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sábado, 24 de março de 2018 - 11:45F-1

PRO HALO DA HISTÓRIA (2)

alochuva18

RIO (que sábado!) – Olá, tudo bem?

Meio atrasadinho, não?

Faz mal, não. Eu posso. Quem não deveria era a Ferrari. Ou a Red Bull. Atrasadinhos quando olham para Lewis Hamilton e sua pole inacreditável na madrugada.

Não pela pole — a Mercedes largar na frente não é novidade, muito menos ele; são 73 na carreira, foi a quinta seguida em Melbourne, sétima no circuito. Mas pelo tempo. Comandante Amilton tinha feito 1min22s051 na sua primeira tentativa no Q3. A equipe não mexeu em nada no carro. E, na segunda, veio uma volta em 1min21s164.

É meio desmoralizante para os outros. Raikkonen, que começou o ano animadinho, metendo tempo em Vettel, ficou em segundo a 0s664 do tempo do inglês.

Aí parei, como diz José Trajano. É coisa demais.

A Mercedes só não teve um dia perfeito porque Bottas enfiou o pé na jaca no Q3, estampando o muro depois de pegar uma zebra molhada — choveu de manhã, e apenas o último treino livre foi afetado pela água; na classificação, o sol brilhou, 24°C, uma delícia. Ficou sem tempo, trocou o câmbio, perdeu cinco posições e larga em 15º. É um companheiro de equipe muito apagado, esse moço.

Tião Italiano foi o terceiro e Verstappinho, o quarto. Aí veio a surpresa do dia, em quinto e sexto: a incrível Haas, que segundo Alonso é uma réplica da Ferrari. Magnólia larga em quinto e Grojã, em sexto. Ricardão era o quinto, mas caiu para oitavo com a punição de ontem. Hulk ficou em sétimo no grid, Sainz Idade parte em nono e El Fodón de la Décima Posición ali.

Alonsito ficou feliz com o 11º tempo, embora não tenha passado para o Q2. Ganhou a posição de Bottas e disse que vai “se divertir este ano”. “O carro é bom, e pela primeira vez nos últimos anos não precisamos correr para nos defender. Vamos atacar. Quando o entrosamento com a Renault for maior, temos muito a crescer”, falou o espanhol animadón.

No Q2, Fernandinho foi eliminado ao lado de Não Doorme, Maria do Bairro, Strupício e Santo do Pau Ocon. A Force India melhorou um pouco, mas começa o ano bem atrás daquela que se mostrou a quarta força na Austrália, a Haas. Lá para trás, a decepção foi a Toro Rosso, que abriu a lista de degolados no Q1 com Hartley (preciso de um apelido). Depois dele ficaram Sonyericsson, Leclerc (preciso de outro apelido), Sirotkin (mais um) e Gasly (outro).

Na sexta, havia previsão de chuva para sábado e domingo, mas o tempo deu uma virada. No seco, Hamilton dispara e ganha. No molhado, tudo pode acontecer — inclusive Hamilton disparar e ganhar.

Seja como for, a tendência é de uma corrida interessante atrás de Lewis. A Red Bull é a única da ponta que vai largar com supermacios, em vez dos ultramacios, e esticará o primeiro stint para ver no que dá.

Veremos o que vai dar na madrugada. Palpites para o pódio? O meu é Hamilton, Verstappen e… Alonso! Só para ganhar sozinho.

89 comentários

  1. Jader Carvalho disse:

    Por ser jovem, me veio a mente Mulerc (muleque). Os demais ta complicado mesmo.

  2. Carlos disse:

    Depois da corrida da Austrália e da “engasgada” do motor Honda, pensei no seguinte apelido pro gasly: engasga-ly

  3. Byron disse:

    Sugestões de apelidos:
    Sirotkin – CCCPtkin
    Gassly – Gasolyn
    Leclerc – La Clerc
    Hartley – Hakaley (afinal ele é da Nova Zelândia)
    Puxa, gosto muito do Raikkonen, mas está duro torcer para ele…

  4. Alvaro disse:

    O duro é ouvir a Mariana Becker da Globo dizendo no Globo Esporte de sábado que o tempo do Hamilton foi “como se diz aqui na Fórmula 1: um TEMPORAL”.

  5. Luiz disse:

    Atrazado não pode Sr. Gomes!

  6. LEANDRO VIEIRA COSTA disse:

    Leclerc – Jaques Leclair – costureiro de uma novela da globo

  7. Wilian Esteves disse:

    Sugestões de apelido:

    Van Hartley
    LóGasly
    Semrotkin

  8. D disse:

    Esperando ansiosamente “Pelo Halo da história (3). Corridinha boa, hein?

  9. Felix disse:

    Cometa Halley, Glasslite, Sputnik e não tenho nada pro Leclerc. Obrigado, de nada.

  10. Sugestões pros apelidos:
    Gasly – (não) Dá pro Gasly
    Sirotkin – $irotkin
    Leclerc e Hartley é foda…rs

  11. Roberto disse:

    Se foi culpa do software eu não sei. O que não entendi é que antes dos safety car virtual a diferença era de 11.8 segundos. Logo depois do safety car e antes da entrada do Box pela Ferrari a diferença pulou para 16 segundos. Ou Hamilton andou devagar demais ou Vettel andou rápido demais.
    Acontece que o limitador é para todos os carros.
    Ou FLÁVIO GOMES, explica isso.
    Claramente Vettel conseguiu ampliar a diferença de 12 para 16. Como foi possível ?

    • Thiago disse:

      Não é muito fácil de explicar, tanto que o programador de software da Mercedes pelo jeito não percebeu, mas é pura matemática.
      Como o VSC é acionado ao mesmo tempo para todos os carros, quem está à frente tem a vantagem de ter percorrido um trecho maior de pista em velocidade de corrida.
      EX: Imagine que o VSC seja ligado exatamente no momento em que o Vettel cruza a linha de chegada e completa uma volta (que chamaremos de X). Esta volta X é completada em um tempo normal e a próxima é em um tempo Y, controlado pelo VSC. Já o Hamilton, e todos os que estão atrás, tem o tempo da volta X afetado pelo VSC, desvantagem que Vettel não teve, portanto perdem tempo em relação ao líder. A partir da volta seguinte todos andam no tempo Y e a diferença se mantém.
      O processo inverso, logicamente, acontece no fim de VSC, quando quem está atrás percorre um trecho maior de pista em velocidade de corrida.
      Além de tudo isso, você ainda tem que imaginar que há variações de tempo dependendo do trecho de pista em que o piloto está no início e no fim do VSC. Quem está trecho de alta perde muito mais tempo do quem está num trecho de baixa.
      No caso do GP de ontem o Vettel deu o pulo do gato ao aproveitar o natural aumento da vantagem pra para no box e tornar a 2ª parte do processo irrelevante, mesmo que o SC real não tivesse entrado.

  12. Goos disse:

    São apenas 365Km/h
    Sem halos, sem nada…
    Pura força bruta!

    https://www.youtube.com/watch?v=NeaZGv8D_kI

  13. André W. disse:

    Não Doorme, Rsss

  14. André W. disse:

    Pra mim o Kimmi é um phodaman, porque ser cachaceiro e piloto de Fórmula Um não é para qualquer um nos dias de hoje não (no passado era comum). Mas a glicose baixa sempre no fim da corrida.

  15. André W. disse:

    Vale o quê, caroço de feijão? Meu palpite:
    1 Vettel
    2 Vestapin
    3 ……. Bottas

  16. Helinho disse:

    Sugestão :
    Hartley Davison e Engasly….

  17. Leonardo-ES disse:

    Sugestão dos apelidos: #28 Cometa Halley (meio forçado esse); #16 Lek Lek (vem do funk arghhhh, mas como a Liberty quer agradar a mulecada ta valendo); #35 Ciroc (é nome de marca de vodka, esse tem a ver rsrs), #10 Gasosamente (tradução ao pé da letra do ingês)

  18. Marcelo Vanderlinde disse:

    Com halo essa McLaren já é bonita.. Imagine sem!

  19. Mauro Oliveira disse:

    Precisa de apelido para o Hartley? Harley-Davidson

  20. EDMILSON LEMGRUBER disse:

    Sugestão para apelidos, Leclerc (Jacques Leclér) embora só os mais velhos vão entender. Para Sirotkin inventa um nome de vodka qualquer. Os demais não me vem nada na cabeça

  21. Allan Amâncio disse:

    Gasly- Engasgado
    Hartley -Mutley
    Sirotkin- Sovietchkin
    Leclerc- Lecrocs

  22. Rafael Chagas disse:

    Oi Flávio. Sou um leitor assíduo do seu blog. Você acha que a McLaren pode evoluir ainda este ano?

  23. Angelo disse:

    Já sei… Sirok um tikim

  24. Everson Oliveira disse:

    Realmente…é incrivel a boa imprensa que Alonso tem: já vi aqui Flávio Gomes dizer que Alonso fez uma boa qualificação…nada mau para o que tem, etc…Q2 para Alonso é bom ? era o motor Honda e agora o que é ? o motor Renault que equipa por exemplo a Red Bull ? Alonso é sempre meio da tabela mas meio mundo acha sempre que é bom…até quando essa diversão / engano mediático alonso vai continuar ?
    Alonso vai ficar em 3 lugar ? fantástica tanta crença em Alonso, já agora: daquelas aventuras todas em que Alonso se meteu além da F1 em qual delas ele ganhou ? é que na F1 já não ganha nada há uns anos…começa a ser algum fiasco essa coisa toda á volta de Alonso…então Flávio Gomes ? agora com motor Renault Q2 é bom ? quando acaba essa pouca exigência para com Alonso ?
    A verdade é esta: a carreira de Alonso na F1 virou um fiasco faz anos e todas as ingressões por outras categorias visam apenas disfarçar esse fiasco e estão elas mesmas a serem fiascos.
    Fala sério…Q2 para alonso é bom ? kkkkkk

    • Alberto disse:

      Olá Flavio Gomes!
      Alonso respondeu aos seus críticos se ele já é bom piloto ou não. Corrida muito boa do espanhol e melhor piloto do dia pela votação.
      McLaren ainda vai evoluir muito ate o final da temporada.

      • Ricardo Bigliazzi disse:

        Vamos lá, se não houvem duas “porcas historicas” nessa corrida o Idiota Veloz Espanhol estaria em sétimo no final.

        Além disso o Idiota Veloz Espanhol também se beneficiou do efeito Safety Car (da mesma forma que o Vettel) o que o fez ficar na frente da Red Bull o que o colacaria em 8o. no final.

        Digo que a Mclarem tinha um ótimo chassi para um péssimo motor no ano passado.

        Quando se ganha uns cavalinhos a mais nas costas o chassi abre o bico e mostra as duas deficiências de projeto.

        Para o azar da Mclarem o Idiota Veloz Espanhol sabe fazer tudo, menos aglutinar uma equipe e conduzi-la ao sucesso ajudando a aprimorar o carro.

        Já o vimos levar equipes ao caos, na Mclarem (1a. passagem), na Ferrari, na Renault (Sr. Eu não sabia) e agora na Mclarem (2a. passagem – como a Honda está aliviada).

        Segue o jogo

      • Ricardo Bigliazzi disse:

        “houvessem” / “duas”

  25. Luiz AG disse:

    Boa noite Flavio, não sei se já viu esse vídeo, carros de F-1 abandonados:

    https://www.youtube.com/watch?v=VNCD7P1nc4g

  26. Angelo disse:

    Gasly pode virar “Engasly”… Leclerc pode virar “Lerdoclerc”… Ja o russo pode fazer uma analogia a uma certa marca de vodca… que se não me engano não é russa…. e comandante Hamilton não sabe brincar, que temporal. Vai ser interessante acompanhar a temporada sem ter um brasileiro. É uma mudança mesmo que sútil (ou não) da forma que verei as corridas, algo que faço desde 1988.

  27. Oscar Moraes disse:

    Olá Flavio, espero que esteja bem.

    Em tempos de Alfa Romeo na F1, achei essa reportagem sobre 6 carros rarissimos que foram abandonados e descobertos em um castelo na Bélgica.

    http://www.messynessychic.com/2018/03/22/found-in-a-derelict-castle-the-lost-fleet-of-alfa-romeos/?utm_source=drip&utm_medium=email&utm_campaign=Weekend+Conversation+Starters&utm_content=Weekend+Conversation+Starters

    A família proprietária do castelo, afundou-se em dividas e o governo local foi abrigado a tomar a propriedade em forma de pagamento aos valores em atraso. Nesse castelo existia uma espécie de celeiro/garagem com 6 Alfas esportivos…jogamos ao relento por diversos anos.

    Em 2015 os carros foram há leilão e a própria Alfa comprou um deles. Pelo visto, os carrinhos tiveram um final feliz.

    Grande abraço e muito obrigado por manter esse blog sempre atualizado!

  28. Anderson disse:

    Pelo passeio que será esse ano, fica 3 constatações:

    1) lewis está caminhando pra ser um dos 5 maiores da história

    2) que façanha foi a de rosberg em 2016 – mesmo carro desbancar o lewis

    3) teria sido interessante se ele tivesse continuado …

  29. Luis disse:

    Pro Hartley podia ser Hartley-Davidson ou Harlento, e o Leclerc fechando em último, o Fecheclerc…

  30. Fabio disse:

    Não que voce tenha pedido… mas seguem umas sugestões de apelidos:
    CometaHartley ou HartleyDavidson, Fecheclerc, SiroPUTkIN ou Sió-um-ti-quim, EnGasgly.

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