tudo.

Luiz
Luiz
Reply to  WILLIANS
6 anos atrás
Edu Zeiro
Edu Zeiro
Reply to  WILLIANS
6 anos atrás

Pelo projeto dos “apês”, estão vendendo garçonieres de “luxo” e com etiqueta para a elite paulistana.

Luiz
Luiz
6 anos atrás

Flavio, a Pininfarina é uma empresa de design e tem a sua área de arquitetura como pode ser visto no site deles:

http://www.pininfarinaextra.com/it/servizi/architecture_and_interior_design

Luiz
Luiz
Reply to  Luiz
6 anos atrás

Inclusive é deles o projeto do estádio da Juve!

http://www.pininfarina.com/it/juventus_stadium/

Luiz
Luiz
Reply to  Luiz
6 anos atrás

E também desenhou o prédio que vc chamou de embuste!

http://www.pininfarina.com/it/cyrela_by_pininfarina/

Luiz
Luiz
Reply to  Luiz
6 anos atrás
Andre
Andre
6 anos atrás

“Vou sugerir que o térreo seja decorado com quadros de Romero Britto”

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fernando Delucena
Fernando Delucena
6 anos atrás

Incrível mesmo … meu puta que pariu vai para o espaço de meditação nesse amontoado de luxo e frescura. Gourmetizaram tudo!

Luís Gustavo Rampazo
Luís Gustavo Rampazo
6 anos atrás

Olá Flávio! Aqui em Londrina temos o nosso “veleiro” já faz um tempo! Sem querer fazer propaganda nem nada, mas é o Blue Tree, na Av. J.K. Segue o link de uma foto que cacei por aí (espero funcione) … http://www.jornalturismoeeventos.com.br/wp-content/uploads/2017/03/blue-tree-londrina.jpg

Fabio
Fabio
6 anos atrás

Alguém pode fazer um texto dizendo que nunca compraria um carro antigo também, e assim é o mundo, com várias opiniões diferentes.

Daniel Procopio
Daniel Procopio
6 anos atrás

Eu já comprei uma maço de Marlboro, em Doha no Qatar, com designed by Pininfarina.

Daniel Procopio
Daniel Procopio
6 anos atrás

Eu já comprei uma maço de Marlboro em Doha no Qatar com designed by Pininfarina.

josé
josé
6 anos atrás

O Galvão Bueno vai achar lindíssimo.

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

“Pet friendly”.. Ainda não vi esse termo no Brasil mas acho que em pouco tempo esse termo será TREND por aqui.

Giovanni
Giovanni
6 anos atrás

A onda é essa. No fim, teremos uns três grupos de empresas que dominarão a economia mundial. Por isso, as empresas que possuem algum renome em algum setor estão tentando expandir de todas as formas, pq ou elas crescem ou serão abocanhadas por grupos maiores. Por isso, embora a qualidade de vida até seja melhor, hoje é muito mais difícil fazer com que um novo negócio tenha êxito do que antigamente pois a concorrência das grandes é descomunal, desde quantidade de franquias, etc. tudo faz com que você vire um subordinado do subordinado do subordinado do subordinado… e lá no topo um só chefe. Assim que a disparidade entre ricos e pobres aumenta.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Achei essa pechincha na Russia,

500.000 Euros por uma apartamento de 61m2. Num super conjunto de prédios que faria Miami ficar enrubecida de tanto vidro e glamour.

Como podemos constatar, cafonices se espalham pelo Mundo a velocidade da luz.

https://russia.realigro.com.pt/venda/outro-residencial/moscow-2/27380.html

Ricardo
Ricardo
6 anos atrás

Embuste onde? Marcas de carros estão associadas a vários produtos, Por que no setor imobiliário seria um embuste?

Luciano Sampaio
Luciano Sampaio
6 anos atrás

Sim, é tudo muito cafona e estranho e falso…
Mas vejo um movimento das marcas da cadeia de valor do automóveis, como as citadas, se movimentando em direção à uma era em que o carro deixará de ser um bem para se tornar um serviço… começa um movimento de desvinculação da marca do produto automóvel, coisa bem de longo prazo.
É a sobrevivência no capitalismo selvagem… pra nós ficam as lembranças e a sensação ruim de que o mundo está ficando uma merda; pro 1%, todo o dinheiro.

Jefferson Brunelli
Jefferson Brunelli
6 anos atrás

Fino e’ morar no Brasil…

ags
ags
6 anos atrás

1998 vendia o meu apt no Santa Maria..Brickell Ave..apto#805..frente lateral pra baia..
Em troca recebi uma Sea Ray 42′,,e uma 911 turbo de um brazuca…
Vendi tudo e nem vi direito..pois acho que o cara tinha uma lavandeira na Brasil….
Santa Maria o melhor apto da Brickell…..mas não volto tão cedo pra Fl………………..

Alessandro Silva
Alessandro Silva
6 anos atrás

A cafonice não tem mesmo limites.
Quanto mais dinheiro mais cafona. Que coisa séria!
A artificialidade vazia das vidas dessas pessoas não me preocupa – porque eu quero mais é que se fodam – mas me espanta! É incrível pensar que as pessoas precisam de coisas tão caras e sem sentido para se sentirem bem. E me espanta mais ainda as pessoas que não tem mas defendem este tipo de comportamento porque se tivessem grana seriam pessoas tão rasas e vazias quanto esses que moram nesses lugares podres de cafona.
E antes que me censurem, sei que deve existir uma parcela pequena de gente endinheirada e com bom gosto. É raro, mas tem…

Vinicius
Vinicius
6 anos atrás

Embora eu visite esse site primordialmente para ver conteúdo automotivo, acabo sempre tendo mais prazer em ler estes conteúdos “alternativos” do Flávio Gomes.
Os textos são sempre bem escritos e sempre com um ponto de vista interessante.
Poderiam aparecer mais matérias assim por aqui.

PRNDSL
PRNDSL
6 anos atrás

Bem … eu gostei !

Carlos Pimenta
Carlos Pimenta
6 anos atrás

Onde você mora ? EU MORO NUM ASTON MARTIN, e você ? EU MORO NUM PORSCHE 911, e você? Ah, eu ?? Eu, eu moro num fusquinha 66. kk

TARCISIO FRASCINO FONSECA
TARCISIO FRASCINO FONSECA
Reply to  Carlos Pimenta
6 anos atrás

E eu sou obrigado a morar num ônibus Penha-Lapa.
E outro mora no trem CPTM linha Coral (Luz-Estudantes)
Ou no Intermunicipal EMTU Jabaquara-são Mateus.
Balsa Santos-Guarujá.
As catraias que atravessam de um lado a outro no Porto de Santos.
Barca Rio-Niterói.
Barcos da Baía de Todos os Santos.
Ou os barcos da Região Amazônica.
Alguém lembra de algum outro?

João Paiva
João Paiva
6 anos atrás

E em 2021 chega às lojas o primeiro SUV da Ferrari. Acho que já estamos no período do juízo final

Fausto
Fausto
6 anos atrás

Flavio, quem te mandou este folheto deve estar adorando a propaganda grátis no seu blog…

TSC
TSC
6 anos atrás

Imagina o FG com um ap. no mesmo prédio aonde vai estar cheio de político brasileiro corruptos e ladrões!
. Estou morando aqui neste pais jeca a sete meses por nescessidade pura, pois no Brasil eu estava “quebrado” e descobri duas diferença entre aqui e o Brasil:
1ª no Brasil sou de uma classe “previlegiada” morava sem pagar aluguel e dirigia carros “legais”, mas vivia “liso” ou “no limite”, aqui sou de uma classe baixa, ou seja imigrante latino, trabalho de mecânico (44hs por semana e ganho 25 dólares por hora) mas tenho sempre pelo 1000 trumps dentro do carro e outros 500 na carteira.(o que está debaixo do colchão é segredo! rsrsrs)
2ª O governo dos EUA rouba de outros países para passar melhores serviços a sua população, o governo Brasil rouba de sua população para aplicar em outros países!
Assim que eu não aguentar mais, ou o Brasil entrar nos “trilhos”, eu volto para aplicar minhas economias no meu país, pois a saudade é grande!
Senta a pua FG!

Walace
Walace
6 anos atrás

O mundo de quem tem grana é realmente estranho pra mim. Prefiro o meu.

Marcos Henrique Barbosa Reis
Marcos Henrique Barbosa Reis
6 anos atrás

Mas tenho certeza que você achou legal que eles projetaram carregadores para os carros elétricos… Opa, apareceu carro na notícia, olha…

Denis
Denis
6 anos atrás

kkkkkkk Muito show seu texto… e engraçado. Mas já ouvisse falar de Capitalismo?
De mercado imobiliário? É isso que está acontecendo… alguns ganhando milhões facilmente às custas das panaquices de outros… só isso.

Paulo F.
Paulo F.
6 anos atrás

Gomes.
A Pininfarina já emprestou seu nome para empreendimento imobiliário em SP!
https://www.cyrela.com.br/imovel/cyrela-by-pininfarina-apartamento-vila-olimpia-zona-sul-sao-paulo-sp

É o capitalismo moedor-de-carne!

Silvio Domingos Rodrigues
Silvio Domingos Rodrigues
6 anos atrás

Flavio, você é foda! Eu queria parar o mundo e descer no próximo ponto.

João Ernesto
João Ernesto
6 anos atrás

Ae Flávio… em Sunny Isles já tem uma Porsche Tower.

hehehe…

http://www.miamicondosolution.com/sunny-isles-beach/porsche-tower.htm

Carlos Pereirra
Carlos Pereirra
6 anos atrás

” … a intenção de comprar um apartamento numa cidade jeca de um país idem.”
Rolando de rir aqui com o texto. Ótimo Gomes.
O ser humano está cada dia mais idiota.

Cesar
Cesar
6 anos atrás

Parece o prédio do Tony Stark nos filmes da Marvel…
A propaganda faria mais sentido se disse que é o empreendimento do Homem de Ferro!

Rodolpho
Rodolpho
6 anos atrás

Em Balneário Camboriú também lançaram um embuste destes “by pininfarina”

Geraldo
Geraldo
6 anos atrás

E tem mais … sobre o prédio em São Paulo, a FACHADA foi desenhada por PAOLO PIRINFARINA … Inclusive, Paolo Pininfarina e seu escritório começaram a projetar edifícios de luxo em 2011. Criaram os prédios Millecento e Beach Walk, em Miami, e o Ferra, em Singapura. … Temos um SUV da Porsche, um SUV da Lamborghini .. prédio da Porsche, prédio da Aston Martin, prédio da Pirinfarina …. e a Pirinfarina está desenhando barcos, pelo menos seu interior ….

Fernando R
Fernando R
6 anos atrás

PS. Esse prédio da Aston Martin é realmente um embuste ridículo…