MENU

segunda-feira, 19 de março de 2018 - 16:20F-1

PÁTRIA SOBRE RODAS

RIO (sobrevivendo) – Um blogueiro colocou nos comentários este link aqui do Google Fuckers Maps que mostra um bairro de Santo André cujas ruas têm nomes ligados à Fórmula 1. Não é o único. Salvo engano, alguns anos atrás — se alguém encontrar, manda –, apareceu um lugar semelhante que coloquei aqui no blog, mas acho que era no Rio, em alguma cidade da Baixada Fluminense.

Essa parte de Santo André, para mim, é novidade. Alguém conhece? Em qual rua vocês queriam morar? Na Sauber, na Minardi, ou na Toleman? E será que as pessoas que vivem lá têm ideia do que querem dizer esses nomes, se perguntam que diabo é Estoril, ou Monza, ou Prost?

bairrof1

26 comentários

  1. Felipe disse:

    Não sei o nome da rua, mas com certeza, em frente ao bar do Geneci!!

  2. Em Juiz de Fora existe o Edifício François Cevert !!

  3. Renato F1 disse:

    Sim, Flavio Gomes, foi em Nova Iguaçu (um dos municípios da Baixada Fluminense), cidade da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O bairro em que se localizam estas ruas se chama Autódromo (fica perto da fábrica da Niely – empresa de produtos cosméticos e de higiene pessoal – e do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro – rodovia que era para desafogar o trânsito, mas que quase não é utilizada por causa dos assaltos e da depredação das células fotovoltaicas). Na verdade, no caso iguaçuano, as ruas tem nomes de carros, em sua maioria, antigos: Rua Chevette, Rua Galaxie, Rua Corcel, Rua Belina, Rua Camaro, Rua Brasília. Para relembrar, segue a hiperligação:
    http://flaviogomes.grandepremio.com.br/2016/07/dica-do-dia-485/#comments

    Além disto, na mesma cidade de Nova Iguaçu, tem um bairro chamado Austin (o pessoal pronuncia de forma oxítona, sendo a última sílaba a mais forte). Por isto, quando tem o GP dos EUA, a gente aqui fica brincando que com R$ 7,60 (duas vezes o valor da passagem de R$ 3,80), a gente consegue ir para Austin e voltar para casa (o chato que esta corrida não passa na TV aberta – espero que com a TV digital e a possibilidade de se transmitir até quatro programas em uma mesma emissora vá para frente e assim, mesmo que haja futebol, a gente possa assistir à corrida).

  4. Jeff disse:

    Rua Samarina tá no nível da Senninha, heim?

  5. CArlos disse:

    Em Cascavel, no Paraná (onde nasceu o MST), tem um bairro chamado Interlagos com nome de autódromos (alguns das antigas) em diversas ruas como : Zandvort, Kyalami, Watkins Glens, Le Mans, Indianápolis, Nivelles, Jarama, Mosport, Anderstop, etc…

  6. Eduardo Britto disse:

    Fui ao glorioso Mapograf (só eu ainda uso?) pra localizar a rua… Seninha! No Google está Senninha, com 2 enes…. Fica no Conjunto Habitacional Ayrton Senna. Pela configuração no guia dá pra ver que é um loteamento precário.: são ruas pequenas identificadas com número, e tem um boxe com a indicação do número e o nome delas. Tem rua Copersucar e rua Tamburelo gente! Agora, rua Seninha (ou Senninha), como disseram acima, é demais! rsrs

  7. zempa disse:

    Prefiro a Rua Asa Branca

  8. Tulio disse:

    Tem menos exemplos, mas na avenida da orla em Casa Caiada, Olinda, tem um Edíficio Paul Ricard e um Silverstone lado a lado. Mais pra frente tem um Daytona também,

    https://goo.gl/maps/aN2MkY3C6Dp

  9. Ricardo Bigliazzi disse:

    Nasci em Santo André, as ruas ficam relativamente perto da “Petroquimica” (atual Braskem).

    Agora o texto será entendido apenas pelos moradores mais antigos da cidade… Santo André é uma cidade muito interessante, é dividida pelo Rio Tamanduateí e pela Ferrovia Santos-Jundiaí, e tem mais ou menos uma coisa de “é do outro lado do Rio”, no caso esse amontoado de ruas (que faz parte de um bairro) fica “do outro lado do rio”, uma zona pouco frequentada por quem mora “desse lado do rio”, portanto absolutamente desconhecida pela grande maioria que não mora “do outro lado do rio”.

    Resumindo, interessante e não conhecia pois dada a ilógica explicação acima, nasci e fui criado “desse lado do rio”. Para que ninguém fique chateado o pessoal “do outro lado do rio” não conhece um monte de coisa “desse lado do rio” e fala as mesmas coisas estranhas das coisas e do “pessoal desse lado do rio”.

    Santo André é uma cidade muito legal, que foi literalmente destruída por uma corja de políticos nesses últimos 30 anos, uma cidade que na década de 60/70 possuía o padrão de vida similar ao da Bélgica, com uma industria pujante se tornou um arremedo do que tínhamos nessas décadas, falar de industrias como a Otis, Chrysler, General Eletric, Black & Decker, Pierre Saby, Nordon, Adubos Ouro Verde, Fichet e tantas outras faz parte apenas das lamentações dos mais saudosistas que criaram suas famílias numa cidade que não existe mais.

    • Chris disse:

      Sim, santo André tinha tudo pra ser o melhor município da grande são paulo, mas, infelizmente, a prefeitura foi tomada por um certo partido que, ao invés de cuidar da cidade, se preocupou com encher o próprio bolso e dos amigos, e com isso o município foi ladeira abaixo.

  10. Fábio disse:

    Avenida Airton Senna vá lá, mas Rua Senninha é sacanagem…

  11. Eduardo Dias Cordeiro disse:

    Rua Minardi seria uma boa. Mas acho que a origem é indiferente pra maioria das pessoas =(

  12. moisesimoes disse:

    - Prost e esse monte de assembleias: nada a ver.
    Quem sabe, ainda vou morar numa Rua “Nordschleife” ou Rua “Interlagos Antigo”, kkk.

  13. Albert disse:

    Santo André, livre terra querida
    Forja ardente de amor e trabalho
    (Versos iniciais do hino Andreense, minha terra).

    Passei muito pela entrada da rua, na avenida dos Estados, tinha uns 18 ou 19 anos e tinha uma quase namorada que morou na rua Numídia, ali no parque Capuava. E nunca tinha ouvido falar do nome dessas ruas

  14. Guilherme disse:

    Não gostaria de morar nesse bairro (já que nossos governantes não tem olhos para as as áreas menos favorecidas da cidade)… mas se fosse escolher, seria na Rua Estoril.

  15. Guilherme disse:

    Nossa, sou de Santo André mas desconhecia completamente… periferia da cidade, indo para Mauá. Interessante.

  16. Carlos Henrique disse:

    Moro na cidade, não conheço essas ruas… optaria pela Minardi!!!
    Flávio, esse bairro fica próximo a parte final da Av. dos Estados, próximo também ao Polo Petroquímico de Capuava.

  17. Chris disse:

    Eu morei alguns anos na rua Minardi. De inicio não sabia o que significava, fui descobrir depois que mudei de lá, quando descobri a formula 1.
    O bairro em si é uma favela moderna, onde os barracos deram lugar a construções sem licença, em terrenos que pouca gente tem escritura. Eu morava ao lado de uma boca de fumo, era bem barra pesada. A policia evitava, e acho que ainda evita, aquela região, e quando resolviam entrar, todo mundo se trancava em casa.
    Meu pai acabou saindo de lá um dia que teve tiroteio no vizinho, nos escondemos em baixo da cama, durou uma meia hora e teve alguns mortos. No outro dia ele arrumou um caminhão, me lembro como se fosse ontem, um F350 caindo os pedaços, jogou nossas coisas em cima e fomos pra São Caetano, morar no fundo da casa de uma tia. A rua nova eu gostei mais, pois se chamava Rua Peri, e eu havia ganhado um exemplar de “O Guarani”, consequentemente sabia o que significava onde eu morava.
    Nunca mais voltei na rua Minardi…

  18. Gustavo disse:

    Que massa! E essa avenida AIRTON SENA? KKKKK

  19. Vera disse:

    Seria uma feliz moradora da rua Monza. :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>