BAKU DE QUEM? (3)
RIO (tarda, mas não falha) – Desta vez, a sorte soprou para Hamilton. A corrida que ele menos mereceu vencer, e que teve tanta gente digna de aplausos — Bottas, Raikkonen, Leclerc, Sainz Jr., Stroll, Alonso… –, acabou caindo no seu colo graças à pequena tragédia pessoal de seu companheiro de equipe, que teve um pneu furado a duas voltas do final. Eram os momentos derradeiros de um GP muito doido em Baku, e Bottas já se imaginava lépido e faceiro no degrau mais alto do pódio quando passou por um pedaço de carro quebrado no asfalto e estourou seu pneu direito traseiro.
Antes disso, um incidente doméstico mudara o destino da prova do Azerbaijão, que parecia destinado a Vettel, líder da largada até a parada para troca de pneus, na volta 31. Voltou em segundo, mas Bottas, que esticava o primeiro stint até onde desse, teria de parar também e logo as coisas voltariam ao normal para o ferrarista.
[bannergoogle]Mas em Baku não é de bom tom apostar na normalidade. Um pouco mais atrás do trio Vettel-Bottas-Hamilton, que puxava o trem dos primeiros colocados, Verstappen e Ricciardo vinham se esfregando a corrida inteira na luta pela quarta colocação. Tocaram rodas, trocaram de posição, a tensão se sentia no ar. Mas a disputa se dava dentro dos limites aceitáveis de civilidade.
Isso até a volta 38, quando Ricciardo, depois de finalmente passar o parceiro, fez sua troca de pneus. Verstappen parou na volta seguinte e, surpresa!, saiu dos boxes à frente de novo. O australiano, então, perdeu a paciência. Na volta 40, na freada para a curva 1, embutiu na traseira do jovem Max, que se defendeu, na minha visão, de maneira legítima. Só que Ricciardo não conseguiu brecar e encheu a traseira do garoto, levando a Red Bull a um abandono duplo doloroso para o time.
Aqui, um parêntese. Os pilotos evitaram se xingar publicamente e a equipe falou em “acidente de corrida”, garantindo que eles são livres para brigar como quiserem, desde que isso não se repita mais. O único a cuspir marimbondos foi Helmut Marko, que esbravejou contra o que chamou de “ausência de cérebro” de seus meninos. Ricciardo se desculpou com a equipe. Max falou que essas coisas acontecem quando a refrega é intensa.
Bem, o fato é que por conta da batida o safety-car foi acionado na volta 40, pela segunda vez na prova. A primeira fora logo na largada, graças a duas batidas: Raikkonen com Ocon e Alonso com Sirotkin. No caso da primeira, o piloto da Force India abandonou e Kimi teve de fazer um pit stop prematuro, trocando o bico e caindo para último. Sua recuperação foi notável, como se verá adiante. Na segunda, o russo da Williams ficou pelo caminho e Alonso teve dois pneus do lado direito furados, conseguiu chegar aos boxes, trocou tudo que podia e, “em nome da honra”, como disse, voltou para a corrida e terminou em sétimo dizendo que foi a melhor prova de sua vida. “Poucos pilotos insistiriam em continuar com o carro todo arrebentado daquele jeito”, se auto-elogiou.
Voltando à panca rubro-taurina, o safety-car permitiu que muita gente fosse para os boxes colocar pneus ultramacios para a fase final da prova, e quem se deu bem foi Bottas, que fez sua única parada nesse momento e se manteve na liderança porque Vettel parou, também. Quando a prova estava para ser reiniciada, na volta 43, uma presepada de Grosjean fez com que o carro de segurança se mantivesse na pista até a volta 47. O francês da Haas, que fazia uma corrida brilhante, de último para sexto, bateu sozinho quando ziguezagueava para aquecer pneus. Houvesse um buraco no chão para se enterrar ali, Romain entraria nele, de vergonha.
Na relargada, foi um pega pra capar. Como a enorme reta dos boxes de Baku oferece muito vácuo, Vettel tentou uma manobra suicida e foi para a ultrapassagem sobre Bottas na curva 1. Fritou os pneus, errou a freada e caiu para quarto, sendo ultrapassado por Hamilton e Raikkonen. Seu pneu ficou quadrado e ele ainda perderia uma posição para o surpreendente Pérez. Aí, a duas voltas do fim, estourou o pneu de Bottas e Lewis herdou a ponta para ganhar, talvez, a corrida que menos mereceu na vida.
[bannergoogle]Kimi, que tinha se estrepado na largada, foi o segundo e Pérez levou a Force India ao pódio, seguido por Vettel, Leclerc, Sainz Jr., Alonso, Stroll, Vandoorne e Hartley. Não, você não leu errado: Charles Leclerc, da Sauber, ficou em sexto, com uma atuação espetacular, fazendo seus primeiros pontos na F-1. Hartley também pontuou pela primeira vez com a Toro Rosso, e o oitavo do riquinho Lance tirou a Williams do zero na temporada.
Foi a 63ª vitória da carreira de Hamilton, que já não sonhava com ela desde a volta 23, quando precisou trocar pneus mais cedo que todo mundo por conta de uma travada de rodas que acabou com sua borracha, comprometendo qualquer chance que eventualmente tivesse de alcançar Vettel. Mas o safety-car mudou tudo, e quando se recebe uma chance dessas de bandeja, o melhor a fazer é aproveitar — não sem antes fazer questão de dizer que quem merecia, mesmo, era Bottas.
Com o resultado, Lewis, que ainda não havia vencido no ano, assumiu a liderança do campeonato com 70 pontos, contra 66 de Vettel. O alemão lamentou o pódio perdido, mas não se arrependeu de tentar passar Bottas na relargada final. “Era uma chance que eu tinha, óbvio que deu errado, mas eu precisava arriscar alguma coisa”, falou. Bem, é uma forma de ver a vida. Se tivesse ficado quietinho em segundo, talvez a vitória caísse em seu colo, não no de Hamilton, quando o pneu de Valtteri foi para o espaço.
Mas o “se” não corre, como se diz. E, no fim, novamente graças ao imponderável — no caso a batida de Ricciardo e Verstappen –, mais uma corrida desta temporada maluca virou de cabeça para baixo quando uma reviravolta parecia improvável.
Que seja assim até o final do ano. Gostamos do imponderável.
A Red Bull pode ser a terceira força em termos de disputa nas pistas e nos campeonatos, mas é a primeira força em batidas e porradas.
São muito bons nisso, a tal ponto que não batem só nos outros. Batem um no outro, também.
Será que só eu achei que o Grosjean (da equipe satélite da Ferrari) bateu de propósito no muro, durante a bandeira amarela, no final da corrida? Faltavam ainda 9 voltas, e logo o safety-car sairia. Aí, O Hamilton (ou o Botas) poderia atacar o Vetel e levar a vitória. Com a pancada (estranha muito estranha, especialmente considerando a larga experiência do Grosjean), a retomada da corrida ocorreu faltando apenas pouco mais de 3 voltas. Ora, não interessa à FIA mais um ano de reinado do Hamilton (isso, até as pedras da calçada já perceberam faz tempo). E houve o precedente da primeira corrida, na qual OS DOIS carros da Haas tiveram parafuso solto (nas rodas, na cabeça dos diretores da escuderia, e na dos velhotes que tomam as decisões durante a disputa, lá na sala de controle, mas devem estar míopes e surdos). Tudo muito, mas muuuito conveniente mesmo. Hoje, quem manda em tudo é o interesse financeiro, mas na F1 nem se tenta disfarçar, a coisa é escancarada, e só não vê quem não quer.
Quando a Hass abandonou na Australia você tambem achou que foi de propósito?
Esses caras de teoria da conspiração tão se perdendo.
Como assim? O Vettel tava em segundo durante o SC, o Bottas tava na frente dele…
E se o caminhão demorasse mais no resgate do carro e os funcionários na limpeza da pista? Vitória de Bottas (com SC) de qualquer maneira.
Teoria furada.
Só você achou. Parabéns, Giovanni
Verstappen parece uma espécie de Gilles Villeneuve da era moderna da F[ormula1. Muita velocidade e uma ousadia que beira a irresponsabilidade.
Max culpado. E a Mercedes deve ter levantado as mãos pro céu quando Bottas furo o pneu… o segundo piloto na frente do primeiro? Iria ser um problemão…
Concordo com o modo de pensar do Vettel. Ele tomou a decisão correta com as informações que tinha no momento. Ele não sabia se estaria tão próximo do Bottas de novo, obviamente não sabia que o finlandês se estreparia sozinho e, obviamente também, não sabia que daria tão errado. Imagino que na cabeça dele o pior que poderia acontecer era não passar e manter o segundo lugar. Por isso, pra mim, fez o certo, mas deu errado.
Não curto esse alemão que comemora efusivamente as vitórias que a Ferrari constrói para ele como se tivesse algum mérito. Com o canhão da Red Bull e o multi-21 nem é preciso falar nada.
Porém, enquanto ele não tiver uma bola de cristal dentro do cockpit o que ele tem de fazer é o que fez na corrida.
A imprensa tem de falar qualquer coisa. Papel em branco não é jornal. Se ele tivesse acertado estariam babando com a excelente vitória. E se não tivesse tentado estariam babando mais ainda dizendo que devia ter atacado.
Ele fez o certo e ponto final.
Abs.
Puta que pariu……………………ninguém consegue enxergar que a manobra do Schukrute não foi uma tentativa de ultrapassar Bottas?? Ele estava se defendendo de Hamilton por isso perdeu o ponto da freada, ou seja, sempre que pressionado erra!
Eu já falei e vou repetir, Sennafredo:
Se Vettel tivesse ultrapassado o Bottas, o pneu furado seria o dele!
O pessoal aqui está acusando o Max, mas os comissários não viram assim. Se vissem, puniriam o garoto mais uma vez!
Hulkemberg começou a prova em ritmo alucinante, largou em 14º e logo já estava chegando no Sainz para lutar pelo 5º??? Obviamente estava querendo fazer mágica, errou feio, estampou o muro. Falha fatal porque Alonso não erra assim e mesmo não tendo carro a altura da Renault vai acumulando pontos nessa luta pelo sétimo posto neste campeonato. Hass ridícula nessa prova. Bottas…… barbaridade homem azarado, um pedacinho de carro tirar a vitória e pelo amor de Deus sete voltas com SC e povo do Azerbaijão não limpa a pista direito? Outra coisa importante foi entrar o SC na batida das Red Bull, como os carros ficaram uns 15 metros longe da pista, não teria necessidade disso, bastava o VSC. Ao meu ver acidente tolo, que poderia ser evitado por ambos, Verstapen fez dois movimentos mas foram muito leves, e o Ricciardo que teve tempo de frear poderia tirar o carro, mas deu uma de “louco” acho que pra mostrar um pouco de frustração com sua posição atual dentro da equipe. Agora uma corrida com Stroll e Hartley pontuando tem que ser uma corrida maluca. Palmas pra Leclerc.
Tinha tempo de frear não amigo, ambos estavam no fim da reta e o vácuo é cruel, o travamento da rodas indica que não tinha que fazer. Se o Ricciardo tira pro lado de fora naquela velocidade era capaz de rodar e se tivesse sorte, ido parar na área de escape.
Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa. Bottas levou a pior e isso acontece em corrida. Para mim não teria de ter SC mas já que teve meu salientei que o trabalho foi mal feito. Se fosse bem feito limpariam a pista direito.
Imponderável de Almeida, grande personagem de um magnifico escritor, Tenho pena do GOSTWRITER que esta escrevendo para o Gomes. Esta esquecendo dos apelidos, pô!
Nelson Rodrigues criou o personagem Sobrenatural de Almeida e não “Imponderável de Almeida”…
Impressão minha ou a Ferrari não tem estratégia a não ser esperar para ver o que a Mercedez faz e copiar. Porque não colocou o Ultra macio para o Vettel na parada dele. Apesar do carro melhor a Ferrari está dando sorte quando está ganhando. A red Bull e a Mercedez tem estrategistas bem melhores.
E tem outra….na parada do SafetyCar se o Schukrute continuasse com os pneus amarelos ganharia a corrida igual!
Acho que a estratégia da parada do Vettel foi a de “marcar” o Hamilton, acreditando que o Bottas fizesse o mesmo (lembrando que o Massa sugeriu que a Mercedes deveria arriscar o ultra-macio pelo pouco de voltas que faltava). O final da corrida sem a batida das Red Bulls provavelmente seria uma perseguição do Bottas ao Vettel: sairia dos boxes uns 10s atrás, de ultra-macios e faltando umas 10 voltas.
Com a entrada do safety car, a Ferrari perdeu a vantagem sobre o Bottas em relação ao pit stop (da mesma forma que ganhou sobre o Hamilton na Austrália) e preferiu não arriscar o Vettel a ficar de macios até o fim contra o resto dos carros de ultra-macios.
Mas o alemão não precisava entrar no boxe……..ficaria em primeiro de pneu amarelo!
Se não tivesse acontecido o safety car das Red Bulls, eu concordo que não precisaria.
Ocorrida a batida, se ele não entrasse para trocar os amarelos, teria que suportar a pressão de carros rápidos que estariam de ultra-macio (no mínimo, as duas Mercedes e talvez o Raikkonen). Eu não tenho acesso ao Live Timing, mas é capaz de que o Vettel, mesmo não entrando no box, ainda saísse atrás do Bottas devido à desvantagem de tempo (acho que uns 12-13s em ritmo de corrida) e à velocidade reduzida do SC.
Ta certo….teria a desvantagem de velocidade. Bottas ainda sairia a frente acho.
Exato. A Mercedes está acumulando azares e problemas com o carro, mas está lá. Bastou uma vitória do Hamilton para assumir a ponta da tabela. E que continue assim, sem imponderáveis, com a Mercedes à frente e a Ferrari no pelotão da merda brigando com a Red Bull. Se bem que eu gostaria que Ricardo e Max chegassem mais perto para brigar com a Mercedes e que a Ferrari ficasse lá brigando pelo 6o lugar com quem aparecesse.
Abs.
A culpa foi do Verstappen.
Ele não pode ficar mudando de linha o tempo todo. Quando ele voltou a frente do Ricciardo, este perdeu pressão aerodinâmica e o carro não freou.
Vitória mais sem merecimento do Hamilton e azar grande do Bottas.
Vacilo monumental do Grosjean e grande resultado do Leclerc.
Com o Verstappen mudando de lado não dá. O vídeo da câmera onboard dele, que começa aos 0:31, mostra as variações na direção (é só colocar o cursor do mouse em cima da linha da pista à esquerda). O Ricciardo vem de asa aberta, faz o drible direita-esquerda (conseguindo o espaço para um “mergulho”), leva a fechada e ainda trava roda antes de bater. https://www.youtube.com/watch?v=36YFQTFzZwU
Boa participação do Massa na transmissão (apesar de também ter ido bem, tive a impressão que o Burti ficou se sentindo meio ameaçado). Algumas vezes a equipe da emissora oficial fica conversando sobre algum assunto (que até pode ser importante), mas parece que esquece de olhar a corrida e acaba perdendo algum detalhe (por exemplo, na hora que o Verstappen saiu dos boxes na frente do Ricciardo, quem percebeu foi o Massa).
Concordo plenamente!!
Verstappen muda duas vezes o sentido!!!
Pela câmera do Ricardo da pra ver claramente!!!!
Segundo o regulamento ele pode mudar de posição uma vez para defender a posição e outra vez para fazer a tomada da curva se for preciso.
O que não pode fazer – e isso é novo no regulamento – é mudar a trajetória para qualquer lado depois que iniciou a frenagem.
Abs.
E pensar que o Bottas estava ganhando a corrida e passando o Hamilton na classificação!!!
Fincando a dois pontos do Vettel!!!
Tem que beber muita cerveja mesmo!!!!
Sinceramente os dois pilotos da Red Bul, foram patetas. Mas como o Max está com o filme queimado, ele que deveria vira uma p*ta e deixa o Roccardo passar lotadona reta.
O meu gatão derrotou o Daniel Riccardo no ano passado e vai fazer o mesmo este ano. Não sei porque ficam dizendo que esse piloto, só porque ganhou umas corridinhas na sorte, vai para o lugar do meu gatão.
Claro que não!
Nova Zelândia não pontuava desde Jarama 1976 com Chris Amon e Mônaco desde Monte Carlo 1950 com Louis Chiron. A Williams está mesmo parecendo que vai levar um “pau” das outras equipes, triste isso.
Cara, esse campeonato está tão louco que era pro Bottas estar na liderança…
Essa história do Schukrute dizer que tentou passar o Bottas é balela de amarelo, kkkkk todo mundo viu que ele quis defender do Miltão e acabou atrasando-se na freada. Por dentro ele levaria o Xis do Finlandês.
#pilotinhofakedemerda
Preste atenção nos efeitos, “viúva” fanática e “alonsita” derrotada:
Se Vettel tivesse passado o Bottas naquela tentativa, o pneu estourado iria ser o do alemão.
O que parece ser um mal, acaba sendo um bem.
#VocêSabeQuemAcabouComAlonso?
Calma santa, kkkkk! Se teu ídolo não começar a entregar os pontos ou sentir a pressão, (e parece que já acusou) tem tudo pra levar com os pés nas costas o campeonato.
Calma, “viúva”… ainda faltam vinte minutos para você rasgar o negro véu e chorar pitangas.
Pela imagem onboard dá para perceber o movimento ligeiro do Verstappen mudando para a direita, é sutil e não é a primeira vez que ele faz a manobra, mas o moleque é bom o futuro da F1? Não mesmo!!! Continuam passando a mão na cabecinha do holandês, o Ricardão risonho errou, sim ! teve sua parcela de culpa, pneus frios e freios frios todos estavam reclamando da falta de aquecimento e aderência, mas mais uma vez o garoto futuro da F1 faz das suas, são quatro corridas e ele aprontou em todas, hora de rever o futuro!
A frase mais antiga da Fórmula 1: Sorte de campeão. Bottas tem menos este ponto no seu sonho de ser campeão. C”est la vie em homenagem a Leclerc.
O Vettel poderia ter ficado em segundo, mas isso não é instinto de um grande campeão. Um grande campeão sempre busca a vitória mesmo que para isso possa arriscar sua corrida, prefiro um corredor assim do que um medroso que sempre aguarda os outros quebrarem para ganhar posições
Concordo, isso faz as corridas serem boas.
Tem hora para recuar e hora para atacar. Trocar as bolas é burrice ou covardia. Era hora dele atacar e ele atacou. Se não tivesse atacado estariam dizendo que devia ter.
E outra coisa, como bem observou um comentarista aqui no blog: se ele tivesse à frente do Bottas seria o pneu dele a furar.
Abs.
PS. Esse alemão não é 30% do que dizem que é. Para início de conversa com um carro muito superior à Mercedes e depois de liderar por 13 corridas ele perdeu o título.
O Verstappen em uma das ultrapassagens de Ricciardo deixou o carro, “sem querer”, tocar no outro, espremendo ele no muro. Na hora da batida, o cara está vindo a 300 por hora e o Verstappen fez um movimento pra direita, mesmo que leve, e depois outro pra esquerda. Não tem como não acertar a traseira dele desse jeito. Mas teve quem entendeu que foi de corrida, porque não foi brusco…
Tive a impressão que o MAX mudou duas vezes de direção na defesa contra o Ricciardo… não é a primeira vez que ele faz isso e nem a primeira vez que resulta neste tipo de acidente… visivelmente ele deixa o carro ir para a direita quando Ricciardo inicia a manobra e volta para a esquerda quando percebe que será ultrapassado… isto já no meio da reta…
Acredito que o Max foi errado sim. Essa manobra dele é desleal e extremamente perigosa. Fazer isso com um companheiro de equipe é pior ainda. Riccardo teve toda a paciência do mundo para fazer a ultrapassagem. Além disso, a Red Bull sacaneou o Riccardo na parada de box. Enfim, Max é o menino mimado e a Red Bull só piora a situação.
SPA 2016. Raikkonen.
Uma hora isso pode causar uma tragédia.
Suzuka 2016, com o Hamilton. Sorte que lá não tinha um muro tão próximo. O menino holandês é genioso.
Alguém tem que avisar aos pilotos da equipe das latinhas, que os carros de Fórmula-1 não são carrinhos de “bate-bate” de parque de diversões.
Piquet conseguiria passar tranquilo, e por fora.
Só discordo da defesa “legítima” do Verstapen, Como pode ser legítima se mudou de direção duas vezes ao ser atacado? Não existe mais a regra de que só pode mudar uma vez?
Penso exatamente igual. Não há como concordar com os que querem “dividir” a culpa com o australiano. A regra é clara.
Se não existissem regras e a defesa da posição fosse um “vale tudo” , ´claro que nem Ricciardo nem ninguém arriscaria passar Verstappen ali.
E possivelmente em lugar nenhum .
E essa estória de que o holandês fez um “movimento sutil”… por favor né ?
você acha que o Verstappen defendeu legitimamente?? ele mudou a linha duas vezes na freada, o que em teoria não pode.
E olha que não é a primeira vez que ele faz isso, ano passado ele cansou de fazer também e até foi punido em alguma ocasião.
Um dos troféus mais imerecidos que o Hamilton ganhou. Mas campeões têm seu momento de sorte, sem dúvida. Faz parte. É bom deixar o Vettel intranquilo. Vai ter q mostrar que pode ser campeão na pressão se quiser ganhar do Hamilton.
Raikkonen não mostra emoção nem fazendo a puta corrida que fez nem com a mulher do lado. Parece a mãe do Gru (Meu Malvado Favorito) que respondia a tudo que o filho falava ou perguntava com um tedioso “é…” Acho que o objetivo atual dele é chegar ao zero absoluto., ou mais ou menos -273ºc…
Na Red Bull, não dá pra forçar muito a barra. Foi acidente de corrida, no final das contas. Mas vai ficando definido que o Verstappen foi promovido pra ser o queridinho da equipe. Risadinha vai sendo relegado a segundão, mesmo não tendo perfil nem braço de segundo piloto. Pelo jeito, o Verstappinho é o único que caiu nas graças e no gosto do xerifão de lá, que não tolera erros e não gosta de (quase) ninguém. Nem os 64 dentes do Ricciardo demovem o eterno mau humor do cara. Como a gente sabe que quem manda na equipe mesmo não é o dono, mas o xerife, vai dar uma treta tipo Vettel x Webber. Só que Ricciardo não é Webber.
Torci para caramba pelo Leclerc. Finalmente estreou na F-1. Fico feliz de verdade quando vejo uma atuação assim, uma da turma do fundão andando bem. O moleque andou demais, diga-se de passagem. Tomara que continue assim. Não fez bobagem, fez ultrapassagens, claro que deu sorte de não pegar nenhum caco de carro pelo caminho nem um kamikaze louco, e – pelo menos pra mim – mostrou que o brilhareco do Ericsson foi mais um vôo de galinha. Desse jeito vai ser três a zero contra ele no final do ano, e ele vai poder pedir música no Fantástico.
Palmas pro Alonso. Apesar dessa combinação camisa da holanda x short do uniforme reserva do Brasil ficar muito mais bonita com o carro parado do que com ele andando, foi de bater palmas o jeito que ele levou o carro só com duas rodas. Tipo corrida dos anos 80. Hoje a maioria faz “ui, meu pneu furou, vou parar aqui, vai quebrar a ponta do saltinho…”. A menos que empene tudo e nem dê jeito de levar, ou que seja inútil, como o Bottas – levar pro box não iria ajudá-lo em nada naquele momento, seria último do mesmo jeito – fazer como Alonso fez mostrou vontade e garra. Achem o que achar do cara. Mas juro que eu pensei que ele não iria conseguir colocar o carro naquele bequinho pra trocar os pneus. Se tivesse apostado dinheiro ali perderia…
E gostei de ver, no final das contas, todo mundo meio embolado ali no intermediário. Se pensar bem, todas as equipes estiveram em algum momento na zona de pontos. Não tem mais aquele abismo tipo Manor tomando um segundo da penúltima fila. Claro que Sauber e Williams ainda estão um passo atrás, mas todas as equipes já pontuaram. Periga que todos os pilotos pontuem nesse ano, algo que não lembro que aconteça com frequência. Se as duas Sauber, que perigavam zerar esse ano dependendo do desempenho, já pontuaram, isso é perfeitamente possível, a menos que Sirotkin resolva mostrar o que suspeito dele – que será o novo Palmer. Hartley também não e´do ramo, mas já conseguiu o seu pontinho.
“Palmas pro Alonso. Apesar dessa combinação camisa da holanda x short do uniforme reserva do Brasil ficar muito mais bonita com o carro parado do que com ele andando, foi de bater palmas o jeito que ele levou o carro só com duas rodas. Tipo corrida dos anos 80. Hoje a maioria faz “ui, meu pneu furou, vou parar aqui, vai quebrar a ponta do saltinho…”. A menos que empene tudo e nem dê jeito de levar, ou que seja inútil, como o Bottas – levar pro box não iria ajudá-lo em nada naquele momento, seria último do mesmo jeito – fazer como Alonso fez mostrou vontade e garra. Achem o que achar do cara. Mas juro que eu pensei que ele não iria conseguir colocar o carro naquele bequinho pra trocar os pneus. Se tivesse apostado dinheiro ali perderia…”
Perfeito, é o meu sentimento tbm…….o cara é fodástico!
Na minha visão de maneira ilegítima!
Vi na sequência:
Ricardo fez que ia, não foi e acabou fondo.
Verstapen tomou o drible da vaca e foi na canela.
Penso que o plano de Ricardo era alargar a curva na freiada, sem deixar espaço por fora. O guri percebeu (tarde!) se jogou na frente e… cravou o alicate. Dá para perceber um travamento na traseira do menino ANTES da reação do Ricardo. Ricardo que vinha de vácuo, com muito mais velô, travou as quatro. Não deu.
Ricardo respeitou o regulamento nos passões que tomou. Contabilizou inclusive um toque de forçada de barra na dianteira esquerda.
O Regulamento é claro: Apenas um desvio de direção. O segundo é proibido.
De toda forma, corrida divertida do início ao fim!
Prezado F&G :Corrida Fantástica, Duas grandes besteiras Daniel e Vetel,jogaram na loteria e perderam,mas o certo e arriscar……. Kimi fez um corrida espetacular perfeito.
Melhor performance para o Piloto L. Leclerc, o pior resultado foi a batida de do Piloto da Hass .
O Bottas ficaria lépido e fagueiro, não faceiro.
Baku é uma pista para motores fortes. Isso explica o sucesso da Williams (motor Mercedes) e Sauber (motor Ferrari). Com quase todas a curvas de baixa em 90°, não precisa de um bom chassi. Precisa de tração e velocidade final. Um bom motor é essencial. Por isso ano passado essa, além de Monza, foram a únicas corridas onde a Williams andou bem.
Hamilton têm muita sorte, imagino como ficaria a cabeça dele se o Bottas ganhasse…
Nossa, que final! Vettel em dia de Mansell e Hamilton (que é fã de Senna) em dia de Prost…
Max não tem idade nem categoria para ser o bad boy da F1. Bons tempos onde os bad boys eram um Clay Regazzoni, Niguel Mansell…
O acidente do Grosjean foi bem ilustrado numa charge que vi por aí: um moleque travesso andando de bicicleta com uma ripa na mão que teve a genial ideia de colocá-la na roda da frente para ver o que aconteceria. Sim, foi ao chão. Todo estrupiado, chora botando a culpa no Ericsson.
O Romain Gosjean é tão ruim, que fez por uma TREMENDA PEREBICE uma ‘manobra’ que Nelsinho Piquet teve de fazer de propósito em Cingapura.
Os “acidentes” do Grosjean são tão ridículos que para qualquer outro piloto fazer igual, só fazendo de propósito, de tão inconcebíveis para um piloto de F1..
E ainda tem gente que “passa o pano” para esse infeliz.
Também era outro “jovem veloz e promissor”, quando chegou á F1.
Como dizem hoje do Verstappen.
Tai um exemplo para o jovem Max Verstappen.
Se não mudar de atitude, se continuar se achando mais piloto do que é, ao invés de conquistar titulos, será apenas o próximo Romain Gorsjean.
Eu aplaudi essa cagada da RedBull ontem, mas ainda acho que o Vestappinho mudou de direção duas vezes, ele entrando na frente do Sorrisão fez ele perder pressão aerodinâmica, justo quando ia frear tarde (um pouco tarde demais) e aí a merda está feita.
Faltou a malandragem do Vestappen de deixar o cara frear tarde e passar reto na curva.
Amigo, nunca vi o Ricciardo errar uma ultrapassagem. Acho difícil acontecer do jeito que falou
Acorda, Sennafredo! O “Canguru Afobado” está sentindo que 2018 vai ser mais um ano perdido (o oitavo), e está correndo atrás do prejuízo.
O problema, “viúva”, é um só. Se ele não consegue nem passar o companheiro de equipe, como vai conseguir passar os dois tetracampeões?
Até o Adrian Newey saiu correndo!
Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!
Do mesmo jeito que fez em 2014 com o #SckrutinhoFakedeMerda,
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A “viúva” escolheu Alonso para torcer e lá se vão doze anos sem título.
Depois escolheu Kvyat para torcer e não demorou, a Red /Toro /Bull /Rosso “rifou” o russo.
Desde o ano passado que está torcendo pelo Ricciardo e o “Canguru Aloprado” com o mesmo carro, não consegue ultrapassar um garoto imberbe.que nasceu ontem. Vice, então, nem pensar!
Vai torcer assim na casa do caraio! Hahahahahahahaha!
Pinto, você parece jogador de futebol. O repórter pergunta uma coisa e você responde outra.
Segafredo e eu queremos saber sobre 2014, o ano em que teu alemãozinho teve a carreira encerrada pelo Ricciardo.
Eu já quero saber de vocês, o ano em que o Ricciardo vai COMEÇAR a carreira dele na F-1.
O “Canguru Aloprado” se encontra no seu OITAVO ano na categoria e até agora nem VICE foi.
O resultado dessa corrida foi uma derrota ridícula para o Vettel.
Foi um vexame do tipo estar vencendo o jogo por 1 a 0 e nos acréscimos levar dois gols do time do Hamilton.
Um gol foi do Grosjean, outro foi um gol contra do próprio Vettel.
Esse tipo de vacilada já custou á ele o titulo do ano passado.
Contra Hamilton, não pode dar esse tipo de vacilo. Não pode se precipitar. Hamilton, além de ser um piloto acima da média, tem uma sorte incrível com bandeiras amarelas.
E Vettel, ao contrario, já é a segunda corrida do ano em que se estrepa com a bandeira amarela e perde uma vitória certa. Ou pelo menos a chance de pontuar mais que Hamilton e se manter á frente na tabela de pontos.
Não importa se Bottas e Raikkonen o ultrapassariam no final da reta, a briga dele é com Hamilton. E na frente do Hamilton que ele tem que chegar.
É com Hamilton que vai disputar o campeonato.
Lembram da Ferraris se chocando para deter o Verstappen na largada deum GP ano passado? Erros assim são fatais. A Mercedes e Hamilton agradecem.
Se Vettel tivesse feito a mesma manobra que Verstappen fez (com Ricciardo) na relargada no final da corrida com o Hamilton tentando ultrapassar, (não digo mudar de traçado fazendo zigue-zague, mas mantendo-se por dentro, reduzindo a velocidade para contornar a curva e trancar o inglês que está no seu vácuo. não teria terminado a corrida com 4 pontos atrás do inglês no campeonato.
Eu acho o Verstappen sem noção, mas no acidente dessa corrida, vejo mais erro do Ricciardo que com asa aberta e a curva se aproximando deveria prever que ou se chocaria na traseira do Verstappen (sugado pelo vácuo e com a freada do colega) ou travaria as rodas e passaria reto, certamente levando Verstappen e com muita sorte não levaria junto num acidente mais algum outro carro que vinha atrás. Que foi exatamente o que aconteceu com Vettel.
Vettel tem de ser menos “Rodrigo CAIo” na precipitação e no ‘fair play’ e mais Schumacher/Senna para não dar mole e entregar o titulo ao rival com um erro bobo como o de hoje. Largou com 14 pontos de diferença para Hamilton na liderança do campeonato. Terminou com 4 pontos atrás. Não precisava forçar e travar as rodas daquele jeito. E depois da corrida perdida desse jeito, ainda ir lá e na aceleração cumprimentar o Hamilton pela vitória…Até “fair play” tem limites Vettel!
E um recado final para aqueles que esperavam o Kimi apertar o Hamilton nas voltas finais: Vocês são ingênuos demais. Isso para dizer o mínimo e de uma forma educada.
Correção:
“E depois da corrida perdida desse jeito, ainda ir lá e na DESaceleração após a bandeirada final e cumprimentar o Hamilton (…)”
Kkkk, calma Schukruzete……..vai torcendo que teu pilotinho vai ser campeão na Ferrada!
Como sempre, um texto enoooooooorme cheio de choradeira e uma julgada nos outros ao final. Que sono!
Na primeira corrida você estava toda eufórica aqui e eu te disse para de acalmar. Na quarta prova o Hamilton já assumiu a liderança e o campeonato acabou!
A princípio achei que o erro tinha sido do Ricciardo. Mas depois, olhando a camera on-board do carro dele, tive a impressão de que o Verstappen deu primeiro uma leve guinada pra direita. Se tivesse mantido essa linha não teria ocorrido a batida.
Se o Vettel não tentasse a ultrapassagem naquele momento acho que dificilmente conseguiria passar o Bottas, pois ele tinha vantagem naquele momento pelo melhor aquecimento dos pneus da Ferrari. Com o tempo essa vantagem certamente cairia. Não tinha como prever que o Bottas daria aquele azar todo.
“Dessa vez”??
Esse ano TODAS as bandeiras amarelas FAVORECERAM O HAMILTON!!
E todas essas mesmas bandeiras amarelas foram o azar de Vettel.
E o Grosjean hein?
Desde o seu primeiro ano na F1 eu SEMPRE disse que ele é um idiota destruidor de carros. Agora também um destruidor de corridas.
Fosse um piloto “patinho feio” nascido no terceiro mundo, já estaria fora da F1 faz tempo. Faz muito mais c… gadas do que fazia o Pastor Maldonado.
E pior: mais um vez quis jogar a culpa em outra pessoa. Patético dizer pelo rádio que foi tocado na traseira para embicar no muro, sozinho. E o mundo inteiro vendo a imagem pela TV.
Fosse eu o chefe da HAAS, essa teria sido a ultima corrida desse sabugo na equipe. Qualquer moleque da F2 pode fazer melhor. E sem dar tanto prejuízo.
Vaza Gorsjean!!
Verdade.
Principalmente na Australia!
Vettel deveras prejudicado!
Flavio, excelente texto, Ficou faltando mencionar as duas Renaults passando as duas RedBulls na volta 9, ficando momentaneamente com as posições 4 e 5. Logo em seguida o Hulk furou um pneu e acertou o muro. O Sainz acabou fazendo uma parada muito cedo, o que comprometeu sua corrida.
Na minha visão Verstappen foi sacana..mexeu duas vezes a linha para atrapalhar…..
A mexida de Max foi pequena. O que aconteceu é que Daniel foi engolido pelo vácuo e acabou batendo. E a prova disso é que Max não foi punido pelos comissários.
A impressão que eu tive foi diferente da equipe da Globo. Pra mim a culpa do acidente entre os carros da RBR foi mais do Verstappen. Quanto Ricciardo tenta o primeiro ataque (por fora) Verstappen se movimenta para fechar o lado de fora, aí Ricciardo tenta por dentro mas Verstappen se movimenta novamente( o que é proibido) para fechar o lado de dentro, aí já não dava para o Ricciardo fazer mais nada.
Interressante foi que depois da corrida assisti (no youtube) as opiniões de Nik Lauda e de Toto Wolff sobre o acidente (da RBR) são semelhantes a minha, Nik ainda colocou um percentual de “culpla” de 70% pro Verstappen.
Olha FG, eu acredito que Max fechou a porta na cara de Ricardão, quando Ricardo foi para a direita e depois para a esquerda Max foi junto e fechou a porta e portanto, mudou de posição mais de uma vez, a 300 km e de asa aberta Ricardo não teria como parar, acho que é mais uma na conta de Max.
Se tem confusão, batida e polêmica Verstappen está envolvido, sempre! Desta vez não foi o único culpado, Ricciardo foi precipitado e não levou em conta o fato de estar disputando posição com o piloto mais sujo, desleal e irresponsável do grid. Este foi o erro de Ricciardo, já Verstappen fez dois movimentos de defesa jogando sujo novamente, sendo o cretino arrogante de sempre que simplesmente não aceita ser ultrapassado por ninguém. Já passou da hora do Marko reconhecer o erro e sacar esta vaca brava do time.
Se Ricciardo ainda tinha duvidas se ficava ou não na Red Bull , elas se dissiparam em Baku..
Eu acho que ele vai arrumar uma vaguinha na McLaren.
As entradas do Safety Car tem sido cruéis.
Bestappen (Maldonado 2) é mesmo uma besta quadrada. Ao meu ver ele foi o culpado pela batida com o Ricciardo. Revendo o vídeo várias vezes deu pra notar que ele muda o carro de direção por duas vezes, o que é ilegal pelo regulamento. Quando a besta foi ultrapassar o Ricciardo o mesmo jogou limpo. Mas o Max (digo, Maldonado 2) não está aguentando a pressão de bater e destruir seu carro e sua corrida em todos os GP’s. Acredito que se não fosse tão apadrinhado, Bestapen não teria lugar na Red Bull.