MENU

segunda-feira, 16 de abril de 2018 - 23:15F-1

SOBRE ONTEM DE MADRUGADA

sobrechi185

Gasly acerta Hartley em cheio: borboleta que bate as asas na Tailândia faz subir a Bolsa em Nova York

RIO (never ends) – Quem não entendeu nada da legenda da imagem acima, escolhida como a mais enigmática, simbólica, emblemática e significativa do GP da China, precisa ler um pouco mais sobre a Teoria do Caos.

Falamos disso ontem no nosso resumo da corrida de Xangai, mas reforço: é o Imponderável da Silva, parente do Sobrenatural de Almeida, que tem determinado o resultado das provas da F-1 até aqui neste ano. No caso, a batida dos dois carros da Toro Rosso, que espalhou detritos sobre a pista, que fez o diretor de prova observar aquilo, decidir pela entrada do safety-car, na hora exata em que os dois carros da Red Bull estavam perto da entrada dos boxes, e justo quando os dois primeiros colocados já tinham passado ela, e isso fez com que Verstappen e Ricciardo parassem, trocassem os pneus, voltassem voando, e aí veio primeira cagada de Max, e depois a segunda, e no fim Ricardão venceu e Hamilton, que fez uma prova medíocre, lucrou barbaridade com o infortúnio de Vettel, causado por Verstappen, que só bateu nele porque Gasly acertou Hartley, e ambos espalharam pedaços de carro pela pista, e o diretor de prova…

A vida é assim, cheia de imprevistos.

No day after do GP chinês, todos concordaram: foi o safety-car que deu a vitória ao sorridente australiano. Que não venceria, porém, se o jovem Max não tivesse tirado o domingo para fazer besteiras. O que nos leva à…

FRASE DE XANGAI

sobrechi183

Marko: dura em Verstappen

“Ele precisa aprender a se controlar.”

Helmut Marko, eminência parda da Red Bull, louco da vida porque Verstappinho abusou dos erros e o time desperdiçou a chance de uma dobradinha

Agora, é preciso que se diga que apesar de a Mercedes ter tido a chance de ganhar — acho que Bottas levaria, depois de uma ótima chinelada nas voltas pós-parada, ganhando a posição de Vettel nos boxes –, algo de estranho acontece com a equipe prateada. E com Lewis, também. O inglês era a desolação em pessoa, apesar do quarto lugar.

Em que pese o domingo opaco, foi graças a Lewis que chegamos ao nosso…

NÚMERO CHINÊS

sobrechi186…corridas seguidas nos pontos completou Hamilton, novo recorde absoluto. Desde o GP do Japão de 2016 o inglês termina todas as provas entre os dez primeiros. Superou as 27 completadas por Raikkonen entre os GPs do Bahrein de 2012 e da Hungria de 2013.

Claro que esse tipo de recorde não deixou o tetracampeão mercêdico saltitando de alegria. “Preciso voltar ao meu nível normal de performance”, reconheceu. “Antes que comece a perder pontos que não consiga mais recuperar.”

Claro que o olho dele está em Vettel. Mas é melhor ficar esperto. Foi a segunda vez, em três corridas, que terminou atrás de seu discretíssimo companheiro Bottas. E ele está apenas cinco pontos na frente do finlandês, agora. Não acho que Valtteri seja uma ameaça numa eventual disputa de título. Mas é aquela coisa… Muita gente hesita em colocar Hamilton como um dos maiores de todos os tempos justamente por ter perdido um campeonato de dois carros para alguém como Rosberg. Pilotos maiúsculos e incontestáveis costumam trucidar seus companheiros de equipe, sejam quem forem.

Cartum GP da China“Max me fez um grande favor hoje”, admitiu Lewis. O favor foi jogar Vettel para trás. O alemão tinha 17 pontos de vantagem sobre o inglês na classificação e sua perspectiva em Xangai era a de sair ainda mais distante. Ao final do dia, estava só nove atrás. A gratidão ao holandês foi percebida por nosso cartunista oficial Maurício Falleiros.

No mais, não foi exatamente uma corrida espetacular em sua totalidade, com atuações fantásticas e inesquecíveis — Ricciardo à parte. A prova só ficou boa, mesmo, depois do safety-car. Até lá, dava sono em insones.

Da turma que pontuou, talvez mereçam uma menção honrosa os dois pilotos da Renault, especialmente Hülkenberg, sexto — Sainz Jr. ficou em nono –, e Magnussen, por levar o carro da Haas ao décimo lugar. Faz um bom ano, o dinamarquês.

Mas tem um, em especial, que pelo resultado final garantiu um lugarzinho na famosa e popularíssima sub-seção que fecha este recaldo chinês.

GOSTAMOS…

sobrechi187

Alonso: só nos pontos

…do sétimo lugar de <<< Fernando Alonso, que caiu de quarto para sexto na classificação, é verdade, mas já tem 22 pontos, cinco a mais do que fez em toda a temporada passada. Sua ultrapassagem sobre Vettel no final foi bacana. Mas ele mesmo admitiu que foi fácil, porque Sebastian tinha um carro todo estropiado.

NÃO GOSTAMOS…

Motor Racing - Formula One World Championship - Chinese Grand Prix - Race Day - Shanghai, China

Max: só bobagem

…obviamente de ver Max Verstappen >>> estragar a corrida de Vettel com uma manobra estúpida logo depois de outra sobre Hamilton. E ele já havia feito estultice semelhante com o mesmo Hamilton no Bahrein, furando um pneu e jogando uma corrida no lixo nas primeiras voltas. Está na hora, mesmo, de tomar juízo. Erro em time de ponta pesa mais do que em equipe pequena. Às vezes custa uma vitória. Como custou.

26 comentários

  1. Ricardo Bigliazzi disse:

    Acredito que o Hamilton tenha acelerado tudo o que a Mercedes podia lhe entregar nessa corrida, por isso que estava meio desacorçoado no final da prova.

    Acredito que podem estar com alguns problemas de acerto de pneu, no ano passado viveram esse problema na primeira metade do campeonato, depois das férias de meio de ano (onde TODAS as garagens ficaram fechadas) essa “desinteligencia” entre carro e pneus foi resolvida e o Tetra Campeonato veio com certa facilidade.

    Acredito que os prateados ainda possuam o melhor motos, o chassi e aerodinâmica são de boa linhagem, muito provavelmente está “faltando chão” para eles.

  2. Essa corrida mostrou uma coisa que eu sempre achei: O VSC é inútil. Se há algo na pista que necessite de intervenção, usem o SC real. Torna tudo mais emocionante e faz parte da corrida.
    O VSC foi uma invenção para um problema que não existe. Para mostrar que fizeram alguma coisa após o acidente de Bianchi, quando a culpa toda daquele acidente foi do imbecil que autorizou entrar um trator na pista com a corrida em bandeira verde. Era só mandar o SC (o que as condições de pista já exigiam) e pronto. Aí inventaram esse VSC que é uma aberração.

  3. CRSJ disse:

    O fogo amigo acontece nas melhores famílias, esse da Toro Rosso foi café pequeno. Quer dizer que o Hamilton bateu o recorde de pontuações seguidas, hoje pontuar é a coisa mais fácil do Mundo, hoje só não pontua piloto de carro nanico. O máximo que o Fernando Alonso vai conseguir nesse ano é uma pontuação aqui e ali ainda dependendo dos azares dos outros pra conseguir alguma coisa, título nem pensar. Max Verstappen vai ter que ir a um psicólogo para buscar um equilíbrio emocional, fazer ioga também porque assim como ele foi nesse GP vai dá um tiro no próprio pé podendo até atingir a cabeça. A Ferrari que não subestime o seu azar, se o Hamilton gostar desse campeonato, adeus!

  4. moisesimoes disse:

    - Muito bom o texto, como sempre. Apenas uma ressalva: “Que não venceria, porém, se o jovem Max não tivesse tirado o domingo para fazer besteiras.” Realmente Ricciardo poderia não ter vencido mas por uma provável ordem de equipe de Horner, satisfeito com uma dobradinha.

    É bom lembrar que, se o australiano deu um passão num certo consagrado e venerado tetracampeão, na mesma equipe e com os mesmos pneus, por que não passaria a adorável promessa holandesa que a moçada diz não ser um Mansell ou um Senna? Pois é.

    https://m.youtube.com/watch?v=fEXra5_GCCw

    Boa semana.

  5. Rafael Martins disse:

    A gente vê como a F1 é um mundo injusto quando um bom piloto como o Kyviat tem a carreira destruída por causa de 2 ou 3 erros (lembrando que naquela temporada ele tinha feito até podium) enquanto o Verstappen comete os mesmos erros e passam a mão na cabeça dele… Sei não se lá atrás uma temporada a mais na STR não teria dado mais maturidade pro muleque ao invés de inflarem o ego dele a ponto dele achar q é o melhor do mundo e todos tem q sair da frente dele…
    Se o Riccardo estiver ano que vem na Ferrari ou na Mercedes, ou até na Red Bull com um puta motor Honda (já pensou???) vai ser candidato a título independente de quem seja seu companheiro de equipe. Ele me lembra muito o Button: um cara que guia o fino, trata bem o carro, não comete excessos e quando precisa é cirúrgico nas ultrapassagens. Sempre fico feliz quando ele ganha alguma corrida.

  6. Tiago disse:

    Max rodou sozinho na Austrália, exagerou e furou o pneu com o Hamilton no Bahrein e agora exagerou novamente com Hamilton e depois ainda acertou Vettel e teve muita sorte em conseguir continuar. 4 erros graves em 3 corridas, acho que passou da conta já.

  7. Mansell disse:

    E ainda compararam esse Max com Senna…

  8. Ricardo Talarico disse:

    O que terá acontecido com as publicidades de sandálias ?
    Sumiram. Escafederam-se.

  9. clodoaldo lelli disse:

    pra mim o melhor foi o verstappen entregou o que todo mundo esperava dele pra falar a verdade é o novo mansell capas de fazer uma ultrapassagem maravilhosa no final do túnel em monaco mas tambem deixar o carro morrer na volta final
    os mais velhos lembraram os mais novo vale a pena ir atras

  10. Everson disse:

    Não acho provável, mas depois de Cingapura 2008, não duvido mais de nada, inclusive da possibilidade dessa batita das Toro Rosso ter sido orquestrada para beneficiar a Red Bull.

  11. Ricardo disse:

    “Pilotos maiúsculos e incontestáveis costumam trucidar seus companheiros de equipe, sejam quem forem.” Uma dura verdade.

    Max Verstapen já usou, e abusou, de todas as cotas de incoconsequências em relação ao seu talento. Qualquer hora vai levar um chega prá lá que não vai acabar bem.

  12. Plinio disse:

    Talvez o Rosberg tenha feito um trabalho melhor do que se credita a ele. Por isso venceu o Hamilton. De toda maneira, o campeonato ficou interessante. Pena que a RBR não tenha condições de entrar pra valer na briga por vitórias. Com relação a little Verstappen, a coisa complicou quando ele entrou na briga do pelotão da frente. No início os caras não conheciam bem o muleque. Agora ele terá que entender que caras como Hamilton, Vettel e quem estiver brigando na ponta não vai tirar o carro da frente pra ele passar. Ou ele acerta a manobra ou vai bater mesmo. É insuportável quando um piloto acha que é mais “homem” que os outros. Ele é excelente piloto e vai ter que lidar com isso.

  13. Felipe Fugazi disse:

    - Corridaça, mas definida pelo imponderável.
    Deveriam criar um procedimento para esses casos.
    Procedimento que beneficia quem trabalhou mais e melhor para estar na frente.
    Como não havia ninguém em claro risco deveriam acionar o VSC com boxes fechados, aguardar o pelotão chegar e ai sim liberar os boxes.
    - Sobre o Max, ele aprende. Não agora. Mas vai aprender. Ele guia um F1 como se estivesse guiando um GP2 (vulgo F2) até por ter a idade dos caras da GP2.
    Mas os jovens são assim mesmo.
    Prefiro a imprudência e o show dele do que o estilo piloto aposentado do Raikkönen que é de dar sono.
    - Sobre o Rosberg… não consta na lista dos 10 maiores de todos tempos.
    Mas guiou uma barbaridade em 2016.
    Tanto que ciente de que nunca mais iria atingir esse nivel, pegou o boné e foi pra casa.
    - Eu achei que o Vettel ia no pitwall da Red Bull pedir a volta do Max pra Toro Rosso. Mais uma vez mostrou a grandeza dos campeões. Assim como quando dedicou a pole ao mecânico atropelado no Bahrein.

  14. Paulo F. disse:

    Erro em time de ponta pesa mais do que em equipe pequena. Às vezes custa uma vitória.
    Às vezes custa o lugar na equipe. Falar com o Daniil Vyacheslavovich Kvyat!
    Helmut Marko já moeu gente melhor por menos…..
    E Ricardão pode muito bem estar no cockpit de Ferrari, MB ou de uma revigorada McLaren ou Renault no ano que vem…

    E pelo que fez o Gasly está pronto para ser piloto na equipe senior da RB. Basta ver o que Verspatinho Feio fez no final de semana!

  15. Marcelo Foresti disse:

    FG,
    Na teoria não era a bolsa de NY, era um tufão….. mas a analogia é 100% válida….
    Abs

  16. Brabham-5 disse:

    Max Verstappen é um IDIOTA VELOZ.
    A punição dada a ela pela direção de prova foi RIDICULA.
    As duas RBR estavam voando com pneus novos enquanto todos os outros carros já estavam com pneus mais desgastados.
    Não impactou em NADA no prejuízo que causou a Vettel, por exemplo. Praticamnte matou a corrida de Vettel e ainda chegou á frente do alemão, que não tinha mais pneus para entrar nessa espaço de 10 s para Verstappen. Absurdo.
    Verstappen deveria no minimo ser obrigado a cumprir esses 10 s num “stop and go” parado nos boxes!
    E para os amantes desse moleque idiota, a atuação de Ricciardo mostrou bem a DIFERENÇA ENTRE UM PILOTO DE F1 E UM PILOTO DE RACHA, SEM NOÇÃO.
    Ricciardo é um piloto profissional, talentoso, veloz. Verstappen é um idiota sem limites de bom senso, que tem mais ambição do que talento e juízo. Faz manobras irresponsáveis e SUJAS, que coloca em risco também a vida de seus colegas de profissão.
    Fosse o Maldonado, o Kivyatt ou outro ‘patinho feio’, estavam falando horrores e pedindo a exclusão do coitado.
    E não se enganem com a atitude de pedir desculpas pessoalmente á Vettel. SÓ FOI ATÉ VETTEL PEDIR DESCULPAS PORQUE LEVOU UMA CARCADA DA PRÓPRIA EQUIPE. Do contrário, faria como sempre fez: Responderia com ironias, criticaria Vettel (“É um bebê chorão”) e diria/agiria como se não tivesse feito nada de errado. DE NOVO.
    Max Verstappen é um MOLEQUE. E já passou da hora de pararem de dar tapinhas nas costas desse rapaz em nome do “arrojo” e do “show” na pista.
    Isso não tem nada a ver com arrojo e show.. Isso é inconsequência, irresponsabilidade. E pior: Está influindo no campeonato de uma forma idiota.
    Numa corrida, estraga de forma estúpida a corrida de Hamilton. Na outra, faz o mesmo com Vettel. Esse é o protagonismo do Verstappen?
    Faltou um quê de Nelson Piquet no Vettel. Fazer o que Pìquet fez com Salazar no GP d Alemanha, nos anos 80. Deveria ter pego pelo pescoço esse moleque depois da corrida e dar a ele aquilo que os pais desse mimadinho pelo jeito nunca deram ao seu filhote escroto.
    Quem relativiza e defende o Verstappen é tão bocó escroto quanto o holandês.

  17. Rafael Rego BH disse:

    Por esses apagões que o Hamilton tem de vez em quando que acho que ele não merecerá o carimbo de maior de todos os tempos, mesmo que bata os títulos do Schumacher.
    Schumacher, quando tinha um carro bom, era fortissimo em todas as corridas, principalmente quando estava na briga por títulos. Para rivais, companheiros de equipe, conseguirem bate-lo os caras precisavam estar num dia iluminado. Nível lá em cima. Schumacher deprê não existia, com rarissimas exceções. (Lembro de Monza 2001, mas o título á estava decidido desde a Hungria…etc)

    • Guilherme disse:

      Por esse mesmo motivo não considero o hamilton como um dos melhores de todos os tempos, qualquer coisa abala o psicológico dele, mesmo com carros matadores ele tem momentos de inconsistência. Fora o choro né. Fez bico até dizer chega pra conseguir ir para a mercedes. O cara pode até ter uma historia de vida foda, ams se comporta igual um playboy mimado (da até pra ver pelas companhias, neymar, justin biber)

    • Fernando disse:

      Schumacher jamais deixou seus segundos pilotos disputarem com ele. Suas equipes sempre foram criadas em torno dele, apenas prá ele, mérito dele, claro, muitos pilotos foram e são assim. Pouquíssimas equipes permitem que seus companheiros de equipe disputem pau a pau como a Mercedes faz. Este é o ponto. Hamilton é mesmo cheio de “fases”, e não acredito que possa ultrapassar Schumacher, aliás, ninguém vai ultrapassar.

  18. FABRICYO ALEDI disse:

    Ei FG.
    Achei o vídeo abaixo muito bacana, é uma linha do tempo de todos os brasileiros na F1.

    https://youtu.be/dSMMUra-Drw

    Abs,
    Fabricyo

  19. Bruz disse:

    Errrrr, ehem…
    E se tudo isso ai não foi caos???
    Quer dizer, a tal borboleta e tal coisa da bolsa de Nova York…
    A branquela disse que não entendeu que devia deixar passar o Gasly.
    Pó, más uma ordem tão simples. Pó, e justo nessa curva trabada no final do aeroporto de Chan.Gay?… Pra que o Gasly brigasse o quê?. Sei Naum… Ahhhh, más ai espalha um monte de merda filosa con uma batidinha de um bico com uma lateral… E…
    E ai, a RBR até já tinha ensaiado a parada dupla no fin do primeiro stint.
    Meu caro Cara Pálida, Briatore não foi o único nem será o último marvado da F1. “MACARRAS” são todos eles.
    Quem não entendeu a parada foi o STUPID BOY, que jogou uma cortina de fumaza com a cagada sobre Betto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>