2018, DIA #4

FERRARIBARCA18

RIO (valeu mais ou menos) – Depois da nevasca de quarta-feira, hoje pelo menos o tempo deu uma melhoradinha e permitiu que todo mundo andasse bastante em Barcelona, compensando em parte as dificuldades dos últimos dois dias. A pista ainda estava molhada pela manhã, mas secou à tarde e o negócio foi jogar a pilotaiada no asfalto para passar frio.

E andaram à vontade, o que nos leva à primeira conclusão do ano: ninguém começa o ano com graves problemas mecânicos. Não houve quebras e a Honda, vejam só, fechou a primeira sessão de testes tendo completado mais voltas do que todos com a Toro Rosso nos quatro dias.

É uma boa notícia, considerando o que os japoneses passaram nos últimos anos com a McLaren. Se o trabalho tem um início sólido, dá alguma tranquilidade para que se desenvolva a unidade de potência partindo para a busca de performance, em vez de passar o ano tentando consertar as merdas que nasceram errado.

[bannergoogle]Quem está muito de olho na Honda é a Red Bull, que deverá ter esses motores em 2019. A Renault vai se concentrar em sua equipe própria e na McLaren, que acabou sendo o destaque de hoje com o segundo lugar, atrás apenas de Hamilton e da Mercedes.

Ah, Hamilton… O cara já cravou o melhor tempo da semana e com pneus médios, enquanto a McLaren usava hipermacios. A Ferrari ficou com o terceiro lugar e Vettel avisou: os caras são favoritos de novo e começaram melhor.

É o que acho, também. Pode ser cedo, claro, para afirmar com todas as letras que Lewis será campeão, mas quem o fizer — eu, por exemplo — dificilmente vai errar. O que não significa que não vai ter briga. O campeonato é longo, muita coisa inesperada pode acontecer, mas o quadro, para mim, é bastante claro: Mercedes e Hamilton na cabeça, e os outros que têm de se coçar para evitar o inevitável.

Semana que vem tem mais, a segunda e última bateria de pré-temporada lá mesmo em Barcelona. Se o clima ajudar, saberemos se alguém poderá fazer frente aos mercêdicos nas primeiras provas do ano.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alfredinho
Alfredinho
6 anos atrás

Podem escrever: a Toro Rosso, mais uma vez, vai dar olé na McLaren. E desta vez, com o motor que a equipe inglesa rejeitou.

Danilo A.
Danilo A.
6 anos atrás

Já faz tempo que o Gomes fica tentando cravar quem ganha e quem perde na F1 a partir do começo da temporada europeia. Isso o fez mudar de opinião ao sabor do vento. Numa corrida, um ganha, é o favorito. Na outra, este mesmo piloto quebra, o outro ganha, e o outro vira favorito. E assim vai.

Agora ele resolveu inovar – deve ter comprado uma bola de cristal nova – e está tentando cravar o campeão com dias de testes da pré-temporada.

Eu vou dar a minha previsão: em 2019, Flávio Gomes tentará cravar o campeão no primeiro dia da pré-temporada. Quem sabe em 2020 o Walter Mercado do jornalismo de esportes a motor já consiga prever o vencedor antes da apresentação dos carros novos.

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  Danilo A.
6 anos atrás

Em 2012, no meio da temporada, o FG cravou: Alonso campeão. Na corrida seguinte e logo na largada, o Grosjean acabou com a festa do espanhol. Eu ri muito!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
6 anos atrás

Dias atrás estava em Portuga e fomos até Estoril ver/conhecer o autódromo. O clima estava bom. Por que não fizeram os testes de pré temporada lá?
Deu dó de ver o hotel anexo ao autódromo abandonado. A impressão que dá é que o automobilismo não vai se sustentar em lugar nenhum.

Francolino
Francolino
6 anos atrás

Esse Halo parece o fio dental que o Flávio Gomes comprou na lojinha da Ferrari em Dubai.

jo siffert
jo siffert
6 anos atrás

Se não bastassem todas essas geringonças aerodinamicas ainda me botam esse HALO é feio pra KCT. pena da F1….triste fim…sem barulho..sem carros bonitos..sem Scuderias de garagem e cheia de pilotos pagantes.

Andre CL
Andre CL
Reply to  jo siffert
6 anos atrás

Exatamente! Acrescentaria também as pistas de autorama!! A F1 acabou meu amigo!! Isso daí é uma outra categoria! Pra mim, esse Halo é o fim da picada!! Tudo bem que não sou eu quem arrisca a vida nesse esporte e não sou especialista pra dizer sobre a necessidade desse treco. Mas concordamos que é um esporte de risco e o que tiver pra acontecer vai acontecer de qualquer jeito por esse esporte ser perigoso e pronto! Não deveriam ter mexido no carro desse jeito.

Cranio
Cranio
6 anos atrás

Fala Gomes… Concordo contigo, vai dar Mercedes mesmo… Mas…

Acho que o pelotão intermediário vai andar mais junto do que no ano passado. Vamos a alguns detalhes interessantes…

Melhor tempo 2018: Hamilton – 1.19.333 (Médios) – dia 01/03;
Melhor tempo 2017: Raikkonen – 1.18.634 (SuperSoft) – 10/03/17;

Vale mencionar também que o Hamilton no ano passado havia virado 1.19.352 com pneus UltraSoft. Ou seja, o mesmo tempo, só que com um pneu mais lento. Mas o Bottas tinha virado em 2017 1.19.310 com SuperSoft.

Vettel virou 1.19.673 com o Soft, e tinha em 2017, 1.19.024 com UltraSoft. Me parece que encontraram algum ganho de rendimento. Com o Soft em 2017, virou 1.19.906.

Force India: Com o Soft, Ocon virou 1.21.841 e Perez 1.21.973. Ano passado, Perez tinha 1.22.534 com o mesmo pneu.

Haas: Ano passado, Grosjean tinha 1.21.110 (UltraSoft). Esse ano, o Magnussen virou 1.20.317 com o Supersoft.

McLaren: Todos os tempos desse ano superaram todos do ano passado. Alonso em 2017 virou 1.21.389 com UltraSoft. Esse ano, virou 1.20.929 com Supersoft. Vandoorne tinha 1.21.348 com Ultrasoft e virou esse ano 1.20.325 com Hypersoft. Vai dar briga, com certeza.

Red Bull: Ricciardo virou esse ano 1.20.179 com médios e em 2017 virou 1.19.900 com UltraSoft. O Verstappen tinha 1.19.438 com Supersoft. Não é possível comparar diretamente, mas parece que está melhor também.

Renault: Hulk virou esse ano 1.20.547 com médios e tinha no ano passado 1.19.885 com Ultrasoft. Inconclusivo também.

Sauber: Sei não, mas esse Leclerc vai matar o Ericsson neste ano. O Leclerc virou 1.22.721 com Soft, enquanto o Ericsson virou 1.23.408 com o mesmo pneu. Ano passado, o Ericsson tinha virado 1.21.670 com SuperSoft e virou nesse ano 1.23.825 com o mesmo pneu.

Toro Rosso: O Gasly virou 1.21.318 com Soft. O Sainz tinha em 2017 o tempo de 1.21.872 com o mesmo pneu. Mas com Ultrasoft no ano passado ele tinha 1.19.837.

Williams: Stroll tinha em 2017 1.20.335 (Soft) e virou esse ano 1.21.142 (Soft). Kubica virou 1.21.495 e Sirotkin, 1.21.822, todos com soft. Massa tinha no ano passado 1.19.420 com Ultrasoft.

Vamos aguardar o próximo teste e juntar esses tempos todos para tentar enxergar melhor o que está ocorrendo.

Fernando Kowalski
Fernando Kowalski
Reply to  Cranio
6 anos atrás

Eu assisti no TED’s Notes da TV Sky britânica que a pista de Barcelona foi recapeada antes de começar os testes da F1. O asfalto antigo era muito mais abrasivo e com o asfalto utilizado no recapeamento é menos abrasivo. Este provavelmente é um dos motivos em geral as equipes estão virando tempos mais rápidos em relação ao ano passado mesmo com o problema de aquecimento de pneus que houve por conta do frio em Barcelona.

Lucas
Lucas
6 anos atrás

A Ferrari dessa foto com todo esse vermelho e e o Halo ta parecendo um trator Massey Ferguson…kkkk

Leandro A.
Leandro A.
Reply to  Lucas
6 anos atrás

Na mosca!

Wanderson Marçal
Wanderson Marçal
Reply to  Lucas
6 anos atrás

Sensacional. Hahahahahaha

Marco slayer
Marco slayer
Reply to  Lucas
6 anos atrás

Boa!!!ta parecendo mesmo!!!!!

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
Reply to  Lucas
6 anos atrás

sacanagem o trator é bonito

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
Reply to  Lucas
6 anos atrás

vc tá zuando o trator é bonito

valmir lopes
valmir lopes
6 anos atrás

Vai dar Alonso. Hamilton e Vettel vão se estranhar e vão deixar Alonso fazer a festa.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
Reply to  valmir lopes
6 anos atrás

kkkkkkkk véi cê tá brincando ?

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  valmir lopes
6 anos atrás

É mais fácil toda a rapaziada do BLOG ganhar na Mega Sena do que o Alonso ficar Campeão em 2018.

Não vai demorar 3 corridas para o Espanhol pedir um motor “TAGHeuer” como os da RedBull.

A temporada nem começou e já começo a ter dó do pessoal da Renault.

Ninguém merece o Idiota Veloz Espanhol.

juca vasconcelos
juca vasconcelos
6 anos atrás

A zica do alonso é foda…

Honda saiu de lá e parou de quebrar….

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
Reply to  juca vasconcelos
6 anos atrás

essa uruca nem o pai galo tira

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  juca vasconcelos
6 anos atrás

Todo castigo para o “Sr Eu não sabia…” é pouco.

Agnaldo
Agnaldo
6 anos atrás

Em relação à Honda, a conclusão é simples: o problema das equipes é o Alonso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Em testes seria interessante colocar o tipo do pneu nas “Tabelas de Tempos”, Acho que fica mais fácil avaliar o tipo de trabalho que foi feito, Hamilton com médios dá uma exata noção de quão boa é a Mercedes em comparação com a Mclaren em segundo lugar com hipermacios, e assim por diante. A RedBull e Ferrari marcaram os melhores tempos com que tipo de pneu?.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Pelo jeito mais um ano prateado.

Fica a torcida por algum milagre Vermelho ou Azul.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Ricardo Bigliazzi
6 anos atrás

Que isto! Deixa as flechas de prata desfilarem pelas pistas mundo afora! Já tive que aturar muito torcedor da Se Ferra-Ri e da Red Bucha com a sequencia de títulos. Agora é minha vez de zoá-los um pouco.

moisesimoes
moisesimoes
6 anos atrás

– Vai ser engraçado ano que vem. Vai ter uma Red Bull Tag Heuer Aston Martin Honda. Tem que usar vírgula, não poucas, nesse ‘negósso’. Ou reticências, mesmo.

hassan
hassan
Reply to  moisesimoes
6 anos atrás

Acho que se a Honda entrar, difícil ficar o nome Tag Heuer….

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  moisesimoes
6 anos atrás

Alguém conseguiu ler o nome “Renault” na carenagem da RedBull?

Os franceses não devem engolir esse negócio direito.