MENU

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018 - 2:14F-1

2018, DIA #1

testes181

RIO (olha a hora!) – Como dá para perceber, minha segunda-feira começou muito cedo em São Paulo e já entrou na terça no Rio, estando longe de acabar. Mas fica aqui um breve registro do primeiro dia de testes  de 2018 em Barcelona, com um frio desgraçado e pista molhada no período da tarde.

Ricciardo foi o mais rápido do dia. Mercedes e Ferrari andaram perto e a Renault foi a surpresa do dia com um quarto lugar. Da McLaren ainda não dá para dizer muita coisa, mas Alonso disse e algumas e ficou muito contente com o que pôde perceber de seu carro com motor Renault. Williams e Sauber estarão na rabeira ao lado da Haas, e será deles a briga de foice no escuro. A Honda não quebrou com a Toro Rosso, um alento — para o time de Faenza e para a matriz Red Bull, que deverá se associar aos japoneses em 2019.

Juro que o segundo dia merecerá do escriba linhas mais robustas. Isso, claro, se o tempo melhorar na Catalunha.

E o Halo?

Ninguém reclamou muito. Parece mesmo que, do ponto de vista da pilotagem, não atrapalha quase nada. Hülkenberg chegou a dizer que é “invisível”. Do ponto de vista estético, eu diria que é um desastre ao qual vamos acabar nos acostumando.

25 comentários

  1. GASTAO disse:

    Acho que depois da corrida, vão continuar a ver uma barrinha à frente deles por umas horas.
    A questão é: protege? Em caso de impacto ou capotagem, sim. Mas quando se trata de objetos que impactam contra a cabeça do piloto (recordando o golpe sofrido pelo Massa), Acho que quase nada.
    Na minha opinião, o cockpit deveria ser fechado completamente.

    Algo como isto https://www.autobild.es/tecnica/cockpit-f1-cerrados-monoplazas-futuro-574

  2. Ivan Drumond disse:

    Este Halo seria muito mais eficiente se as duas aberturas frontais fossem fechadas com material transparente de alta resistência. Do jeito que está, um acidente como Rubinho/Massa na Hungria 2009 não seria evitado.

    Deve haver algum motivo para ele ser vazado, mas ainda não encontrei.

  3. Leandro Batista disse:

    Por que diabos a F1 escolhe Barcelona para realizar os testes de pré-temporada da F1, bem no meio do inverno Europeu? Com tantos circuitos pelo mundo, vão testar num circuito onde as condições de temperatura jamais se reproduzem durante a temporada,

  4. Alessandro Silva disse:

    Nunca vou me acostumar com essa abominação que é o halo. É muito horrível!
    Outra coisa que está me incomodando e tenho observado que outras pessoas também é quanto ao comprimento dos carros. Está demais! O carro desse ano é um pneu mais longo do que os carros de 2009 – por exemplo – como mostro nessa montagem que fiz com imagens que achei na internet.
    https://1.bp.blogspot.com/-c0fnYZ51MsM/WpWF5BD-QcI/AAAAAAAAC-Q/i-z0SZvMvBIIkHblBY3SU4srOUzsMuDjACLcBGAs/s640/lado-a-lado-2.jpg

    Onde havia um pneu na parte de trás agora ha um espaço vazio. Chega a ser bizarro! A impressão que se tem é que o carro vai quebrar no meio de tão longo que é o entre-eixos! Será que eles conseguem contornar a Lowe’s?

    Aproveitei o coloquei também uma imagem do novo carro da Indy. Muito mais “Carro de Corrida” que aquela locomotiva da Ferrari.

    • José disse:

      2009 foi o último ano com reabastecimento. A partit de 2010 os carros ficaram mais longos para acomodar o maior tanque de combustível.

      • Wanderson Marçal disse:

        Mas desde então eles vêm aumentando ano após ano ao passo que desde o ano passado temos o carro de maior comprimento da história da F1. Não têm mais o aspecto de baratinha que os F1 sempre tiveram: largos e com pouco comprimento, meio achatado. Tá parecendo um protótipo.

        A F1 tem perdido sua identidade: motor, formato do carro, tudo. É tudo tão genérico que são raras as peças que te fazem achar a identificação com a F1 de sempre. Tudo lembra qualquer outra coisa menos um F1. Péssimo.

      • José disse:

        Cara, siceramente eu vejo muitas diferenças entre os carros. O aspecto geral ser parecido é consequência da evolução tecnológica. Décadas atrás era preciso criar algo, executar e por na pista pra ver se funcionaria. Hoje é tudo simulado em computador, ou seja, se não funciona, nem vai pra pista. E todo mundo sabe exatamente o que vai e não vai funcionar. Mas isso como falei, é no geral. Nas minúcias, a Fórmula 1 continua sendo espetacular com suas inovações.

        Sobre o comprimento dos carros, o aumento maior foi em 2010 como falei. Após isso teve o aumento do regulamento do ano passado, mas não vejo grandes problemas nisso, não. O Halo eu realmente acho feio e ineficiente para várias situações. Se for para implementar algo nesse sentido, teria que ser bem mais abrangente.

    • Andre CL disse:

      Somos dois!! Não dá para “engolir” essa questão do HALO! Muito feio! Verstappen disse isso poucas semanas atrás he he he disse até que nem dava ansiedade de pilotar…. E esse detalhe dos pneus que você ilustrou hein! Terrível!! Parece outra categoria! Essa new F1 esta cade vez mais chata! Substituiram até as grid girls por grid kids he he he… sem mencionar essas pistas de autorama do estilo Abu Dhabi e etc… prefiro assistir a old F1 no youtube.

  5. Marcos Aldred Ramacciotti disse:

    Um pequeno comentário sobre o Halo, não vejo uma proteção 100% da cabeça do piloto, se observar uma parte do capacete do Daniel Riccardo ainda fica pra fora, acho difícil mas se algo bater no topo ca cabeça mata o piloto do mesmo jeito. Não sei dizer se no caso do Justin Wilson com o halo teria salvado.
    Um abraço.

  6. José disse:

    O Alonso é tão zicado que o motor Honda dá 93 voltas no primeiro dia e ele na primeira saída escapa a roda por uma porca defeituosa. Se benze!!

  7. ags disse:

    Treinos com neve..loucuras de verão..Vem pro Piauí..aqui tem sol e kengas.rssss

  8. vinicius almeida disse:

    Será que o halo não vai atrapalhar a visão dos pilotos na hora da largada, ao ver as luzes se apagando?

    • Andre CL disse:

      Segundo Ricciardo, não! Chegou ao ponto de dizer que só percebe o tal Halo quando entra no cockpit e que na pista meio que se torna imperceptível… Mas na minha opinião, os pilotos, com exceção do Verstappen, estão orientados em não criticar esse Halo…

  9. Mauricio disse:

    Esse Halo… porque não colocaram logo uma bolha? Um cockpit de F-16? Horrível.

  10. Rodrigo Paes disse:

    Po, o Halo nao me incomodava de maneira alguma durante aqueles testes do ano passado. Entretando, agora, com os depois do lancamento dos carros, acho cada vez mais feio. Achava que a evolucao na minha percepcao seria natural, mas a cada dia parece mais feio e, repito, achava algo indiferente…. vai saber

  11. Marcos Gomes disse:

    Se o Halo cumprir a função de proteger o piloto, acho válido. O único porém que tenho contra está bem explicito na foto que ilustra o post. Se antes era difícil identificar o piloto pelo capacete, com o Halo ficou pior.

  12. Leandro disse:

    Eu olho o halo e ele não me causa o asco que aqueles degraus na frente do carro causavam anos atrás. Penso na mesma linha do Alonso, se é para segurança, não deveria haver nem discussão, aliás, não lembro de ninguém reclamar da inclusão do hans… talvez por não haver rede social e internet a disposição de todos… mas enfim…

    Eu não acompanho tanto a F-’, sobre estética, lembro apenas das discussões sobre aquela onda de “penduricalhos” de 2008 e alguns anos antes, mas por exemplo, “polêmicas” pré-90 eu já não sei, gostaria de saber.

    • Wanderson Marçal disse:

      Não precisa ser nenhum gênio pra compreender que coisas como o Hans não geraram discussão porque simplesmente não alteraram em nada a aparência dos carros. É como trocar um macacão normal por um anti-chamas. Que diferença faz? Agora com o Halo simplesmente acabaram com o conceito de cockpit aberto, que existe desde que um F1 entrou numa pista pela primeira vez. E os carros são cada vez mais parecidos com protótipos.

      Se amanhã um time de futebol começar a usar roupa de time de rugby torcedores certamente vão reclamar. É a mesma coisa aqui. Tão acabando com a identidade de um esporte.

  13. gera disse:

    Credoemcruz este Halo é medonho! Desconfio ser merchandising das Havaianas.

  14. clodoaldo lelli disse:

    pelo menos já deu pra perceber o fator zica del picon das galaxya tão em otima forma

  15. Tiago Oliveira disse:

    Pq nao fazem uma pintura no Halo pra diferenciar os pilotos?

  16. Levi disse:

    Você chamou de “desastre” mas escolheu uma foto que deixa o halo bem aceitável… rsrsrs

    O melhor ângulo desse apetrecho é o de perfil, mesmo.

    E me parece que nesta temporada começaremos a ver O Triste Fim de Frank Williams.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>