CHINELADAS (2)

RIO (longo, este dia…) – Bom, está na cara que alguma coisa acontece na Mercedes. E alguma coisa maior ainda, na Ferrari. Vejam só. Desde o início da “Era Turbo MGKU MGHK Dois Motores Elétricos e Um a Combustão”, em 2014, pela primeira vez a Mercedes fica duas corridas seguidas sem fazer a pole. São mais de quatro anos dominando tudo, deixando migalhas para a concorrência. Será que o jogo virou, finalmente? Tomara. Queremos alternância no poder. Vermelhos na ponta. É a hora dos vermelhos.

Vettel fez uma grande pole de madrugada em Xangai. Ajudou o fato de a Ferrari ter percebido rápido que Hamilton e Bottas eram cartas fora do baralho, e a equipe ofereceu ao distinto público um belo duelo interno que teve Raikkonen na frente por boa parte do tempo, mas que acabou, mais uma vez, com Tião Italiano jantando o calado companheiro na hora H.

Foi sua segunda pole no ano e 52ª na carreira, com apenas 0s087 de vantagem sobre o finlandês — que só não comemorou a pole antes do tempo ao fazer uma volta excepcional em sua segunda tentativa no Q3 porque não costuma comemorar nunca mesmo, nem depois do tempo.

polevettelchi18

Agora, o que assustou mesmo foi a diferença para os prateados. Bottas foi o terceiro e Hamilton, o quarto. Ambos a mais de meio segundo dos ferraristas. É algo muito incomum. Lewis até abortou sua segunda volta rápida porque, depois da segunda parcial, percebeu que não iria derrotar o rival. Nem quis saber de tentar bater Bottas. Deprimiu. “Vai ser muito difícil ganhar deles amanhã”, falou, quase chorando, o inglês.

A esperança mercêdica está na meteorologia. O sábado foi muito frio em Xangai, com temperatura mal passando dos 12°C. para amanhã, no entanto, a previsão é de um dia ensolarado e mais quente. A Mercedes tem tido muita dificuldade com pneus ultramacios para atingir sua temperatura ideal de funcionamento. A Ferrari, não. O calor, se realmente fizer algo parecido com calor, será muito bem-vindo nas hostes alemãs.

[bannergoogle]A Ferrari não fazia uma pole em Xangai desde 2004, com Barrichello. Já a Mercedes vinha de seis poles seguidas na pista chinesa. As duas equipes eram, ao início da classificação,  as únicas com ambições claras no sábado.

No Q1, tudo normal com a degola das duplas de Sauber e Williams e surpresa com a queda de Gasly, que fizera uma corrida espetacular domingo no Bahrein. Drama só para Ricciardo, da Red Bull, que precisou trocar o motor após o terceiro treino livre e os mecânicos conseguiram terminar o trabalho quando o Q1 estava acabando. O australiano só teve tempo para dar uma volta, e conseguiu se colocar no jogo.

O Q2 espirrou Magnussen, Ocon, Alonso, Vandoorne e Hartley. Também normal, dada a irregularidade da McLaren em classificações e o sobe-desce da Haas — às vezes um de seus pilotos vai bem, em outras vai o outro; hoje foi Grosjean o melhor dos dois. Interessante que Mercedes e Ferrari fizeram seus tempos no Q2 com pneus macios, e é com eles que largarão amanhã para aguentar um primeiro stint um pouco mais longo num asfalto que judia da borracha.

Ao fim do Q3, as três primeiras filas ficaram com as duplas de Ferrari, Mercedes e Red Bull. Hülkenberg, Pérez, Sainz Jr. e Grosjean fecharam os dez primeiros, e é preciso aqui elogiar a performance sólida da Renault durante todo o fim de semana.

Deve ser uma corrida interessante com a mudança de temperatura. A Mercedes não é meio segundo mais lenta que a Ferrari, e essa distância deve diminuir na prova. De qualquer maneira, é notável como a equipe de Maranello tem feito um trabalho bom e consistente neste começo de temporada. Na Austrália, não tinha carro para ganhar, e ganhou com alguma sorte e muita competência de Vettel e da equipe nos boxes. No Bahrein, Sebastian segurou as pontas no final e contou com uma punição a Hamilton para vencer de novo. Na China, se mostra melhor, mesmo.

É ótimo que isso aconteça. A Mercedes vai se mexer, claro, para recuperar o terreno perdido. Falta a Red Bull acordar para a vida para animar a brincadeira um pouquinho mais.

Meu palpite para hoje: Kimi vence, com Vettel em segundo e Hamilton em terceiro.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robertom
Robertom
5 anos atrás

MGU-K e MGU-H…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
5 anos atrás

“Vettel fez uma grande pole de madrugada em Xangai. Ajudou o fato de a Ferrari ter percebido rápido que Hamilton e Bottas eram cartas fora do baralho, e a equipe ofereceu ao distinto público um belo duelo interno que teve Raikkonen na frente por boa parte do tempo, mas que acabou, mais uma vez, com Tião Italiano jantando o calado companheiro na hora H.” Sim. Vejamos:

Para quem diz que o Kimi na hora H tem de comparecer, click no link abaixo e depois em Fastest Mini Sectors Comparison.

https://www.formula1.com/en/video.html?date=2018

Vou contar resumidamente o que aconteceu ali: A Ferrari freou o carro do Kimi tirando-lhe potência, com algum limitador ou algo do gênero. O que aconteceu é inexplicável. Vou mostrar e vcs vão ver.
Kimi esteve à frente de Vettel em todos os setores. De repente, no tempo do vídeo de 1min14, numa reta, inexplicavelmente o carro do Kimi andou para trás, estancou no retardo de 0,1s e não reagiu mais e lá ficou até o tempo 1m36. Ou seja, ficou 22s à mesmíssima distância do tempo do outro carro sem qualquer reação. Nem um mínimo de avanço nem de retardo nem por milésimos ou milionésimos de segundo. Foi como se os dois carros tivessem sincronizados. Olhe ainda, que coisas interessantes:
1. Na primeira reta, a dos boxes, eles entram juntos e vão juntos até o fim. Kimi curva melhor e sai na frente (13s) e Kimi faz o caracol na frente até o finalzinho, mas Vettel traciona melhor na saída.
2. Logo depois do caracol na curva de alta, no tempo 24s, Kimi traciona melhor e some na frente. Depois equilibram de novo.
3. Aos 49s eles entram em uma curva de alta juntos e Kimi voa na frente de novo e fica até 1min11 no meio de uma reta.
4. Aí, a partir do 1m14 acontece o inexplicável. Repito, o inexplicável. o carro do Kimi andou para trás, estancou no retardo de 0,1s, não reagiu mais e lá ficou até o tempo 1m36. Ou seja, ficou 22s à mesmíssima distância do tempo do outro carro sem qualquer reação. Nem um mínimo de avanço nem de retardo nem por milésimos ou milionésimos de segundo. Foi como se os dois carros tivessem sincronizados. Não há como dizer que o carro do Kimi é ruim de reta (nem de curva). Até então ele foi melhor em todos os setores e em todas as situações de retas, curvas de alta e curvas de baixa.
A Ferrari está exatamente igual ao STF e à direita em geral: acha que ninguém está vendo o que está acontecendo.
Tem até um jornalista antigo aí cujo nome não vou citar, ferrarista de carteirinha, que admitiu escancaradamente que Kimi só andaria à frente de Vettel na classificação e na corrida se a Ferrari deixasse.
Abç.

Flávio Elias de Rezende
Flávio Elias de Rezende
5 anos atrás

É só uma questão técnica na Mercedes, aliada a uma falta de sorte. Veremos o fenômeno Comandante Hamilton em ação. Como diria o Zampa, sem choro e nem vela…. Ah, Hoje no Brazil, o melhor narrador da F-1, Sérgio Maurício do Sportv. Abraço.

clodoaldo lelli
clodoaldo lelli
5 anos atrás

isso nunca aconteceria jamais a ferrari deixaria essa oportunidade de aumentar mais ainda a diferença do vettel pro hamilton o kimi e bottas sao os barrichello e massa finlandezes

Fabiano
Fabiano
5 anos atrás

Kimi, Hamilton e Vettel. Será assim!

Fernando
Fernando
5 anos atrás

Flávio, acredita mesmo que a Ferrari vai deixar o Limite ganhar???

Rileudo
Rileudo
5 anos atrás

Acreditar na vitória do Kimi com Vettel em segundo, é um sonho que a Ferrari não permite. Vettel, Kimi e Bottas, no frio, no calor, Hamilton, Bottas e Vettel.

Adriano
Adriano
5 anos atrás

Fala Flávio,

Na minha opinião a diferença de 0s087, do Vettel para o Kimi, é o que podemos chamar de empate técnico. O Ice Man parece ter o carro perfeito para seu estilo de pilotagem mas esbarra num problema, o companheiro de equipe é osso duro.
Gosto do outsider Kimi Räikkönen e vou torcer por uma vitória dele na China.
Lenda
Unico
LIvre
Amável

Saudações,

Plinio
Plinio
5 anos atrás

A McLaren dizia que o problema era o propulsor, agora tentam vácuo para Alonso avançar na classificação. Parece que não é só motor. O Renault pode não empurrar como Ferrari e Mercedes, mas a RBR anda lá na frente constantemente. Apesar de me divertir vendo o insuportável Alonso no fim do grid, seria interessante a McLaren de volta ao pelotão da frente. Parece que isso não vai rolar.

Maurício
Maurício
5 anos atrás

Mercedes, Force Índia e Williams, cada uma no seu patamar, tem apresentado menos do que se esperava.
Parece mesmo que o motor Mercedes não tem nesta temporada a supremacia das anteriores.
E aguardem que em 2019 a Honda chega de vez.

Boca
Boca
5 anos atrás

Kimi só vence se uma Mercedes separá-lo de Vettel.

1-2 da ferrari com Kimi na frente, só se ele abrir 20 seg na frente, depois da ultima troca de pneus.

Amadeu Calisto
Amadeu Calisto
5 anos atrás

Não entendi nada do seu palpite. Vettel tem ritmo de corrida muito melhor que Kimi, sem contar que a equipe o privilegia em tudo. A única chance do finlandês é acontecer algum problema com o tedesco.

Chupez Alonso
Chupez Alonso
5 anos atrás

Tá certo (deve ser a vodka).

Tomara que Kimi não seja ultrapassado na largada pelo Bottas.

Luigi
Luigi
5 anos atrás

0 ano passado também foi assim até a primeira metade, depois nós vimos o ” garanhão prateado” de rédeas soltas o quanto andou ! Espero que este ano a turma de Maranello não se deixem enganar e já estejam pensando nas melhorias para a segunda metade, pois eu acredito, como o campeonato é longo, que os tedescos estão guardando o seu melhor para a segunda metade do campeonato.
Quem viver verá , se os tedescos estão escondendo o leite ou sua vaca , já não tem tanto leite para dar.

Claudio Cardoso
Claudio Cardoso
5 anos atrás

Concordo com o palpite do pódio Flávio!

cesar
cesar
5 anos atrás

Galera hj a globo vai por a tranquera do Luiz Roberto pro grande premio da China. Pra quem não aguenta esse cara como eu e muitos, sugiro acompanhar pela band news fm, alem da transmissão começar meia hora antes, e tem o pos corrida com entrevistas, tudo, a turma la entende do assunto, Odinei Edson, Castilho, Luiz Fernando Ramos, pra mais um show do genio Vettel! pois Luiz Roberto não da

Paulo Pinto
Paulo Pinto
Reply to  cesar
5 anos atrás

Luiz Roberto é um otimista inveterado. Lembro uma vez em 2010 ou 2011, quando ele, todo eufórico, narrou:
– Aí vem Rubinho em vigésimo quarto lugar!
O grid, na época, era formado por 24 carros… mas, gosto dele assim mesmo, como narrador.

Bruno Thomas
Bruno Thomas
Reply to  cesar
5 anos atrás

De pleno acordo!!! O Luiz Roberto consegue a proeza de me fazer sentir falta do do Gavião – Mala-Sem-Alça – Bueno!!!

Garlet
Garlet
Reply to  cesar
5 anos atrás

Sempre assisto pela Sky sports inglesa. Apesar do pachequismo deles para o HAmilton (sim lá também tém, afinal, ingleses), recomendo.

Ale
Ale
Reply to  cesar
5 anos atrás

Certeza. Luiz Roberto é de lascar !!! Muito chato !