O EMBUSTE VENCEU | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

segunda-feira, 22 de janeiro de 2018 - 23:07Arquitetura & urbanismo

O EMBUSTE VENCEU

astonpredioRIO (pff) – Eu, realmente, acho que as pessoas estão perdendo a mão. Recebi um release de uma assessoria de imprensa — muito bem escritinho, por sinal, enxuto, direto, pouca coisa a reparar, uma pontuação errada aqui, outra ali, mas nada de muito grave — me informando e/ou oferecendo um imóvel em… Miami.

Eu jamais compraria sequer um bangalô feito de Lego em Miami, mas tudo bem. Ninguém é obrigado a saber disso. Desconfio que a mensagem me foi enviada mais pela grife do empreendimento do que, propriamente, pela suposição de alguém de que eu um dia pudesse ter a intenção de comprar um apartamento numa cidade jeca de um país idem. Além do mais, não tenho dinheiro para isso — o valor inicial é de 500 mil trumps.

“Após desembolsar US$ 125 milhões em um terreno em Downtown, a Aston Martin — conhecida pela excelência em carros esportivos de alto desempenho — ingressou de forma glamourosa no mercado imobiliário com a construção do Aston Martin Residences”, começa o texto.

Então que a marca inglesa de automóveis resolveu ingressar “de forma glamourosa” no mercado imobiliário… Puxa vida.

Mas que carajo está acontecendo no mundo?

Outro dia, mesmo, me mandaram uma propaganda de um prédio assinado por Pininfarina. Em São Paulo. Resolvi desconsiderar. Não vou divulgar uma merda dessas, decidi. Não posso cair nessa cilada, não posso ser partícipe dessa enganação coletiva. Alguém realmente acha, pensei, que outro alguém vai acreditar que a Pininfarina, que desenha carros há séculos, se envolveu no projeto e na construção de um prédio tão ridículo quanto qualquer outro para enfeiar ainda mais a cidade?

É o caso deste patético Aston Martin Residences, edifício que, de acordo com o comunicado/anúncio que recebi, “possui a forma de um veleiro”.

Puta que pariu. Um veleiro.

A Aston Martin, que agora pertence a chineses, ou indianos, sei lá, nunca fez um veleiro na vida. Aston Martin é a marca do carro do James Bond. Ponto, parágrafo. Veleiro? Prédio? Prédio em forma de veleiro?

Puta que pariu.

Vão entregar esse troço horrendo em 2021. São 66 andares, 390 apartamentos, oito coberturas. “O projeto inclui heliporto no topo, estações de carregamentos para carros elétricos, piscina infinita no terraço localizada no 55º andar, Fitness Spa e Fitness Center. Há ainda sala de meditação e suítes de tratamento, galeria de arte e lobby art no 53º andar, cinema privativo, golfe virtual, salão de beleza, entre outras mordomias, sem contar que, para quem gosta de animais, o prédio é pet friendly.”

Puxa. Quanta coisa boa. Vou sugerir que o térreo seja decorado com quadros de Romero Britto — é a cara de Miami e de aberrações estilísticas como essa, vai combinar.

O que tem de Aston Martin aí? Nada. Apenas a empulhação de dizer a um eventual comprador que uma coluna, ou um vitrô, ou uma parede, ou o design de uma maçaneta, ou o formato de uma esquadria, ou a aerodinâmica de um chuveiro lembram um… adivinhou, Aston Martin! E vão acreditar, porque provavelmente é verdade, talvez alguém na fábrica tenha recebido a tarefa de, entre uma suspensão e um suporte de radiador, desenhar uma torneira. “É para um prédio em Miami”, informará o supervisor. E o engenheiro não vai perguntar muita coisa, e vai projetar a melhor torneira possível.

A indústria do embuste vai de vento em popa.

98 comentários

  1. Luís Gustavo Rampazo disse:

    Olá Flávio! Aqui em Londrina temos o nosso “veleiro” já faz um tempo! Sem querer fazer propaganda nem nada, mas é o Blue Tree, na Av. J.K. Segue o link de uma foto que cacei por aí (espero funcione) … http://www.jornalturismoeeventos.com.br/wp-content/uploads/2017/03/blue-tree-londrina.jpg

  2. Fabio disse:

    Alguém pode fazer um texto dizendo que nunca compraria um carro antigo também, e assim é o mundo, com várias opiniões diferentes.

  3. Daniel Procopio disse:

    Eu já comprei uma maço de Marlboro, em Doha no Qatar, com designed by Pininfarina.

  4. Daniel Procopio disse:

    Eu já comprei uma maço de Marlboro em Doha no Qatar com designed by Pininfarina.

  5. josé disse:

    O Galvão Bueno vai achar lindíssimo.

  6. Giovanni disse:

    “Pet friendly”.. Ainda não vi esse termo no Brasil mas acho que em pouco tempo esse termo será TREND por aqui.

  7. Giovanni disse:

    A onda é essa. No fim, teremos uns três grupos de empresas que dominarão a economia mundial. Por isso, as empresas que possuem algum renome em algum setor estão tentando expandir de todas as formas, pq ou elas crescem ou serão abocanhadas por grupos maiores. Por isso, embora a qualidade de vida até seja melhor, hoje é muito mais difícil fazer com que um novo negócio tenha êxito do que antigamente pois a concorrência das grandes é descomunal, desde quantidade de franquias, etc. tudo faz com que você vire um subordinado do subordinado do subordinado do subordinado… e lá no topo um só chefe. Assim que a disparidade entre ricos e pobres aumenta.

  8. Ricardo Bigliazzi disse:

    Achei essa pechincha na Russia,

    500.000 Euros por uma apartamento de 61m2. Num super conjunto de prédios que faria Miami ficar enrubecida de tanto vidro e glamour.

    Como podemos constatar, cafonices se espalham pelo Mundo a velocidade da luz.

    https://russia.realigro.com.pt/venda/outro-residencial/moscow-2/27380.html

  9. Ricardo disse:

    Embuste onde? Marcas de carros estão associadas a vários produtos, Por que no setor imobiliário seria um embuste?

  10. Luciano Sampaio disse:

    Sim, é tudo muito cafona e estranho e falso…
    Mas vejo um movimento das marcas da cadeia de valor do automóveis, como as citadas, se movimentando em direção à uma era em que o carro deixará de ser um bem para se tornar um serviço… começa um movimento de desvinculação da marca do produto automóvel, coisa bem de longo prazo.
    É a sobrevivência no capitalismo selvagem… pra nós ficam as lembranças e a sensação ruim de que o mundo está ficando uma merda; pro 1%, todo o dinheiro.

  11. Jefferson Brunelli disse:

    Fino e’ morar no Brasil…

  12. ags disse:

    1998 vendia o meu apt no Santa Maria..Brickell Ave..apto#805..frente lateral pra baia..
    Em troca recebi uma Sea Ray 42′,,e uma 911 turbo de um brazuca…
    Vendi tudo e nem vi direito..pois acho que o cara tinha uma lavandeira na Brasil….
    Santa Maria o melhor apto da Brickell…..mas não volto tão cedo pra Fl………………..

  13. Alessandro Silva disse:

    A cafonice não tem mesmo limites.
    Quanto mais dinheiro mais cafona. Que coisa séria!
    A artificialidade vazia das vidas dessas pessoas não me preocupa – porque eu quero mais é que se fodam – mas me espanta! É incrível pensar que as pessoas precisam de coisas tão caras e sem sentido para se sentirem bem. E me espanta mais ainda as pessoas que não tem mas defendem este tipo de comportamento porque se tivessem grana seriam pessoas tão rasas e vazias quanto esses que moram nesses lugares podres de cafona.
    E antes que me censurem, sei que deve existir uma parcela pequena de gente endinheirada e com bom gosto. É raro, mas tem…

  14. Vinicius disse:

    Embora eu visite esse site primordialmente para ver conteúdo automotivo, acabo sempre tendo mais prazer em ler estes conteúdos “alternativos” do Flávio Gomes.
    Os textos são sempre bem escritos e sempre com um ponto de vista interessante.
    Poderiam aparecer mais matérias assim por aqui.

  15. Carlos Pimenta disse:

    Onde você mora ? EU MORO NUM ASTON MARTIN, e você ? EU MORO NUM PORSCHE 911, e você? Ah, eu ?? Eu, eu moro num fusquinha 66. kk

    • TARCISIO FRASCINO FONSECA disse:

      E eu sou obrigado a morar num ônibus Penha-Lapa.
      E outro mora no trem CPTM linha Coral (Luz-Estudantes)
      Ou no Intermunicipal EMTU Jabaquara-são Mateus.
      Balsa Santos-Guarujá.
      As catraias que atravessam de um lado a outro no Porto de Santos.
      Barca Rio-Niterói.
      Barcos da Baía de Todos os Santos.
      Ou os barcos da Região Amazônica.
      Alguém lembra de algum outro?

  16. João Paiva disse:

    E em 2021 chega às lojas o primeiro SUV da Ferrari. Acho que já estamos no período do juízo final

  17. Fausto disse:

    Flavio, quem te mandou este folheto deve estar adorando a propaganda grátis no seu blog…

  18. TSC disse:

    Imagina o FG com um ap. no mesmo prédio aonde vai estar cheio de político brasileiro corruptos e ladrões!
    . Estou morando aqui neste pais jeca a sete meses por nescessidade pura, pois no Brasil eu estava “quebrado” e descobri duas diferença entre aqui e o Brasil:
    1ª no Brasil sou de uma classe “previlegiada” morava sem pagar aluguel e dirigia carros “legais”, mas vivia “liso” ou “no limite”, aqui sou de uma classe baixa, ou seja imigrante latino, trabalho de mecânico (44hs por semana e ganho 25 dólares por hora) mas tenho sempre pelo 1000 trumps dentro do carro e outros 500 na carteira.(o que está debaixo do colchão é segredo! rsrsrs)
    2ª O governo dos EUA rouba de outros países para passar melhores serviços a sua população, o governo Brasil rouba de sua população para aplicar em outros países!
    Assim que eu não aguentar mais, ou o Brasil entrar nos “trilhos”, eu volto para aplicar minhas economias no meu país, pois a saudade é grande!
    Senta a pua FG!

  19. Walace disse:

    O mundo de quem tem grana é realmente estranho pra mim. Prefiro o meu.

  20. Marcos Henrique Barbosa Reis disse:

    Mas tenho certeza que você achou legal que eles projetaram carregadores para os carros elétricos… Opa, apareceu carro na notícia, olha…

  21. Denis disse:

    kkkkkkk Muito show seu texto… e engraçado. Mas já ouvisse falar de Capitalismo?
    De mercado imobiliário? É isso que está acontecendo… alguns ganhando milhões facilmente às custas das panaquices de outros… só isso.

  22. Paulo F. disse:

    Gomes.
    A Pininfarina já emprestou seu nome para empreendimento imobiliário em SP!
    https://www.cyrela.com.br/imovel/cyrela-by-pininfarina-apartamento-vila-olimpia-zona-sul-sao-paulo-sp

    É o capitalismo moedor-de-carne!

  23. Silvio Domingos Rodrigues disse:

    Flavio, você é foda! Eu queria parar o mundo e descer no próximo ponto.

  24. João Ernesto disse:

    Ae Flávio… em Sunny Isles já tem uma Porsche Tower.

    hehehe…

    http://www.miamicondosolution.com/sunny-isles-beach/porsche-tower.htm

  25. Carlos Pereirra disse:

    ” … a intenção de comprar um apartamento numa cidade jeca de um país idem.”
    Rolando de rir aqui com o texto. Ótimo Gomes.
    O ser humano está cada dia mais idiota.

  26. Cesar disse:

    Parece o prédio do Tony Stark nos filmes da Marvel…
    A propaganda faria mais sentido se disse que é o empreendimento do Homem de Ferro!

  27. Rodolpho disse:

    Em Balneário Camboriú também lançaram um embuste destes “by pininfarina”

  28. Geraldo disse:

    E tem mais … sobre o prédio em São Paulo, a FACHADA foi desenhada por PAOLO PIRINFARINA … Inclusive, Paolo Pininfarina e seu escritório começaram a projetar edifícios de luxo em 2011. Criaram os prédios Millecento e Beach Walk, em Miami, e o Ferra, em Singapura. … Temos um SUV da Porsche, um SUV da Lamborghini .. prédio da Porsche, prédio da Aston Martin, prédio da Pirinfarina …. e a Pirinfarina está desenhando barcos, pelo menos seu interior ….

  29. Fernando R disse:

    PS. Esse prédio da Aston Martin é realmente um embuste ridículo…

  30. Fernando R disse:

    Para você conhecer um pouco “mais” das áreas que a Pininfarina atua:
    Boa leitura

    http://www.pininfarina.it/en/services/architecture_and_interiors

  31. Paulo Leite disse:

    Flávio, ótimo texto. Direto ao assunto, estou sorumbático e macambúzio quando observo para onde caminha a humanidade. A futilidade é presente e dominda desde o abrir os olhos de manhã até fechá-los de noite. Cada dia aumenta a saudade dos meus vinte anos. Tenho 58 e sugiro escutar mestre Charlez Aznavour e as duas Netas em Ontem Eu Tinha 20 Anos.
    “Agora eu fico perdido sem saber para onde ir” Que verso.

    https://www.youtube.com/watch?v=CNxfGYO0Vik

  32. jader disse:

    “A indústria do embuste vai de vento em popa”.

    O mais triste é que milhões de pessoas caem no embuste. Não só nesse caso, mas em tudo. As pessoas, hoje, apesar de toda a informação que temos, estão ainda mais ignorantes do que eram antes da internet.

  33. Rodolfo Goes disse:

    Quanto é o IPTU ?

  34. Carlos Henrique disse:

    Aston Nautical?

  35. Leonardo Souza disse:

    Formato de veleiro faz sentido. Daqui a 30 anos o oceano vai levar mesmo.

  36. Jean disse:

    Flavio, tira esse ódio do coração!

    • rafaelle disse:

      ? que. Difícil entender. A exploração urbana traz muitos prejuízos a toda sociedade, parte dos engarrafamentos, problemas com lixo, esgoto e água, aumento da temperatura na cidades, o caos paranoico de não se ter horizontes…. e posso passar uma semana escrevendo o quanto os prédios prejudicam a cidade como um todo.
      Quintal irmão você tem um quintal? Crescer sem quintal é no minimo desumano. Brincar com lama é uma experiência das mais bonitas da infância.
      Desculpa Flavio Gomes.

  37. Robs disse:

    Sensacional. O texto coloca Miami, a moda gourmet e a mania de agregar valor a qualquer merda que seja lançada nos seus devidos lugares.
    Aqui em Curitiba tem um empreendimento do tipo Home&Work (hã?) que te dá uma Mercedes, se você comprar uma das unidades do horroroso prédio no Batel. E tenta atrair seus compradores com o slogan “o residencial de luxo mais eficiente do Brasil”. É de foder, é a meritocracia na especulação imobiliária.
    Por isso que tem horas que tenho muito medo do que nossa elite intelectual monetizada vai fazer com esse país.

  38. Marcos disse:

    A titulo de informação, a construtora do prédio de SP contratou, sim, o estúdio Pininfarina para o empreendimento, na região do Itaim (bem perto de sua sede, inclusive). Empreendimento voltado para um público bem cheio de grana.

    Minha esposa trabalhava nessa construtora, na época da assinatura do contrato.

    Naturalmente, não significa que defendo a ideia, que acho o prédio bonito, seja lá o que for. Diga-se de passagem alimento um ódio visceral pela empresa, por motivos diversos. Mas, acho que é importante dar a informação correta e precisa.

  39. Inacio Andruski disse:

    Bom dia, Flavio. Você está incomodado, digamos assim, com este empreendimento? Pois em Balneário Camboriú quase aconteceu uma barbaridade parecida, mas a “assinatura” do projeto era da Porsche. E tudo da maneira mais tradicional em BC: em plena área de preservação ambiental. Por sorte alguém do ministério público acordou e deu um fim à palhaçada, embora muita gente diga que é apenas questão de tempo.

  40. Toni Righi disse:

    Pelo menos você deveria valorizar a originalidade da ideia. Afinal ninguém havia pensado em projetar um edifício em forma de veleiro antes! rsrs

  41. J Bellow disse:

    Eu também não compraria nada em Miami que é uma cidade muito inquieta e sim prefiro em Boca Raton ou Palm Beach, de padrões mais elevados e muito mais sossegadas, aliás, o American Dream e ou Amercan Way of Life só existem ainda nas pequenas e medias cidades interioranas dos USA pois nas cidades grandes isso se perdeu se corroeu virou lenda,
    Claro que foi uma apelação colocar o nome Aston Martin no investimento pois não tem nada a ver mesmo! e uma pessoa de bom senso não levaria essa apelação em consideração ao escolher qual imóvel comprar, mas certamente esse nome foi utilizado de forma autorizada não é mesmo? Na minha opinião eles estão duplamente errados: isso só soa a apelação mesmo e com o tempo prejudica a imagem Aston Martin, né FG.

  42. Claudio disse:

    É Flavio, infelizmente vivemos a atual era da frescura, tudo virou uma frescura aguda, o tempo da gourmetização se inicou, daqui a pouco até p/ dar um peido vai ter o peido gourmet.

  43. Vinícius disse:

    Será que aceita FGTS como parte da entrada e o resto financiado pelo minha casa minha vida?

  44. Geraldo disse:

    Diretamente do site http://www.astonmartin.com ….. https://www.astonmartin.com/en/live/news/2017/10/18/aston-martin-residences-breaks-ground-in-miami …..
    A notícia é VERÍDICA (NÃO é embuste) e a Aston Martin está, SIM, envolvida no projeto … ou cedeu sua marca para o projeto … ou permitiu que usassem sua marca no projeto …
    Aliás, Miami já possui a PORSCHE Designer Tower …. outra torre de 196 metros de altura … com o aval da alemã PORSCHE …

  45. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Enquanto isso, 80% da riqueza gerada no mundo em 2017 está na mão de 1% da população segundo pesquisa da Oxfam e tem gente que acha isso normal e bacaninha. Vamos imaginar que a pesquisa esteja errada, então vamos dobrar a história nos dois lados……2% com 40%……é vergonhoso.

    • Rafael Friedrich disse:

      Pois é: A caixa pretende dar 37% de aumento as seus principais executivos (investigados pelo MP) e o meu reajuste foi de 2,06%, no meu salário R$ 70,00. Daí para pior, este País nunca vai investir em educação. Anunciar juros zero no FIES, está de brincadeira.

  46. Felipe Richy Richy disse:

    Cara que absurdo! Isso Não pode ser verdade. Sério mesmo? Como os savants engenheros do MI 5 deixaram passar essa, hein? 390 apartamentos e… 1, um, UM, héliporto? Como assim? Que que eu faço se eu quiser pousar o meu novissimo H160 e o esquilo do meu vizinho emergente estiver parado la? Hãn? Chamo o guincho aéreo? Pra que? Pra que um piloto cheio de graxa e cara suja venha me faturar uma nota pela remoção? Fora a sujeira que ele vai deixar, pisando com àquelas botas horriveis nos meus tapetes persas, feitos na Thailandia de griffe Channel (chiquérrimos by the way). Fim do mundo! Antes morrer… por favor, fecha a minha conta prime, que eu vou morar numa tribo na Amazonia. Eles são sujinhos, mas ao menos espaço pra pousar o meu lindo H160 eu vou ter… faça-me o favor.

  47. Ricardo Bigliazzi disse:

    Calma, é só um prédio. A General Motors também já fez geladeiras.

  48. Pedro Moral disse:

    Pobre é uma merda …
    Realiza que não consegue comprar e pronto

  49. Diego disse:

    Caro Flávio,

    A Pininfarina realmente projeta essas estrovengas. Ao menos divisões dentro da empresa… São barcos, relógios, poltronas, edifícios… Duvido que Giovanni “Pinin” Farina pensou nisso quando montou sua fábrica. Mas hoje tá mais é para estúdio de design mesmo…
    Entre Balneário Camboriú e Itajaí tem um empreendimento tentando ser lançado nos mesmos moldes desse da Aston Martin, mas esse sob a “tutela” na Porsche. Tá num imbróglio judicial por licenças ambientais.
    Mas, mais ou menos como você disse, não passa de coisa pra pegar zé mané

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>