ABSURDO

RIO (só tem idiota neste país) – Acabo de receber do Anderson Kuntz Grzesiuk:

Prezado Flavio, estou lhe enviando estas fotos referentes a mais um perda na nossa história automobilística. Na antiga fábrica da FNM, em Xerém (RJ), existia uma guarita construída pela empresa na entrada, que até recentemente foi utilizada pela Polícia Militar. Porém, algum burocrata de plantão decidiu que a histórica guarita não tinha mais serventia, e mandou colocar abaixo todo aquele patrimônio. Uma tristeza… As fotos foram obtidas aqui, com autorização do administrador.

O que dizer de uma cretinice dessas? Quem terá sido o rematado imbecil que fez isso? Por que ninguém se opõe a uma insanidade desse nível? Onde estão os órgãos de preservação do patrimônio público? Por que ninguém discute essas questões?

Que ódio, tá doido.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CRSJ
5 anos atrás

No Brasil o que não falta é Absurdo, o Hotel Nacional do Rio está seguindo o mesmo caminho.

Tony
Tony
5 anos atrás

Por falar nisso o Belvedere continuará abandonado por um bom tempo. As obras na estrada estão paradas desde a lavajato e o belvedero ficou isolado. Pior do que tava antes.,, O tunel em petrópolis, infiltrou água pelo subterrâneo e implodiu uma casa..
Que país lixo

Octavio
Octavio
5 anos atrás

Provavelmente a pessoa que mandou derrubar nunca ouviu falar na FNM, tem senso estético zero e achava feia a guarita. Agora, sobre os órgãos de patrimônio histórico… Como morador de Petrópolis digo sem ressalvas: É o grupo de entidades mais escroto do Brasil. Quando não estão cagando regra sobre telhas portuguesas ou entalhes em cercados estão só cagando. Se você tiver uma casa tombada nada pode na sua casa, mas se essa casa for cercada por colinas e matas ou for o centro de um bairro em crescimento você pode favelizar tudo na volta e foda-se. Não importa que a vista tenho sido estuprada, que o bairro tenha sido descaracterizado, bando de filhos da puta

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
5 anos atrás

é bem simples pessoas sem educação conhecimento intelectual e cultura estão chegando ao poder ocupando cargos elevados seja no governo ou iniciativa privada pessoas que não sabem o que é algo histórico e porque deve ser preservado gente que não sabe de onde veio e menos ainda pra onde vai

Andre Decourt
5 anos atrás

Prefeito Whasington Reis, do PMDB, acusado de várias irregularidades !!

Renato F1
Renato F1
5 anos atrás

Flavio Gomes, este não é um caso isolado de burrice num ato completamente desnecessário: o prefeito da cidade de Belford Roxo, vizinha à cidade de Duque de Caxias, onde se encontra a citada Xerém, em julho do ano passado também derrubou o pórtico de entrada da cidade e alegou que irá construir outro, mais moderno. E, ainda por cima, a demolição foi feita de noite. Isto com a saúde um caos, com pagamentos de salários atrasados e com outras mazelas mais da administração pública municipal, estadual e federal desde a geração desta crise.
https://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/prefeitura-destroi-portico-da-entrada-de-belford-roxo-e-moradores-se-revoltam.ghtml
O curioso é que nunca falta dinheiro para as ideias mirabolantes desta classe política.

Tiago Guerra
Tiago Guerra
5 anos atrás

A gente em Guarulhos milita por isso aqui… Mas é uma luta inglória… Enfim, tem uma construção em um bairro perdido aqui na cidade que lembra esta guarita… Eu sempre quis saber o porquê da inspiração moderna na arquitetura de locais tão distantes de centros… Não conheço Xerém, mas esta construção que descrevo fica em um bairro chamado Jardim Presidente Dutra. Provavelmente, era um cara muito cansado das retas…
Para ver: https://www.google.com.br/maps/@-23.4281107,-46.4321777,3a,75y,207.95h,88.7t/data=!3m6!1e1!3m4!1szd3qJTiMVW01vN6jg2KqJQ!2e0!7i13312!8i6656

marcos andre
marcos andre
5 anos atrás

Bom dia Flávio..

Seguramente ..é coisa do prefeito..

Ronaldo Dudczak
Ronaldo Dudczak
5 anos atrás

Porque a surpresa ? Vivemos num País comunista e toda história anterior tem que ser apagada, só sobrara a história que os comunistas implantarem !

rafaelle
Reply to  Ronaldo Dudczak
5 anos atrás

Viu, até agora não veio um, te ofender por tamanha bobagem. Vai estudar por favor.

Luiz Manoel Guimarães
Luiz Manoel Guimarães
5 anos atrás

Além de tudo, era um primor arquitetônico.

murilo medeiros
murilo medeiros
5 anos atrás

Oi Flávio, sou arquiteto e entusiasta da nossa arquitetura modernista (decadas de 30 a 80)… Infelizmente em nossos órgãos de preservação histórica a proteção à obras modernistas é assunto recente, o que coloca em risco uma rica produção nacional. Recentemente aqui em Recife, nos deparamos com a demolição de duas belas casas (https://modulacao.wordpress.com/2018/01/31/a-demolicao-das-casas-geminadas-modernistas-da-av-rosa-e-silva-por-tota-maia/#more-1867)

Infelizmente veremos isso por mais alguns anos, pois a arquitetura modernista – comparando ao nossos carros antigos – está naquela fase intermediária de que é velho pra ser carro do dia-a-dia, e ainda não valorizou no mercado de antigos.

Gustavo
Gustavo
5 anos atrás

Se por antiga fábrica da FNM se diz das atuais instalações da Marcopolo/Ciferal (Rua Pastor Manoel Avelino de Souza, 2064), não é possível identificar nada parecido com a guarita das fotos num passeio virtual nas redondezas daquelas instalações pelo Google Street View. O sistema do Google disponibiliza imagens de 2011.

https://www.google.com.br/maps/@-22.5964629,-43.2976271,3a,75y,155.54h,90.27t/data=!3m6!1e1!3m4!1swxnFmQOgpf_8IoKHlcSO8Q!2e0!7i13312!8i6656

Alguém saberia dizer, exatamente, onde ficava a tal guarita?

Eduardo Britto
5 anos atrás

40 anos sem escola pública decente dá nisso, e muito mais…

Rafael
Rafael
5 anos atrás

Por acaso você é engenheiro (imagino que sim, já que “só tem idiota neste país”)? Você foi ao local e constatou se a construção, por acaso
estava comprometida? Se não existia risco de desabamento sobre a cabeça de um pedestre? Ainda que não houvesse: nem tudo é patrimônio histórico. E não é você que decide o que é e o que não é.

cagão.
cagão.
Reply to  Rafael
5 anos atrás

Vai cagar, 2.

messias
messias
Reply to  Rafael
5 anos atrás

senhor engenheiro cagão, obras muito maiores e mais antigas, que corriam algum risco de cair foram recuperadas, restauradas.
porque uma bela guarita, não poderia ser? seus estudos foram feitos por correspondencia?? porque bom senso acho que nem assim você tem.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
5 anos atrás

Insano.

ags
ags
5 anos atrás

Como já dizia um peoeta frances..
O ser humano é inviável……..

Paulo Leite
Paulo Leite
5 anos atrás

Absurdo total, vergonhoso, triste. Mas não é culpa “da força da grana que ergue e destrói coisas belas”, é culpa de gente sem nenhum neuronio alfabetizado. Sei nao, visse, do jeito que caminha a humanidade, “viver NAO é melhor que sonhar” (desculpe-nos, Belchior).

Silvio Domingos Rodrigues
Silvio Domingos Rodrigues
5 anos atrás

É patético algumas coisas que estamos presenciando. A estupidez humana me surpreende a cada dia. Passei várias vezes por essa guarita. Inacreditável!

Joao
Joao
5 anos atrás

Realmente , vivemos tempos dificeis