FOTO DO DIA

É muita coincidência, mas o Toleman que Senna usou no GP de Mônaco de 1984, sobre o qual discutimos em post recente, vai a leilão em maio. A casa Bonhams ainda não estimou o valor inicial. É um carro histórico, que deve acabar em alguma grande coleção. Merecia um museu, mas são tantos por aí com carros de F-1 que é difícil dizer em qual ficaria melhor. A família do piloto poderia arrematá-lo. Seria legal.

carrosenna84leilao

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
CRSJ
5 anos atrás

Essa Toleman de Mônaco 1984 de Senna não valeria nada se ele tivesse abandonado na primeira volta, mas a atuação perfeita dele com aquele segundo lugar fez esse modesto carro entrar pra história.

Felipe
Felipe
5 anos atrás

O carro é tosco, mas é simpaticamente belo.

Helton Garcia Fernandes
Helton Garcia Fernandes
5 anos atrás

O Senna está na moda…

https://silodrome.com/mclaren-mp4-8-formula-1-car/

A última McLaren tbh está a venda

Volpato Bantton
Volpato Bantton
5 anos atrás

Senna fazia só lambança c este carro… Quase foi demitido no meio da temporada …piloto pagante aliás da nisso

marcos
marcos
5 anos atrás
Amaral
Amaral
5 anos atrás

Nunca fui fâ desse carro. E, olhando agora, me parece um “bobsled” com rodas e aerofólios. Mas é inegável que tem o seu valor histórico, sem dúvida. E ficaria muito bem num eventual museu (existe algum?) museu sobre o piloto.

Bruno Carlo
Bruno Carlo
6 anos atrás

A família já tem o Lotus 98T (1986), Lotus 99T (1987) e McLaren MP4/5B (1990). Essa Toleman completaria a coleção.

Paulo Fonseca
Paulo Fonseca
6 anos atrás

Prezado F&G : Sim esse carro , leva consigo um Pedigree, continuo pensando comigo que esse carro foi construído por garagista, que teve a sorte grande de dar oportunidade para SENNA,mostrar para o mundo um grande talento em pilotar e subir ao Podium de uma das cinco provas de automobilismo mais clássicas do mundo.

Luiz Aguiar
6 anos atrás

O carro anterior dele(A Toleman do gp do Brasil) tinha uma peculiaridade também: os radiadores na frente também, imitando os brabham s do início dos anos 70(que o Wilsinho correu). Aí a toleman voltou ao modelo convencional mas adotou uma dupla asa traseira..

Neto
Neto
6 anos atrás

Uma entrada de ar é menor que a outra me dá a impressão. Nunca havia reparado nisso

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  Neto
5 anos atrás

Amigo, nunca tinha notado também, mas como nessa época as coisas eram beeemmm artesanais…

https://www.facebook.com/MotorFanatics27/photos/a.1398711407099548.1073741829.1398393903797965/1821871884783496/?type=3&theater

Elmo
Elmo
Reply to  Neto
5 anos atrás

É mesmo!
Menor e mais baixa.

José
José
Reply to  Neto
5 anos atrás

Na verdade o motor era um L4, normal que algum projeto não fosse simétrico. A Brabham BT 52 de 83 também não era, os radiadores eram diferentes em cada lado e a cobertura do motor também.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Essas asas traseiras foram um paliativo para o banimento dos carros-asa – que, duas temporadas antes podiam até dispender da asa dianteira; logo foram substituídas por inovações no layout traseiro dos carros, que simplificaram as coisas.

Rodrigo
Rodrigo
6 anos atrás

Por algum motivo sempre achei esse carro simpaticamente feio. O apelo histórico é grande, mas muito específico; vai pra alguma coleção particular.

Claudio Cardoso
Claudio Cardoso
6 anos atrás

Pra mim o carro mais belo guiado por Senna na F1.

Pedro Gomes
Pedro Gomes
6 anos atrás

Como é belo o carro Toleman do saudoso Senna! Mas aposto que um ricaço sheik árabe ou bilionário chinês comprará a máquina.

Costa
Costa
6 anos atrás

Tirando as asas traseiras, um carro bonito de morrer… Sem essas traquitanas aerodinâmicas de hoje…

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
6 anos atrás

isso me lembra que desde aquela epoca piloto bom chega cegando metendo o pé na porta como senna, hamilton , vettel, verstapen e o matheus leist ta fazendo na indy sem essa de ganhar quilometragem que foi oque limou os brasileiros do grid da f1

Amaral
Amaral
Reply to  clodoaldo lelli
5 anos atrás

Um Verstappen surge muito de vez em quando. Não é toda hora que surge um moleque bota de verdade, acima da média. Nem um Hamilton ou um Vettel.
E calma com o Matheus Leist (como se fala isso? Leiszt? Laist? Lêist? Leste?). Tem que comer muito feijão ainda pra se achar piloto. Mas tá no caminho certo. Equipe se reestruturando, com história, não vai ser cobrado logo de cara por vitórias ou títulos, tem um companheiro de equipe mega experiente que vai jogar a favor dele, já q são ambos brasileiros, e poucos entendem mais do riscado da Indy do que o dono da equipe. Tem tudo pra crescer e dar muitas alegrias. É só não se deslumbrar nem se perder no caminho.

José
José
Reply to  clodoaldo lelli
5 anos atrás

Você que o cara é viúva, só ao citar Matheus Leist (entre os outros feras) e não mencionar Schumacher…

ags
ags
6 anos atrás

Naço creio que o Seu Miltão queria fazer um museo……
Mas é uma ideia..muito boa…

ze otavio
6 anos atrás

Eu tenho uma miniatura dessas, ganhei de um hiper-querido-amigo !!

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  ze otavio
6 anos atrás

Zé Otavio, aqui no museu do Senna em Camboriú SC que foi construído pelo Altair Kadiz tem uma miniatura do carro de testes pré temporada 1984 que tem detalhes em vermelho.

Se eu tivesse um carro de corrida, ele teria o número 19 em homenagem a esse aí.

Rafael Mafra
Rafael Mafra
Reply to  Rafael Mafra
6 anos atrás

Na verdade AINDA não é um museu oficial, mas sim um lindo acervo.

https://www.youtube.com/watch?v=1I4GHSw2uLc