Esse com certeza foi o maior erro do Senna na F-1 em que ele por pura obsessão queria dá uma volta completa em cima do Prost ignorando uma ordem de Ron Dennis de diminuir o ritmo. Senna foi Rei sem deixar de ser Barbeiro em Mônaco.
Bola da Vez
5 anos atrás
Senna deu uma de piloto lambão na pista que ele mais dominava. Coisas do esporte.
José Luiz
5 anos atrás
Hum…você poderia falar das poles de Ayrton no Mónaco, das suas seis vitórias no mesmo local ou da circunstância de que estava quase a dar uma volta de avanço a um piloto como Alain Prost com um carro igual…mas o que vc fala mesmo é do erro dele…daqui a 25 anos vc vai continuar encontrando defeitos mas infelizmente para si a sua opinião não muda o lugar de Ayrton no automobilismo mundial…pena para vc…
Realmente havia muito que falar relativamente a Mónaco….só não podia falar de vitória de Piquet no Mónaco não é ?
Ah, vai cagar, rapaz. Eu falo sobre o que bem entender.
moisesimoes
5 anos atrás
– Bom dia, rs. Excelente vídeo.
Sei não. Tão bom quanto os textos!
E pior que ver esses predios horríveis, é ver a obra magnífica de Oscar Niemeyer sendo casa de golpistas. Isso é lamentável.
MARCELO
5 anos atrás
Ele era considerado o campeão do mundo que mais destruiu carros.
Eu acho o seguinte: foi um grande piloto. Um dos maiores. Mas se tivesse corrido nos anos 70, teria morrido antes de ser campeão.
Tom
5 anos atrás
É acho que você não entendeu nada..,não sabe interpretar um texto?onde afirmei que ridicularizava o Lula?,Até porque acho que sou mais de esquerda que o próprio Flávio.
Eduardo Britto
5 anos atrás
De fato FG, colocar um quipá luminoso no alto do prédio não disfarça a sua feiura, definitivamente! E quanto a Senna, ser o Rei de Monaco não é pouco… Ele mantém outro recorde além desse?
Alfredinho
5 anos atrás
O ego inflado de Senna não admitia erros. Quando o erro era compartilhado, tipo, Monza no mesmo ano, a culpa era jogada no adversário. Quando o erro era exclusivamente dele, o “intocável” saía bufando de fininho.
Nathan
5 anos atrás
Alias, os brasileiros são assim, de uma maneira geral, com erros alheios, diga-se de passagem.
Roberto Mota
5 anos atrás
Gosto demais dos seus vídeos, Flávio. Me divirto e viajo na história. Como sugestão (hahaha, quem sou eu) faça um GP as 10 sobre Nelson Piquet nas 500 milhas em 93, que você cobriu in loco. Lembro até de um texto seu no blog. No mais, os videos são excelentes. Assisto a todos. Grande abraço.
Tom
5 anos atrás
Não achei errado a reação do Ayrton nesse caso, voce não deve dar atenção para quem não gosta de você.O cara tinha ganhado pela primeira vez no ano anterior em mônaco(primeira vitoria brasileira) superando o melhor carro a Williams do Piquet,o mesmo Piquet cometeu um erro bisonho em 1981 e nenhuma mídia paulistana detonou o cara.Faço uma analogia com o que a mídia faz com o Lula e o PT,acho uma puta sacanagem,mas tem gente que delicia com isso.Mas fazer o quê ?tem gente que detesta o Ayrton e gosta de ridiculariza-lo ao máximo e há muitos que acham que o Lula foi o maior ladrão que já existiu nesse país e querem sua destruição..Ou seja existem bestas para todos os gostos no presépio da mídia tupiniquim, formadora de boçais.
Deixa ver se entendi. Você é a besta que ridiculariza o Lula e o Flavio é a besta que ridiculariza o Senna? O mundo tá cheio de “Toms” e “Flavios” então…
É acho que você não entendeu nada…,não sabe interpretar um texto?onde afirmei que ridicularizava o Lula?,Até porque acho que sou mais de esquerda que o próprio Flávio.
Cara, lembro dessa matéria como se fosse ontem!
Na época, líamos a Folha em família lá em casa. Porém, na hora, não me toquei que o assunto era mais ligado a barbeiragem mesmo, imaginei que fosse um trocadilho bem humorado com “O Barbeiro de Sevilha”, ópera-bufa de Gioachino Rossini.
Trinta anos, meu Deus, precisava passar tão rápido?
Racer-X
5 anos atrás
Senna em público se fazia humilde.
Mas internamente não admitia que era um ser humano como todos nós, que falhava também COMO PILOTO.
A simples idéia de algum outro piloto o superando ( o que acontece com TODO campeão, mais cedo ou mais tarde) o deixava inconformado. Quantas vezes nos lembramos dele admitindo publicamente que cometeu um erro? Era tão “noiado” em não falhar, que quando falhava, sumia para se acalmar…e não ser questionado.
Imagino quão dolorosa seria a vida de Senna depois de aposentado na F1, vendo Schumacher, Vettel, Hamilton, etc…quebrando suas marcas, conquistando mais títulos, estabelecendo novos recordes.
Imagino, qual seria a reação de Senna testemunhando esses novos campeões, novos recordes? Diminuiria os números/feitos do seus sucessores? Será que diria que todos trapacearam para superar seu recordes? Ou aceitaria com naturalidade e apreciaria os feitos das novas gerações de campeões, com a mesma tranquilidade que tiveram (e ainda tem) Fittipaldi, Piquet, Mansell, Prost, Lauda e outros ex-campeões?
Bom, eu me lembro bem como eram as coisas na “Era Senna”, lembro bem das reações do falecido.
Só posso dizer que eu vi duas “personalidades esportivas” com grandes fãs-clubes (inclusive dentro da imprensa), elevados a mitos, e que nunca admitiram uma falha, uma limitação:
Ayrton Senna e Rogério Ceni.
Se vocês criticam um por esses defeitos e esquecem do outro, me desculpem caros colegas, mas vocês são uns hipócritas.
Maior que o talento que tinham no esporte que se destacavam, só o ego que faz parte da sua personalidade.
Desculpem mas é a verdade.
Puxa cara, admiro seu talento em desvendar o que vai na cabeça das pessoas. Se o Senna tivesse vivo ficaria muito bolado de saber que existe na face da terra um ser com esse imenso poder de ler a sua mente. Parabéns!
Meu Deus..quanta bobagem! Se o Senna estivesse vivo, muitos dos recordes que nossa amigo ai acha que o fariam bufar não teriam ocorrido. Outra coisa; o Ceni no fim da carreira não era protegido pela imprensa não
Racer X, desculpa ai amigo mas, assim não da para te defender não. Quanta besteira escrita heim? O tempo de Senna iria passar assim como de Prost, Schumacher passou. Agora você viajou tentando desvendar como seria a reação dele né?
Antonio Vieira
5 anos atrás
Este erro pode ter sido o seu maior erro do Senna na F1?
E uma curiosidade: algum piloto líder em determinada prova, já deu 1 volta no segundo colocado?
Portugal 89. Ele estava colado no Mansell, vendo o inglês tomar bandeira preta, não tinha razão para tentar forçar a ultrapassagem. Impaciência que diminuíram muito suas chances de título naquele ano…
Antonio, já houve casos do líder colocar até duas voltas de vantagem no segundo: no GP da Austrália em 1995, Damon Hill ganhou duas voltas na frente do Olivier Panis, segundo colocado. No GP do Brasil de 1994, Schumacher colocou uma volta no Hill. Essas são as que eu me lembro de cabeça
Jackie Stewart colocou duas voltas no segundo colocado Bruce McLaren (o criador da equipe do mesmo nome), no GP da Espanha/1969.
Fonte: STATSF1.
Luiz Carlos Barbosa
5 anos atrás
Ele estava tentando dar uma volta no professor só isso… Agora mudando de assunto parece que mais um pai com dinheiro quer um lugar para seu filho na F1 empresario Michael Latifi pai do piloto Nicholas Latifi F2 virou socio da McLaren com investimento de mais de 200 milhões Liras (R$ 995 milhões valores atuais) se cuida Alonso !!!
Pelo cenário sera no lugar de Vandoorme. Se assim não o for, teremos mais uma Williams andando no final do pelotão com pilotos medíocres.
José
5 anos atrás
Ô, Flavio, você mesmo fala que provavelmente não pensaria nessa manchete, mas temos que levar em conta que hoje você (e todos), sabem no que o Senna se tornou, tri campeão, um dos melhores da história, maior vencedor de Mônaco, etc e tal. Mas se pensar na época, ele era pouco mais que um novato, primeira vez em um carro realmente vencedor, com apenas 1 vitória em Mônaco, sem títulos… vamos comparar com a situação do Verstappen de hoje (por mais que bem mais velho, na época, mas isso em função da idade que se inicia carreira hoje), certamente talentoso, mas ainda cheio de erros. Não creio que seja tão absurdo pensar na manchete se lembrarmos de todas as circunstâncias da época! De qualquer forma, muito legal a lembrança e a história.
Abraço!
murilo medeiros
5 anos atrás
Sobre a arquitetura dos prédios do seu condomínio… Ela é dos anos 80 e 90, período conhecido como pós-modernismo, caracterizada principalmente por ser feia mesmo.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Esse com certeza foi o maior erro do Senna na F-1 em que ele por pura obsessão queria dá uma volta completa em cima do Prost ignorando uma ordem de Ron Dennis de diminuir o ritmo. Senna foi Rei sem deixar de ser Barbeiro em Mônaco.
Senna deu uma de piloto lambão na pista que ele mais dominava. Coisas do esporte.
Hum…você poderia falar das poles de Ayrton no Mónaco, das suas seis vitórias no mesmo local ou da circunstância de que estava quase a dar uma volta de avanço a um piloto como Alain Prost com um carro igual…mas o que vc fala mesmo é do erro dele…daqui a 25 anos vc vai continuar encontrando defeitos mas infelizmente para si a sua opinião não muda o lugar de Ayrton no automobilismo mundial…pena para vc…
Realmente havia muito que falar relativamente a Mónaco….só não podia falar de vitória de Piquet no Mónaco não é ?
Ah, vai cagar, rapaz. Eu falo sobre o que bem entender.
– Bom dia, rs. Excelente vídeo.
Sei não. Tão bom quanto os textos!
E pior que ver esses predios horríveis, é ver a obra magnífica de Oscar Niemeyer sendo casa de golpistas. Isso é lamentável.
Ele era considerado o campeão do mundo que mais destruiu carros.
Eu acho o seguinte: foi um grande piloto. Um dos maiores. Mas se tivesse corrido nos anos 70, teria morrido antes de ser campeão.
É acho que você não entendeu nada..,não sabe interpretar um texto?onde afirmei que ridicularizava o Lula?,Até porque acho que sou mais de esquerda que o próprio Flávio.
De fato FG, colocar um quipá luminoso no alto do prédio não disfarça a sua feiura, definitivamente! E quanto a Senna, ser o Rei de Monaco não é pouco… Ele mantém outro recorde além desse?
O ego inflado de Senna não admitia erros. Quando o erro era compartilhado, tipo, Monza no mesmo ano, a culpa era jogada no adversário. Quando o erro era exclusivamente dele, o “intocável” saía bufando de fininho.
Alias, os brasileiros são assim, de uma maneira geral, com erros alheios, diga-se de passagem.
Gosto demais dos seus vídeos, Flávio. Me divirto e viajo na história. Como sugestão (hahaha, quem sou eu) faça um GP as 10 sobre Nelson Piquet nas 500 milhas em 93, que você cobriu in loco. Lembro até de um texto seu no blog. No mais, os videos são excelentes. Assisto a todos. Grande abraço.
Não achei errado a reação do Ayrton nesse caso, voce não deve dar atenção para quem não gosta de você.O cara tinha ganhado pela primeira vez no ano anterior em mônaco(primeira vitoria brasileira) superando o melhor carro a Williams do Piquet,o mesmo Piquet cometeu um erro bisonho em 1981 e nenhuma mídia paulistana detonou o cara.Faço uma analogia com o que a mídia faz com o Lula e o PT,acho uma puta sacanagem,mas tem gente que delicia com isso.Mas fazer o quê ?tem gente que detesta o Ayrton e gosta de ridiculariza-lo ao máximo e há muitos que acham que o Lula foi o maior ladrão que já existiu nesse país e querem sua destruição..Ou seja existem bestas para todos os gostos no presépio da mídia tupiniquim, formadora de boçais.
Deixa ver se entendi. Você é a besta que ridiculariza o Lula e o Flavio é a besta que ridiculariza o Senna? O mundo tá cheio de “Toms” e “Flavios” então…
É acho que você não entendeu nada…,não sabe interpretar um texto?onde afirmei que ridicularizava o Lula?,Até porque acho que sou mais de esquerda que o próprio Flávio.
Porr@! Viúva de dois?
Cara, lembro dessa matéria como se fosse ontem!
Na época, líamos a Folha em família lá em casa. Porém, na hora, não me toquei que o assunto era mais ligado a barbeiragem mesmo, imaginei que fosse um trocadilho bem humorado com “O Barbeiro de Sevilha”, ópera-bufa de Gioachino Rossini.
Trinta anos, meu Deus, precisava passar tão rápido?
Senna em público se fazia humilde.
Mas internamente não admitia que era um ser humano como todos nós, que falhava também COMO PILOTO.
A simples idéia de algum outro piloto o superando ( o que acontece com TODO campeão, mais cedo ou mais tarde) o deixava inconformado. Quantas vezes nos lembramos dele admitindo publicamente que cometeu um erro? Era tão “noiado” em não falhar, que quando falhava, sumia para se acalmar…e não ser questionado.
Imagino quão dolorosa seria a vida de Senna depois de aposentado na F1, vendo Schumacher, Vettel, Hamilton, etc…quebrando suas marcas, conquistando mais títulos, estabelecendo novos recordes.
Imagino, qual seria a reação de Senna testemunhando esses novos campeões, novos recordes? Diminuiria os números/feitos do seus sucessores? Será que diria que todos trapacearam para superar seu recordes? Ou aceitaria com naturalidade e apreciaria os feitos das novas gerações de campeões, com a mesma tranquilidade que tiveram (e ainda tem) Fittipaldi, Piquet, Mansell, Prost, Lauda e outros ex-campeões?
Bom, eu me lembro bem como eram as coisas na “Era Senna”, lembro bem das reações do falecido.
Só posso dizer que eu vi duas “personalidades esportivas” com grandes fãs-clubes (inclusive dentro da imprensa), elevados a mitos, e que nunca admitiram uma falha, uma limitação:
Ayrton Senna e Rogério Ceni.
Se vocês criticam um por esses defeitos e esquecem do outro, me desculpem caros colegas, mas vocês são uns hipócritas.
Maior que o talento que tinham no esporte que se destacavam, só o ego que faz parte da sua personalidade.
Desculpem mas é a verdade.
Óóóóóóóhhhh…
Puxa cara, admiro seu talento em desvendar o que vai na cabeça das pessoas. Se o Senna tivesse vivo ficaria muito bolado de saber que existe na face da terra um ser com esse imenso poder de ler a sua mente. Parabéns!
Consegui ler até a part…. zzzzzzzzzzzzzzzz
Meu Deus..quanta bobagem! Se o Senna estivesse vivo, muitos dos recordes que nossa amigo ai acha que o fariam bufar não teriam ocorrido. Outra coisa; o Ceni no fim da carreira não era protegido pela imprensa não
Racer X, desculpa ai amigo mas, assim não da para te defender não. Quanta besteira escrita heim? O tempo de Senna iria passar assim como de Prost, Schumacher passou. Agora você viajou tentando desvendar como seria a reação dele né?
Este erro pode ter sido o seu maior erro do Senna na F1?
E uma curiosidade: algum piloto líder em determinada prova, já deu 1 volta no segundo colocado?
Acho que a barbeiragem no GP da Itália, em Monza, no mesmo ano, foi ainda pior que esta.
Portugal 89. Ele estava colado no Mansell, vendo o inglês tomar bandeira preta, não tinha razão para tentar forçar a ultrapassagem. Impaciência que diminuíram muito suas chances de título naquele ano…
Não fale merda!
Em 89 era o Mansell que estava atrás dele e foi para a ultrapassagem ao final da reta.
Sennafredo, responda, então: O teu idolatrado, sabendo que Mansell estava desclassificado, porque não abriu para ele passar?
Antonio, já houve casos do líder colocar até duas voltas de vantagem no segundo: no GP da Austrália em 1995, Damon Hill ganhou duas voltas na frente do Olivier Panis, segundo colocado. No GP do Brasil de 1994, Schumacher colocou uma volta no Hill. Essas são as que eu me lembro de cabeça
acho q o meio foi em 94.. dançou
Jackie Stewart colocou duas voltas no segundo colocado Bruce McLaren (o criador da equipe do mesmo nome), no GP da Espanha/1969.
Fonte: STATSF1.
Ele estava tentando dar uma volta no professor só isso… Agora mudando de assunto parece que mais um pai com dinheiro quer um lugar para seu filho na F1 empresario Michael Latifi pai do piloto Nicholas Latifi F2 virou socio da McLaren com investimento de mais de 200 milhões Liras (R$ 995 milhões valores atuais) se cuida Alonso !!!
Professor Tetra, que é mais que tri……………
Ao menos é um tri lembrado. Mais lembrado que os tetras, os pentas e o hepta.
Já do teu ídolo de sobrenome francês igual a teu (óóóóóóóóóhhhhh), até a FIA se esqueceu que foi tri…
Vettel e Hamilton também são mais que tri…
Tem alguns pilotos mais que Tri-campeões……….mas nenhum melhor que Ayrton!
Os Deuses da Velocidade não olham dessa forma.
Pelo cenário sera no lugar de Vandoorme. Se assim não o for, teremos mais uma Williams andando no final do pelotão com pilotos medíocres.
Ô, Flavio, você mesmo fala que provavelmente não pensaria nessa manchete, mas temos que levar em conta que hoje você (e todos), sabem no que o Senna se tornou, tri campeão, um dos melhores da história, maior vencedor de Mônaco, etc e tal. Mas se pensar na época, ele era pouco mais que um novato, primeira vez em um carro realmente vencedor, com apenas 1 vitória em Mônaco, sem títulos… vamos comparar com a situação do Verstappen de hoje (por mais que bem mais velho, na época, mas isso em função da idade que se inicia carreira hoje), certamente talentoso, mas ainda cheio de erros. Não creio que seja tão absurdo pensar na manchete se lembrarmos de todas as circunstâncias da época! De qualquer forma, muito legal a lembrança e a história.
Abraço!
Sobre a arquitetura dos prédios do seu condomínio… Ela é dos anos 80 e 90, período conhecido como pós-modernismo, caracterizada principalmente por ser feia mesmo.