WILLIAMS FW41 | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018 - 21:26F-1

WILLIAMS FW41

RIO (dois frangotes) – Se Barrichello ainda corresse na Williams, iriam zoá-lo. Porque a equipe tinha se programado para ser a primeira a mostrar seu novo carro em 2018, mas acabou chegando em segundo — a Haas, de surpresa, apresentou o seu ontem.

O cronograma foi mantido, de qualquer maneira. Está aí o FW41, 40º automóvel de corridas feito pela equipe de Frank Williams. Pularam o 39, já não lembro por quê.

fw41

Gosto muito da pintura com o patrocínio da Martini, clássica e elegante, embora não beba esse vermute. Notei que pintaram toda a parte inferior do carro de preto, o que o deixou mais… agressivo, talvez. Acho que não era assim no ano passado. Sei lá. O halo é branco, como o resto do carro. Motivo de preocupação: já estou olhando para esse treco com alguma naturalidade, ou indiferença.

O time fala em mudanças “radicais” no chassi. Obviamente, nenhuma delas visível a olho nu. Quais seriam? Caixa de direção do Chevette? Sabiam que o primeiro Copersucar tinha caixa de direção de Chevette? Verdade verdadeira, perguntem ao Divila.

Stroll e Sirotkin têm a missão de melhorar a colocação da Williams em 2018. A equipe foi superada pela Force India e tem caído muito de rendimento nos últimos anos. O problema crônico de andar bem em algumas pistas e muito mal em outras terá sido resolvido?

Saberemos em breve. Os testes começam no final do mês. Kubica pode ser importante para ajudar a desenvolver o bichano. Os titulares são muito verdes, ainda. Não apostaria muito na Williams, não. Na verdade, acho que por conta da inexperiência da dupla é bem possível que a equipe seja superada por pelo menos duas que, em 2017, ficaram atrás dela: Renault e McLaren. Isso se Sauber, Toro Rosso e Haas não aprontarem alguma surpresa.

32 comentários

  1. Samuka disse:

    Ainda carrega a imagem ou nome do Senna ?

  2. Igor Dusse disse:

    O Halo ficou horrível nas primeiras imagens é porque espetaram ele preto em uma Ferrari Vermelha.

  3. Eduardo disse:

    Como que a Havaianas ainda não entrou na F1 em 2018? Dá pra desenhar um baita de um chinelão na carenagem aproveitando o Halo como a tira.

  4. Paulo Pinto disse:

    E pensar que o “Quarteto Fantástico” já pilotou para essa equipe: Mansell, Piquet, Prost e Senna, pela ordem de chegada.

    Outros tempos, outros times.

  5. Largebeer disse:

    A Williams pintou de preto embaixo ” visando melhorar os fluxos de ar “.. he he

  6. Gus disse:

    O halo vai deixar de causar espécie após umas quatro corridas; também gostei da configuração mais agressiva da pintura. Só espero que os pilotos correspondam um pouco.

  7. Iuri Jacob disse:

    Famosa caixa de direção do Chevette. A melhor que já inventaram. Que saudades da minha Marajo. Estacionava fácil, apesar do tamanho.

  8. Elias Gottardo disse:

    40º carro da Willians, já que resolveram pular o FW39

  9. ROBERTO disse:

    Oi Flávio tudo bem? Que eu me lembre não existiu o FW39, a Williams passou direto do FW38 para o FW40. É isso mesmo? Ai seria o 40° carro da equipe?

  10. Alvaro disse:

    A Williams chegou ao fundo do poç0 como equipe, promoveu um leilao para decidir a segunda vaga, já que para a primeira tem quem pague muito, agora o Paddy Lowe vem com discurso de politico brasileiro dizendo que o carro passou por mudanças radicais, cara de pau, é o mesmo carro com carenagem diferente, nem o motor Mercedes fará com que eles deixem de comer poeira, se o carro nao anda em circuitos de baixa, diminui a porra do entre eixos, foi o que a Ferrari fez no carro de 2017 e melhorou muito, até quem corre de autorama sabe disso.

  11. Carlos disse:

    Flavio, eu seu que a aparencia não é tudo, mas é o carro da Williams com esse desenho unido à pintura, é muito mais bonito que o da Haas. Estou ansioso para ver os outros carros, principalmente a Ferrari.

  12. Fernando Roberto Pereira disse:

    Faz sentido, porque o Chevette é o carro que tem o melhor esterço de todos os tempos! Nenhum outro carro no planeta consegue virar mais em tão pouco espaço quanto um Chevette!

  13. Are you asking what The Global Mind is? disse:

    O que aconteceu com a pintura, esqueceram de pintar a parte de baixo, ou quiseram simplesmente deixar mais feio?

    2018 marca a geração de F1s mais feios de toda a historia da categoria, alias, desde 2009 os carros são simplesmente horrendos, os pneus maiores não ajudaram em nada e agora esse joça. o halo.

  14. Alessandro Silva disse:

    Sinceramente eu não entendo como a equipe que tem o patrocinador que te possibilita talvez a pintura mais legal em um carro consegue desperdiçar tal possibilidade. Pirmeiro: se você quer dar destaque à algo, você pinta com cores claras ou com cores que irão se destacar sobre o fundo ou a base. Então o designer da Williams resolve pintar de branco o halo e de preto as asas. também pinta de preto as partes inferiores do carro, tirando dos observadores a noção de onde termina o carro e começa o asfalto ou dando o aspecto de off-road. Sem contar que aparte branca ainda faz uma curva descendente no centro do carro que lembra uma barriga. Segundo: esse maldito bico teta – que em nome do bom gosto deveria ser extinto – no caso da equipe britânica se torna mais valorizado ao se fazer mau uso das listras longitudinais que poderiam ir afunilando a medida que se aproximam do bico.e aí sim usar o preto para disfarçar a boca de aspirador de pó criado pelos suportes das asas – pintados de branco e que terminam em nada ou melhor, terminam em uma asa preta e sem destaque. Resumindo, com dois carros lançados já temos talvez o mais feio da temporada. Vai ser difícil – mas não impossível – outro mais feio que isso.

  15. clodoaldo lelli disse:

    vai continuar descendo pro fim do grid pouco provavel que gastariam alguns trocados pra evoluir o carro vão preferir economizar essa grana

  16. Diogo disse:

    Flavinho,
    Não seria o 40o (quadragésimo) carro apesar de ser FW41?
    Ano passado eles pularam do FW38 pro 40 para homenagear os 40 anos da Williams na F1.
    Abs

  17. Felipe Fugazi disse:

    Sabe uma coisa que eu não consigo aceitar nos carros de F-1 além desse amaldiçoado Halo?
    O comprimento. Esse carro da Williams deve estar com quase 5 metros.
    É muita coisa.
    Daqui a pouco vão precisar de manobrista pra contornar a Loews.

    • Carefull with that Eugene, axe. disse:

      Exatamente, a F1 perdeu as proporções clássicas que duraram de 88 a 2008, carros pequenos e esguios, tinham cara de modernidade, tecnologia.

      Os carros estão gigantescos, desgin bruto, se vc pegar o Dallarão que serviu a IRL/Indy por tantos anos, vai ver que os atuais F1 tem muito mais haver com ele do que com os carros que crescemos vendo.

    • Sanzio disse:

      Cara, pior que o carro é cumprido, mesmo!
      Em 2012 fui à corrida em Interlagos e foi a primeira vez que vi um F1 ao vivo. Eu imaginava que o carro era, sei lá, do tamanho de um Celta. Que nada, o carro é praticamente o mesmo tamanho de um protótipo!

  18. Henrique disse:

    Flavio, acho que tenho a solução quanto ao seu dilema envolvendo o Halo citado no texto sobre a Haas. Acho que deveria chamá-lo de correia de chinelo mesmo. Apesar da piada ser velha, não há nome que represente melhor esta coisa.

  19. Plinio disse:

    Após duas ou três corridas o halo será algo absolutamente natural. Quanto ao rendimento não dá pra esperar grandes feitos da Williams. Os dois pilotos não prometem muito. De qualquer forma sempre há possibilidade de uma surpresa. Aguardemos.

  20. Vinicius disse:

    Os carros desse ano prometem ser bem feios, hein.

  21. Bernard Fonseca disse:

    Flávio Gomes, olha que legal esse tour 360° pela fábrica da Toro Roso, que eles disponibilizaram o link via Twiter http://factory.scuderiatororosso.com/
    Muito legal conhecer uma fábrica de F1 por dentro.

  22. Celio ferreira disse:

    50% preto ..ficou mais feio,,,

  23. Thales disse:

    Flávio,viu só a semelhança bem descarada entre a Haas e a Ferrari do ano passado??Vi uma montagem comparativa…vista de cima ,praticamente a única diferença é o halo!!!equipe b …e ainda tem a equipe c… a Sauber Alfa!!Veremos se isso trará resultados!!

    • Are you asking what The Global Mind is? disse:

      Terá resultado, sim. Diminuirá em 0,23% as reclamações do Vettel.

      Talvez um pouco menos.

      • Renato F1 disse:

        Ha! Ha! Ha! Boa!
        Mas, estou descrente com esta redução. O alemão já reclama fácil no Touro Roxo, porque já correu e ganhou corrida por lá. Deve ter todas as portas abertas. Se tiver que limar alguém de lá, irá fazê-lo sem pestanejar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>