MÔNACO, 1988

RIO (crashed at Portier) – Sensacional isso que o Ricardo Divila mandou. Um mapa do GP de Mônaco de 1988 preenchido por engenheiros da McLaren durante a corrida, com anotações manuais sobre acerto do carro de Ayrton Senna, os tempos volta a volta, até o abandono na 67ª volta. Vocês conseguem entender todos os códigos e informações?

mapamonaco

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CRSJ
5 anos atrás

Esse mapa valeria muito mais hoje se o Senna não tivesse jogado essa corrida fora.

Antonio
Antonio
5 anos atrás

E tem gente que discorda de que formula 1 era muito mais difícil nessa época..
Imaginem essas informações sendo colhidas durante a prova na mão e sendo passadas ao piloto por que tinha de modificar a pilotagem sem recursos tecnológicos.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
5 anos atrás

– Nesse mundo tão digital chega a ser estranho ver uma simples folha de papel preenchida a caneta.
Definitivamente vivíamos em outro mundo 30 atrás…

– Imagina como devia ser na época do Emerson, Jim Clark, Jack Brabham, Fangio…
Eram anotados em papiro? Hieróglifos? Pinturas ruprestes na parede dos boxes?

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
5 anos atrás

1 – Tyres: pressão dos pneus(em psi) 19 na frente, 17 atrás
2 – Roll bar: barra estabilizadora, controla a rolagem para os lados 2 a 6 na frente e 6 atrás(monaco, o carro tem que gingar muito pela frente nos hairpins)
3 – Springs: molas(medidas da mclaren, não dá pra imaginar o que, mas muito duro não era, circuito de rua)

4 – Damper: amortecedores. os de competição tem como regular. B(de bound, “compressão”) médio e R(Rebound, descompressão). A aderencia mecanica está aqui meus amigos, rodas que não descolam do asfalto dependem dessa configuração

5 – Castor: Caster ajuda na reação da direção se mais, mais reativo o carro é na dianteira, mas quanto mais, mais pneu se vai
6 – Toe in: quanto mais, mais o carro responde( se faz isso virando as rodas dianteiras “pra dentro”. outro comedor de pneu, nas traseiras quanto mais mais velocidade, mas é um ** essa medida porque se você mexe na dianteira(F) a traseira é envolvida e se mexe na (R)traseira, a dianteira muda a atitude
7 – Ride Ht: Altura do solo(não entendo a medida, mas é em mm) em monaco não dá pra ficar muito baixo, senão raspa o tempo todo
8 – Front wing: asa dianteira. por motivos óbvios, medida 11 de 11( a mais alta possível
9 – Rear wing: high……todos já sabem
10 – brakes: intensidade com que se freia.
11 – Brake duct: abertura de ar para os freios. Freios de competição só funcionam bem quando ficam de 300º a 600º, aí precisa modular pra que os freio nem derretam, nem fiquem frios.
12 – diff: Diferencial. Medida da mclaren. Não sei que medida é essa, mas diferencial é importante a forma como as rodas tracionam depende muito dessa regulagem
13 – Fuel start – Combustível no início da corrida. suponho que sejam 147 libras(peso) que dá uns 66 quilos de combustível.
14 – Gears – relações de marchas. aí tem dedo do piloto, que escolhe de acordo com sua maneira de dirigir

Jonatas
Jonatas
Reply to  Mauro Oliveira
5 anos atrás

Obrigado pelas explicações, Mauro.

Erton
Erton
Reply to  Mauro Oliveira
5 anos atrás

Faltou o camber: regulagem da inclinação da roda

Fernando Vieira
Reply to  Mauro Oliveira
5 anos atrás

Se não me engano o reabastecimento estava proibido em 88 e com 147 libras ele não chegaria ao fim. Acredito que esse valor está em quilos. Lembrando que essa confusão em unidades de peso só não provocou uma tragédia aeronáutica porque o piloto do 767 também era piloto de planador.

GASTAO
GASTAO
5 anos atrás

Na verdade não é difícil de entender: é difícil paca!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Seria legal ver a folha do Prost para analisar as diferenças.

murilo medeiros
murilo medeiros
5 anos atrás
Glaucio
Glaucio
Reply to  murilo medeiros
5 anos atrás

Baita análise! Sensacional

Edison
Edison
5 anos atrás

Estive trabalhando na Magneti Marelli em Venaria Reale (Torino) durante alguns meses entre 2008 e 2011. Um engenheiro italiano, que trabalhou na Ferrari, mostrou-me um mapa parecido referente a uma corrida do Alboreto. Na época acho que entendi alguma coisa desse cabeçalho. Hoje tá difícil.

Oldair Coan
Oldair Coan
5 anos atrás

Caramba!!!!
O cara estava colocando quase um minuto no segundo colocado quando bateu!!!!

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Oldair Coan
5 anos atrás

Por isso que bateu.

McLaren-12
McLaren-12
Reply to  Alfredinho
5 anos atrás

Leia direitinho, amor. Se não entender, peça ajuda.

Da volta 60 à batida a diferença variou pouquíssimo.

Paulo Pinto
Reply to  Alfredinho
5 anos atrás

…amor?… Ih! pintou um clima…

Cranio
Cranio
Reply to  Oldair Coan
5 anos atrás

Era o Prost. O Senna entrou destinado a colocar uma volta nele. Mas com os rádios mandando ele diminuir, acabou perdendo a concentração.

Notem a evolução…
Volta 7: 10s, Volta 20: +20s; Volta 35: +30s; Volta 40: +40s; Volta 48: +50s…

Se tivesse continuado, era bem capaz de ter conseguido… O Prost era um cagão em Mônaco.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
Reply to  Cranio
5 anos atrás

Cagão?
Em Mônaco?

Paro por aqui…

Alfredinho
Alfredinho
Reply to  Cranio
5 anos atrás

Um cagão que venceu quatro vezes no principado.
Imagine se não fosse…

Glaucio
Glaucio
5 anos atrás

Só entendi os tempos de volta e a diferença pro segundo colocado! Mas achei muito legal

Rafael N
Rafael N
Reply to  Glaucio
5 anos atrás

Toda a parte superior se refere exclusivamente ao BÒLIDO e suas configurações (Setup)

Pressão de pneus, Alturas Front e Rear, Angulos de Camber Esquerdo Direito, Barra Estabilizadora F/R….etc

Luciano
Luciano
5 anos atrás

O Rodrigo Mattar trouxe informações interessantes sobre o tema: http://rodrigomattar.grandepremio.com.br/2018/05/30-anos-depois/

Leonardo Barbosa Koerich
Leonardo Barbosa Koerich
5 anos atrás

Os dados do acerto do carro são coisa de grego para mim. Só entendi a pressão dos pneus e das asas. Mas a anotação volta a volta é muito legal. Lá estão

Volta, Tempo da volta (anotado só os segundos), posição de corrida, tempo para o carro da frente (não sei o que são aquelas anotações, W88, W89, etc), tempo para o caro atrás, combustivel (as adições devem ser combustivel economizado) e voltas para o final (laps to go).

Dá para ver que o Senna estava tão a frente que parece ter cometido um erro na volta 53. Depois pisou fundo fazendo voltas abaixo dos 27.

Muito legal.

Obrigado por trazer essa preciosidade para nós. Sinto que os engenheiros se divertiam mais preenchendo esses dados lá em 88 do que vendo um monte de gráfico em tempo real hoje em dia.

sandro
sandro
5 anos atrás

Diferenças minimas nos tempos de volta com câmbio manual e em Mônaco….o cara era bom mesmo, sem mimimi.

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
5 anos atrás

Sim, aqui em casa eu tenho um simulador de FIA GT e as configurações são parecidas

vou copiar e testar em monaco pra ver se o patrão entendia mesmo

Boemer
Boemer
5 anos atrás

“Crashed at Portier” kkk….
Dormiu no volante

murilo medeiros
murilo medeiros
5 anos atrás

A notar:

1. Abriu vantagem ininterruptamente até a volta 25!
2. Abriu quase 3 segundos de vantagem nas voltas 45 e 60 !
3. Da volta 60 até a batida (7 voltas) manteve a vantagem variando por volta dos 54 segundos, ou seja… já não estava se aproximando para dar uma volta no Prost.

Nas configurações, a anotação HIGH para R. WING demostra o uso máximo de downforce na traseira.

zempa
zempa
5 anos atrás

A evolução de tempo é absurda.

Mas dificilmente ele conseguiria dar uma volta no Prost. O carro estagnou em 54 segundos de distancia do francês.

Se ele ganhasse essa prova imagina o rebosteio que seria dentro da equipe.

Cranio
Cranio
Reply to  zempa
5 anos atrás

Pode ser que tenha encontrado tráfego a frente… Veja que ele virava constante até que apareciam os retardatários e depois continuava na mesma cadência…

Abdo
Abdo
5 anos atrás

Entre as voltas 57 e 60 ele socou o pé na bota, aí dá pra ver que nas voltas seguintes tira o pé, possivelmente hora que recebeu a comentada ordem do Ron Dennis pra aliviar. Aí carimbou o guard-rail.

Stefano
Stefano
5 anos atrás

Que achado! Como a diferença pro “profexô” foi aumentando volta a volta…ver em detalhe os ajustes do carro que colocou 1,5s na classificação, só incrível define isso!

Julio Cezar Kronbauer
Julio Cezar Kronbauer
5 anos atrás

O que significa Aeon?

O que está escrito nos itens Misc? 2 full o quê?

Por que as voltas 26 e 29 foram marcadas?

O que está escrito acima do número da volta 53? Accident?

O que são aquelas inscrições na coluna que fica entre a da posição do piloto na classificação da corrida e a da diferença em relação ao rival?

Acredito que o WXX seja a temperatura da água, já que, quando o tempo de volta é baixo, significa que o piloto andou rápido, consequentemente, mais ar circulou no sistema de refrigeração.

Já as inscrições BPX, CMX, e 0XXX, não faço a mínima ideia.

Tem um erro de impressão na planilha. Está escrito Castor, em vez de Caster.

Rafael N
Rafael N
Reply to  Julio Cezar Kronbauer
5 anos atrás

Vamos tentar traduzir aos poucos

O que são aquelas inscrições na coluna que fica entre a da posição do piloto na classificação da corrida e a da diferença em relação ao rival?

Parece ser uma coluna de medição de temperaturas
W Water
O Oil

Sera que BP é Brake Pressure? Talvez esteja mais pra BOOST Pressure
CM3 “deve” ser Combustion MAP 3

Castor angle é o mesmo que Caster angle, ambos são aceitos (caster é mais comum)

Essa volta 53 deve ter acontecido algo que fez subir o tempo de volta pra 33s….tem outras voltas com um T também…deve ser Traffic

Cara, sério, vou imprimir isso e fazer um pôster

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Dá para entender muita coisa, pena que não esta registrado o numero do motor, mas dá para ver nro. chassi, nível de gasolina, relação de marchas, setup de asas, pressão dos pneus, setup de suspensão, freio, “volta a volta” com parciais de tempo, distancia para o segundo colocado, posição a cada volta (1. lugar),

A coluna depois da “coluna P” é uma incógnita, bem como o dado na coluna “Fuel”, acho que pode ser setup aplicado mas não sei se isso já existia na época.

Muito legal.

Affonso
Affonso
Reply to  Ricardo Bigliazzi
5 anos atrás

Eu acredito que o FUEL nesse “computador de bordo manual” marque a sobra do tanque em relação ao final da corrida (ex: volta 60 de 78, no tanque marca 6,22 – esses 6,22 pode ser a sobra em relação ao número de voltas totais da corrida – Monaco tem 78 voltas, o que indica que o carro teria gasolina para 84 voltas).